Pit Stop #242
21/08/12 11:06O Pit Stop desta semana comenta o ranking da “Auto, Motor und Sport”, da Alemanha, sobre o desempenho dos pilotos da F-1 até agora.
Fala de Nelsão e de Nelsinho.
Fala de MotoGP e Indy.
É só clicar…
Comentários
Publicidade
Publicidade
Fabio,
Como anda a recuperação do Kubica? Ele tem chances de tomar a Ferrari do Massa ou não é uma ameaça?
Abraços
Quanto mais demora, menos acredito no retorno dele. Uma pena.
Abs
Cada besteira que o Fabio Seixas, fala é rebartida pelos seus leitores que são realmente de alto nivel, só venho aqui porque aprendo muito com ELES… leitores deste blog. PARABENS PRA VCS!!!
Jim Clark sem Colin Chapman o “mago” projetista dos anos 60/70 não seria nada(só lembram de Vettel e Newey), e quando o escocês teve carro equivalente aos rivais tomou pau(basta ver os anos que ele não foi campeão), Clark foi bi-campeão com um carro muuuito superior em 63 e 65, isso ninguém comenta! Sem Chapman na Lotus nos anos 70, dificilmente Rindt, Fittipaldi e Andretti seriam campeões. Pilotos sempre dependeram de grandes projetistas, isso desde o começo da década de 60, antes na década de 50 o carro já vinha pronto de fábrica, grandes pilotos como Fangio não faziam trabalho de desenvolvimento nos “charutinhos”, isse trabalho ficava para os engenheiros nas fábricas.
Valentino Rossi amarelou!!! Assim como A.Senna, Valentino só sabe sentar e pilotar. Na hora de fazer o serviço MAIS DURO…pipoca, caí fora, deixa o time(em baixa) na mão para correr em equipe de ponta, que esta disputando títulos(assim é fácil chegar aos recordes e títulos). O que vai “somar” mais um título com moto japonesa na carreira do italiano? Levando a Ducati ao título, Rossi ia fazer história. Stoner que foi campeão pela Ducati, vai cutucar Rossi pelo resto da vida.
No esporte a motor cansei de ver pilotos serem campeões com equipamento “pronto”, em equipes organizadas, sem crises! Quem viu a Ferrari nos anos 80 sabe disso, nem Prost conseguiu suportar o sistema de cobranças na época, Prost acabou despedido da Ferrari em 91..
Raros foram os pilotos que lideraram um time de verdade e “transformaram” equipes, na era moderna na F1 só vi acontecer com:
1)Lauda, ao lado de projetistas do calibre de Forghieri e Barnard, deu estabilidade a Ferrari e Mclaren(essa última na era moderna da F1).
2)Piquet, ao lado do genial projetista Murray, tirou a Brabham da fila de anos sem títulos. Na Williams com os “brilhantes” Frank Dernie e P.Head deixaram a Williams no topo em termos de desempenho.
3)Prost, ao lado do fantástico Barnard, deu continuidade a que Lauda fez na Mclaren, isso entre 85 e 89. Na Williams nem tanto, foi tetra com carro pronto de Newey, isso ninguém lembra, mas adoram massacrar Vettel.
4)Schumacher, com os poucos conhecidos(na época) R.Brawn e R.Byrne, levou a Benetton aos títulos em 95/96, mas Schummy fez história mesmo na Ferrari. Hoje aos 43 anos, Schumacher tenta levar a Mercedes ao sucesso(Rossi tem 33 e já amarelou na Ducati, Rubinho é outro que quer time pronto em 2013 na Indy).
5)Alonso, a Renault tinha um ótimo time em 05/06, mas sem “El Nano” nunca chegaria aos títulos, hoje o espanhol carrega a Ferrari nas costas da mesma forma que um grande líder faz, na base da MÃO DE FERRO!!!
6)Vettel, muitos metem o pau no jovem alemão destacando somente Newey, mas poucos observaram!!! Toro-Rosso e RBR só começou a vencer na F1 depois que teve um fora de série ao volante. Toro e RBR já tinha Newey projetando carros antes do alemão chegar, mas nem assim elas conseguiam a tão sonhada vitória. Gostando ou não, Newey só começou a vencer nessas equipes depois que teve Vettel nas equipes. O tedesco assim como Lewis tem muito coisa pra mostrar, com 10 anos de F1 podem fazer o “diabo”, assim como esta fazendo o espanhol na Ferrari. Lewis ainda tem que provar mais, já chegou na F1 em equipe de ponta, Vettel pelo menos ajudou a “erguer” Toro e RBR.
Perceberam alguma coisa? Todos os pilotos acima lideraram um time de verdade, nenhum deles pegaram equipe no topo ou dependeram de companheiro para desenvolver o carro. Liderar time em alta e ser campeão não é bicho de 7 cabeças, duro é pegar a equipe em baixa e colocar no topo. Vejam o que Schumacher fez em 06, ele não foi campeão, mas fez uma coisa até mais importante que o próprio título, “ergueu” a equipe(sem Rubens no time) vencendo 7 corridas deixando equipe e carro “prontos” pra brigar pelos títulos de 07/08. Infelizmente para o Brasil, só Kimi aproveitou a chance em 07(burro foi Rubinho que saiu da Ferrari em 05, se ficasse poderia até ser bicampeão em 07/08, porque(dessa vez sozinho), ia liderar o time). Por outro lado, se Schumacher fica na Ferrari, daria o troco em Alonso em 07, e bateria o arrojado Lewis em 08. O alemão ficaria com 9 títulos!!!
Isso sim é um piloto completíssimo, tanto ao volante como na forma de liderar uma equipe, esteja ela em alta ou em baixa. Schumacher na Mercedes desde 2010 só fala em trabalho, motivação e superação…
Isso por exemplo: Valentino na Ducati e Rubinho na KV não conseguem fazer…
Marcelo,
Muito bem embasado, concordo com quase tudo. Mas ” Jim Clark sem Colin Chapman o “mago” projetista dos anos 60/70 não seria nada” aí pegou pesado!
abraço
Não gostei do ranking da “Auto, Motor und Sport”. Acho que o Vettel, que faz uma temporada discreta, só ficou em segundo por ser alemão. Para mim, depois do fenomenal Alonso, entraria o Kimi. Depois, em terceiro, o Hamilton mesmo. Agora, Schumacher na frente de Rosberg, que tem bem mais pontos do que o heptacampeão, também me parece estranho. No meu ranking da temporada até aqui, Massa seria o último colocado. Piloto da Ferrari não pode ter um desempenho tão pífio quanto o do brasileiro, principalmente se comparado ao companheiro de equipe dele, líder do mundial. Enfim, todo ranking é discutível.
Maldonado fez história na Williams a frente do sobrinho com pole e vitória(se tivesse acontecido com Bruno, Galvão já ia colocar o mesmo como novo fenômeno da F1), como todo piloto com pouca experiencia Maldonado cometeu erros esse ano, mas isso também ocorreu na mesma escala com Bruno, só que ninguém fala nada, fica no “abafa”…
Pastor esta tranquilo na equipe, pagante por pagante desde 2011 ele praticamente banca o orçamento da equipe, portanto pode exigir mais e vai continuar sendo o primeiro piloto na Williams. Pelo menos 3/4 dos 40 milhões em patrocinadores vem do venezuelano, se Maldonado sair da equipe onde Frank Williams vai achar outro piloto com tanta grana? Esporte a motor quem pode mais, chora menos…a chance de Bruno permanecer na F1 é arrumar mais grana com Eike Batista, talvez com mais dinheiro consiga até desbancar Bottas. Maldonado esta garantido na Williams até 2015 porque tem contrato de 5 anos, cerca de 150 milhões.
Pastor ainda se destacou em várias classificações e provas, isso não aconteceu regularmente com o companheiro, tudo que Bruno fez de bom até agora com esse bom carro Williams foi pura obrigação! Essa colocação de Maldonado em 23º chega ser até uma injustiça porque ele esta em 11º no mundial!
Colocaram Bruno a frente por causa do sobrenome, em termos de desempenho o sobrinho esta muito fraco. Aquele “prêmio Bandini” que Bruno recebeu, eu no lugar nem iria buscar…se fosse, daria o prêmio para o Adrian Sutil ou Vitaly Petrov que fizeram muito mais em 2011.
Após onze provas em 2012:
Batalha de Grid:
Maldonado 8×3 Bruno
Batalha pelo Q3:
Maldonado 7×1 Bruno
Vitórias:
Maldonado 1×0 Bruno
Poles:
Maldonado 1×0 Bruno
Pódios:
Maldonado 1×0 Bruno
Colocação no Mundial:
11º-Maldonado,29 pontos
15º-Bruno, 24 pontos
Bruno na F1 no máximo chega no mesmo nível que Heidfeld(e olha lá), o alemão pelo menos com carro do meio do pelotão chegou várias vezes ao pódio. Bruno nem isso esta conseguindo com um bom carro em 2012, veja o caso de Perez, ele já conseguiu dois pódios! A obrigação da Williams era estar brigando justamente com a Sauber nos construtores, mas está muito difícil. A Williams hoje, tem mais carro que pilotos, se Maldonado colocar a cabeça no lugar ainda tem chance de se manter por alguns anos na F1, já Bruno raramente consegue superar as adversidades em treinos e provas, e pra convencer no “braço” chefes de equipes, vai ter que melhorar muito! Não vai ser com 3,4 corridas boas por ano que ele vai convencer na F1, isso serve para o Maldonado também.
Tirando os pilotos nas melhores equipes: RBR, Mclaren, Ferrari e Mercedes! Maldonado foi o único do meio do pelotão que surpreendeu fazendo pole com vitória! A posição de 23º chega ser bizarra porque Maldonado esta em 11º no mundial!
Essa pesquisa no final das contas, não significa nada, o que manda é o quanto o piloto se destaca em treinos em provas, fora a posição na tabela do mundial. O principal é ser veloz, os erros podem diminuir com mais experiencia….
Marcelo…meu “benzinho”, voce me ama tanto, mas tantooooo!!! Me emociono sim e tenho a certeza de que arrumei o namorado certo. Me ama, me adora e me encanta. Nem preciso de um assessor de imprensa assim, voce faz tudo por mim.
Louco de saudade aqui, deixo mil beijos tá!! Longos, quentes e molhados.
Te amo também.
Beijos do sempre seu..”Pastor”, que te leva como uma ovelhinha para o nosso
“cantinho”. ..SMACK!!!!!!!
Marcelo Hugo Chaves esta recrutando os puxa saco , para frente Venezuela, então esta é a oportunidade que vc procura , vá viver um chavista e deixa de ser critico, e autocritico , as provas da F1 , devem ser praticadas por pilotos e não por fãs, deixa de ser agorento e muda para venezuela, e esqueça que torce por brazucas , e no mais não far falta por crer.
prezado fabio.
sempre acho dificil escolher mos melhores pilotos da f1 pq a f1muda muito de ano pra ano, contudo vejo pelo legado e pelo q o piloto passou.
por isso considero os melhores:
1° piquet
2° lauda
3° prost
pq piquet? existe inúmeros avanços na historiada f1 q piquet introduziu: pré-aquecimento dos pneus e líquidos, controle das barras estabilizadoras dentro do carro, controle da pressão dos freios entre dianteira e traseira dentro do carro, pit-stop propriamente dito (sair com meio tanque e pneu mole, andar tão + rápido q pode-se parar trocar os pneus e reabastercer q continuarei na frente)
lauda é só ver a história, só não foi campeão em 76, mesmo quase morrendo pq desistiu de correr no japão, e como piquet, foi bi-campeão (77) mesmo com TODA a equipe lutando contra sua vitória, ferrari 77 com lauda e willians 87 com piquet
sempre arrumo confusão com o q vou dizer agora: senna era foda, sim era, mais não sabia acertar um carro de f1, sempre foi campeão “chupando” o acerto do companheiro (prost 88 e berger 90 e 91) no momento q necessitou fazer escolhas de acerto mandou diminuir a barra de direção e o resto é história.
viva a democracia, viva a diferença de opiniões, não me pré-julguem pelo senna, é o q eu acho e só.
O Piquet sempre foi um acertador de carros obvio, fez sua trajetória com muito
talento tricampeão. Ayrton Senna tinha uma paixão por velocidade fora do comum,
sempre procurou tirar o máximo do carro , um gênio , nos testes para carrida sempre
tirou o máximo por isso teve uma marca insuperavel até o momento . O teu comentario Hendrix, esta fora do texto por
causa da confusão sua de tratar um tricampeão como sugador de acerto alheio
pois bem aonde esta o talento deste pilotos que sempre foram suparados por Ayrton Senna ? falta de reflexos , falta de arrojo , falta de talento ? NÃO claro que não , pois cada piloto traz uma marca e um estilo , um DNA proprio. portanto para de fazer balela e deixa o curso da história
seguir seu rumo…….
Muito boa essa colocação: “A Fórmula 1 precisaria hoje de um piloto com a autenticidade e com as características tanto psicológicas e profissionais como Nelson Piquet”. Tenho 36 anos hoje e cresci vendo o Piquet correr. Antes de torcer para o Senna, torci para o Piquet e só depois que Piquet foi para a Lotus que passei a torcer para o Senna, pelo fato do Piquet não ter mais “motor”, carro, naquela época. Realmente hoje faltam pilotos como o Nelson Piquet. Isso seria tradicional e conservador para a Fórmula 1. Como a época de patrocíneos da Havoline, Mobil e etc. Já ao Nelsinho, assisti a corrida dele e gostei muito de sua “campanha” na categoria da Nascar. Isso faz com que ele se projete e melhor se ele manter uma regularidade. Levando em conta que ele conquistou a vitória fazendo uma corrida de recuperação depois de sair da pista. Foi para os boxes, abasteceu, trocou pneus e venceu. Está de parabéns. E um piloto como o Nelson Piquet (o pai), faz falta mesmo, nem que seja para “boxar” um retardatário.
Fábio, esses dias saiu uma reportagem no uol onde o nelsinho dizia que o massa tem menos desculpas que ele para explicar a diferença para o Alonso, o que vc acha disso?
claramente o barrismo da nascar, se mostrou quando tiraram ele da liderança, mas não adiantou, o muleke voltou com tudo e venceu, não poderia ser melhor.
3 vitórias esse ano, uma na nationwide, outra na truck e uma na categoria de acesso, a arca
bateu na trave outras 3 ou 4 corridas, mas agora é fato, um brasileiro venceu em um oval nas categorias nascar!
Fabio,o que escrevo nada tem a respeito doPit Stop.Mas como o Massa tem sido massacrado,as fotos do Uol por incrivel que pareça irritam mais os torcedores da formula1.
O que você entende por genial? Explique melhor.
Genial vem de gênio.
Perfeito.
Então, veja o que diz o “Caldas Aulete” –
Genial:Que tem gênio, talento (poeta genial); CRIATIVO; TALENTOSO.
e o “Houaiss”:
Genial: Dotado de extraordinária capacidade intelectual, de notável talento .
E você ainda acha que o Piquet não era um gênio?
Mas valeu toda a discussão que você provocou conosco, os torcedores de Nelson Piquet.
Abraços.
Sim, é isso. Vocês são torcedores. Por isso, os entendo. Eu não sou.
Abs
Fabio se vc não é torcedor, de certo também não é reporte… O pit stop de nº235, traduz o que é torcedor ou reporte? Curiosidade o inventor do Pit Stop, na F1 foi quem? Será que foi o Piquet!
Pois é, Sr. Seixas… O senhor se diz não torcedor, mas age como tal… De jornalista, mesmo, sua imagem fica muito aquem daquilo que deveria ser… Como profissional de mídia “especializado”, o senhor não consegue passar uma imagem de imparcialidade… Resulta daí a falta de credibilidade e toda polêmica…
Ah! Gostei da sinceridade. Mas, Piquet, foi o mais genial e o mais criativo de todos os pilotos brasileiros que já estiveram na F1, e isso fica difícil para os meus amigos sennistas concordarem.
achei o Nelzinho muito bom, voltando a ser o piloto que ja conhecemos.
Sou torcedor sim do Nelzinho, quem sabe……
Que bom, seja um bom torcedor agora e aprenda a escrever o nome dele.
Só queria registrar os parabéns ao Nelsinho. Assisti e gravei a corrida. Foi muito emocionante. Vencida na raça e técnica. Como disse o chefe de equipe dele: “não sei onde ele arruma combustível, que técnica ele usa.. só sei que dá certo.”
Isso mostra que ele achou seu caminho e pelo jeito vai prosperar na Nascar. Tomara que vá logo pra Sprint Cup.
Isso é mto bom pro esporte a motor do Brasil, quem sabe um dia teremos um oval por aqui.
Já tivemos um oval, onde as corridas da F Indy eram disputadas. Mas desmontaram.