Quinta, coluna
09/08/12 10:12A corrida estava pra começar, e aquele garotinho não tirava os olhos da pista. Espumas amarelas protegiam seus ouvidos miúdos e eram mais uma diversão, mais uma novidade, naquele final de semana tão divertido e tão novo.
Como ele tinha menos de cinco anos, calculo, era sua estreia num autódromo, deduzo por tabela. Afinal, aquele estava fechado desde 2007.
Aconteceu em Cascavel, no Paraná, no domingo. A razão para os olhos vidrados e os ouvidos protegidos do garoto, a F-Truck. Colorida, veloz, pirotécnica, barulhenta. Um show para ele e para o público que acampou por dias ali.
A coluna de hoje tenta explicar a importância da “primeira vez” num esporte para uma criança. E estabelecer um elo com as cobranças e cornetagens por melhores desempenhos no esporte, tão em voga agora, nesses dias olímpicos.
A boa novidade é que as colunas da Folha, agora, estão abertas para não-assinantes, dentro das regras do online do jornal. A página que reúne as minhas colunas é esta aqui. E o link para a coluna desta semana está aqui.
Na Folha Digital e na Folha de papel, a coluna orna a pág. D11.
Ir a qualquer evento, incluso os esportivos, com crianças, onde ocorre o respeito pelo público, onde os preços cobrados pelos alimentos não são extorsivos, onde o palavreado utilizado não é chulo, onde é possível não ser “assaltado” no estacionamento e ainda encontrar um bom espetáculo fica cada vez mais difícil no Brasil.
Os organizadores de eventos nacionais devem lembrar-se que o respeito ao público é a alma do negócio ( e não a propaganda), basta ler qualquer livro de marketing aplicado na Nascar americana (existe dezenas deles).
Fabio, que grande notícia/novidade abrir a coluna. Já era tempo e outros grandes jornais já fazem isso há tempo.
Parabéns a você e à Folha por esta iniciativa.
Fico feliz porque sonhava com isso. Não sou assinante da Folha e nem do Uol e ficava sem ter acesso à sua coluna. Vez ou outra eu lia. Agora está liberada “para nossa alegria”!
Um abraço, Fabio e obrigado à Folha.
ja viu esses videos Fabio? tem de 1989 tambem, muito legal e nostálgico.
http://www.youtube.com/watch?v=1O8Me5wEE5c
Fábio você poderia fazer um post sobre as organizações das categorias nacionais como a Truck e a Stock, com informações sobre o que é oferecido a quem resolve assistir in loco as provas?
Excelente notícia essa. Acompanho a muito tempo seu blog e sempre tive vontade de ler as colunas mas não sou assinante nem do Uol nem da Folha.
Excelente novidade essa da coluna estar aberta a não assinantes.
E este texto, belíssimo! Minha primeira vez foi em um Kartódromo Municipal em Uruguaiana-RS, meu pai me levou para assistir alguns colegas de sala correr, tinha 7 anos.
Hoje eu luto pela reforma do Kartódromo aqui de Campo Grande – MS que está sem qualquer obra desde 2002, e está aos cacos. E já perdemos a Stock aqui no nosso autódromo, acho que ele vai para o mesmo caminho, infelizmente.
Por isso, solicito sua permissão Fábio, para reproduzir sua coluna na íntegra com os devidos créditos no blog que ajuda a administrar http://www.fkprimos.com.br
Caso os direitos autorais do UOL não permitam, eu entenderei, e coloco só o link lá.
Bela coluna de hoje Fábio, parabéns! Bem que BH poderia ter um autódromo e receber corridas da Stock. Eu não ia perder uma!
PS: Fábio, o que vc acha da possibilidade do Barrichello correr pela Ganassi ano que vem?
A primeira vez num autodromo, não me lembro bem, mas uma imagem de 50 anos atrás em Interlagos, ainda continua bem viva entre minhas boas lembranças.
Mil Milhas, partida meia-noite, equipes de fábrica, Sinca, DKV, Gordini, Carreteras, Alfa Julia, JK.
Cheguei poucas voltas depois da largada, assim que consegui acomodar-me no barranco, não existiam arquibancadas em toda reta dos boxes, um DKV branco, numero 10, vem puxando a fila, na segunda posição, emparelhado com um Sinca vermelho, outro DKV branco, fiquei extasiado, o barulho, a corrida noturna, os farois, aqueles carrinhos dois tempos de 1000 cilindradas liderando, frente a máquinas muito mais potentes.
Os pilotos: Marinho na ponta, seguido por Bird Clemente e Ciro Caires na Sinca.
Alguma notícia de Deodoro?
Fábio,
bem legal a coluna…
Eu hj com 33 lembro direitinho de Interlagos em 93… no sábado emprestei o ingresso pro meu primo ir com meu pai, camaradagem… e no domingo de GP cheguei as 5h junto com meu pai e quem disse que conseguimos entrar??? que nada… voltamos pra casa, tristes pákas… imagina oque o meu pai tinha que dizer pra me consolar? dizer que havia ingressos falsos e organização falha?… “paciência filho”, foi o que ouvi… havia um bilhão de pessoas tentando entrar no G a qq custo por causa do Senna e estava perigoso de verdade, um tumulto podia dar em tragédia…
De lá pra cá perdi pouquíssimos GP’s… e este ano estarei lá denovo…
A traumática data em 93 acabou despertando ainda uma maior paixão por automobilismo…
Abx
Fábio Seixas vai ter que trocar de esporte para comentar, F1 já deu o que tinha que dar…
mas voce não esta comentando?
E quem vc sugere para o lugar dele? você ??
Excelente novidade! Parabens a Folha. Vou me deliciar com várias de suas colunas que sempre tive vontade de ler.