Button, vitória num GP clássico
02/09/12 10:48Em Spa, Button largou em primeiro, terminou em primeiro.
O que não indica corrida chata, apenas reforça o mérito do inglês. Não faltaram emoções e lances controversos na prova, que ainda viu uma ultrapassagem histórica.
Foi a 14ª vitória da carreira de Button, a segunda no ano, a primeira no mais sensacional circuito da F-1.
Vettel e Raikkonen completaram o pódio. Massa foi o quinto. Bruno, o 12º.
Um resultado que mexe bastante com a tabela do campeonato, até porque Alonso não passou da primeira curva e Webber foi só o sexto. Vettel, agora, é o vice-líder, diminuindo bem o conforto do espanhol.
O dia em Spa foi de céu azul, tempo bonito. Mas a largada foi bem feia. Lambança. Culpa total de Grosjean.
Em plena reta, o francês jogou o carro pra direita, como se estivesse sozinho na pista. Bateu em Hamilton, decolou, passou por cima da cabeça de Pérez, bateu também na Ferrari de Alonso e foi pra fora.
Levou os três colegas com ele. Causou bandeira amarela. Provocou a entrada do safety car. E foi pouco: alguém poderia ter ficado seriamente machucado _Alonso chegou a ser atendido pelos médicos antes de deixar o cockpit.
Uma estupidez sem tamanho. E não foi a primeira. Grosjean tem que ser suspenso. No mínimo.
Quem se deu bem com a confusão foi Raikkonen, que pulou para segundo. E Schumacher, que era 13º no grid e subiu para quinto.
Na relargada, na quinta volta, o top 10 tinha Button, Raikkonen, Hulkenberg, Di Resta, Schumacher, Ricciardo, Vergne, Bruno, Webber e Kovalainen.
Hulkenberg arriscou e logo passou o finlandês. Massa também avançou na saída do safety car e se colocou entre os dez.
E Maldonado… Bem… Talvez com ciúme de Grosjean, ele também fez lambança. Primeiro, queimando a largada. Depois, batendo em Glock. Enfim, para segurança geral da nação, ele deixou a corrida, sem bico.
Para Button, ter uma Force India em segundo foi ótima notícia. Sem precisar se preocupar com Raikkonen, ele começou a construir uma vantagem tranquila.
Na décima volta, tinha 6s3 sobre Hulkenberg. Depois, Raikkonen, Schumacher, Ricciardo, Vergne, Bruno, Vettel, Webber e Massa.
Na 11ª, Schumacher foi pra cima de Raikkonen e passou. Quase que simultaneamente, Di Resta entrava nos boxes, abrindo a primeira janela de pits em Spa.
Na 12ª, Raikkonen e Webber entraram. Massa, Glock e Ricciardo pararam na seguinte. Hulkenberg entrou na 14ª. Vergne, na 16ª, assim como Karthikeyan, que foi acertado por Kovalainen em pleno pit lane _a Caterham deve ser punida por liberá-lo antes do tempo.
Schumacher só entrou na 20ª volta, dando uma bela cortada à frente de Vettel _e será investigado por isso. Button e Rosberg, na seguinte. Vettel, na 22ª.
Fechada a primeira série de pits stops, o top 10 tinha Button, Raikkonen, Hulkenberg, Webber, Massa, Vettel, Ricciardo, Schumacher, Vergne e Di Resta. Bruno era o 11º.
Todo mundo, então, começou a fazer contas. As indicações eram que Button, Vettel e Schumacher não parariam.
Hulkenberg, Massa e Webber, sim. Pararam na 27ª, abrindo a segunda bateria de pits. Na 29ª, Raikkonen parou, assim como Ricciardo,.
Schumacher e Raikkonen, então, trataram de dar um presente para os fãs da F-1, do esporte, da disputa. Começaram a travar um duelo sensacional, pelo pódio. De encher os olhos, de valer o domingo.
Na 32ª, Raikkonen passou o alemão. Logo depois, Schumacher deu o troco.
O finlandês continuou na cola e, na 34ª volta, fez história. No mergulho da Eau Rouge (sim, no mergulho da Eau Rouge!), ele lançou o carro e fez uma ultrapassagem antológica. Histórica, daquelas de que lembraremos por anos e anos.
Logo depois, Schumacher entrou nos boxes e despencou na corrida, é verdade. Mas a manobra ficará na memória.
Button venceu com 13s6 para Vettel, outro que fez uma corridaça. Raikkonen cruzou a 25s3. Na sequência, Hulkenberg, Massa, Webber, Schumacher, Vergne, Ricciardo e Di Resta.
Com o resultado, Alonso vê diminuir sua folga na liderança.
Quando chegou a Spa, tinha 40 pontos de vantagem para Webber. Sai com 24 a mais do que Vettel. Webber tem132, um a mais do que Raikkonen. Depois aparecem Hamilton, com 117, e Button, com 101.
No Mundial de Construtores, a Red Bull tem 272. A McLaren, 218. Depois surgem Lotus, com 207, e Ferrari, com 199.
As férias não poderiam ter terminado de maneira melhor.
O que vimos hoje, amigos, foi um clássico.
A manobra do Kimi para cima do Schumacher precisaria ser revista depois da corrida. Um exame de sangue do Finlandês deve dar positivo para excesso de testosterona de cavalo. Precisa ter muito (…..~@o).
Tá certo que Schumy desceu a reta pelo meio e não tinha muito como defender. O impressionante foi como o Kimi meteu o carro na zebra da Eau Rouge pra sumir lá na frente sem chance de tomar o troco do alemão como havia ocorrido um pouco antes (na volta 32, acho). Foi coisa pra Kamikaze fechar os olhos.
Não vi a corrida ao vivo, mas vi algumas partes no repeteco do Sportv. E não se se cochilei na hora, mas o Sportv não mostrou a ultrapassagem do Kimi na Eau Rouge. Estava na volta 31 e de repente a transmissão pulou para a volta 38. Não diziam tratar-se de um “compacto” e, mesmo que fosse, como deixar aquela ultrapassagem de fora? Vai entender. Ainda bem que existe Youtube.
E ainda querem tirar Spa do calendário, Fabio. Um circuito onde o DRS proporciona duelos e trocos pois os pontos de ultrapassagem são muitos… e tem a lendária Eau Rouge ainda por cima. Lamentável não é?
E tem gente que acha que o Schumacher já era. Aproveitem o cara na pista.
Aliás, ele tem andando sistematicamente à frente do Rosberg.
Se o desempenho da dupla da Mercedes, ontem, fosse invertido, o alemão mais velho seria crucificado, hoje.
Oi xará. Foi boa a corrida mesmo. Pena para os fãs do melhor piloto desta era. Alonso merecia pelo menos um pódio. Gostaria de agradecer você por sempre chamar o Bruno de Bruno mesmo. Ele não faz nada para merecer o sobrenome que tem.
Achei marmelada a história do Bruno de acordo com a estratégia da Williams. Será se isso não foi para favorecer o Bottas???
Lá vem a estória do mundo cruel conspirando contra os pobres brasileirinhos de novo????
O Kimi Raikonen é o melhor piloto em atividade, só falta carro, pois se tivesse guiando um Mclaren seria campeão com sobras.
A Lotus podia dar um pouquinho mais nessa reta final. O Kimi mesmo sem carro vem se mantendo na briga. Sei que será difícil, mas se ele fosse campeão com a Lotus seria algo espetacular.
Fábio, a FIA foi uma mãe para o Grosjean, que só levou umas palmadinhas. Esse cara vai acabar machucando alguém. Em 1994, em razão de seus freqüentes acidentes, Mika Hakkinen foi punido com suspensão. No GP da Inglaterra daquele ano, Hakkinen envolveu-se em um toque com Rubens Barrichello na última volta da corrida, quando brigava pela quarta posição. Na ocasião, tanto ele quanto o brasileiro foram punidos por conduta perigosa e pegaram uma corrida de suspensão, com direito a sursis. Porém, na etapa seguinte, na Alemanha, o finlandês provocou uma grande carambola na largada, eliminando-se da corrida e levando pelo menos mais cinco concorrentes com ele. Como cumpria sursis, a FIA automaticamente o suspendeu da etapa seguinte.
Fabio, acha q nesta puniçao q eve Grosjean é possivel um retorno do rubinho fazer a proxima corrida? Isso tem chances?
Button dominante durante todo o final de semana, o que mostra que a Mclaren acertou a mão nesse novo desenvolvimento de seu carro. Basta lembrar que venceu em duas etapas muitos distintas: Hungria (circuito lento e travado) e agora em Spa (rápido e seletivo). Button e Hamilton podem ser considerados favoritos para Monza? Ao que tudo indica, sim. Vettel excepcional, mostrou brilho e combatividade, mas é claro ajudado pelo efeito Grosjean. Assim como Massa que não fosse o franco-suiço teria terminado em décimo, pois todos os carros eliminados por Grosjean fatalmente chegariam à sua frente. Bruno Lalli teve uma boa corrida jogada fora pela estratégia errada da equipe. Grosjean sem comentários. Agora algo que ninguém comentou foi a disputa schumacher e Vettel. O alemão da Mecedes não merece uma punição também? A ver.
Os discipulos de galvão e das conspirações ja acharam o culpado pela posição de bruno, a equipe!!!! Ele só estava naquela posição devido a não parar para troca dos pneus, se tivesse parado antes não teria o gostinho de andar uma voltas na frente. Deveria agradecer a equipe por permitir que ele ficasse na frente por umas voltas.
Grojean= debil mental
Maldonado=Grojean
Massa= ridículo, pois comemora o quinto lugar, sendo que 5 pilotos que estavam a sua frente abandonaram…chegaria em nôno ou décimo!!
Vettel=hulk=kimi=corridaça
Mclaren=melhor carro
Williams=amadora na estratégia
Infelizmente a Williams parece querer prejudicar o bruno a qualquer preço. Uma pena, vinha fazendo uma corrida consistente mas a equipe literalmente ~fudeu~ a corrida dele. Ah se esse garoto tivesse na Lotus ainda… Seria uma dupla melhor não? Raikkonen e Senna. Que papelão desse Grosjean, devia ser suspenso por 03 corridas e não uma só.
Burrice total da equipe Edgard. Escolheram um set-up de baixo downforce, o que certamente leva a um maior consumo de pneus. Seriam duas paradas. Quem fez uma parada tinha mais downforce.
A estrategia não é só a equipe que escolhe, temos o piloto que tambem opina, exemplo disso foi o Schumacher que mudou para o plano B, a equipe errou por não falar para o piloto a hora de parar e o Bruno ao achar que seus pneus aguentariam tantas voltas
Barrichello também já passou alí sem tomar conhecimento. Se não me engano foi em 2009 de Brown em cima do Webber. Me corrija se estiver errado Fábio. Abraço!
Era Brawn.
Tá corrigido.
Está errado.
Fabio,o que eu não aceito é uma equipe como a Willians não chamar o Bruno para a troca de pneus antes do desgaste,o carro era o mais veloz como ja dizia o Bottas.Por isso continua equipe boca de porco.
Burrice total da equipe. Escolheram um set-up de baixo downforce, o que certamente leva a um maior consumo de pneus. Seriam duas paradas. Quem fez uma parada tinha mais downforce.
Realmente, o Kimi fez uma ultrapassagem histórica na entrada da Eau Rouge, assim como Webber fez com Alonso em 2011.
Não preciso dizer mais nada. Enquanto existir a F1, circuitos legais como Spa, Suzuka e Interlagos jamais devem sair do calendário.
Apesar de terem desfigurado o tracado original de Interlagos, este continua a ser um otimo circuito ao lado dos ja citados por voce mas esquceu-se de Monza (mesmo com as alteracoes na Grande Curva e Lesmo). Pena que a “turminha” do velhinho esteja estragando os circuitos mais legais da F-1 e acrescentando os insossos tracados do tilke.
100% Welington.
Felizmente, Grosjean foi suspenso e não correrá o próximo GP. Imagine se ele faz aquela barbeiragem em Monza, em curvas como a variante Ascari ou a Parabólica?
Vamos ver se, agora, ele toma juízo.
Não é necessário um regulamento cheio de bobagens (pneu esfarelento, limite de rotação etc.) para a coisa acontecer. Basta uma boa pista e os pilotos fazem o show.
Comentário perfeito! As pistas que trazem mais dinheiro pro Bernie podem ser boas pro bolso da categoria, mas são péssimas pra competitividade.
O melhor foi ouvir o Galvão dizer que a velocidade era baixa! Baixa? Carros que fazem de zero a 200km/h em 7 segundos estão bem rápidos naquele ponto! É um falastrão!!!
Nelson Piquet já dizia: ” Não se ganha corrida na primeira curva”
O Grosjean em 2009 neste mesmo circuíto, na sua estreia, encheu a traseira do Button, lembram?
Animal acredito que seja a palavra certa para ele!
Abs.
ainda bem tiraram o grojean e deviam tirar o maldonado também, senão naquele primeiro beco de monza semana que vem, ele vai vir fazendo um strike lá de tras!
E Fabio foi uma corrida bem interessante pena que o Grosjean atrapalhou as coisas,enfim já foi a corrida com muitas ultrapassagens a mais bonita foi Hai. x Shumi e que corrida do Vettel indo para cima de tudo e todos que diferença do heroi brasileiro Massa burocratico como sempre e comemorando um simple 5 lugar e ainda sonha em ser campeão é melhor acordar e viver sua realidade de coadjuvante que sera lembrado apenas por ter chegado lá e? Alguem se puder me responder agradeço a todos um boa semana e acho que na proxima vamos ter Alonso,Hamilton e todo mundo para vermos uma boa corrida sem (Grosjean)as chances aumentão bastante.
Esse Grojean é um mentiroso e mau caráter, mostraram ele vendo o acidente no pitlane da equipe. Em seguida quando estava concedendo entrevista, vem com uma cara do Salsicha que viu assombração e diz que não sabe o que aconteceu pois não tinha visto as imagens.
Não é a primeira vez que ele provoca um acidente que poderia machucar o outro piloto e não vai ser a última.
Não chame o garoto de mau caráter, ele provavelmente foi instruído a falar isso pela equipe para não receber a punição, ele errou pediu desculpas. Uma pena que devido a isso a corrida do Hamilton e do Koba (tbm sou fã dele) foram para o brejo.
Quero aqui externar que o Maldonado e Bacaxina, já fizeram coisas muito piores mas as punições não beiraram nem 10% desta, por que será? Talvez as explicação seja por que o strack desta vez envolveu Alonsito e a Ferrari! Será?
Fábio, revendo a batida da largada, o Grosjean foi muito grosso. E não sei não me pareceu proposital a batida. Na minha opinião era para ele dar um chega pra la no Hamilton , só que ocorreu um acidente bem maior. Por que ao rever mostra a intensão direta sabia o que esta fazendo. E acredito que por isso que ele estava tão nervoso na entrevista. Lembra do Nelsinho Pique!
Não achei a corrida lá essas coisas. Méritos totais para o Butão e sua McLaren. Vettel também mostrou os dentes e já vai disputar o osso com Alonso. Pena para o Kobayashi. Seria legal ver como o japa se sairia brigando lá na frente, quem sabe conquistando um pódio. Já o Raikonen é “fiasquento”, como já dito por aí. Faz firula, mas não vence. É igual a jogador de futebol que dribla pros lados e pouco avança pra grande área.
Raikonnen pode ser campeão esse ano,é só ver a pontuação e ver que a cada corrida ele está avançando em relação aos demais.Ele é um campeão e um dos maiores pilotos do grid de todos os tempos,só não venceu ainda por que a Renault ainda é um carro em evolução,mas está muito perto de uma vitória,enquanto isso vai fazendo um campeonato brilhante que alguns incautos se esforçam por desmerecer e podem ficar muito desapontados se ele vencer esse campeonato,lembrando que ele já fez isso antes…
Uma curiosidade, Fábio, quando você assiste as corridas você fica com lápis e papel nas mãos? Como você assiste as corridas na maiorida das vezes?
Com dois computadores na frente. Um com a cronometragem, outro escrevendo.
Abs
Fabio. Boa coluna. Pergunta:onde voce consegue a cronometragem?
http://www.formula1.com
Abs
OK.Grato e abraço.
Voce tem razão. A ultrapassagem do Kimi na descida Eau Rouge é antológica. Não precisarei contar para o meu filho porque ele assistiu.Ele contará para os meus netos.
Putz… que pergunta.
Ano Passado o Webber passou o Alonso ou foi o contrário da mesma forma que o Raikkonen no Schumacher
Tem razão. Foi o Webber. Mas a do Kimi foi mais radical. Os pneus esquedos estavam sobre a zebra!.
Pra mim, Grosjean é um piloto ainda imaturo e é lógico que foi erro dele na largada, simplesmente NÃO VIU que tinha o carro do Hamilton ao lado dele, erro infantil e que por muito pouco não leva o líder do campeonato pro hospital.(no replay, é visivel a roda de Grosjean quase resvalando no capacete do Alonso) Mas eu acho que o francês é queridinho da F1 e não vai ser punido. Quanto a Massa e Senna, menos uma oportunidade de mostrar serviço até o final do campeonato.
CAMPEONATO DOS “PALPITEIROS”
A) GP da Bélgica – 19 participantes (16+3[G]*)
Quem acertou o 1º = 20 pontos;
Quem acertou o 2º = 30 pontos;
Quem acertou o 3º = 35 pontos e
Quem acertou os pilotos do pódio = 5 pontos para cada piloto acertado.
No caso de empate no número de pontos, vence quem “palpitou” primeiro.
* SIMBOLIZAÇÃO: [G] = Palpites indicados nos “posts” após o “grid”.
Vamos lá!
Resultado do GP da Bélgica:
1) Button; 2) Vettel e 3) Räikkönen
Pontuação dos “palpiteiros”:
1º) Fábio Seixas (Rio de Janeiro/RJ) – 65 pontos;
2º) Gislene Passos, Luciano Henriques (Santo André/SP), Antonio Ribeiro, André de Itu (Itu/SP), Paulo Andriolo, Matheus e Carlos – todos com 30;
9º) Luiz Caco – 25;
10º) Émerson Neves (Guarujá/SP), Pablo, Ramiro Marote (Santos/SP), Osires da Veiga, Bruz, Reinhold[G], João Arthur[G] (Curitiba/PR) e Leo SSA[G] – 10;
18º) Celso SP (SP) – 5;
19º) Gilson Carlos – 0 (zero).
Curiosidades:
– Comparando a última pontuação, houve um aumento na diferença do líder (Luciano Henriques) para o vice-líder (agora o Fábio Seixas), embora o FS tenha reduzido fortemente o número de
pontos que o separava do 1º. colocado do nosso campeonato 2012. Ainda que não esteja nada definido, os 3 primeiros (Luciano Henriques, Fábio Seixas e Bruz) abriram importante vantagem na
pontuação para a galera do 4º ao 10º colocados. Embora ainda faltem 8 provas para o final do campeonato, o título de “palpiteiro” do ano 2012 deverá ficar com um dos 3 primeiros colocados até
aqui. Então galera, vamos caprichar na palpitaria para “dar um calor” nesses 3.
– No GP da Bélgica em 2011 tivemos 10 palpiteiros. Neste ano foram 16, descontando os 3 que palpitaram no “post” pós grid. O crescimento foi de 60% sobre o ano anterior, número que poderia ter sido melhor caso o FS “postasse” o “Último Palpite” de hoje com maior antecedência. Foram apenas 16 minutos para a galera se manifestar;
– Nos 12 primeiros GP’s de 2011, tivemos um total de 75 palpiteiros participando. Usando o mesmo comparativo, em 2012, atingimos 112 participantes, número 49% maior, eliminando dessa conta o pessoal que palpitou exclusivamente nos “posts” pós grid;
– 9 dos 19 palpiteiros (47%) acertaram o vencedor (Button) do GP da Bélgica;
– Ninguém (0%) acertou 2º colocado (Vettel). É a quarta vez que isso acontece no nosso campeonato/2012. As 3 vezes anteriores foram: Malásia (Perez), Bahrein (Räikkönen) e Canadá (Grosjean);
– Apenas o Fábio Seixas, ou seja, 1 palpiteiro (5%) acertou o 3º colocado (Räikkönen). Fato semelhante aconteceu apenas outras 2 vezes neste ano, a saber: Malásia (Hamilton, palpiteiro
Gustavo) e Bahrein (Grosjean, palpiteiro Bruz).
B) Classificação Temporada 2012 – 12 GP’s disputados – (média de pontos)
1º) Luciano Henriques (Santo André/SP) – 28;
2º) Fábio Seixas (Rio de Janeiro/RJ) – 25;
3º) Bruz – 24;
4º) Matheus – 20;
5º) Luiz Caco e Paulo Andriolo – 18;
7º) Celso SP (SP) – 17;
8º) Antonio Ribeiro – 16;
9º) João Arthur (Curitiba/PR) – 15;
10º) Ramiro Marote (Santos/SP) – 14;
11º) Mileto Neto e Gislene Passos – 13;
13º) Arthur Bodstein – 12;
14º) Pietro Pecorari (Brescia/IT) e Pablo – 11;
16º) Émerson Neves (Guarujá/SP) e Paulo – AM (Manaus/AM) – 10;
18º) Fabiano, Racing Fan e André de Itu (Itu/SP) – 8;
21º) Tiago Nunes, Niko Duarte (Porto Alegre/RS) e Marcelo Bombardelli – 6;
24º) Zé – 5;
25º) Mendes – 4;
26º) Juvenal Juvêncio e Dennis (Umuarama/PR) – 3;
28º) Rodrigo, Mayara Fernandes, Alexandre Turcato, Marcos e Cairo (Campinas/SP), – 2;
33º) Roberta Guimarães – 1.
C) OS 10 PRIMEIROS, POR PONTOS ABSOLUTOS:
1º) Luciano Henriques (Santo André/SP) – 330 pontos;
2º) Fábio Seixas (Rio de Janeiro/RJ) – 300; +1
3º) Bruz – 290; -1
4º) Matheus – 240;
5º) Luiz Caco[G] – 215; +1
6º) Paulo Andriolo – 210; +1
7º) Celso SP (SP) – 205; -2
8º) Antonio Ribeiro – 195; +1
9º) João Arthur (Curitiba/PR) – 180; -1
10º) Ramiro Marote (Santos/SP) – 170;
ATENÇÃO:
Na Classificação Geral, seguindo a regra dos 25%, foram descartados todos os palpiteiros que indicaram apenas dois palpites nos 12 GP’s disputados.
Abraço a todos e até o GP da Itália, no domingo que vem, dia 9/9, às 9h00.
Até lá!