"GP da Alemanha acabou com o Felipe"
10/08/12 09:32“É a tal da autoconfiança. Em 2010, ele fez alguns pódios, mas aí veio o episódio da Alemanha. Aquilo acabou com ele, cara. Ali acabou com ele. Ah, ele passou a pilotar pior depois por coincidência? Não, não foi coincidência. É o baque sofrido pelo cara, é a perda da autoconfiança. Vira uma bola de neve.”
Assim, Burti dá sua opinião para a queda de rendimento de Massa. Quem acompanha o blog sabe que esta é, também, a minha tese. Massa vinha se recuperando, voltando a andar na frente, a ganhar confiança… Mas veio aquela mensagem pelo rádio. Um choque, um trauma.
Está boa, muito boa, a entrevista do piloto-comentarista ao Tazio. Inclusive quando ele fala sobre a Globo, comentando as mudanças recentes na transmissão da F-1. O link está aqui.
O melhor é o final desta parte da entrevista, onde diz que brasileiro não gosta do esporte em si, gosta é de vitórias. Se o cara não tem vitórias em determinado esporte, começa acompanhar os outros esportes (vôlei, futebol, tênis, F1) alternando onde os brasileiros estejam ganhando à época. Fantástico e o melhor retrato da realidade!
Fica-se procurando mil pelos em ovos pra justificar que o rpoblema de Massa não é a equipe (a Ferrari, que eu saiba, o alimentou há muito tempo, desde seus tempos de piloto de testes,sempre com carinho e salários milionários) nem Alonso( uma campeão de verdade, por mais que detratores aqui nãoadmitam). O problema de Massa chama-se unicamente Felipe Massa – pura e simplesmente.
Tudo desculpa. Um campeão se faz com atitudes. Um campeão cai em pé.Um campeão perde um batalha, mas não perde a guerra. Quem fica de biquinho, querendo buscar desculpas, não é campeão.Alonso perdeu um campeonato em 2010 para RBR, na última corrida e num erro da equipe. Mas ele não ficou refém desse acontecimento. Um campeã não ficar refém de acontecimentos. Sena foi garfado pela FIA e Ballestre, numa corrida no Japão onde Prost o fechou quando ia ser ultrapassado e tomaram a corrida dele, quando seria campeão. Engoliu seco e foi campeão no outro ano.A vida segue. Campeão não fica refém de acontecimentos.Quem fica, realmente não é campeão!
hehe,
Então Burti deve ter descoberto isto no último final-de-semana.
Pois em todos estes anos como comentarista da globo eu nunca ouvi ele falar em “acabou com ele”. Pelo contrário, seus comentários sempre foram endosando o papo furado de Galvão e Reginaldo. Isso quando não está fazendo o papel de tradutor de luxo.
Ou ele – sem sacanagem – descobriu agora ou tem enrolado os telespectadores por todo este tempo. Se bem que enrolar é bem dele mesmo. Fez tão bem como dublê de piloto que cavaram até uma vaguinha na F1. Breve, mas cavaram.
Se por causa daquele episódio na Alemanha ele ficou desse jeito, não era pro Rubinho nem levantar da cama de manhã, de tantas vezes que foi obrigado a seder a posição pro Schumi. E outra, em 2008 o Raikonen sedeu posição pra ele também e a vida continuou normalmente…
Fabio acredito que seja um somatório do que ele já viveu na Ferrari desde 2006. Massa ajudou muito o Schumacher no Final de 2006.Quando Schumacher se despede da F1, todos acreditavam que chegou a hora do Massa! Mas ai chegou o Kimi! Massa continuou sendo o piloto numero dois, ajudou o Raikkonen a se tornar campeão mundial de pilotos em 2007. Räikkönen contou com ajuda de Massa que liderava a corrida (no Brasil) que significa mui..to ganhar em casa e num pedido de radio… Estratégia adotada pela Ferrari, que fez com que o finlandês assumisse a liderança da prova, que era do brasileiro Felipe Massa na volta de número cinquenta e dois e se consagrou campeão. E agora com companheiro Príncipe das Astúrias Alonso, vive o mesmo drama, ocorreu um parecido episódio onde Burti relata e junto com outros acontecimentos, acredito que esta fase está se tornando a pior que o Massa esta vivendo! Então continuo acreditando que é uma somatória!
Agora cabe ao Felipe Massa, a decidir a sua vida na F1 e Torcer que outras equipe ainda tenham respeito e acredite no potêncial dele! Espero que ele volte pilotando a Ferrari para segunda parte do ano e comece do zero fazendo tudo diferente. Ele é grande piloto, mas vai ter que ser forte o bastante para levantar a poeira e conquistar um espaço novamente na F1. Mas tem que fazer algo diferente e rápido antes que seja tarde!
Outro detalhe que ninguém comentou. Felipe Massa esta com o psicológico afetado, e não Lewis Hamilton! rsrsrs
Na minha opinião, o Massa realmente nunca vai andar de igual pra igual com o Alonso por ser menos piloto que o espanhol.
Mas para que ele se mantenha no circo seria interessante ao menos dar um trabalho para o espanhol, mesmo sabendo que não pode ultrapassar, ficar andando na cola e mostrar as demais equipes que ele ainda pilota bem e pode senão bater o Alonso, ao menos andar perto. O problema é que nem isso ele faz e os outros times não vão querer um cara quebrado psicologicamente. Se o Massa não correr em 2013 eu não me surpreenderei. E digo mais…se isso acontecer, são grandes as chances dele se aposentar da F1.
Taí um cara que aprendi a respeitar muito como comentarista, acho que adicionou muita coisa às transmissões desde que passou a comentar.
Acho que você, Fábio, além do Reginaldo e agora o Luciano, são caras que me inspiram a querer viver isso, trabalhar com isso. Quem sabe um dia, né rs
Sem menosprezar a sua opiniao e a do Burti, nao e um piloto campeao agora nem nunca. Veja Haikonem, Niqui Lauda, tiveram uma experiencia igual ou pior, voltaram e ganharam…
Também acho que isso atrapalhou o Massa, mas ele ia perder pro Alonso de qualquer jeito, mas ali naquele momento ele não sentiu que perdeu somente a corrida ele perdeu a equipe. Também acho que o Massa é melhor que seus últimos resultados. Agora se não pintar uma vaga na Mercedes acho que acabou para ele.
Parecido com o que fizeram com Barrichello engraçado né?! Esculhachem Massinha agora mídia nacional fajuta. Vc e um dos defensores dele….e agora José?
Boa tarde!Vejo f1 desde menino quando as notícias do automobilismo era publicada pela revista placar,e no canal 100 quando ia ao cinema,e fittipaldi ainda não corria ,não perco uma corrida a uns 30 anos, mas hoje na f1 um piloto que for 1% mais arrojado que seu colega de equipe,em situações normmais ele sempre fará melhor tempo, é no cronômetro
Bom dia meu caro Fabio!! Vou discordar de vç e do Burti. Massa começou a se perder no fim de 2009 e inicio de 2010.
A midia o fez pensar e acreditar que realmente era piloto de ponta, quando na verdade ele oilotou um carro de ponta e com os adversarios oscilando muito nas temporadas de 2007/08 e parte de 2009 até a molada na cachola que pra mim não o afetou em nada…apenas elevou o seu nome mais na midia, pois so se falava nas cirurgias que o piloto iria fazer e coisa tal.
Apesar de estar em recuperação, Massa se achou o dono da verdade ao se aproveitar exatamente dessa midia, que agora começa a se afastar dele aos poucos. Se aproveitou das cameras de tv e dos inumeros microfones para então detonar o compatriota Nelsinho Piquet por causa de Cingapura…e com isso tirando de cima de si, o foco da imcopetencia dele e da equipe na perda do titulo de 2008.
E quando da chegada de Alonso a Ferrari…saiu distribuindo frases do tipo..” Alonso vai ter que se adequar a Ferrari e não ela a ele. Isso aqui é uma familia e coisa e tal…e ja na China tomou um passão na entrada dos boxes…então Alemanha foi so uma sequença do que viria pela frente. Ou seja…sempre foi um piloto comun e que por um momento quase ganhou um titulo que convenhamos não era meredor dado as lambanças protagonisadas por ele [Massa] em algumas corridas. Sem desconsiderar as falhas da equipe tambem é claro. O que acbou com Massa não foi a Alemanha 2010….e sim ele achar que era o piloto top do brasil de Emerson, Piquet e Senna.
Abs silvio.
Excelente a entrevista. Passei a admirar ainda mais o Burti. Muito ponderado, inteligente, reflexivo. Muito bom. Bela dica, Fábio.
Fábio, neste post (http://fabioseixas.blogfolha.uol.com.br/2012/03/19/pilulas-do-dia-seguinte/) você fala que a ordem nada tinha a ver com a queda de desempenho de Massa, mas antes,simplesmente o fato de ele estar ao lado do melhor cara do grid. Li a entrevista do Burti (antes mesmo de acessar o seu blog…) e ele, ao contrário, deixa claro que a ordem foi o estopim. Como esta seria a sua tese também?
Entrevista muito boa mesmo, sem rodeios. O Massa precisa de ajuda psicológica para recuperar a auto confiança. Precisa se focar nele, sem fica olhando para o lado.
A entrevista está muito boa, pena que ele não fale estas verdades na transmissão da Globo. Será por medo do Galvão?
Criticam muito o Alonso por conseguir monopolizar o time. Ele consegue isso primeiramente por seu talento, pois mesmo com uma carroça ele consegue tirar mais que o esperado da máquina. O Senna fazia a mesma coisa com seus companheiros de equipe. Garanto que se a Mclaren tivesse tomado partido do Prost, o Senna teria saído como o Alonso saiu em 2007. Infelizmente é a realidade: domar o parceiro de equipe é metade do caminho para vencer na categoria.
Bastava o Massa falar a verdade: Só obteve a atençao da Scuderia quando “patrocinou” o titulo do Kimi. No ano seguinte, os mecanicos da Ferrari pareciam Didi,Dedé, Mussum e Zacarias, e tiraram de suas maos o mais fácil e provável titulo de sua carreira. Aí veio o problema, Alonso. OS CONTRATOS NAO SAO IGUAIS, NEM EM VALORES, NEM EM DIREITOS, NEM EM DEVERES. Falasse a verdade, que é pago para passar pneus para o espanhol, todos nós ficariamos mais contente com o mínimo de respeito apresentado. O que nao engolimos é essa farsa de foco. Nao anda porque nao tem equipamento a altura, pronto. Ou será que desaprendeu??????
Somando a esse episódio da Alemanha, teve também aquela ultrapassagem na entrada dos boxes, se não me engano no GP da China, ali o Massa tinha que ter defendido a sua posição de qualquer maneira, mesmo ao custo de uma batida em que os dois ficassem fora.
Tem gente que não tem memória mesmo. Ou não tem cérebro. Ou não assiste F1 e escreve só para aparecer. Quem fica dizendo que o Massa perde para o Alonso com ou sem confiança, que ele é ruim, que é lento, que sempre foi segundo piloto é um dos casos citados a cima. Não lembram da temporada 2007. Neste ano, o Massa venceu 3 corridas terminou 7 vezes na frente do Alonso, sendo que ambos tinham carros do mesmo nível, sendo até a McLaren sensivelmente superior. Não lembram que o Felipe Massa foi o melhor brasileiro depois de Ayrton Senna. Foi o único que disputou um campeonato até a última corrida e perdeu por apenas 1 ponto. Então, se acham que ele é ruim, vão lá na Ferrari e peçam para pilotar no lugar dele. Cheguem na frente do Fernando Alonso. Como tem gente que gosta de critircar. F1 de verdade não é igual ao video-game. Tem contratos de verdade, dinheiro, patrocinadores… e tudo isso influi dentro da pista. Mas sempre tem os aloprados que acham que entendem tudo de tudo.
É isso. Eu tenho essa percepção desde o ocorrido, gosto de F1, mas sou leigo… Mas agora, um cara de dentro e super esclarecido falar isso tem um peso grande… É uma explicação pra lá de razoável…
Mas o que realmente interessa é como o Massa vai reagir a isso… Já se passaram dois anos e esse choque (o comando maldito da Ferrari – para o Massa abrir) ainda reverbera…
Obviamente, o Massa tem duas alternativas: sair ou continuar na Ferrari.
Ao sair, existe a vantagem de um novo ambiente, um novo começo; mas a desvantagem é de, aparentemente, não existir vaga numa equipe próxima a Ferrari (Mc Laren ou RBR).
Ao continuar, ele tem q ser decisivo na conquista do tricampeonato do Alonso e colocar a Ferrari no Top2 dos Construtores. E, o mais importante, entrar 2013 rasgando o Alonso, ou seja, dividindo curva, sempre perto no grid (na pior das hipoteses: 0,1 seg atras) e, no minimo, se alternando com ele na tabela de pontos.
Talvez aí, conferiremos, a ressureicao do garoto q, claro, nao eh senna nem piquet ou fitipaldi, mas já foi um pilotaço.
A Ferrari não consegue se controlar. Quando seu queridinho do momento está atrás do companheiro de equipe, as ordens pelo rádio são inevitáveis. Ridícula.
Fábio,
Eu acho que a Alemanha ajudou mas o estopim foi a etapa da China 2010. O cara já tinha 3 pódiuns e liderou o campeonato no começo do ano. Aí toma aquela ultrapassagem na pista de rolamento para o boxe. Desculpe, ele devia ter feito a curva normalmente e mandado o Alonso para Oviedo. Daria uma confusão e talvez ele deixasse a Ferrari em 2010 mas estaria validado no mercado.
Eu sei que a maioria defende sempre o diálogo e tal. Concordo. Mas, no mundo de hoje você tem que se impor na boa ou na marra. A fórmula 1 é um micro exemplo do mundo. Se é para entrar em conflito tem que brigar.
Seria interessante ler o blog do Reginaldo Leme onde ele entrevista o ex piloto Alain Prost. Em um jantar o francês revelou que em primeiro lugar que Barrichelo sempre foi mais veloz que Schumarcher. E agora o mesmo se passa com o Massa. Segundo ele, as corridas são decidas no box da Ferrari, aumentando o giro ou diminuindo o giro dos motores dos pilotos. Desta forma garantem ao patrocinador espanhol que Alonso sempre andará na frente de Massa. E não haverá mais a vergonha que houve na Alemanha quando Barrrichelo teve de dar passagem para Schumacher. A F1 já era um circo agora é pura sacanagem. Cai fora Massa.
Barrichello mais veloz que Schumacher??? Quantos títulos ou vitórias Rubinho conseguiu fora da Ferrari??? Barrichello chora e reclama áté hoje, mas esquece que, a quase totalidade de suas vitórias e os dois vice-campeonatos foram conseguidos na equipe italiana. Quando correu pela Brawn, mesmo com o melhor carro disparado, não conseguiu nem mesmo ser vice, perdendo para Vettel. Quanto à opinião do “Professor”, ou o mesmo deve estar ficando “gagá”, ou é por inveja mesmo. Não custa lembrar que Schumacher bateu seu recorde de vitórias, que na época se considerava inalcançável.
Essa é a melhor entrevista que já li nos ultimos anos.
Comentários coerentes, críticos e instrutivos.
O Burti deveria reconhecer mais o seu talento nas transmissões, pois sua visão de F1 ajuda o público a entender o funcionamento desse esporte.
Sem o BURTI a globo tenderia a cair de audiÊncia. De uma coisa é certa a combinação entre: Alonso centralizador + perda da auto confiança + status de queridinho: Massa enfraquecido.
Meus amigos F1 é um esporte sofisticado que envolve muita grana. São grandas marcas em exposição, as melhores do mundo. Esses pilotos reconhecem seu papel no mercado consumidor mundial. A competição da F1 é a competição do capitalismo, uma verdadeira selva racional e fria.
Massa infelizmente não é amadurecido para encarar competição, em buscar destruir o companheiro de equipe NOS RESULTADOS.
Então o resultado é o fracasso.
“Aqui no Brasil, só vale a vitória, seja o esporte que for. Tanto é que brasileiro fala: “Ah, eu gosto de F1”. Não é muito verdade. Gosta de vitória, pois teve Emerson, Piquet e Senna. Agora, não tem brasileiro vencendo, a audiência cai. Brasileiro gosta de futebol porque o Brasil é o país do futebol. Mas aí de repente gosta do vôlei porque está ganhando. Gostava do tênis na época do Guga. Agora, acompanha natação por causa do Cielo. Brasileiro segue vitória”. Perfeito. A melhor parte da entrevista a meu ver – e a mais pura das realidades no esporte nacional. Pena que tanto a imprensa quanto o público não tenham consciência disso.
Para mim, mais uma frase da série “justificando o injustificável”. A Red Bull deu um aviso parecido para Webber e ele, simplesmente, não abriu. Foi mandado embora? Não. Felipe Massa poderia ter feito o mesmo. Também não seria mandado embora por causa disso. Mas quis pagar de bom empregado. Fórmula 1 não é lugar para bons moços. Bons moços vão para casa mais cedo. Garotos maus pegam a Rainha do Baile. Por isso Alonso é o que é, Schumacher é o que é, Vettel é o que é. Por isso Massa nunca será…
Bom dia Fabio Seixas, eu já ouvi muita gente dizendo o seguinte, se estivesse no lugar do Massa não daria passagem para o Alonso, mas a quetão esta no contrato lembra que em 2010, demorou para a Ferrari renovar com ele o Massa então o problema esta no contrato.
O problema não está no contrato. O problema está na atitude. Não abre, não dá passagem, resolve a coisa na pista e acabou. Vai ser mandado embora? Paciência. Ou, então, dá passagem, pede demissão e joga no ventilador para todo mundo ficar sabendo. Mas dinheiro é bom. O dinheiro compra tudo. Mas não nos iludamos com isso. Massa não é melhor que Alonso. Estar à frente do Alonso ou do Schumacher sempre foi um caso fortuito, uma situação ocasional numa corrida. E eu gostaria de deixar uma dúvida que eu tenho – alguém já leu o contrato de algum desses pilotos? Acredito que não. Então, é bem fácil acreditar numa balela dessas. Quem, em sã consciência, coloca uma cláusula ilegal num contrato? Quem coloca uma cláusula num contrato que a outra parte pode levar a público ou ao organizador do campeonato e desclassificar a equipe? O que existe é uma cláusula de “bonificação por desempenho”. E, no caso de Massa, talvez seja esse o esperado… deixar passar…
Talvez. Mas se foi isso vacilou também. O Massa é melhor que isso. Falta alto estima para o cara.
A posção de “segundo piloto” da ferrari cabe melhor para um piloto iniciante. Que apenas trabalhe para o malonso e não reclame.
Piloto bom não topa isso. Olha o Button o que falou.
Fábio Seixas, com ou sem confiança Massa perde para Alonso. Qual a diferença?
Quando se acredita que algo não dará certo… Não dá!
A diferença é que quando você ser inferior ao seu companheiro de equipe você tem um objetivo a ser atingido e trabalha por ele. Conseguindo ou não vc com certeza tende a melhorar.
Outra coisa é você sentir que mesmo que você melhore dele você não passa e que a equipe não tem o menor respeito pelo seu trabalho. Nesse caso você liga o fod….se.
A ferrari colocou o Massa para acertar o carro do malonso na primeira prova do campeonato e sacrificar a própria corrida.
Eu se fosse o massa tinha mandado a ferrari passear faz tempo. O cara tem dinheiro, tem talento e fica aguentando isso. A vida é curta demais.
uma coisa é perder lutando,outra coisa é entregar para não perder dinheiro.
A diferença é que pelo menos ele poderia andar mais proximo. É igual no trabalho, se você não tem perspectiva de crescimento, vai ficar estagnado, parado no tempo pois sabe que dali você não passa. Massa é bom piloto sim, já provou isso. É igual o Alonso? Não, não é e ninguem no grid é igual. Porém o Massa em boa forma tem gás pra competir com Button, Webber, Kimi, Hamilton, etc… Está passado da hora do Massa mudar de equipe, nem que seja uma média, e começar a dar pau no companheiro pra voltar a ter confiança.
Flavio, se o Massa estivesse bem, ele certamente ajudaria muito a equipe no campeonato de construtores, o que para nós, pode nãao ser muito relevante, mas para as equips é prioridade total.
Concordo com o Flavio…com ou sem confiança o massa nunca foi pareo para o Alonso. Não sei porque tanto o fabio seixas como o galvão bueno defendem tanto o massa. Será por algum interesse ?
Amigo, com todo o respeito, quem, em condições iguais, ganha do Alonso?! .. e não, eu não sou fã dele, mas é notória a superioridade e até os meios que se utiliza para atingi-la…
A diferença, na minha opinião, é uma margem menor do que essa que vemos desde o final de 2010… onde Alonso seria 3, Massa poderia chegar em 4, 5… Alonso vencendo, Massa ao menos em 3 chegaria… mais ou menos a era schumacher x barrichello… Sem a confiança, da nisso que estamos vendo… Ganhar do Alonso? Tbm duvido… porém seu rendimento poderia ser outro.
Caro amigo, o Massa perder para o Alonso é natural e provável, perder de lavada é que torna-se anormal e estranho. Algo está errado, seja a questão da confiança ou até algum jogo dentro da equipe por exigência do Alonso, afinal ele é o “cara”, o bicampeão e responsável pelo principal patrocinio do time.