Spa, 1º e 2º treinos livres
31/08/12 11:03A sexta-feira em Spa serviu apenas para matar a saudade da F-1.
Pero no mucho.
Porque a chuva, que sempre pinta por aquelas bandas, veio com vontade.
Seria útil caso a meteorologia indicasse água nos próximos dias. Mas não, não é o caso. A previsão é de tempo seco no sábado e no domingo. (Embora, em Spa, seja sempre prudente manter um pé atrás.)
À tarde, só dez pilotos marcaram tempo. A coisa estava tão feia que o primeiro piloto a ir pra pista foi Rosberg, aos 47 minutos de sessão.
Foi mais um brinde para a torcida do que um trabalho com alguma finalidade. Tanto o alemão como os que o seguiram não aceleraram forte, não buscaram tempo. .
E, assim, Pic viveu seu momento de glória. Sim, Pic foi o mais veloz: 2min49s354. Ricciardo ficou a 0s396, seguido por Alonso, Di Resta, Maldonado… Massa e Bruno saíram, mas não chegaram a fechar volta.
Desse jeito, a melhor marca do dia foi aquela registrada na primeira sessão, também sob chuva.
Kobayashi cravou 2min11s389, 0s552 melhor que Maldonado. Depois vieram Ricciardo, Vergne, Webber, Pérez… Massa não marcou tempo e Bruno cedeu o carro a Bottas, como de praxe.
Para efeito de comparação, o melhor tempo no segundo treino livre de 2011 foi 1min50s321, de Webber.
Enfim, não dá para tirar nada de um dia assim. Esperemos o sábado.
Bottas! toda vez que vejo o nome desse cara lembro da minha sobrinha assistindo Dora Aventureira, por causa do Botas que é o Macaco de estimação dela, credibilidade zero para ele (piloto) na minha cabeça… =p
O alonso tinha que tomar vergonha e exigir da ferrari um segundo piloto melhor,sera que ele não enjoa de derrotar o massa?
A culpa dos carros não irem a pista é tudo da Pirelli, que não disponibiliza pneus necessários para as equipes e estas são obrigadas a economizar para o fim de semana inteiro.
Não vi o treino. Talvez fosse água demais. Mas seria prudente Bruno fazer um primeiro/segundo treino na chuva para treinar. Mas se a ordem de equipe foi para que Bottas andasse. Tudo bem. Pelo jeito estava caindo água demais mesmo.
Fábio, algumas linhas sobre o bizarro amadorismo de Baltimore, na Indy?
Indo pro ar agora.
Abs
O piloto Sérgio Perez diz que a possibilidade dele ir para a Ferrari está aberta. Mais uma vez dá para notar que o mexicano está forçando a barra. Cada vez mais. Eu, que ano passado até simpatizava com ele, estou começando a achar o cara muito arrogante. Ele está mandando recados, praticamente forçando a Ferrari a contratá-lo. Bem, ele tem talento, mas é burro o suficiente para cavar a própria sepultura. Primeiro diz que seu grande ídolo é o Alonso, depois diz que se tem alguma possibilidade de ir para a Ferrari é para dizerem, e agora ele diz que a chance está aberta. Pelo jeito, ele vai ter a chance de ajudar seu grande ídolo ano que vem, deixando o espanhol passar, ajustando o carro para o cara e sempre chegando atrás. Perez está dando um tiro no pé, mas não está vendo. Provavelmente deve ser muito mal assessorado também. Button já cantou a pedra quando disse que não correria com Alonso. Mas o Perez quer tanto… acho até melhor deixarem ele ir. Duvido que ele aguente mais de dois anos na sombra de Dom Alonso, o Príncipe das Astúrias. O Hamilton que o diga. Para o Massa, se conseguir vaga em outra equipe, manos as nanicas e a STR, seria a melhor coisa do mundo sair da Ferrari e deixar o Pérez viver seu inferno por lá. Para o Pérez, é o melhor jeito de começar o fim de sua carreira.
E ele não está falando besteira nenhuma. A Ferrari não fechou com Massa e nem vai fechar por mais umas duas ou três corridas. Se Perez mostrar consistência pode realmente ocupar o lugar de Massa na equipe. E ele tem consciência de que vai ser segundo piloto. Não porque vão obriga-lo a isso, mas todos na Fórmula reconhecem que Fernando Alonso é o melhor piloto em atividade. Cumprir alguma ordem de equipe será circunstancial porque em situações normais o asturiano já é mais rápido que qualquer outro.
Massa tem chances de ficar porque, como afirmou o próprio Domenicalli, não existe outro melhor para “segundo piloto”. Eu, sinceramente, apostaria em Kobayashi como segundo piloto da Ferrari. Qualquer um da Sauber que vier abre uma possibilidade para Felipe Massa, que conta com a simpatia do pessoal da escuderia.
A Ferrari não está a espera de uma reação de Felipe porque, a essa da altura do campeonato, já sabem que não virá. Não dá para ficar tentando fazer um piloto “pegar no tranco”.
Massa já acabou para a Fórmula 1. Alguém precisa avisa-lo disso. E Senna é o próximo…
Antonio Carlos, desculpe minha intromissão, mas o Senna não acabou para a F1, ele morreu em 1994. O que temos hoje é o Bruno. Não o chamo de Senna, no máximo Bruno Senna, mas Senna, só o Ayrton. E não dá para saber o que ele ainda pode fazer na categoria. Sua temporada não está sendo ruim, pois está muito perto de seu companheiro de equipe. Tudo bem, provavelmente o Barrichello estaria muito melhor, mas este sim já saiu da F1 e acho que não volta mais. Além do mais, não correria mais do que dois ou três anos.