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Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

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Saber ler

Por Fábio Seixas
26/07/12 10:08

Gary Anderson começa muito bem, de forma bastante didática, sua coluna técnica na “Autosport” desta semana.

“O artigo 5.5.3 [do Regulamento Técnico] diz que, quando o pedal do acelerador está 100% pressionado, você precisa ter 100% de torque à sua disposição. No 0%, você precisa ter 0% de torque. Mas não há nada especificando o que deve acontecer entre um ponto e outro”, escreve o engenheiro, ex-Jordan e Stewart.

Pois é. Ninguém percebeu isso. Só a Red Bull, que criou um mapeamento do motor todo especial, de forma a reduzir o torque mesmo com as rotações do motor num nível médio.

Isso, explica, dá ao piloto “uma janela maior de controle do carro” e mais pressão aerodinâmica em saídas de curva.

A FIA percebeu a brecha, ameaçou até punir a Red Bull em Hockenheim, mas daí percebeu que, formalmente, não havia nenhum irregularidade.

Agora, na Hungria, resolveu “esclarecer” a regra, estipular, preto no branco, que precisa haver uma relação direta entre pé no acelerador-torque.

Sinceramente, acho que não vai mudar muita coisa.

Mas é o tipo de historinha que explica porque Newey vale uma fortuna.

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Comentários

  1. Marcio Neves Machado - RJ/RJ comentou em 03/08/12 at 10:00

    Nunca muda: vai ano, vem ano, e os engenheiros da F1 sempre vão achar as brechas do regulamento para explorar e extrair o máximo da performance de seus bólidos 🙂

  2. Wallace comentou em 27/07/12 at 20:49

    A RedBull realmente vem mudado a formula 1. Está deixando de ser esporte a motor pra se tornar uma aula de direito.
    Ou a FIA toma vergonha e escreve um regulamento maior que a constituiçao e código penal, ou a Redbull e seus egenheiros, ou seriam advogados, vão encontar sempre uma falha, uma virgula errada, uma falha na impressão, para tirar proveito em cima das outras. E o pessoal ainda fala de Briatore, Ferrari, Schumacher, etc.

  3. Flavio Costa comentou em 27/07/12 at 0:26

    A FIA é uma merda burocrática…

  4. Bernardo comentou em 26/07/12 at 23:36

    Eh impressão minha ou a FIA tem pegado no pé da Red Bull sistematicamente? Será este um “handicap” obscuro promovido pela entidade para equilibrar melhor o campeonato? Uma pena.

    Mas ao contrário do Fábio, acho que isso pode atrapalhar sensívelmente um piloto que já estava a corridas acostumado a “pisar diferente” no pedal. Vão ter que ressensibilizar suas dosagens, não sei quanto tempo levaria isso… Alguém?

  5. iguaçuano comentou em 26/07/12 at 18:36

    Isso já é choradeira da turma de Maranello e seu pupilo, já querem achar uma brecha para frear os outros…

  6. Racing Fan comentou em 26/07/12 at 17:12

    5.5.2 Design which allow specific points along the accelerator pedal travel range to be indentified by the driver or assist him to hold a position are not permitted.

    Duvido que Adrian Newey tenha conseguido evitar que isso acontecesse com o seu mapeamento de motor. Acho que essa é a primeira falha da RB ao regulamento.

    5.5.5 At any given engine speed the driver torque demand map must be monotonically increasing for an increasing in accelerator pedal position.

    Parece-me que aí a RB falha novamente.

    5.5.1 The only means by which the driver may control the engine torque is via a single chassis mounted foot (accelerator) pedal.

    Tenho dúvidas se aqui não falha também. É de difícil interpretação. Acho que aqui Adrian Newey também criaria uma check list de ações ao piloto para que o mapemento funcionasse com mais perfeição. Driver e Pedal pode ser Driver e botões, etc.

  7. Mauricio comentou em 26/07/12 at 16:21

    Pô, os caras escrevem o regulamento como o nariz deles, um sujeito mais sagaz descobre a brecha e dá o pulo do gato, SEM FERIR o regulamento.
    Aí os caras vão e mudam o regulamento com o campeonato em andamento?
    Que esporte é esse que pune os mais perspicazes?

  8. EDSON CASTRO comentou em 26/07/12 at 14:18

    por isso o Alonso e o Hamilton são os melhores.

  9. Luciano Henriques comentou em 26/07/12 at 13:09

    Numa F1 sem MIMIMI, como a seção daqui do blog, teríamos carros com motores gigantes com 30mil giros, W18 ( 18 cilindros em W) , turbo, freios para isso só com ajuda aerodinâmica de aviação.

    Por isso precisa regras, mas é muito chato o cara passar na pista somente porque tem uma asa para abrir, mas não se pode pegar o vácuo devido ao ar sujo com penduricalhos de aerod. do carro da frente… eita que saudade da F1 de braço e piloto !! quantas trocas de marcha manuais ? 3000 mil, 4000 mil.. com alguém na sua cola, no vácuo, mesmo nas curvas, um erro de marcha e adeus, era ultrapassado.

    vídeos icônicos da hungria com senna vendendo caríssimo para piquet, os caras dividindo curva, piquet entrando de lado na curva 1.. é.. são outros tempos, uma pena.

    abs
    Luciano Henriques

    • Bernardo comentou em 26/07/12 at 23:33

      Eh complicado, eu imagino, a gente quando fica velho, se apega forte aos sentimentos do passado.

      Eu como jovem, engenheiro mecanico e entusiasta da tecnologia, acho esse tipo de coisa uma maravilha, um celeiro de invenções astutas para melhorar a performance de um carro de corrida. Imagino que seja tão ou mais difícil dirigir esse carro hoje do que no passado, quando a carroça era simples.
      Antigamente tinha a marcha manual? Mas quantos botões tinham o volante? Apertar botões no meio daquela cápsula de acelerações multi-laterais o tempo inteiro E passar marchas no borboleta é, no mínimo, tão complicado quando passar uma marcha arcaica.
      Bottom line: tente aproveitar o que cada geração introduz de diferente ao mundo! (na boa)

      • Luciano Henriques comentou em 27/07/12 at 16:10

        Saudade sim, mas sou imensamente a favor de tecnologia desde que ela não atrapalhe o espetáculo.

        O Fabio pode explicar melhor, mas as fórmulas não tinham botões que alteravam o comportamento do carro, tudo era feito pelos engenheiros no box.. até que o Bernie pediu para a Maclaren ferrar o senna aumentando o consumo de combustível, o senna largava devendo combustível e tinha que tirar o pé.. foi isso até o prost encostar no campeonato e dar alguma emoção .. ja´que o senna tava dando um tremendo baile no prost…

        Acabaram por impedir a telemetria do box para o carro, agora o box recebe informações mas não alterada nada, tem que pedir para o piloto mudar num dos infindáveis botões.

        em tempo, com câmbio manual o piloto tinha que acertar a marcha certa.. se não já era, o motor ou o câmbio poderia estourar, hoje a eletrônica não deixa o piloto errar a marcha correta.. fácil

        abs
        Luciano

  10. ANDRE DE ITU comentou em 26/07/12 at 11:34

    como não burlou?????? seria o mesmo que eu acender um cigarro dentro de um ambiente que esta escrito: PROIBIDO ENTRAR NESTE LOCAL FUMANDO e eu alegar que NÃO ENTREI FUMANDO,ACENDI O CIGARRO AQUI DENTRO…

    • J Fernando comentou em 26/07/12 at 13:56

      Q exemplo tosco!
      Não existe este tipo de placa.

    • Mauricio comentou em 26/07/12 at 16:25

      Cara, que leitura brilhante a sua! Parabéns viu! Deveria escrever um romance: criatividade não lhe falta.
      Os caras da FIA é que não sabem escrever claramente um regulamento.

  11. Victor Dias comentou em 26/07/12 at 11:11

    Desculpe, mas eu vejo nisso muita semelhança com um certo povo do hemisfério sul que, mal uma norma é editada, já está pensando em um jeito de burlá-la.
    A interpretação correta de uma norma não é a literal, tem que se buscar o alcance dela, e a forma como ela se insere no todo. Eu sei que a FIA não é um tribunal, mas ela edita normas. Fazendo um paralelo com o direito, a desobediência à norma avaliada em uma interpretação sistemático-teleológica (e não literal) induz a sanção. E, ao meu ver, a Red Bull sob essa ótica feriu, sim, o regulamento.
    Só que a FIA é uma “casa de mãe joana”, com julgamentos políticos e não técnicos (técnico na acepção da técnica jurídica) sobre o seu próprio regulamento.
    Mas aqui é um blog desse mesmo país do hemisfério sul que eu mencionei no início; então é natural se elogiar esse tipo de conduta.

  12. Moy comentou em 26/07/12 at 11:10

    Ele é o “advogado” dos engenheiros. Acha brechas onde os outros nem percebem …

  13. marcio lopes comentou em 26/07/12 at 11:04

    Saber ler regulamentos e interpreta-los é uma arte para poucos.Achar brechas legais é o que diferencia o genio do burocrata. Vide advogados geniais.

  14. ANDRE DE ITU comentou em 26/07/12 at 10:44

    Newey é um genio ou um especialista em BURLAR regulamentos atraves de “interpretações´´ de regras?seria ele um mestre na nobre arte do jeitinho brasileiro? gostaria de ve-lo(tem hifem?) construir esses foguetes dos ultimos anos seguindo rigorosamente oque esta escrito nas regras…

    • Fábio Seixas comentou em 26/07/12 at 10:57

      Ele não burlou nada.

  15. Meirelles comentou em 26/07/12 at 10:43

    Esse é o tipo de malandragem que diferencia o projetista genial do burocrático. A posição da Fia, na minha opinião, é a correta: altera o regulamento, evita distorções de interpretação, mas não pune a genialidade. Bem diferente da Fia que puniu Vettel na Alemanha.

    • Frank comentou em 26/07/12 at 14:24

      De certa forma, isso explicaria a punição a Vettel: a FIA queria porque queria punir a Red Bull mas não encontrou nada no regulamento que lhe desse tal suporte. A manobra de Vettel foi exatamente o que ela precisava pra punir a RBR. Ainda que se considere a manobra excessivamente ousada, não há como negar que a FIA “pesou a mão”, e muito, nessa punição.

  16. Leonardo comentou em 26/07/12 at 10:42

    Newey é um monstro mesmo!

  17. Arawak Deserter comentou em 26/07/12 at 10:28

    “Saber ler”… A boa e velha diferença entre mover as peças e jogar xadrez… :O)

  18. Luis Pereira comentou em 26/07/12 at 10:20

    Fabio,
    Gênio esse Newey e com certeza isso é fruto de muito trabalho da equipe também, ao invés de ficarem com mimimi

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