Pílulas do Dia Seguinte
03/09/12 08:08Ficou barato para Grosjean. Pelo absurdo da manobra que provocou o acidente e pela reincidência em fazer lambança, ele merecia uns três GPs de gancho. Mas, enfim, a punição está dada. Que volte com a cabeça mais tranquila em Cingapura. (Embora eu ache que ele nunca vai mudar);
O outro trapalhão da F-1, Maldonado, bateu algum recorde no final de semana. Foram três punições por lambanças: uma no sábado, duas no domingo. Em Monza, ele perderá dez posições no grid: cinco por queimar a largada e cinco por bater em Glock. Algo me diz que o venezuelano vai entrar para a história da categoria. Mas não exatamente como imaginava;
A vantagem de Alonso para Vettel é de 24 pontos. No ano passado, o alemão saiu de Monza com pole e vitória. O espanhol e a Ferrari têm todo os motivos do mundo para acender um sinal de alerta;
A foto abaixo provocou desconforto na McLaren. É da telemetria dos carros de Hamilton e Button no treino oficial, e foi postada pelo primeiro no Twitter. A intenção dele era explicar a perda de velocidade em relação ao companheiro, por conta de maior carga aerodinâmica. Mas a McLaren não gostou. “Pedimos que ele tirasse a foto do ar, o que ele fez imediatamente. Ele subestimou a situação e se desculpou. Obviamente, não estava com a cabeça muito boa”, declarou Whitmarsh. Além das informações colhidas pela telemetria, a imagem revela alguns dados importantes (e sigilosos) como a altura do carro…
Massa fez uma boa corrida. Sim, é bom lembrar que quatro pilotos que estavam à frente dele abandonaram logo na primeira curva. Mas o que a Ferrari vai levar em consideração, acho, é o fato de ele ter tirado pontos de Webber. O que ele precisa, agora, é melhorar o trabalho no sábado. Largar em 14º com uma Ferrari é dose…;
Bruno poderia até lutar pelos pontos, mas tudo foi pro espaço com o furo no pneu, nas voltas finais. Usando o mesmo raciocínio que apliquei pro Massa, é um resultado péssimo. Porque, noves fora as circunstâncias, o que interessa no fim do dia é que ele não pontuou. E isso vai ser analisado no momento de conversar sobre contrato;
(Aliás, cada vez tenho mais convicção de que Bottas já está assinado para correr em 2013);
Na Indy, numa corrida cheia de bandeiras amarelas e intervenções do safety car, a vitória de Hunter-Reay levou a decisão do título para a última etapa, Fontana, no dia 15. Power ainda lidera, com 17 pontos sobre o americano. Ainda é o favorito. Mas, tratando-se dele, é sempre bom um pé atrás. O australiano é chegado num drama.
É. Logo no primeiro setor, com o pé embaixo, Hamilton perdia 6 décimos…
A fechada do Schumacher no Vettel, na entrada dos boxes, que foi anunciada como objeto de análise após a prova ficou sem punição? Saiu barato, muito barato…
Fabio,seria o Bruno já se movimentar,pois o que estão fazendo com ele não é admissivel.Não querem que ele mostre o seu potencial,para deixar caminho aberto para o Bottas,assim como o Boullier fez para o Grojean.
Fabio, quem vc acha que corre em monza no lugar do Grojean
Fala, Fábio!
O Schumacher não foi nem advertido pela fechada vigarista que ele deu no Vettel ao entrar nos boxes?
PARA EVITAR ACIDENTES COMO ESTE DA BELGICA NAO SERIA MELHOR A LARGADA EM FILA INDIANA?
O melhor da corrida você não comentou.
A ultrapassagem do Kimi no alemão.
Há muito tempo não tinha uma desse calibre !!!
E a punição do ancião alemão na fechada que ele deu no Vettel???
Só fala no acidente de corrida do rápido e bom piloto Francês.
É mais fácil crucificar o novato !!!
Interessante, não citou Rubens que fez bela corrida e de 15º termino em 5º… rsrsrsrs
A williams deveria mandar embora a dupla, cada vez mais eles demonstram muita fraqueza. O Bruno falta velocidade e maldonado é louco…
Rubens e Bottas para 2013 seria muito melhor que combinação entre outros pilotos… Mas é fato que isso só tem 0,000001% de chance de acontecer.
Roman Grosjean é um piloto talentoso, no meu ponto de vista. É bastante rápido, tanto que tem ido melhor nos treinos que seu companheiro de equipe, o campeão Raikkonen. Mas na corrida parece que desliga o cérebro. Se continuar assim, será sempre um risco para os outros e para si mesmo. Vendo a corrida eu comentei. Esses caras não se dão mais conta de como a F1 é um esporte perigoso. Parece que estão num simulador ou num vídeo-game. Parece que não sabem que só se morre uma vez na vida. Mas ainda acho o Maldonado pior. Este é mal intencionado. Já mostraram nas câmeras on-board que quando ele passa alguém, sempre coloca a direção para o lado em que está o carro oponente, para bater, para jogá-lo para fora. Se eles são o futuro da F1, então a categoria vai ter que mudar de nome e se chamar Corrida Mortal.
Fabio, vc acha que existe a chance, haja vista as lambanças e os prejuizos do Maldonado, de a dupla da Wiliams de 2013 ser Bottas e Senna?Apesar de tudo, acho que mesmo ele não tendo pontuado ontem, passou uma boa impressão para equipe
Acidentes fazem, e sempre farão, parte do esporte. Infelizmente a F-1 está cheio de regrinhas e punições, ninguém mais pode sair da cartilha “berniana” que é punido, raros são os pilotos que mudam as estratégias durante as provas, ficando à mercê dos engenheiros, ninguém mais arrisca nada, enfim, parecem que são “robôs”, acabando com a naturalidade do ser humano. Sim, sei que o Grosjean cometeu mais um erro mas creio que seja falta de um acompanhamento mais próximo do piloto. Não vejo como erro intencional e sim, erro da avaliação; acho que ele pensou que tinha deixado o Hamilton para trás e queria tomar o lado de dentro para fazer a curva. Também não sei como está sendo o briefing dos pilotos antes das provas, se estão conservando entre si, pedindo um pouco mais de cautela e, assim, diminuir um pouco a agressividade de alguns. Não estou defendendo a atitude so piloto mas sim falando sobre o que vem acontecendo com a F-1, cheio de “mimimi”, em minha opinião. Já vi acidentes piores que esse e não me lembro de punições tão rigorosas assim e também já vi incidentes insignificantes e punições severas. A F-1 precisa definir um critério para todos os pilotos, sem exceções. Exemplo, sou fã do Schumacher mas aquela fechada no Vettel foi desnecessária e perigosa, afinal ele estava indo aos boxes. Outra, por que punir Maldonado com 3, eu disse, 3 posições? Só para deixar o campo livre para a Ferrari do Alonso ? Então são essas regrinhas exageradas e que depende do que está acontecendo é que as mesmas são criadas, de maneira específica para cada piloto.
Fábio, creio que Bruno seja mal acessorado,sempre assume os erros sózinho, não acha que falta uma dose de personalidade para alcançar seus objetivos?
Fabio, quem vai substituir o Grosjean na proxima prova?? alguma chance de vermos o rubinho??
Enquanto o DINHEIRO prevalecer a QUALIDADE do piloto, essas batidas totalmente evitáveis serão bem frequentes. Da para contar nos dedos de uma das mãos os pilotos que estão na fórmula 1 porque são bonse não porque compraram vaga. Grosjean so nessa temporada ja deve ter acabado com a corrida de uns 10 pilotos no mínimo e a primeira vez que toma uma punição grande, teve várias outras que nem punição sofreu. Se o Grosjean ficasse o resto da temporada sem correr seria muito justo com os outros pilotos.
Seixas, a estratégia do Bruno Senna foi errada não acha?
É, não foi das melhores.
Abs
Fábio, será que somente eu achei que o Grosjean estava acelerando para passar o Hamilton pela direita e foi o Hamilton que fechou a porta (não deixando assim a largura de um carro como prevê o regulamento), batendo assim no bico do Grosjean que perdeu então o controle do carro ? Isto me parece muito claro na visão da câmera superior (ver os segundos 7,5 a 8,5 do vídeo http://www.youtube.com/watch?v=W8SE_Uakt2U)
Qual sua interpretação após assistir com atenção a este trecho do vídeo? O acidente não teria sido causado inicialmente pelo Hamilton?
Um grande abraço e parabéns pelo excelente blog.
Fábio, sendo bem frio, Massa não foi bem mais uma vez. Ok, sabemos que a Ferrari não tem o melhor carro do grid há tempos, mas chegar em quinto depois de Grosjean melar a corrida dele e de mais 4 adversários importantes é um resultado mediano. Até acho que a renovação já está fechada, mas certamente por falta de opção e não por competência. O acidente somado a pressão mental que Alonso exerce tirarm qualquer diferencial de Massa. Ele não tem mais “punch”, infelizmente.
Quanto a Indy… MEU DEUS, que categoria amadora! Nem o mais amador campeonato de kart aceita uma pista com trilhos de trem e asfalto tão ondulado. Muito pior que o asfalto de São Paulo. Pode até ser divertido de assistir, mas não dá pra consierar uma “categoria de ponta”.
Fabio, o Hamilton é um dos melhores ele sabe disso! Como todos dizem que ele não tem cabeça, mostrou que tem é muita! Ele poderia ter descontado tudo no Grosjeam a raiva que ele esta sentindo. Só não viu quem não quiz a ira que ele estava, a forma como ele foi para cima do Grosjeam como ele caminhou para box. Acredito que que a raiva que ele estava com a equipe era maior do que com o Grosjean. Guarde isso que vou lhe falar. Apesar dele estar com uma diferença grande do lider. Ele vai reverter essa situação. Ele quer muito esse campeonato! E detalhe vi a felicidade do Alonso quando viu o Hamilton fora! Por que ele sabe que o unico que pode tirar o titulo dele o Lewis. E acredito que todo asar que o Hamilton esta tendo nesse ano vai reverter em ganhar esse campeonato. Acredito que vai ser estilo 2007 e 2008.É muito azar para um piloto só e lutando sozinho!
Vc é fanática, em a unica coisa que brilha no Hamilton são seus brincos, aliás estes brinquinhos já mostram que ele é de outra turma.
Nota dez pela tua analise Fabio.Voce foi o primeiro jornalista que analisou os fatos,os outros simplesmente, culparam a equipe do bruno, e se esqueseram dos pilotos que cairam fora, na melhor das ipoteses bruno ficaria em dessimo sexto lugar ja que quem estava atras dele era so koba que se nao tivesse se envouvido da batida estaria na frente dele. E atras dele so as nanicas.
Fábio, que outra escuderia, exceto as nanicas, poderia ter lugar para Senna?
Não tem nada de positivo em seu desempenho 2012 que se aproveite? Ou só o patrocínio salva?!
Pois é, o “melhor do mundo” Alonso só é lider do campeonato ainda pq no GP da Europa o “piloto que só ganha com o melhor carro” Vettel não terminou a prova. Se tivesse vencido a prova, como tudo indicava, teria 25 pts a mais e o espanhol teria 7 a menos. Mas o campeonato está aberto, pois como Webber e Massa mostraram, praticamente não há diferença entre RBR e Ferrari nesse ano. P.S. Pra mim, a genialidade do Alonso está em fazer o carro parecer pior do que é. Ele boicota o 2o. piloto, que passa a ter resultados horrosos, e, depois, todo mundo acha que ele, Alonso, está tirando leite de pedra. Assim, numa tacada só, ele garante a fama de gênio e a condição de 1o. piloto.
Fabio 2 coisas. A corrida foi boa porque a pista é boa. Não seria o caso de punir a Renault também? Ja que seu piloto faz o que faz, que fique um carro sem correr. Prejuizo para equipe também. Sei que tem questões contratuais mas é um caso a ser pensado na minha opinião. Abraços
Talvez a Lotus dispense o Grosjean no fim do ano. Basta continuar essas lambanças.
Senna sai da williams e a dupla será bottas e maldonado. Duas porra-locas, mas são rápidos. Melhor ser um doido rápido do que um inteligente lento. O ideal seria um inteligente rápido, mas ai já é pedir demais pra dupla da williams desse ano e do ano que vem.
Bendita safra de pilotos pagantes…vo ficar rico e realizar meu sonho e comprar um cockpit também.
Eita Hamilton.. não sabe perder. Isso prova que a “tranquilidade” dele é só aparência. Ele ainda é o Hamilton de sempre.
Maldonado merece pegar GPs de punição, 10 posições no Grid é tiro no pé… quanto mais atras ele larga mais perigoso ele é.
Será que a maré de sorte do Alonso acabou? Desconfio que o universo vai conspirar contra ele até o fim da carreira por aquela marmelada em Cingapura com o Piquet. Nunca acreditei no papo petista dele “não sei de nada”. Acredito sim no ditado “aqui se faz, aqui se paga”.
Lógico que isso é uma “crendice” minha. Alonso continuará aí na luta. E Isso não afeta nada sua extrema categoria como piloto. Sem falar na sua postura fora das pistas. Haja visto suas considerações pós-acidente.
http://tazio.uol.com.br/f1/alonso-pede-mais-responsabilidade-aos-pilotos-de-f1
Fábio, bom dia. Esse seu post, até o momento é um dos mais imparciais que já li neste seu blog. Pelo menos é o que busco quando leio e comento sobre F1. Só acho um pouco de exagero em relação ao Grojean. Acredito que depois dessa ele vai repensar antes de jogar o carro em cima de alguém (vidas em jogo). Quanto ao Maldonado, é só ele levar uma bela comida do “padrinho” que também entra na linha. A consideração final que faço é: “MEUS PARABÉNS”!!!
Acho que ontem foi a equipe que prejudicou o Bruno, eles deveriam ter chamado para trocar os pneus com pelo menos 10 voltas para o fim da corrida, de pneus médios ele talvez voltasse na frente dos que o utrapassaram no final, e se voltasse atrás, estaria mais próximo e com tempo para fazer ultrapassagens no final, enfim, essa vai para conta da Williams
O que o Hamilton tem na cabeça para postar isso?! rsrs…
Mas o Hamilton foi nenem nessa hein? Jesuis… Agora, por pior que o Bruno esteja pilotando, o Maldonado não merecia renovação de contrato nem em equipe de fliperama. Nunca vi alguém com uma capacidade tão grande de fazer merda atrás de um volante. Mas como no fim, o que conta é o $$$$$….
(Mas será que a grana do Maldonado dá pra pagar suas lambanças?)
Fábio,
Nenhum comentário sobre as duas últimas atuações do Rubinho na Indy?