Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Button, vitória num GP clássico

Por Fábio Seixas
02/09/12 10:48

Em Spa, Button largou em primeiro, terminou em primeiro.

O que não indica corrida chata, apenas reforça o mérito do inglês. Não faltaram emoções e lances controversos na prova, que ainda viu uma ultrapassagem histórica.

Foi a 14ª vitória da carreira de Button, a segunda no ano, a primeira no mais sensacional circuito da F-1.

Vettel e Raikkonen completaram o pódio. Massa foi o quinto. Bruno, o 12º.

Um resultado que mexe bastante com a tabela do campeonato, até porque Alonso não passou da primeira curva e Webber foi só o sexto. Vettel, agora, é o vice-líder, diminuindo bem o conforto do espanhol.

O dia em Spa foi de céu azul, tempo bonito. Mas a largada foi bem feia. Lambança. Culpa total de Grosjean.

Em plena reta, o francês jogou o carro pra direita, como se estivesse sozinho na pista. Bateu em Hamilton, decolou, passou por cima da cabeça de Pérez, bateu também na Ferrari de Alonso e foi pra fora.

Grosjean decola na largada (Beto Issa)

 

Levou os três colegas com ele. Causou bandeira amarela. Provocou a entrada do safety car. E foi pouco: alguém poderia ter ficado seriamente machucado _Alonso chegou a ser atendido pelos médicos antes de deixar o cockpit.

Uma estupidez sem tamanho. E não foi a primeira. Grosjean tem que ser suspenso. No mínimo.

Quem se deu bem com a confusão foi Raikkonen, que pulou para segundo. E Schumacher, que era 13º no grid e subiu para quinto.

Na relargada, na quinta volta, o top 10 tinha Button, Raikkonen, Hulkenberg, Di Resta, Schumacher, Ricciardo, Vergne, Bruno, Webber e Kovalainen.

Hulkenberg arriscou e logo passou o finlandês. Massa também avançou na saída do safety car e se colocou entre os dez.

E Maldonado… Bem… Talvez com ciúme de Grosjean, ele também fez lambança. Primeiro, queimando a largada. Depois, batendo em Glock. Enfim, para segurança geral da nação, ele deixou a corrida, sem bico.

Para Button, ter uma Force India em segundo foi ótima notícia. Sem precisar se preocupar com Raikkonen, ele começou a construir uma vantagem tranquila.

Na décima volta, tinha 6s3 sobre Hulkenberg. Depois, Raikkonen, Schumacher, Ricciardo, Vergne, Bruno, Vettel, Webber e Massa.

Na 11ª, Schumacher foi pra cima de Raikkonen e passou. Quase que simultaneamente, Di Resta entrava nos boxes, abrindo a primeira janela de pits em Spa.

Na 12ª, Raikkonen e Webber entraram. Massa, Glock e Ricciardo pararam na seguinte. Hulkenberg entrou na 14ª. Vergne, na 16ª, assim como Karthikeyan, que foi acertado por Kovalainen em pleno pit lane _a Caterham deve ser punida por liberá-lo antes do tempo.

Schumacher só entrou na 20ª volta, dando uma bela cortada à frente de Vettel _e será investigado por isso. Button e Rosberg, na seguinte. Vettel, na 22ª.

Fechada a primeira série de pits stops, o top 10 tinha Button, Raikkonen, Hulkenberg, Webber, Massa, Vettel, Ricciardo, Schumacher, Vergne e Di Resta. Bruno era o 11º.

Todo mundo, então, começou a fazer contas. As indicações eram que Button, Vettel e Schumacher não parariam.

Hulkenberg, Massa e Webber, sim. Pararam na 27ª, abrindo a segunda bateria de pits. Na 29ª, Raikkonen parou, assim como Ricciardo,.

Schumacher e Raikkonen, então, trataram de dar um presente para os fãs da F-1, do esporte, da disputa. Começaram a travar um duelo sensacional, pelo pódio. De encher os olhos, de valer o domingo.

Na 32ª, Raikkonen passou o alemão. Logo depois, Schumacher deu o troco.

O finlandês continuou na cola e, na 34ª volta, fez história. No mergulho da Eau Rouge (sim, no mergulho da Eau Rouge!), ele lançou o carro e fez uma ultrapassagem antológica. Histórica, daquelas de que lembraremos por anos e anos.

Logo depois, Schumacher entrou nos boxes e despencou na corrida, é verdade. Mas a manobra ficará na memória.

Button venceu com 13s6 para Vettel, outro que fez uma corridaça. Raikkonen cruzou a 25s3. Na sequência, Hulkenberg, Massa, Webber, Schumacher, Vergne, Ricciardo e Di Resta.

Com o resultado, Alonso vê diminuir sua folga na liderança.

Quando chegou a Spa, tinha 40 pontos de vantagem para Webber. Sai com 24 a mais do que Vettel. Webber tem132, um a mais do que Raikkonen. Depois aparecem Hamilton, com 117, e Button, com 101.

No Mundial de Construtores, a Red Bull tem 272. A McLaren, 218. Depois surgem Lotus, com 207, e Ferrari, com 199.

As férias não poderiam ter terminado de maneira melhor.

O que vimos hoje, amigos, foi um clássico.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Andre Dias comentou em 05/09/12 at 18:39

    Fábio, já vou pedindo desculpas se isso foi comentado e nao vi. Por que é que ninguém está falando no fato da direcao de prova ter dado a largada mesmo com o carro da Sauber soltando toda aquela fumaca? Nao seria um condicao clara pra se abortar a largada ??
    O Grosjean é complicado mesmo, mas essa situacao do Sauber nao largar direito nao teria influenciado o frances a jogar tudo pra direta ??
    abracos
    André

    • Fábio Seixas comentou em 06/09/12 at 10:16

      Eu concordo, a largada poderia ter sido abortada. Mas não acho que isso justifique a lambança do Grosjean.
      Abs

      • Andre Dias comentou em 06/09/12 at 16:16

        Legal vc ter comentado, valeu.
        Sem dúvida, o Grosjean fez besteira. Mas entendo que a besteira dele encobriu a falha séria da direcao de prova. O Koba (q tava fumaceando) ficou e todos tiveram que jogar pra direita. Confusao na certa. Tem um pessoal da imprensa inglesa tb levantando a questao. É previsível um acidente em um carro de 1a.fila nao conseguindo largar normalmente por algum problema mecânico.
        Na minha opiniao, nao fosse o carro do Kaba, o acidente nao teria acontecido.

← Comentários anteriores
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).