"GP da Alemanha acabou com o Felipe"
10/08/12 09:32“É a tal da autoconfiança. Em 2010, ele fez alguns pódios, mas aí veio o episódio da Alemanha. Aquilo acabou com ele, cara. Ali acabou com ele. Ah, ele passou a pilotar pior depois por coincidência? Não, não foi coincidência. É o baque sofrido pelo cara, é a perda da autoconfiança. Vira uma bola de neve.”
Assim, Burti dá sua opinião para a queda de rendimento de Massa. Quem acompanha o blog sabe que esta é, também, a minha tese. Massa vinha se recuperando, voltando a andar na frente, a ganhar confiança… Mas veio aquela mensagem pelo rádio. Um choque, um trauma.
Está boa, muito boa, a entrevista do piloto-comentarista ao Tazio. Inclusive quando ele fala sobre a Globo, comentando as mudanças recentes na transmissão da F-1. O link está aqui.
Engraçado como até quem é do ramo defende uma teoria que não faz o menor sentido frente aos fatos. “Em 2010, ele fez alguns pódios, mas aí veio o episódio da Alemanha”. Gente, alguém fala pro Burti dar uma olhada na tabela de 2010? Massa fez alguns pódios em 2010, mas aí veio o episódio da Alemanha e, depois dele, Massa fez *exatamente* a mesma quantidade de pódios que fez antes da alemanha: dois. Isto é, dizer que o episódio o afetou de alguma forma não faz absolutamente sentido nenhum. Massa só passou a produzir resultados bem piores em 2011 (quando não fez pódio nenhum), por um motivo muito óbvio: a Ferrari como um todo piorou de 2010 para 2011 (ou, talvez melhor dizendo, a Red Bull é que ficou bem mais “imbatível” com a McLaren também avançando) tanto é que enquanto o Alonso fez cinco vitórias em 2010 e levou a disputa até o final, em 2011 ganhou só uma corrida e nunca chegou a ameaçar Vettel). “Ah, mas esse ano ele está uma m* e o Alonso já ganhou três corridas”. Ganhou três corridas em que as condições foram completamente não usuais e não refletem a atual situação da Ferrari – na esmagadora maioria dos circuitos a Ferrari não é grande coisa em pista seca, e na única exceção do ano (Silverstone), o Massa teve seu melhor resultado da temporada. Isto é, é meio que óbvio que a questão é carro. Massa jamais foi piloto de andar mais que o carro (tanto é que *todos* seus grandes resultados estão nas temporadas de 2006-2008), nunca fez nada de muito relevante na Sauber, e portanto não há qualquer motivo pra achar que ele “ficou ruim” por causa da alemanha 2010. Ele simplesmente é o mesmo piloto que sempre foi: alguém competente pra tirar resultados quando tem um carro muito bom, mas que não é (nem nunca foi) capaz de tirar leite de pedra, o que, para azar dele, é justamente a especialidade do companheiro de equipe.
Fora do Brasil (isso é o que vale, o brasileiro é torcedor de mer…. e não entende nada de F1), o Rubinho foi reconhecido como um grande piloto de F1 e teve várias chances em outras equipes. Agora cabe ao Massa buscar esse reconhecimento que ele ainda não tem, pois quando sair da Ferrari ele terá que provar o seu talento para não ser jogado fora da F1 como outros pilotos.
Realmente o Felipe não tem mais confiança para correr nem na Ferrari, nem em qualquer outro time, digo que já era. Realmente, autoconfiança conta muito,
no programa Topgear, Johnny herbert diz algo muito interessante,” o Ayrton tinha a mania de enviar o carro na curva para deixar bater se vc tirasse o Pé para nao bater, bem vc estava acabado e toda vez q ele fizesse isso vc deixaria passar”, auto confianca para o piloto é primordial.Se os comentários do Burti não vale pq ele não fez nada na F1, bem escuta o que o Nelson tem a dizer sobre o Acidente dele.
Felipe sabe que tem um problema, já procurou ajuda, mas bem acredito que não da há tempo.
O Alonso está pilotando como Senna em 92 (Bem 93, somente se ele voltasse). Só um molada
Assim como todo campeão alonso é egoísta é capaz do massa está correndo com o carro do ano passado, até o Buttun que corre ao lado de outro egoísta sabe que com Alonso no way.
Felipe deveria ter peitado a Ferrari quando da contratação do Fernando: quero condições iguais ao cara que está chegando! Era mais do que claro que FA ñ aceitaria dividir freada com outro piloto da mesma equipe como teve que fazer com Lewis. Teria que ter aproveitado a “moral” que tinha com Schumacão para reforçar sua posição. Conclusão: acabou com suas chances de ser campeão. Só não foi chutado da Ferrari ainda pelo fato de ninguém querer enterrar a própria carreira ao aceitar as condições impostas por FA na equipe.
FORA MASSA !!!
Bob! quem nao tem carisma é você que acha que um bom piloto tem quer campeão mundial!Seu conhecimento sobre formula1 é bem limitado!Em 2007 ano que hamilton foi campeão,o Felipe massa foi campeão até a ultima curva onde o fraco piloto timo glock,deixou hamilton passar e com essa posiçao se sagrou campeão.Felipe so nao foi campeão,porque foi um ao onde a ferrare errou muito com ele,deixando a mangueira no carro na hora do pit,pneu furado,ect,se nao fosse esses problemas,ele teria sido campeão com folga!Essa analise foi bem feita,nao existe outra versao a respeito de Felipe,ele perdeu a motivação na ferrari onde ele deu um bom passo para se recuperar,mas do outro lado a ferrari o mostrou que quem manda é o Alonso.
Realmente, eu concordo em algumas coisas nessa tal de autoconfiança, então me diga uma coisa, pra que insistir em permanecer na Ferrari!!? Seria mais um ano de vexame para o Brasil… Francamente, melhor a F1 sem brasileiro ano que vem, do que o Felipe de escudeiro “fiel” ao Eterno Fernando….
Prezado Seixas, a despeito da causa da queda no rendimento do Felipe ter sido a, dita, ordem de abrir caminho para Alonso, pensando, refletindo, chego a seguinte conclusão: se só trabalho bem quando não há pressão, com todas as condições favoráveis, não sou um professional completo, claro que é muito mais agradável sem ter de matar um leão por dia, se não me engano Senna e Prost, dois pilotos centralizadores competiram ferozmente dentro da McLaren, ora, o Massa esperava o que, que o Alonso facilitasse? Ah sim, a decepção com o time… com todo respeito, fod*-se o time, ele preferiu o contrato de milhões ao respeito e competividade, o que a meu ver teriam rendido os mesmos milhões, pois outras equipes se interessariam. O problema é agora, quem quer o Felipe? É triste dizer, eu acho que ele tinha potencial para mais, mas acho que a carreira dele acabou, terá que renascer das cinzas para demonstrar que estou errado, e sinceramente, isso é muito difícil na F1, veja-se pelo Michael, que experiente e emocionalmente equilibrado como é, não consegue bons resultados em sua volta.
O quê? Felipe Massa? Não, não vi passar não senhor! Aliás, o senhor poderia me dizer aonde fica o noticiário do Flamengo?
Ora, Darcy Brasil ,como é que você, um sujeito consciente, progressista, posta um comentário num artigo sobre fórmula 1 em um jornal como a Folha de São Paulo? Você me decepcionou, Darcy. Sempre pensei que você era um sujeito íntegro, confiável, preocupado com esportes populares, e não com esse circo das montadoras de automóveis, cujos “atletas-pilotos” são todos recrutados entre os filhotes-rebeldes da burguesia, que não se adaptam ao mundo dos negócios de seus papais, e vão ganhar a vida “duramente” como pilotos de uma fórmula qualquer.
Senna enfrentou as mesmas dificuldades em 88, quando o queridinho da Mc Laren era o então bi-campeão Alain Prost, e o brasileiro foi pra cima do francês!
Massinha, como sempre foi conhecido desde os tempos de Kart nunca foi um piloto excepcional, justiça seja feita ele é muito bom e rápido, mas só. Isso mesmo, para a F-1 isso é pouco, o cara tem que ser genial e Massa não é e nunca foi. Correu muito bem de kart mas nada de excepcional, o mesmo fez na extinta F-Chevrolet, confesso que quando chegou á Itália na F-Renault e depois F-3000 me surpreendeu muito pois teve resultados expressivos(até excepcionais) o que deu a credencial dele para a F-1(pelas mãos do Marcelo e do Morini). Fez um treino de Sauber e principalmente do segundo dia quando o carro estava mais traseiro fez um “temporal” e ganhou assim sua credencial para a F-1. O Massa é um grande piloto pois fez de suas virtudes(velocidade, foco e garra) os principais alicerces da sua carreira e conseguiu elevar seu nível a um ponto muito alto, chegou onde muitos(inclusive eu) não acharam que iria chegar e por isso é um vencedor! Mas na F-1 isso não basta, pois é necessário ser um pouco gênio para ser “o cara” e isso Massa nunca foi e nunca será; sua posição hoje na Ferrari, o acidente da mola, e a grana que já ganhou minaram seus alicerces(velocidade, foco e garra), e como não é genial seu rendimento caiu claramente. Pode voltar ao nível que já conseguiu? Talvez; mas nesse caso tem que ir para outro time, esquecer a mola na cabeça e sua polpuda conta bancária; desta forma veremos o Massinha de novo!
abraço
Muito boa a entrevista, obrigado por compartilhar. Gostei da parte em que o Burti compara as transmissões inglesa e brasileira. Assistindo as corridas na tv inglesa dá para ver o abismo entre elas, mas fico feliz por ver que tem gente como o Burti tentando melhorar o nível. Valeu
Muito legal a entrevista do Burti. Com 11 anos eu tive um acidente de kart em Interlagos e também fiquei em coma e minha reação foi praticamente a mesma do Burti, até na questão do banho e ter apenas alguns flashes daqueles dias. Obviamente, com 11 anos eu não tomava conta da minha vida e fui proibido de voltar a correr, mas continuei jogando futebol e só uns 2 ou 3 anos depois que voltei a jogar como antes.
Eu vi a entrevista. Realmente está ótima.
Também concordo que isso abalou mais o piloto… Talvez também porque ele sabe o que Rubens passou la e se viu no mesmo filme, coisa que antes não tinha acontecido, mesmo quando o Schumacher estava.
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Seixas,
Desculpe, mas vc esta equivocado.Vamos ser realistas, o Massa e’ um piloto de 2a categoria. Nunca foi e nunca sera campeao mundial. Nao tem forca mental e nem carisma.
Caro Bob ! Ouso discordar do seu entendimento. O Massa não foi campeão por pouco ! Não, não pense que sou um defensor dele, mas não se pode ignorar o fato de que ele estava se tornando campeão em Interlagos a poucos metros da linha de chegada. Era só o Glock ter ficado na frente do Hamilton mais um pouquinho…. Depois veio a história da mola e isso, na minha modesta opinião, o abalou. Já li por diversas vezes que um piloto gravemente acidentado perde milésimos de segundo, às vezes segundos inteiros porque sempre há no seu interior aquele medo de um novo acidente.
E qual seria o seu nível de conhecimento para fazer esse tipo de análise?
Que tipo de “carisma” você acha que um piloto deva ter para ser campeão mundial?
Para onde você acha que deve ser direcionada a tal “força mental” a que você se referiu e que tipo de “força” deve ser?
Amigo, menos…
Concordo contigo bob, mas vejamos o que ele fez em 2008. Sabemos que ele tem capacidade para isso.
E sabe do mais? Ele vai substituir o Hamilton na McLaren para ser segundo piloto do Jenson Button. Lewis vai para a Mercedes, já que o Schumi não tem motivo pra continuar na F1.
Oh Bob(o), porque vc não manda seu currículo para a Ferrari pra assumir o lugar do Massa? Vc é quem deve ser um piloto de 1ª categoria, não é??? Deve ser um Iceberg a 320 km/h!!! Tenha dó rapaz!!!
Na verdade ele foi campeão, por alguns segundos haha.
O tempo de Felipe Massa já passou, concordo porem o destino criou uma vala pro Massa sobreviver, o carro da Wiliams esta muito ruim em 2009, perdeu aquela mola que acidentou Felipe , a 300 km/h foi um foguete e ferrou massa , vendo de quem do Carro de Rubinho, mais um piloto de 2ª assim como Felipe não vitimou
por um detalhe não hora dele. Bob te coloca na pele de Massa , a reação que ele teve de assumir após acidente? se vc é melhor que ele , então não critica assuma o posto do Massa e mostra como se faz , ou vc não tem força mental e nem carisma como vc blogou? É facil criticar o dificil e fazer melhor abraços
Quanta bobagem! Me digam que relação ser carismático tem com ser campeão ou não. Para esses “pilotos” de plantão ninguém serve, ninguém é bom o suficiente. Vai lá e faz melhor cacete!
Massa já teve seu momento quando Schumacher encerrou a carreira, bom piloto, mas como Barrichello nunca será lembrado como um top. Mas com Deus é brasileiro, nos deu Razia e Nasser para trilhar na saga da F-1. Quem sabe ?
Da forma que quiseram fazer de Massa e Barrichello os salvadores da pátria, pós-Senna, já estão querendo fazer o mesmo com os dois garotos….
Aposto que o autor desse comentário ainda vai criticar o Razia um dia. Ê torcidinha pra cultuar a vitória.
Por sinal, o Burti fala sobre isso na entrevista, vale a pena ver!
Razia é razoavel, o Nars é bem melhor!Barrichello é tb melhor do que o Massa! Até o Nelsinho tomava 0,2 seg do Alonso e o Massa de 0,5 a 1 seg.
Foi boa a entrevista do Luciano Burti, mas o Felipe Massa já se acostumou com sua situação de subalterno na Ferrari, e desde 2010 que ele vem se afundando na equipe, e só agora tardiamente que ele admitiu que está fora da luta pelo título em 2012, isso vem da ilusão da volta por cima. Talvez o Robert Kubica seria o seu substituto em 2012, mas aquele acidente estragou tudo, agora o Massa tem que sair da Ferrari esse ano, senão em 2013 será trágico para equipe e o número um da lista é o Sérgio Perez, ele merece pelo menos um contrato de um ano que seria em 2013. O cara já não está tão verde assim, né Presidente Luca Di Motezemolo.
Autoconfiança? Um mundo competitivo como a F-1 não admite frescura. Senna peitava Prost, que peitava Senna. Piquet peitava Mansell, que peitava Piquet. Lauda voltava a correr um mês depois de receber a extrema-unção. Schumacher batia nos adversários, trapaceava, roubava a mulher do próximo, fazia o diabo para vencer e não perdia a autoconfiança quando comparado ao Dick Vigarista. Esse papo do Burti é corporativista. Burti foi outro que não teve autoconfiança? Bobagem. Massa não é um grande piloto, apenas isso. O resto é frescura. Ah, mas foi vice-campeão… Pois é, vice…
E você acha que ser vice na F1 é pouca coisa??
Você é o segundo melhor do mundo na sua profissão?
Quanto a “peitar” o companheiro de equipe, veja por esse lado: Nas épocas dos pilotos que você citou a F1 era muito diferente do que é hoje.
Pilotos levavam patrocínios? Sim, claro e sempre, mas o que mandava era o patrocínio da equipe!
Então essas coisas podiam acontecer!
E o que você acha que todos esses caras que você citou tinham de sobra? A-U-T-O-C-O-N-F-I-A-N-Ç-A! Parece que você escreveu torto por linhas certas, meu velho. O Burti, que é piloto profissional e já esteve na F1, está correto. Autoconfiança em qualquer coisa, em qualquer lugar, é tudo.
Grande Titus. Nesse mundo pasteurizado onde QUASE todo mundo tem medo de QUASE tudo, dizer que falta é autoconfiança? No mínimo, seria dizer é que não tem coragem nem competência para fazer frente aos mais comprometidos, ou aos melhores, ou aos vitoriosos.
Gostei.
Amigos, esse papo de autoconfiança é a Fórmula 1 com mimimi…
O Alonso, além de ser um excelente piloto (o melhor da atualidade), é dominador também, quer o companheiro de equipe bem longe dele…assim como o Schumacher.
Se isso está certo ou não, o Alonso está no momento certo e na equipe certa que é especialista em trabalhar com apenas um piloto.
Na Mclaren, tentou fazer isso, mas o Hamilton ganhou a queda de braço…e foi chorando pra Renault.
Ainda aposto no Massa, mas fora da Ferrari.
tem aquele ditado que diz que “opinião é que nem c&, cada um tem o seu”
de qualquer maneira, ele está fadado, assim como o Rubens, a ser o segundo, do melhor da atualidade, no auge de ambos, infelizmente
Que saco, Seixas, pare de falar do Felipe Passa, já encheu o saco. Ele tá péssimo há anos, e toda semana se toca nesse assunto, e na renovação idiota pro ano que vem. Que diferença faz? Ano que vem na Ferrari ele continuará a mesma porcaria. Faça JORNALISMO em vez de espuma reiterada.
Fabio não existe essa do piloto querer perder.O que acontece com o Massa é que a molada esta atrapalhando o modo de dirigir.Ele está sim passando por um periodo que só em outra equipe poderá ajuda-lo.
Excelente entrevista, de fato. Me surpreendi.
Quem acabou com o Felipe, foi ele mesmo ao aceitar a submissão do Alonso, naquele momento, ele teria que usar todo o seu arrojo. O Felipe não precisa de dinheiro isso ele tem bastante, ele precisa é de elevar o seu ego ele já mostrou que é bom piloto mais na Ferrari isso será dificil. porque o Alonso aniquilou essa possibilidade. Infelizmente o brasileiro aceitou, não sei se foi por dinehiro eu prefiro não acreditar nisso. O FELIPE NÃO É UM PILOTO VENDIDO!!!
Nós, pobres mortais, não sabemos se ele aceitou ser submisso ou se estava previsto em contrato. Peitar uma decisão da equipe num primeiro momento talvez fosse a glória, mas e depois ? Será que não seria punido, mandado embora ? E as outras equipes, como enxergariam tal atitude ? Será que seria contratado por outra ? Não sei, mas é muito difícil sabermos a realidade. O Rubinho também passou por isso. Não os comparem ao Senna, ao Prost e cia ltda. Afinal, eram outros tempos….
O MASSA, JÁ FAZ ALGUM TEMPO NÃO PASSA NINGUÉM E TMBÉM ATRAPALHAVA E MUITO A VIDA DE OUTROS PILOTOS, ASSIM COMO AQUELA CHICANE AMBULANTE CHAMADA “TRULI” QUE FOI SE EMBORA DA F1. E SE FOR PARA O BEM DA F1 E PARA A “NOSSA ALEGRIA”, QUE OS ATUAIS E FUTUROS “TRULIS” TMBÉM TENHAM O MESMO DESTINO.
Fabio Seixas por falar em massa ele esteve aqui em Goiania,onde ele fez doaçoes para leilao de sapatilha,luvas e macacao,para uma instituiçao de caridade,e alem disso conseguiu junto ao governador a liberaçao de 4 milhoes para reforma do nosso autodromo que por sinal e´uma bela pista.abs.
Otima entrevista do Burti, principalmente quando esclarece a culpa da mídia na formaçao de torcedores ao invés de fãns da velocidade. Mal de um país extremamente ufanista…
É só reparar, já ta acontecendo com o Razia…o garoto faz boas corridas e lá vai a parasita Globo tentar buscar +1 herói pra ocupar a audiência, já que o Bruno Senna nao deu certo. A Globo já ta preparando o terreno, botando entrevistas do garoto na grade.
Ai se o Razia não vai bem na F1, vem todo mundo acabar com o cara, ja to é vendo…
Um dos comentários mais sensatos no meio de tanta bobagem publicada por aqui!
duro não é isto. duro é ler alguns comentarios de palpiteiro. po! quem ta falando de alonso????
De fato, muito boa a entrevista e concordo com o raciocínio dele.
Minha conclusão é a mesma coisa que com o Rubens: o Massa ficou na Ferrari por receio de sair e quebrar a cara. O risco dele ficar era e é o que acontece hoje…. ainda que financeiramente possa ter valido a pena – e quem pode culpá-lo por isso???
No mesmo ano de 2010 teve a ultrapassagem na entrada dos boxes do GP da China. Ali foi o começo do calvário do Massa (que até então LIDERAVA o campeonato, tendo subido ao pódio nas 3 corridas anteriores).
ESSA É A MAIS PURA VERDADE!
AÍ FOI QUANDO AS COISAS MUDARAM DA ÁGUA PRO VINHO!!!
ATÉ ENTAO, O MASSA ERA TIDO COMO UM PILOTO DE PONTA E FAZIA PAPEL DE TAL…
A PARTIR DAI, O ALONSO SUBIU NAS COSTAS DO BRASILEIRO!!
UMA PENA!!
É isso danilo, na minha opinião foi neste momento que o Massa não soube se impor.
Deveria ter deixado o carro na trajetoria com os dois abandonando a corrida mas com todos o onus do Alonso.
Verdade, teve essa tb! Ali o Alonso mostrou que mandava.