Hamilton, vitória num GP de pit stops
29/07/12 11:02Grande Prêmio da Hungria de Pit Stops. Porque F-1, que é bom, não houve.
Pelo menos F-1 da maneira como a concebo. Como esporte. Com disputas. Com pilotos buscando a superação. Com homens indo ao limite. Com trocas de posição. Com indefinição.
O que houve foi uma procissão de poucas emoções, vencida por Hamilton, seguido por Raikkonen e Grosjean.
Foi a segunda vitória do inglês nesta temporada, a 19ª na carreira.
Um resultado, como imaginado após um grid tão mexido, que mudou um pouco a cara da tabela; Porque líder do Mundial, Alonso foi o quinto no GP. Vice-líder, Webber não passou de oitavo. Isso aumentou ainda mais a folga do espanhol na ponta do campeonato, é verdade. Mas aumentou também o bolo do segundo ao quinto colocados.
Foi um domingo de muito calor na Hungria.
No início da prova, 30ºC no ar, 46ºC na pista.
E uma confusão, tudo indica, causada pela direção de prova. A largada foi abortada, e Schumacher apareceu com o carro parado no grid.
O motivo teria sido falha na sinalização. Ele alega que desligou o motor quando percebeu o diretor do GP mexendo os braços, indicando problemas na largada. Ou seja, não teria sido ele o motivo do cancelamento. Enfim, tanto faz agora. Mas o alemão acabou se dando mal: teve de sair dos boxes.
Hamilton largou bem. Vettel tentou atacar Grosjean e dançou: perdeu a posição para Button. Massa foi outro com largada ruim: caiu de sétimo para nono.
O top 10 ao fim da primeira volta, Hamilton, Grosjean, Button, Vettel, Alonso, Raikkonen, Webber, Bruno, Massa e Hulkenberg.
Para Hamilton, não poderia haver cenário melhor. Na sétima volta, ele tinha 2s3 para Grosjean. Tenho certeza de que trabalho seria mais complicado se fosse outro o segundo colocado.
E virou procissão, como quase sempre na Hungria. Ninguém passando ninguém.
Agito, só nos boxes.
Button, Hulkenberg e Maldonado pararam na 16ª volta, abrindo a janela de pits. Na 17ª, Bruno, Di Resta e Rosberg pararam. Na 18ª, Alonso e Vettel. Na 19ª, Hamilton e Massa. Duas voltas depois, pit para Raikkonen e Webber.
Ao fim da primeira janela de pits, na 22ª volta, o top 10 tinha Hamilton, Grosjean, Button, Vettel, Raikkonen, Alonso, Webber, Bruno, Massa e Rosberg.
Com um ótimo desempenho, irreconhecível até, Grosjean passou então a virar voltas muito rápidas e encostou em Hamilton. Mas nossa esperança de ver um duelo durou pouco. O inglês respondeu e conseguiu abrir de novo.
Sem briga. Procissão de novo. Bocejei, admito.
Na 35ª, Button inaugurou a segunda janela de pits. Vettel e Grosjean entraram na 39ª. Na 40ª, Webber. Na 41ª, Hamilton. Bruno parou na 43ª. Alonso e Massa, na 44ª.
Raikkonen parou só na 45ª, o que proporcionou pelo menos um momento bacana na prova: disputa roda a roda com Grosjean na saída dos boxes, com o finlandês prevalecendo.
O top 10 na 48ª volta, com a janela de pits encerrada: Hamilton, Raikkonen, Grosjean, Vettel, Webber, Alonso, Button. Bruno, Massa e Rosberg.
(Nesse meio tempo, mais uma absurda punição dos comissários da F-1. Desta vez, a vítima do mimimi foi Maldonado, considerado culpado por tocar em Di Resta. De novo, não houve nada. De novo, a FIA passa a mensagem errada aos pilotos, de que “ultrapassar é feio, não faça mais isso, menino”.)
Sem mais pits pela frente, a nova esperança de duelo passou a ser Raikkonen se aproximando de Hamilton. Em vão. O finlandês até conseguiu reduzir sua desvantagem para 0s8, mas em nenhum momento teve abertura para tentar o bote.
Na chegada, Hamilton cruzou com 1s de vantagem para Raikkonen, que passou com 9s4 de folga para Grosjean. Completando a zona de pontos, Vettel, Alonso, Button, Bruno, Webber, Massa e Rosberg.
Uma boa prova de Bruno, diga-se, cumprindo sua antiga profecia de que as coisas começariam a melhorar a partir da Hungria, circuitos nos quais andou com a Renault no ano passado.
Uma prova apagada de Massa, diga-se também. Caiu para nono na largada e não tentou nada diferente para sair de lá. Assim fica difícil negociar contrato com quem quer que seja.
Com o resultado, Alonso aumentou sua folga para Webber no Mundial. Eram 34 pontos, agora são 40: 164 a 124.
De Webber para trás, porém, o grupo está mais próximo. Vettel foi para 122 e encostou no companheiro. Hamilton tem 117. E Raikkonen caiu para quinto, mas com um ponto a menos que o vencedor de hoje.
Lá atrás, Bruno ameaça Massa. Está em 15º, com 24 pontos, só um a menos que o ferrarista.
No Mundial de Construtores, a Red Bull tem agora 246 pontos, contra 193 da McLaren, nova vice-líder. A Lotus é a nova terceira colocada, com 192. A Ferrari despencou de segundo para quarto _e taí a pior notícia que Massa poderia carregar para essas férias da F-1.
“A corrida foi decidida para mim na largada. Meu carro patinou, o que não é normal. Não tinha um ritmo forte, mas aquelas posições eu perdi na largada”, disse Massa, ao fim da prova.
GP, agora, só em setembro, na Bélgica. Mas serão férias pouco relaxantes, imagino.
Quanto a Bruno, se ele realmente melhorar em relação ao companheiro daqui para o fim da temporada, fica claro que suas justificativas pela pouca experiencia não é desculpa, mas sim uma colocação bem obvia. Sem perder de vista que seu companheiro deve ter o dobro de km em monopostos, uma temporada a mais nessa equipe, além de um treino a mais por fim de semana.
Aí,
Foi a pior corrida da temporada e espero q seja a unica dela. Eu as vezes sou um pouco critico com os brazucas mas o Bruno foi bem muito bem, levando-se em conta o circuito travado e ele conquistou duas posiçoes. E os lotus heim, sempre batendo na trave e vitoria… Outra coisa, a ferrari definitivamente deveria fechar as portas para o Felipe, esperar somente o resto da temporada, mesmo pq o custo beneficio ta muito alto e como comentam por aí poderá haver uma permuta com o Perez, e se acontecer ainda sairá no lucro.
Só, té mais
Concordo com vc, o Gp não foi dos melhores, mas tenho as minhas dúvidas se o post teria o mesmo tom melancólico, caso o Vettel tivesse vencido.
Ou principalmente o kime?
O resultado de Raikkonem endossou a última coluna. Para quem discordou, penso que é uma prova incontestável de quem é ele, o qual julgo ser melhor que o Mika até. Mas é só uma opinião.
Sobre Massa: já faz tempo que digo para os amigos deixarem de ser F1 como futebol, torcendo. Veja como um esporte de alto nível. Bruno, caso não tivesse uma pausa de 10 anos na profissão, provavelmente teria um ritmo melhor. Mas tem que se irrite corrida após corrida. Eu não. Desde os anos 80 eu gosto é do espetáculo!
Corridinha de tão chaaaaata, que cochilei umas 3 vezes.
Nem pra barrichelizado fazer um strike na primeira curva e dar uma animadinha na galera.
Na boa, quanto esse autódromo despeca no bolso do Eclestone para ele não ter sido riscado do mapa ainda?
Poderiam derrubar umas duas paredes, fazer um puxadinho e tentar colocar pelo menos uns dois pontos para que se tentassem ultrapassar.
Mas só não podem chamar o Tiki, Ticli, Titica (sem lá o nome daquele cara!) porque senão ele consegue piorar essa M.
despeja.
Antes que algum rabugento professor defenda o uso correto do teclado kkkkkkkkkkkkk
O fabio e a ultrapassagem do Bruno no Perez? Tem os pneus envolvidos claro, mas que foi bacana foi, num GP chato desses
Boa tarde a todos
Não vi ninguém comentar em relação a diferença de pontos entre o SENNA e o Maldonado, lembrando que ele teve uma vitória que valem 25 PTS, vejo que o SENNA pode ultrapassar em pontuação seu companheiro até o final desse campeonato.
Também acho que Bruno termina o campeonato na frente. E Bruno fez algumas corridas consistentes. Mas a questão é que o único momento de brilho em 2012 da Williams foi com Maldonado.
Com certeza ótima corrida de Raikkonen, mas também não podemos esquecer que é o melhor carro da temporada seguido de RBR e depois MacLarem e depois ferrari. Os dois carros estão sepre na frente mesmo com um piloto limitado como grosjean. Vamos ver a segunda metade da temporada.
O Alonso está com estrela este ano. O título já é dele. A vitória do Hamilton foi sensacional para o espanhol, pois polariza os pontos entre os demais pilotos. Até nisso, o Alonso é sortudo, somado ao fato de que ele pontua em todas as provas. Se considerarmos, então, que a Ferrari, agora, terá tempo de atualizar o seu pacote, ao final, veremos um novo tricampeão.
SERÁ QUE AINDA ESTÁ DIFÍCIL PRA PERCEBER QUE MASSA JÁ ESTÁ FORA DA FERRARI? SÓ NÃO VE QUEM NÃO QUER. E HOJE, AQUELA ULTRAPASSAGEM FÁCIL DE ALONSO EM CIMA DO PEREZ, SERÁ QUE NÃO NOS DÁ JÁ UMA BOA EVIDÊNCIA?
Fabio corrida chata mesmo, pelo menos os brazucas nao fizeram trapalhadas, Senacarias foi bem melhor que o Massum, pelo carro que ele tem. Uma coisa boa pelo menos, o Galvao esta em Londres assim assistimos o que realmente aconteceu.
Valeu
Eu gostei da corrida, o Hamilton mereceu a vitória, o Bruno Senna foi bem devido a limitação do carro da Williams perante as outras equipes.
Bom, nada de novo. Alonso carregando a Ferrari nas costas e ganhando gordura quando seu desempenho não é bom – e veja: numa corrida em que foi 5º, abriu 6 pontos para o segundo na tabela. Sobre Bruno, mais uma vez foi mais consistente e sóbrio que o companheiro – arrisco-me a dizer que terminará na frente do companheiro na tabela, mesmo Maldonado tendo 25 pontos de uma vitória. O que ele fez no campeonato já foi mais que o venezuelano, na minha opinião. Massa mais uma vez foi uma lástima: nem na frente de Webber, que fez prova apagadíssima, ele conseguiu ficar. Duvido muito que renove contrato – aliás, é bem possível que só tenhamos Bruno no ano que vem.
Fabio, desculpe-me mas vc está se tornando um Galvão Bueno!.
Queria me tornar na conta bancária também…
Vitória espetacular de Lewis, Kimi com pneus mais novos não conseguiu passar,o que me lembrou a corrida passada quando Alonso fez o mesmo quando Vettel ou Button tentava se aproximar.
Lewis a todo momento tinha o controle da corrida,um show num circuito extremamente técnico e ainda com pneus desgastados.
Entrou de vez na luta pelo caneco, parabéns a mclaren que foi perfeita nesse fim de semana,destaque também para Lotus que andou muito,Button ficou devendo.
Que venham as férias e depois Spa
Go Hamilton!!!!!
Felipe Massa ainda corre na f1? sic, sic… pensei q tinha parado no fim de 2008.
Bruno piloto de f1? Quem é Bruno? Nunca ouvi falar dele, nao conheço, nunca fez nada. Quem é Bruno? AH tá, parente rico do grande Aryton Senna! É por isso q está lá, na f1.
O Brasil precisa de pilotos urgentes para a f1 pois há anos não vemos ninguem lá.
O Massa continua “cagado” e no momento há tanta especulação sobre seu substituto que é difícil crer que de fato este não exista.
Bruno comentou que só agora realizaram um ajuste no carro que ele já havia pedido desde o início da temporada, mais adequado ao seu estilo de pilotagem. Isso evidencia o tratamento diferente que recebe da equipe e a grande probabilidade de que estaria com mais pontos que o MALdanado caso corresse com um carro melhor ajustado desde o início.
Hungria sempre proporciona corridas chatas por conta do circuito.
Só lamento a fraqueza horrível de Webber e Button que não conseguiram acabar na frente do Alonso.
Acho q, na verdade, eles fizeram td errado pra acabar atrás dele, o Button tá d brincadeira.
Que GP mais chato, concordo com o Fábio a respeito da punição injusta imposta ao Maldonado. Ta ficando difícil pro Massa, essa falta de combatividade esta pegando mal….. Muito mal! Vamos reagir Felipe!!!
Uma das piores corridas do ano!
Massa tá tão ruim, tão ruim que até a versão Ayrton Senna chinesa chegou a frente dele, além de lhe tomar a posição na largada! Ai meu Deus…. rsrsrsrs…
Verdade, chegar atrás do Senna é osso, difícil de explicar…
é meu irmão, mas graças a Deus o fim do ano está chegando e Massa vai nos fazer um favor em deixar a F1.
Eu não entendo o pq do massa querer um carro competitivo para o ano que vem, sendo que ele não é desde que voltou após o acidente de 2009.
Espero que a mclaren tenha voltado mesmo, mas vejo a lotus beliscando a vitoria varias vezes, para quem falou que o Rubens faria melhor trabalho que o Kimi, por esse ser fechado demais, deve estar queimando a lingua, e sobre o grosjean outro piloto que se não fosse seus erros, estaria muito melhor no campeonato.
Mas vejo ainda o Alonso com sua constancia sendo campeão com uma ajudinha da FIA (Esperem e vao ver)
Fabio, acho que a corrida não foi chata foi dificil, um erro já era corrida. Então eu acho foi uma corrida dificil para o Lewis e acredito que o Vettel fez uma corrida muito boa… E Senna foi muito bem também . Agora o Massa corre dependendo do que a equipe quer.. Agora não gostei o Button faltou mais braço para o carro que tinha na mão .. Precisava ter arriscado mais como o Vettel fez…
Eu volto a falar o campeonato esta aberto!! Mesmo o Alonso tendo essa diferença… Agora espero que a Mclaren já pagou tudo que tava devendo para Fia, para não perder para ferrarri no tapetão… Pode dar hamilton, Kimi, Vettel, alonso acredito que o bicho vai pegar….
Anderson não entendi vc dizer que “queimaram a lingua”, se o rubinho não esta mais na categoria não tem como comparar (se ele estivesse pilotando uma lotus e tivesse um desempenho pior que o filandes ai sim caberia sua colocação)
Eu duvido muito que o Rubens faria melhor que o Kimi, acho que o rubens faria muito mais que o massa, mas que o Kimi não, e uma opinião, não tem como provar falsa ou verdadeira, somente o meu “achismo”
Será que O F. Massa, com estas atuaçães, volta das férias; para dirigir o carro da Ferrari, apessar de ainda ter contrato !
fico contente com o desempenho do raikkonen. lembro que no gp passado aqui no blog eu alertei sobre a temporada do raikkonen que era muito boa, depois voce fez uma coluna sobre ele, e hoje ele faz essa corrida otima.
hoje ate acho que nao foi por culpa tanto de um treino ruim a nao vitoria. o carro da mclaren, especialmente do hamilton tava muito bom.
como eu disse, imagina uma dupla raikkonen, kubica, com esse potencial de crescimento da lotus nos prox anos. pena que do lado do kubica seja dificil.
fabio, me tire uma duvida. quem o bernie ta preparando pra assumir no lugar dele?
só um recado aos ANTI-BRUNO: C.H.U.P.A.!!! e cade a RedBull??? depois do “lacre´´ que a FIA colocou nos rubros taurinos ontem e do desempenho de hoje esta mais do que provado que essa equipe vinha TRAPACEANDO(ou como prefere o Fabio Seixas: interpretando as regras)…e não é de hoje.
Pois é… não vejo razões suficientes para alguns pegarem tanto no pé do Bruno que, na prática, faz sua estréia na F1 e com um carro ajustado até agora para o MALdanado, como ele disse ontem à reporter da transmissão. E só não disse antes para não parecer que estava chorando, queria mostrar a melhora na pista primeiro.
Ah, sim, grande vitória do Senna.
Levantou o troféu com alegria no pódio. Com direito a musiquinha da globo.
Numa pista em que ninguém conseguiu passar ninguém… aff, os fanáticos são os que mais animam as caixas de comentários.
Jairo, a questão não é se ele venceu, mas a torcida contrária sem grandes motivos, apenas por birra (ou para “causar” mesmo). Ninguém nunca disse que o Bruno é melhor que Alonso, Vettel, Kimi, entre outros.
Neste caso, sim, torço para que ele seja bem sucedido, independente do sobrenome.
Mas, infelizmente, o sobrenome do mesmo atrapalha um bocado: os fanáticos o colocam como ressurreição do tio e os contra o Senna Tio o colocam como mais um motorista na F1.
so um recado aos ANTI-BRUNO: C.H.U.P.A.!!!
Concordo Andre, o Bruno largou bem e tem mais, por duas vezes com pneus gastos, ele não se afobou e segurou o Button por um bom tempo (ora o Button pode não estar bem, mas o carro dele é um carro bem melhor que o do Bruno) e também segurou o Mark Webber até o final. Para os críticos do Bruno, isto pode parecer pouco ou nada talvez, mas para mim o Bruno mostrou maturidade e foi constante do começo ao fim e ainda, mesmo que o Maldonado não fosse punido, o Bruno chegaria a frente dele (antes do Maldonado ser punido, ele vinha pelo menos umas 3 ou mais posições atrás).
Abs.
Valeu!!!
Era o que eu temia, o Brasileiro já se acostumou com pouco…. muito pouco….
Sr. Alberto, eu tenho 50 anos completos, ví Emerson, Pace, Piquet, Senna, (todos craques, isto sem contar os estrangeiros que também ví, e vários deles eram craques). Hoje em dia vejo ainda alguns craques também e não me custa nada dar um apoio a um novato como o Bruno (deixo bem claro aqui, que não pelo fato de ser o sobrinho do Senna, pois torço demais pelo Razia e pelo Nars). Barrichelo e Massa eu nem cito, pois jamais me disseram nada e os coloco no mesmo pacote (acomodados e sem a menor garra, se renderam fácil demais para a Ferrari e para os companheiros de equipe. Ambos podem sumir, pois não fazem falta). Se o Bruno virá a ser um piloto para valer mesmo, eu ainda não sei, mas está sim tentando..então por qual motivo não apoiar??. Se voce diz que o Brasileiro se contenta com pouco e pelo jeito voce se referiu a minha pessoa e a do Andre de Itu (Andre, eu te citei, mas estou respondendo por mim ok??), eu te digo uma coisa Sr. Alberto:
Se o Bruno não der certo, que venha o Razia e depois o Nars, e que outros brasileiros venham e que tenham pelo menos nosso apoio, pois se eu enxergar o “Brasileiro” pela sua ótica…, isto quer dizer que já desisti de tudo, em todos os esportes e até da minha vida como Brasileiro.
Até..
Prezado Paulo,
Se você quiser dar apoio ao Bruno fique á vontade, mas NA MINHA OPINIÃO você esta se contentando com pouco. O Brasil tem muitos pilotos extremamente talentosos que não tiveram nenhuma chance de chegar perto da F-1, caras que tenho certeza que fariam você torcer muito mais e te dariam muito mais alegrias; talvez você nunca tenha ouvido falar deles e nunca ouvirá então o que te resta é torcer pelo Bruno, entendo isso porque a grande maioria das pessoas desconhece o quanto o talento não tem importância na hora de se investir em um piloto aqui no Brasil. Voce que viu estes brasileiros craques sabe o quanto o talento foi fundamental para eles chegarem e venceram na F-1. Fique a vontade e torça o quanto quiser para o Bruno, mas saiba que temos craques que poderiam esta fazendo melhor lá.
Olá Sr. Alberto, esclareço logo agora, dos pilotos que sejam oriundos da GP2, na época do Bruno, ou um pouco antes eu só vejo e me lembro do Razia e considero o Razia bem mais completo que o Bruno. Se temos outros nomes melhores que o Razia, eu desconheço, ou ainda não pude observar por serem oriundos talvez de outras categorias que não a GP2.
Mas para encerrar, realmente continuarei a torcer pelo Bruno, até que eu veja que não é o que se espera (talvez este ano ainda ele decepcione de vez, e aí sim eu não torcerei mais). Por fim, agora é torcer demais para o Razia ser campeão na GP2 (e creio que ele será com méritos), e na F1..aí é complicado, existem mil variantes para 2013. Com relaçao a talentos e investimentos nestes mesmo talentos, infelizmente esta é uma realidade em todos os esportes no Brasil, poucos..mas muito poucos tem chance, Como exemplo, pulo para o motociclismo, ainda espero alguém para o lugar de Alexandre Barros.
Finalizando e opiniões diferentes a parte, valeu sim esta troca de comentários.
Prezado Paulo,
Discordamos em algumas coisas e concordamos em outras; você não pode observar outros na GP2 porque uma temporada lá custa U$ 2.000.000,00 e a quase totalidade dos brasileiros tira isso do bolso ou até do velho “jeitinho brasileiro” isso é que lamento porque dinheiro e talento na maioria das vezes não cai no mesmo lugar. Mas fique certo que também torço muito por eles! Apesar de muitas vezes não me contentar com o resultado
Grande abraço
Olá Alberto, realmente valeu demais esta nossa troca de comentários, e te digo mais, o Sr. ganhou meu apreço e respeito ao longo desta nossa troca de comentários. Acho que chegamos no ponto da questão que é justamente a relação entre investimento e talentos.
Tenha a certeza de que ganhou um amigo aqui, pois no fim de tudo o que conversamos, ficou o que considero excelente, o respeito e uma amizade (da forma que este mundo virtual proporciona, se bem usado). O bom é que nos próximos posts do Fabio, nos encontraremos, e poderemos ler um ao outro, concordando ou discordando..rs..,
mas ambos tendo a certeza (creio que já posso dizer isto), de que nossas opiniões terão sim um bom sentido. Me despeço do Sr. neste post aqui e com certeza nos encontraremos nos posts mais a frente. Será um prazer trocar idéias. Por fim, deixo aqui um link de um outro comentário meu (sobre a matéria que o Fabio Seixas colocou a respeito de Jacarepaguá e da gastança com o dinheiro público), se quiser leia ok., pois neste eu estava com um nick adequado para a ocasião e não nego..rs..com bastante raiva e creio que ao ler, poderá me conhecer melhor. Segue o link e minha identificação nele:
http://fabioseixas.blogfolha.uol.com.br/2012/07/13/caras-de-pau/
PAULO (UM BRASILEIRO INDIGNADO) comentou em 14/07/12 at 12:04
Um grande abraço e até a próxima.
MacLarem na frente, o mala do alonso fora do podium e sem os comentários do outro mala do galvão bueno. Pra mim perfeito.
Parabéns ao Hamilton.
Fabio, minha impressao da largada do Massa foi a de que em determinado momento ele poderia atacar e tentar ir para a frente, só que isso implicaria em disputar posição com o Alonso. Aí ele meio que ficou perdido… Dá uma olhada no vídeo. Abs
Ronaldo, tive a mesma impressão que você. Pareceu que o Massa deu uma segurada para não ser causar eventual problema com o Alonso e piorar ainda mais a sua já complicada situação… Abs.
Para mim também foi a mesma sensação.
Podia atacar, mas quem estava à frente era justamente o Alonso. Tirou o pé e perdeu posições.
Tive a mesma impressao.
Se o Senna continuasse assim (o que eu duvido, mas espero que esteja errado), o Bottas vai ficar a ver navios ano que vem (o Maldonado é quase sócio da equipe de tanto $$$$ que o Hugo Chaves deu à Williams). Na pontuação, B. Senna (que não venceu, ainda..hehehe) tem 24 pontos enquanto o Maldonado (que venceu um GP este ano) tem 29 pontos, o que mostra que o B. Senna é bem mais consistente. Ainda acredito que B. Senna possa correr ano que vem. Quanto ao F. Massa, espero que ele venha para a Stock Car ano que vem e deixe a ferrari para alguém mais competitivo. O que importa são as brigas na pista e isso o Massa nem sequer faz.
Fabio,
Que tal a Ferrari contratar o Bruno Senna para ajudar o Alonso?
Hoje ele segurou o Button na segunda rodada de pits e o Webber na terceira parada.
Se nao fosse o Bruno Senna o Alonso chegaria em setimo.
Abs
Quer mais um pilito Brasileiro como piloto de testes do alonso. Faça-me o favor.
Prefiro o Bruno em um carro pior mas na condição de piloto não capacho.
Hoje precisa ter um auto-estima muito baixa para entrar de segundo piloto do alonso na ferrari ou um contrato muito bem escrito ( o que eu acho que não rola).
Piloto bom não entra nessa roubada. Claro que se o Santander quebrar tudo isso mudo de figura.
O Bruno estava defendendo posição, bicho!
Este SE, é danado, faz a pessoa sonhar.
Mas pode tambem decepcionar.
SE nao fosse o Maldonado o Alonso já era TRI, estaria agora disputando o TETRA.
Ninguém segurou ninguém. É praticamente impossível ultrapassagens nessa pista a não ser se o carro da frente estiver muito lento ou com pneus no osso.
Acompanho seu site há muito tempo, e acho um dos melhores em automobilismo, mas já está ficando chato esse estilo rabugento de comentar as corridas. Deixa de ser saudosista Fabio! Se não é o excesso de paradas, é alguma punição da FIA que você não concorda. Enfim, reclama de tudo!
Quando a gente não gosta, a gente reclama. Vc está reclamando. Devo te chamar de “rabugento”?
Abs
Ta ai! Outro sinal de rabugentice. Não encare a critica como algo pessoal ou apenas para atacar, e sim como algo construtivo. Como falei, acho o seu site um dos melhores de automobilismo, mas acho que você, assim como o Galvão, está saudosista de mais.
Enfim, é só um toque.
abraço.
Bela resposta Fábio! Muito perspicaz. Adorei. Por isso, acompanho seu blog. Que cara mais chato! Se o Lucas não gosta dos seus comentários, que vá acompanhar jogo de peteca, então.
Com uma resposta dessas, acho que doeu até aqui no meu espinhaço! (risos) Dizer e fazer o quê, né? Mas “rabugento” é a primeira vez que leio isso por aqui. E olhe que venho depois das corridas aqui para ler a análise de quem é do ramo…imagina se não fosse…
E isso será um ciclo infinito? Como reclamar sem ser rabugento?
😀
Fábio, já que o espaço é aberto e democrático, vou entrar na conversa aqui. Assim como o Lucas acompanho o blog há muito tempo. Muitas vezes concordo contigo, outras tantas discordo. E neste ponto concordo com o Lucas, Você de fato está sendo quase sempre negativo com a F1 atual, saudosista mesmo (há teorias psicológicas que mostram que as pessoas têm uma tendência a achar que o passado foi melhor do que foi de fato, mas isso é outra história…). Fato é que a F1 hoje está fantástica, com pelo menos cinco pilotos excelentes (Alonso, Vettel, Hamilton, Kimi, Schummi), fora uns três ‘doidões’ que divertem (Koba, Maldonado, Grosjean…), as equipes estão super equilibradas, enfim… Claro que a corrida hoje foi péssima, mas o fato de o circuito não deixar ultrapassar abre espaço para as estratégias, que é outra parte fascinante da F1, e que ignorou no seu comentário hoje. Analisemos só o Vettel, por exemplo: no início não conseguia passar (claro) o Button. O inglês parou e ficou preso no Senna. Vettel estava um pouquinho mais rápido, postergou a parada até ver que dava pra voltar na frente. Passou. Aí ele ficou depois preso no Grosjean, e Kimi fez exatamente o mesmo com ele, ficou na pista, acelerando tudo, até ver que voltaria imediatamente na frente dos dois, e os passou. Aí Vettel, vendo que era impossível passar na pista, faltando dez voltas, e vendo que voltaria imediatamente a frente do Alonso, surpreendentemente trocou sem precisar os pneus, e passou a rodar 2s por volta mais rápido que o francês (ganhava 1s só no segundo trecho), e cruzou a apenas 1s de Grosjean. O que quero mostrar é que estratégia também é F1, também há arte nos pits.
E, mais do que isso, desde 1950 Hungria é chata, sempre só ganhou quem largou na frente, não é um “mal” da F1 atual.
Sobre chamar o Lucas de rabugento, acho que não cabe, pois rabugento pressupõe uma visão repetidamente, recorrentemente negativa.
E, sinceramente, tenho gostado muito mais de quando dá “pitacos” sobre outros assuntos, ou conta casos externos, do que quando tem falado de F1, realmente tem sido muito negativo. Enfim, só minha opinião, mas acho que seria bacana se passasse a ver também o lado positivo da F1 atual. Abs
Caro amigo, li com atenção e compreendi seu raciocínio neste comentário.
Entretanto, mesmo que eu possa ser vítima de alguma “armadilha psicológica” que eu mesmo desconheça, preciso concordar com o colunista nesse ponto, embora também não seja em 100% em que me identifico.
Não sei a sua idade amigo, mas para quem acompanha a F1 desde a década de 80, que é o meu caso, por exemplo, assistir uma corrida como o GP deste domigo é uma dureza!
Já houveram melhores no mesmo circuito. Podes acreditar, e temos tudo para termos algo bem melhor futuramente. Mas, para isso, mudanças significativas precisam ser feitas.
Mas, até lá…não consigo uma palavra melhor que a definição do colunista para algumas corridas: procissão. Até o kart que corri domingo a noite foi bem melhor de se assistir.
Gostei… Calou a boca de quem fala demais… ou melhor escreve demais… kkkk
Bruno Senna foi bom hoje, e Felipe Massa devendo… acho que a corda está no pescoço.
Na boa, quanta tempestade em copo d’água… O Fábio tem a opinião dele, muitas vezes eu concordo, algumas não (como é o caso das últimas ultrapassagens polêmicas), mas e daí?
E quanto ao Bruno, que eu defendi em 2 posts hoje, vcs esperam que o Fábio narre suas voltas numa pista chata dessas ou que fale o tempo de seus pits? Sua opinião foi dada, ponto. Aff….
Foi rabujento pelo vencedor se fosse algum dos queridinhos o Fabia estaria sorrindo. Ótima vitória do Lewis rumo ao campeonato de 2012.
GO Liwes
Concordo com você Lucas.
Sem contar que quando Bruno anda bem,o Fábio mal comenta.Não entendo se é uma “linha jornalística” ou algo pessoal,mas não tá legal.Tb,acompanho o Fábio à tempos.
Abraços,Cesar.