Button, pole e exemplo
01/09/12 10:19Em Spa, uma pole improvável.
Button, que não largava na frente desde Mônaco-2009 e que nunca havia alcançado o feito pela McLaren, cravou o melhor tempo no treino classificatório.
Melhor do que isso, para ele, é o fato de que carros e pilotos também não habituados a largar na frente estão ao seu redor.
Ocorre que Button, além de mais braço, tem um carro mais completo. Se largar bem amanhã, é favoritaço à vitória.
O dia em Spa, outra coisa rara, foi de céu azul, tempo seco, termômetros na casa dos 16ºC. (E como é bonito aquele lugar, pelamordedeus…)
Assim, todo mundo aproveitou para andar o máximo possível no terceiro treino livre, tentando recuperar o tempo perdido na chuva de ontem.
Schumacher foi quem mais andou: 26 voltas. E isso tem a ver com a quebra do companheiro, Rosberg, que deu apenas 5 voltas: coube ao veterano colher dados para a equipe.
O melhor tempo ficou com Alonso, 1min48s542. Raikkonen ficou a 0s141. Depois, vieram Pérez, Kobayashi, Button, Massa, Webber, Grosjean, Vettel, Di Resta… Bruno foi o 17º.
O treino classificatório começou movimentado e com Webber e Rosberg já devendo cinco lugares no grid por troca de câmbio.
Um Q1 sem incidentes. Maldonado foi o mais veloz, com 1min48s993. Button ficou em segundo, a 0s257, seguido por Hulkenberg. Na sequência, Alonso, Raikkonen, Ricciardo, Massa, Hamilton, Pérez, Kobayashi. Bruno avançou em 15º.
Os cortados foram Rosberg _que mal andou pela manhã e, com a punição, vai largar em último_ e os suspeitos de sempre: Kovalainen, Petrov, Glock, De la Rosa, Pic e Karthikeyan.
O Q2 correu sem problemas. Bruno tomou um susto na Blanchimont, mas segurou bem o carro. Não bateu, mas perdeu sua grande chance de uma volta rápida. Acabou em 17º, a 1s307 da zona de corte.
Além dele, dançaram Vettel _perdido por todo o final de semana_, Hulkenberg, Schumacher, Massa, Vergne e Ricciardo
“Estava com a asa aberta na curva e perdi a aderência. Provavelmente danifiquei o carro quando passei de lado na zebra e não tive como melhorar o tempo. Vai ser uma corrida dura, mas é o que é”, disse Bruno, à Globo.
“Fiz várias voltas difíceis, sofrendo no segundo setor. Está difícil de guiar o carro. Sai de frente, sai de traseira. Não foi possível fazer uma volta boa”, explicou Massa.
Curioso, isso… A asa do Maldonado não abriu na curva e o carro do Alonso não sai de frente nem de traseira. Os dois avançaram para a última fase do treino. Seus companheiros ficaram pelo caminho. Tirem suas conclusões. Sinceramente, já não sei mais o que falar.
Além dos dois, o Q3 teve Button, com 1min47s654, Pérez, Raikkonen, Webber, Hamilton, Kobayashi, Grosjean e Di Resta.
Num circuito de 7 km, era o caso de uma volta para sair dos boxes, uma para aquecer e outra para mandar o chinelo. Uma chance e mais nada.
E Button lidou melhor com a pressão. Ele, que nunca foi um “poleman”, mas sempre andou bem em Spa, mandou 1min47s573 e não foi alcançado por ninguém.
Em segundo, Kobayashi, já um herói japonês, a 0s298. Maldonado sai em terceiro, seguido por Raikkonen _este, sim, o grande desafio para Button.
A terceira fila tem Pérez e Alonso. A quarta, Hamilton e Grosjean. Di Resta e Vettel saem na quinta fila _isso porque Webber, sétimo no Q3, sai em 12º.
Para um piloto que chegou a Spa entre rumores de que poderia ser convocado para ajudar o companheiro na luta pelo título, Button deu uma bela resposta hoje. E uma vitória em Spa pode ser a redenção de um desempenho tão apagado no campeonato, uma menção honrosa para sua temporada, um marco na sua carreira.
Uma prova de que o abatimento com os boatos não leva a nada. De que é possível dar a volta por cima, sem grandes psicodramas.
Um caso que deveria ser seguido como exemplo por dois certos pilotos brasileiros.
CAMPEONATO DOS “PALPITEIROS”
A) GP da Bélgica – 19 participantes (16+3[G]*)
Quem acertou o 1º = 20 pontos;
Quem acertou o 2º = 30 pontos;
Quem acertou o 3º = 35 pontos e
Quem acertou os pilotos do pódio = 5 pontos para cada piloto acertado.
No caso de empate no número de pontos, vence quem “palpitou” primeiro.
* SIMBOLIZAÇÃO: [G] = Palpites indicados nos “posts” após o “grid”.
Vamos lá!
Resultado do GP da Bélgica:
1) Button; 2) Vettel e 3) Räikkönen
Pontuação dos “palpiteiros”:
1º) Fábio Seixas (Rio de Janeiro/RJ) – 65 pontos;
2º) Gislene Passos, Luciano Henriques (Santo André/SP), Antonio Ribeiro, André de Itu (Itu/SP), Paulo Andriolo, Matheus e Carlos – todos com 30;
9º) Luiz Caco – 25;
10º) Émerson Neves (Guarujá/SP), Pablo, Ramiro Marote (Santos/SP), Osires da Veiga, Bruz, Reinhold[G], João Arthur[G] (Curitiba/PR) e Leo SSA[G] – 10;
18º) Celso SP (SP) – 5;
19º) Gilson Carlos – 0 (zero).
Curiosidades:
– Comparando a última pontuação, houve um aumento na diferença do líder (Luciano Henriques) para o vice-líder (agora o Fábio Seixas), embora o FS tenha reduzido fortemente o número de
pontos que o separava do 1º. colocado do nosso campeonato 2012. Ainda que não esteja nada definido, os 3 primeiros (Luciano Henriques, Fábio Seixas e Bruz) abriram importante vantagem na pontuação para a galera do 4º ao 10º colocados. Embora ainda faltem 8 provas para o final do campeonato, o título de “palpiteiro” do ano 2012 deverá ficar com um dos 3 primeiros colocados até
aqui. Então galera, vamos caprichar na palpitaria para “dar um calor” nesses 3.
– No GP da Bélgica em 2011 tivemos 10 palpiteiros. Neste ano foram 16, descontando os 3 que palpitaram no “post” pós grid. O crescimento foi de 60% sobre o ano anterior, número que poderia ter sido melhor caso o FS “postasse” o “Último Palpite” de hoje com maior antecedência. Foram apenas 16 minutos para a galera se manifestar;
– Nos 12 primeiros GP’s de 2011, tivemos um total de 75 palpiteiros participando. Usando o mesmo comparativo, em 2012, atingimos 112 participantes, número 49% maior, eliminando dessa conta o pessoal que palpitou exclusivamente nos “posts” pós grid;
– 9 dos 19 palpiteiros (47%) acertaram o vencedor (Button) do GP da Bélgica;
– Ninguém (0%) acertou 2º colocado (Vettel). É a quarta vez que isso acontece no nosso campeonato/2012. As 3 vezes anteriores foram: Malásia (Perez), Bahrein (Räikkönen) e Canadá (Grosjean);
– Apenas o Fábio Seixas, ou seja, 1 palpiteiro (5%) acertou o 3º colocado (Räikkönen). Fato semelhante aconteceu apenas outras 2 vezes neste ano, a saber: Malásia (Hamilton, palpiteiro
Gustavo) e Bahrein (Grosjean, palpiteiro Bruz).
B) Classificação Temporada 2012 – 12 GP’s disputados – (média de pontos)
1º) Luciano Henriques (Santo André/SP) – 28;
2º) Fábio Seixas (Rio de Janeiro/RJ) – 25;
3º) Bruz – 24;
4º) Matheus – 20;
5º) Luiz Caco e Paulo Andriolo – 18;
7º) Celso SP (SP) – 17;
8º) Antonio Ribeiro – 16;
9º) João Arthur (Curitiba/PR) – 15;
10º) Ramiro Marote (Santos/SP) – 14;
11º) Mileto Neto e Gislene Passos – 13;
13º) Arthur Bodstein – 12;
14º) Pietro Pecorari (Brescia/IT) e Pablo – 11;
16º) Émerson Neves (Guarujá/SP) e Paulo – AM (Manaus/AM) – 10;
18º) Fabiano, Racing Fan e André de Itu (Itu/SP) – 8;
21º) Tiago Nunes, Niko Duarte (Porto Alegre/RS) e Marcelo Bombardelli – 6;
24º) Zé – 5;
25º) Mendes – 4;
26º) Juvenal Juvêncio e Dennis (Umuarama/PR) – 3;
28º) Rodrigo, Mayara Fernandes, Alexandre Turcato, Marcos e Cairo (Campinas/SP), – 2;
33º) Roberta Guimarães – 1.
C) OS 10 PRIMEIROS, POR PONTOS ABSOLUTOS:
1º) Luciano Henriques (Santo André/SP) – 330 pontos;
2º) Fábio Seixas (Rio de Janeiro/RJ) – 300; +1
3º) Bruz – 290; -1
4º) Matheus – 240;
5º) Luiz Caco[G] – 215; +1
6º) Paulo Andriolo – 210; +1
7º) Celso SP (SP) – 205; -2
8º) Antonio Ribeiro – 195; +1
9º) João Arthur (Curitiba/PR) – 180; -1
10º) Ramiro Marote (Santos/SP) – 170;
ATENÇÃO:
Na Classificação Geral, seguindo a regra dos 25%, foram descartados todos os palpiteiros que indicaram apenas dois palpites nos 12 GP’s disputados.
Abraço a todos e até o GP da Itália, no domingo que vem, dia 9/9, às 9h00.
Até lá!
Apesar de Koba ser um mito ai vai o meu palpite:
Alonso, Kimi e Button em terceiro
bom, acho que o fábio teve algum problema, pq até agora nada de ultimo palpite, então vou palpitar por aqui msm…
dá raikkonen, button, grosjean
Gostei da analise e o interessante e ler que ainda tem gente que se ofende com a falta de competitividade dos pilotos brasileiros, como ja comentaram a formula um nao depende de pilotos de determina nacao pra ser o que e, esse ufunismo e pura alienacao!
Bom sobre a corrida de hoje, meu top 10 daria:
1 – Raikkonen – q eu tb diria q sera o campeao
2 – Button – arroz com feijao
3 – Hamilton – esse vira pra cima de tudo e todos, espero q nao faca lambanca
4 – Grosjean – constante
5 – Vettel – espero q se encontre na corrida
6 – Alonso – nao o vejo excepcional como em outras corridas
7 – Kobayashi – e rapido em volta lancadas, porem muito inconstante em corrida
8 – Perez – feijao com arroz
9 – Maldonado – outro que so faz lambanca em corrida
10 – Webber – corrida apagada
Massa nao tem mais espaço na ferrari, desmotivação pura. Ou va pra outra equipe ou se aposente, este é seu fim Felipe!!! Va aproveitar os milhoes de dolares q possui ao menos.
Fábio, com respeito: “Tirem suas conclusões. Sinceramente, já não sei mais o que falar” talvez não seja o melhor a ser dito. Você sabe sim o que falar, e o diz muito bem com suas sutilezas, quer seja quando “sampleia” prudentes comentários do Tazio – como nas declarações de Burti pós incidente com Massa – quer seja quando coloca-nos estas isenções. A questão é: quem vê o esporte pela Rede Blobo de televisão, e com o bolha narrando, até entende que os patrocinadores, o ufanismo escroto não permitam que os caras desçam a linha no brasileirinho de merda. Mas quem procura informação via seus escritos, talvez pudesse ser agraciado com um discurso direto teu, em primeira pessoa. Prestarias um favor não difamando o Felipinho, mas contribuindo para que os ufanismos fiquem em segundo plano quando o assunto é máquinas e (bons) braços. Abraços.
– A McLaren desenvolveu uma asa traseira nova. Apenas Button a utilizou e, com isso, conseguiu extrair o máximo e ficar com a pole. Mérito dele e do seu engenheiro;
– Alonso tem mesmo muita sorte, algo que todo grande piloto possui. Todos os concorrentes diretos estão atrás dele no grid e, dificilmente, ele contornará a 1ª curva atrás de algum deles;
– Maldonado está em 6º, no lado sujo da pista. Acho que as chances de vermos alguma “Maldonadice” na largada são de 99% e, por isso, acho bom o Alonso usar a área de escape da 1ª curva se quiser pontuar…rsrsrsrs…
– Sobre os brasileiros? Acredito num resultado positivo do Bruno. Do Massa, não tem o que dizer, o que é muito triste.
– Não sou vidente, mas acredito que Button, mesmo tendo um estilo suave de pilotagem que funciona muito bem na corrida, terá um desafio imenso pra segurar Kimi Raikkonen no trecho final da prova. Falo isso pois a Lotus não tem problemas de consumo de pneus e o Homem de Gelo chegou a apenas 1 segundo do Hamilton na corrida anterior.
Abraço, Fabio!
Bom, acho que o braço do Button pode até ser melhor que o do Koba, agora em relação ao Kimi é menos provável essa superioridade. Amanhã essa largada vai ser com os pilotos de estilo mais sutis da temporada. Mas vou ficar apostar e torcer para vitória do Kimi, pois além de ter um retrospecto bom em Spa quero que ele seja o próximo piloto depois do senna a vencer com a Lotus.
A Pole do button não quer dizer que ele vai ganhar a corrida, os outros vão cair para cima quero só ver se tem braço para segurar.
“Quem gosta do esporte não dá a mínima pro mal desempenho dos brasileiros.” Fábio vocë critica o cara por generalizar e faz o mesmo!
Tem muita gente aqui que gosta tanto (ou mais) de esportes a motor que vocë e quer ver os brasileiros fazendo boas corridas, e nao tem nada de errado nisso.
Parece que torcer é coisa de retardado, relaxa um pouco cara!
Fabio, meu palpite amanhã é vitória de Haikonen. Vc acha que ele tem carro pra isso?
Parabéns pela análise!!! Considero o Massa um grande amarelão, tal qual foi o Barrichello, e penso q o Bruno só está emporcalhando o nome que seu tio consagrou!!!
Texto afiado. Como sempre, Fábio.
Vai Kobayashi!!!
Lamentável fim do Brasil na F1. Aguardemos Razia.
No começo eu até me irritava com o desempenho do Massa, mas agora fico constrangido com o que esta ocorrendo com ele, deve ser muito difícil estar debaixo do seu capacete> é triste, muito triste… abrs.
Concordo, acho que deve ser vergonhoso para ele ser mero figurante em uma equipe tão tradicional. Dever ser horrível guiar uma ferrari e ter um desempenho de Toro Rosso, ou Force India na melhor das hipóteses, e o pior, ser totalmente subductado pelo companheiro de equipe
Tenho três coisas para dizer aqui:
1 – Não temos pilotos na F1 desde a época do Ayrton Senna, o que é fato, pois os que passaram por lá depois dele, não são pilotos e sim capachos dos gringos ou retardatários.
2 – A Williams tem um ótimo carro, e se o Maldanado não jogasse tantos pontos fora, acho que estaria na mesma balada do Raikkonen, sendo que eles pecaram muito neste ano por falta de um piloto experiente que já tenha vencido corridas, pois se tivesse um, acho que estaria na briga pelo titulo de pilotos.
3 – Os pilotos na briga pelo titulo como Webber, Vettel e Hamilton, não querem mesmo ganhar titulo, pois com carros muito melhores que do Alonso, os caras não conseguem se classificar na frente do espanhol, o que é brincadeira… Ainda tem a FIA que está ajudando a Ferrari de tudo quanto é maneira para ver se o Alonso vence esse campeonato de qualquer maneira.
Fábio , você como especialista em esporte a motor, acha que ainda há espaço para uma reação do Felipe e do Bruno ainda nesta temporada? Digo melhor desempenho em relação aos companheiros de qquipe, porque 1 segundo entre Maldonado e Bruno é uma distância absurda não acha? E o Massa que vive em constante letargia? parace sei lá embebido em alguma poção mágica de desânimo! Bem amanhã a corrida vai ser excelente independentemente dos brazucas, aposto no Raikkonen
Como disse em post anteriores e repito:
O sobrinho tomou curso intensivo c barrica o rei das desculpas, nao aguento mais! Razia em 2013
Sei não Leo , todos esses brasileiros nas categorias de acesso davam show o Massa, Bruno até o Rubens, não sei se Razia e o queridinho da Glob o Nasr terão grandes desempenhos , até acreditava no Piquetzinho, mas como ele mesmo disse foi “mal assessorado’
Concordo com sua visão Fábio. Bom, de certeza amanhã, só mais um corridaço amanhã com os lideres do campeonato atrás! e torcer por boas apostas do Bruno neste bom carro da Williams! que venha a chuva de preferencia!
Então pessoal o Galvão Bueno fazendo campanha para o Barrichello disputar 2 gps e não peder seu recorde para o Shumacher.
Que tal no lugar do Massa?
Lamentável, os brasileiros tiveram 1 mês para manterem a cabeça no lugar, mas parece que a fase ruim vai continuar.
O Senna tomar mais de 1 segundo do Maldonado, é prato cheio para o Bottas se fortalecer na Williams.
O Massa…bem…sem comentários.
Button é um oportunista, e bom para ele que as oportunidades sempre surgem. Hoje foi a asa traseira nova que para ele funcionou e não para o Hamilton. Mas vamos ver amanhã, torço pelo Kimi.
Poxa Fábio, acho bom você não falar nada mesmo, porque se for falar é capaz de extravazar todo o descontenamento com esses pilotos nossos! Meu Deus estamos muito mal representados, nem eu jogando fórmula 1 2012 no x box abro o drs na curva- É caro Fábio, estamos cansando da fórmula 1. A época do Barrichello na Ferrari ao menos tínhamos pódios constantes
Estamos cansando da F1? Fale por você,pachecão. Quem gosta do esporte não dá a mínima pro mal desempenho dos brasileiros. Se você é um brasileirinho mal resolvido,não nos inclua nessa. rs
Não sou não amo fórmula 1 independemente de quem ganha ou perde, acompanha a exatos 20 anos, ou melhor quando tinha apenas 5 anos de idade, acho que se não amasse esse esporte não acompanharia, mas sou brasileiro e sou ufanista sim, gosto de ver meu país na ponta entendo seu ponto de vista já que é seu ganha pão né amigo. Brincadeiras à parte só torço por uma recuperação do Felipe mesmo, pois ele não mereçe ser tão humilhado pelo desenpenho absurdamente inverso ao do Fernando
Temos apenas um motivo para tamanha disparidade: o Massa é fraco. Não adianta falar que seu carro é diferente, inferior ao do Alonso. O cara está dando baile nas outras equipes (nem a Ferrari acredita) com um carro inferior, diferente da era Summy/Rubinho, qdo a Ferrari era superior. Entretanto para mim tanto faz, pois curto o ESPORTE. Se um brasileiro vencer tanto melhor. Não vamos comparar os atuais com as LENDAS.
Valeu.
Não importa o esporte, se não existe alguém para torcer, não tem mutia graça, por melhor que seja o espetáculo.
Dificil torcer só pela cor dos cavalinhos. Isso só funcionava no Bozo.
E desde que acabaram as derrapadas na pista, a F-1 perdeu fácil o brilho para outras categorias onde a “porra-louquice” conta para alguma coisa.
Pena que essas categorias não passem em lugar nenhum de acesso fácil no Brasil… acho que a Moto GP é um dos últimos redutos da “trocação” no esporte a motor.
abs!
é isso aí!ter brasileiro top é bom…mas assistir corridaças como as desta temporada, não vou deixar de ver, por causa de brazuca braço duro!
CONCORDO PLENAMENTE
Fabio, Maldonado punido por fechar o Nico, procede informação?
Com a punição do maldonado e o kimi largando em terceiro, complica um pouco para o burton? Será que dá kimi? Seu palpite continua o mesmo?
Opa….button
Certa vez meu piloto de Kart estava treinando e virando bons tempos.
Outro piloto que tambem estava por la, foi ao box do meu piloto e disse a ele: PÔ cara ! não consigo virar um tempo bom. Tá saindo de trazeira na curva tal, sai de dianteira na outra, não consigo boa velozidade no final da reta. Tá osso. Voce poderia dar uma volta no meu Kart e tentar descobrir alguma coisa?
Meu piloto foi lá. Virou 1 segundo melhor que o amigo. Entrou nos box e sentenciou : Já sei onde está o problema. Está entre o volante e o banco!
Esta parece ser a situação do Felipe Massa e do Bruno Sena em relação a seus companheiros de equipe.
Esta corrida vai ser interessante.A turma que disputa o título está toda atrás (com a exceção de Kimi),mas perto um do outro.Portanto,Button e Koba podem ir embora à vontade.Ficam então Kimi à frente do Alonso (embora parece que Alonso não conta com ele na luta),e temos Hamilton atrás do Alonso, e pista é boa de ultrapassagem.Logo vamos ter uma corrida,onde até os carros da RedBull podem vir a fazer parte.Vai ser uma corrida para o campeonato,não ganhar em Spa,isso falando de Alonso,Hamilton,e possivelemente o pessoal de RedBull.
O carro amanhã será o mesmo? kkkkkkk. E o piloto? Infelizmente tambem.
Ok, agora já sei a quanto tempo o mediano Button não largava em primeiro…. e barrichelizado? Algúem sabe me dizer quando ele foi o P1 a bordo da ferrari?
Só não vale colocar no google pra responder.
“Curioso, isso… A asa do Maldonado não abriu na curva e o carro do Alonso não sai de frente nem de traseira.”
Nossa, que comentário cretino, Fábio.
Schumacher já teve problema com asa, até abandonou GP por isso…
O Bruno abriu a asa porque quis. Não houve problema mecânico. Acho que você deveria rever seu xingamento. Talvez outro comentário aqui mereça mais o adjetivo do que o meu.
Abs
Liga não Fabio, o Max está nervoso assim pois descobriu que a Nina enganou ele esse tempo todo… Quero você Muricy…
Você é chegado no chiclete dele né?
Sintomático que o sujeito tenha, num comentário pretendendo defender o sobrinho, citado o Schumacher. As viúvas não se conformam mesmo.
O cara faz um treino ruim, aí o repórter chega e pergunta pq. O piloto responde… e aí isso é interpretado como DESCULPA!! Não são desculpas… são os fatos que o piloto enxerga. O Senna sabe que fez burrada e disse que não foi bem por causa da burrada. O Massa disse que não tava conseguindo fazer tempo pq sente o carro escapando de todo lado. Só isso! O resto é interpretação.
Max, não é um comentário cretino.
1 vez culpar problemas no carro é uma coisa, agora toda corrida ter alguma desculpa cansa né!
Então fala pra ele errar nos treinos… não na classificação… o cara é piloto de fórmula 1, (da maior categoria) tem vários fãs, como nós, e é f… ver a diferenças pilotos da mesma equipe.