Programe-se
05/09/12 09:51Depois de um clássico, outro. A F-1 sai de Spa e chega a Monza.
Que não é exatamente a mesma Monza de sempre, mas que ainda tem uma aura daquele automobilismo roots que a gente tanto curte aqui no blog.
Histórias sobre Monza? A melhor delas envolve uma antena de carro, mas não vou contar aqui, em respeito ao amigo Flavio Gomes.
Mas foram inesquecíveis, também, todas as vezes em que fui visitar as curvas do antigo oval.
Uma dessas visitas, em 2005, rendeu uma matéria na Folha que começava assim:
O guard-rail torto e enferrujado e o matagal que cobre parte do asfalto não estragam a lembrança. Tampouco a propaganda de uma seguradora alemã, que tenta hoje aproveitar as câmeras de TV.
Oculto, às margens da F-1 moderna, um dos pontos mais históricos do automobilismo e cenário do filme mais célebre já rodado sobre o esporte e que faz, em 2005, 50 anos: o oval de Monza.
Repare hoje nas imagens do GP da Itália, às 9h. Após a curva Lesmo, antes da Variante Ascari, há uma “ponte”. É, de fato, um trecho do oval de 4.250 m construído em 1955, usado pela F-1 até 1962, e que passa sobre o traçado atual.
Em 1966, o americano John Frankenheimer filmou, ali, as cenas cruciais de “Grand Prix”, seu primeiro longa metragem em cores e que criou técnicas revolucionárias para a época, como câmeras on-board, tela dividida e tomadas aéreas com helicópteros.
É no oval de Monza que a Ferrari do personagem Jean-Pierre Sarti (vivido por Yves Montand) decola, matando o piloto e dando o título ao mocinho Pete Aron (interpretado por James Garner).
O filme conquistou três Oscar -de edição, som e efeitos sonoros-, e tornou-se um cult entre os amantes do automobilismo.
Por oito anos, a F-1 usou os dois traçados no GP da Itália, numa combinação impensável para os dias de hoje. A reta dos boxes tinha duas saídas, uma para o oval, outra para o misto. Os pilotos eram obrigados a percorrer os dois circuitos, alternadamente.
A partir de 1963, porém, as quatro curvas inclinadas, construídas com consultoria de engenheiros de Indianápolis, foram aposentadas. O motivo: o início da reivindicação por mais segurança.
Hoje, mesmo com o mato, o desuso e com a concorrência dos carros de F-1 num fim-de-semana como este, é ponto de peregrinação. A diversão dos visitantes, incluídos vários pilotos da categoria, é tentar ficar em pé no trecho mais alto das curvas. Não dá. É preciso segurar forte nas lâminas dos guard-rails para não cair ladeira _ou curva- abaixo.
(A íntegra do texto, para assinantes da Folha e do UOL, está aqui.)
Enfim, se um dia você for a Monza, dê uma passadinha lá naquelas curvas. Você vai ver que loucura era correr naquilo ali…
E vamos à programação da 13ª etapa do campeonato, no horário de Brasília:
sexta
5h-6h30: 1º treino livre
9h-10h30: 2º treino livre
sábado
6h-7h: 3º treino livre
9h: treino classificatório
domingo
9h: GP da Itália, 53 voltas
Fabio, vai deixar a gente no vácuo com esse história do Flavio e a antena? Conta aê, senão vamos pedir pro Grosjean te dar carona em cada GP.
Não posso… rs
Maldonado é um maldanado kkkkkkkk.
Nossa, como estou ficando velho! Lembro de quando li essa coluna. Na época ainda estava na faculdade e trabalhava num banco. Tempo que passa sem pedir licença…
Muito legal essa foto! Legal mesmo. Hj tu te superô F….
É. Como a Fórmula 1 foi precária, como qualquer início. No final dos anos 60 e início dos 70 era muito normal algum piloto correr com o carro do ano anterior. Isso aconteceu no primeiro GP do Brasil em 72 onde inclusive nem todas as equipes vieram. A corrida não marcou pontos e etc, só para se ter uma ideia. E sou FISSURADO por curvas inclinadas. Acho que não existe nada no automobilismo que a primeira vista é de até um certo ponto de vista ridículo, meio fora dos padrões do bom gosto. Mas no fim tão legal de se ver, principalmente depois de entender o porquê de sual finalidade. Gostaria, como já comentei aqui, de ver… pelo menos “uma” curvinha inclinada em um circuito de F1 hoje.
Monza é um circuito tradicional e que vale a pena fazer um pouco de questão assistir.
Conta a história do Flavio, pois se fosse o contrário ele te sacanearia sem remorços…rs.
Boa tarde, Fábio.
Estive em Spa pela primeira vez e, confesso, fique realmente no clima… o circuito é mesmo especial até pra quem vê de fora e com poucos detalhes! Quero estar lá no ano que vem!!!
Agora uma pergunta: Será que o que diz o Eddie Jordan tem fundamento? Qual seu comentário sobre o que pode mudar se isso acontecer de fato? Sobraria alguma coisa positiva pro Felipe e pro Bruno? Ou ainda, pro Razia? Veja link abaixo:
http://www.bbc.co.uk/sport/0/formula1/19489930
A McLaren já desmentiu. Mas eu acho bem possível…
Abs
Admitindo que se realize, o que seria provável pros Brasileiros, em sua opinião?
ZANARDI LEVOU OURO!!! merece um post,hein Fabio!
Não vai comentar nada do zanardi? o cara ganheou medalha de ouro na paraolimpíada
Excelente Post. Tb voto por vc contar a historia do Flavio Gomes! abs
ESSAS PISTAS ANTIGAS TEM MUITA HISTÓRIA , FORA A CORAGEM DOS CARAS , QUE PISAVAM PRA VALER MESMO. A ANTIGA PISTA DE AVUS TB TINHA UMA CURVA COM UMA INCLINAÇÃO MONSTRO , ACHO QUE ERA AINDA MAIS INCLINADA QUE ESSA.
UM ABRAÇO!!!
Não muito haver com a F1 diretamente. Mas um traçado a parte da pista de testes da Mercedes Benz tem uma inclinação de 89 graus. Abs.
Sabe, lendo o comentário do Celso SP começo a pensar que pilotos como o Grosjean e o Maldonado têm futuro sim na F1. De repente, podem ser contratados pela Ferrari para serem segundo piloto. Aí antes da corrida, os chefes dizem: já sabem o que fazer, e eles vão limpando o caminho, tirando todo mundo da corrida. O problema é que numa dessas eles tiram o Alonso junto (kkk). Por que é só para isso que eles servem. Para bater nos outros.
Po Fabio!Desembucha essa historia do Flavio Gomes!!!
Melhor não…
A partir de 1963, porém, as quatro curvas inclinadas, construídas com consultoria de engenheiros de Indianápolis, foram aposentadas. O motivo: o início da reivindicação por mais segurança.
4 curvas, Fábio Seixas ? Não são duas as inclinadas ?
Depende do ponto de vista. Quantas curvas tem um oval? Mas, enfim, acho que você entendeu o que eu quis dizer.
Abs
Em Monza parece bem claro que são duas curvas, semi circulares. Indianápolis tem 4 curvas.
Quantas curvas têm um oval? Têm ovais de 5 e curvas e até de três curvas…
Puta cara chato. Deve ser daqueles que, quando está com tosse, vai ao cinema.
Eu te entendi.
Reza a lenda que em Monza a Ferrari pode tudo.
Tanto no treino como na corrida.
Motor, combustivel, altura e largura, enfim todo tipo de falcatrua para vencer no domingo. E de preferência com dobradinha (coisa que com a atual dupla, só contratando 2 Grojeans e 4 Maldonados para tirarem todos do caminho)
Reza a lenda também que quando há alguns carros bons no grid a Ferrari fica pra trás em Monza!
Reza a lenda que a ferrari pode tudo em TODAS AS ETAPAS do calendario,tanto nos treinos como nas corridas.e se mesmo assim o desempenho não for bom,a F.I.A.(Ferrari International Assistence) da um jeito de punir algum piloto que eventualmente largue na frente.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
BOBÃO