Sexta, coluna
17/08/12 13:46Naquela época, para uma criança ou adolescente, o caminho natural era torcer por Senna. Os mais vividos ficavam com o “inimigo” Piquet. O primeiro era mais pirotécnico, espetacular, simpático às câmeras. Gostava e cultivava a imagem de super-herói. Voltava a Cumbica após cada vitória, via Deus na curva, falava em “intuição”, chorava, se emocionava… E, pô, namorava a Xuxa! O segundo… Dá pra imaginar um personagem de HQ infantil chamado “Piquêzinho”? Melhor não.
A reflexão veio à tona porque hoje Piquet faz 60 anos. Não, ele não foi um piloto tão genial quanto Senna, não está no panteão dos maiores, mas deixou as marcas da criatividade, da irreverência (às vezes descambando para a sacanagem, é verdade), da busca por brechas no regulamento, do trabalho duro que às vezes não aparece tanto.
Os 60 anos de Piquet são o tema da coluna de hoje na Folha _sim, a partir de agora, a coluna voltou a ser publicada às sextas.
A íntegra está aqui. Na Folha Digital e na Folha de papel, pág. D3.
(E um belo resumo da carreira do Piquet está neste link)
tenho maior respeito por vc, mais escreveu com paixao e nao razão. discordo totalmente de vc. por incrivel que pareça eram épocas distintas…na época do piquet ele sabia dosar a máquina assim como hj o alonso sabe, o button sabe, o kimi sabe. na época do senna ele era pé em baixo sempre, nunca vi senna melhor que piquet, só no marketing nisso ele era genial. agora colocar piquet abaixo de senna como vc colocou discordo, lembra da ultrapassagem da hungria a melhor da formula 1 o carro de lado, meu aquilo foi o suprassumo depilotar no braço, piquet nao tem e nao tinah amrketing era anti-globo assim como as mentes que pensam no país são. piquet ganhava campeonato sabendo poupar equipamento foi um mestre na sua época e olha que tinha prost-lauda-rosberg- o outro argentino o carlos – só fera…e mesmo assim faturou 3 títulos como 3 e prost 2 ou 3 após 90 o piquet desestimulou e o schumi atropelou ele. o melhor de todas as épocas o schumi depois fangio, alonso (o senna dos anos 2000), senna, piquet, lauda, stewart, grahan lhill, mario andretti e prost são os top da f1. tinha o ascari que era doido assim como o vileneuve (gilles). agora piquet foi espetacular..quem nao se lembra das suas brigas….
se Senna não tivesse falecido quantos campeonatos teria, quantas poles, omelhor piloto que vi se chamava JIM CLARK.
Olha Fábio não vou entrar no mérito da questão Senna X Piquet, também respeito sua opinião. Recordo que naquela época eu era apenas um adolescente que gostava de F1, fazia parte de um grupo de garotos que se juntava para assistir às corridas e depois debater. Me lembro que quando o Senna surgiu, foi como um furacão, rapidamente meus amigos ficaram extasiado com o fenômeno, eu fui a exceção continuei adorando ardorosamente o Nelson Piquet, era apenas eu e as pessoas mais velhas que admiravam o primeiro tricampeão brasileiro, esse fato ocorreu em todo País, a garotada fã do Senna e os mais velhos admiravam o Piquet. Na verdade escrevi este coment, só para dizer que estou surpreso com quantidade de admiradores do Piquet, achava que era só eu e avelha guarda que era seus fãs. E só para constar, na minha humilde opinião, o Piquet está entre os cinco melhores pilotos, mesmo tendo competido sempre com máquinas abaixo das de outros pilotos e ter carecido de mídia ao contrário do outro.
Pessoal deixem o Sena morrer em paz, ele não teve oportunidade de envelhecer com Piquet.
Os dois teve sua época.
Acacio
Caramba, do mesmo jeito que a tua opinião é que o Piquet está no “panteão…” a do Fábio é que ele não está. Faz assim… pronto… coloca todo mundo no panteão. Vamos fazer um panteão pra Copa com 60 mil lugares, aí todo mundo coloca quem quiser. Agora vcs tão mais calmos. Pô, que mer…! Será que na internet ninguém sabe a diferença entre opinião e fato!? Olha, vocês sabiam que essa estória de que o Pelé é o maior de todos os tempos é OPINIÃO!? Pronto, arranjei mais briga!!
O pessoal está muito passional nos comentários. Eu não concordo com o Fabio, nivelo Senna a Piquet, cada um com seus defeitos e qualidades e acho que gostar de um não implica execrar o outro. Como alento, acho que faz mais sentido ser passional pelo Piquet do que pelo Barrica, como aconteceu alguns posts atrás.
Piquet reinventou a F1. Usou a mesma malandragem de Fangio, isto é, parar, trocar o pneu reabastecer e ganhar a corrida como fez em Nurburgring naquela que é considerada a melhor corrida de todos os tempos da F1.
Na segunda corrida de Nelson pela Brabham, no Brasil, ele estava com o pé machucado, e sabia que não ia chegar ao fim da corrida, então largou com pouca gasolina e lá de trás foi passando um monte de gente.
Em seguida começou a andar junto com o piloto numero 1 da equipe, Niki Lauda, que era campioníssimo e fez com que o austríaco que não tinha mais muito o que provar se aposentasse pela primeira vez.
Até a época de Piquet, ninguém levava aquela coisa de peso ao pé da letra. Nelson como Fangio e Colim Chapmann leva ao extremo essa preocupação, chegou a tirar a primeira marcha (a engrenagem mais parruda porque necessita fornecer mais torque) da caixa de câmbio, e fez um tempo melhor que o de Lauda numa pista que era de alta na época, Silverstone.
Piquet inventou as regulagens de barra estabilizadora de dentro do carro, o cobertor de pneus e inclusive um aquecedor do carro inteiro , sacou antes do que ninguém que todos os sistemas do carro tem que ser ativos.
Nunca alguém viu o Piquet jogar o carro em cima de alguém, zigzagear na pista. A única vez que bateu em alguém foi numa corrida de F3, quando na largada engatou a marcha ré em vez da primeira. “E ainda puseram a culpa no cara de trás” recorda Piquet, claro, para quem olhava a impressão foi que a distância entre eles encurtou e ficaram com a impressão que o terceiro colocado queimou a largada. Quando ele fazia besteira como aquela vez que largou com os pneus errados no Rio, foi criticado por todos (com razão) inclusive pelo Eclestone. Nelson disse “Perdi, mas se tivesse ganho agora o Bernie estaria dizendo que eu era um gênio”. Todas as “malandragens” que ele fez estavam dentro do regulamento, como a história do preenchimento de líquidos, após a corrida. Ele lia o regulamento, e fazia o que podia fazer dentro do regulamento. Depois a FIA modificava o regulamento. Porque Piquet entendia mais de F1 do que os caras que faziam o regulamento. Ele podia desestabilizar a concorrência psicologicamente, coisa que todos pilotos fazem, tipo Schumacher, Alonso (dois craques no assunto) e inclusive o nosso grande Senna. Mas nunca bateu em ninguém na maldade, por exemplo, dar um soco num cara que está de capacete como o Salazar, é gozação, evidentemente que ele não queria machucar, se quisesse teria dado uma voadora ou um chute, bem ali no…. Quem era malandro, mas malandro no mau sentido era o Briatore. Piquet foi mais uma vez genial, e conseguiu enfrentar um dos chefes mais poderosos de uma equipe idem e inocentar o filho.
Quem viu correr aqui na super-vê viu duelos com Alfredo Guaraná Menezes. A rivalidade dos dois era algo fora do normal, e Guaraná considera Piquet o melhor piloto que ele já viu. O que o Piquet fazia com aquele super-Vê azul era coisa do outro mundo.
Na F1 chegou chegando e com uma Ensign ultrapassada já foi chegando em quarto, no primeiro ano completo enfrentou o campeão Lauda de igual para igual, no segundo ano completo disputou o titulo, só não ganhou porque o Alan Jones deu lhe uma espremida sem tamanho, que hoje seria punida. No terceiro ano ganhou o primeiro título. Foi tri campeão antes que Alain Prost (que salvo engano tinha apenas uma temporada a menos que ele) ganhando com uma BMW turbo, no primeiro ano desse motor sobre a Renault turbo que é uma potência tecnológica e há anos estava andando com esse motor, foi a maior zebra da história da F1. No segundo título simplesmente humilhou a concorrência com a parada para reabastecer combustível.
Uma vez perguntaram para Piquet porque ele deu umas porradas no Salazar, resposta; “Pra ver se ele aprendia”. Então perguntaram porque ele não deu umas porradas no Mansell “Porque esse não aprende de jeito nenhum”. Outra prova de inteligência do Piquet foi colocar o filho para correr na Nascar. Barrichello só agora descobriu a Indy é uma das categorias mais fubengas do planeta, os circuitos de rua são uma droga, ondulados e inguiáveis, o carro é um chassi Dallara, o mesmo fabricante da HRT que é disparado o pior carro da F1. Para ficar menos perigoso depois da morte de Dan Wheldon colocaram um sistema bate-bate em volta das rodas traseiras e com um apêndice atrás da roda dianteira para evitar que as rodas se enrosquem, artifício de kart indoor. Rubens anda melhor em oval porque são pistas um pouco melhores cuidadas que as outras. Rubens percebeu que está no lugar errado. Piquet sacou que a Indy não é o melhor lugar dos EUA para se correr. O estilo de Piquet não é obsessão, mas obstinação. Ele é flexível assim como são todos os bons engenheiros e pilotos da F1. O regulamento está cheio de buracos e tratam o carro como se ele fosse uma coisa inflexível, coisa que não é, a começar pelos pneus que tem mais curso de suspensão que as próprias molas. O que Piquet fez foi o mesmo que Adrian Newey fez quando inventou a asa flexível, que estava dentro dos parãmetros do regulamento, assim como a Mercedes fez ao inventar aquele buraco embaixo da asa que é um “F Duct” colocado atrás do carro embaixo do DRS, que por enquanto está dentro da letra escrita do regulamento porque só atua quando o DRS é acionado. Para proibir isso tem que mudar o regulamento. A Brawn ganhou um título por causa de dois furos embaixo do assoalho que eram o segredo conectado ao double decker. Deixaram passar porque era uma equipe em estado falimentar. Piquet não fez nada de pior ou de melhor do que fazem todas as equipes, inclusive a Ferrari que inventou certa vez um assoalho flexível completamente fora do regulamento. Se analisar bem, não dá para saber se Nelson é melhor ou pior do que qualquer um lá. Quanto ao Senna ele poderia ter levantado a bandeira do Brasil em vez da Vasco. Em vez de fazer a gente chorar ele preferiu fazer a gente rir mais uma vez. Mas o Nelson Jr. em compensação vive levantando a bandeira do Brasil lá nos EUA. O Nelson sabe o que faz e torço que ele faça alguma coisa mais.
Espetacular seu texto, parabéns!
Não sei porque ainda se discute sobre quem é melhor se Piquet ou Senna.
Não se pode comparar um piloto que fez uma ultrapassagenzinha como aquela no GP da Hungria em 1986.( que até hoje é considerada uma das melhores coisa de todos os tempos da F1)
Com um piloto que no dia 24 de março, no autódromo de Interlagos, em São Paulo. Naquele GP, terminou a prova apenas com a sexta marcha de sua McLaren. Mesmo com uma única marcha, o piloto brasileiro conseguiu manter a média de 1min25s por volta. Isso foi registrado e comprovado pelas câmeras de TV instaladas em seu carro. (E tem gente que jura que é verdade o Galvão por exemplo)
esse povo necessita urgentemente de um curso de INTERPRETAÇÃO DE TEXTO.
Hahaha, bem observado.
Piquet era um gênio. E se tivesse uma revista sobre o piquezinho, não poderia ser infantil com certeza.
Perfeita colocação! Piquet não ta entre os 10 maiores da historia, mas com certeza foi um grande piloto.
As pessoas que não gostam do Senna, adoram ficar atacando, o fato dele saber lidar com a imprensa não significa que era puxa saco, ou ter amizade com Galvão, o pessoal fica procurando coisas pra criticar.
Senna, o maior de todos, indiscutivel.
Não sei “de qualé” do pessoal ficar tão bravo com o seu comentário, Fábio. Sou piquetista, discordo plenamente da sua afirmação “não está no panteão dos maiores”, pois o coloco no top 5 de todos os tempos, mas nem por isso fico irritado com sua opinião. Infelizmente as pessoas tendem a levar opiniões alheias, principalmente na internet, como ofensas e algo a ser debatido como se fosse uma guerra. Realmente, Fábio, você precisa de uma paciência absurda para lidar com um blog…
Uma coisa é opinião, outra coisa é falar besteira! “Não foi um piloto tão genial quanto Senna…” Deve ser por isso que passou ele por fora derrapando nas quatro. E o Senna foi bem sujo pois quando viu que o Piquet ia por fora, jogou o carro em cima dele. E deixe te dizer uma coisa: TODOS procuram brechas no regulamento. Jogar o carro contra o companheiro de profissão pra ser campeão também é uma tremenda sacanagem!
Vai pra merda véio…
Pelo computador é fácil ser “macho”….
Quem é vice campeao no seu segundo ano e campeao no terceiro em um esporte de elite pra mim é genio !!! Quantos pilotos fizeram isso ??? Vettel fez parecido , foi no quarto ano e como Piquet em cinco era bi-campeao .Ele pode nao estar na lista de reporteres tendenciosos e q nao conhecem . Vc já guiou alguma coisa na vida ???Aposto q nem velocipede… Guarde sua preferencia Sennista pra vc , nao publique esse tipo de asneira . Seja menos pretencioso .
Pra que vc veio comentar aqui então???
vai assistir novela.
Não entendi os comentários. Onde está dito que ele não foi um grande piloto? É justamento o contrário, ele diz exatamente isto.
Qualquer lista que seja feita no automobilismo sobre os melhores, não se encontrará o Piquet nela, o que talvez seja injusto, mas é a realidade.
É isso que acho que ele quer dizer qdo fala q não está no panteão dos maiores.
No ponto, Fernando.
Abs
Ok. Por este ponto de vista eu também concordo.
Se é que é assim, então temos de aceitar que o Seixas não sabe ou consegue expressar o que pensa… De fato, usar as palavras realmente é muito difícil… Ora falamos menos do que pretendíamos, e ora falamos mais do que queríamos… Seguindo essa linha de raciocínio, é fácil entender as asneiras dita pelo “jornalista”…
Bem, poder haver uma outra hipótese…..
Discordo sobre o fato de Piquet não estar entre os maiores. Ele foi um grande piloto, junto com Ayrton Senna. Cada um teve seu tempo. Os dois foram campeões três vezes na F1. Além do mais, uma das ultrapassagens mais geniais deste esporte foi protagnizada por Nelson Piquet, e a vítima foi… Ayrton Senna, em seu tempo de Lotus, quando Piquet terminou em primeiro e Ayrton em segundo. Os dois foram brilhantes. É difícil, no entanto encontrar pessoas que viveram na época e torceram para os dois, pois geralmente que torcia para um não gostava do outro. Mas não se pode dizer que Nelson Piquet foi inferior a Ayrton Senna. Para mim, ambos estão no mesmo patamar. A diferença maior é que enquanto o Nelson Piquet teve a oportunidade ter seu declínio natural e encerrar a carreira, Ayrton Senna morreu ainda no auge, deixando quase de ser um ser humano para praticamente se tornar uma lenda.
PIQUET, melhor em tudo.Até pela irreverencia.Punto e basta.
Infeliz no comentário o Fábio. O piquet nunca fez um filme sobre a sua correria como piloto… Nunca puxou o saco da imprensa… E não está nem aí para o que falam ou não dele. Já o senna, foi vítima da sua própria obstinação em ser sempre o melhor e o mais rápido. O piquet não… Ganhou campeonatos com esperteza e regularidade. O alongo vem fazendo isso na ferrari e por isso é o melhor hoje em dia.
inventando novo piloto??? quem é esse que vc disse???
Acho que está equivocado no texto: “não está no panteão dos melhores da F1″… Não preciso acrescentar mais nada, pois os outros ja disseram o suficiente sobre o Piquet. Todos tem o direito de escolher seu piloto favorito. Mas esse seu comentário foi o primeiro que me decepcionou. Infelizmente não irei ler ses próximos textos com os mesmos olhos.
Sr. Seixas, acredito que seu comentário tenha algo de provocação, talvez inerente a sua profissão, imagino que não seja tão ignorante como quer demonstrar, mas um pouco de respeito a história e reconhecimento dos grandes que a fizeram, com certeza lhe tornarão um jornalista melhor. Feliz aniversário Sr. Nelson Piquet, ídolo dos ídolos (Segundo Niki Lauda).
20 anos depois que Piquet e Senna dividiram uma curva pela última vez, é “cult” dizer que o primeiro foi melhor que o segundo.
O Brasil teve 3 pilotos de alta qualificação os panteões da F1 Fittipaldi , Bi campeão , Nelson Piquet um genio estratejistas , Ayrton Senna o até então a soma do genio magico e acima de tudo um piloto fora de série, o seu acidente fatal calou uma geração dos anos 8o e 90 , seu mundo não havia espaço para o limite, sempre procurou superar os limites das máquinas o que o fez com maestria , para muitos um delirio, mas para o Senna apenas um desafio, que com muita raça o fez com como superação . Nelson Piquet sempre estará entre os brasileiros como um talento unico indiscutivelmante.
Fábio, seja sincero. A parte que diz “não está no panteão dos maiores” foi endereçada ao seu tio, não foi? 🙂
Cara, não sei como a Folha permite postar um texto sem pé nem cabeça, sem o menor respeito a biografia do piloto. E o texto não é apócrifo1 Tem a assinatura de um anencéfalo. E pior, ainda perdi meu tempo lendo esse lixo. Nunca mais volto aqui e recomendarei a quem puder que também não o faça. Horrível. Um lixo!!
Sinplesmente pq a Folha detesta Piquet, desde da epoca que piquet corria na super V isso foi dito pelo proprio Piquet, pq Nelson não era do eixo Rio- São paulo e sim de Brasilia, entendeu agora…pr isso Piquet não dava a minima´pra a imprensa brasileira.
É cada lenda que aparece aqui…
“Não está no panteão dos maiores”????!!!!
Prezado Fábio Seixas, você viu o GP da Hungria em 1986? Se não, veja o que o Piquet fez com o Senna.
Como tem velho aqui.
Até por seu lado meio marrento, ainda posso concordar, mas dizer que Piquet não foi grande piloto, acho que sua frase foi muito mal feita, no brasil não tinha concorrente, lá fora ganhava corrida contra os gringos e contra a própria equipe!
Em algum momento eu disse que Piquet não foi um grande piloto?????
Disse sim, quando você disse que não está no “Panteão” dos maiores.
E quantos pilotos cabem no seu panteão?
O problema não é “quantos cabem no seu panteão”. Você dá a porrada (“não foi genial”) e depois assopra (“deixou marcas de criatividade”) e aí depois dá a porrada de novo (“descambando para a sacanagem…”). Isso está claro no seu texto quando você o julga do seu “panteão”!
Dizer que não foi genial é “dar porrada”? O texto, meu caro, vai justamente no sentido oposto ao que você entendeu. Eu começo dizendo que torcia por Senna na infância e que, hoje, me rendo a Piquet. Não por acaso, o título é “Compreendendo Piquet”. Agora a MINHA opinião é que embora SENSACIONAL, ele não foi GENIAL. Isso não é demérito.
E quanto ao “meu panteão”, é meu. Você pode ter o seu, com os pilotos que bem entender. Vou respeitar. É tão difícil assim assimilar opiniões diferentes?
Abs
Fabio, você diz que seu texto vai no oposto do que eu entendi mas então tem muita gente que não interpretou direito, basta contar o número de comentários negativos. O seu elogio ao Piquet parece a frase do Senna quando ele disse que sumiu para outros campeões que não faziam sucesso aparecerem. Convivo com opiniões mas desconhecimento é outra coisa!
E “descanbando pra sacanagem” é elogio?????
Não. É fato.
Abs
Jogar o carro pra ser campeão também é fato e você não falou nada! Aliás é uma sacanagem muito maior! Abs.
Só um problema, Fabio: no texto você não diz “meu panteão”. Você diz: “não está no panteão…”, o que leva a entender que é a sua análise como jornalista, não sua opinião pessoal/de torcedor.
Que festival de críticas para você. Parabéns. Vale isso mesmo. O contraditório. Abraços.
PS. Bons comentários dos participantes.
Sou sennista, mas admiro demais o Piquet. Ele esta, sim, no panteão dos grandes da F1. Ele foi campeão contra pilotos e a propria equipe, que torciam pelo ingles que fez a estatua da mulher feia (royalties pro Piquet). Isso sem falar no bom gosto pelas mulheres.
Silvio, obrigado pelo comentário sensato. Não sou sennista mas foi um dos grandes gênios com certeza. Mas também fez coisas questionáveis jogando o carro contra o Prost. O mesmo serve para o Schumi e o Alonso, que sabia sim da armação do Briatore.
“Não está no panteão dos maiores”, é pelo jeito o efeito Senna/globo/galvão ainda corre por suas veias.
Fabio, acho que todos têm direito a escolher seus ídolos mas acompanho fórmula 1 desde 1972, lendo inclusive literatura especializada pois sou físico. Dizer que Piquet não está no “Panteão” dos maiores é uma total falta de conhecimento. Vá estudar um pouco sobre o
assunto vai. Ou melhor, aproveita e telefona pro seu tio e pede para ele te ensinar um pouco!!
cara vc é um velho mto, mto, chato meu tio disse isso. put4 merd4.
Você não consegue ter outro argumento. Eu sou velho e você tem idade mental de 5 anos.
Talvez menos!! Seu tio disse isso também.
Adoro seu blog mas preciso continuar a falar, pois sua opinião me deixou desconcertado, fico triste por algumas pessoas enaltecerem tanto o senna e esquecer de quem foi Nelson Piquet, um cara que desenvelveu carros de f1, fez macetes que até hj são usados na f1, jamais quis dirigir por dinheiro, afinal no primeiro ano com Bernie, dono da equipe, correu de graça, apenas pra dizer, eu tenho talento, jamais usou a midia pra dizer que era religioso e popular, coisa de fresco, desenvloveu varios carros e foi campeão com eles, ao passo que o outro só queria correr na melhor esuipe, já pronta, apenas pra não ter trabalho, coisa de fresco, talento Nelson tinha de sobra e pra mim foi um dos maiores de todos os tempos, pra mim está entre os cinco, e no Brasil pra mim é o primeiro, era acima da média, um gênio.
Fresco é você, com seu comentário infeliz. Vá assistir frescobol na praia.
Seixas nem de longe chamei vc de fresco, jamais faria isso, se vc ler atentamente, me dirigi ao finado Ayrton Senna, que realmente era fresco, pra não dizer outra coisa, desculpe se passei essa ideia.
Caro Josafá . Não deve esquecer de José C.Pace, Emerson Fittipaldi brasileiros que tinham um talento a moda do seu tempo, ninguèm esqueceu Nelson Piquet que no seu tempo foi um gênio , agora falar que Senna se beneficiou por causa do carro da Mac Karen, já esta pra lá de
tosco , um formula 1 não funciona sem um bom piloto , certo . Porque? Barrichello nunca foi campeão mundial , Felipe Massa ambos com uma ferrari nas mãos simples talento passou longe e os caras ficaram de segundo pioto …..
Estranhei também o comentário do Seixas mas se é a opinião dele, tem que se respeitar mas isso não significa concordar. Realmente, é muito mais cômodo sentar e pilotar do que desenvolver um carro do “zero”. Eu sempre toquei nesta “tecla” mas o ufanismo disseminado pela Globo e G. Beuno ofuscava isso. E mais, por não ter uma equipe de relações públicas para “vender” sua imagem é que o Piquet criava uma antipatia com os torcedores (estes só se interessavam por resultados) mas o Nélson era a imagem dele mesmo, verdadeira, não precisava vender uma imagem de bom moço, educado, patriota, etc…
Seixas tenho a minha opinião formada sobre Senna x Piquet…O primeiro nasceu praticamente dentro de um kart, desde criança pilotava, dia após dia, pra mim o q senna foi, foi gerado por muito treino, isso não é talento, é treino, agua mole em pedra dura tanto bate até que fura, já Piquet não, antes dos 17 anos jamais dirigiu um carro, e não foi por um kart, agora me responda quem tem talento nasce com ele, e Nelson nasceu com talento, jamais treinou num carro mesmo que de rua antes dos seus 17 anos, fala serio, acho q Piquet fez muito mais do que senna na formula 1, vencer um campeonbato em que um carro ganhou 15 das 17 provas pra mim não é talento, até Button foi campeão com um carro bom, já Piquet ganhava campeonato nos miseros pontinhos a mais, uma formula 1 mais justa e apertada, não estou criticando sua opinião, apenas expondo a minha. PIquet o maior do Brasil.
Boa Josafá, concordo plenamente contigo. Piquet ganhou 2 campeonatos com um carro que não foi campeão dos construtores (em 83 a Brabham foi 3ª e em 87 a 2ª), Senna só foi campeão com o melhor carro do Grid.
podiam dar o carro do Senna pra vc ganhar tbm.
.
Complementando o que disse o Rafael. Senna só foi campeão com o melhor carro do grid. Digo mais, ” melhor carro de todos os grids de todos os tempos” . Ninguém mais lembra que os MP4/4 colocavam uma , algumas vezes até mesmo até 2 voltas no terceiro colocado em várias corridas. Vantagem completamente desproporcional. Piquet foi o único piloto que eu ví em atividade que foi campeão sem que a sua equipe fosse também campeã dos construtores no final da temporada. Campeão com 3 marcas de motores diferentes. O Senna só foi campeão com a Honda em um momento da F1 que esse conjunto motor / chassis MP4/4 era insuperável. Pena o Ayrton ter falecido daquela forma. Mas se a sua vida tivesse seguido adiante, qual seria a opinião geral vendo o Schumacher fazer tudo o que fez com o Senna em início de decadência assistindo impotente a tudo que viria. Ou ninguém lembra que naquele ano o Senna sequer marcou um único pontinho, enquanto o Schumacher no final daquela corrida fatal de Ímola já tinha 40 pontos, e 100% de aproveitamento com um motor Cosworth. Talvez o “mito ” “o herói” nacional hoje simplesmente não existiria.
Raikonen foi campeão com a ferrari em 2007, que só foi campeã nos construtores pq a mclaren perdeu os pontos. Mas não há dúvida que ganhou de Alonso e Hamilton com um carro muito pior.
Retificando a informação em 87 a willians foi campeã dos construtores o primeiro título de piquet em 81 teve a brabham como vice dos construtores.