Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Renascer

Por Fábio Seixas
04/08/12 12:31

Ver algo nascer é bacana. Renascer, melhor ainda.


 

Porque tem a ver com superação, com reconstrução, com tirar os problemas da frente. Zerar tudo. Recomeçar.

É o que vive Cascavel neste final de semana. E a cada volta que dou pelo autódromo, percebo um clima mais entusiasmado.


 

Automobilismo roots. Na veia. Gente acampada. Caixas de som acionadas. 

Churrasqueiras a mil, por todos os lados. Sejam daquelas bacaninhas, sejam na base do tijolo e da grelha. Pra que mais?


 

O autódromo? Vale dividir em duas partes.

O circuito em si está ótimo: asfalto novinho, áreas de escape feitas com cuidado, zebras bem posicionadas. 


 

(E o que é o tal Bacião, a parabólica em declive na saída da reta principal? Nos primeiros treinos, os caminhões chegavam ali a 205 km/h e faziam aquilo em quinta marcha, a 145 km/h. É a Eau Rouge daqui, dizem: separa os meninos dos homens.)


 

Já o extra-pista ainda tem algumas obras em andamento. Coisas de acabamento, que devem estar prontas antes da corrida da Stock, daqui a 40 dias _e seria legal pensarem num túnel mais largo no acesso ao miolo.


 

Mas, enfim, o saldo é dos mais positivos. Abandonado nos últimos anos, o autódromo de Cascavel não recebia a Stock desde 92 e havia cinco temporadas não tinha a Truck. Neste final de semana, está fazendo a cidade bombar. Hotéis e restaurantes cheios, aeroporto agitado, dinheiro circulando. Não tem segredo, é relação direta.

Parabéns à prefeitura, que assumiu o espaço e partiu para sua revitalização.

O automobilismo brasileiro, tão mal acostumado a ver circuitos e categorias definhando, agradece esse renascimento.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Rudinei Agustini comentou em 10/08/12 at 8:17

    Esse autódromo de Cascavel foi meu primeiro contato com o mundo do automobilismo, desde os idos de 1994 e 1995 quando morei por aquelas bandas. Nunca mais abandonei a paixão pelas corridas desde então.

  2. Tiago Nunes comentou em 06/08/12 at 14:21

    Por falar em reformas, alguém sabe a que ponto anda no Tarumã ? Vi por fotos que já demoliram os boxes…mas não lembro que data foi isso.

  3. Sérgio kasprzak comentou em 06/08/12 at 0:31

    Parabéns por sua opinião sobre o que aconteceu hoje em nossa cidade, realmente o mentor e arquiteto desta façanha é o nosso prefeito e seus comandados, que por força da legislação eleitoral não pode participar da festa mas que só temos a agradecer pelo feito por cascavel.

  4. Adir Tormes comentou em 05/08/12 at 20:36

    Esta foi mais uma obra do Prefeito Edgar Bueno, prefeito com visão empreendedora. Junto com a determinação do nosso prefeito em realizar esta importante obra, veio o trabalho da equipe de engenheiros e arquitetos da SEPLAN- Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo e da SESOP- Secretaria Municipal de Obras Públicas, que desenvolveram todos os projetos necessários. Parabéns ao prefeito e a estes servidores públicos competentes e comprometidos com o desenvolvimento de Cascavel.

  5. carlos.aec comentou em 05/08/12 at 16:10

    É só falta Londrina caprixar mais um pouco no autodromo depois do recape.
    No PR temos tres belissimas pistas.
    Ja que ta animado, ja comentei isso aqui, fala algo sobre as loucuras que o povo daqui fazia, o oeste do PR tem muitos gauchos que gostavam das carreteiras, existiu ate corrida de KOMBI AQUI.rsrs

  6. marco piquini comentou em 05/08/12 at 9:28

    Fábio, bem-vindo. Você precisa vir mais às corridas da F-Truck, pois este entusiasmo é comum em todas as provas. É a categoria com os fans mais apaixonados. Um barato!
    Abraço cos colegas da Scuderia Iveco. (www.iveco.com.br / http://www.facebook.com/scuderiaiveco

    • Fábio Seixas comentou em 05/08/12 at 10:03

      Valeu, Marco. Havendo chance, eu apareço. Gosto de corrida, independentemente da categoria.
      Abs

  7. João Passos comentou em 05/08/12 at 0:02

    Fábio, parabéns pelo artigo. Cascavel tem em sua história a marca do automobilismo. A revitalização do Autódromo Internacional Zilmar Beux recoloca a cidade no seu devido lugar quando o assunto é velocidade, berço de grandes nomes de várias categorias até do automobilismo mundial. Seja bem vindo então à Capital do Oeste Paranaense.

  8. Gabriel comentou em 04/08/12 at 23:28

    Olha, cresci indo a esse autodramo, asistir a formula truck! fico muito emocionado ao ver que ele volto a ser oque era! lembro que a primeira vez que dirigi um automovel foi em uma estrada de chão ali atraz da curva do Bacião! Realmente ele melhorou muito, ele tinha varios problemas! mas pelo que vejo o tunel ainda esta muuuuuuuito estreito tsss! creio que se tiver um poco mais de investimentos pode suportar mais corridas, o traçado em si é otimo, muito veloz! Grande abraço Fabio e muito obrigado por trazer noticias ae desse cantinho do PR!

  9. Carlos Roberto da Silva Junior comentou em 04/08/12 at 23:17

    Tomara que o Prefeito do Rio, um dia tenha inveja disso, mas isso só deve acontecer em 2017.

  10. aladel comentou em 04/08/12 at 21:32

    boa noite fabio que legal um belo circuito
    adoro a Formula Truck vc não fala muito sobre esta categoria por que ?????

    • Fábio Seixas comentou em 05/08/12 at 9:00

      Porque não consigo abraçar o mundo. Mas quando há algo relevante, na Truck ou em outras categorias, eu procuro comentar.
      Abs

  11. Cesinha comentou em 04/08/12 at 21:30

    Assim como eu, a Fórmula Truck nasceu aí em Cascavel. Dentro deste autódromo, numa corrida com final trágico, mas que foi muito legal, teve corrida de trator e caminhonete junto. E é legal saber que a alma dessas corridas continua viva ainda hoje, com churrasqueira, sonzera, piazada correndo e assistindo os pegas pendurados nas placas de publicidade. Pena eu estar longe hoje em dia e não termos mais os Dojões na pista.

  12. mauro conti comentou em 04/08/12 at 19:53

    Parabéns a Cascavel…. já pelos lados aqui do Rio…
    F1 de férias, eu também …..
    mc

  13. hillyard comentou em 04/08/12 at 19:08

    Fábio realmente aqui em cascavel a coisa ta mto show e mto movimentada. Movimento parecido com esse só vemos em uma edição de Show Rural que tem aqui na cidade. Mto bacana mesmo ver coisas renascerem assim.

  14. Carlos comentou em 04/08/12 at 17:59

    Fábio,
    Parabéns pela cobertura do que temos de bom no automobilismo brasileiro que ainda está lutando para se manter ativo, e, melhor ainda, se renovando!
    Mudando de assunto, você já foi visitar Nurburgring e pilotou na pista antiga (de 20,8km)? Vale muito à pena, se você ainda não foi!!! Estou planejando ir assistir a F1 em Spa, como faço para encontrar você por lá? Abraço!

  15. silvio comentou em 04/08/12 at 16:56

    Bóa tarde Fabio Seixas. Bem que vç poderia dar uma ajudasinha aqui pra nós goianos né. Nosso belo e ja não tão belo autodromo internacional de goiania que ja foi palco até mundial de motos…esta em plena agonia e morrendo aos poucos. Se alguem não divulgar e falar do assunto…nosso governo atual não vai se mexer da cadeira onde se encontra bem acomodado…com denuncias ou não contra ele.

    Falando de coisa bóa…que baita corrida fez o Nelsinho Piquet na Nascar Truck Siries agora a tarde. Vç viu a corrida? Ele so não venceu…por que mais uma vez uma relargada mal no final o jogou pra traz…mesmo assim ainda conseguiu chegar a 3 posição.

    • Fábio Seixas comentou em 04/08/12 at 17:19

      Você tem razão. E torço para que os planos para Goiânia realmente saiam do papel.
      Abs

      • silvio comentou em 04/08/12 at 17:42

        Belesa Fabio! So me preocupa é que os planos no papel para o autodromo goiano, são os mesmo que ocorreram no RJ com jacarepagua. Só de pensar me da medo. Mas enfim…abs.

  16. Juan comentou em 04/08/12 at 14:39

    Fábio e Hockenheim? com o caminhão de dinheiro investido podemos esperar alguma coisa boa vindo de lá também?

    • Fábio Seixas comentou em 04/08/12 at 14:43

      Hockenheim ou Nurburgring?
      abs

  17. fernando julio barbosa comentou em 04/08/12 at 13:53

    Fabio Seixas, parabéns pela materia e pelas fotos, a foto da parabolica foi a melhor vc consegue postar mais fotos valeu.

    • Fábio Seixas comentou em 04/08/12 at 14:03

      Aquela é outra curva. Vou tentar providenciar um do Bacião.
      Abs

  18. ANDRE DE ITU comentou em 04/08/12 at 13:04

    e ai Fabio,a breja ta gelada?

    • joel belmonte fialho comentou em 04/08/12 at 20:15

      Caro Andre dou conselho de correr nesta pista com breja na cachola, pq não combina com seu estilo , é pra macho mesmo então a curva do bacião não cola pra ocê não, fica aí em SP curtindo a tua breja .valeu

      • ANDRE DE ITU comentou em 05/08/12 at 13:34

        com CERTEZA ficarei aqui em SP!!! alias,não só curtindo minha breja como tambem a F-1 aqui em interlagos,e vcs podem ficar por ai com essa curva do bacião,curva do balde,curva do pinico ou qualquer outro nome cafona que resolvam por nessa curva.enquanto voces curtem corrida de caminhão nos temos por aqui alguma coisa um pouquinho melhor,chama se F1,ja ouviu falar?

  19. Luis Pereira comentou em 04/08/12 at 12:52

    Caro Fabio,
    Parabéns pela boa notícia, pelas foros ficou muito bom mesmo. Será que você não consegue o nome dos responsáveis na prefeitura, afinal merecem o elogio. A gente sempre está malhando o descaso nesse país com os autódromos, malhando secretários, CBA.
    Abraços!

    • Fábio Seixas comentou em 04/08/12 at 13:02

      Tem razão. O nome do prefeito aqui é Edgar Bueno.
      Abs

      • Juliano comentou em 05/08/12 at 16:32

        O autódromo é sem dúvida um ponto muito positivo. Fábio destaca a relação direta no texto.
        Mas calma lá, o mandato do sr. Edgar tem muitos defeitos, a cidade tem muitas outras carencias, muitas!
        Mas, pelo visto, funcionou legal, timing perfeito, afinal, outubro está aí…

        • Fábio Seixas comentou em 06/08/12 at 9:09

          Não tenho condições de avaliar a gestão do prefeito. E a intenção dos posts não é essa, nem pro bem nem pro mal.
          Só posso escrever sobre o que vi, sobre a iniciativa de recuperar o autódromo. E esse foi um bom trabalho.
          Abs

          • Juliano comentou em 06/08/12 at 9:32

            Perfeitamente Fábio.
            abraço!

Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).