Pit Stop #244
04/09/12 10:36O Pit Stop desta semana fala bastante sobre o GP que passou, Bélgica, e sobre o que virá, Itália. Comenta Indy, MotoGP e, no Naftalina, lembra de um piloto marcante, candidato a astro, que morreu há 27 anos em Spa-Francorchamps.
É só clicar…
Comentários
Publicidade
Publicidade
O acidente é mais impressionante vendo o video do site formula1.com
http://www.formula1.com/video/race_edits/
Concordo com o que você disse sobre o Maldonado e o Grosgean. Mas, como todos sabem, eu por exemplo já estava esperando no momento da largada que algo ocorreria na primeira curva. Porque em SPA, isso é tradicional. Mas não justifica o que Grosgean fez e, até nem preciso explicar porque.
Olá Fábio.
Gostaria de fazer uma crítica em relação ao seu programa semanal PITSTOP. Você é muito politicamente correto!
Todos sabemos que os pilotos brasileiros atualmente estão em baixa. Então, seja mais crítico, desça a lenha no Massa, no Bruno Senna e no Barrichelo. Só assim, acredito eu, que nós, os “telespectadores”, vamos conseguir continuar acompanhando as notícias sobre o mundo do esporte a motor.
Quando há motivos para descer a lenha, eu desço. Não tenho problema nenhum nisso. Mas tenho que agir com equilíbrio que, às vezes, o torcedor não tem.
Abs
Fábio, desculpe mas eu discordo, acho que voce ta fazendo curso pra Reginaldo Leme, e ta tirando 10!
Esse seu player é um tiro no pé, para de funcionar no meio, nunca carrega tudo, o pessoal do uol tem que dar uma melhorada nisso.
concordo. Pelo amor de Deus, UOL, sejam humildes e utilizem o youtube, é MUITO mais prático!
Vettel é o mais perigoso pra liderança do espanhol, o alemão começou a “massacrar” Webber na tabela, nas últimas três provas ele chegou bem a frente de Webber, e se a RBR quiser o título de pilotos tem que fazer como a Ferrari, escolher o melhor no momento pra brigar pelo título. Alonso tem uma grande vantagem em 2012, ele não tem um companheiro para lher tirar pontos, pelo contrário Massa ainda tirou pontos de Webber em SPA. A ordem na Ferrari é ajudar o espanhol, isso Vettel não tem no time, muito menos na Mclaren onde Button vem se recuperando bem.
Button nas últimas cinco provas marcou 56 pontos contra apenas 29 de Lewis, um esta tirando pontos do outro, e isso é interessante para Alonso e Vettel. A Mclaren vem de ótima fase, é o carro a ser batido no momento porque vem de duas poles com duas vitórias nas últimas corridas. Em termos de mentalidade e posição na tabela no momento a disputa esta entre Vettel e Alonso, ambos mostram grande regularidade nos pontos.
As próximas corridas vai mostrar o quanto a Mclaren pode reagir, mas Button nas últimas prova tem feito mais pontos que Lewis que esta em baixa. O campeão de 08 se mostra novamente fraco mentalmente, mas com o carro dominando pode se recuperar. Fera mesmo até aqui, depois de 12 porvas são Alonso(por tudo que fez levando a Ferrari ao topo), e Vettel que só venceu um GP, mas continua forte na briga mostrando extrema regularidade ao volante, e se não fosse a quebra liderando no GP da EUR, o alemão estaria liderando o mundial.
Na disputa na Mclaren, eu sou mais Jenson que conseguiu superar os vários problemas com o carro e vem botando forte pressão em Lewis na tabela. O fato de Button fazer a pole mostra que o carro Mclaren é o “foguete” da vez. Raikkonen com essa ótima Lotus poderia estar melhor na tabela, mas ele começa dar sinal que pode melhorar na classificação, é outro que pode brigar pelo título esta mostrando também grande regularidade em 2012. Webber ainda falta alguma coisa pra ser campeão, ou ele vence mais provas, ou faz mais pódios, ele sabe disso…
Já F. Massa esse esta “morto” no mundial, nada que faça de bom vai apagar outro péssimo ano. Na Mercedes é a vez de Schumacher se recuperar, marcou 33 pontos contra 10 de Nico nas últimas cinco provas, e se não tivesse quebrado tanto no início Schumacher já estaria a frente do companheiro na tabela, o velho alemão perdeu pelo menos uns 50 pontos com tantos problemas.
Sauber esta bem no mundial, e a F.India começa uma boa reação, essas duas equipes estão cumprindo as metas!
Na Williams é só decepção no Domingo(pelo menos comemora aos sábado), os dois pilotos estão muito mal, tanto que o time despencou na tabela perdendo posição para a F.india. Maldonado ocupa a 14º posição e Bruno 16º, vexame total nessa segunda parte da temporada. Imagina a pressão em cima dos dois pilotos, Maldonado ainda esta tranquilo porque banca maior parte dos gastos no time, não tem como perder a vaga em 2013.
No caso de Bruno, ele vai ter que arrumar mais grana pra desbancar Bottas, e bota dinheiro nisso! Em termos de pilotagem ele continua péssimo em classificação, e vai continuar sendo difícil marcar bons pontos. Se largando em 8º na relargada em SPA ele não conseguiu ir bem o que esperar nas próximas corridas? Agora vieram com um papo-furado de furo de pneu nas últimas voltas em SPA, mas se não furasse o pneu Bruno ia perder posições do mesmo jeito, basta ver ele antes de ir para o boxes, o carro balançava de todos os lados sem aderência nenhuma, com ou sem furo ele não ia marcar pontos.
Bottas arrumando pouco mais da metade do valor do patrocínio de Bruno já fica com a vaga. Frank Williams vai pressionar Bruno ao máximo pra arrumar mais grana, em todo caso o sobrinho pode comprar outra vaga em outro time mediano, mas pra isso acontecer ele vai ter que melhorar muito na pista, ficar marcando dois ou quatro pontinhos não vai convencer ninguém. Essa Williams era para estar brigando com a Sauber e até pressionando a Mercedes no mundial de construtores. Perguntado como esta a vaga para a próxima temporada, Bruno nem quer papo, só vai falar ao final do ano. Isso não é um bom sinal…ou seja ele não tem vaga garantida.
Verdade é uma só, alguns pilotos tem que levantar as mãos para o céu de existir piloto “pagante” na F1, sem isso dificilmente conseguiriam vaga no circo, é o caso dos pilotos da Williams. Maldonado se destaca, mostra velocidade entrou várias vezes no Q3, fez pole e venceu corrida, mas se depois não marca pontos não ajuda muito. Senna é o oposto, em classificação é um fiasco, nas provas raramente aparece, soma uns pontinhos e mais nada. Bruno não consegue superar as adversidades de um fim de semana. Enfim, geralmente só veste o macacão.
Hülkenberg tava cheio de problemas com a F.India, já fez um 4º e 5º lugar! Kobayashi fez 4º,5º e 6º esse ano! Perez chegou a dois pódios com 2º e 3º.
Maldonado que tem o mesmo carro que Bruno fez pole com vitória, maioria desses pilotos do meio do pelotão foram várias vezes ao Q3. A Sauber e Williams tem os melhores carros do meio do pelotão, e o sobrinho só consegue largar uma vez em 9º e chegar em 6º uma vez em 12 provas. Fica difícil a torcida querer defender o piloto, o cara é muito fraco pra Formula 1.
Bruno no minimo já esta devendo largar entre os seis primeiros e chegar em quarto ou quinto lugar! Já virou obrigação a tempos com esse bom carro da Williams.
Fábio, quero ver vc na tv falando muitoooo sobre F1 aqui nao temos um programa de tv que fale de F1 logo depois da corrida, sinto falta é claro que tbm tem a demanda e tal, audiência mas sei lá né se o produto é transmitido na tv é pq há publico né?!. O Que acha, é Possivel ou é utopia pensar nisso? Quero sua opinião.
Eu adoraria. Quem sabe, um dia?
Abs
Boa tarde! Fabio acho sua opinião precoce, no que diz respeito aos três candidatos ao titulo. eu não descarto nem o Button.
Também acho uma opinião precoce a de Fábio:com 200 pontos em disputa,seis pilotos de ponta (Alonso Vettel,Weber,Kimi,Hamilton e Button), que podem e devem ganhar corridas,e mais,com quatros pilotos logo abaixo dos de ponta(Grojean,Perez,Koba,Maldonado), que também podem ainda ganhar corridas,é temerário descartar alguém dos grandes na disputa do título,neste exato momento.
Inclusive os pilotos do segundo escalão que você citou, podem e vão botar lenha nessa fogueira, deixando o campeonto imprevisível.
VC É FODA-DA WALEU BINHO SEIXAS
Estive olhando o replay da largada do gp de spa e não acho que Maldonado queimou a largada,reparem.
Olha,estive observando o replay da largada do gp de spa e não acho q
Fábio, o assunto é outro e você já deve ter visto, mas em todo caso, o final do texto do Christian Carvalho Cruz, sobre o Zanardi, seu, meu e herói de muitos, me fez chorar:
http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,forza-zanardi!–,924838,0.htm
Muito bom mesmo. Grande Christian!
Abs
Ou grande Zanardi?
Fala Fábio, tranquilo ?
Monza está ai, pista com longas retas e sem a parte mista igual SPA, todos os carros com pressão Aerodinamica muito baixa, podemos considerar McLaren e Mercedes favoritos ? e a RBR ? ano passado vettel venceu de ponta a ponta, vimos muita dificuldade dele e Webber nas retas de SPA, faltava velocidade a RBR que msmo com o DRS aberto nao chegavam em outros carros, nao podemos esquecer de Fernando Alonso..abraços ..
Fabio, pergunta: Na sua opinião, Hamilton tem chances de ser campeão este ano?
Acho que não mais.
Abs
Valeu pela resposta, ainda que torço para que esteja errado, ainda que concorde. Abs.
Ah seria ótimo ver Lewis campeão de novo, espero por isso, se não for esse no próximo!!!!
Concordo!!
concordo!
Fico imaginando se o Raikkonen (em 2012) ou o Webber (em 2011) pensaram no risco de morte ao ultrapassar no mergulho da Eau Rouge. Pra mim ficou claro que Schumacher e Alonso arregaram fácil diante do imenso risco de dividir a subida lado a lado com outro carro.
Vai lá ensinar Alonso e Schumacher Samuel…garanto que vc no lugar é o primeiro a arregar antes do espenhol ou alemão, é cada uma dessa pachecada!
Fábio, acho que o Koba também teve muita sorte, além de um super reflexo e frieza para agir de maneira racional vendo a confusão se aproximar pelo seu retrovisor. Não sei se posso postar o link da sequência de fotos aqui (Tazio), mas lá vai: http://tazio.uol.com.br/blog/blog-do-tazio/kobayashi-o-verdadeiro-sobrevivente-de-spa
Estefan Bellof,primeiro alemão que deveria ter sido campeão do mundo,o outro destaque do Gp de Monaco de 84
Fábio, reduziu o tempo do pitstop em 40 segundos. Tá mais rápido que os times da F1…
Eu diria que está mais rápido que o Bruno e o Massa!
Você ama o Fabio hein? Até o Nick foi ‘clonado’, isso para mim é um grande amor reprimido rs…
Fabio,procede a informaçao de que a lotus nao utilizara o DDRS em Monza?Segundo Eric Boullier,por ser uma pista de baixa pressao aerodinamica, o sistema nao se faz necessario.Acho que por ser um circuito de altissima velocidade,seria interessante o dispositivo para que a lotus e renault possa fazer frente a maclaren e o potente motor mercedes,abraço!!!
Fábio, será que você ou outro jornalista poderia fazer uma analise didática daqueles dados de telemetria que o Hamilton divulgou?
Olhei várias vezes, mas é dificil para leigo saber como aquilo é tão valioso.
A foto está muito pequena para isso. É difícil até entender o que está escrito ali.
Abs
Eu entendi bem a telemetria, vamos lá:
O mais importante ali é a linha pontilhada (para onde apontam as setas). Essa linha é a diferença de tempo (em segundos) entre ele e o Button. Veja que logo no começo da volta, na curva fechadaça depois da reta, ele ganha pouco mais de 0.1s (porque tem mais asa), mas depois na Eau Rouge, toma ferro pois o arrasto da asa o segura. Depois, em todo o trecho ‘misto’, ele recupera o tempo perdido, mas no final que é quase tudo reta também, volta a perder tempo.
Sobre os comentários escritos à mão por Hamilton:
. Do lado esquerdo, ele diz indignado que perdeu 0,6s na reta. (Claro, quis mais asa);
. Do lado direito ele diz novamente que perdeu meio segundo na outra reta (novamente, claro).
Mas ele se esquece convenientemente de dizer que ganhou meio segundo no trecho misto, além de se esquecer que quem pede para colocar mais ou menos asa é ele, não é a equipe que manda;
As curvas mais de cima (tipo eletrocardiograma) é a velocidade instantânea dos dois pilotos. O Button é o azul escuro e o Hamilton a linha mais clara. Veja que a diferença é realmente grande, e ela aumenta na medida em que aumenta a velocidade. A diferença entre essas duas curvas é a derivada da linha pontilhada (ou a linha pontilhada é a integral da diferença das curvas). Veja também que o negão é mais rápido nas curvas de baixa (onde a linha clara está acima da escura, e onde a linha pontilhada sobe, ou seja, ganha tempo em relação ao Button).
E a primeira curva de baixo para cima, é a do acelerador. Interessante ver que ele faz a Eau Rouge com o pé embaixo mesmo o tempo todo.
Em suma, o Hamilton fez papel de bobo nessa. Além de expor dados sensíveis da McLaren, a ‘culpa’ é essencialmente dele mesmo, que escolheu mais asa. Ele foi mais lento nas retas e mais rápido nas curvas, mas no geral foi mais lento. Escolha errada. Paciência. Ficou feio…
Para os que não têm a imagem, vai o link, disponibilizado pelo colega Thiago Pomkerner:
http://i1270.photobucket.com/albums/jj610/pomkerner/telemetria.jpg
Outro belo comentário. Valeu!
Abs
Mais alguns detalhes:
Como o Bruno falou a primeira curva de baixo para cima é a do Acelerador, a segunda são as marchas no câmbio, a terceira(Vermelho) é a diferença de tempo entre os dois pilotos, a quarta é mostra o quanto o piloto vira o volante(para a direita(pra cima) para a esquerda(para baixo)), as duas superiores são as velocidades dos dois(Button azul e Hamilton mais clara), por fim no último é difícil ter certeza mas parece uma equação de relação de velocidade(perda e ganho) dos dois.
É possível perceber que nas curvas(bicos para baixo do gráfico de velocidade) o Hamilton tem velocidades mínimas maiores(por isso ganha tempo) entretanto o que mais me chamou atenção foi o fato do Hamiltom perder velocidade(em relação ao Button) dentro e principalmente na saída da Eau Rouge, aconteceu isso também na parte final do circuito(curvas de alta com acelerador 100%), isso mostra que a asa que ele escolheu tinha mais arrasto do que pressão aerodinâmica(são coisas bem diferentes) foi ineficiente não só na reta mas também “amarrou” o carro nas curvas de alta(na Eau Rouge ele vira menos no volante na saída e o carro sai mais lento, sinal que o carro esta mais “preso”).
Outro detalhe interessante; é possível perceber a diferença de “tocada” entre os dois, em vários pontos do gráfico de volante é possível perceber que o Hamilton vira mais(maiores ângulos) o volante, isso também mostra que o Hamilton provavelmente tem o carro um pouco mais traseiro. A imagem não está tão nítida mas reforçando o que o Bruno disse, ele definitivamente não deveria ter publicado, ficou feio….
Grande abraço
Fabio. Algumas conclusões olhando o grafico:
1-A linha pontilhada com setas e observações em vermelho indicam a diferença de tempo acumulado entre o Hamilton e o Button. Elas mostram que no final da Kemmel e da Blanchimont, Hamilton tinha uma perda de 0,5 seg. A primeira perda ele conseguia recuperar no miolo, mas a segunda não.
2-As curvas parabólicas acima da linha pontilhada indicam a velocidade do carro. Observe que existe uma diferença significativa entre os dois carros, no fim das retas.
3-O grafico inferior parecendo “escadinha” são as trocas de marcha. Dá pare ver um atraso devido a configuração aerodinamica.
Em resumo, o Hamilton tinha razão, mas não devia ter publicado a informação. Não tem dados da altura do carro.
Alexandre,quando vce disse que Hamilton não devia ter publicado as informações de telemetria,é no sentido de que a roupa suja se lava em casa?Aparentemente,a divulgação não acaretou quebra de sigilo técnico,mas sim uma exposição do ambiente psicológico.Agora,convenhamos,se levarmos em conta as cagadas feitas com Hamilton este ano,quando ele nesta temporada está guiando mais veloz que o companheiro, e sem cometer nenhum erro de guiar até o momento,nada mais justa que uma explosão dessa.Porque só nesta temporada,a equipe colocou Hamilton duas vezes numa posição de presa fácil (batida com Maldonado e agora com Grojean),em que ele acabou não terminanado a corrida,e isso sem falar das outras tantas traplalhdas nos pit stop.
Sabe o que mais de valioso que contem ali foi a informação que o Button foi favorecdio pela equipe.
Debora,está na cara que Hamilton quis mostrar a insatisfação com a equipe.Mas,o que não entendo é quem é determinante no momento de usar uma determinada inovação no caro: o piloto ou a equipe?Contudo,pelo visto,Hamilton está deixando entender que fora induzido a erro de escolha pela propria equipe.
Legal, da para voce explicar detalhadmente as curvas dos graficos, o que cada uma significa, e como o Buton foi favorecido?
Admito que eu não entendo.
Hardy,observe que tem no grafico algumas curvas interessantes:
1-A linha pontilhada com setas e observações em vemelho indicam a diferença em tempo entre o Hamilton e o Button. Elas mostram que no final da Kemmel e da Blanchimont, Haminton tinha uma perda de 0,5 seg. A primeira perda ele conseguia recuperar mais a segunda não.
2-As curvas parabólicas acima da linha pontilhada indicam a velocidade do carro. Observe que existe uma diferença significativa entre os dois carros.
3-O grafico inferior parecendo “escadinha” são as trocas de marcha. Dá pare ver um atraso defido a configuração aerodinamica.
Em resumo, o Hamilton tinha razão, mas não devia terpublicado a informação. Não tem dados da altura do carro.
Belíssima explicação, obrigado. Taí um exemplo de comentário realmente construtivo.
Abs
é que no meu caso, não foi um “comentário construtivo”, e sim UMA CRÍTICA CONSTRUTIVA!
ABS
Valeu cara, nada como tratar com quem entende.
Olha, não dá pra fazer mágica.. os especialistas forenses que me perdoem. Foi oq deu pra fazer na hora do almoço.
Imagem 01 = goo.gl/P4E6m
Imagem 02 = goo.gl/TgoFS
Imagem 03 = goo.gl/Ph8KN
Imagem 04 = goo.gl/lfyTy
Original 400% = goo.gl/Sjng3
Se alguém conseguir um resultado melhor, posta aí!
Mais alguns detalhes:
Como o Bruno falou a primeira curva de baixo para cima é a do Acelerador, a segunda são as marchas no câmbio, a terceira(Vermelho) é a diferença de tempo entre os dois pilotos, a quarta é mostra o quanto o piloto vira o volante(para a direita(pra cima) para a esquerda(para baixo)), as duas superiores são as velocidades dos dois(Button azul e Hamilton mais clara), por fim no último é difícil ter certeza mas parece uma equação de relação de velocidade(perda e ganho) dos dois.
É possível perceber que nas curvas(bicos para baixo do gráfico de velocidade) o Hamilton tem velocidades mínimas maiores(por isso ganha tempo) entretanto o que mais me chamou atenção foi o fato do Hamiltom perder velocidade(em relação ao Button) dentro e principalmente na saída da Eau Rouge, aconteceu isso também na parte final do circuito(curvas de alta com acelerador 100%), isso mostra que a asa que ele escolheu tinha mais arrasto do que pressão aerodinâmica(são coisas bem diferentes) foi ineficiente não só na reta mas também “amarrou” o carro nas curvas de alta(na Eau Rouge ele vira menos no volante na saída e o carro sai mais lento, sinal que o carro esta mais “preso”).
Outro detalhe interessante; é possível perceber a diferença de “tocada” entre os dois, em vários pontos do gráfico de volante é possível perceber que o Hamilton vira mais(maiores ângulos) o volante, isso também mostra que o Hamilton provavelmente tem o carro um pouco mais traseiro. A imagem não está tão nítida mas reforçando o que o Bruno disse, ele definitivamente não deveria ter publicado, ficou feio….
abraço
Se é para comentar, então lá vai, eu acho que o programa ficaria melhor se vc só comentasse as corridas e não ficasse discorrendo sobre os resultados. Já que vc tem pouco tempo deveria se limitar a isto. Quem assiste seus programas é fanático por automobilismo, então já viu todos resultados nos sites, e os resultados já são de conhecimento de todos.
É uma boa ideia, porque os resultados dá para ver não apenas no seu blog, mas nos telejornais da segunda-feira, entre outros.
é vdd… se for para dzr o óbvio ou aquilo q td mundo já sabe, o “pit stop” não faz sentido. a gente só ouve da sua boca aquilo q vc escreve logo após o término da corrida! veja isto como uma crítica construtiva por favor… sou um seguidor fiel do seu blog.
abs!!!
Concordo!!!
Concordo
Concordo!