Pílulas do Dia Seguinte
23/07/12 10:22Puniram o Vettel. Levou 20 segundos, caiu de segundo para quinto. Revi algumas vezes a manobra. E recebi, de alguns internautas, a dica abaixo. Em 2003, Schumacher passou Trulli exatamente no mesmo ponto, da mesma forma. Não foi punido. Até onde sei, as duas cenas, ainda que separadas por nove anos, são de um mesmo esporte, a F-1. O que, no mínimo, mostra incoerência e inconsistência da FIA. Mantenho minha opinião: eu não puniria Vettel;
Só mais um toque sobre a polêmica. No fundo, tanto faz pra mim se Vettel foi segundo, quinto ou 18º. O que me interessa no caso é a mensagem que a FIA passa para os pilotos e os efeitos que ela pode ter daqui pra frente. Ao punir o alemão, a entidade diz “comportem-se, sejam robozinhos, não façam graça”. É isso. A FIA quer um esporte sem graça. Todos andando nos trilhos, sem espaço para o arrojo ou a inventividade. F-1 com mimimi, enfim;
Para Domenicali, Alonso não tinha o melhor carro de Hockenheim, o que só aumenta o tamanho de seu feito. “Ele está no seu pico de performance. Está num grande momento e vamos tentar manter este momento pelo máximo de tempo possível. Não temos ainda o melhor carro. Fernando teve que fazer 67 voltas em ritmo de qualifying”;
Massa: “Fernando precisa de mim. Em um campeonato como este, é muito importante ter os dois carros na zona de pontuação”. Aí é que mora o busílis. É essa a maior pressão a que o brasileiro será submetidos nos próximos meses. Eu diria até que é isso que vai definir sua permanência na equipe. Mas Massa terá que melhorar. Muito. Enquanto Alonso tem 154 pontos e lidera o Mundial, o brasileiro soma 23 e é o 14º. Enquanto Alonso acumula seis pódios em dez GPs, Massa não fica entre os três primeiros colocados desde outubro de 2010;
Falando em pressão, a Hungria marca o início da segunda metade do campeonato. E Bruno continua com 18 pontos, só à frente dos pilotos da Toro Rosso e das nanicas. Nada mais que a obrigação, portanto. Para usar um jargão futebolístico, é outro que não conseguiu acumular gordura na primeira fase do Mundial e que vai ter meses de sufoco pela frente;
Para não passar batido: que campeonato vem fazendo o Raikkonen! Não aparece, porque ainda não venceu. Mas pouco a pouco vem subindo na classificação. Em Hockenheim, ganhou mais uma posição na tabela. Superou Hamilton e já é o quarto. Ah, sim: ele estava parado havia dois anos. E pilota uma Lotus;
Na GP2, um bom final de semana para Nasr. Não foi tão bacana para Razia, mas foi ainda pior para seu rival pelo título, Valsecchi. Assim, o baiano segue na liderança da tabela, com 171 pontos, 10 a mais que o italiano;
Na Indy, Castro Neves se colocou definitivamente na luta pelo título. Em Edmonton, conseguiu sua segunda vitória a temporada e subiu para a vice-liderança do campeonato. Tem, agora. 339 pontos, 23 a menos que Hunter-Reay. E importante: está crescendo na hora certa. Faltam quatro etapas para o fim do campeonato;
(Em tempo: se algum piloto da F-1 inventasse de escalar um alambrado após uma vitória não tenho dúvidas de que seria ameaçado de punição por quebra de protocolo, por atrasar o pódio, por prejudicar a transmissão internacional. A FIA quer robozinhos, afinal).
Apesar da vantagem atual de Alonso, ainda acho que o favorito ao título de pilotos este ano é Hamillton. Parece loucura da minha parte, e talvez até seja, mas é a minha opinião. Vejamos: Até Valência, Alonso e Hamilton eram os dois únicos pilotos a marcar pontos em todas as corridas. Hamilton chegou a Valência lider do campeonato com 2 pontos de vantagem sobre Alonso. Ambos com 1 vitória cada. Em Valência a Mclaren errou na troca da roda e impossibilitou Hamilton de lutar pela vitória e Pessimodonado completou o serviço e tirou Hamilton da corrida e dos pontos, mas o carro se mostrou capaz de vencer. Na Alemanha um furo nos pneus tirou Hamilton da luta pelo pódio, no mínimo. Basta ver o que fez Button tendo largado logo a sua frente. O furo fez Hamilton perder quase uma volta entre o trajeto até a entrada da box e todo o pit. Tudo isso obrigou Hamilton a rodar 28 voltas com um jogo de pneus. Também não entendi porque não optou por 4 paragens nas box, já que não tinha nada mais a perder na corrida, mas mesmo assim o carro se mostrou muito forte. Alonso não teria vencido ontem se Hamilton não tivesse ultrapassado Vettel, e talvez nem o segundo lugar seria seu. O Ferrari não tem carro suficiente para este campeonato. Acho muito difícil Alonso continuar com esse conjunto de fatores a seu favor. Das 3 vitórias de Alonso, a única com um pitadinha (muito pouca) de convencimento foi a de ontem. As outras cairam no colo.
Racing, respeito sua opinião, a qual veio bem embasada, mas acho que o favorito é o Alonso mesmo e, na sequência, Vettel, Weber e Hamilton.
Ainda acho que o Hamilton vai chegar junto no final do ano e vai dar alguns shows de pilotagem!
Você lembra como Hamilton foi campeão… pelos erros da ferrari e não por merecimento… campeão acidental, duvido que Hamilton algum dia seja campeão como Alonso, Button e Vettel foram, isso só pra lembrar os mais próximos.
Como poderia ter caido no colo, dos outros pilotos….!!! seja mais coerente, o fator sorte existe para todos, agora o fator estar no lugar certo na hora certa, as vezes se consegue por merecimento….!!!
afinal largar da 11 posiçao e ganhar ou da 8 posiçao e chegar na frente….!!! tbm nao é pra qualquer hum….!!! entao acho q a tua pitadinha de convencimento já é um pouco maior. E olha q nao sao palavras só minhas, e sim de ex campeaoes de F-1 no passado…!!!
Barrichello na Ferrari já… mesmo como segundo piloto, vai mostrar que pode andar muito mais que o massa!!
Não dúvido mais de nada kkkkkkkkkkk Quem sabe……kkkkkkk
Alias, no vídeo, viram onde estava o Barrica??? Dá para brincar de onde está Wally…. Rsrs
O curioso é que até o vettel concordou com a punição, ela foi muito obvia.
Button fez a leitura perfeita, e sabia que aquilo não poderia ocorrer, se pudesse ele poderia tentar defender a posição de outra forma! Seria uma discussão mais interessante a manobra do hamilton com Vettel!
Concordou porque não pode mais reclamar..recebeu cartão amarelo kkkkk
Ele teria questionado, para os pilotos essa polemica nem existiu!
ahhhh, fala sério vai! Até o Bruno Senna, um piloto sem expressão nenhuma reclamou. Todo mundo reclama fí. Seu comentário é mera falta de argumentação. Foi tão óbvio que o próprio piloto nem a equipe reclamaram. Pode ter certeza que se não fosse óbvio ele e a equipe reclamariam SIM! Assim como já reclamaram várias vezes esse ano. Os partidários que ficam nesse eterno mimimi. Isso sim é mimimi. Entendo que as vezes a FIA pune por coisas de corrida. Mas não podem deixar coisas óbvias passar. Resta aos partidários ficar resmungando. Fala sério.
Fabio, fiz uma perguntar para vc sobre o Bruno Senna em alguns post abaixo e vc não respondeu.
Tbém fica uns idiotas falando asneira pra vc, liga não faz seu trampo que já tá bom, E QUE É UM EXCELENTE TRABALHO!!!
Concordar ou não com sua opinioão é outro coisa.
Mas tem que ser de forma civilizada! não como alguns babacas que ficam mandado post ofensivos liga não!!!
Abraços!!!
Catanho, vou me intrometer sem ser chamado: o Bruno Senna vai ter que mostrar muito serviço daqui para frente….se não já era…..abração
Catanho, concordo com voce. Perfeita a
a forma como voce colocou sobre concor-dar ou não sobre um comentário. Linhas
gastas com mensagens ofensivas, não
acrescentam nada, só servem para mos-
trar a incompetência destas pessoas (as
que ofendem ou ridicularizam) em comen-
tar/debater sobre uma opinião ou sobre
um assunto.
Valeu!!!
Bom dia, Galera!!!
Valeu Lazaro e Paulo, diferenças de pensamentos, conhecimentos devem ser respeitadas, não podem ser ofensivas, pois beira a falta de educação.
Lazaro, com relação a sua respostas, perfeita, mas eu quis dizer em relação a outra metade do campeonato, pois o Bruno correu com a Lotus ano passado, assim conhece elhor as pitas em um carro competitivo. Assim vc acha como eu que a Tendência é o Bruno se saia melhor!!!
Abraços!!!
O Alonso fez mais pontos hoje (25) do que o Massa em 10 corridas (23)!!Ridículo o nosso piloto!! Punição do Vettel eu tb discordo! Gostaria de ver o Kimi lutando por vitórias tb, para embolar no final do ano!
Pérolas do Massa:
1- MInha meta é chegar nos top 5!! KKKKK!
2- O Alonso precisa de mim!! KKKKKKKKKKKK!! Esse deve ter tomado alguma coisa bem forte, pois está delirando!!
kkkkkkkkkkk
Precisa do Massa sim !!! Vai que o Massa bate no carro do Vettel ou Weber ??? kkkkkk
SÓ SE FOR QDO ESTIVER PARA TOMAR UMA VOLTA, PORQUE DEPOIS DA PRIMEIRA CURVA O MASSA SÓ VÊ POEIRA PELA FRENTE!!!!!
Nem pra isso o Massa está prestando….!!! ele sempre erra os carros q vai bater…. qdo bate, bate nos carros da ToroRosso ou os inferiores…!!!
Não me lembrava com a memória que gostaria desta ultrapassagem do Schumi a Trulli. Procurei o video na net e depois de vê-lo algumas vezes, cheguei a conclusão de que as duas manobras (a de 2003 esta de ontem) não têm a menor forma de comparação. Schumacher não sai a frente de Trulli após a saída na curva. A ultrapassagem se dá metros a frente e Trulli deixa espaço suficiente para Schumi voltar. Os pilotos que vêm atrás não são diretamente envolvidos na manobra. O resto parece apenas o efeito do ângulo das câmeras. A saída não é responsável direta pela ultrapassagem de Schumi a Trulli. Ontem é tudo inverso. Vettel volta a pista a frente de Button. Button está colado à zebra. A manobra de Vettel impõe um risco aos dois pilotos. O mesmo não acontece em 2003. O regulamento, pelo que sei, diz que o piloto só deve voltar a pista se for seguro e se não houver efetivamente vantagem, mais nada. Alhos e bugalhos, apenas.
“A manobra de Vettel impõe um risco aos dois pilotos”………Então agora só vale corrida em Video Game…..kkkk….Brincadeiras a parte, NA MINHA OPINIÃO, não houve um acidente e, se houvesse, ai sim poderiam penalizar o Vettel com a maior sanção possível. Quando numa corrida, seja de automóvel, barco, moto, etc., não haverá riscos ? …. Saudades dos tempos das divididas, fechadas, roda com rodas, etc na fórmula 1.
Concordo com tudo que disse! Eu nem vi essa manobra do schumi, mas mesmo que fosse possível a comparação, não posso concordar que um erro de julgamento legitime outros erros. Parece ser unânime que Vettel não fosse punido, não posso concordar com esse absurdo!
Se o pensamento foi que o Vettel usando a área de escape se beneficiou, então todo piloto que errou o ponto de freagem e não conseguiu fazer a curva dentro do limite da pista, deve sofrer punição! Afinal, “se fosse grama ou brita” esse piloto não voltaria pra corrida…
E outra, esse papo de que a Ferrari não tem carro bom e que o Alonso “tira leite de pedra” já cansou também! Poderia não ter no início do campeonato, mas o de hoje não deixa a dever pra nenhum outro carro do grid.
Concordo, o carro da Ferrari já está no mesmo nível dos demais ou falta um beiço de pulga para tanto…..ponto final…….o problema é que um dos pilotos é muito bom e o outro, para nossaaaaaa tristezaaaaa, está pilotando muito mal !!!!
Fábio Seixas! Se está escrito tem que valer alguma coisa!!!
Acho que deveriam mudar a regra, pois se está na regra deve ser cumprida, até por que o button fez sua manobra pensando nela (a regra), se o schumi foi favorecido naquela manobra não justifica, um novo favorecimento. Mas concordo que a regra deveria ser revista, não só essa mas muitas outras que limitam o esporte.
Acho que deveriam mudar a regra, pois se está na regra deve ser cumprida, até por que o button fez sua manobra pensando nela (a regra), se o schumi foi favorecido naquela manobra não justifica, um novo favorecimento. Mas concordo que a regra deveria ser revista, não só essa mas muitas outras que limitam o esporte. Agora Fábio Seixas! Se está escrito tem que valer alguma coisa!!!
Eh… porra chata do ca#&$¨#! Se não pode passar por fora da pista, se é para punir quem passar por ali, que se coloque brita então no lugar. Não asfalto! Concordo com o Flavio Seixa, o Fábio Gomes e o Flávio Gomes que essa punição é besta e esse mimimi de um monte de advogado de regras é chato pacas!
tem asfalto ali no lugar de brita por que com o asfalto o carro vai parar mais rápido usando os próprios freios do que se arrastando sobre a brita. só por isso. a solução correta seria fazer como em monza e colocar ali uns mini quebra molas ou então placas de isopor dispostas de modo que o carro tenha que fazer um zig zag para passar.
Sr. Fabio as 11:16 fiz um comentario…., estou aguardando sua resposta de ser posivel. obrigado.
Primeiro, punição babaca…o Vettel não ameaçou a segurança do Button e de ninguém, ultrapassagens fazem parte da corrida de carros, que o Button na volta seguinte tentasse passar no mesmo lugar kkkk;
Segundo, se o Vettel fosse brasileiro, a maioria aqui estaria revoltada..e não me venham dizer que estou delirando;
Terceiro, Felipe “Passa” kkk…..esqueceram do Barichelo..agora a bola da vez é o Felipe kkkk
Nos tempos de hoje, todos dizem que a fórmula 1 atual, tudo esta dependendo mais das máquinas, dos carros, mas no caso da ferrari , o Alonso com 154 pontos e seu companheiro de equipe tem 23, e se dependesse tanto assim das máquinas, oque esta acontecendo com o Felipe ? Já esta sendo vergonho a atuação dele como piloto..
Infelizmente sou obrigado a concordar….vergonhosa atuação !!!
Respeito a opinião do blogueiro, mas não concordo. Assim como o famoso ditado, acho que “um erro não justifica o outro”, logo a não punição a Schumacher em 2003, não pode ser argumento para não se punir o Vettel pela manobra realizada.
O fato é que o Vettel deliberadamente, e não por ter sido espremido, acelerou em direção à área de escape para realizar a ultrapassagem, enquanto o Button prejudicou a sua retomada para dar espaço ao alemão.
Ficou claro que a atitude tomada pelo Vettel só foi aquela por conta de existir uma área de escape. Se fosse grama, brita ou muro, ele não realizaria a ultrapassagem. Esse um dos principais argumentos de quem defendeu a sua punição.
Porém, por conta dessa punição, acredito que o campeonato pode ficar mais suscetível a decisões políticas por conta da pressão que a RBR exercerá por qualquer manobra duvidosa das equipes rivais.
Fábio, interessante o comentário do Felipe Motta acerca da punição. Vale dar uma olhada.
http://blog.jovempan.uol.com.br/f1/debate-sobre-a-punicao-de-sebastian-vettel/
Parabéns pelo Blog! Vocêc acha que o Luiz Razia tem braço para andar bem na F1?
Sobre o Razia, tem braço. Mas tudo depende de chegar na hora certa na equipe certa.
Abs
Tá muito cedo pra falar sobre isso, essa pressa por ídolos dos brasileiros…
Brilhante a análise do Felipe Motta, especialmente quando resume, com toda humildade:
“De ouvir todos os personagens admito que entendi a situação e mudei minha visão. Acho que isso é ter humildade de compreender a questão. TODOS falavam que foi algo errado, e numa baita simplicidade. Sem estresse. Podemos discutir se a regra precisa ser mudada, se alguns conceitos devem ser revistos, mas na F-1 atual não cabia discutir.”
Talvez o Fábio sinta que, a esta altura, não tem mais “condições políticas” de reconhecer o erro, mas que é “cristal clear” que está errado, isto é.
Fabio, boa tarde!
Vc falou com propriedade da pressão sobre Bruno Senna, daqui pra frente, no campeonato.
Mas vc acha que não será mais fácil, para ele, se classificar melhor e pontuar mais a partir de agora, pois vai correr a metade do campeonato com mais experiência, pois ano passado correu pela Lotus, assim conhece melhor as pistas.
O que vc acha??? de a sua opinião pra mim!!!
Abraços.
Boa Fábio,a formula 1 só quer robozinhos.
Mas o Helinho está de parabens,vitória com classe.Peça por favor para o Bruno nunca se lamentar e pisar fundo.
Flávio Seixas não sabe nada de F1, nem das regras, nem dos acordos, nem enxergar diferenças em imagens aparentemente iguais. Devia cobrir par ou ímpar.
Também acho. Mas quem é Flávio Seixas?
A mistura patética entre Flavio Gomes e Fábio Seixas
Ah, bom. Irmão do Fabio Gomes?
Valeu Fábio.Que hilário.
Velhinhos, se não curtem ler o blog, parem de lê-e-lo e por fim, de preferência, vão trabalhar!!!
Abraços
uahahauh….boa Fabio.
Ora sr. Fábio Seixas, é óbvio que é você. Isto foi só um erro de digitaçao, pois o B no teclado fica do lado do V (basta olhar o seu teclado).
E realmente o Henrique tem razao, como você NAO sabia que a partir da prova de Bahrein-12, ficou decidido entre os pilotos e comissários, que nao valeria ultrapassar com as quatro rodas para fora da pista. Por isso o seu exemplo com o Schumacher X Trulli de 2003, já nao tem mais valia, pois em 11 anos, MUITA coisa já mudou de lá pra cá. (fonte:http://www.totalrace.com.br/blog/juliannecerasoli/2012/07/22/punicao-a-vettel-comecou-no-bahrein/)
E olha que eu nem ganho pra isso, diferente de você…se ganhasse seria muita mais cuidadoso e profissional.
Ou vai cobrir par ou impar…kkk
E o “L” entra onde?
Tem como dar um “like”?!?!
Olá, Fábio. Muito prazer!
Caro Henrique Polleti, ainda não me aventurei pelas emoções do par ou ímpar por não haver uma regra clara se o 0 (zero) é par ou ímpar.
Bom disto eu entendo…Zero é par pois um número inteiro qualquer é dito par se, ao ser dividido pelo número 2, resulta em um número inteiro, caso contrário esse número é dito ímpar. Como 0/2=0 (q. é um numeroi inteiro), entao Zero é par 🙂
Fonte: The education of man (1885) Froebel, Friedrich [Wilhelm August], 1782-1852_p240
hahahahahahaha… Obrigado gente, estou me divertindo com essa história.
Ps: Zero é nulo, não vale no par ou impar e caracteriza desistência do jogador!!! kkk, semelhante a derrubar o próprio rei no xadrez!!
essa é a tua regra do par ou ímpar, 0 é par, e ponto final.
Désolé…mais o zero so é neutro na adição de números inteiros, na multiplicação de números inteiros, o zero não o é ele é par. Conforme definiçcao criada em 1885 e que é valida até hoje…mas se vc quiser mudar vale…tem as convençoes de matemática em Harvard q. vc pode apresentar novas teorias etc…vale a pena tentar…kkk
Você pode ter dúvidas se zero é um número positivo ou não, mas não há dúvidas de que é par!
Tipo, já encheu esse papo sobre o Massa ficar na Ferrari ou não ano que vem. Ele não é mais relevante na F1, ninguém precisa ficar citando a cada corrida “Massa se deu mal, agora precisa melhorar pra ficar na Ferrari ano que vem”. Que SACO.
Fabio, vou falar oq falei para alguns de seus colegas e vou escrever a respeito: a regra diz que nao é permitido ultrapassagem por fora da pista. Ponto. Os lados de fora hj usam asfalto para evitar que o carro fique esturricado na brita e evitem assim bandeiras amarelas (ou abandonos por pequenos erros). Esse espaço deve sim ser respeitado.
O que nao concordo foi com a puniçao em si. Vettel nao tirou Button da corrida, passou de maneira limpa, ainda que incorreta. O maximo que deveriam fazer era devolver a posiçao. 20 segundos num caso como esse soou pura leitura de regras. Se for pra julgar assim, bota um computador pra analisar, que sai mais perfeito….
Ricardo, o problema é que não existe a punição de devolver a punição com análise depois do término da corrida.
Erro Vettel por fazer algo que o regulamento não permite (F1 não precisa de mimimi, mas precisa correr segundo regras pré-estabelecidas e de conheço de todos) e da Red Bull de não ter mandado ele devolver a punição.
O próprio chefe da Red Bull falou que achava a punição exagerada, mas que era a única que os comissários poderiam ter dado.
Sou totalmente contra essa punição. Vettel nem tinha o que fazer. O Button não deixou o espaço de um carro na disputa de posição, o que não está de acordo com o regulamento. No Bahrain 2012 o Rosberg empurrou Hamilton para fora, que continuou acelerando e completou a ultrapassagem. Na época quase puniram o Rosberg (o cara que empurrou), mas nada foi feito (e com razão). Cada dia que passa eu acho que os bastidores da F1 não aceitam a idéia de uma “latinha de energético” ganhar o título. O treino de Silverstone já foi uma vergonha. Agora mais essa. Que venham mais ajudas à Ferrari.
Fábio, o que acha de cada piloto, além de seu próprio engenheiro, providenciar também seu próprio advogado de corrida, cada qual com o regulamento em mãos, a fim de consultá-los antes de fazer uma ultrapassagem? Isso é apenas uma brincadeira, mas foi a forma que encontrei para expressar quão ridículo é o atual regulamento da FIA.
Os carros de hoje são mais seguros, permitem disputas espetaculares sem pôr em risco a segurança dos pilotos. Não há sentido em tanta restrição, tanto mimimi. É ruim para os pilotos, que ficam sem saber o que realmente podem fazer; é ruim para nós, torcedores, porque ver coisas desse tipo é algo nocivo, nojento, podre, execrável. A Fórmula 1 poderia ser bem mais emocionante, mas o atual regulamento tem pontos que às vezes faz dela uma bagaça. Abs.
Concordo com o Fábio, estão matando a F1 e já faz muito tempo isso. Como tive a sorte de acompanhar F1 nos anos 70 em diante pude ver várias ultrapassagens onde não dava para ultrapassar mas o que valia era o show do piloto. De maneira geral, regras proibindo ultrapassagens sempre foram visando a segurança e não se ali é lugar ou não. A ultrapassagem do Vettel em nenhum momento coloca em risco o Button ou ele mesmo. Muito mimimi e muito burocrata nessa FIA. O melhor da FIA é a filha do Eclestone.
1) disse tudo meu camarada: “De maneira geral, regras proibindo ultrapassagens sempre foram visando a segurança e não se ali é lugar ou não”……ou seja…..corridas foram feitas para ultrapassagens….ou estou enganado ??
– se o Vettel fosse brasileiro…seriam 95% reclamando da punição..kkkkk
o Fábio tem razão, que bobagem essa punição, o Button tá mal e tá ficando chorão por causa disso, foi um chato por reclamar da manobra, esquece que amanhã ele pode ser punido com o mesmo critério!!
Alonso fez o mesmo contra Kubica em Silverstone 2010 e foi punido.
Tinha que devolver a posição já que foi adiante, ou abortasse a tentativa, pois espaço tinha até o fim da curva quando, ai sim Button fechou o espaço.
Engraçado, Fábio. Cansei de ver você defendendo (a até pedindo) punição para o Hamilton. Formula 1 sem mimimi só vale quando o punido não é ele? Na verdade, já vi você defendendo punição para o Maldonado também. Poderia você explicar qual a diferença nos casos, para que não pensemos que também se trata de inconsistencia de sua parte. De todas as formas, concordo com você no caso Vetel. Espero que a FIA mude como você parece ter mudado (?).
Abraços
Fabio Seixas em 07/09/2008 :Ao meu humilde veredicto, pois. Hamilton mereceu a punição. Ele “devolveu” a posição em condições muito melhores do que as que estava no momento em que iniciou a ultrapassagem. Enquanto deixa Raikkonen reassumir a ponta, continua acelerando, já preparando o próximo bote. Devolver a posição nada mais é que um gesto de fair play, e isso não aconteceu ali. Fabio,essa foi a sua opnião em relação a ultrapassagem do Hamilton em cima do Raikkonen em SPA/2008,mesmo Hamilton tendo passado por fora da pista e devolvido a posição voce achou merecida a punição.por que em relação ao Vettel voce diz que nao deveria ser punido,sendo que nem devolveu a posição pro Buton?como voce mesmo diz no seu comentario: CADE O FAIR-PLAY DO VETTEL?
eu engoli seco lendo isso, imagina o Fábio kkk
No caso do Hamilton a questão foi que ele cortou um chicane (se não estou enganado) e o hamilton devolveu a posição se preparando para dar o bote e fazer a ultrapassagem…na situação de ontem o Vettel não cortou nada, ele utilizou uma parte de fora da pista. Ao meu ver, a punição foi exagerada.
Só saiu da pista para passar!!! Só isso.
Fábio, só um argumento matador em um último esforço de convencê-lo: entendo que você, assim como o Felipe aqui, achariam justo punir o Vettel se ele passasse cortando uma chicane, pois o trajeto seria mais curto. Mas ignoram, talvez por falta de conhecimento de física, que fazer uma curva com um raio MAIOR é mais rápido do que fazê-la com um raio menor, levando-se a mesma vantagem indevida. Ou seja, no fundo o efeito é o mesmo de cortar a chicane (nos DOIS casos, a questão primordial não é encurtar distâncias, mas evitar curvas fechadas) . Se pudessem, os pilotos fariam sempre aquela curva mais aberta, mais velozes, e aquele pedaço estaria até emborrachado.
Fabio,
Entendo sua opiniao sobre a manobra do vettel e tambem gostaria de una formula 1 mais arrojada e sem mimimi, porem acho que o nao e este a maneira de se conseguir isso, uma vez que por onde o vettel fez a ultrapassagem é um local que visa trazer seguranca e nao um local para ultrapassagens, se fosse muro ou brita, vettel teria que diminuir a velocidade e mudar o tracado, nao conseguindo passar.
Alem disso, diferente de outros, nao de descredito apenas por uma opiniao contraria, afinal essa eh a graca do esporte.
crtl C e V na frase do button
” As regras dizem que você não pode sair da pista e ganhar vantagem.”
Se antes da corrida houve uma reunião e os pilotos (inclusive o Vettel) concordaram que não poderia passar ali e depois todos após a corrida concordaram com a punição ao Vettel, ao meu ver essa questão já está encerrada.
Foi firmado um contrato tácito, não há documentos mas há testemunhas (todos os pilotos) do que foi acordado. Descumpriu = punição, simples assim.
Caro Fabio entendo que vc tem a su opiniao mas vale a pena levar em consideracao alguns outrs fatos que infelizmente vc nao pode levar, jah que ha anos vc nao pisa num autodromo para cobrir un GP ( tirando do Brasil claro).
Dah uma lida no que a sua colega escreveu, acho que vale a pena,
http://www.totalrace.com.br/blog/juliannecerasoli/
Boa dica. Eu tbem acompanho o pessoal do Total Race. Sao excelentes profissionais e melhor…estao lá nos autodromos..ao vivo e a cores acompanhando os eventos e falando com os protagonista (pilotos, mecanicos etc).
Eu nem entro aqui, só entrei porque eu ”linkei” errado..kkkk. E acabo passado ”nervoso” kkkk
Abrçs