Pílulas do Dia Seguinte
30/07/12 10:02
Depois de Hockenheim, escrevi sobre Raikkonen. O finlandês ainda foi tema da minha coluna de quinta, na Folha. Hoje não vou abrir o texto com ele, mas com um assunto relacionado. Sua equipe, a Lotus. Como é bom, num meio que atrai tantos picaretas, ver gente de corrida comandando uma equipe. Legítimos “racers”. Pessoas do ramo, que entendem do assunto. A Lotus, claro, vem de uma base ótima: era a Renault, que era a Benetton, que um dia foi a Toleman. A estrutura já estava lá. Mas já cansei de ver boas estruturas se desmancharem por maus comandos. (Lembram o que houve com a Jaguar? Ou com a Jordan?) Enfim, a turma da Lotus está lá para competir, não para fazer marketing, dinheiro e vazar no ano que vem. Não é coincidência o time estar hoje em terceiro no Mundial. Sem contar que é uma bela forma de honrar um nome com tanta história no automobilismo;
Ainda sobre a Lotus, aplausos para a postura de Grosjean sobre a dividida com Raikkonen, que definiu suas posições na corrida: “Ele fez o que tinha que fazer. Peguei detritos de borracha nos meus pneus e tive dificuldade para me recuperar, mas é o que é. Apenas aconteceu”. Sim, além de tudo, a Lotus mostra uma postura esportiva. A equipe é, na minha opinião, a grande boa novidade do ano;
Para passar a régua no assunto Lotus: Boullier disse que não acredita na saída de Raikkonen para a Ferrari no fim do ano, o grande boato do paddock de Budapeste. Ok, o finlandês tem contrato até o fim de 2013, mas sabemos que isso não vale muito na F-1. O principal motivo, diz o cartola, é que “não há motivos para ele nos deixar”. É, talvez o francês tenha razão;
Sobre Hamilton: quando ele está com a cabeça boa, num final de semana bom, é difícil de ser batido. Talento, ele tem. Muito. Seu problema é a instabilidade emocional. Se um dia ele conseguir mais auto-controle, será páreo mais frequente para Alonso;
Eu já disse isso algumas vezes no Pit Stop e agora está ficando claro como Bruno faz uma temporada mais consistente do que Maldonado. O venezuelano ganhou em Barcelona, enfiou um monte de pontos no bolso, mas não fez muito além do que isso: pontuou em apenas mais um GP, China. Já o brasileiro marcou pontos em 6 das 11 corridas e está a apenas cinco pontos do companheiro. Aposto que termina na frente. A concorrência com Bottas por uma vaga em 2013 é grande, Maldonado leva um caminhão de dinheiro, mas pelo menos Bruno pode provocar um constrangimento para a Williams ao fim da temporada. Dispensar seu melhor piloto pode soar estranho. De mais a mais, será um bom cartão de visitas se for preciso bater em outras portas;
A participação de Massa nos pontos da Ferrari, passadas 11 das 20 etapas da temporada: 13,23%. Assim fica difícil renovar. Cada vez mais, seus melhores argumentos são o bom relacionamento com a equipe e a falta de bons pilotos no mercado. O primeiro resolve-se com um “amigos, amigos, negócios à parte”. O segundo não é exatamente uma verdade. Argumentos frágeis, enfim;
A F-1 entra agora em férias. GP, só em Spa, no início de setembro. Quem entra nas férias em alta: Hamilton, McLaren, Alonso, Vettel, Raikkonen, Lotus, Bruno. Quem vai passar esses dias de cabeça quente e/ou com pulgas atrás da orelha: Ferrari, Massa, Webber, Button, Sauber, Schumacher, Mercedes;
Na GP2, com dois terceiros lugares na Hungria, Razia manteve a liderança do campeonato. É se é verdade que sua folga para Valsecchi caiu de 10 para 7 pontos, também é que faltam agora duas corridas a menos para o fim da temporada. São seis pela frente: rodadas duplas em Spa, Monza e Cingapura. Não está fácil. Mas está bem possível;
Na MotoGP, Stoner voltou a vencer depois de passar duas corridas fora do pódio. E foi uma vitória sólida, com ultrapassagens sobre Pedrosa e Lorenzo, seu concorrentes pelo título. Com o resultado, foi a 173 pontos, 32 a menos que o espanhol da Yamaha. Pedrosa soma 182.
Olá Fábio,
Se o senna continuar consistente (como vc mesmo disse) e o massa continuar nessa má fase, não seria uma boa para a Ferrari e para o alonso ter o Bruno na equipe?
Em tese, seria uma opção. Mas acho que há outros na frente, na fila.
Abs
Vc quer o bruno como capacho do malonso? Vira essa boca pra la.
A Lotus beneficia de ainda ter uma relação mais direta com a Renault e isso lhe dá vantagens, mas o que vai acontecer no futuro breve é que aos poucos a Renault deverá tornar esta relação com a Lotus um pouco mais técnica e burocrática. As portas ainda estão meio abertas por meio de “amizades” entre os técncios dos dois lados, mas não é de interesse da Renault que esta situação se prolongue por muito tempo. Há segredos a guardar e há pressões das outras equipes que montam o motor Renault nos seus chassis. Quando as portas começarem a se fechar, a Lotus vai cair de rendimento naturalmente. Apesar de bons nomes na equipe técnica, que duvido fiquem todos por muito tempo, os investidores mais diretos entendem pouco do assunto F1 e dinheiro só não basta. A idéias de fazer viver novamente a Lotus tem objetivos, na minha opinião, com muito poucas chances de ser bem sucedidos. O primeiro era relançar os carros esportivos de estrada e fazer dinheiro com eles, mas isso me parece tarefa quase impossível. A Lotus perdeu aquela aura britânica e não é por exemplo uma Volvo (onde os chineses já mandam) que é uma empresa de produção de veículos em massa. Precisa de uma aura bem definida, como é o caso da Ferrari ou Porcshe. Em segundo os investidores queriam fazer da marca Lotus um produto vendável em outras áreas, mas só com F1 vai ser difícil. O maior problema para a Lotus Cars é que desde o fim da década de 80, os grandes fabricantes mundiais lançaram dezenas de veículos esportivos que foram responsáveis diretos pelo insucesso da Lotus no passado e certamente vai voltar a acontecer. Essa Lotus F1 pode nem durar tempo suficiente para ser campeã novamente. Nem para as marcas europeias a F1 tem sido fácil. A Volks reluta a anos em entrar na F1 com medo das repercussões de uma eventual falha. Toyota entrou e não foi bem sucedida. E a lista de grandes marcas que tentaram e não conseguiram.
Por mais que o Massa venha tendo problemas e pontuando pouco na Ferrari, não acho que ele vá sair da equipe ou vá ser dispensado antes do fim da temporada.
Não sou fã do Massa ou sofro de ufanismo.
Mas analisando o comportamento do piloto dentro da equipe, vejo que a Ferrari quer ficar com ele.
Não digo renovação por 2/3 anos, mas um contrato de 1 ano com clausula de desempenho, eu acredito que possa acontecer.
Já o Bruno, se ele continuar a contar com o caminhão de dinheiro do Eike, possa ser que consiga uma vaga na Toro Rosso ou Caterham.
Concordo com o Rubone, comentários ótimos, menos do tal de Marcelo com complexo de vira-lata, critico demais, ele precisa entender que já estar na F- é uma grande façanha, tem que ser respeitado.
Comentários bons para serem lidos é de Joel Belmonte e Debora.Lamentavel é do tal de Marcelo SP comentado as 22,29.Seria bom ele assitir corrida de bicicleta.
Fabio, vc acredita que a Globo pode interferir a favor dos pilotos brasileiros, para que não percam seus lugares na F1 e ela não perca (ou tenha que reduzir os preços de) suas cotas de patrocínio?? Isso pode acontecer ou é apenas lenda urbana, ela não tem nenhuma ingerência no assunto? Mais uma: bem que você poderia postar sobre grandes pilotos da F1, nesse período de entressafrade GP’s. Que tal? Abraço.
Pode. Já aconteceu antes, pode acontecer de novo.
Abs
a favor de quem foi isso,Fabio?
Poxa Fábio, dê uma luz aí nesse esquema. Eu achava altamente improvável isso acontecer.
Quem? Quando? Como?
A operação brasileira é importante para Ecclestone. O GP Brasil é, há tempos, uma das corridas do portfólio dele. As condições que ele consegue no Brasil (= o dinheiro que ele levanta) são das mais vantajosas.
Da mesma forma, a Globo é uma parceira de longa data da FOM, não apenas na transmissão dos GPs mas, de alguns anos para cá, na promoção/organização da corrida.
Enfim, os dois lados mexeram seus pauzinhos para que Barrichello tivesse boas chances na F-1 e, claro, para que ele fosse para a Ferrari. Compreensível. Negócios são negócios, e era interessante para todos.
Abs
Ta aí uma coisa que eu nunca imaginei. Tô besta.
Isso tudo não é teoria da conspiração, é grana mesmo. Cada cota de publicidade da Globo(e são várias) vale milhões de dólares(muitos mais do que é necessário pagar para correr na Williams por exemplo). O mercado brasileiro é muito bom e o Bernie faz muito dinheiro aqui, podem apostar que merecendo ou não Massa/Bruno/Razia/Nars ou qualquer outro que estiver lá perto pode conseguir vaga, sem piloto brasileiro é que não fica.
1) Maldonado tem uma vitória na F1, Senna apenas migalhas inconsistentes. 2) Raikkonen na Ferrari, deve soar como ofensa ao finlândes. 3) Na moto GP Pedrosa tira pontos do Stoner, é Honda HCR contra Honda HCR, Lorezo (Yamaha) agradece, enquanto isto Rossi padece na Ducatti.
Concordo com vc. Maldonado não tem apenas uma vitória de vantagem sobre Senna. Geralmente larga na frente do brasileiro e disputa posições de frente nas corridas. Senna fica pra trás esperando o que vai acontecer. Assim, consegue seus pontinhos, mas sem destaque algum. Não acredito que Senna esteja sendo mais positivo para a equipe do que o venezuelano que, seja para o bem ou para o mal, consegue colocar a equipe Williams em posição de destaque nas corridas.
Não há nada para ser comentado sobre o GP da Hungria. Uma corrida chata, em uma pista absurdamente chata (nem com Kers e Aza aberta é possível ultrapassar. Faço o meu protesto tbm a transmissão da MOTOGP (transmissão replay sábado às 23h) que não reprisou mais o GP em horário nenhum!
o que seria uma AZA???
seá que tem algo haver com “azar”?
Vetel em alta??Por que o Vetel???gostaria de saber quais os motivos??
Porque ele foi melhor que o Webber nos dois últimos GPs. Porque ele encostou de vez no companheiro.
Abs
e porque ele é o alemaozinho do flávio
Ricardo Braga vc se esqueceu de um detalhe! Bruno foi relativamente bem na Hungria porque vários pilotos foram mal foram mal na classificação e também na corrida. Caso dos pilotos da Mercedes e Sauber(fora Webber e Di Resta), só aí são seis pilotos.
Bruno tomou 0.400 milésimos de Maldonado na classificação, quantos carros caberiam entre Maldonado e Bruno se os pilotos da Mercedes e Sauber(mais Webber e Di Resta), tivessem ido bem? Outro detalhe, Maldonado e Massa largaram muito mal isso também ajudou Bruno na corrida, o sobrinho mesmo só levou o carro a bandeirada. Vários pilotos do meio do pelotão já fizeram isso levando o carro a posições melhores, caso de: Koba, Perez, Huck, Resta e Maldonado.
Esse desempenho do sobrinho ficou meio “camuflado” por causa do dia ruim de muitos rivais já citados, Bruno pegou uma semana em que tudo deu certo pra ele, mas quando precisou superar as adversidades, ele simplesmente não apareceu.
Claro que a corrida de Bruno valeu, cada um com seus problemas, a questão é saber o quanto Bruno vai melhorar quando Rosberg, Schumacher, Di Resta, Huck, Perez, Kobayashi, Massa e Maldonado tiver em dia bom. O carro Williams o venezuelano já provou várias vezes que é bom, resta saber se Bruno vai conseguir provar o mesmo. Piloto que faz a diferença é aquele que sabe superar as adversidades, o que Bruno fez na Hungria é pura obrigação. Ele fez uma bela ultrapassagem em cima de uma Sauber, segurou carros mais rápidos como Button e Webber, mas nessa pista é complicado ultrapassar. Quando o sobrinho passou a Sauber por fora teve ter sido muito por causa da diferença gritante de pneus, em todo caso foi uma bela ultrapassagem.
Se Bruno diminuir a diferença para Maldonado nas classificações e entrar sempre no top-10, aí sim ele vai dar um salto na segunda parte da temporada. Se ficar tomando sempre 0.400 do companherio, dificilmente vai largar no Q3, vai voltar ao que era na primeira parte da temporada. Esses 8 pilotos do “dia ruim”, muitos vão estar entre Maldonado e Bruno. Observe a diferença que Bruno tomou nas 11 classificações, ele não melhorou em nada na classificação na Hungria, deu sim sorte com o azar de muitos rivais que foram mal.
Outra coisa, vc não precisa gostar de certos comentários, basta respeitar a opinião de cada um!!!
Não se iluda, Bruno não é nenhum fora de sérei ao volante, mas assim como mais de 700 pilotos que passaram na F1, Bruno também merece a chance de mostrar algo. Eu como muitos acho o sobrinho muito fraco, ele pode até ficar alguns anos na F1, mas dificilmente vai conseguir vaga em equipe de ponta pra brigar com as feras lá na frente.
Se um dia acontecer e pegar companheiros como: Lewis, Vettel ou Alonso! Vai tomar surra, assim como Rubens tomou e Massa toma hoje, e a culpa não vai ser da equipe, do companheiro de equipe ou do patrocinador. Na frente o que prevalece é o talento muito acima da média, muitos não consegue manter a performance, basta ver o caso de Massa que nem sombra lembra do piloto entre 2006/08. Nessa época ele fez 15 poles e venceu 11 corridas, fora a disputa acirrada pelo título em 08, Felipe estava conseguindo uma ótima média para os dias de hoje, pena que acabou…paciência!
zzzZZzzZZzzzZzzzZzzz…. mais do mesmo…
Não esqueça de prestar atenção nos detalhes. Na primeira volta rápida, que era a volta, o Bruno travou o pneu, portanto, poderia claramente ter ficado a frente do maldonado na classificação.
Você é um pessoal insuportável. Só fala a mesma coisa, sempre. Vai morar na Alemanha seu chato!
Esse cara eh insuportavel, ridiculo, frustado seja la o que…. Ou eh so louco mesmo!!!
Por varias vezes percebo que: há um certo descontentamento ou subestimasão no que se trata a respeito do piloto Bruno Senna , desde que o jovem Senna resolveu participar das competições de F1 não ouvi falar qualquer coisa a respeito da capacidade como piloto, algumas vezes Fabio Seixas balbuceia o nome de Bruno, como se ele não existisse como competidor, linhas repitidas, vi um excelente trabalho dele no grande premio da Hungria , nada de especial , apenas talento simples para administrar uma corrida, ao passo que o Dick Chavista Maldonado deu um toque sutil na Force India , como se ele estive-se num Rally , só que os comissarios da pistas viram a manobra arriscada e de certa forma desleal , colocando o piloto em risco de acidente danoso, pois bem este é o piloto
que a Williams apresenta como seu favorito, domingo o trabalho de Maldonado mostrou o fragil desempenho de um corredor de rua, o que ficou demais irresponsavel mostrado ao mundo inteiro que vergonha Chavista de conta.
Vettel provou que: por mais que a Fia tente barrar o trabalho de Adrian Newells o conjunto de carro e maquina estão sincronizados, pode Jean Toddy fazer qualquer pressão , que a genealidade do Mago Adrian sempre sobresai. O que foi aquilo com a Mercedes , comportou-se como se estivesse pela primeira vez no Grid , um vexame munimental. Bom trabalho de Bruno Senna , um piloto que traz ao mundo da f1 , uma esperança p/nós fãs de automobilismo de monoposto
admiravel trabalho de um veterano, apenas deixem este moleque correr , pois esta no sangue da familia Senna boa sorte Bruno Senna Lali
O Bruno fez uma boa corrida domingo, porem ele é bom como inúmeros outros brasileiros, e muito inferior em relação a alguns outros. Para quem viu os pilotos brasileiros de altíssimo nível na F-1 ver o Bruno é frustrante, ainda mais sabendo quantos outros excelentes pilotos brasileiros não conseguem chegar nem perto da F-1 porque não são “sobrinhos”.
Fabio , você acha que o Kimi toparia ir para a Ferrari com o Alonso lá? Ou mesmo que a Ferraria iria querer o Kimi lá conhecendo seu estilo fora das pistas?
Abs
Eu acho que o Kimi não se importaria. Mas acho que o negócio não vai sair, por outros motivos.
Abs
Quais?
Simples, o Kimi não vai se sujeitar a ser o capacho do malonso. Tem mais personalidade que isso.
Esse papel só o massa mesmo.
A briga de Bruno pra permanecer na Williams não é com Maldonado na pista, e sim com Bottas”
Se a equipe dispensar Maldonado…adeus Williams na F1! O que faz o time de Frank Williams “respirar” são justamente os 150 milhões do venezuelano(contrato de cinco anos a partir de 2011). Estamos esquecendo de um detalhe, Frank Williams nunca se importou muito com seus pilotos, mesmo quando teve feras como Piquet, Mansell ou Prost. A prioridade sempre foram seus carros, e eles no momento só estão na F1 graças ao forte patrocínio de Maldonado. Bruno leva cerca de 10 milhões por ano o que não é pouca coisa, mas esta longe da grana que Maldonado injeta, cerca de 30 milhões por temporada.
Por outro lado, gostando ou não Maldonado já escreveu seu nome na história da Williams ao fazer pole e vitória, e mesmo cometendo erros, no geral impressionou mais que o sobrinho na primeira parte da temporada, seja em classificação, batalha pelo Q3 ou corridas.
A briga de Bruno é tenta se manter na F1, seja na Williams ou em outra equipe. Ele pode até somar mais pontos que Maldonado, mas será que também vai convencer mais ao volante a ponto de desbancar Bottas?
Bruno agora tem a obrigação de melhorar na segunda parte da temporada para tentar equilibrar as coisa a seu favor, mesmo assim não acredito que Maldonado corra risco de sair da equipe. Ninguém é bobo na F1, muitos chefes de equipes gostariam de ter Maldonado por causa dos mais de 30 milhões de dólares(ou euros)por ano. Com esse dinheiro qualquer equipe do meio do pelotão ia conseguir melhorar o carro. Imagina uma Force India com Maldonado e Di Resta em 2013, um leva a grana e melhora a equipe, e outro pilota trazendo resultados. Frank Williams não é bobo, só vai dispensar Maldonado quando a grana dele acabar, no fundo sempre foi assim com todos que levam patrocinador.
Com Maldonado fora da Williams, B.Senna dificilmente ia conseguir mais que 20 milhões com Eike Batista, essa grana não seria o suficiente porque o orçamento da Williams é cerca de 40 milhões por temporada.
Em dias de crise global, onde a Williams iria arrumar outro piloto com tanta grana como Maldonado? No comércio da F1 o venezuelano atualmente vale ouro(mais que o sobrenome Senna), e pra quem torce contra Maldonado, lembre-se. Se ele sair do time a Williams vai “desabar” em 2013, se Bruno ficar o carro pode nascer tão ruim como foi em 2011, justamente por falta de grana.
A briga de Bruno é com Bottas, e o sobrinho vai ter que melhorar muito nos resultados se quiser segurar a vaga na Williams. Maldonado tem a vantagem de renegociar com Frank, e justamente agora que o carro esta melhorando! Dos 150 milhões(60 já foi com as temporadas de 2011/12), Maldonado pode injetar 45/45 nas próximas duas temporadas, Bruno permaneceria na equipe trazendo mais grana(uns 15 milhões), e isso seria interessante pra Williams.
Maldonado não ia gostar de ter um novato fora-de-série como Bottas, o finlandês mostrou que é bom, basta ver o que conquistou nas categorias de base, sempre chegando entre os primeiros nos campeonatos:
http://en.wikipedia.org/wiki/Valtteri_Bottas
A ameaça real para Bruno chama-se Toto Wolf, mas Frank Williams vai pensar muito no lado financieiro da equipe! Para Maldonado no momento, é mais interessante ter Bruno que Bottas como companheiro, mas Frank Williams também pode exigir a pedido de Toto Wolf.
“Vamos fazer assim Maldonado, 45/45 nas próximas duas temporadas para a equipe dar um salto pra frente, Bottas entra com o que puder trazer de patrocínio. Em 2013/14 você tem a garantia de ser primeiro piloto, depois disso a gente volta a conversar”.
Maldonado é o dono da grana e pode influenciar sim na escolha do companheiro nos próximos anos. Um bom desempenho de Bruno pode decidir até mesmo sua saída da equipe, dessa vez por exigencia de Maldonado, o dono da maior parte da grana.
Nesse caso, até eu que sou bobo ia querer me arriscar com o novato Bottas, afinal de contas ele não tem experiência na F1, Bruno já teria. Por outro lado, um bom desempenho de Bruno na segunda parte da temporada pode abrir as portas para outras equipes,mas pra isso acontecer alguém tem que perder a vaga. De uma coisa Bruno não escapa, ou ele melhora ou…adeus F1!
Não acredito na volta do Kimi para a Ferrari. Primeiro porque Alonso não deixaria, e creio que ele tenha grande poder de decisão na equipe, até pelo patrocinador que leva. E segundo porque a Ferrari já pagou para se livrar do Kimi. Seria um tanto constrangedor pagar uma quebra de contrato com a Lotus para trazê-lo de volta. Enfim, acho que o Kimi fica na Lotus. Ademais, quem é doido de correr com o Alonso? Só mesmo novatos ou veteranos em fim de carreira.
Fabio,e qual a explicacao que vc daria para a queda da Williams ?
Normal. O que me surpreendeu foi o início tão bom.
Abs
Fabio, gosto muito do que você escreve. Mas novamente vou discordar com você! Sobre o que escreveu: E o pior, que ouvi isso igual do Galvão inacreditável já mais pensei que você escreveria isso… Sobre Hamilton: “””Quando ele está com a cabeça boa, num final de semana bom, é difícil de ser batido. Talento, ele tem. Muito. Seu problema é a “INSTABILIDADE EMOCIONAL”. Se um dia ele conseguir mais auto-cinstabilidade emocional e controle, será páreo mais frequente para Alonso”
Nada ver isso! O cara, pilota com o coração e para ganhar! E já falou isso varias vezes, quando ele sai com sua McLaren do Box ele se esquece de tudo e só pensa na vitoria ou em fazer a Pole!
Leia o comentário que ele faz sobre a corrida da Hungria. Que aula ele dá de pilotagem. Com isso, você vai verificar que não foi tão fácil assim!
Ele jogou o tempo todo, arriscou, fez com que os pilotos do Lótus desgastassem os pneus antes que os dele. Tenho certeza, se tivesse lido antes o comentário dele, você teria feito uma analise bem diferente! Sei que você não gosta, mas essa não deu para ficar sem comentar!
Há aproveito também para falar que discordo de todos! O Felipe Massa é um grande piloto, só que ele esta correndo para Ferrari! E não para ele! Ou melhor, hoje para o Alonso! Como no passado não tão distante correu para o Kimi. E detalhe o Kimi só foi Campeão, graças ao Massa, que ajudou e muito! Era para Lewis ser campeão! Todo mundo sabe disso! Ou faz que não saiba disso! E mais o Massa infelizmente, fez a escolha erra, ou para ele a certa!Quando basicamente foi obrigado abrir, para o Alonso passar. Ali ele se enterrou vivo. Então eu não acho que ele saia da Ferrari, o pessoal deve muito a ele… minha opinião. O Massa é um grande piloto que pena que escolheu a mesma coisa que o Rubinho…
Ele é novo, pode ainda dar a volta por cima de tudo isso, basta ele ter a coragem de sair da Ferrari! E encontrar uma equipe como um lótus ou até mesmo Willians. Ele bem superior que o Maldonato!!
Abraço!
Perfeito. Acho exatamente isso do Massa. Falta coragem como profissional. Cada ano na ferrari ele perde muito mais que ganha como piloto. Ele esta literalmente sendo sugado pelo malonso.
Fabio, concordo, difícil Massa continuar na Ferrari. Argumentos fracos e desempenho mais fraco ainda. É triste, mas com um desempenho assim fica difícil qualquer equipe manter um piloto. Com relação ao Bruno, ainda falta uma melhor posição no grid, isso acontecendo ele coloca o Maldonado no bolso. Maldonado é rápido, mas muito ruim de pista. Sabemos que ele não sai da Willians pois leva muito dinheiro. Ao Bruno, resta melhorar o desempenho no ano pra deixar portas abertas em alguma equipe grande. Voltar pras nanicas que não pode. Abraço.
o bruno vem se esforçando muito é muito
perseverante e firme ,com sertesa vai fase
muito um bom trabalho na formula 1 e é
disso que nos brasileiros estamos precisando de um orgulho num mundo onde
so o dinheiro manda vamos la bruno
nos acreditamos em você e tem um grito preso na garganta desde de Aírton vamos la
o pobre massa que já era mediano após o acidente ficou mediocre a não ser que faça um supertratamento intensivo não vai mais guiar na formula um , mesmo com o baba ovo do galvão e companhia
Fabio, essa limitação de comunicação vai matar o seu blog, tome providencia amigo, vc é o melhor comentarista de F1 não deixe isso acabar.
Nooooossa, até que enfim alguém levantou essa lebre!!!
Eu também fiquei decepcionado com essa limitação, sou (ou era) leitor assíduo do site da Folha e desse blog, então, tendo a mim como exemplo, creio que a audiência do Seixas será seriamente abalada com o limite de acessos…
Fábio, voltando ao assunto F1, quem tem garrafa pra trocar durante as “férias”? Dado o poderio financeiro das maiores equipes, mas todavia com a proibição de testes e etc, vc acredita que alguém descubra algum “ovo de Colombo” pro resto do campeonato na pausa de agosto???
Abs
Concordo plenamente.Não basta apenas deixar o assuntgo no ar.Nós, leitores, fazemos comentários e seria interessante interagir conosco.Afinal, passa-se uma idéia de que você nem lê os comentários de seus leitores. É uma pena, pois transmite uma certa “arrogância” de sua parte.Posso estar errado, mas um blog existe para haver interação entre o blogueiro e os leitores. Gosto de ler seus posts,mas creio que vc poderia mudar sua postura e dar mais atenção aos comentarios postados.
Vivo respondendo comentários dos leitores. Mas, obviamente, não posso responder a todos, o tempo todo.
Abs
Acho que tanto a Patrícia como o Ricardo Lopes referiam-se ao limite de acesso às páginas da Folha, que o portal vem impondo a audiência. São 20 reportagens gratuitas e mais 20 se o sujeito fizer o cadastro. Acima disso, deve-se assinar a Folha Digital. Desde a metade do ano passado que eu não acessava seu Blog. Não sei se meus acessos “expiraram” ou se a Folha acabou com isso…
Dia que o Bruno faz um pouquinho a mais do que o resto da sua medíocre temporada a pachecada deita e rola….
Fábio até onde eu sei a Stewart virou Jaguar que virou Red Bull Racing, entao creio que seja um case de sucesso não?
Vou explicar de novo: nos anos de Jaguar, a coisa foi horrível. A equipe só ressuscitou porque a Red Bull apareceu com gente do ramo e um saco sem fundo de dinheiro.
Abs
Nem precisa explicar… Haja dinheiro na Red Bull e gente que conhece do ramo… Case de sucesso assim é muito fácil.. rsrsrsrs
Estou enganado ou já li no seu blog uma vez vc elogiando a RedBull dizendo que o sucesso também se devia à boa estrutura montada pela Stewart?
Está enganado. Eu disse que era bacana ver aquele estrutura montada pela Stewart não ter ido para o ralo.
Abs
Na minha opinião uma coisa ficou clara nesta corrida, Grosjean nunca será campeão do mundo. Que me desculpe o piloto, mas ele não passa de um cavalo de corrida sem jockey. É só pedal da direita no fundo e ponto final. Não tem estratégia, não tem visão da pista em que corre, não tem noção nenhuma de como se acerta um carro. É só pisar para ver no que vai dar. Já passou por categorias que chegue para aprender que só isso não basta. Não é com a rodagem em pista ao longo de várias temporadas que Grosjean vai mudar. Na GP2 funciona, porque a regra do grid da 2ª corrida ajuda esse tipo de pilotos. Basta chegar em 8º e larga na pole. Depois é pisar e se é campeão sem muito esforço. O Razia por exemplo é o inverso disto. É piloto a sério, assim como o Valsechi e o Nasr. Já o Estaban Gutierrez é outro cavalo de corrida sem jockey. Quanto a Lotus, admito que não sou um fã de Boulier e não vejo nele o homem certo para fazer da Lotus uma equipe de ponta a sério. Não tenho 100% (99%) de certeza, mas acho que a corrida de ontem mostrou que dificilmente esta Lotus vencerá corrida este ano. Não há mais nada para tirar no que diz respeito a rendimento deste carro. Raikkonen nunca ameaçou verdadeiramente Hamilton. Raikkonen nunca conseguiu mostrar uma situação de tentativa de ultrapassagem. O carro chegou com a língua de fora novamente e não ganha. Só a mania de Button em encontrar chifre em cabeça de cavalo é que permitiu a Raikkonen chegar em 2º. Se Hamilton tivesse adotado a mesma estratégia de pneus de Raikkonen, o piloto da Mclaren teria deixado o piloto da Lotus e todos os outros a 20s ou mais. Não havia muito o que inventar nesta corrida, principalmente sem chuva. Rodar 29 voltas com um jogo de pneus foi um erro menor para Hamilton porque o Mclaren já tinha mostrado que era claramente mais rápido em todas as condições, mas uma melhor distribuição dos jogos de pneus, mesmo com um jogo de médios, teria sido o ideal. O carro Mclaren ontem pedia um piloto que fizesse como faz um bom chapeiro de lanchonete: manter o ritmo e evitar que se queimem os hamburgers (pneus). Hamilton fez isso. Só não fez melhor que Raikkonen. Button quis fazer cozinha molecular na chapa quente e deu tudo errado.
Fabio, estava aqui devagando e pensei: Ferrari precisa de um piloto tampão. Bruno Senna sem contrato para o ano que vem. Não que seja um sonho ver o Bruno de companheiro de Don Alonso das Astúrias, mais seria no mínimo interessante ver oq o rapaz é capaz de fazer com um carro bom. Possibilidade? Sonho lesmo Seria ver ele na Mclaren, não pelo passado do tio, mais é uma bela equipe de formula1. Pode não ser a mais tradicional, mais para mim a de melhor imagem e pacote equipe-carro… Abs
não de ideia, chega de sermos tratados pela ferrari como um país de 5º mundo.
Interessante que a Fiat no Brasil fatura muito, mais muito mesmo, o Brasil é o maior mercado deles e a Espanha? Tá falida, não tem dinheiro para nada, e mesmo assim somos tratados como cachorro, obrigado Massa e Rubens pelo belo trabalho que vcs nos prestaram a nós torcedores…
Verdade. Não queira o Bruno como capacho do malonso. Melhor ver ele e sexto do que trabalhando para esse espanhol mau carater
Hoje venho postar aqui, bastante envergonhado e com muita humildade para pedir desculpas ao amigo MARCELO SP, em que o acusei ontem de ter malhado o Bruno Senna durante todo o fim de semana e que realmente não foi isso que ele fez, e sim um cara que usa o mesmo nome, só que apenas Marcelo e por ironia ele usou o mesmo nickname, o que acabou me confundindo, logo peço desculpas mais uma vez a você, MARCELO SP! Sobre esse novo post do grande Fábio Seixas, penso como ele em relação ao nosso único piloto praticamente na F1 que é o Bruno Senna, pois o Massa está deixando muito a desejar e não tem mais forças para reagir o que é deplorável. Voltando ao Bruno, acho que o campeonato dele começa agora, como já tinha dito antes depois dos primeiros treinos livres. Não porquê ele já correu ano passado nessas pistas que vem agora, mas pelo que disse o Burti durante a classificação, no qual o próprio Bruno lhe confidenciou, de que a Williams resolveu atender aos seus pedidos de buscar um acerto mais para o seu estilo de pilotagem que ele vinha cobrando o ano todo e não era concedido. Pelo que deu para ver nos treinos livres e na classificação de que o problema de aquecimento do pneus que ele vinha se queixando de não conseguir isso na volta lançada, parece que ficou para trás. Vamos lá Bruno, descanse bem nessas férias e volte mais forte ainda depois dela, pois Spa é onde separa os meninos dos homens.
Fábio,na boa me lembre por favor um momento de descontrole de Hamilton nesta temporada.
E mais o dia do “auto controle”a que você se refere começou dia 18/03/2012 início da temporada , não fosse os erros da equipe seria líder isolado.
Só pra te lembrar somente em solo espanhol Hamilton deixou de marcar 50 pontos.
Portanto o Hamilton desse ano é outro,mais maduro de bem com a vida e ainda tem a incrível capacidade de se adaptar ao carro para ao mesmo tempo ser rápido sem destruir os pneus , não tem exemplo melhor que essa corrida da Hungria em que Hamilton foi perseguido pela Lotus do início ao fim, só que ele tinha o controle da corrida o tempo todo fazendo com que Grosjean e Raikkonnen destruissem seus pneus.
Abs
Exatamente o que eu iria postar.
Essa temporada do Hamilton, tem sido a mais equilibrada dele desde que começou a correr. Nas tres primeiras corridas conseguiu tres terceiros lugares por não tentar nada estúpido e se garantir pontos fundamentais. Não fez nenhuma besteira este ano. Não fosse alguns erros da McLaren em pit stops estaria mais proximo do Alonso.
cada um torce pra um piloto… voce pelo hamilton o fabio pelo vettel… normal.
No seu exemplo da Jaguar acho q vc se enganou, nao? Até onde me lembro a a Jaguar se transformou na RedBull e passou anos lutando no pelotao do meio, ate q a uns 3, 4 anos atras começou a despontar entre as top…Isso é o q me lembro.
Massa tem que fazer um grande favor a todos nós torcedores brasileiros, no fim do ano vir correr de stock.
Nunca pensei que um dia diria isso; !ai que saudades do velho barrica!”
Não sei o que acontece com o Massa, nos treinos de classificação geralmente ele vem até bem a frente de Alonso, mas quando chega no Q3 ele simplesmente desaba e Alonso cresce.
Alonso guarda pneus, amigo, e faz uma volta de classificação como deve ser feita.
não é questão de que ele desaba e o alonso cresce. O caso é que até o Q3 nenhum piloto sério anda no limite… e o massa tem que fazer isso pra poder passar. Chega no Q3 onde todo mundo anda no limite e é o que é.
faltou mensionar a Ligier