Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Button, vitória num GP clássico

Por Fábio Seixas
02/09/12 10:48

Em Spa, Button largou em primeiro, terminou em primeiro.

O que não indica corrida chata, apenas reforça o mérito do inglês. Não faltaram emoções e lances controversos na prova, que ainda viu uma ultrapassagem histórica.

Foi a 14ª vitória da carreira de Button, a segunda no ano, a primeira no mais sensacional circuito da F-1.

Vettel e Raikkonen completaram o pódio. Massa foi o quinto. Bruno, o 12º.

Um resultado que mexe bastante com a tabela do campeonato, até porque Alonso não passou da primeira curva e Webber foi só o sexto. Vettel, agora, é o vice-líder, diminuindo bem o conforto do espanhol.

O dia em Spa foi de céu azul, tempo bonito. Mas a largada foi bem feia. Lambança. Culpa total de Grosjean.

Em plena reta, o francês jogou o carro pra direita, como se estivesse sozinho na pista. Bateu em Hamilton, decolou, passou por cima da cabeça de Pérez, bateu também na Ferrari de Alonso e foi pra fora.

Grosjean decola na largada (Beto Issa)

 

Levou os três colegas com ele. Causou bandeira amarela. Provocou a entrada do safety car. E foi pouco: alguém poderia ter ficado seriamente machucado _Alonso chegou a ser atendido pelos médicos antes de deixar o cockpit.

Uma estupidez sem tamanho. E não foi a primeira. Grosjean tem que ser suspenso. No mínimo.

Quem se deu bem com a confusão foi Raikkonen, que pulou para segundo. E Schumacher, que era 13º no grid e subiu para quinto.

Na relargada, na quinta volta, o top 10 tinha Button, Raikkonen, Hulkenberg, Di Resta, Schumacher, Ricciardo, Vergne, Bruno, Webber e Kovalainen.

Hulkenberg arriscou e logo passou o finlandês. Massa também avançou na saída do safety car e se colocou entre os dez.

E Maldonado… Bem… Talvez com ciúme de Grosjean, ele também fez lambança. Primeiro, queimando a largada. Depois, batendo em Glock. Enfim, para segurança geral da nação, ele deixou a corrida, sem bico.

Para Button, ter uma Force India em segundo foi ótima notícia. Sem precisar se preocupar com Raikkonen, ele começou a construir uma vantagem tranquila.

Na décima volta, tinha 6s3 sobre Hulkenberg. Depois, Raikkonen, Schumacher, Ricciardo, Vergne, Bruno, Vettel, Webber e Massa.

Na 11ª, Schumacher foi pra cima de Raikkonen e passou. Quase que simultaneamente, Di Resta entrava nos boxes, abrindo a primeira janela de pits em Spa.

Na 12ª, Raikkonen e Webber entraram. Massa, Glock e Ricciardo pararam na seguinte. Hulkenberg entrou na 14ª. Vergne, na 16ª, assim como Karthikeyan, que foi acertado por Kovalainen em pleno pit lane _a Caterham deve ser punida por liberá-lo antes do tempo.

Schumacher só entrou na 20ª volta, dando uma bela cortada à frente de Vettel _e será investigado por isso. Button e Rosberg, na seguinte. Vettel, na 22ª.

Fechada a primeira série de pits stops, o top 10 tinha Button, Raikkonen, Hulkenberg, Webber, Massa, Vettel, Ricciardo, Schumacher, Vergne e Di Resta. Bruno era o 11º.

Todo mundo, então, começou a fazer contas. As indicações eram que Button, Vettel e Schumacher não parariam.

Hulkenberg, Massa e Webber, sim. Pararam na 27ª, abrindo a segunda bateria de pits. Na 29ª, Raikkonen parou, assim como Ricciardo,.

Schumacher e Raikkonen, então, trataram de dar um presente para os fãs da F-1, do esporte, da disputa. Começaram a travar um duelo sensacional, pelo pódio. De encher os olhos, de valer o domingo.

Na 32ª, Raikkonen passou o alemão. Logo depois, Schumacher deu o troco.

O finlandês continuou na cola e, na 34ª volta, fez história. No mergulho da Eau Rouge (sim, no mergulho da Eau Rouge!), ele lançou o carro e fez uma ultrapassagem antológica. Histórica, daquelas de que lembraremos por anos e anos.

Logo depois, Schumacher entrou nos boxes e despencou na corrida, é verdade. Mas a manobra ficará na memória.

Button venceu com 13s6 para Vettel, outro que fez uma corridaça. Raikkonen cruzou a 25s3. Na sequência, Hulkenberg, Massa, Webber, Schumacher, Vergne, Ricciardo e Di Resta.

Com o resultado, Alonso vê diminuir sua folga na liderança.

Quando chegou a Spa, tinha 40 pontos de vantagem para Webber. Sai com 24 a mais do que Vettel. Webber tem132, um a mais do que Raikkonen. Depois aparecem Hamilton, com 117, e Button, com 101.

No Mundial de Construtores, a Red Bull tem 272. A McLaren, 218. Depois surgem Lotus, com 207, e Ferrari, com 199.

As férias não poderiam ter terminado de maneira melhor.

O que vimos hoje, amigos, foi um clássico.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Carlos Barbosa comentou em 02/09/12 at 12:16

    Bruno fez uma bela prova se defendeu contra as Red Bulls usando o KERs e só não chegou na pontuação por erro de estrategia da equipe…

  2. Marcelo comentou em 02/09/12 at 12:09

    Corridaça do Vettel na relargada era 12º, passou vários pilotos na pista e chegou em um belo segundo lugar, e a RBR não esta essa maravilha toda. Um detalhe curisoso, na primera largada o alemão largou muito mal, mas isso deve ter salvado ele da encrenca que Grosjean provocou antes da primeira curva.

    Alonso nem pode mais reclamar de nada em 2012, se o carro de Grosjean o acerta no capacete, adeus! Na hora, com Alonso quieto no cockpit achei que já tinha dado merda, ainda bem que nada aconteceu.

    E o “Cirilo” indo pra cima do Grosjean já fora do carro, muito comédia!

    Pra quem não conhece, abaixo a foto do Cirilo:
    http://bobagento.com/wp-content/uploads/2012/07/cirilo-630×418.jpg

  3. Celso SP comentou em 02/09/12 at 12:04

    Putz! Precisaram fazer um limpa para que Massa aparecesse um pouco na TV.
    Mas ainda ficou um Hulkenberg na frente para que não nos esqueçamos da qualidade do brasileiro.

    Vamos esperar para vir se alguém imputa à FIA o fato de Alonso não ter se machucado seriamente naquele acidente. kkkkk

    E por fim, quero saber o que Galvão tomou antes da transmissão (tb quero!). O cara misturou nome de equipes. de pilotos; confundiu motor com pneus, enfim, uma doideira só

  4. Calexis comentou em 02/09/12 at 12:04

    Massa correu como nunca, e ficou atrás de 1 Force India, e à frente do Webber e… das outras equipes de segundo escalão. Não fez uma boa prova nada, só se manteve. Boa corrida fez o Raikonnen, o Vettel e, claro, o Button. Mas ninguém fala o motivo de vitória tão fácil. Li qualquer coisa sobre uma novidade na asa traseira. Como o cara estava lá atrás antes, e agora está lá na frente, só pode ser algo errado. Se fosse certo ele estaria brigando. Mas com essa diferença toda, alguma coisa está errada. E o coitadinho do Senna brigou, brigou, e ficou em 12.º. Se não tivesse a batida, ele ficaria lá para 15.º ou 16.º. Boa corrida dele?

  5. Daniel Coelho comentou em 02/09/12 at 12:01

    Fabio , só para saber o fato do Maldonado ter furado a largada não é motivo para punição?Abs

    • Fábio Seixas comentou em 02/09/12 at 12:49

      Sim.

  6. Hesley T comentou em 02/09/12 at 11:48

    A ultrapassagem do Kimi tem o mérito dele ter saído do “trilho” da “Eau Rouge” e mantido o pé em baixo. Diz a lenda: “se sair do trilho, tire um pouco o pé” Queria ver a telemetria, pois acho que ele não apenas não aliviou como utilizou KERS!

  7. Bruno comentou em 02/09/12 at 11:48

    Só para se pensar: a Lotus, que tem um Grosjean doidão, tem mais ponto nos construtores do que a Ferrari, que tem o líder disparado. Imaginem o quanto a Ferrari está feliz com o Massa…

  8. jorge comentou em 02/09/12 at 11:48

    gostaria de ver a telemetria do hamilton na largada, o cara não desascelero, eu acho que o grosjean o tocou e ele acelero mais ainda, uma lastima ver como pilotos com desequlibros emocionais como Hamilton, Grosjean, Maldonado, perjudicam o trabalho dos que realmente sabem. E so mirar para atras, sempre são esse nomes os vinculados com as cagadas.

    • Thiago basílio comentou em 02/09/12 at 17:20

      Achar é fácil e falar sem conhecimento de causa mais ainda..Todavia isso não é mérito visto que até papagaio fala.

  9. Conrado comentou em 02/09/12 at 11:38

    Como nós brasileiros somos uns coitadinhos né! Ninguem gosta da gente. Todo mundo sempre nos prejudica. Sempre o dinheiro dos outros é melhor do que o nosso. Sempre tentando nos prejudicar, na F1,nas olimpíadas. Deixa eu chorar na cama que é um lugar quente.

  10. Welington Santana comentou em 02/09/12 at 11:38

    Lamento que a Williams tenha se equivocado na estratégia do Bruno. Ele correu muito bem, assim como o Massa, que foi muito combativo.

    O Maldonado, realmente, só está ali pela grana. Acompanho Fórmula 1 há muito tempo e nunca tinha visto uma queima de largada tão gritante e, não satisfeito, ainda abandona a corrida depois de se envolver em outro acidente.

    Na boa, Fabio: o dinheiro que o Maldonado fornece à Williams serve apenas para pagar as lambanças dele…rsrs…

    Pela constância que vem demonstrando, seria uma enorme injustiça o Bruno não permanecer na equipe ano que vem.

  11. Renato comentou em 02/09/12 at 11:37

    Fabio, só por curiosidade, vc chegou a reparar – no início da corrida e através da câmera do carro do Vettel – como o Massa fazia o traçado na Eau Rouge? Tive a impressão de que nas duas vezes que a câmera do carro do Vettel filmou esse trecho o Massa errou feio o traçado, subindo demais na zebra e perdendo tempo… Abs

  12. Rodrigo comentou em 02/09/12 at 11:36

    Spa tbm é a minha corrida favorita, não só pela Eau Rouge como tbm pelas condições climáticas…Seria melhor se chovesse mas aí nos privaríamos de assistir uma das 10 maiores ultrapassagens que a F-1 já viu…Na câmera do carro de Raikkonen foi impressioante, ele deve ter fechado os olhos naquele momento e Schumacher nem esperava que aquilo fosse acontecer naquele ponto, mas sim, na reta…Grande corrida !!!
    Quanto aos brasileiros, não há muito o que dizer…Massa comemora um quinto lugar como se fosse vitória, sendo que em condições normais (sem o múltiplo acidente e trapalhadas do Maldonado) chegaria no mínimo em décimo e olhe lá…E o Senna passando a falsa impressão de fazer uma boa corrida, só parando uma vez enquanto a maioria fez 2 paradas…Ele é ruim de braço e a Williams péssima de estratégia…E para a próxima corrida Vai dar dobradinha da Mclaren com essa sua nova asa traseira e a Sauber pode ser uma boa surpresa

  13. Welington Santana comentou em 02/09/12 at 11:34

    Fabio,

    Bem que eu avisei no texto anterior para o Alonso tomar cuidado na corrida de hoje (rs), mas não tinha como evitar aquele acidente. Quando ele se deu conta, aquele mala do Grosjean estava passando o carro por cima da sua Ferrari.

    E, para o bem do esporte, seria interessante se Grosjean fosse suspenso por 1 corrida. Faça-me o favor, foi uma barbeiragem o que ele fez.

  14. Fernando comentou em 02/09/12 at 11:31

    Se Maldonado não queima a largada, pela posição, teria ficado embaixo do carro do Grojean.

  15. Guilherme comentou em 02/09/12 at 11:25

    Schumacher despencou porque perdeu a sexta marcha no meio da corrida – Alem da estrategia meia boca da Mercedes que tem um carro lamentavel.

    Excelente corrida!

  16. Antonio Ribeiro comentou em 02/09/12 at 11:25

    Corridaça!!!
    Se o Kimmi inventar de parar de novo deveriam prendê-lo, seria um crime!

  17. marcos comentou em 02/09/12 at 11:17

    bom ter corridas como essas,
    pra quem acompanha f1 lambancas sempre fez parte da f1, pilotos fantasticos pilotos ridiculos , claro que ficando pior com a entrada de pilotos pagantes,
    sinto muito pelo piloto bruno senna, esta sendo queimado logo no inicio, talves foi um erro mesmo ter entrado na williams com o maldonado, talves teria sido muito melhor ter entrado com o rubinho, o que o bruno esta conseguindo tirar de proveito com a experiencia do maldonado? nada infelizmente nada, nunca vi uma queimada de largada como essa, vcs podem ver todos as queimadas de largada ninguem superou a do maldonado, quem sabe alguem com muito dinheiro coloque o rubinho por apenas um ano junto com o bruno senna, por que senna nao tem lugar garantido na williams, que outra opcao teria? equipe menor que a williams nao da. se o rubinho estivesse na lotus hoje com o raikkonen seria umas das equipes mais fortes esse ano. se o rubinho estivesse na williams tudo que o senna fez ate agora, faria melhor.
    eike de uma forca para que o rubinho possa ficar com o bruno senna na williams ano que vem !! com certeza veremos resultado melhor, se continuar com esses resultados ate final do ano a williams ja tem duas vagas disponiveis ano que vem

  18. Marcelo comentou em 02/09/12 at 11:15

    Grosjean.pode ter todos os defeitos,mas gracas a ele a corrida eo campeonato ficou mais emocionante !

    • Rafael Bustamante comentou em 02/09/12 at 11:46

      Vai dizer isso pro Alonso e Hamilton…

  19. Alisson comentou em 02/09/12 at 11:12

    Engraçado que em 2009 o Grosjean fez bobagem também na Bélgica e tirou exatamente o Hamilton, e o Button.

    Grosjean está jogando fora sua segunda chance na F1.

  20. Eduardo comentou em 02/09/12 at 11:09

    Foi lindo mesmo. O malonso ficando na primeira curva. O Button vencendo e entrando na briga com o Vettel, Webber, Raikkonen é Hamilton.
    O massa só anda bem quando o malonso não está. Deve ter garantido mais um ano como capacho do malonso. Um bom piloto mais uma vergonha como esportista.
    Meu sonho é ver o schumacher como companheiro do malonso no ano que vem. Ia ser lindo ver a disputa de egos. Ele se merecem.

    • Murilo Rodrigues comentou em 02/09/12 at 12:05

      Tem dor de cotovelo dos dois, eduardo ? Então se prepara, acho muito dificil o espanhol perder o campeonato, ele vem controlando bem seus adversarios. O que aconteceu hoje (não marcar pontos) pode acontecer com qualquer outro piloto.

      • Eduardo comentou em 02/09/12 at 20:37

        Dor de cotovelo? Como assim? Tanto faz para mim quem vai ganhar e quem vai perder.
        Nem a F1 muda minha vida nem minha opinião importa na F1.
        Mas não gosto dos pilotos que passam do limite da ética como o malonso e o schumacher.
        Obviamente não quero que se machuquem mas inevitavelmente torço contra. E incluo a ferrari nesse rolo.
        Como o talento que o alonso tem é ridículo as atitudes que toma. Perde a chance de ser um bom esportista.
        Sim, pode ser que ele seja o campeão esse ano mas com certeza não está ganho.
        Torço particularmente para o Button e para mMaclaren mas se der Hamilton, Vettel, Webber ou Raikkonen tudo bem.
        Até o fim do ano ainda vou secar muito o malonso. É o meu divertimento
        Não gosto do massa pela postura de capacho que ele tem na equipe. Nem o Rubinho chegou a ser tão submisso.

        • Eugen comentou em 03/09/12 at 4:46

          Eduardo,

          Temos exatamente a mesma opinião do que vc chama de Malonso e eu de Choronso. Vc só esqueceu de falar do “Cingapuragate”, em que o Choronso foi o único beneficiado, mas foi também o único que não foi punido…. Ninguém jamais vai me explicar esta ! No mais, toda vez que vc estiver torcendo contra o Choronso, lembre-se VC NÃO ESTAH SOZINHO !!! Abs cordiais !

  21. Wescley Mota comentou em 02/09/12 at 11:09

    Como o Galvão falou esse ano todos podem ganhar, nenhuma equipe está melhor que a outra. Acredito que o Vettel, lembro da vitória com STR, chegou e, no mínimo, botará pressão na Casa Italiana.

  22. Anderson Oliveira comentou em 02/09/12 at 11:05

    O Galvão achou realmente que e corrida do massa foi excelente? eu não vi isso, vi um piloto que tem um dos melhores carros do grid (sim a ferrari esta junto com a Mclaren e Lotus, e a frente da redbull) ficar atras de uma Force India ? Acho que isso não quer dizer corridaça apenas uma corrida boa, o Webber podem falar que ficou atras com a RedBull, mas o Webber fez uma corridinha para esquecer… Acredito que sem o grojeam destruir a corrida dos melhores pilotos o Massa ia ficar em 10 no maximo, ate abaixo disso. Ele passou na largada, mas logo depois perdeu as posições.

  23. Paulo Guarim comentou em 02/09/12 at 11:03

    Fábio. E novamente na Bélgica, so que agora na Eau Rouge, vimos o Raikkonen dar uma aula de direção para o Schumacher. É interessante que os dois chocolates no alemão foram não só na sua pista preferida, como na pista que separa os pilotos dos motoristas. Se o Raikkonen tivesse um pouquinho mais de dedicação aonde não poderia já ter chegado, não?

  24. Amiigo comentou em 02/09/12 at 11:03

    Corridaço!!!
    Em 2005, pela F3, Hamilton faz uma ultrapassagem similar na Eau Rouge, passando Sutil. Sem comparação, mas vale lembrar… Não teve uma ultrapassagem dessa, com o próprio Hamilton, ou Webber?? Não me lembro bem…

    • Amiigo comentou em 02/09/12 at 11:06

      Acho que estou me confundindo com um treino classificatório que tem uma “cena” dessa…

    • Matheus comentou em 02/09/12 at 11:11

      Foi em 2011, Webber ultrapassando Alonso. Também foi uma bela ultrapassagem…

      • Opa comentou em 02/09/12 at 12:20

        Acho até que a de Webber foi mais bonita por terem dividido a curva…

  25. Paulo Costa F1 comentou em 02/09/12 at 11:03

    Grosjean e Maldonado devem ser suspensos da categoria antes que matem alguém. Os caras são extremamente sem noção rsrsrsrs. Estou rindo mas a coisa é séria. Por mais “segura” que a categoria esteja, ou simplesmente pareça ser. Não se pode dar sorte para o azar, e manter pilotos do nivel psicológico de Maldonado e Grosjean na categoria, além de nos fazer não querer mais assistir as corridas, ainda arrisca a vida dos demais pilotos!

    • Murilo Rodrigues comentou em 02/09/12 at 12:09

      Paulo, acidentes fazem parte de qualquer esporte. Como disse o Piquet quando do acidente do Senna em 1994, é impossivel ter uma F-1 100% segura. Acidentes sempre acontecerão, sejam por distração , por erro de avaliação ou por qualquer outro fator. E não é só na F-1, no nosso dia-a-dia, corremos maiores riscos de vida do que um piloto, tenha certeza disso.

    • Pedro Accioli comentou em 02/09/12 at 13:01

      concordo! ehheeh! Esses dois, junto com o Kobayashi são os reis da bobagem! Provocam muitos acidentes apesar deles serem pilotos bem rápidos! Fizeram escola com o canadense Paul Tracy, ex-piloto de Fórmula Indy!

  26. ANDRE DE ITU comentou em 02/09/12 at 11:00

    apenas duas colocações:
    1-QUEM SÃO OS IDIOTAS QUE ESCOLHERÃO OS NOVOS PATRIMONIOS DA HUMANIDADE E NÃO INCLUIRAM SPA???
    2- A WILLIAMS PROPOSITAVELMENTE PREJUDICOU O BRUNO NA ESTRATEGIA,SIMPLESMENTE PORQUE ELE PASSARIA O ESTUPIDO VENEZUELANO NA CLASSIFICAÇÃO.QUALQUER IMBECIL TERIA PERCEBIDO A CA**DA QUE A WILLIAMS FEZ NA ESTARTEGIA DO BRUNO.TERIA CHEGADO EM 7 COM UMA MÃO NAS COSTAS!!!!!!!!!!!
    INFELIZMENTE OS PETRODOLARES DA PDVSA ESTÃO FALANDO MUITO ALTO.

    SERA QUE HOUVE ALGUM TELEFONEMA DO HUGUITO????????

    • ANDRE DE ITU comentou em 02/09/12 at 11:39

      *ESCOLHERAM

    • Pedro Accioli comentou em 02/09/12 at 13:02

      Pode crer, o Hugo Chaves deve ter telefonado para a Williams para ela ter errado na estratégia do Bruno Senna!

  27. enzo vidigal comentou em 02/09/12 at 11:00

    bela vitoria do button
    e bela lambança do grosjean
    esse sujeito deveria ser suspenso por uma
    corrida pra ver se aprende.

  28. Gislene comentou em 02/09/12 at 10:59

    Corridaça!!!! Foi corrida pra não piscar pra não perder um segundo sequer!

    Só acho que a Willians cagou na estratégia do primeiro-sobrinho.

    • ANDRE DE ITU comentou em 02/09/12 at 11:02

      Gislaine,para com essa coisa PEJORATIVA de primeiro-sobrinho,ok?
      Bruno hoje provou que merece sim estar na F1.

      • Gislene comentou em 02/09/12 at 11:42

        Gislene por favor.

      • Murilo Rodrigues comentou em 02/09/12 at 12:11

        Cara, a Gislaine tem o direito de chamar quem ela quiser da maneira que ela decidir. Se voce não gosta, o problema é seu.

        • ANDRE DE ITU comentou em 02/09/12 at 14:24

          UIIII ficou nervosa,Murilo?

          • Murilo Rodrigues comentou em 02/09/12 at 18:57

            Claro que nao. Cada um tem o direito de se expressar da maneira que quiser, ainda que algumas delas sejam idiotas.

  29. Diego Espinoza comentou em 02/09/12 at 10:58

    Fabio a corrida do filandes fodao foi demais! A do Massa tambem foi boa, combativo. Mas a estrategia da Willians…..afe…….o cara era cerca de 2 segundos mais lento e voltou fazendo a volta mais rapida da corrida….que beleza!

  30. Mika Salo "clone-cutuca" comentou em 02/09/12 at 10:56

    Como é RUIM esse B.Senna, fraquíssimo de classificação e muito fraco de corrida, Deus que me livre! Bruno largou em OITAVO(relargada), e sequer conseguiu chegar na frente das duas TORO-ROXO-LIXÃO! Resultado, a Williams despencou para OITAVO lugar no mundial, perdeu posição para a F.India, um VEXAME TOTAL! Vários carros melhores que a Willimas saiu da prova(inclusive Maldonado que tem o mesmo carro que Bruno e estava a frente), mesmo assim Bruno não conseguiu marcar um único ponto! O tio deve estar se revirando no túmulo!!!

    • ANDRE DE ITU comentou em 02/09/12 at 11:08

      com certez o “TIO´´ deve estar com certeza se revirando no tumulo lendo um comentario tão imbecil como o seu.se voce entende alguma bos*a de F1 deve ter percebido que o Bruno foi TOTALMENTE prejudicado pelo IMBECIL que faz a estrategia da corrida, e se voce não conseguiu perceber isso é melhor voltar pro seu esporte,que a julgar pelo seu nivel intelectual deve ser futebol…VAI TORCER PRO SEU CURINTXA VAI SEU MANÉ.

      • Anderson comentou em 02/09/12 at 12:01

        Andre, vale lembrar que o Piloto tambem escolhe a estrategia, o Michael mudou para o plano B e chegou em 7… A culpa não é so do estrategista, mas sim do piloto tambem, que achou que o pneu aguentava

      • Mika Salo ao ANDRE DE ITU! comentou em 02/09/12 at 12:33

        SEU PACHECO OTÁRIO, PILOTO E EQUIPE SÃO AMBOS RESPONSAVEIS PELO QUE FAZEM NA PISTA, NÃO ADIANTA QUERER TIRAR A RESPONSABILIDADE DO SEU “QUERIDINHO” AO VOLANTE, BRUNO PILOTA O CARRO E TEM QUE TER NO MÍNIMO SENSIBILIDADE PRA SABER SE OS PNEUS PODEM OU NÃO AGUENTAR MAIS 10 VOLTAS. BASTA VER O CASO DE SCHUMACHER QUE AO PERCEBER QUE NÃO TINHA CONDIÇÕES DE CONTINUAR FOI PARA OS BOXES TROCAR OS PNEUS. A EQUIPE CABE OBSERVAR O QUANTO O CARRO PERDE DE RENDIMENTO NA TABELA DE TEMPOS E ALERTAR O PILOTO, MAS AMBOS TEIMARAM EM FICAR NA PISTA, O RESULTADO FOI UM GRANDE FIASCO. OLHE NA TABELA DO MUNDIAL DE PILOTOS E TAMBÉM DE EQUIPES E VEJA ONDE A WILLIAMS FOI PARAR. VC É UM BAITA OTÁRIO QUE SÓ DÁ ATENÇÃO AO GALVÃO, QUANDO O RESULTADO NÃO VEM, A CULPA NUNCA É DO PILOTO BRASILEIRO E SIM DA EQUIPE. A WILLIAMS TEM UM CARRO MUITO BOM PARA QUEM ESTA NO MEIO DO PELOTÃO, MAS O SOBRINHO SEQUER CONSEGUE FAZER BOAS CLASSIFICAÇÕES, NESSA PARTE ELE ESTA TOMANDO UMA BAITA SURRA! BATALHA DE GRID: MALDONADO 8X3 BRUNO, LUTA PELO “Q3”: MALDONADO 7X1 BRUNO. O SOBRINHO SÓ VESTE O MACACÃO NA F1, POUCOS PERCEBERAM ISSO! VC É UM PACHECO BEM OTÁRIO QUE NÃO PERCEBEU!

        • ANDRE DE ITU comentou em 02/09/12 at 14:27

          posição no grid de largada vale pontos? NÃO!!! então cale a sua boca.

          • Murilo Rodrigues comentou em 02/09/12 at 18:59

            Vc e viuvinha, rsrsrsrs.

      • Antonio M comentou em 02/09/12 at 12:43

        Ah se fosse o Barrichello reclamando de estratégia….seria mais uma vez crucificado. E o próprio Bruno disse que estaria melhor pois já havia corrido nesta pista mas, não adianta pois é um piloto como tantos outros, sem nenhum diferencial de pilotagem, apenas no patrocínio ….

      • Sergio Pereira comentou em 03/09/12 at 13:29

        Se o Bruno, meia-boca do jeito que é, provoca tantas paixões, imagine se fosse um piloto melhorzinho….Andre de Itu, manera o palavreado, com a rima que podem dar para Itu, você se expõe demais….e VAI Corinthians!!! Abraço.

    • Lucas comentou em 02/09/12 at 11:16

      Você não conhece F-1 meu amigo! Bruno fez boa prova, ao contrario de Maldonado, que só bate! O povo tem que lembrar que o Bruno não é o Ayrton e nem vai ser! Aconteceu um erro de estrategia, fato! Não estou defendendo o Bruno, mas se o Maldonado não tivesse ganhando o GP da Espanha, ele estaria perdendo feio! Acho que temos que analisar a pilotagem de forma JUSTA! não tendenciando p lado brasileiro!

      • Mika Salo ao Lucas comentou em 02/09/12 at 12:37

        “Maldonado, que só bate”

        “Acho que temos que analisar a pilotagem de forma JUSTA! não tendenciando p lado brasileiro!”

        Fica quieto que vc acabou de tendenciar para o lado venezuelano…rs

    • Douglas comentou em 02/09/12 at 11:59

      Realmente pilotinho ruim mesmo, apesar de vários carros terem saído da prova, caso tivesse feito os pits juntos com os demais talvez conseguisse um 10 no máximo, veja apenas os carros mais lentos chegaram atrás dessa coisa ruim, tirando o koba que deveria estar com o carro torto, e williams está pagando o preço com estes dois ruinzão um parece tirar velocidade do carro(parece porque o Bruno é bem lento, não dá para saber o quanto este carro poderia ir nas mãos de um top) o outro é uma tartaruga que mesmo com muitos dos carros a frente fora não consegue ter velocidade para avançar, imagino se a williams tivesse um vettel, hamilton ou alonso creio que estaria muito mas muito a frente no campeonato, demonstrando como ainda sim é muito importante ter grandes piloto na f1, dispenso as pachecadas e as viuvetes de plantão.

Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).