Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Pit Stop #238

Por Fábio Seixas
24/07/12 12:28

O Pit Stop desta terça fala de Hockenheim, Massa, Alonso, Vettel, MotoGP, Indy, GP2 e por aí vai.

É clicar e assistir…

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. LUIZ EVANDRO AGUIA comentou em 29/07/12 at 13:01

    Fabio,, Parabens pelas materias abraçao ..Aguia , From Floripa ^^

  2. Rogério Naves comentou em 27/07/12 at 12:15

    Fábio, você não acha que se fosse grama ou brita , naquela área que o Vettel usou para passar a história seria outra?

    • Fábio Seixas comentou em 27/07/12 at 12:26

      Seria. Mas não era.
      Abs

      • Rogério Naves comentou em 30/07/12 at 10:54

        Assim sendo dá pra gente malhar um pouquinho o (Tilke)?

  3. Lucas comentou em 27/07/12 at 11:00

    O pior não é a FIA, e sim os pilotos fazerem esse acordo. Quando são os caras responsáveis pra nos dá emoção que talham a competição dessa forma. Isso sim é mimimi.

  4. Alberto comentou em 26/07/12 at 9:22

    Prezado Fábio,

    Eu e alguns outros colocamos algumas argumentações bem fortes sobre o Vettel levar vantagem na manobra de ultrapassagem sobre o Button(você afirmou no Pit Stop #238 que não ocorreu “Não tirou vantagem nenhuma em termos de tempo”), afirmamos aqui com argumentações sólidas que esta vantagem existiu sim. Acho estranho que você não se pronunciou novamente; Você ainda tem a mesma opinião? Mudou? Se não mudou por que acha que ele não levou vantagem? Acho interessante saber a sua opinião sobre nossas argumentações afinal um Blog democrático como este pode gerar um debate e não um monólogo, entenda que não estou aqui para saber quem esta certo ou errado mas queria poder entender o porquê da sua opinião

    abraço

    • Fábio Seixas comentou em 26/07/12 at 9:32

      Alberto, não mudei de opinião. Concordo com vários argumentos que li aqui, apontando irregularidades, mas não concordo com a punição que foi dada. A Red Bull falou em “pena de morte para ladrão de galinhas” e eu achei essa comparação perfeita. Porque, repito, a punição dada passa uma mensagem de que a FIA desaprova o arrojo e a agressividade.
      Abs

      • Alberto comentou em 26/07/12 at 9:57

        Fábio,

        Valeu pela resposta, entendo sua opinião e na realidade vejo que ela esta embasada em um conceito mais amplo( a forma que a FIA conduz a F-1 hoje) e vou te dizer que concordo com o prejuízo pela robotização da F-1(mas acho que isso acontece em tudo no mundo hoje e é inevitável). Como a própria RedBull se intitulou(ladrão de galinha) houve então um roubo(inquestionável) mas a forma como está sendo punido pode sim ser questionável.

        abraço

  5. Murilo comentou em 25/07/12 at 15:47

    Olha o tombaço do Kimi apos a corrida de domingo:
    http://i49.tinypic.com/34hjsra.jpg

    Fonte:
    http://sportgeza.hu/forma1/2012/07/24/kimi_raikkonen_atesett_a_keritesen/

  6. Murilo Rodrigues comentou em 25/07/12 at 15:16

    Uma coisa é certa, o carro da Red Bull traçionou melhor pois o Vettel fez a curva mais “aberta” e, creio eu, com mais velocidade. Se ele levou vantagem, isso é óbvio mas não cortou caminho nenhum, muito pelo contrário, percorreu uma distância maior. Infelizmente esse número exagerado de regras, a meu ver, só atrapalha a F-1. Nunca concordei com o fato de asfaltarem as áreas de escape e lembro que isso foi uma idéia do Schumacher após o seu acidente de Silverstone. Asfaltar essas áreas permitem manobras como essa. A meu ver, as mesmas deveriam ser feitas com materiais diferentes justamente para deixar o traçado da pista “mais claro”. Se brita e grama diminuem a capacidade de frenagem, que se coloquem proteções nos guard-rails; há várias soluções e a tecnologia permitirão que se criem as melhores, mais eficientes e que protejam os pilotos em caso de impactos, minimizando no que for possível quaisquer danos a eles. Quem sabe um piso mais poroso ou que gaste ainda mais os pneus caso algum carro “passeie” por lá. Esse é um esporte de risco e todos sabem disso. Quanto à manobra do Vettel, eu discordo da regra mas é coerente pois o Maldonado fez algo semelhante em Valência. Só para lembrar, Spa tem uma area de escape asfaltada após a largada e, caso minha memoria não esteja falha, não me lembro de nenhuma crítica ou reclamação às inúmeras ultrapassagens feitas por lá.

  7. Luiz Rezende comentou em 25/07/12 at 15:11

    A respeito da ultrapassagem a la “Dick Vigarista (Schumacker)” do Vetel: 1) O local utilizado para ultrapassar não é pista de corrida, mas área de escapamento, insuscetível, portanto, de ser utilizada com tal finalidade (ultrapassagem); 2) Se, além disso, ainda existia acordo de cavalheiros, a conduta do Vetel é ainda mais reprovável, merecedora mesmo de uma desclassificação plena. É triste constatar a posição do blogueiro, que deveria entender um pouco mais de ética na Formula 1.

  8. pedro comentou em 25/07/12 at 14:11

    Shumacao já marcou pontos em 24 corridas seguidas. Esse é o recorde. Abraço

  9. anderson comentou em 25/07/12 at 11:31

    Dizer que o Vettel não teve vantagem, o Button faz a curva mais fechada, é obvio que ele perde tempo com isso, sua única vantagem é física, é posicionar seu carro a frente do adversário onde seria a saída perfeita da curva. O Vettel vai lá fora contorna o adversário, e não foi favorecido. E acharia interessante, ou colocar a zebra mais aberta, ou então por brita ou grama, se nessas condições ele for capaz de fazer isso, beleza!!! Aí sim eu chamaria de agressividade, coragem etc… Desta forma ele teria feito uma ultrapassagem sem ter vantagem!

  10. anderson comentou em 25/07/12 at 11:20

    Na minha opinião a manobra foi ilegal, se existe um regulamento o mesmo deve ser obedecido, porém, a punição foi exagerada, ele deveria apenas devolver a posição ou ser punido invertendo a posição com o Button, não vejo motivos para favorecer quem não estava envolvido na manobra. Sobre a punição, ninguem está levando em consideração que um piloto defende a posição pensando no que o outro pode ou não fazer, é logico que o Button poderia utilizar outra forma de defender a posição se soubesse que ele poderia fazer aquilo. Tanto é que a reclamação foi imediata!!!!

  11. THESS comentou em 25/07/12 at 10:33

    Sou descendente de alemão e minha torcida é para Vettel. Mas se Alonso ganhar o titulo estará em boas mãos. Procure no google: LIVRO CIBERCÉLULAS. Este livro irá te surpreender!

  12. Thiago Pomkerner comentou em 25/07/12 at 8:59

    A dica é da Codemasters, desenvolvedora dos games da F1.
    É uma imagem semelhante ao filme que eles produziram de um carro cortado ao meio.

    http://jalopnik.com/5928707/this-is-what-the-inside-of-a-formula-one-car-looks-like

  13. Arnaldo Costa comentou em 25/07/12 at 8:22

    Realmente foi uma punição ridícula. O sujeito que tomou a decisão, deveria ter sua cara estampada nos jornais e na internet, pra no próximo GP podermos jogar tomates e ovos nele. Imbecil !

  14. Murilo comentou em 25/07/12 at 4:53

    Só se o Massa não pontuar em todas as proximas corridas deste ano que ele sairia da Ferrari.
    Já está tudo acertado pra mais um ano na equipe.
    Agora que Massa aceitou de vez a condição de segundo piloto e piloto de teste, a situação dele melhorou 100% dentro da equipe.

  15. Jammal comentou em 25/07/12 at 0:41

    Fábio, acompanho seu blog diariamente há mais de 32 anos. Sacanagem seu patrão restringir o acesso também aos blogs. Acho lícito que a Folha permita o acesso às notícias só para os assinantes. Mas mexer com os blogs é sacanagem. Por favor, você que tem moral com o Frias, fala pro cara liberar o acesso aos blogs…

    • Gustavo comentou em 25/07/12 at 10:35

      Também tive este problema do acesso ao seu blog e já vi mais gente reclamar aqui nos comentários.

      Concordo com o que disse o Jammal sobre o grupo folha decidir pela restrição do acesso aos conteúdos publicados, ainda que considere que este é um tremendo retrocesso editorial, ideológico e cultural. Mas acho que restringir o acesso aos blogs, forma de informação nascida na era da internet, deveria, no mínimo, levantar uma reflexão para vocês blogueiros. Tanto mais porque, você por exemplo, Fábio, de vez em quanto comenta, de modo muito coerente, que a participação dos leitores é uma das coisas legais dos blogs.

      Fica aqui, então, o pedido e a sugestão de que você e outros blogueiros do grupo folha pensem sobre o que esta medida representa.

      (Em tempo, sei que esta é não é uma decisão individual, mas acredito que qualquer funcionário tenha o direito de se expressar, ainda mais sobre um espaço gerido por ele).

      valeu!

      • Fábio Seixas comentou em 25/07/12 at 11:08

        Gustavo, obrigado pelas considerações.
        Abs

        • Gustavo comentou em 25/07/12 at 18:24

          Pô, Fábio, eu que agradeço a atenção!

          um abraço!

    • Antonio comentou em 25/07/12 at 11:38

      Aproveitando da oportunidade, digo que este procedimento só tem a perder, jamais serei assinante de um jornal que compactua com retrocesso.

  16. Felipe Studart Pereira comentou em 25/07/12 at 0:34

    Vettel deveria ser punido no maximo com a devoluçao do segundo lugar e nao em 20 segundos!Um absurdo e desmotivador para o esporte!

  17. Carlos Roberto da Silva Junior comentou em 24/07/12 at 21:50

    Faltam DEZ provas para há FERRARI, mandar o FELIPE MASSA para o ESPAÇO.

  18. andre comentou em 24/07/12 at 20:05

    E o Kubica Fábio, por onde anda???será que volta??

    • Fábio Seixas comentou em 25/07/12 at 8:54

      Em recuperação. O empresário dele havia prometido novidades para o final de julho…
      Abs

  19. CarlosSP comentou em 24/07/12 at 18:37

    Caro Fabio, afe nunca vi voce se enrolar deste jeito, pra explicar uma coisa tao simples. Tenho certeza que depois de assistir esse video é possivel chegar a conclusão que vc já pensava outra coisa sobre a ultrapassagem ilegal do Vettel. nsc nsc nsc

  20. iguaçuano comentou em 24/07/12 at 18:05

    Fabio vc não sabe por que a Fia puniu Vettel com 20 seg.. Esse negócio tem nome, pré nome e sobre Nome. quer ver/
    Alonso Tod Ferrari

    Esse é o nome. A F1 é um circo, só que nós é somos os palhaços… Abs

  21. Opa comentou em 24/07/12 at 17:44

    Sim, Fábio, está no regulamento. Item 20.2:
    Drivers must use the track at all times. For the avoidance of doubt the white lines defining the
    track edges are considered to be part of the track but the kerbs are not.
    A driver will be judged to have left the track if no part of the car remains in contact with the
    track.
    Should a car leave the track the driver may rejoin, however, this may only be done when it is
    safe to do so and without gaining any advantage.

  22. Racing Fan comentou em 24/07/12 at 17:10

    Vettel não fez a curva e consequentemente a ultrapassagem com pelo menos duas rodas dentro da pista porque simplesmente não quis. Havia espaço e Button, naquelas condições, só chocaria com Vettel se fosse louco, como não é, Vettel poderia ter feito a curva dentro da pista. E houve efetivamente risco porque a escapatória não é infinita e Vettel saiu no limite da mesma. Um pequeno erro ou uma derrapagem devido a detritos de borracha Vettel teria rodado em frente a Button ou teria ido direto à grama causando um acidente. Risco não existe apenas quando o acidente acontece. A escapatória serve para uma manobra excepcional de ultimo recurso e não para ser usada para ultrapassagem. Não existe regra para o limite de velocidade dentro delas, mas há uma lógica no mínimo no que diz respeito a sua trajetoria que revela a intenção do piloto. O risco existiu sim e não foi despresível, muito pelo contrário. O trajeto de Vettel dentro da escapatória é reto. Só tem intenção de voltar à pista no limite final da mesma. A regra existe e é clara em relação a vantagem obtida. Não com conceitos subjetivos como velocidade, forças centripetas, centrifugas, aceleração, etc. É simples. Antes da curva Vettel estava lado a lado com Button, entrou na escapatória lado a lado, no máximo com centimetros a frente e sai da escapatória clara e totalmente a frente. As regras são para ser cumpridas e foram feitas para proteger o piloto. Até a primeira década do século XXI morreram 45 pilotos na F1. Do acidente fatal de Senna para cá nenhum piloto foi vitima fatal. A primeira década do século XXI é a primeira década sem regitro de acidentes fatais em toda a história da F1. Há 17 anos não morre um piloto na F1. Espero que continue assim. Se para ter graça, a F1 precisa ter acidentes fatais, ela está bem assim, na minha opinião. A F1 não está sem emoção por causa das regras. A falta de emoção é uma praga de quase todos os esportes na atualidade, com raras exceções. Os clássicos de futebol da década de 70 e 80 eram infinitamente mais emocionantes que nos dia de hoje. Copas de 70, 74, 78, 82 nunca mais se repetiram. A última copa foi sem graça nenhuma. O futebol quase deixou de ser uma caixinha de surpresas. Isto tem haver com aspectos culturais do noss tempo. Vivemos num tempo em que a sociedade em geral tem aversão ao risco em todas as atividades humanas, a razão principal por exemplo para a atual crise economica global, mas isso é outro assunto. A Tamborello era uma curva de arrepiar. Se tivessem feito lá uma chicane em 93, a emoção não acabava. Punição correta a Vettel.

    • Jair UK comentou em 25/07/12 at 9:43

      Falou tudo!!! Perfeito o seu comentário!!!

    • Antonio M comentou em 25/07/12 at 10:20

      Em 2010, por centímetros o Schumacher não foi eternizado de vez, e ninguém comentou ou pouco se mencionou a respeito na época do acidente.

  23. Opa comentou em 24/07/12 at 17:00

    Se aquilo fosse pista, o Buttom teria se defendido de outra forma.

  24. Alexandre/Iraí-RS comentou em 24/07/12 at 15:51

    Bem eu concordo que a punição a Vettel foi absurda. Acredito que a F1 deveria punir quando se coloca em risco a segurança dos demais pilotos. No momento em que Vettel, em uma das melhores ultrapassagens do ano é punido, demonstrando que não é bom apenas quando está em primeiro, a FIA se contradiz. Quer todos correndo igual? Faça como no jogo Grand Prix 4 e pintem um traçado para os pilotos correrem e digam “Quem sair do traçado, ganha 20 segundos de brinde”. Sacanagem. Se essa manobra do Vettel mereceu punição, as manobras tiradas do Carmagedoom do psicopata do Pastor Maldonado deveriam lhe render um banimento de todas as categorias de automobilismo.

  25. Alberto comentou em 24/07/12 at 14:35

    Fábio,

    Sobre a manobrado Vettel:
    “Não levou risco a ninguém” ok verdade ali houve o risco de qualquer ultrapassagem.

    “Não tirou vantagem nenhuma em termos de tempo” ????? Sinto muito mas nesse caso você está errado! O Vettel tracionou melhor porque o raio da saída da curva dele foi maior(por isso conseguiu acelerar antes), simples matemático e físico. Se o critério for levar vantagem em termos de tempo ele levou sim!

    abraço

  26. Daniel comentou em 24/07/12 at 13:56

    Parabéns, pena que é muito curto. Menos de 10min é muito pouco. Abs.

  27. celso SP comentou em 24/07/12 at 13:55

    Putz!
    Hoje tá impossivel. Minha conexão marca 14,4 Mbps e assim mesmo o video só trava.

    • o comentou em 25/07/12 at 15:14

      ja cansei de pedir para o Fabio botar no YouTube….acho que nunca consegui assistir um PitStop na integra…eu tento mas nao rola…

      abs

  28. Antonio comentou em 24/07/12 at 13:20

    Você diz que não torce pro Vettel, mas realmente não é o que você demonstrar. abs

    • Felipe comentou em 25/07/12 at 0:16

      Ahh é claro que ele não torce.
      O que ele ia ganhar “torcendo pro vetel?”

      • Antonio comentou em 25/07/12 at 11:48

        você só torce pra uma pessoa se ganhar alguma coisa? È isso que entendi!

  29. Marcelo comentou em 24/07/12 at 13:06

    Seixas, no GP da Bélgica depois da primeira curva o que não falta é piloto cortando por fora da pista, quero ver como vai ser esse ano com essa regra RIDÍCULA de não poder usar pista por fora pra ultrapassar. O que vai bater de carro na Bélgica após a largada…ou será que muitos VÃO SIM USAR, o lado de fora e que se dane?

    Olhe abaixo a “festa” na saída da primeira curva, 2008 F1 review Belgium:
    http://www.youtube.com/watch?v=2GfvNTgstwQ&feature=related

    Observe abaixo, Kimi na mesma pista largando em quarto, depois ele leva ENORME VANTAGEM ultrapassando por fora para assumir a terceira posição. Ninguém apareceu para reclamar.

    Kimi Raikkonen Fantastic Start in SPA Onboard
    http://www.youtube.com/watch?v=QMse73dgLrg&feature=related

    Agora desde que inventaram essa PORCARIA DE REGRA a partir do GP da Inglaterra 2012, quero ver como vai ficar…os pilotos vão ficar cada vez mais inibidos para ultrapassar.

    Deixa os caras se “pegarem” na pista, coisa patética essa de definir resultados depois da prova. Vettel no mínimo tinha que ficar com a terceira posição no GP da Alemanha.

    Cartolagem só fod…o esporte.

    • sILVIO comentou em 24/07/12 at 17:18

      FICO CONTENTE EM TER COPIADO MINHA POERGUNTA DE ONTEM…ATE OS VIDEOS…MUITA ORIGINALIDADE!

    • Eduardo Toledo comentou em 24/07/12 at 17:45

      Caro Marcelo,
      o Kimmi se utilizou deste artifício em Spa por dois anos consecutivos (aumentar o raio na primeira curva para sair lançado na Eau Rouge), o que foi notado por todos os outros pilotos, tanto que ninguém mais faz isso porque foi combinado que quem o fizesse seria punido (Drive Thru ou Stop and Go). Ou seja, desde então, ninguém usa a parte de fora pra ultrapassar (quem o faz tem que devolver a posição).
      Abraço

    • andre comentou em 24/07/12 at 20:04

      Me corrijam se eu estiver errado, mas na primeira curva na largada vale dar uma espalhada, contanto que vc não leve muita vantagem ou desvie de algum acidente.

Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).