Hamilton, vitória num GP de pit stops
29/07/12 11:02Grande Prêmio da Hungria de Pit Stops. Porque F-1, que é bom, não houve.
Pelo menos F-1 da maneira como a concebo. Como esporte. Com disputas. Com pilotos buscando a superação. Com homens indo ao limite. Com trocas de posição. Com indefinição.
O que houve foi uma procissão de poucas emoções, vencida por Hamilton, seguido por Raikkonen e Grosjean.
Foi a segunda vitória do inglês nesta temporada, a 19ª na carreira.
Um resultado, como imaginado após um grid tão mexido, que mudou um pouco a cara da tabela; Porque líder do Mundial, Alonso foi o quinto no GP. Vice-líder, Webber não passou de oitavo. Isso aumentou ainda mais a folga do espanhol na ponta do campeonato, é verdade. Mas aumentou também o bolo do segundo ao quinto colocados.
Foi um domingo de muito calor na Hungria.
No início da prova, 30ºC no ar, 46ºC na pista.
E uma confusão, tudo indica, causada pela direção de prova. A largada foi abortada, e Schumacher apareceu com o carro parado no grid.
O motivo teria sido falha na sinalização. Ele alega que desligou o motor quando percebeu o diretor do GP mexendo os braços, indicando problemas na largada. Ou seja, não teria sido ele o motivo do cancelamento. Enfim, tanto faz agora. Mas o alemão acabou se dando mal: teve de sair dos boxes.
Hamilton largou bem. Vettel tentou atacar Grosjean e dançou: perdeu a posição para Button. Massa foi outro com largada ruim: caiu de sétimo para nono.
O top 10 ao fim da primeira volta, Hamilton, Grosjean, Button, Vettel, Alonso, Raikkonen, Webber, Bruno, Massa e Hulkenberg.
Para Hamilton, não poderia haver cenário melhor. Na sétima volta, ele tinha 2s3 para Grosjean. Tenho certeza de que trabalho seria mais complicado se fosse outro o segundo colocado.
E virou procissão, como quase sempre na Hungria. Ninguém passando ninguém.
Agito, só nos boxes.
Button, Hulkenberg e Maldonado pararam na 16ª volta, abrindo a janela de pits. Na 17ª, Bruno, Di Resta e Rosberg pararam. Na 18ª, Alonso e Vettel. Na 19ª, Hamilton e Massa. Duas voltas depois, pit para Raikkonen e Webber.
Ao fim da primeira janela de pits, na 22ª volta, o top 10 tinha Hamilton, Grosjean, Button, Vettel, Raikkonen, Alonso, Webber, Bruno, Massa e Rosberg.
Com um ótimo desempenho, irreconhecível até, Grosjean passou então a virar voltas muito rápidas e encostou em Hamilton. Mas nossa esperança de ver um duelo durou pouco. O inglês respondeu e conseguiu abrir de novo.
Sem briga. Procissão de novo. Bocejei, admito.
Na 35ª, Button inaugurou a segunda janela de pits. Vettel e Grosjean entraram na 39ª. Na 40ª, Webber. Na 41ª, Hamilton. Bruno parou na 43ª. Alonso e Massa, na 44ª.
Raikkonen parou só na 45ª, o que proporcionou pelo menos um momento bacana na prova: disputa roda a roda com Grosjean na saída dos boxes, com o finlandês prevalecendo.
O top 10 na 48ª volta, com a janela de pits encerrada: Hamilton, Raikkonen, Grosjean, Vettel, Webber, Alonso, Button. Bruno, Massa e Rosberg.
(Nesse meio tempo, mais uma absurda punição dos comissários da F-1. Desta vez, a vítima do mimimi foi Maldonado, considerado culpado por tocar em Di Resta. De novo, não houve nada. De novo, a FIA passa a mensagem errada aos pilotos, de que “ultrapassar é feio, não faça mais isso, menino”.)
Sem mais pits pela frente, a nova esperança de duelo passou a ser Raikkonen se aproximando de Hamilton. Em vão. O finlandês até conseguiu reduzir sua desvantagem para 0s8, mas em nenhum momento teve abertura para tentar o bote.
Na chegada, Hamilton cruzou com 1s de vantagem para Raikkonen, que passou com 9s4 de folga para Grosjean. Completando a zona de pontos, Vettel, Alonso, Button, Bruno, Webber, Massa e Rosberg.
Uma boa prova de Bruno, diga-se, cumprindo sua antiga profecia de que as coisas começariam a melhorar a partir da Hungria, circuitos nos quais andou com a Renault no ano passado.
Uma prova apagada de Massa, diga-se também. Caiu para nono na largada e não tentou nada diferente para sair de lá. Assim fica difícil negociar contrato com quem quer que seja.
Com o resultado, Alonso aumentou sua folga para Webber no Mundial. Eram 34 pontos, agora são 40: 164 a 124.
De Webber para trás, porém, o grupo está mais próximo. Vettel foi para 122 e encostou no companheiro. Hamilton tem 117. E Raikkonen caiu para quinto, mas com um ponto a menos que o vencedor de hoje.
Lá atrás, Bruno ameaça Massa. Está em 15º, com 24 pontos, só um a menos que o ferrarista.
No Mundial de Construtores, a Red Bull tem agora 246 pontos, contra 193 da McLaren, nova vice-líder. A Lotus é a nova terceira colocada, com 192. A Ferrari despencou de segundo para quarto _e taí a pior notícia que Massa poderia carregar para essas férias da F-1.
“A corrida foi decidida para mim na largada. Meu carro patinou, o que não é normal. Não tinha um ritmo forte, mas aquelas posições eu perdi na largada”, disse Massa, ao fim da prova.
GP, agora, só em setembro, na Bélgica. Mas serão férias pouco relaxantes, imagino.
Primeira corrida chata do ano. Já tinha pensado que em 2012 não veria isso, mas Hungria é dose.
O Maldonado virou o volante para dima do Di Resta, amigo! Se o Maldonado escorregou na curva e tentou corrigir a trajetória, ou se o fez intencionalmente, não é possível saber. Mas que jogou o volante pra cima do outro carro, não resta dúvida!
Interessante notar como em todas as declarações do Massa aparece um “aconteceu tal coisa… que não é normal”. Parece que o anormal está aparecendo cada vez mais rotineiramente para ele, ou seja, já se tornou normal. Erros, lentidões, problemas e etc.
HOUVE UM TEMPO , NÃO MUITO DISTANTE , EM QUE ERA POSSÍVEL UMA ULTRAPASSAGEM NA HUNGRIA:
http://www.youtube.com/watch?v=z6HixXpf9Ns
MAS ISSO VIROU LENDA.
QUE VENHA SPA , UMA PISTA DE VERDADE.
ABRAÇOZZ!!!
Como disse um amigo meu… ” Não foi uma corrida, foram 69 voltas de apresentação.
Fabio ainda sobre a punição de maldonado,compare com o video da ultrapassagem do Kimi sobre o francesinho, percebo que maldonado faz manobra proposital com o volante, analise.
Ei. não pensa que as vezes as pessoas levam muito a sério os comentários?Chato não…
E o Schumacher continua pagando seus pegados de Dick Vigarista. Demorou, mas a conta chegou. Um dia, chegará a do Alonso.
Já o Massa é um ex-piloto em atividade, com uma das performances mais ridículas que eu já vi para um piloto da Ferrari.
Verdade sobre Felipe Massa: nunca foi o mesmo depois do acidente em 2009, onde por sorte não morreu. E anida por cima a Ferrari para consola-lo tras um grande piloto ( Alonso) da linha ” sou mais eu” junto com um patrocinador espanhol !! ( Banco Santander). Realisticamente o Massa só fica na Ferrari por favor do Alonso. ( que talvez não queira um companheiro” perigoso” como o rapaz da Sauber.)
Olhando a imagem do Massa se percebe aquele ar de quem tem um emprego e não um trabalho. Resumindo – ar enfadonho, pouco simpático nas entrevistas e no momento que isso esta mais que necessário.
Fábio,
Li na Auto Motor & Sport que quem causou a confusao no Grid não foi o Charlie, e sim o Schumi. Ele parou na posição 19 e não na 17, que era a correta. O Charlie viu e mandou todos para nova volta de apresentação. O Schummi então desligou o motor…
Tá na hora dele voltar pra casa, antes que fique ainda mais chato,….
Grande Fábio! Falou e falou bonito. Ou escreveu. Após o treino oficial eu coementei com a minha mãe. É, com a minha mãe aqui no RS que na época do Senna (é…do Senna para quem ainda buzina que uns ainda vivem de Ayrton Senna), quando ele se classificava em quarto lugar para mim, naquela época ele havia se classificado mal e hoje, quando um piloto brasileiro chega em quinto em uma corrida, temos que levantar as mãos para o céu! Ainda temos que ouvir disculpinhas de que fulano patinou na largada ou que não sei o quê e etc. Bem até, está o Bruno, pelo menos nesta corrida “que para um piá de 13 anos que recém começou a sair na noite e já começou a pegá muieh”, se dá para comparar assim, a incrível marca mesmo é sua classificação, um ponto atrás de Felipe, que pelo que me parece, com toda a tolerância que tive com ele até pouco tempo atrás é que no fim ele não vai conseguir contrato com nenhuma equipe mesmo. Talves teremos que esperar pelo Razia ou o Nasr… e ainda acender uma vela para que eles tenham um mínimo de destaque… ficando em terceiro… em quarto…
…e a Hungria é isso ae mesmow… retrancadow… abs.
…e o Massa fica a pé…
Eu olho pro Grosjean e vejo uma pessoa que não desistiu do seu sonho de vencer na F1.
Depois de fazer uma pessima entrada na categoria em 2009 sofrendo toda pressão do porco Briatore.
Ficou sem equipe em 2010 e voltou a GP2.
Mostrou seu talento sendo campeão e agora retorna a F1 com sucesso.
Ao contrario do vendido e corrupto Nelsinho Piquet que achava que negociando sua alma seria um piloto de sucesso na F1. Estrepou-se!!
Hoje corre naquela categoria LASCAR, que só vira o volante pra esquerda e as batidas são sempre no coletivo.
E essa pose a la Neymar do Hamilton?
Há situação do Felipe Massa está tão ruim na Ferrari, que o povo brasileiro não quer nem velo pintado de ouro, e certos torcedores brasileiros mas íntimos do assunto devem estar gritando: MASSA FORA DA FERRARI, JÁ.
O próximo e ultimo a vencer corrida em 2012 é Raikkonen. Fora ele será daki pra frente, alonso, vettel e hamilton. Zebra (inesplicavel) já aconteceu.. esse horrivel maldonado. Torço muito para Bruno Senna.. único Brasileiro no Grid que pode tentar alguma coisa. E, agora são pistas que ele conhece, é a hora de por o venezuelano no bolso, partir para cima! Força Bruno, Força Raikkonen. Prefiro Hamilton Bi, doque vettel ou alonso Tri.
Só sei de uma coisa: falam mal do Galvão, mas sem ele a narração e comentários foram horríveis. Nem o Sr. Luiz Roberto, nem o Sr. Reginaldo e muiuto menos o Burti virão, por exemplo o retorno do Vettel dos boxes na frente do Button. Pouco antes era evidente que isso poderia acontecer, já que o Button voltou atrás do Bruno Sena e em momento algum isso foi comentado. Pra piorar o Reginaldo falou mais que uma vez que o Button conseguiu finalmente ultrapassar o B. Sena (na pista) quando na verdade isso ocorreu quando o B. Sena foi para os boxes. OS CARAS ESTAVAM DORMINDO, DEPOIS RECLAMAM DO GALVÃO! Ô LÔCO!!!!
Continuando as resposta do Lewis Q: Você está agora 47 pontos atrás de Fernando Alonso, por isso esta vitória raça significava um grande passo para você na classificação …
LH: Sim, nós sabemos que fizemos um grande salto para a frente e ainda temos que trabalhar duro na segunda metade da temporada para manter se manter à frente desses caras como fizemos hoje. Lotus era fenomenal rápido hoje e mantê-los atrás era um trabalho muito difícil – e nós conseguimos isso. Assim, todos nós podemos navegar off para uma pausa relaxante verão, sem sequer pensar sobre corridas – apenas para voltar forte novamente em um mês em Spa.
Q: Qual foi a chave de hoje?
LH: Esta pista é muito exigente – é um circuito muito downforce-dependente. E, como eu disse, eu era capaz de gerir os pneus para ficar à frente desses caras. E, claro, paradas de pit nossos têm sido fantásticos. Todos esses fatores somados a esta vitória. (Risos)
Q: Então, vamos recapitular a corrida um pouco mais. Seu início em Hockenheim não foi realmente grande, mas foi ótimo hoje …
LH: … sim, foi. Eu estava muito, muito duro com os caras para ter um bom começo neste momento, e eu fiz tudo que eu poderia fazer isso melhor do que na semana passada. Na verdade, eu queria ser um mil por cento de certeza que fiz tudo perfeitamente.
Q: Você sempre teve uma Lotus em seu espelho. Quanta pressão de Kimi estava lá?
LH: Foi a mesma pressão de Kimi e Romain (Grosjean). Ambos têm sido muito tarde nos freios e carregava um monte de velocidade nos cantos. Meu sentimento é sempre que quando você está atrás de alguém é muito difícil de cuidar de seus pneus, porque você tem menos pressão aerodinâmica, então tentei envolvê-los um pouco menos downforce e esperava que os seus pneus iria sair antes da minha -, mas eles não o fez. (Risos) Então eu tinha que ter certeza que eu não cometer um erro.
Q: Você estava pensando em mudar sua estratégia durante a corrida como muitos outros fizeram?
LH: Não é verdade. Claro que tivemos um ‘Plano B’. Mas eu sabia quantas voltas eu tinha que fazer para ‘Plano A’ trabalho e quando eu tinha sete voltas do final para ficar com ‘Plano A’ Eu sabia que os pneus tornaria então eu disse para minha equipe que eu sou ainda bem. Claro que a maior questão era a última temporada e se eu seria capaz de segurar esses caras e manter o ritmo até – e nós fizemos isso.
Q: Foi dito que você correu tanto com o seu coração e sua cabeça hoje. É bastante que é verdade?
LH: Eu espero que sim. Como eu disse, eu não cometer erros. Esta é sempre a maior preocupação – a cometer erros. Nós mostramos hoje que podemos correr na perfeição e é fantástico para dirigir-se para as férias de verão com esse sentimento. Nada é tão apaziguar o sucesso.
Já disse uma vez e repito: a F1 virou basquete. Tem um juíz em cada “ponto da quadra”, prontos para punirem qualquer falta. Só falta implantarem os dois lances livres.
é pessoal depois de ver o Fantatisco, alegria do Hamilton e a humildade de complementar seus adversários com respeito! Esse cara é Inglês mesmo ?rsrsrs
Eu queria escutar o Galvão dizendo que escutou nos boxes q o massa ia conseguir renovar contrato depois dessa corrida de hoje (ele anda falando isso a umas corridas ja)
Eu acho estranho que quando o Alonso ganha, e uma corridaça do Alonso, quando o Lewis ganha, e uma corrida de pits? Ora fabio…hehehe
eu fiz o mesmo comentário sobre a parcialidade do Fabio e fui alem achando que existe um pouco do que voce sabe né quando chega um não caucasiano
Esse seu comentário, João Antonio, ultrapassa os limites do respeito.
É leviano, é vazio, é ofensivo. O senhor perdeu uma enorme chance de poupar os dedos, ao escrever tamanha besteira.
Tolero muita coisa neste blog, o espaço é democrático, todos aqui sabem disso. Mas o senhor sugere racismo de minha parte, o que, além de atitude idiota, é um crime.
Espero ter sido a última vez que li agora tão triste e tão baixo neste espaço.
Assino embaixo da sua resposta Fábio
Seixas.
Realmente tem gente que não tem a menor condição de usar este espaço de uma forma pelo menos coerente. Ora, se querem criticar algo, que o faça com um mínimo de educação e respeito. Acompanho o seu blog já tem um bom tempo e voce não merece isto.
Abs. e valeu demais a sua resposta!!!
Fabio, veja a resposta de LewisQ: Lewis, que um fim de semana grande para você. E você igualou o recorde de Ayrton Senna de vencer três vezes nesta pista …
Lewis Hamilton: … é isso? Isso é música para meus ouvidos! (Risos) Mas na verdade, o que é um grande fim de semana foi isso? Estou muito orgulhoso da equipe. Na verdade, foi uma das mais duras corridas que eu lembro. E para ser honesto, eu amei cada segundo dela – a sê-lo sob muita pressão, sem nunca saber quanto tempo os pneus vão durar – e eu realmente fez último! Eu sabia que era rápido, mas no final era tudo sobre o gerenciamento da lacuna. Eu tinha que ter certeza que eu tinha uma lacuna grande o suficiente na última curva. E eu fiz. Kimi (Raikkonen) apanhados no setor de meio, mas na última curva foi o que realmente fez. Para vencer no fim de semana, quando os Jogos Olímpicos começaram eu tive a sensação de que fiz a minha contribuição também.
Parabéns ao Hamilton, vitória merecida
De retardatário na corrida anterior, à mais rápido nos 1 e 2 treinos livres e oficial e Campeão na corrida de ponta a ponta e ainda mais sem o Galvão, o dia não podia ser melhor DEUS SALVE A RAINHA amei escutar o hino no podium GO LEWIS
Fabio Seixas só acho que vc não fala que o meu xará está abaixo da crítica pois fica mal pra vc como jornalista/comentarista do esporte mas é de dar raiva vê-lo. Larga, perde posições e fica lá, não tenta nada, não ousa, não pisa, não arrisca, não corre e com uma Ferrari nas mãos é o pior de todos, acho que só não perde para o Kartikean que é muito mais ruim, não só pelo carro mas o cara só tá lá porque tem grana. No final, acho que o destaque é o Bruno mesmo que só chegou em 7º. à frente de Weber porque fez boas voltas e na troca de pneus do próprio Weber conseguiu passá-lo e segurou a pressão até o final. Neguinho fica falando de Hamilton, Vetel mas estão esquecendo do Raikonen, esse sim merece elogios pois corre com um dos carros mais fracos desses da ponta mas está sempre lá.
Você é quem diz que o carro é fraco… Grosjean, o mesmo que só se dava mal quando corria com Alonso pela Renault, hoje se destaca com o carro da Lotus, que se não fosse bom, jamais o Kimi aceitaria correr por essa equipe. Na realidade essa história de acertador de carros continuo afirmando que é balela, pois Alonso saiu da Renault (hoje Lotus) e o carro melhorou, ninguém até hoje veio com a conversa de que o Webber ou Vettel acerta os carros da Red Bull, Rubinho era tido como o melhor acertador, enquanto estava na Willliams o carro era sofrivel, hoje… Me façam uma garapa liquidificadores das idéias de Galvão!
Paulo,vce está com toda a razão.Na F1 moderna,quem é o acertador do carro é o projetista (no início),e depois é a equipe tecnica e os computadores.O resto é tudo bobagem de Galvão a que estamos ,infelizmente,expostos,que nos leve a essa ideia mediocre de acertador de carro.
CAMPEONATO DOS “PALPITEIROS”
A) GP da Hungria – 21 participantes
Quem acertou o 1º = 20 pontos;
Quem acertou o 2º = 30 pontos;
Quem acertou o 3º = 35 pontos e
Quem acertou os pilotos do pódio = 5 pontos para cada piloto acertado.
No caso de empate no número de pontos, vence quem “palpitou” primeiro.
* SIMBOLIZAÇÃO: [G] = Palpites indicados nos “posts” após o “grid”.
Então vamos lá!
Resultado do GP da Hungria:
1) Hamilton; 2) Räikkönen e 3) Grosjean
Pontuação dos “palpiteiros”:
1º) Bruz – 100 pontos;
2º) Luiz Caco – 65;
3º) Hélio, Miguel e Rita – todos com 60;
6º) João Arthur (Curitiba/PR) – 45;
7º) Celso SP (SP) e Mileto Neto – 40;
9º) Gislene Passos, Paulo Andriolo, Racing Fan e Marcelo Bombardelli – 30;
13º) Fábio Seixas (Rio de Janeiro/RJ), Luciano Henriques (Santo André/SP), Paulo – AM (Manaus/AM), Niko Duarte (Porto Alegre/RS), Ramiro Marote (Santos/SP) e Arthur Bodstein – todos com 25 pontos;
19º) Antonio Ribeiro e Émerson Neves (Guarujá/SP) – 10;
21º) Alex – 0 (zero).
Curiosidades:
– O palpiteiro Bruz conseguiu a proeza de marcar 100 pontos pela segunda vez na temporada. Considerando que até agora tivemos a marcação de 100 pontos em 4 oportunidades, ele sozinho é responsável por 50% dessa marca. Parabéns Bruz!
– No GP da Alemanha em 2011 tivemos 13 palpiteiros. Neste ano foram 21, representando um crescimento de 62% sobre o ano anterior;
– Nos 11 primeiros GP’s de 2011, tivemos um total de 71 palpiteiros participando. Usando o mesmo comparativo, em 2012, atingimos 110 participantes, número 55% maior, eliminando dessa conta o pessoal que palpitou exclusivamente nos “posts” pós grid;
– 15 dos 21 palpiteiros (71%) acertaram o vencedor (Hamilton) do GP da Alemanha, representando um novo recorde de acertadores do vencedor;
– 5 palpiteiros (24%) acertaram o 2º colocado (Räikkönen);
– 4 palpiteiros (19%) acertaram o 3º colocado (Grosjean).
B) Classificação Temporada 2012 – 11 GP’s disputados – (média de pontos)
1º) Luciano Henriques (Santo André/SP) – 27;
2º) Bruz – 25;
3º) Fábio Seixas (Rio de Janeiro/RJ) – 21;
4º) Matheus – 19;
5º) Celso SP (SP) – 18;
6º) Luiz Caco – 17;
7º) Paulo Andriolo – 16;
8º) João Arthur (Curitiba/PR), Antonio Ribeiro, Ramiro Marote (Santos/SP) e Mileto Neto – 15;
12º) Arthur Bodstein – 13;
13º) Pietro Pecorari (Brescia/IT) – 12;
14º) Gislene Passos, Pablo e Paulo – AM (Manaus/AM) – 11;
17º) Émerson Neves (Guarujá/SP) e Fernando Melotti Constâncio (São Paulo/SP) – 10;
19º) Fabiano, Racing Fan e Rita – 9;
22º) Gustavo – 8;
23º) Tiago Nunes, Niko Duarte (Porto Alegre/RS) e Marcelo Bombardelli – 7;
26º) Fernando Ceará-man e André de Itu (Itu/SP) – 6;
28º) Harry Yamamoto (Curitiba/PR), Hélio, Zé, Mendes e RealBR[G] – 5;
33º) Luiz Cocozza e Juvenal Juvêncio – 4;
35º) Dennis (Umuarama/PR), Charles, Jorge Nogueira Rebolla, Rafael Fuentes e Felipe Gomes – 3;
40º) Rodrigo, Mayara Fernandes, Guilherme Diniz, Murilo Murr, Alexandre Turcato, Marcos e Cairo (Campinas/SP), – 2;
47º) André (Lisboa), Roberta Guimarães, Fábio Henrique[G], André Gianini, Leonardo (Maringá/PR) e Alexandre[G] (Iraí/RS) – 1;
53º) Elvis Baiense e Pietro – 0;
C) OS 10 PRIMEIROS, POR PONTOS ABSOLUTOS:
1º) Luciano Henriques (Santo André/SP) – 300 pontos;
2º) Bruz – 280; +2
3º) Fábio Seixas (Rio de Janeiro/RJ) – 235; -1
4º) Matheus – 210; -1
5º) Celso SP (SP) – 200;
6º) Luiz Caco[G] – 190; +4
7º) Paulo Andriolo – 180;
8º) João Arthur (Curitiba/PR) – 170; +3
9º) Antonio Ribeiro – 165; -3
10º) Ramiro Marote (Santos/SP) -1 e Mileto Neto +3 – 160;
ATENÇÃO:
Na Classificação Geral, seguindo a regra dos 25%, foram descartados todos os palpiteiros que indicaram apenas um palpite nos 11 GP’s disputados.
Abraço a todos e até o GP da Bélgica, no dia 2/9, às 9h00.