Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Sexta, coluna

Por Fábio Seixas
17/08/12 13:46

Naquela época, para uma criança ou adolescente, o caminho natural era torcer por Senna. Os mais vividos ficavam com o “inimigo” Piquet. O primeiro era mais pirotécnico, espetacular, simpático às câmeras. Gostava e cultivava a imagem de super-herói. Voltava a Cumbica após cada vitória, via Deus na curva, falava em “intuição”, chorava, se emocionava… E, pô, namorava a Xuxa! O segundo… Dá pra imaginar um personagem de HQ infantil chamado “Piquêzinho”? Melhor não.

A reflexão veio à tona porque hoje Piquet faz 60 anos. Não, ele não foi um piloto tão genial quanto Senna, não está no panteão dos maiores, mas deixou as marcas da criatividade, da irreverência (às vezes descambando para a sacanagem, é verdade), da busca por brechas no regulamento, do trabalho duro que às vezes não aparece tanto.

Os 60 anos de Piquet são o tema da coluna de hoje na Folha _sim, a partir de agora, a coluna voltou a ser publicada às sextas.

A íntegra está aqui. Na Folha Digital e na Folha de papel, pág. D3.

(E um belo resumo da carreira do Piquet está neste link)

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Felipe Marinho comentou em 19/08/12 at 1:02

    Ele está entre os maiores! O piloto mais genial que a F1 ja teve! Deveriam fazer um filme da história da lenda Piquet

  2. André comentou em 19/08/12 at 0:10

    Fábio, você falou tudo. “ele não foi um piloto tão genial quanto Senna”. FOI MUITO MAIS GENIAL QUE Senna.

    Fábio, achei que você entendia alguma coisa de automobilismo e era um bom jornalista, mas depois dessa… Vi que você não sabe NADA de automobilismo. Vai estudar.

  3. Gilles comentou em 18/08/12 at 23:47

    e pra comemorar o NElsinho ganhou na nascar. e foi bacana a corrida.

  4. Gilles comentou em 18/08/12 at 23:44

    Quem deve estar no top 5 eh o rubinho e o massa. Fabio, neesa se forcou uma barra.

  5. Antonio Roberto Macaé comentou em 18/08/12 at 21:32

    “Não, ele não foi um piloto tão genial quanto Senna,”… Só rindo mesmo… O Flávio Seixas não fala essas coisas por má fé… É que ele precisa criar essas polêmicas só para subsistir… Já que ele deixou o pé de Barrichelo, que agora está na Indy, então ele não pode perder essas oportunidades… Compreensível. Perfeitamente compreensível… Mas perfeitamente risível… O próprio Senna, coitado (que ta morto), não tem culpa dessas asneiras que cultivam por aí…

  6. Frank Nepomuceno comentou em 18/08/12 at 20:41

    não está no panteão dos maiores? só pode ser brincadeiras. Infelizmente só podemos ver Senna ser campeão com os melhores carros, ou ele foi campeão com algum carro que não fosse o melhor? Foi campeão por quantas equipes mesmo? Um título ganho numa colisão, causada a propósito. Isso é ser gênio? Infelizmente não foi possível ver Senna disputar campeonato (e não uma ou outra corrida) contra um carro melhor que o dele. A morte dele naquele momento e com a chegada do Shummy o transformou num ídolo. Piquet ganhava no braço. Além do mais era chato assistir Galvão Bueno narrar uma corrida óbvia, com uma vitória de ponta-a-ponta de Senna, com um super carro, o melhor da época. O que tem de mais nisso? Se admiro algo em Senna é pelo que ele fez em alguns momentos nas outras equipes e não na super McLaren!

  7. Marcos comentou em 18/08/12 at 20:33

    Fabio vai escrever sobre autorama porque de F1 vc tá fraquinho demais… Nessa vc se deu mal… pesquise antes de postar… abraços.

  8. Marcos comentou em 18/08/12 at 20:25

    Fabio Seixas me surpreende as vezes com comentários meio sem sentido… Tenho certeza que Piquet e Senna se equivalem, na minha opnião Piquet leva vantagem sobre Senna.

  9. Genesco Junior comentou em 18/08/12 at 19:39

    Pra mim, quando alguém diz que Senna foi melhor que Piquet, é a mesma coisa que dizer hoje que Hamilton é melhor que Alonso. Pessoal se empolga em ver cara que dá uma de louco na pista, e esquece que piloto bom, é aquele que além do talento, também sabe trabalhar nos boxes, desenvolvendo carros, e fazendo times virarem vencedores. Senna era ótimo, sem dúvidas, mas pra mim está atrás do Alonso, Schumacher, Fangio, Prost, Lauda, Piquet…

    • Murilo Rodrigues comentou em 20/08/12 at 9:29

      Concordo. Até que enfim estão aparecendo quem realmente entende de F-1. Senna foi um grande piloto mas só gostava de sentar na melhor equipe, no melhor carro. E ele afirmou isso várias vezes. Quem não se lembra que ele recusou ínumeras vezes o convite da Ferrari? “So vou para lá quando tiverem o melhor carro”. O mesmo disse que não gostava de desenvolver carro, que “não tinha tempo”. Que frase premonitória, não acham ?

  10. claudioJP comentou em 18/08/12 at 19:29

    nao está no panteao dos maiores ?? eu hein..

  11. `Charles comentou em 18/08/12 at 18:39

    Boa noite Fábio! respeito muito a teu conhecimento técnico e todo histórico sobre a categoria. Agora como jornalista deveriam mostrar o que o “verdadeiro” Senna, por trás das câmeras que usou de munições e poder para poder chegar aonde chegou: tipo – o fim justifica os meios. Piquet usou de malandragem da palavra, mas nunca prejudicou ninguém, além de ser autentico, verdadeiro e extremamente habilidoso! Nao puxava saco de jornalista para ser visto como DEUS. Piquet para mim foi o melhor e sempre teve carctér!

  12. Rodrigo comentou em 18/08/12 at 18:04

    DIzer que Piquet não está no panteão dos maiores, é nunca ter acompanhado a carreira do cara.Ele não foi “midiático” (ainda bem), e só.

    De resto, correu contra, venceu contra e foi campeão contra os melhores de sua geração, dentre os melhores da história.

    (e faz parte do seleto grupo que foi campeão sem ter o melhor carro…embora fosse o mais bonito, que saudades da Brabham)

  13. Sergio comentou em 18/08/12 at 16:25

    Caro Fábio, belo texto. Eu era adolescente naquela época, mas por questões “políticas” e pela minha personalidade eu era Piquet. Mas inimigo do Senna. Vibrava com as vitórias, mas não gostava da adulação dele com a rede Globo, e etc… Gostaria de mostrar apenas um contraponto em relação a sua comparação e aos dados estatísticos. Senna já fez parte de uma F1 com apenas dois carros e apenas uma equipe ou no máximo duas equipes e quatro carros. Você há de concordar que nesse cenários as estatísticas são diferentes. Não há como cobrar de Piquet e de Emerson (não podemos esquecê-lo) o mesmo número de pontos, vitórias, poles e assim por diante. Mesmo em um cenário diferente Piquet e Senna tiveram o mesmo número de campeonatos, e se por um lado Piquet não teve as mesmas chances de Senna, por outro lado Senna morreu cedo demais, apesar que isso pode tê-lo ajudado a virar o mito. Digo isso porque na F1 as coisas mudam rápido e ele teria pela frente nada mais nada menos que o alemão heptacampeão. Prefiro achar que ambos foram tri, no conjunto bom demais, se uma era mais rápido o outro mais cerebral, talvez a principa diferença que um era héroi o outro anti-herói. Abs, Sérgio.

    • Sergio comentou em 18/08/12 at 16:26

      Errata. “Não inimigo do Senna” no lugar de “Mas inimigo do Senna”.

  14. GustavoEgito comentou em 18/08/12 at 16:23

    Valeu, Fábio!
    Você fez uma provocação tipica do Piquet só para nós discutirmos e provarmos, por A + B, que Piquet é mesmo o maior da História.

  15. Gustavo Guber comentou em 18/08/12 at 15:11

    Seguindo a maioria, não tem como não estranhar a frase “Não está no panteão dos maiores”. Ora Fabio Seixas, por favor, nos dê a lista dos maiores, fiquei extremamente curioso. Imagino que esse panteão seja composto por um ou dois pilotos, pois se for entre os 10 com certeza Piquet está presente. Embora seja possivel identificar, sugiro que deixe mais claro quando se trata de uma informação jornalistica, um fato acontecido, e quando se trata de sua opnião. Ok sei que é um blog e blá, blá blá, mas buscamos, e por vezes encontramos, muitas informações em seus textos, você faz parte de uma imprenssa muito especializada. Porém acho que não colocar Piquet entre os melhores, os super pilotos… foi uma ‘bad trip’ sua, derrapou na curva. Abraços.

  16. waters comentou em 18/08/12 at 14:32

    rsrsrssrs! durma com um barulho desses. acho que o blogueiro só tece esses comentários para as pessoas discordarem dele e…

  17. Marco Clerris comentou em 18/08/12 at 13:15

    Fábio, sou seu fãnzaço há muitos anos, mas desta vez você, talvez pela sua pouca idade, comeu bola. Piquet foi e sempre estará entre os grandes. Pra mim ao lado de Senna, Lauda, Prost, Fangio e Schummi, Nelson é o cara.
    Foi ele quem “inventou” a troca de pneus e reabastecimento; foi um dos melhores mecânicos e acertadores de carros da história; primeiro campeão da era turbo; ganhador do título de maior ultrapassagem da história, no GP da Hungria, justamente em cima de Senna. Apenas não gostava de cultivar seu marketing pessoal e falava com propriedade sobre F1, sem se preocupar em dizer meias verdades sobre o assunto nem agradar este ou aquele repórter. Enfim, um dos grandes certamente; muito autêntico, certamente.

    • Murilo Rodrigues comentou em 20/08/12 at 9:35

      Só uma correção, o Piquet não inventou mas sim, trouxe da F-Indy, o reabastecimento e as trocas de pneus, acredito em conjunto com seu grande amigo Gordon Murray. Que dupla, concorda??

  18. junioR - Tubarão SC comentou em 18/08/12 at 11:59

    Permita-me discordar Fábio, mais ao seu modo, Nelson foi tão ou mais genial que Senna. Abaixo uma frase que eu acho fantástica

    Repórter: “E aí Piquet, vai ganhar hoje?” Piquet: “Sou piloto, não sou vidente.”

    abs

  19. Alex comentou em 18/08/12 at 11:35

    Cada um tinha seu estilo de pilotar. Eu sempre preferi ver o Piquet nas pistas. Gostava mais do estilo dele. O fato é que ambos pegavam pesado, dentro e fora das pistas. Mas se Piquet não está na lista dos dez mais, é porque nunca jogou pra galera. Nisso Senna era mestre. Um marqueteiro e um manipulador sem igual do circo midiático e da comoção popular. Ao menos Piquet era sincero e parecia assumir as consequências das suas escolhas sem frescura, já Senna era dissimulado. Para mim, que já tenho quarentinha no lombo, Piquet é fácil fácil um dos cinco maiores da história.
    É a minha opinião.

  20. Giuliano SPFC comentou em 18/08/12 at 11:21

    Tenho 32 anos e só me lembro do fim da carreira do Piquet na F1, mas para mim ele é um gênio das pistas, entendia tudo de mecânica, engenharia, acertava os carros, focava na parte técnica, mas não tinha a mínima paciência para as câmeras de TV para o show biss que cerca a F1, e era um cara que não ficava em cima do muro, falava o que tinha que falar, era autêntico, e não levava desaforo para casa e resolvia na hora e no braço literalmente, não fazia questão de ser simpático, guardadas as devidas proporções, é mais ou menos o estilo de Raikkonen na F1 atual. O Senna é tão genial quanto, tinha as mesmas qualidades técnicas, mas era um cara mas mídia, mais político, o herói do povão, era o cara das festas glamurosas, das namoradas de TV, simpático ao grande público, mas ambos geniais.

  21. Anderson Sartori comentou em 18/08/12 at 11:11

    Uma reflexão muito infeliz essa!! Não posso ler a integra do texto, mas Piquet tinha atitude, personalidade e sujava a mão no acerto do carro. E com todo respeito, o que a Xuxa tem haver com a competência de um piloto? Entendo sua “brincadeira”, mas para mim muito infeliz e não leva em conta toda a trajetória e as influências no automobilismo. Infelizmente a Rede Globo, como tudo no Brasil, levou Senna a “esse panteão”. Piquet merecia aqui neste espaço dedicado ao automobilismo, um pouco mais de respeito e uma devida homenagem!

    • Fábio Seixas comentou em 19/08/12 at 18:35

      Desculpe, mas quem não leu a coluna inteira não tem base para concordar ou discordar. É o caso de muita gente que está comentando aqui. A essência do texto é justamente o oposto do que você e outros entenderam por só lerem um trecho.
      Abs

      • Anderson Sartori comentou em 19/08/12 at 20:26

        Obrigado Fabio pelo esclarecimento. Infelizmente comentamos pelo que tivemos acesso. Desde já parabenizo sua intervenção e abertura para o diálogo!

      • Antonio Roberto Macaé comentou em 20/08/12 at 13:23

        Apenas um comentário, numa boa, sem polêmica… Se as pessoas não lêem a coluna, é exatamente porque o texto de chamamento não desperta interesse… Alí mesmo a pessoa já perde o interesse… Há de haver alguma coisa que nos dê a impressão que teremos um bom conteúdo. Talvez até vc pense que criando essas polêmicas vc vai conseguir despertar o interesse das pessoas… Mas sempre vai acontecer exatamente o contrário, porque como jornalista vc não consegue criar tais polêmicas como se fosse de fato um jornalista… Parece mais uma pessoa comum sem conhecimento de causa… Então, por que ler a Coluna ??

  22. alfredo comentou em 18/08/12 at 10:20

    Gênio foi Piquet. Campeão em uma equipe sem tradição de campeã que não vencia o campeonato há quase 20 anos (Brabhman/Ford). Desenvolveu e foi campeão com um motor com o qual nenhum piloto foi campeão, nem antes, nem depois (Brabham/BMW/turbo). Primeiro campeão com o motor (Willians/Honda/Turbo). Sena, foi campeão, com um único motor, Honda, em uma única equipe, McLaren, que, por sinal era independente dele, campeã. Venceu, em 8 anos 7 títulos com 3 diferentes pilotos (Lauda-84, Prost -85/86/89, Sena 88/90/91) e 2 diferentes motores (Porshe e Honda). Em quase todos estes anos a equipe foi tbm vice. O único metido que atrapalhou a sequência vencedora da McLaren foi…Piquet (87). Resumindo gênios foram, a equipe McLaren, 7x campeã em 8 anos (5 vices) com 3 diferentes pilotos e 2 diferentes motores e Piquet que nunca pegou carro pronto.

    • Alex comentou em 20/08/12 at 15:23

      No alvo! Excelente análise, Alfredo. Eu nunca tinha comparado Piquet e Senna por esse ponto de vista. De acordo com suas informações, Senna só foi campeão com carro pronto. Piquet praticamente fazia os carros com os quais ganhava corridas e campeonatos. E ainda, de lambuja, deixava suas inovações para a posteridade. É por essas e outras que sempre fui fã do Nelsão. piloto e acertador de carros. Só não curto certas atitudes grosseiras dele.

  23. Celso SP comentou em 18/08/12 at 10:18

    Se Piquet não está nesse “panteão”, quem estaria então?
    Mansell? Alan Jones? Hunt? Reutmann? pra ficar somente nos seus contemporâneos.
    Concordo com o comentário do Antonio Carlos: Se ele não está, Emerson também.
    Piquet foi de uma época aonde o único gráfico que o piloto tinha que ler era o de quantas curvas tinham à direita e à esquerda.
    Não haviam telemetria, gráficos mil de análise, ajustes por meio de botões…. sequer rádio.
    Eram corridas pura e simplesmente. Vencia quem tinha um carro mais acertado e uma pilotagem melhor.
    Não tinha essa de se vencer por ter trocado menos ou mais pneus; porque sua asa-móvel permitiu ultrapassar ou porque o concorrente foi desclasificado por infringir a aline “d” do item 284, do artigo 4569.
    Hoje, muitos pilotos que se somarão aos grandes, só o serão porque a eletrônica é aliada. Hoje só se sai da pista porque freou tarde demais, nunca por ter entrado “com as 4” na curva; Nunca perdem uma largada pois um dispositivo eletrônico faz o serviço e jamais explodem um motor porque o computador corta o giro.

    Abração

    • Murilo Rodrigues comentou em 20/08/12 at 9:43

      Celso, lendo seu comentário fez-me lembrar dos tempos que não havia nada de eletronica, de regulamento “chinfrin”, de frescuras que hoje permeiam a F-1.

  24. ANDRE DE ITU comentou em 18/08/12 at 9:41

    na minha modesta e humilde opnião,estes seriam os TOP 3 de toda a historia:

    1- SENNA
    2- PIQUET/PROST (empatados)
    3- SCHUMACHER

    • Murilo Rodrigues comentou em 20/08/12 at 9:45

      Pelo visto voce não sabe nada da F-1 dos anos 70 para trás. Fangio, Clark, Stewart, Fittipaldi, Moss, voce nunca ouviu falar neles??

      • Murilo Rodrigues comentou em 20/08/12 at 9:47

        Esqueci : Lauda, Peterson e Villeneuve (ainda que estes dois últimos nunca foram campeões por terem suas vidas interrompidas prematuramente, foram pilotos fantásticos)

        • ANDRE DE ITU comentou em 20/08/12 at 14:06

          eu fui bem claro,Murilo: eu disse na MINHA opnião.não significa que eu estou certo,é apenas MINHA humilde e modesta opnião…Realmente só conheço esses outros de comentarios,comecei acompanhar F1 de 1985 em diante.:)

  25. Marcio comentou em 18/08/12 at 8:10

    Comecei a acompanhar a F1 e Piquet já era campeão, mas tudo que ele fez e por todos os comentarios aqui já citados ele foi inclivel, estive no ano passado em Interlagos e pude recordar os tempos que Piquet pilotava, esse é o Piquet. Hoje são pessoa criadas para dar resultados, Piquet desenvolvia tecnologia e era campeão.

  26. Oliver comentou em 18/08/12 at 7:55

    O Fábio com seus 37 anos nao teve a oportunidade de vivenciar a F1 no fim dos anos 70 e inicio dos 80. Ver videos e ler reportagens, na minha opiniao, nao sao suficientes para dar o “veredicto” de que Piquet nao foi um dos melhores da F1. Ele, Senna e o Emerson foram sim pilotos excepcionais, cada um com sua particularidade e eu por exemplo, sempre fui um Piquetista mas nunca desmereci o talento do Senna e a genialidade do Fittipaldi.

  27. Ricardo Manini comentou em 18/08/12 at 2:20

    Excelente texto, Fábio. Meu pai vibraria com essa sua coluna.

  28. iguaçuano comentou em 18/08/12 at 0:50

    Fabio e quem está nesse tal de panteão do Fábio Seixas? Vá diga, vá diga ai rapaz… Abs…

  29. Samuel Pereira de Lima comentou em 18/08/12 at 0:48

    Já bicampeão em 81 e 83, Piquet despreza oferta da McLaren para 84 e 85 – que seriam vencidos pela McLaren. Vai para a Williams em 86 mas perde o campeonato da forma mais besta exatamente para o Prost, que ganhou o título pelo simples fato de ter tido um pneu furado no começo da corrida decisiva. Em 88 e 89, já tricampeão, enterra-se vivo na Lotus, coatuando um dos grandes mistérios da Fórmula 1 contemporânea. Em 90 e 91, na Benetton, Piquet tenta derrubar o muro McLaren-Williams com a força dos punhos e até o consegue algumas vezes. Chances de qualquer coisa além disso são igual a zero. E olha que nem estou considerando o campeonato de 80, perdido para aquele idiota do Alan Jones, que abalroou Piquet na largada do GP do Canadá. O que quero dizer é que, apesar do tricampeonato, Piquet nunca esteve no lugar certo na hora certa. Quantos campeonatos e corrida mais ele poderia ter ganho se não fosse tão sossegado e perseguisse o melhor carro e equipe com a diligência de Prost e Senna, por exemplo? Dou, de barato, que Piquet poderia ter chegado ao pentacampeonato, quem sabe até mais.

    • Murilo Rodrigues comentou em 20/08/12 at 9:55

      Samuel, concordo em parte com seu comentário mas, sinceramente, não me lembro do Prost ter “barrado” alguém. E mais, ele foi para a MacLaren por causa de sua familiaridade com os motores turbo, por indicação do Lauda, e assim, desenvolver os Porsche-turbo para a MacLaren. E mais, a sorte também faz parte da F-1; quem imaginaria que um pneu furado, bem no início, traria a sorte para o francês?

  30. Anderson comentou em 17/08/12 at 22:56

    . . . eu admirava seus comentários até hoje… até você, pela sua própria idade, ser fã de Senna, é algo perfeitamente aceitável, até porque Senna foi um dos maiores… mas colocar Piquet abaixo de Senna coloca o fã acima do jornalista, e pessoas como você, formadores de opinião, não podem se deixar pegar nessas arapucas das palavras… lamentáveis suas colocações…

    • Elcio comentou em 23/08/12 at 23:26

      Comentário perfeito, Anderson!

← Comentários anteriores
Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).