Sexta, coluna
17/08/12 13:46Naquela época, para uma criança ou adolescente, o caminho natural era torcer por Senna. Os mais vividos ficavam com o “inimigo” Piquet. O primeiro era mais pirotécnico, espetacular, simpático às câmeras. Gostava e cultivava a imagem de super-herói. Voltava a Cumbica após cada vitória, via Deus na curva, falava em “intuição”, chorava, se emocionava… E, pô, namorava a Xuxa! O segundo… Dá pra imaginar um personagem de HQ infantil chamado “Piquêzinho”? Melhor não.
A reflexão veio à tona porque hoje Piquet faz 60 anos. Não, ele não foi um piloto tão genial quanto Senna, não está no panteão dos maiores, mas deixou as marcas da criatividade, da irreverência (às vezes descambando para a sacanagem, é verdade), da busca por brechas no regulamento, do trabalho duro que às vezes não aparece tanto.
Os 60 anos de Piquet são o tema da coluna de hoje na Folha _sim, a partir de agora, a coluna voltou a ser publicada às sextas.
A íntegra está aqui. Na Folha Digital e na Folha de papel, pág. D3.
(E um belo resumo da carreira do Piquet está neste link)
Meu prezado
Tocar neste assunto agora é catucar a onça com vara curta.Quem gosta de automobilismo com certeza entende e gosta do Piquet.O Piquet piloto,arrojado e técnico como jamais existiu e jamais vai existir,principalmente coma F1 atual.
Bancar de bom mosso,religioso e “namorar” a rainha dos baixinhos ´com certeza bons motivos tem para estorvar uma outra realidade.Andar por 10 temporadas com o melhor carro do gride,até Maldonado faria história.Resumindo, o Piquet não foi genial,foi ESPETACULAR vide a melhor ultrapassagem da F1,e veja bem a ultrapassagem foi considerada por pessoas que não escutavam o hino das manhas de domingo de GENIAL.
Acrescento que na tal 3 voltas “perfeitas” do tal senna (ultrapassou 4), com carro melhor que o de todos, com suspensão ativa (desenvolvida pelo Nelson Piquet) e com pneu mais adequado (intermediário), um personagem que largou em décimo primeiro com carro de segunda categoria e sem suspensão ativa ou controle de tração, estava em quarto quando o tal senna estava em primeiro, ou seja ultrapassou 6! O nome desse personagem?
Rubens Barrichello!!
E olha que eu acho o Barrichello mediano, mas com mais carater do que o tal senna.
Parabéns Fábio!!!
Não pelo seu comentário “sennifero”, mas sim por não ter censurado os meus comentários!!!
Sei que atropelo falando da fonte de seu ganha pão, a MÍDIA, mas mesmo assim de forma isenta e profissional deixastes meus comentários. Independente das posições absolutamente discrepantes em relação aos pilotos citados na comparação, fostes profissional no naipe do Piquet!! 😀
Posso até discordar de suas opiniões, mas pelo que vejo, não de suas posições.
Outro Piquet que sofre na mão da mídia é o Nelsinho, sofre por ser filho do Piquet, e a mídia e os acéfalos só conseguem ofende-lo pelo profissionalismo em obedecer ordens da equipe em um esporte onde lisura só existe nos pneus e nas carenagens.
Me pergunto o que os críticos dele pensam de um estado onde seus agentes não roubam corridas, roubam e desgração a nação e um povo inteiro, e ainda pagamos os salários deles.
Parabéns a você, ao Nelsinho e ao Piquet que inclusive aniversariou esses dias.
Desgraçam e não desgração, parece que deixei o carro vernacular rodar na curva de entrada do retão!!!
EU SIMPLEMENTE ACHO QUE UM PILOTO (SENNA)QUE É ELEITO PELO SEUS PRÓPRIOS CONCORRENTES COMO O MELHOR QUE JÁ EXISTIU, NÃO DEVE SER A TOA NÉ!? FRANCAMENTE, DISCUTIR SE SENNA OU PIQUET É MELHOR? NEM LÁ FORA DISCUTEM ISTO!!!! ACHO QUE O FÁBIO FALOU ATÉ BEM DEMAIS DO PIQUET, OUTRO REPÓRTER ESPORTIVO ESTRANGEIRO NEM FALARIA…
AH! JÁ IA ME ESQUECENDO…PIQUET DESENHO?? SERIA O RABUGENTO… DA CORRIDA MALUCA
vocÊ pode até gostar mais do Senna, mas falar que o Piquet não entra no rol dos maiores, só me leva a crer que vocÊ realmente manja muito pouco do assunto. Aproveite a tecnologia atual para assistir as corridas da década de 70/80. vocÊ só pode não ter visto…. mas enfim, gosto é igual cabelo, tem gente que não tem…. [ ]s
“não está no panteão dos maiores”.
Passo aqui para registrar que esta foi a última linha que li do Fábio Seixas na minha vida. Rivalidades adolescentes a parte, não ser capaz de reconhecer que um tri-campeão com 3 motores diferentes, dois dos quais sem o carro campeão de construtores mostra um PROFUNDO DESCONHECIMENTO do assunto a que se propõe cobrir.
Não guardo raiva ou mágoa, mas vou dedicar meu tempo a jornalistas que entendem de automobilismo em geral e de F1 em particular. Fábio Seixas deixou claro neste texto que não faz parte desse grupo.
falou tudo. o fabio foi extremamente infeliz nesse comentário sobre o Piquet, que foi o piloto mais genial da F-1 de todos os tempos. podem falar que não foi o mais rápido, ou mais constante, o mais veloz, mas me digam um piloto mais genial que ele. na F-1, o único que se compara é o collin chapman, que nem era piloto. mas era genial também.
Tudo o que a mídia espetaculariza é fake, o que presta não aparece, pois a mídia busca nivelar por baixo, e só assim o bando que a controla emplaca. Vide xuxa, boquinhas de garrafas, e todas as imbbbecilidades que transformaram a mulher brasileira em messalinas fora dessa latrina brasilis.
Se eu estou errado, porque razão da mídia só mostrar o que não presta.
Concluindo, senna não foi algo para nos orgulharmos, mas Piquet sim.
Olá Fábio, penso que o Piquesão daria, sim, um ótimo personagem de HQ. Seria mais ou menos a Mônica, de macacão e capacete, turbinada com muita sagacidade!
Costumo ler este blog, acho bem atualizado e até com ótimas análises, mas tambem com escorregadas contundentes.”Não, ele não foi um piloto tão genial quanto Senna”. Acredito exatamente o contrario, Senna não foi tão genial quanto Piquet. Ele, Piquet, sim era fantastico.
Concordo com vc Rob, e mais, o Piquet tem carater e não é covarde, coisa que o senna era. Acrescento que qualquer, repito, qualquer pessoa alavancada pela rede globo não presta.
E o Piquet sempre foi odiado pela globo.
Lembre-mos que no primeiro mundial, depois das extorções do bando global para aparecer o Piquet cag… na cabeça dos quadrilhentos, e a globo teve que o engolir, o senna, pagou kartinho para filhote do bando e aparece até hoje como algo a se admirar, exatamente igual aos políticos dessa terrinha.
Acho que isso ilustra a coisa.
Fabio, alem de falar besteira vc deveria estar mais presente neste blog. Faz uma semana que não tem nada de novo. Se não dá conta de cumprir seus compromisso, melhor sair fora. Aliás, depois que mudou o blog para o da Folha, ficou pior.
Deixa eu ver se entendi… Você diz que eu falo besteira, mas me dá “bronca” porque quer ler mais posts aqui no blog, é isso? Explica melhor, por favor.
kkkkkkkkkkkkkkkkk…………..interpretação de texto neles e um pouco de educação também…
Fabio,voce está de parabens com esse comentário.Quantas pessoas leem seu comentário mas poucos sabem decifra-lo.Abraços.
Fabio,
Voce sabia?
Aposto que sim!
http://formule1.blog.lemonde.fr/2012/08/21/pourquoi-les-pilotes-saspergent-ils-de-champagne-sur-le-podium/
Abs
Que barbaridade essa coluna do Fabio, depois quer falar do Galvão Bueno. Asco.
Como é facil ser campeão da F1, mais facil ainda é ser Tricampeão o Fabio Seixas é que o diga!!! porque Piquet seria destaque só porque é tricampeão, francamente que comentario. Chega a ser deprimente.
Não entendo como as pessoas levam a visão pessoal do dono do blog ( e é para isso que serve um blog…) como fato jornalístico!! É dada como uma coisa sacramentada, selada e lacrada. Gente, é opinião somada com a vivência, conhecimento e lembranças de uma vida…Cada um tem a sua. Agora, a falta de educação e de tato ao se expressar não condiz com o nível do blog… Todos os nossos antigos campeões tem virtudes e defeitos. Mas foram moldados ao ronco dos motores e o calor das pistas…A geração atual, que encaroça a f1, não tem predicados…são joguetes e cifras…Simulador não dá bagagem a ninguém, só conhecimentos básicos e por mais perfeito que possa pareçer, continua sendo somente um s-i-m-u-l-a-d-o-r. Um bom dia à todos!!
acho que comparar Senna x Piquet é o mesmo que comparara Jimmy Hendrix x BB King;
Estilos diferentes, técnicas diferentes e talentos diferentes.
Particularmente curti mais o Piquet, mas adimiro muito mesmo o Senna
Abçs Fabio Seixas
Acho que nós é que ficamos buscando algo para discordar… E é lógico, cada um tem sua opnião! Não é uma questão de estarmos certos ou não… Se vc fizer uma pesquisa na Alemanha sobre quem foi melhor, senna ou schumi… Garanto que dá schumi!
O que vc tem contra a familia Piquet? O nelsinho ganhou e vc esta dormindo no seu blog?
É claro que não tenho nada contra a família Piquet. Faça uma busca por posts sobre o Nelsinho no meu blog e você vai ver que está enganado. E realmente deveria ter postado algo sobre a vitória do Nelsinho. Só não o fiz por falta de tempo.
Abs
Ola pachecada, o Nelson e’ top five, inteligencia, bom humor, genio, O Senna era um baita piloto e uma cabecinha de playboy mimado populista mas um piloto genial, top five tb. O Nelson e’ muito injustiçado pelos brasileirinhos que não entendem de F1.
Carácoles, acho que muitas das pessoas que comentaram precisam de aulas de interpretação de texto. E como se isso já não bastasse, estas mesmas pessoas precisam aprender a respeitar opiniões.
De acordo.Impressionante como as pessoas levam as coisas pro lado pessoal. O blog faz uma homenagem ao cara e neguinho cai de pau…..é druris…
O blogueiro inclusive diz que passou a admirar o Piquet….porque não se pode admirar os dois? Não entendo isso.
Sempre toprci para os dois, eram brasileiros e qq um que ganhasse tava bom….