Pílulas do Dia Seguinte
30/07/12 10:02
Depois de Hockenheim, escrevi sobre Raikkonen. O finlandês ainda foi tema da minha coluna de quinta, na Folha. Hoje não vou abrir o texto com ele, mas com um assunto relacionado. Sua equipe, a Lotus. Como é bom, num meio que atrai tantos picaretas, ver gente de corrida comandando uma equipe. Legítimos “racers”. Pessoas do ramo, que entendem do assunto. A Lotus, claro, vem de uma base ótima: era a Renault, que era a Benetton, que um dia foi a Toleman. A estrutura já estava lá. Mas já cansei de ver boas estruturas se desmancharem por maus comandos. (Lembram o que houve com a Jaguar? Ou com a Jordan?) Enfim, a turma da Lotus está lá para competir, não para fazer marketing, dinheiro e vazar no ano que vem. Não é coincidência o time estar hoje em terceiro no Mundial. Sem contar que é uma bela forma de honrar um nome com tanta história no automobilismo;
Ainda sobre a Lotus, aplausos para a postura de Grosjean sobre a dividida com Raikkonen, que definiu suas posições na corrida: “Ele fez o que tinha que fazer. Peguei detritos de borracha nos meus pneus e tive dificuldade para me recuperar, mas é o que é. Apenas aconteceu”. Sim, além de tudo, a Lotus mostra uma postura esportiva. A equipe é, na minha opinião, a grande boa novidade do ano;
Para passar a régua no assunto Lotus: Boullier disse que não acredita na saída de Raikkonen para a Ferrari no fim do ano, o grande boato do paddock de Budapeste. Ok, o finlandês tem contrato até o fim de 2013, mas sabemos que isso não vale muito na F-1. O principal motivo, diz o cartola, é que “não há motivos para ele nos deixar”. É, talvez o francês tenha razão;
Sobre Hamilton: quando ele está com a cabeça boa, num final de semana bom, é difícil de ser batido. Talento, ele tem. Muito. Seu problema é a instabilidade emocional. Se um dia ele conseguir mais auto-controle, será páreo mais frequente para Alonso;
Eu já disse isso algumas vezes no Pit Stop e agora está ficando claro como Bruno faz uma temporada mais consistente do que Maldonado. O venezuelano ganhou em Barcelona, enfiou um monte de pontos no bolso, mas não fez muito além do que isso: pontuou em apenas mais um GP, China. Já o brasileiro marcou pontos em 6 das 11 corridas e está a apenas cinco pontos do companheiro. Aposto que termina na frente. A concorrência com Bottas por uma vaga em 2013 é grande, Maldonado leva um caminhão de dinheiro, mas pelo menos Bruno pode provocar um constrangimento para a Williams ao fim da temporada. Dispensar seu melhor piloto pode soar estranho. De mais a mais, será um bom cartão de visitas se for preciso bater em outras portas;
A participação de Massa nos pontos da Ferrari, passadas 11 das 20 etapas da temporada: 13,23%. Assim fica difícil renovar. Cada vez mais, seus melhores argumentos são o bom relacionamento com a equipe e a falta de bons pilotos no mercado. O primeiro resolve-se com um “amigos, amigos, negócios à parte”. O segundo não é exatamente uma verdade. Argumentos frágeis, enfim;
A F-1 entra agora em férias. GP, só em Spa, no início de setembro. Quem entra nas férias em alta: Hamilton, McLaren, Alonso, Vettel, Raikkonen, Lotus, Bruno. Quem vai passar esses dias de cabeça quente e/ou com pulgas atrás da orelha: Ferrari, Massa, Webber, Button, Sauber, Schumacher, Mercedes;
Na GP2, com dois terceiros lugares na Hungria, Razia manteve a liderança do campeonato. É se é verdade que sua folga para Valsecchi caiu de 10 para 7 pontos, também é que faltam agora duas corridas a menos para o fim da temporada. São seis pela frente: rodadas duplas em Spa, Monza e Cingapura. Não está fácil. Mas está bem possível;
Na MotoGP, Stoner voltou a vencer depois de passar duas corridas fora do pódio. E foi uma vitória sólida, com ultrapassagens sobre Pedrosa e Lorenzo, seu concorrentes pelo título. Com o resultado, foi a 173 pontos, 32 a menos que o espanhol da Yamaha. Pedrosa soma 182.
Concordo com o Danilo.Se o Kubica estivesse hoje pilotando poderia ser até o primeiro na tabela.Quanto aos demais comentarios só os bobos falam de grana.Pois sem grana quem pagaria os pilotos.
Semana passada meu comentário nem passou pelo moderador…vamos lá novamente: Na Alemanha, Alonso e Cia retiraram totalmente a asa e ficaram com um canhao de reta, com quase 0,5 s somente no fim do 1o setor, depois perdia quase 0,4 no miolo. Os Globais “que se auto intitulam” quarentoes de F1, sequer falaram sobre isso. Já em Hungaroring a Maclarem teve o pacote aerodinamico mais simples possivel, mais estreito e muita asa, levando o Luis Amilto a ter sequencias de voltas rapidas com as 10 primeiras voltas do pneu em qualquer escolha, hard ou soft.
Os outros mergulharam a fazer long runs e esqueceram que lá, metade da corrida se ganha com a pole. Pô, Fabio, vc conhece, já andou e deve comentar estas partes tambem.
Fábio, sobre o Felipe, saindo da Ferrari, o que na minha opinião, é uma boa pra ele, quais portas estariam abertas, qual o caminho pra ele se reerguer? Acredito que seria uma boa ir pra uma equipe menor e ganhar mais confiança, e quem sabe em 2014 buscar uma vaga melhor. E o Bruno, acho que ele não fica na Willians, o que é uma pena, pois a equipe tem potencial, mas acredito que ele dá banho no Maldonado, e usa a vantagem em busca de uma vaga em outra equipe, se não melhor, pelo menos no mesmo nível. E a luta pelo título, acredito que vai ficar com o Espanhol, mas não com uma vantagem tão grande como a do momento, será disputado ponto a ponto, concorda?
Meu lindo vencerá em Spa… até lá,
Go Kimi
Ice Kiss
Esperando ansiosa assim como vc por Spa!! nada melhor do que Kimi vencer na Belgica e ser o outro piloto depois de Ayrton a vencer com a Lotus!!
É verdade. Enquanto a Lotus veio pra fazer corridas, a Williams está ai só pra tentar fazer dinheiro. Ainda há tempo, mas se o dinheiro e os patrocinadores em anexo ao curriculo do piloto falarem mais alto, será o começo do fim.
Felipe Nasr também fez uma corridaça ontem de manhã. Saiu lá no final do grid e fez boas ultrapassagens, chegando – acho – em 8º.
E barrichelizado ainda acha que não há bons pilotos no mercado…. até na Indy se encontraria 2 ou 3 em melhores condições para ser segundo piloto.
Acho que ajuda o fato de a Lotus ter herdado uma estrutura que saber fazer bons carros e carros campeões, no mais concordo com Fábio com relação do Bruno, ele é extremamente consistente em corridas e acho que termina na frente de Maldonado, que tirando a vitória, só fez lambanças. Com relação a Massa, ele realmente está devendo, mas acho que a Ferrari tem parte da culpa, ela demais joga todas as sua fichas no 1º piloto e esquece do 2º, lembram quando Schumi quebrou a perna??O Irvine estava lá pra trás e a Ferrari teve que concentrar suas forças no 2º piloto, ai era tarde e não deu tempo de levar o campeonato.
LEGAL FOI VER O KIMI QUASE CHORANDO P O HAMILTON: NÃO JOGUE O LIQUIDO FORA MEU CARO….JUVEVAL
mentiras faladas demais e não contestadas viram verdades. O Hamilton nao aguenta pressão. como o cara foi campeão tão novo, ganhando de um cara como o alonso..quem deve ter equilibrio é o massa o maldonado, né?? me poupem…
é edson o alonso era bi e o hamilton era novato , mas essa rusga com o hamilton é que ele ganhou do massa em 2008 .em um dos dias mais felizes esportivamente falando na minha vida, isso é coisa de patridiota e nacionaloide.
Edson, pode ter a certeza eles vão sempre tentar, macular a imagem do Hamilton. toda vez que o cara ganha falam do equilibrio emocional dele, como você bem diz “””me poupem!!!””” Porque quando o Alonso ganha eles não falam assim, dessa vez ele não usou de falcatrua.
Falam tanto disso mais pelo que eu sei ele foi o único que enquadrou o Alonzo na sua temporada de estreia na F1 e foi tão bem enquadrado que a o bb espanhol usou pirraça o fisioterapeuta a imprensa os racista chantagem para tentar tira gasolina do carro do Lewis mais nada disso funcionou deviam ajudar o Massa mostrando a temporada de 2007 para ele ver como se faz.
Hoje li na autoracing que Frank wilians foi fazer uma visita a Jeson Button , e que a rumores fortes que vai haver uma troca por Bruno Senna, vc confirma isso? ta agora na imprensa toda no mundo.
Button na Willians e Senna na Maclaren.
cara se isso for verdade e realmente acontecer vai ser um presentaço apara Senna e nós, em rever este sobre nome nos maclarens… Bacana se isso acontecesse
Nossa como tu posta um negocio desse sem por o link.
Poem o link que talvez eu acredite.
A Jaguar se tornou a Red Bull não?
A Red Bull veio da Jordan.
Não. A Force India veio da Jordan. Mas antes foi Midland e outras baboseiras.
Abs
Fabio, depois de 11 provas já realizadas já dá para polarizar o campeonato? Vc não apostaria na disputa entre Alonso e Vetel ou tem mais algum piloto que entrará na briga? Qual a sua opinião?
Acho que Webber, Vettel, Hamilton e Raikkonen têm chances. O finlandês, menos. Mas não dá pra excluir da lista um piloto que está praticamente empatado com os outros.
Abs
Fabio, na minha opinião o Weber é somente um piloto mediano, assim como o Massa, Rosberg e Buton e o problema de Kimi é que não tem carro para campeonato e o Hamilton está muito inconstante.
Fabio, diga ai você realmente acompanha F1, se acompanha me diga ai, de 2007 até hoje, qual foi o posicionamento do Hamilton e do Alonso, durante esses anos? depois disso me diga o que é ser PÁREO?
Você realmente não entendeu?
Não sabe interpretar um texto? Maldita inclusão digital!!!
Ele já é páreo do Alonso frequente, mesmo sem instabilidade emocional, os resultados dele fala por si só. ao longo de 5 anos ele chegou três vezes na frente do Alonso. EU NÃO ENTENDI ESSE MAIS FREQUENTE.
Dsipensar o seu melhor 12º, 15º piloto no grid não vai doer muito, dispensar milhões de euros, ai sim. De mais a mais, sempre haverá um Bottas ou um Hulckenber para andar melhor. Não tem jeito, ano que vem, tá fora.
Bom resumo da situaçao, o Massa pra mim ja era, acabou a paciencia da Ferrari com ele e convenhamos ele nao ta fazendo por onde permanecer na equipe..e nao sei nao se ele arruma carro pro ano q vem …Quanto ao Bruno tb acho q ele vai ficar a frente do maldonado no final, mas precisa melhorar sua classificaçao, pois ta tomando um pau vergonhoso do companheiro(seria bom ele conseguir um resultado espetacular, tipo um podio de repente)e a grana do maldonado e a vitoria em Barcelona seguram ele na equipe e o Bottas vem com muita grana e diretor q cuida da carreira, logo… Fabio , quais as chances do bruno na Force India, Sauber ou de repente Mclaren e Mercedes? e o Razia, se for campeao ou vice tem chance de entrar na F1?
Parabéns pro Kimi. Bela corrida e bela disputa. Corroboro contigo Seixas, parabens pro Grosjean pela postura. E quer saber, se fosse ele em segundo, o Hamilto nem passaria um susto como passou com Kimi descontando 0.8s por volta.
Só fiquei com uma pulga, ajuda aí Seixas: O Hamilton acorda num fim de semana inspirado e detona ou ele se inspira quando lhe dão um carro muito equilibrado?
Thiago,na minha opinião,Hamilton é um piloto vencedor.Seu curriculo,já antes nas outras categorias,comprova isso.Logo, para ele,ou oito ou oitenta;não é um piloto que está na F1 a procura de títulos de vice-campeão na temporada,ou para correr por uma equipe sem condição de lhe proporcionar vitórias,apenas por causa do emprego.Percebe-se,que ele se desmotiva quando não tem um carro que lhe possa dar aquilo que objetiva.
Lembro-me de um piloto, que a muito tempo, em minha humilde opinião, era assim:Carlos Reutemann, quem viu sabe.
ele trabalha desde sempre com uma psicologa que na minha opinião deve ser péssima, pois ele não consegue mudar….. ela em 2008 disse que ele não sabe largar no meio do pelotão que perde a cabeça, se descontrola totalmente, da uma ansiedade nele que precisa chegar a frente de qualquer jeito, daí meu chapa, muitas vezes da cagada =)
Outra coisa, ele não é acertador de carro, não sabe se comunicar direito com engenheiros, ele é piloto puro, como o kimi, entra na barata e senta a bota. Virtude de um lado, defeito do outro.
Olha, uma vez lí que o Hamilton recebe o carro do engenheiro pronto e pouco entende de ajuste fino. Claro que isso é um exagero.
Mas, eu, eu próprio… ja escutei o Hamilton no rádio falando com o engenheiro “ei, vcs mexeram alguma coisa na asa dianteira?”
Deu muita sensação de “ajeita aí pra mim enquanto tomo um suco”
Não discuto a habilidade dele em guiar, por favor entendam isso. Só acho que ele se desmotiva facil porque não sabe o que fazer (tecnicamente) quando as coisas não dão certo no carro.
Quando tudo está certinho.. ele voa na pista!
O mesmo acontece com o Massa.
Acho o Alonso o melhor piloto da F1 por isso, vira o carro do avesso e acha desempenho.
Agora, não chamo os pilotos “Wall or Win” de arrojados.. e não acho que o Hamilton seja um WW. O Maldonado sim é um desses, que as pessoas confundem com arrojados mas na verdade são desequilibrados.
Arrojo foi o que o Kimi fez com o Grosjean ontem, oq o Alonso fez com o Massa naquela entrada dos Pits (não lembro qual corrida)..
Felipe, Bruno is faster than you!!!
ELE VAI SER MAIS LENTO SÓ SE FOR DO MISTER MAGOOO…ESSE MASSA É RIDICULOUYS, TÃO BOM QTO MEU INGLÊS
huhuahauhaua, muito bom. Um toque bem sutil, gostei. Quer dizer, tomara q n aconteça (chega de segundo pilotos), mas o seu comentário ficou muito bom.
Realmente um ótimo resumo da situação atual, Fábio.
A coisa tá difícil para o Massa mesmo. Sua inoperância é latente. Olhando para o campeonato de construtores, se ele tivesse um número ainda considerado baixo pela equipe que está, mas digamos aceitáveis, a Ferrari estaria dividindo a liderança com a Red Bull….mas acho que existe uma outra análise que a Ferrari deveria fazer: Rob Smedley. Impressionante com a tática de Massa NUNCA funciona a seu favor. No máximo deixa ele onde está. NUNCA consegue um algo mais. São sempre más escolhas. SEMPRE. Juntando incompetências de piloto e engenheiro, o resultado em pontos para equipe é essa realidade ridícula e vergonhosa que vemos.
Bruno precisa melhorar na classificação, pois na minha opinião o desempenho em corridas está bom e tende a melhorar nas próximas etapas. Maldonado, se não fosse pela dinheirama que tem no bolso, ja teria levado um puxao de orelhas público.
Concordo, mas acho que o problema da classificação fica muito por conta do treino a menos, vai ser dificil melhorar em comparação ao companheiro!
A situação tanto de Massa como de Bruno não são confortáveis. Ambos estão devendo. Se a Ferrari conseguir contratar HAIKKONEN seria uma baita contratação. Quem sabe até não abri uma vaguinha para Massa na Lotus. Se eles gostarem de sofrer é o piloto ideal. Quanto a Bruno, apesar da pseudo regularidade, precisa melhorar muito para permanecer na equipe.
Fábio, voce acredita que o Brasil poderia ficar sem nenhum participante na próxima temporada de F1? Nem digo isso pensando nos desempenhos deste ano de Bruno e Massa, mas no dinheiro envolvido por trás disso, com histórica tradição de transmissão da Globo, patrocinadores envolvidos, receita, etc…? Há realmente esse risco, tendo tanto dinheiro na jogada?
Acho que pelo menos o Massa consegue se arrumar em alguma equipe…
Abs
Se não arrumar a globo ou arruma pra ele ou colocar outro, aliás já tá rolando isso….
Duvido que alguma equipe dê alguma importância à Rede Globo.
Então leia esta sequência de comentários:
Fábio Seixas comentou em 31/07/12 at 13:19 Responder
A operação brasileira é importante para Ecclestone. O GP Brasil é, há tempos, uma das corridas do portfólio dele. As condições que ele consegue no Brasil (= o dinheiro que ele levanta) são das mais vantajosas.
Da mesma forma, a Globo é uma parceira de longa data da FOM, não apenas na transmissão dos GPs mas, de alguns anos para cá, na promoção/organização da corrida.
Enfim, os dois lados mexeram seus pauzinhos para que Barrichello tivesse boas chances na F-1 e, claro, para que ele fosse para a Ferrari. Compreensível. Negócios são negócios, e era interessante para todos.
Abs
Fábio Kimi e Alonso na Ferra. Quem andaria na frente ??? E outra o kimi não aceitaria ser o 2° do Alonso.
Ops desculpe Ferrari
Kimi é considerado mais veloz de todos os tempos, mais veloz que o Senna pra vc ter uma idéia(palavras de quem trabalhou com ambos), mas como todo cara diferenciado, ele é largado, não tem nem de perto a mesma dedicação que tinha Senna.
Se dedicando, coisa que acho improvavel, apostaria nele, senão alonso na cabeça.
Não creio nos 2 juntos em 2013, muito menos tendo 2 tops na mesma equipe, é melhor pra TODAS as equipes ter um primeiro piloto e outro para cooperar, toda vez que há essa disputa entre campeões do mundo, deu errado.
Valeu Christiano, mto valido o que vc diz, concordo, se o Kimi for pra valer ganha de qualquer um.
não acredito q bruno renove com a willians, o maldonado está sentado em cima da sua carreta de dim-dim e se dá ao luxo de arrebentar os carros,já q é ele q paga… e o outro assento deve ser rifado para manter o projeto.O massinha,ja deveriam ter dispensado, pela falta de competencia, deixando um só piloto arrumar os pontos da equipe.Por sorte dele,a ferrari está mais preocupada em formar um campeão do q no caneco de construtores,mas até aí massa ajudaria.Acho q este ano não dá alonso,mais pela falta de um escudeiro do q pela falta de potencia da barata,mas,mas,mas……como este ano o campeonato está cheio de surpresas,aguardemos.Acredito que nos construtores, a lotus com essa consistencia vai abocanhar o titulo……pobres brazucas,orfãos de pilotos,porem, para quem gosta do esporte pelo esporte,ESTÁ EMOCIONANTE,MARAVILHOSO….abraços a todos
Olá, Fábio. Bem interessante seu comentário. A Lotus está lá para competir. Os caras vestem a camisa, há comprometimento, dedicação ao trabalho. Eu não vejo isso no Massa. As corridas dele são sempre a mesma coisa, ou seja, sem graça, e sempre terminam com desculpas de piloto que acaba de ingressar na categoria, piloto inexperiente. Uma hora o carro rodou em que ele (Massa) chamou de “cagada”, outra hora o carro patinou, outra hora toca na traseira de alguém. No minimo tudo isso é estranho. Carros iguais e o Alonso consegue tirar tudo e mais alguma coisa do carro e o Massa não. Os engenheiros da Ferrari não conversam um com o outro? Ou será que o Massa realmente já está fora do time de Maranello e agora só “está cumprindo tabela”? Simplesmente não consigo enxergar de outra maneira. O que você pensa disso? Um forte abraço,
Estivesse o Kubica nessa Lotus, já tinha vencido pelo menos uma corrida nesse ano e ele estaria de malas prontas para assumir o lugar do Massa na Ferrari.
Fábio, na largada do Massa, me pareceu que ele segurou para não tomar a posição do Alonso. Você teve a mesma impressão? Porque o Felipe pode ter todos os defeitos do mundo, mas ele sempre larga bem…
eu tb tive esta impressão, porem não esqueçamos q até na fila do banheiro o zaca tem q dar lugar pro alonso,normal né???depois da ridicula situação q o massa se enfiou,não tem nada q reclamar…….
Na hora pensei exatamente a mesma coisa…
Puxa, tomara que tenha sido mesmo. Salvou a dignidade no Domingo. Melhor que ter que devolver na segunda volta.
Fabio, concordo que o Bruno ta bem mais confiavel que o Maldonado, mais constante e equilibrado, porem percebe-se que Maldonado é mais rapido que ele, so ver as classificacoes, se nao for de zero, o fato e que o Maldonado ta enfiando uma goleada no Bruno, acho que isso que ele tem q melhorar.
todo gp ele faz 1 treino a menos, isso é muita coisa, na F1, ainda mais quando é o primeiro ano do cara, num carro de verdade
“Dispensar seu melhor piloto pode soar estranho.”
Não houve constrangimento nenhum ao mandarem Rubens Barrichello pra Indy. Esse Rubens, que é obviamente superior ao Maldonado e ao Bruno também. Mas ok, o dinheiro pesou. E vai pesar a favor do Maldonado… E pelo jeito a concorrência com o tal do Bottas vai ser desleal…
Então Fábio, me diga, dependendo das confusões que podem haver no mercado, Bruno tem alguma chance de ir parar numa dessas equipes?:
De ficar na Williams
Mclaren
Ferrari
Sauber
Lotus
Mercedes
Force India
“Dispensar seu melhor piloto pode soar estranho.”
O que o Barrichello tem haver com a frase acima?
Foi dispensado no início do ano, e queiram ou não, ele é MUITO mais piloto que Maldonado e Bruno. Só saiu por causa de grana, e sabemos disso.
Assim como não houve constrangimento de se desfazer do melhor piloto (Rubens) e ficar com o da bufunfa (Maldonado), tenho certeza que se precisarem fazer com o Bruno, farão sem dor na consciência.
Só uma curiosidade.. das 489 temporadas que o Barrica ficou na F1, quantas eles venceu o companheiro? Pode contar o Maldanado, que até o Bruno vai vencer de tão medíocre.
Ok
Ué, a estrutura da Jaguar continua lá, agora com o nome de Red Bull Racing, inclusive um dos pilotos da época da Jaguar ainda anda por lá, Mark Webber.
Sim, mas a Red Bull recuperou uma terra que a Jaguar deixou arrasada.
Abs
O Weber saiu da Jaguar e foi para a Wiliiams, só depois disso foi para a RBR em 2007.
Não acredito em constrangimento na Williams, já que o Bruno tomou o lugar do Rubinho enfiando um caminhãozinho de dinheiro do Eike. E tem outro detalhe, o campeonato ainda não terminou. Acreditar que a fatura já está praticamente liquidada é um pouco de pretensão.
Belo resumo da situação Fábio, obrigado por mais uma postagem!!!