Pílulas do Dia Seguinte
03/09/12 08:08Ficou barato para Grosjean. Pelo absurdo da manobra que provocou o acidente e pela reincidência em fazer lambança, ele merecia uns três GPs de gancho. Mas, enfim, a punição está dada. Que volte com a cabeça mais tranquila em Cingapura. (Embora eu ache que ele nunca vai mudar);
O outro trapalhão da F-1, Maldonado, bateu algum recorde no final de semana. Foram três punições por lambanças: uma no sábado, duas no domingo. Em Monza, ele perderá dez posições no grid: cinco por queimar a largada e cinco por bater em Glock. Algo me diz que o venezuelano vai entrar para a história da categoria. Mas não exatamente como imaginava;
A vantagem de Alonso para Vettel é de 24 pontos. No ano passado, o alemão saiu de Monza com pole e vitória. O espanhol e a Ferrari têm todo os motivos do mundo para acender um sinal de alerta;
A foto abaixo provocou desconforto na McLaren. É da telemetria dos carros de Hamilton e Button no treino oficial, e foi postada pelo primeiro no Twitter. A intenção dele era explicar a perda de velocidade em relação ao companheiro, por conta de maior carga aerodinâmica. Mas a McLaren não gostou. “Pedimos que ele tirasse a foto do ar, o que ele fez imediatamente. Ele subestimou a situação e se desculpou. Obviamente, não estava com a cabeça muito boa”, declarou Whitmarsh. Além das informações colhidas pela telemetria, a imagem revela alguns dados importantes (e sigilosos) como a altura do carro…
Massa fez uma boa corrida. Sim, é bom lembrar que quatro pilotos que estavam à frente dele abandonaram logo na primeira curva. Mas o que a Ferrari vai levar em consideração, acho, é o fato de ele ter tirado pontos de Webber. O que ele precisa, agora, é melhorar o trabalho no sábado. Largar em 14º com uma Ferrari é dose…;
Bruno poderia até lutar pelos pontos, mas tudo foi pro espaço com o furo no pneu, nas voltas finais. Usando o mesmo raciocínio que apliquei pro Massa, é um resultado péssimo. Porque, noves fora as circunstâncias, o que interessa no fim do dia é que ele não pontuou. E isso vai ser analisado no momento de conversar sobre contrato;
(Aliás, cada vez tenho mais convicção de que Bottas já está assinado para correr em 2013);
Na Indy, numa corrida cheia de bandeiras amarelas e intervenções do safety car, a vitória de Hunter-Reay levou a decisão do título para a última etapa, Fontana, no dia 15. Power ainda lidera, com 17 pontos sobre o americano. Ainda é o favorito. Mas, tratando-se dele, é sempre bom um pé atrás. O australiano é chegado num drama.
Acho que saiu muito barato pro Maldonado. De não ter queimado a largada, seguro que o Grosjean tivese caido na sua cabeça em vez do Alonso. No final das contas o circuito de Spa continua sendo azarado para o espanhol. Nem sempre se pode ter toda a sorte… lembram Valencia, quebra de Vettel e Grosjean com a vitorio caindo no seu colo. Pois eh, as coisas se emparelham.
mas a verdade é que o Hamilton estava muito mais lento que o Button, o que não é normal….acho que a mclaren tá sacaneando o cara por causa do salário que ele tá pedindo.
O Grosjean deveria ter sido punido até o fim do ano, o cara é um completo irresponsável. Não saiu barato o acidente e a punição, saiu de graça.
Abs.
Vejam o que uma barbeiragem na largada causava nos anos 70: http://www.youtube.com/watch?v=1wk7uSuWPkE
Na F-1 sem mimimi, Ronnie Peterson morreu em um acidente na largada do GP da Itália, em Monza, em 11 de setembro de 1978. Porrada na largada invariavelmente terminava em explosões e mortes. O tal do Grosjean nasceu na época certa…
Fabio, no sabado conversamos sobre o Q3 (eu havia perguntado sobre a volta unica que muitos pilotos deram). Agora fica outra pergunta: nao vale a pena gastar mais pneu, tentar largar na primeira fila e, consequentemente, diminuir a probabilidade de se envolver em acidentes? Todos sabemos que largar no meio eh mais perigoso. O Button fez mais voltas no Q3 e assegurou a pole (e se livrou do acidente). Essa logica de “usar pouco pra gastar pouco” nao me desce. Esta acabando com a graca do Q3. Cade a briga pelo primeiro lugar que Senna tanto gostava? Havia de ter pneu pro sabado e pneu pro domingo. E que largue em primeiro o mais rapido!!
eu tb acho, mas imagina a logistica pra aumentar 2 jogos de pneu pra cada carro. da quase outro aviao so pros pneus. acho q esse eh o motivo, gasto.
Bem que o Maldonado poderia levar uma suspensão de uma corrida pra vermos se o Bottas é bom mesmo.
Fabio, o Schumi andou mudando o discurso e parece já não ter tanta certeza se continuará no ano que vem… A Mercedes também sinalizou mudança de alguns planos… Qual a sua opinião sobre o futuro deles?
O Felipe Massa correu bem, mas me parece que esse quinto lugar é um milagre, pois é tão difícil chegar lá na frente entre os cinco ou seis primeiros colocados que o Massa só falta estourar o champanhe, aliás coisa que ele não consegue há pelo menos um ano e meio, mas esse quinto lugar do Massa só foi possível porque uns cinco carros ficaram fora de combate na largada e realmente foi um milagre o Massa passar ileso, porque a maioria das largadas complicadas ele tem ficado esse ano. E o Rubinho depois de estar na Indy ele quer pilotar uma Lotus na Itália, com certeza ele vai ficar querendo.
Olá Fábio!
A grande verdade é que o nível dos pilotos de F-1, com raras exceções não é o mesmo de outrora. A imprudência dos Grosjean e a, podemos dizer, falta de competência do Maldonado, podem custar uma vida na categoria. Isso é inadmissível, pois todos estão vendo essas lambanças e ninguém faz nada. O Alonso está vivo por conta de no máximo 20 cm, que foi a distância que o carro passou de sua cabeça.
Ser rápido é uma das exigências para ser um bom piloto, mas o pacote inclui muitos outros atributos obrigatórios.
Não seria o caso da própria Federação, pedir a suspensão mais prolongada desses dois “trapalhões”?
Um abraço,
O erro do Groja foi primario , todos sabem que colocar a roda no meio das duas do carro ao lado e decolar na certa. Devia tomar
uma corrida por cada carro que êle tirou fora.
Fabio tudo bem?
E o que o Schumacher fez com o vettel na entrada dos boxes, ficou por isso mesmo?
abraço
Ficou.
Abs
Concordo totalmente com você, Fabio. Apesar de ter feito todas essas lambanças o Grosjean até hoje não teve humildade e caráter para assumir a culpa nos acidentes que provoca, assim não seria nenhuma novidade ele continuar do mesmo jeito e só cair a ficha quando alguém se ferir ou algo pior acontecer.
Quanto ao Massa e o sobrinho, não considero o resultado nada bom em SPA, já que pelo menos os seis pilotos que abandonaram ou tiveram problemas na largada tinham chances reais de chegar na frente, desse modo o Massa pela corrida que fez chegaria de 9º para baixo e o sobrinho ficaria lá onde já está acostumado.
Koba eh o mito!
Fábio, no acidente ca corrida o carro quase bateu no capacete do Alonso.
Não seria o caso de fechar a parte do capacete do piloto, por questões de segurança?
E se o carro tivesse batido no capacete?
Se o carro tivesse batido no capacete, estaríamos de luto. Por isso acho que a punição foi branda demais.
Abs
Grojean só foi punido por que bateu na Ferrari do Alonso, Maldonado já fez pior e tai sem uma punição mais firme…
Em fim Alonso deve ter chorado e muito ontem nos braços de Todinho e Dominguinho… rsrsrsrsrs
Você tem problema? Que comentário mais inútil! O cara quase matou o Alonso, tirou varios pilotos da corrida causando um acidente perigoso e você vem com esse comentário só pq tem birrinha com o Alonso. Concordo com o Seixas, ele devia ter sido punido por pelo menos três corridas.
Rafael, não adianta se indignar com torcida burra. Quando a torcida é burra ela é, também, cega. A pessoa não enxerga que o outro piloto poderia ter provocado uma tragédia por imprudência. Tudo que ele vê é que o seu piloto desafeto foi um dos envolvidos no acidente e que ele deveria ter morrido. O que ele não vê, obviamente por não entender nada de automobilismo, é que mesmo que Alonso morresse Massa jamais seria o campeão que nós esperamos. Ele perdeu para Schumacher, perdeu para Raikonen e agora está perdendo para Alonso. Mas não adianta argumentar contra esse tipo de gente. O que importa é que quem realmente entende de corridas viu a gravidade da situação e o que poderia ter ocorrido. Se serve de consolo, o Alguersuari disse que não puniria o Grosjean. Não é a toa que está sem carro para este ano…
Duas alonsetes! kkkkkkkk…. E vcs são sabichões de F1! Ou vcs são analfabetos funcionais e não sabem contextualizar um texto ou realmente são alonsetes! Me deixem viu! Fui! rsrsrsrsrs
A manobra feita pelo Grosjean não foi diferente do que outros pilotos fizeram e causaram batidas, mas como se estava em largada houve toda aquele “strike” e a repercussão, como poderia deixar de ser, foi inflada pelas circunstâncias.
Acontece que ele bateu em nada menos que Alonso e Hamilton, com certeza ele vai sofrer por isso, se fosse em outros logo estaria tudo esquecido, como o japa Koba, ninguém nem toca no nome dele, mas foi um dos mais prejudicados, por ter largado na primeira fila e pelo jeito de pilotar, com toda certeza brigaria por um pódio.
BATEU FEIO, E EM CAMPEOES…O ZACARIAS E O SOBRINHO SE SAFAM DISSE PQ ESTÃO SEMPRE LÁ ATRÁS.