Programe-se
29/08/12 09:55Vira-e-mexe, aparece alguém pedindo dica para ver uma corrida na Europa: “Qual você indica?”
A resposta sempre é: “Depende”.
Se a ideia é curtir uma bela cidade, passear, fazer turismo, comer bem, cair na balada, normalmente eu sugiro Barcelona. Ou Monza, hospedando-se em Milão.
Mas se o sujeito pretende fazer uma imersão em automobilismo, se quer sentir um pouco do gostinho da F-1 de antigamente, se sonha em ver um GP acocorado num morro cheio de mato e tomando chuva na cabeça, a resposta é Spa.
Além da F-1, não tem nada pra fazer por lá. NADA. Jantar por ali, por exemplo, é um desafio.
Quando algo de errado acontecia, quando havia muita notícia e não conseguíamos sair da sala de imprensa antes das 21h, a única opção era uma janelinha, no centro de Malmedy, onde uma senhora vendia batatas-fritas com maionese.
(Ok, era a melhor batata-frita do mundo. Mas não era exatamente um jantar dos sonhos.)
Quando o Burti deu aquele pancão, nem a janelinha estava funcionando mais. A solução, para o Flavio Gomes e eu, que estávamos hospedados numa mesma casa, foi vasculhar os armários da cozinha na esperança de achar algo esquecido ali pelo proprietário. Tudo o encontramos foi um pote de Nutella, devidamente devorado com duas colheres.
Lembre-se disso se um dia você for a Spa.
Mas, enfim, segue a programação do GP do final de semana, no horário de Brasília.
sexta
5h-6h30: 1º treino livre
9h-10h30: 2º treino livre
sábado
6h-7h: 3º treino livre
9h: treino classificatório
domingo
9h: GP da Bélgica, 44 voltas
Pô Fabio, pra quem consegue praticamente botar os pés dentro do autódromo, almoçar e jantar é um simples detalhe. Quem sabe um dia conseguiremos ter esta realidade em Interlagos, já que em dias normais, só conseguimos ver a pista da entrada do kartódromo, fora a frescura que é para vc fazer qualquer coisa lá dentro…
Tá legal. Valeu pela dica. Não pretendo ir à Bélgica tão cedo. Mas o que eu quero dizer mesmo é que nem todo o grande lugar é um lugar. Existem outros lugares turísticos também que na verdade não oferece nenhuma mísero infraestrutura para receber seus visitantes. Experiência própria. O que as vezes parece impossível de ser… é.
Spa separa os HOMENS dos meninos!
O jornalista perdoará minha refutação. Há incontáveis lugares para se comer na região do circuito de Spa. Para tanto, requisito mínimo: entender a língua e cultura francesas (a Bélgica é praticamente uma “província” francesa), o modo como organizam as cidades e seus recursos. Um abraço.
Domingo estou indo assistir pela primeira vez a F1 ao vivo, vou sentar na curva logo depois da largada. Acabando a corrida vou me mandar de la.
Abraçao
Estive em Spa em 94, Barrichello pole (pista secando, foi dos ultimos a fechar o treino). O Schummi ganhou a prova (corria pela Benetton), mas acho que depois foi desclassificado.
O circuito eh realmente muito legal. Da pra ver os carros passando (nao eh bem assistir a corrida, ainda bem que tem os teloes!) de varios pontos da pista.
Rodei bastante o circuito e acabei saindo num outro ponto. Como tinha ido de trem e tinha que voltar pra estaçao andei um tanto no meio dos carros que deixavam o local. Depois de uns 40 minutos encontrei um ponto de onibus. Dai duas direçoes, qual pegar? Perguntei ao guarda em ingles que me indicou uma. Atravessei a rua. No aguardo do onibus. Entao, uma boa velhinha começou a conversar com o guarda em flandres. Nao demorou pra tentar me dissuadir a tomar a outra direçao. Como nao entendia nada fiquei parado. Ela nao se deu por perdida: atravessou a rua foi ao meu lado e me catou ate eu atravessar com ela. Dai a um tempo eu estava na estaçao de trem pra voltar pra Dusseldorf.
Caro Fabio, a sua estorinha sobre a portinha estreita e as batatas fritas me fizeram lembrar de uma outra situação semelhante na Europa, na Copa de 98, quando fiz a cobertura para a CBS TeleNoticias Brasil. Em Nantes, onde o Brasil jogou duas vezes, tudo fechava antes do final do jogo (à noite). Entretanto, entre aqueles prédios todos visivelmente tortos, com jeito de que iriam desabar a qualquer momento, havia uma portinha onde um cara vendia o que chamava de “sanduiche americano.” Pão francês crocante, delicioso, recheado com batatas fritas na hora, cheias de ketchup e mostarda. Salvou nossa lavoura duas vezes! Abs, Claudio Lessa
Pois é… Ótima história. E os kebabs da madrugada, então? Já me salvaram várias vezes pela Europa!
abs
isto sim….verdadeira F1 sem mimimi
A melhor parte ,é voce contando esses “causos’ nos bastidores da F-1!
Muito bom, esses posts são a melhor parte do blog!
Adoro quando o Fábio conta histórias dos bastidores. Deve ser uma profissão muito legal. Abraços.
Fabio, curioso você fazer esses comentários justamente quando estou indo para Spa esse fim de semana. Moro no sul da Holanda, em Maastricht, que fica praticamente na fronteira com a Bélgica. O circuito fica a mais ou menos 60 km daqui. Portanto não pude perder essa oportunidade. Realização de um sonho mesmo! Alguma outra sugestão? Algum pedido? Grande abraço!
Lucas, estive em SPA ano passado. Prepare-se para andar muito! Mas é extremamente compensador. Ficar grudado no alambrado da Eau Rouge é uma experiência única! O circuito tem 97 metros de diferença entre o ponto mais alto e o ponto mais baixo. Legal que você pode andar por quase tudo. E ande. Se seu ingresso for do tipo General Admission aconselho ver a corrida do barranco mesmo, entre a Eau Rouge e a Les Combes (aliás, a entrada no circuito pela Les Combes é a melhor, com estacionamento perto e já num ponto ótimo para conferir uma visão geral do circuito – é o ponto mais alto). O preço dos souveniers não são tão atrativos, mas não dispense comprar uma camiseta polo, na loja oficial do circuito, com o logo: “Eau Rouge – The Mythic Corner”. Abraço e boa diversão
e se o sujeito exigir uma pista desafiadora, com uma curva das mais “loca” do planeta, o lugar é Spa.
batata frita belga e nutella…
mmmmm
o segundo a gente acha por aqui até que relativamente fácil hoje em dia, mas a batata frita não tem como.
Concordo com os belgas que “French” Fries é uma tremenda injustiça…
dica anotada,Seixas! que bom ver o programe-se novamente depois dessas interminaveis ferias…hehehehe e ainda por cima volta com a melhor pista do calendario.
Engraçado como tudo me parece muito familiar…