Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Pílulas do Dia Seguinte

Por Fábio Seixas
03/09/12 08:08

Ficou barato para Grosjean. Pelo absurdo da manobra que provocou o acidente e pela reincidência em fazer lambança, ele merecia uns três GPs de gancho. Mas, enfim, a punição está dada. Que volte com a cabeça mais tranquila em Cingapura. (Embora eu ache que ele nunca vai mudar);

O outro trapalhão da F-1, Maldonado, bateu algum recorde no final de semana. Foram três punições por lambanças: uma no sábado, duas no domingo. Em Monza, ele perderá dez posições no grid: cinco por queimar a largada e cinco por bater em Glock. Algo me diz que o venezuelano vai entrar para a história da categoria. Mas não exatamente como imaginava;

A vantagem de Alonso para Vettel é de 24 pontos. No ano passado, o alemão saiu de Monza com pole e vitória. O espanhol e a Ferrari têm todo os motivos do mundo para acender um sinal de alerta;

A foto abaixo provocou desconforto na McLaren. É da telemetria dos carros de Hamilton e Button no treino oficial, e foi postada pelo primeiro no Twitter. A intenção dele era explicar a perda de velocidade em relação ao companheiro, por conta de maior carga aerodinâmica. Mas a McLaren não gostou. “Pedimos que ele tirasse a foto do ar, o que ele fez imediatamente. Ele subestimou a situação e se desculpou. Obviamente, não estava com a cabeça muito boa”, declarou Whitmarsh. Além das informações colhidas pela telemetria, a imagem revela alguns dados importantes (e sigilosos) como a altura do carro…

Massa fez uma boa corrida. Sim, é bom lembrar que quatro pilotos que estavam à frente dele abandonaram logo na primeira curva. Mas o que a Ferrari vai levar em consideração, acho, é o fato de ele ter tirado pontos de Webber. O que ele precisa, agora, é melhorar o trabalho no sábado. Largar em 14º com uma Ferrari é dose…;

Bruno poderia até lutar pelos pontos, mas tudo foi pro espaço com o furo no pneu, nas voltas finais. Usando o mesmo raciocínio que apliquei pro Massa, é um resultado péssimo. Porque, noves fora as circunstâncias, o que interessa no fim do dia é que ele não pontuou. E isso vai ser analisado no momento de conversar sobre contrato;

(Aliás, cada vez tenho mais convicção de que Bottas já está assinado para correr em 2013);

Na Indy, numa corrida cheia de bandeiras amarelas e intervenções do safety car, a vitória de Hunter-Reay levou a decisão do título para a última etapa, Fontana, no dia 15. Power ainda lidera, com 17 pontos sobre o americano. Ainda é o favorito. Mas, tratando-se dele, é sempre bom um pé atrás. O australiano é chegado num drama.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Bruz comentou em 04/09/12 at 15:45

    Acho que saiu muito barato pro Maldonado. De não ter queimado a largada, seguro que o Grosjean tivese caido na sua cabeça em vez do Alonso. No final das contas o circuito de Spa continua sendo azarado para o espanhol. Nem sempre se pode ter toda a sorte… lembram Valencia, quebra de Vettel e Grosjean com a vitorio caindo no seu colo. Pois eh, as coisas se emparelham.

  2. EDSON CASTRO comentou em 04/09/12 at 12:07

    mas a verdade é que o Hamilton estava muito mais lento que o Button, o que não é normal….acho que a mclaren tá sacaneando o cara por causa do salário que ele tá pedindo.

  3. Rafael Lunardi comentou em 04/09/12 at 9:48

    O Grosjean deveria ter sido punido até o fim do ano, o cara é um completo irresponsável. Não saiu barato o acidente e a punição, saiu de graça.

    Abs.

  4. Titus comentou em 04/09/12 at 0:39

    Vejam o que uma barbeiragem na largada causava nos anos 70: http://www.youtube.com/watch?v=1wk7uSuWPkE

    Na F-1 sem mimimi, Ronnie Peterson morreu em um acidente na largada do GP da Itália, em Monza, em 11 de setembro de 1978. Porrada na largada invariavelmente terminava em explosões e mortes. O tal do Grosjean nasceu na época certa…

  5. Marcio Arruda comentou em 03/09/12 at 23:03

    Fabio, no sabado conversamos sobre o Q3 (eu havia perguntado sobre a volta unica que muitos pilotos deram). Agora fica outra pergunta: nao vale a pena gastar mais pneu, tentar largar na primeira fila e, consequentemente, diminuir a probabilidade de se envolver em acidentes? Todos sabemos que largar no meio eh mais perigoso. O Button fez mais voltas no Q3 e assegurou a pole (e se livrou do acidente). Essa logica de “usar pouco pra gastar pouco” nao me desce. Esta acabando com a graca do Q3. Cade a briga pelo primeiro lugar que Senna tanto gostava? Havia de ter pneu pro sabado e pneu pro domingo. E que largue em primeiro o mais rapido!!

    • regis comentou em 04/09/12 at 17:42

      eu tb acho, mas imagina a logistica pra aumentar 2 jogos de pneu pra cada carro. da quase outro aviao so pros pneus. acho q esse eh o motivo, gasto.

  6. Alisson comentou em 03/09/12 at 22:00

    Bem que o Maldonado poderia levar uma suspensão de uma corrida pra vermos se o Bottas é bom mesmo.

  7. Eduardo Perez comentou em 03/09/12 at 21:47

    Fabio, o Schumi andou mudando o discurso e parece já não ter tanta certeza se continuará no ano que vem… A Mercedes também sinalizou mudança de alguns planos… Qual a sua opinião sobre o futuro deles?

  8. Carlos Roberto da Silva Junior comentou em 03/09/12 at 21:35

    O Felipe Massa correu bem, mas me parece que esse quinto lugar é um milagre, pois é tão difícil chegar lá na frente entre os cinco ou seis primeiros colocados que o Massa só falta estourar o champanhe, aliás coisa que ele não consegue há pelo menos um ano e meio, mas esse quinto lugar do Massa só foi possível porque uns cinco carros ficaram fora de combate na largada e realmente foi um milagre o Massa passar ileso, porque a maioria das largadas complicadas ele tem ficado esse ano. E o Rubinho depois de estar na Indy ele quer pilotar uma Lotus na Itália, com certeza ele vai ficar querendo.

  9. Rogerio comentou em 03/09/12 at 21:22

    Olá Fábio!
    A grande verdade é que o nível dos pilotos de F-1, com raras exceções não é o mesmo de outrora. A imprudência dos Grosjean e a, podemos dizer, falta de competência do Maldonado, podem custar uma vida na categoria. Isso é inadmissível, pois todos estão vendo essas lambanças e ninguém faz nada. O Alonso está vivo por conta de no máximo 20 cm, que foi a distância que o carro passou de sua cabeça.
    Ser rápido é uma das exigências para ser um bom piloto, mas o pacote inclui muitos outros atributos obrigatórios.
    Não seria o caso da própria Federação, pedir a suspensão mais prolongada desses dois “trapalhões”?
    Um abraço,

  10. Celio Ferreira comentou em 03/09/12 at 20:36

    O erro do Groja foi primario , todos sabem que colocar a roda no meio das duas do carro ao lado e decolar na certa. Devia tomar
    uma corrida por cada carro que êle tirou fora.

  11. rodrigo penha comentou em 03/09/12 at 20:19

    Fabio tudo bem?
    E o que o Schumacher fez com o vettel na entrada dos boxes, ficou por isso mesmo?
    abraço

    • Fábio Seixas comentou em 03/09/12 at 20:24

      Ficou.
      Abs

  12. Kobayashi Fan comentou em 03/09/12 at 19:38

    Concordo totalmente com você, Fabio. Apesar de ter feito todas essas lambanças o Grosjean até hoje não teve humildade e caráter para assumir a culpa nos acidentes que provoca, assim não seria nenhuma novidade ele continuar do mesmo jeito e só cair a ficha quando alguém se ferir ou algo pior acontecer.

    Quanto ao Massa e o sobrinho, não considero o resultado nada bom em SPA, já que pelo menos os seis pilotos que abandonaram ou tiveram problemas na largada tinham chances reais de chegar na frente, desse modo o Massa pela corrida que fez chegaria de 9º para baixo e o sobrinho ficaria lá onde já está acostumado.

    • LEANDRO comentou em 04/09/12 at 0:18

      Koba eh o mito!

  13. felipe comentou em 03/09/12 at 19:34

    Fábio, no acidente ca corrida o carro quase bateu no capacete do Alonso.

    Não seria o caso de fechar a parte do capacete do piloto, por questões de segurança?

    E se o carro tivesse batido no capacete?

    • Fábio Seixas comentou em 03/09/12 at 19:43

      Se o carro tivesse batido no capacete, estaríamos de luto. Por isso acho que a punição foi branda demais.
      Abs

  14. iguaçuano comentou em 03/09/12 at 19:31

    Grojean só foi punido por que bateu na Ferrari do Alonso, Maldonado já fez pior e tai sem uma punição mais firme…
    Em fim Alonso deve ter chorado e muito ontem nos braços de Todinho e Dominguinho… rsrsrsrsrs

    • Rafael Oliveira comentou em 03/09/12 at 21:17

      Você tem problema? Que comentário mais inútil! O cara quase matou o Alonso, tirou varios pilotos da corrida causando um acidente perigoso e você vem com esse comentário só pq tem birrinha com o Alonso. Concordo com o Seixas, ele devia ter sido punido por pelo menos três corridas.

      • Antonio Carlos Fernandes comentou em 04/09/12 at 8:37

        Rafael, não adianta se indignar com torcida burra. Quando a torcida é burra ela é, também, cega. A pessoa não enxerga que o outro piloto poderia ter provocado uma tragédia por imprudência. Tudo que ele vê é que o seu piloto desafeto foi um dos envolvidos no acidente e que ele deveria ter morrido. O que ele não vê, obviamente por não entender nada de automobilismo, é que mesmo que Alonso morresse Massa jamais seria o campeão que nós esperamos. Ele perdeu para Schumacher, perdeu para Raikonen e agora está perdendo para Alonso. Mas não adianta argumentar contra esse tipo de gente. O que importa é que quem realmente entende de corridas viu a gravidade da situação e o que poderia ter ocorrido. Se serve de consolo, o Alguersuari disse que não puniria o Grosjean. Não é a toa que está sem carro para este ano…

    • iguaçuano comentou em 04/09/12 at 22:53

      Duas alonsetes! kkkkkkkk…. E vcs são sabichões de F1! Ou vcs são analfabetos funcionais e não sabem contextualizar um texto ou realmente são alonsetes! Me deixem viu! Fui! rsrsrsrsrs

  15. Zehdiguedys comentou em 03/09/12 at 18:31

    A manobra feita pelo Grosjean não foi diferente do que outros pilotos fizeram e causaram batidas, mas como se estava em largada houve toda aquele “strike” e a repercussão, como poderia deixar de ser, foi inflada pelas circunstâncias.

    • Carlos comentou em 03/09/12 at 21:29

      Acontece que ele bateu em nada menos que Alonso e Hamilton, com certeza ele vai sofrer por isso, se fosse em outros logo estaria tudo esquecido, como o japa Koba, ninguém nem toca no nome dele, mas foi um dos mais prejudicados, por ter largado na primeira fila e pelo jeito de pilotar, com toda certeza brigaria por um pódio.

      • EDSON CASTRO comentou em 04/09/12 at 12:10

        BATEU FEIO, E EM CAMPEOES…O ZACARIAS E O SOBRINHO SE SAFAM DISSE PQ ESTÃO SEMPRE LÁ ATRÁS.

← Comentários anteriores
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).