Schumacher, Hakkinen e Spa
28/08/12 09:36Às vésperas de correr seu 300º GP, na mesma Spa onde tudo começou, Schumacher deu uma boa entrevista ao “Bild am Sonntag”.
Falou sobre seus rivais: “Tive alguns, mas, no fim das contas, sobra um. Não há nenhum outro por quem eu tenha nutrido tanto respeito dentro e fora das pistas como Mika Hakkinen”.
Questionado sobre o grande piloto da atualidade, foi assertivo: “Alonso. Ele continua a evoluir e está curtindo uma daquelas fases em que tudo dá certo. Mas temos que reconhecer que ele trabalhou duro para isso”.
E comentou também sobre Vettel, dando um pequeno puxão de orelha no compatriota.
“Sebastian é um grande cara e um grande piloto que está num processo de aprendizado sobre como lidar com situações diferentes. Para ser um bom vencedor, é preciso aprender a perder. Sei que nenhum piloto gosta de perder, e não sou exceção. Mas é parte do nosso desenvolvimento. Você só respeita e aproveita mais as vitórias depois que aprende a perder. A vida é feita de altos e baixos, e você precisa aprender isso”.
A respeito da primeira resposta, não pude deixar de lembrar de uma das grandes ultrapassagens da história, com Zonta ensanduichado entre os dois.
(Cada vez que procuro uma imagem de F-1 no Youtube, me espanta a cegueira da categoria com a internet. E isso tem a ver com o que escrevi na coluna da última sexta. Bernie foi excepcional para o crescimento e a profissionalização do esporte nos anos 80 e 90, mas seus métodos e sua visão de gestão hoje estão ultrapassados. A negligência com um meio como a internet, enquanto ligas esportivas do mundo todo usam e abusam de suas possibilidades _inclusive de arrecadação_ é lamentável. Perde a categoria, perdem os fãs.)
Saudade dessa McLaren
Programesse o poste mais eperado do mes.
sera que é hoje?????
Tá no ar!
Pra quem esperou o Damon Hill quase uma volta pra bater propositalmente para ser campeão na Australia e tentou repetir a dose contra o Villeneuve, a entrevista do alemão é uma grande piada no quesito aprender a perder. Como sempre é um Dick Vigarista.
Tai um dos grandes momentos das nossas vidas em que ficar calado é a melhor coisa, me diz espertalhão, quantas sujeiras, Alan Prost, Ayrton Senna, Nelson Piquet, Alonso, Vettel, e tantos outros fizeram em suas carreiras, pq apenas crucificar Schumacher, é pura inveja e preconceito com o cara mais bem sucedido da f1, vc é um bobalhão viuva de Senna, pq se Schumacher fosse brasileiro vc estava exaltando ele, tenha certeza.
Fábio, quem seria o sucessor de Bernie? E que rumos a F1 poderia tomar a partir da saída dele?
Aí que está: ele não preparou ninguém pra sucessão.
Abs
Zanardi…. Zonta…. Pizzonia…. zzzzzzzzz
Só faltou o Zena… Zubinho… e o Zelipe Mazza
Ae pessoal, na boa. Eu assisto F1 há há uns 30 anos, desde criancinha, e nunca torci para nenhum destes pilotos e não veja nada demais nessa ultrapassagem do Hakkinen sobre o Schummi. É lógico que estou dizendo isso do ponto de vista de mero espectador, mas sempre me pareceu uma ultrapassagem bem lógica e nem um pouco espetacular.
Fabio Seixas,
Vou comentar aqui o seu programa Pit Stop.
Eles só dão raiva no internauta. Não pelo conteúdo, longe disso. Mas é que os videos demoram demais para carregar. Alías, todos os videos do UOl são assim. A gente acaba desistindo de assistir. Não tem como você dar um toque pros caras do UOL? Eu tenho que deixar o video carregando 10 minutos antes, as vezes até mais, para assistir sem interrupções e navegando na internet 10 minutos é uma eternidade e muitas vezes acabo nem me lembrando de assistir o video que estava carregando. Vários camaradas que curtem F1 comentam a mesma coisa do Pit Stop: ´ah, só da raiva porque não carrega´.
Respeito muito o Schummi, mas vir falar de aprendrer a perder eh demais pra mim. O cara foi campeao uma vez ( no incio da carreira) jogando o Hill pra fora da pista e tentou se-lo mais uma vez jogando o Villeneuve (ja da metade pro fim da carreira), so que nessa se deu mal.
Ele nao deve estar gostando de ver um outro alemao idolo o substituindo e dai resolveu tirar onda pra cima do Vettel.
Após ler o comentario do amigo Thiago Pomkerner abaixo sobre a nascar, lembrei do case “Nascar” em meu livro de marketing citando as mudanças recentes que a mesma fez pra alcançar tamanho sucesso.
O texto é muito bom vale a pena ler Fábio nem sei se vai ser publicado por ser tão extenso. Talvez sirva de post para os leitores entenderem melhor seu argumento F1 vs internet. Ai vai!
“Qual o segredo da Nascar? seu incrível sucesso é resultado de um foco único: criar relacionamentos duradouros com o cliente. Para os fãs, o relacionamento com a Nascar se desenvolve por meio de uma mistura cuidadosa de eventos de corrida ao vivo, abundante cobertura de mídia e sites Web atraentes.”
“(…) Nesses eventos, os fãs fazem festas nos estacionamentos, acampam e cozinham ao ar livre, assistem aos carros rugindo pelas pistas, conhecem os pilotos e trocam histórias com outros entusiastas da Nascar. As instalações chegam a incluir estacionamentos para trailers próximos à pista oval ou ate mesmo dentro dela! Um patrocinador se maravilha: “[Em] qual outro esporte você pode entrar no estádio com seu trailer velho e sentar-se nele para assistir à corrida?” A Nascar realmente se importa com seus clientes e faz de tudo para lhes proporcionar diversão e conforto. Por exemplo, em vez de extorquir os fãs cobrando preços abusivos pela comida e cerveja, a Nascar os encoraja a levar seus próprios comes e bebes. Essas ações significam que a Nascar pode perder uma venda hoje, mas manterá o cliente amanhã.
Para aprofundar o relacionamento com o cliente, a Nascar faz das corridas eventos completamente familiares. O ambiente é seguro para as crianças — seguranças uniformizados patrulham os autódromos para manter a ordem. A atmosfera familiar se estende também aos pilotos. Diferentemente dos atletas reservados e muitas vezes distantes dos outros esportes, os piltos da Nascar parecem pessoas comuns. Eles são amigáveis e prontamente disponíveis para se misturar aos fãs e dar autógrafos. Os fãs vêem os pilotos como bons exemplos, e a longa tradição da Nascar de envolvimento familiar cria a próxima geração de fãs fiéis.
Você nao tem como assistir a corrida ao vivo? Sem problemas. A cobertura da Nascar atinge 18 milhões de telespectadores todas as semanas. Uma cobertura bem orquestrada com câmeras nos carros coloca os fãs no meio da ação, proporcionando-lhes uma emoção vicária que os mantém de olhos grudados na tela. “Quando a estação de TV acerta; meu som surround incomoza os vizinhos, mas faz a felicidade dos meus ouvidos” diz Angela Kotula, uma profissional de recursos humanos de 35 anos de idade.
A Nascar também entrega essa experiência por meio de seus envolventes sites Web. A Nascar.com disponibiliza uma abundância de informações e entretenimento — notícias aprofundadas, biografias dos pilotos, históricos, jogos on-line, discussões entre fãs e merchandise. Fãs verdadeiramente fanáticos podem assinar o TrackPass para obter atualizaçoes minuto a minuto, videos das corridas, som dos carros e acesso a um servidor de arquivos de áudio e vídeo. O TrackPass com o PitCommand chega a disponibilizar dados em tempo real, incluindo a localizaçao em GPS dos carros e dados dos painéis dos pilotos.
Mas uma grande parte da experiência da Nascar é o sentimento de que o esporte é acessível a qualquer pessoa. Qualquer um que saiba dirigir sente que também poderia ser um piloto campeão da Nascar. Um policial de 48 anos, Ed Sweat, descreve desta forma: “A genética não me abençoou com a altura de um jogador de basquete nem com o físico avantajado de um jogador de futebol americano da NFL, mas… em um domingo qualquer, com um patrocinador rico, o carro certo e alguma prática, eu poderia deslizar e voar pela pista, cruzar a linha de chegada e emparelhar meu carro com o de Tony Stewart…É, apesar da minha idade avançada e da minha barriga, apesar de tomar remédio para pressão alta e passar longe de uma academia de ginástica….eu poderia ser o Dale Jarret!”
No fim, esse nível de entusiasmo dos fãs se traduz em sucesso financeiro para a Nascar e para seus patrocinadores. As redes de televisão pagam cerca de 555 milhões de dólares ao ano pelo direito de transmitir os eventos da Nascar. Com produtos que variam do bacon com a marca Nascar e sua própria série de livros de romance aos biquínis Nascar. O esporte é o terceiro em vendas de produtos licenciados, atrás apenas da NFL e da NCAA. E os estudos de marketing mostram que os fãs da Nascar são muito mais fiéis aos patrocinadores do esporte do que os fãs de qualquer outro esporte. Eles são tres vezes mais propensos a comprar os produtos e serviços de um patrocinador do que os que não são fãs, e 72% dos fãs conscientemente adquirem produtos dos patrocinadores devido à sua ligação com a Nascar.
Basta perguntar a Ted Wuebben, um grande fã do piloto da Nascar, Rusty Wallace, cujo carro é patrocinado pela cerveja Miller. “Só bebo a Miller Lite”, diz ele, “não porque tem gosto bom ou é mais leve, mas devido ao Rusty.” Ou conversar com a dentista Jenny German, fã ardorosa do piloto Jeff Gordon. De acordo com um relato: “Ela ativamente procura qualquer promovido por ele. Ela toma Pepsi em vez de Coca, consome sorvetes Edy’s e tem um par de óculos Ray-Ban. ‘ Se eles fizessem calcinhas com o numero 24 estampado, eu as estaria usando agora’, Jenny diz “.
Em virtude do relacionamento com fãs tão fiéis, a Nascar atraiu mais de 250 patrocinadores de peso, como Wal-Mart, Home Depot, Target, Procter & Gamble, UPS, Coca-Cola e o Exercito dos Estados Unidos. Ao todo, as corporações gastam mais de 1 bilhão de dólares ao ano em patrocínios e promoções da Nascar. A Spring Nextel está reservando 750 milhões de dólares para patrocinar a Nascar e ter esse nome na série Nextel Cup nos próximos dez anos. “Eu poderia apostar 1 milhão de dólares para você tentar não deparar com nossa marca em uma corrida da Nascar e você perderia”, diz um representante da Nextel. Outros patrocinadores pagam avidamente 20 milhões de dólares por ano para patrocinar um carro de destaque e ter suas cores e seu logotipo estampados nos uniformes da equipe e nos capôs ou nas laterais dos carros. Ou eles pagam 3 milhões a 5 milhões de dólares ao ano para se tornar o (preenchedor de um espaço em branco)’oficial’ das corridas da Nascar. Será que vale a pena pagar esse preço? A Office Depot não tem dúvidas disso. A empresa começou a patrocinar um carro quando duas pesquisas mostraram que, se ela ligasse à Nascar, 44% dos clientes da rival Staples trocariam de fornecedor de suprimentos de escritório.
Então, se você ainda pensa na Nascar como um bando de caipiras e álcool de destilarias de fundo de quintal, é melhor pensar de novo. A Nascar é uma organização líder de marketing que sabe como criar valor para o cliente, o que se traduz em profundos e duradouros relacionamentos com ele. “Mais que do que qualquer outro esporte”, diz um bem-sucedido executivo de marketing esportivo, ” A Nascar ouve seus fãs e lhes da o que querem.” Em troca, os fãs recompensam a Nascar e seus patrocinadores com profunda fidelidade e a promessa de lucros duradouros.
KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 12 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2007. p. 2-3.
A F1 se profissionalizou demais e bem, mas perdeu coisas importantes…muitas.. várias. Alguns exs: A largada nao tem mais luz verde. P**ta coisa chata largar no apagado. O qualy não tem mais volta rápida livre e pura… tem que ver pneu, combustível, q1, q2, q3. Circuitos insossos. Essa asa móvel ridícula para ultrapassar. Tomadas de camera chatíssimas….mas muito chatíssimas. E mais umas coisas. Voltar o não reabastecimento foi uma boa… mas é pouco, muito pouco. Faltam coisas na F1. Faltam.
Olá Fabio,
É lamentável que a F-1 ignore tanto a internet.
Eu sou daqueles que dá mais valor na internet do que na TV. Depois da internet vem o rádio, na minha preferência, e só depois a TV. Ou seja, gasto muito mais tempo conectado do que vendo TV.
A internet é um universo que abrange tudo, para todos os gostos, e a F-1 (Ecclestone)ainda não enxergou isso.
Sobre a ultrapassagem de Hakkinen em Schumacher na Bélgica foi uma das mais sensacionais da história da F-1. Na minha lista de preferidas é a 2ª, atrás apenas da de Piquet sobre Senna na Hungria/86.
Um abraço, Fabio
Eu fico impressionado em como somem os vídeos.
Lembro de um que havia sido postado nesse blog dessa mesma ultrapassagem. Entretanto era um vídeo de uns 5 ou 6 minutos que mostrava na câmera on bord do carro do Mika Hakkinen a partir da linha de largada da volta anterior quando ele tenta passar o Schumacher e não consegue e vai até a próxima volta no momento em que ele passa o Schumacher. Alguém tem ou sabe onde está postado esse vídeo? (Fiquem tranquilos que eu não sou o Bernie tentando capturar as raridades que ainda estão perdidas por aí! 🙂
Mika Hakkinen sempre foi mais piloto que o Schumacher, logo ele era muito mais rapido e o Alemão só venceu 5 titulos consecutivos, por ter em mãos um carro imbatível, que foi o da Ferrari nos anos 2000 à 2004, logo se os dois dividissem o mesmo cockpit em condições iguais, o Schumacher não pegaria nem beira e o Hakkinen só o viria pelo retrovisor.
Seixas, essa disputa entre Mika e Schummy é uma das minhas favoritas, lembro até hoje que na época o Zonta quando se viu encaixotado soltou no rádio “Esses caras são loucos”!
Hehehe… achei até um link de uma reportagem sobre a fala dele…
http://www.terra.com.br/esportes/2000/08/27/032.htm
Bernie é um sujeito que decide tudo sozinho e assessor para ele só serve se for pra dizer “é isso mesmo, chefe!”
Então, como ele é do tempo do tipógrafo, não é de “se admirar” que ele tenha a internet como inimiga.
Veja as transmissões como são toscas. Ele só aceitou o HD quando viu que somente a formula 1 ficaria de fora (logo ela, sinônimo
de avanços). No mais, elas não informam praticamente nada.
Não acredito que seja apenas a Internet um meio mal aproveitado. A internet ao menos existe a necessidade de que o gestor tem que ser criativo para bolar uma forma de ganhar dinheiro com ela. Mas em outros meios de comunicação nem precisaria de criatividade e são também muito mal explorados.
Eu adoraria ter uma coleção de todas as vitórias do Senna, por exemplo. Pagaria caro por ter corrida a corrida na íntegra, ou pelo menos resumos bem feitos de todas as temporadas que ele correu. Eu sou um fã eterno da F1 e sempre achei Senna o maior. Eu gostaria por exemplo em uma tarde ou noite qualquer rever a corrida de Doninghton de 1993, ou as vitórias dele no Brasil. Ou ver uma boa corrida que ele não ganhou, mas que foi sensacional.
Mas nem por isso só gostaria de ver o Senna. Adoraria ver outros pilotos fantásticos como Gilles Villeneuve, Hill, Jim Clark, … que por ser jovem, não pude apreciar. Ou porque não os pilotos (fantásticos ou não) que vi e apenas gostaria de rever como Hakkinen, Alonso, Rubens Barrichello.
Porque raios não tem por aí documentários detalhados, que mostram as corridas? No máximo se encontram documentários curtos, com 2 ou 3 horas de duração, com os resultados bem resumidos. E que normalmente são feitos para sair no cinema (grande produção).
Poxa, faça documentários para nichos. As imagens estão lá gravadas. A transmissão poderia ser da BBC. Bota legenda lá e pronto.
Ou então disponibiliza as corridas que já passaram via internet estilo um net flix.
Isso me entristece. Certamente a F1 poderia lucrar muito mais com os fãs. Ela parece não se importar muito com esse mercado potencial de bilhões de dolares. E se repassa-se um pouco para as equipes, elas não ficaria abrindo e fechando portas constantemente.
Abraços.
Fábio, não tem nada a ver com o post, mas viu mais uma de nosso heroi, Zanardi?!
http://olimpiadas.uol.com.br/noticias/redacao/2012/08/28/apos-perder-pernas-ex-piloto-da-f-1-volta-a-circuito-como-favorito-na-paraolimpiada.htm
Só para relembrar, pessoal fã do Zanardi, cada vez que eu lembro desta foto, eu me emociono.
http://fabioseixas.folha.blog.uol.com.br/arch2007-03-04_2007-03-10.html#2007_03-10_00_11_22-11074102-0
Vai fundo, Zanardi, grande campeão !!!!!!
Continuo torcendo muito por você !!!!!!
A F1 é um poço de ENERGIA, o que tem de paises querendo um GP, chega a ser fora do comum, ARGENTINA, RUSSIA, COLOMBIA e outros aí. agora eu digo internet pra arrecadação não, internet pra agradar os fãs sim. O velhinho não é bobo, se valesse apena ele já estava lá.
Fabio você mesmo que a F1 precisa de internet? pra aumentar arrecadação. se acha é muito ingênuo!!!
É, realmente internet é um meio desprezível, você e o Bernie têm razão
hahaha! mt boa
kkkkkk não pude deixar de lembrar do Patolino (Daffy Duck)
“Você é desprezível”
Eu entendo que sua intepretação de texto esta precaria. Onde foi dito que a internet é desprezivel?
pelo o que eu entendi, o Freitas não fala que a internet é desprezível. Ele questiona a necessidade de aumento de arrecadação na F1.
Exatamente!!! Ricardo a F1 tinha um monte de pobre, antes do Bernie agora só tem milhonario e ele foi quem proporcionou esse UP GRADE!!! Bernie é um visionário, nunca deve ser subestimado, afinal ele sabe exatamente o que faz.
Fabio, acho que nao eh cegueira, eh arrogancia mesmo. Quer videos de F1? Venha ver os race edits no nosso site!
cesar,
qual o end do site?
abs
Pena que o vovozinho ainda tenha esse pensamento ganancioso, quer tudo para ele, do jeito dele e só para ele. Já fez a vida dele, poderia abrir mão de alguma coisa, seria um presente a milhões de fãs que ajudaram a ser bilionário. Fabio, uma coisa, acabei de ler um tópico a respeito do A. Zanardi; ele irá participar das para-olimpíadas. Gostaria que depois voce postasse algo sobre esse exemplo de vida, de superação, de força, de garra, de amor ao que faz. Um exemplo para todos nós. Grande Zanardi.
A imagem de dentro do carro do Zonta é impressionante. Os dois passam por ele sem tomar conhecimento.
Não teria a ver com o fato de ele ser retardatário, ter que ceder a posição? Creio que se estivesse disputando a posição, a postura do Pizzonia seria outra.
Sim, exato. Mas me referi a velocidade em que os dois passaram por ele.
O Schumi, recebe um grande presente de deus, curtir a f1, sem ter que provar nada, pois o cara é o melhor de todos, basta olhar p/as conquistas, a forma ambiciosa e guerreira c/que realizou suas conquistas… o melhor de tudo isso e poder acompanhar e curtir a sua face atual )na terceira idade na f1), é o cara!
um abraço a todos.
Ele(Bernie) não usa dessas prerrogaivas da intenet, porque não precisa, não existe no mundo concentração maior de milhonario do que na F1, quando ele precisar de aumentar a arrecadação talvez possa mudar a sua estrategia.
O Schumi ta na melhor fase da vida dele. Ele ta curtindo a F1 hoje. Não é trabalho, ele não tem que provar nada, não está disputando nada, ele está curtindo. E é um oráculo… abre a boca e vira noticia na hora.
Quanto a F1 x Internet, lamentável!
Vou ser repetitivo, mas a F1 precisa aprender muito com o pessoal dos EUA.
No site da NASCAR o cidadão comum, pode ASSINAR um plano, bem em conta até e ter acesso ao áudio de qualquer piloto ao vivo, tempo, dados, tudo. Pode até acessar câmeras exclusivas de cada piloto. É um show a parte.
Na F1 só temos um live-timing horrível. Se fosse para ser retrô já seria ruim. Vive caindo e travando, é confuso e omisso.
Sem falar na censura dos áudios. Áudio sai 5min depois que aconteceu e se for algo “inapropriado” não sai.
Vou parar de bater nessa tecla, só me estresso e não posso mudar nada.
Só para ilustrar do que estou falando.
http://storefront.nascar.com/trackpass/?sc_cid=12_RV_Summer
Me mostra algo semelhante na F1…
Não só isso, Thiago. Você pode assinar a NBA via NetFlix nos Estados Unidos, se não me engano.
Imagina quanta gente não assinaria aqui no Brasil?