Button, pole e exemplo
01/09/12 10:19Em Spa, uma pole improvável.
Button, que não largava na frente desde Mônaco-2009 e que nunca havia alcançado o feito pela McLaren, cravou o melhor tempo no treino classificatório.
Melhor do que isso, para ele, é o fato de que carros e pilotos também não habituados a largar na frente estão ao seu redor.
Ocorre que Button, além de mais braço, tem um carro mais completo. Se largar bem amanhã, é favoritaço à vitória.
O dia em Spa, outra coisa rara, foi de céu azul, tempo seco, termômetros na casa dos 16ºC. (E como é bonito aquele lugar, pelamordedeus…)
Assim, todo mundo aproveitou para andar o máximo possível no terceiro treino livre, tentando recuperar o tempo perdido na chuva de ontem.
Schumacher foi quem mais andou: 26 voltas. E isso tem a ver com a quebra do companheiro, Rosberg, que deu apenas 5 voltas: coube ao veterano colher dados para a equipe.
O melhor tempo ficou com Alonso, 1min48s542. Raikkonen ficou a 0s141. Depois, vieram Pérez, Kobayashi, Button, Massa, Webber, Grosjean, Vettel, Di Resta… Bruno foi o 17º.
O treino classificatório começou movimentado e com Webber e Rosberg já devendo cinco lugares no grid por troca de câmbio.
Um Q1 sem incidentes. Maldonado foi o mais veloz, com 1min48s993. Button ficou em segundo, a 0s257, seguido por Hulkenberg. Na sequência, Alonso, Raikkonen, Ricciardo, Massa, Hamilton, Pérez, Kobayashi. Bruno avançou em 15º.
Os cortados foram Rosberg _que mal andou pela manhã e, com a punição, vai largar em último_ e os suspeitos de sempre: Kovalainen, Petrov, Glock, De la Rosa, Pic e Karthikeyan.
O Q2 correu sem problemas. Bruno tomou um susto na Blanchimont, mas segurou bem o carro. Não bateu, mas perdeu sua grande chance de uma volta rápida. Acabou em 17º, a 1s307 da zona de corte.
Além dele, dançaram Vettel _perdido por todo o final de semana_, Hulkenberg, Schumacher, Massa, Vergne e Ricciardo
“Estava com a asa aberta na curva e perdi a aderência. Provavelmente danifiquei o carro quando passei de lado na zebra e não tive como melhorar o tempo. Vai ser uma corrida dura, mas é o que é”, disse Bruno, à Globo.
“Fiz várias voltas difíceis, sofrendo no segundo setor. Está difícil de guiar o carro. Sai de frente, sai de traseira. Não foi possível fazer uma volta boa”, explicou Massa.
Curioso, isso… A asa do Maldonado não abriu na curva e o carro do Alonso não sai de frente nem de traseira. Os dois avançaram para a última fase do treino. Seus companheiros ficaram pelo caminho. Tirem suas conclusões. Sinceramente, já não sei mais o que falar.
Além dos dois, o Q3 teve Button, com 1min47s654, Pérez, Raikkonen, Webber, Hamilton, Kobayashi, Grosjean e Di Resta.
Num circuito de 7 km, era o caso de uma volta para sair dos boxes, uma para aquecer e outra para mandar o chinelo. Uma chance e mais nada.
E Button lidou melhor com a pressão. Ele, que nunca foi um “poleman”, mas sempre andou bem em Spa, mandou 1min47s573 e não foi alcançado por ninguém.
Em segundo, Kobayashi, já um herói japonês, a 0s298. Maldonado sai em terceiro, seguido por Raikkonen _este, sim, o grande desafio para Button.
A terceira fila tem Pérez e Alonso. A quarta, Hamilton e Grosjean. Di Resta e Vettel saem na quinta fila _isso porque Webber, sétimo no Q3, sai em 12º.
Para um piloto que chegou a Spa entre rumores de que poderia ser convocado para ajudar o companheiro na luta pelo título, Button deu uma bela resposta hoje. E uma vitória em Spa pode ser a redenção de um desempenho tão apagado no campeonato, uma menção honrosa para sua temporada, um marco na sua carreira.
Uma prova de que o abatimento com os boatos não leva a nada. De que é possível dar a volta por cima, sem grandes psicodramas.
Um caso que deveria ser seguido como exemplo por dois certos pilotos brasileiros.
Fábio, corrige ai : E Button lidou melhor com a “pressão”
Ops, arrumei lá. Obrigado.
Abs
Assisti um video do Seixas na UOL comentando uma classificação feita por uma publicação alemã sobre os melhores e o piores pilotos deste ano na F1. A publicação colocava a Maldonado na penúltima posição (superado inclusive pelo Senna e Massa, acreditem!!). No mesmo comentário o Seixas afirmava, comparando a classificação dos brasileiros e do Maldonado, que era bom que a publicaçao falassei isso para que depois não falasasem que era nacionalista. O Bruno é mais cerebral que o Maldonado, é a única coisa em que supera a Maldonado. Por isso consegue até pontuar embora o piloto venezuelano já seja rotineiro nos 10 primeiros lugares do Grid de largada. Convenhamos Maldonado é inexperiente, muito arrojado, e irresponsável em alguns momentos, e precisa melhorar sua técnica para pilotar. Por isso perde pontos de maneira incrível. Mas convenhamos Maldonado é talentoso (vejam como tira proveito de um carro de segunda como o atual da Williams. Melhorando naqqueles aspectros, junto com o Pérez do México, teremos pilotos latino-americanos muitos bons e por muito tempo.
No dia que o Maldonado voltar do psicólogo e parar de bater o sobrinho não tem chance alguma.
Já o Massa…”carro será o mesmo amanhã”
Infelizmente o piloto também…
Com temos diferenças de cultura e inteligencia. No Tenis a jogadora Clim Clister e Andy Roddik estão se despedindo em grande estilo e olha que o Roddick conquistou dois titulos este ano.
Agora vejam voces, o Massa continua ganhando muito dinheiro e sendo extremamente humilhado como segundo piloto na Ferrari e o Sena, bem este só esta aí porque a Mãe deve estar pagando uma grana altissima, porque o cara é ruim demais.
Realmente esses dois ai, nos enchem de vergonha.
Fábio já descobri olha esse comentario:Autor do oitavo tempo na classificação para o GP da Bélgica, Lewis Hamilton mostrou-se pouco satisfeito com este resultado, lamentando uma má escolha no que diz respeito à configuração aerodinâmica da sua McLaren.
“Não foi uma boa sessão de classificação para mim. Optamos por usar a asa traseira antiga neste fim de semana. Após o terceiro treino livre, a nova não me parecia boa”, disse o inglês à ‘BBC’. “Ficamos com a asa antiga, que era muito mais lenta. Terei de fazer o melhor que puder. Parabéns ao Jenson (Button), foi um grande início da segunda metade da temporada para ele. Vou tentar fazer o meu melhor para apoiar o Jenson amanhã”, acrescentou.
Curiosamente, através do Twitter, a sua reação parece ser um pouco diferente: “Raios, mas que diabo! O Jenson tem a nova asa traseira montada, eu tenho a antiga. Votamos que era melhor mudar, mas não deu certo. Perco 0,4 décimos apenas na reta”, escreveu o piloto na sua conta, admitindo ainda que “o Jenson deve ganhar facilmente com esta velocidade”. E agora!
Agora eu entendi, então o Button trocou asa!
E carro ficou bem melhor.
E detalhe o Hamilton esta perdendo realmente na reta como eu havia falado.
Acredito que ai esteja a diferença dos dois,o que você acha?
Fabio, eu acredito que a pole seria Raikkonen, porque tem o melhor carro. Agora eu posso estar enganada, no Q1 nas primeiras voltas o Button reclamou ele não foi bem. E voltou para o Box, mostra na tv os mecanicos mexendo em sua asa, eu acredito que asa dele esta aberta, porque depois disso ele fez o melhor tempo.Ocorreu algo ali… Agora o Hamilton pedeu de fazer um melhor tempo na parte final da reta no Q1,Q2e Q3 nos tres, chegou a mostrar e ninguem comentou isso. Se voce tiver condiçoes reveja!e detalhe já deve ter saido bravo o que peres estava fazendo parado na saida do box? Que risco de uma batida!
E o Vettel!!!Bicho tá pegando!
Dúvida: não há nenhum tipo de controle eletrônico para a asa não abrir em curva? Ou o controle é exclusivo do piloto?
Ele abriu de propósito, porque queria buscar mais velocidade na curva.
Abs
Fabio, explica pra gente uma coisa. No Q3 os pilotos tem 10 minutos para correr. Oito deles hoje ficaram dentro dos boxes mais da metade do Q3 e apenas sairam para duas voltas (uma de aquecimento e outra pra valer). Kimmi e Button nao: sairam antes, fizeram voltas rapidas (incluside a pole) enquanto a pista estava vazia. Depois voltaram e o Button ainda melhorou o tempo. Obs: o primeiro tempo do Button ja garantiria a pole. Entao fica a pergunta: pra que deixar tudo para os segundo finais, quando ha mais trafego, mais risco de acidente e erros, etc etc? Por que nao usar mais o tempo do Q3. Eu sei que eles precisam economizar pneu, mas uma ou duas voltas a mais estragaria tao mais assim. Nao eh importante tentar lagar na frente? Nao entendo. Sorry pelo teclado norte americano.
Numa pista de 7 km, uma volta a mais, mesmo que num ritmo mais fraco, desgasta muito os pneus.
Abs
Dane-se o Massa. Tô emocionado com o Koba na primeira fila. Ele já é mito, se chegar no podium amanhã imagine o que vai acontecer…
É Fabio, ta difícil meu amigo…eu to apostando todas as minhas fichas brasileiras no Razia, Nars, Guerin, qualquer outra que aparecer por ai, porque esses dois ai já era. Se fosse patrocinador deles procuraria um desses acima para investir, esses já provaram que não vira nada não! Até o Nelsinho com todos os defeitos tem muito mais sangue na veia que eles e não faria feio em uma improvável volta. Você acredita que um desses que citei tem chance ano que vem? Abraço.
a duvida é: SERÁ QUE KOBAYASHI E MALDONADO PASSAM DA PRIMEIRA CURVA?
To torcendo pra isso……
É. A diretora da sauber não estava cavando noticias quando disse que o carro deles combinava com spa.
Como é ruim esse Bruno Senna, a viuvada nessa hora nem tem onde enfiar a cara, meteram tanto o pau no Maldonado após o GP da Hungria, olha o resultado do Grid entre o sobrinho e o companheiro! O tio deve esta se revirando no túmulo.
Qual a previsão do tempo na hora da corrida amanhã Fábio Seixas????
Tempo seco. Mas é sempre bom ter um pé atrás em Spa…
Abs
A formula um terá representantes brasileiros no ano que vem: Galvão Bueno, Reginaldo Leme e Luciano Burti.
E a Mariana Becker tbm, sem contar o câmera men haha…isso se não fritarem a loira…
Ahhhhh, e tbm os narradores reservas, principalmente o piloto-narrador chamado: “hoje não, hoje não…hoje sim, hoje sim…”
Incrível…….., como o Massa consegue fazer uma corrida pior que a outra, (no caso classificação). Ele vem se superando negativamente a mais de dois anos. Que tenha melhor sorte em outra equipe, porque suas desculpas já estão beirando o ridículo.
Acho que a situação é um pouco diferente. Bruno tem sérias dificuldades na classificação, mas cresce nas corridas a olhos vistos. Pode talvez ter um desempenho bom. E, pelo menos admite os erros que comete. Aguardemos. Já Massa, esse sim um desastre total. Sem comentários. Alonso está sozinho. Literalmente. Amanhã, correrá para seus pontinhos – lembremos que largará na frente dos três concorrentes diretos. Só Raikkonen larga à frente dele – e acho que essa corrida tem a cara do finlandês. Mas seria incrível ver o Japa ganhando.
Ainda bem que a Williams tem Maldonado no time, pelo menos o carro dele APARECE nas FOTOS, e dá RETORNO aos patrocinadores!!! Porque se fosse depender do sobrinho…Deus que me livre, o patrocinador ia passar muita raiva!
Bottas deve estar rindo a toa…sobrinho só fica no time em 2013 na base do DINHEIRO! Talento que é bom…nada! Mesmo equipamento, olha onde Maldonado foi para no Grid, pra um carro do meio do pelotão, Maldonado fez uma volta avassaladora, o mesmo pode se dizer do japa que fez uma volta incrível!!!
Bom, para os patrocinadores tudo bem, mas Bruno tem feito mais pontos que Maldonado – e isso no campeonato de construtores é crucial.
pára de escrever besteira Rafael, Maldonado venceu uma corrida!! vc entendeu, ele venceu uma corrida!!! não importa qts 5 ou 7 lugares o sobrinho tem, maldonado venceu uma corrida mano!!!
Aquela vitoria de Maldonado na Espanha chegando a frente de ninguem menos que Fernando Alonso, vale muito mais que “pontos do sobrinho senna”.
Esqueçam. Os pachecos bobalhões nunca vão entender ou admitir uma lógica cristalina dessas.
Assim como no futebol, na F1 vale a frase para os brasileiros : “Bons tempos aqueles……”.
Depender de Neymar e Massa é muito para a cabeça de qualquer um….
A cada treino e corrida uma desculpa esfarrapada…Enquanto isso os companheiros de equipe deitam e rolam pra cima deles, já está 12 x 0 para o espanhol de mierda, que pode ser ótimo piloto mas que eu detesto…Barrichello com essa Ferrari ou a Williams faria muito melhor, deveriam chamá-lo de volta… Uma pena que essa lesma desse Senna teve que comprar uma vaga no grid…Recentemente eu li que o Zacarias estava feliz com a Ferrari, que se sentia confiante com o carro e agora vem com outra desculpa…Eu estou torcendo pra que o seu contrato não seja renovado e que a Williams demita a outra vergonha que só está na F-1 por causa do dinheiro e, principalmente, do sobrenome famoso que carrega…Nunca torci para os 2 mesmo…Desde a saída do Barrichello passei a torcer por Webber, Kobayashi, Schumacher e agora, Raikkonen…FORA SEUS 2 PILOTOS MEDÍOCRES !!!
Fazer a Pouhon de DRS aberto?? Coisa de piloto de video game.
É o nosso “pilotaço”.
Esse cara só serve pra escrever blog.
em 2013 pode acontecer algo q nunca imaginei, F1 sem pilotos brasileiros. O Bruno precisa de um choque elétrico para acordar e o Massa me faz pensar q está tirando o lugar de algum piloto de talento q sonha com uma chance como a dele…
B.Senna e F.Massa são fortes canditados ao prêmio “Zé das desculpas”, ambos já nem tem “cara” para dar entrevistas a Globo. A Mariana Becker já esta virando um pesadelo depois da classificação…rs
Com a condução limpa que tem, Button é sério candidato à vitória. Gostaria que a vitória ficasse entre ele e Raikkonen.
Olha, f-1 para mim, ainda vejo pq gosto do esporte…mas hj qdo massa e bruno ficaram em SUAS COSTUMEIRAS POSIÇÕES…juro..desliguei a tv.Fazer o q???Um nitidamente não é do ramo (bruno).o outro ja era,ta acabado como piloto e poderia pedir pra usar o banheiro e não retornar mais…sempre uso uma frase q li…É DESPERDICIO DE COMBUSTIVEL…
Desperdício de combustível é muito bom…
Os brasileiros estão péssimos.
Não sei o que foi mais bizarro nessa classificação!
1)A diferença “gritante” entre Maldonado e Bruno Senna no Grid, mas isso já virou rotina faz tempo.
2)Galvão concordando com jogo de equipe se determinado piloto estiver com mais chances de ser campeão.
3)Galvão mandando um abraço forte para o Nelson Piquet.
4)Galvão elogiando o Schumacher pelos 300 GPs.
5)Galvão querendo fazer campanha para Rubinho voltar em 2014, somente para correr duas corridas. Isso, caso Schumacher confirme participar da temporada 2013.
Galvão esta se “cagando todo”, teve ter planos de montar equipe própria e trazer o Barrica, só pode ser isso! Schumacher já tem a maioria dos recordes de performance, esse recorde de Rubens o alemão nem pensa, se vier é pura consequencia!
Kobayashi e Maldonado fizeram um temporal!!!
Marcelo..aiaiai..é voce meu Marcelinho??Meu queridinho?? (se não for o mesmo
Marcelo, me desculpe ok)..vou colar para voce meu post no “pit stop nº 242” tá bom meu “benzinho”.. Beijos do seu “Pastor”:
Marcelo…meu “benzinho”, voce me ama tanto, mas tantooooo!!! Me emociono sim e tenho a certeza de que arrumei o namorado certo. Me ama, me adora e me encanta. Nem preciso de um assessor de imprensa assim, voce faz tudo por mim.
Louco de saudade aqui, deixo mil beijos tá!! Longos, quentes e molhados.
Te amo também.
Beijos do sempre seu..”Pastor”, que te leva como uma ovelhinha para o nosso
“cantinho”. ..SMACK!!!!!!!
Esses dois certos pilotos brasileiros, são os responsáveis pelo desanimo desse blogueiro?
“Dois certos pilotos Brasileiros”????
O Bruno pode até não estar fazendo oque se esperava dele, mas justiça seja feita, não mostra nenhum sinal de abatimento com boatos, não foge do pau, admite que erra quando erra, responde com muito menos pasteurização que a maioria …
Errar todo mundo erra… jornalista então…
Deixa os meninos em paz FS, estão em férias ainda..