Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Pílulas do Dia Seguinte

Por Fábio Seixas
23/07/12 10:22

Puniram o Vettel. Levou 20 segundos, caiu de segundo para quinto. Revi algumas vezes a manobra. E recebi, de alguns internautas, a dica abaixo. Em 2003, Schumacher passou Trulli exatamente no mesmo ponto, da mesma forma. Não foi punido. Até onde sei, as duas cenas, ainda que separadas por nove anos, são de um mesmo esporte, a F-1. O que, no mínimo, mostra incoerência e inconsistência da FIA. Mantenho minha opinião: eu não puniria Vettel;


Só mais um toque sobre a polêmica. No fundo, tanto faz pra mim se Vettel foi segundo, quinto ou 18º. O que me interessa no caso é a mensagem que a FIA passa para os pilotos e os efeitos que ela pode ter daqui pra frente. Ao punir o alemão, a entidade diz “comportem-se, sejam robozinhos, não façam graça”. É isso. A FIA quer um esporte sem graça. Todos andando nos trilhos, sem espaço para o arrojo ou a inventividade. F-1 com mimimi, enfim;

Para Domenicali, Alonso não tinha o melhor carro de Hockenheim, o que só aumenta o tamanho de seu feito. “Ele está no seu pico de performance. Está num grande momento e vamos tentar manter este momento pelo máximo de tempo possível. Não temos ainda o melhor carro. Fernando teve que fazer 67 voltas em ritmo de qualifying”;

Massa: “Fernando precisa de mim. Em um campeonato como este, é muito importante ter os dois carros na zona de pontuação”. Aí é que mora o busílis. É essa a maior pressão a que o brasileiro será submetidos nos próximos meses. Eu diria até que é isso que vai definir sua permanência na equipe. Mas Massa terá que melhorar. Muito. Enquanto Alonso tem 154 pontos e lidera o Mundial, o brasileiro soma 23 e é o 14º. Enquanto Alonso acumula seis pódios em dez GPs, Massa não fica entre os três primeiros colocados desde outubro de 2010;

Falando em pressão, a Hungria marca o início da segunda metade do campeonato. E Bruno continua com 18 pontos, só à frente dos pilotos da Toro Rosso e das nanicas. Nada mais que a obrigação, portanto. Para usar um jargão futebolístico, é outro que não conseguiu acumular gordura na primeira fase do Mundial e que vai ter meses de sufoco pela frente;

Para não passar batido: que campeonato vem fazendo o Raikkonen! Não aparece, porque ainda não venceu. Mas pouco a pouco vem subindo na classificação. Em Hockenheim, ganhou mais uma posição na tabela. Superou Hamilton e já é o quarto. Ah, sim: ele estava parado havia dois anos. E pilota uma Lotus;

Na GP2, um bom final de semana para Nasr. Não foi tão bacana para Razia, mas foi ainda pior para seu rival pelo título, Valsecchi. Assim, o baiano segue na liderança da tabela, com 171 pontos, 10 a mais que o italiano;

Na Indy, Castro Neves se colocou definitivamente na luta pelo título. Em Edmonton, conseguiu sua segunda vitória a temporada e subiu para a vice-liderança do campeonato. Tem, agora. 339 pontos, 23 a menos que Hunter-Reay. E importante: está crescendo na hora certa. Faltam quatro etapas para o fim do campeonato;

(Em tempo: se algum piloto da F-1 inventasse de escalar um alambrado após uma vitória não tenho dúvidas de que seria ameaçado de punição por quebra de protocolo, por atrasar o pódio, por prejudicar a transmissão internacional. A FIA quer robozinhos, afinal).

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Mauricio comentou em 23/07/12 at 11:47

    Todo mundo ta chorando que se fosse brita o Vettel não passava.
    Bom, queridos amigos, se fosse brita o Button seria punido por jogar Vettel pra fora da pista. Essa sim é discussão.
    Há muitos anos a F1 perdeu interesse, da inumeras ultrapassagens de Schumacher nas paradas de boxes, as que eu lembro são as que ele tomou, do Rubinho e do Hakinnen; a primeira quando Rubens quase tocou o muro, e a segunda quando um retardatario deu a Hakinnen o vácuo que ele precisava pra completar a ultrapassagem. Se é pra ver autorama, monto o meu em casa e jogo com meu filho.
    Ps. Quanto ao paragrafo de Raikonnen seria “Não parece.” ao invés de “Não aparece,”; posso estar errado pelo fato de Raikonnen não aparecer tanto na mídia.

  2. ricardo pereira comentou em 23/07/12 at 11:44

    Fabio Seixas,e´incontestavel a superioridade de Alonso,que vive um otimo momento,concordo com vc que massa esta numa pressao terrivel.Mas sem querer defende-lo.o seu engenheiro e´ ruim demais,ja faz muito tempo que ele junto com o massa,erra de estrategia de pneus ,corrida,e´uma lambança atras da outra,que engenheiro ruim e foi o massa que o escolheu.

    • Claudio comentou em 23/07/12 at 12:06

      Durante a classificação o engenheiro do Massa foi preciso, vc tem uma ou duas voltas antes da chuva.

      Massa errou feio e quase tirou o Alonso da fase final dos treinos.

      Jogar a culpa nos outros é típico de brasileiro.

  3. Miranda comentou em 23/07/12 at 11:40

    Caramba, quanto mimimimi….

  4. Caio Cremasco comentou em 23/07/12 at 11:38

    Fabio, desculpe comentar sobre o assunto aqui neste post mas é que assisti em reprise ontem o documentário 31, A Copa no Mundo e achei sensacional. Principalmente pela riqueza de imagens coletadas entre os diversos países e suas culturas diferentes. O documentário tem como objetivo mostrar a diversidade de reações provocadas pelo maior evento ligado ao futebol, porém o filme ultrapassa a barreira esportiva e explora um lado social incrível de varias nações, como por exemplo fato da não entrada na Coreia do Norte. Parabéns pelo excelente trabalho e gostaria de fazer dois pedidos. O primeiro é como faço para comprar o documentário em DVD? Já o segundo, é que gostaria de saber qual foi a reação de Fred, o funcionário do aeroporto colombiano ao receber a camisa, fiquei curioso, rsrsr.
    Abraço

    • Fábio Seixas comentou em 23/07/12 at 11:49

      Oi, Caio.
      Obrigado pela audiência e pela atenção com o comentário.
      Sobre o DVD, assim que tiver novidades eu aviso aqui no blog. Sobre o Fred, o “santo”, ficou bem feliz com o presente. E ele mereceu!
      Abs

  5. Alberto comentou em 23/07/12 at 11:37

    2003 faz 9 anos! E neste tempo as coisas mudam na F-1 e em termos de formas e referências para punições muito mudou. Mimimi ou não aredito que não cabe comparar Schumacher em 2003

  6. Juarez comentou em 23/07/12 at 11:34

    Ridicula a FIA. Está matando a F1 faz tempo. Só quer ultrapassens artificiais com estas asas e pneus da 25/3. Se o cara fica dentro da pista e toca é punido. (maldonado), se sai e traciona bem para passar é punido também. Eu até acho que deveria ter brita e grama já que a F1 atual com este asfalto tolera muito o erro. Nos anos 80, o cara errava e a corrida acabava. Assim podiamos ver uma equipe menor vencer as vezes. Nos anos 80 os caras corriam com chuva de verdade e não os pingos de Silverstone. Quer saber a Nascar é muito mais divertido.
    O Vettel fez um trajeto mais longo que o Button na ultrapassagem! Só para lembrar: Aquele duelo Massa x Kubica em 2007 no Japão segundo os critérios atuais da FIA deveria ter dado cadeia para os 2 já que eles só não ficaram na pista. Aquela foi uma das disputas mais legais que já vi.
    A F1 tá muita bichisse (atitude. Não há conotações há preferências das pessoas).

  7. Renato comentou em 23/07/12 at 11:33

    Tambem não puniria, se ele ficase na pista eles iam bater e acidente é o que todos querem evitar, mais uma vez a FIA manipulou, não esqueça que tem um carro da Ferrari na disputa do titulo, e vcs sabem que quem manda na F1 é a Ferrari, e vcs sabem quem foi mais beneficiado??? ALONSO / FERRARI

  8. Filipe comentou em 23/07/12 at 11:29

    Fábio, às vezes tenho a sensação de que você cria polêmica com o simples intuito de criar polêmica (vício que não é só seu, mas de muito jornalista por aí)… Na minha opinião, é bem simples: Vettel passou por fora da pista, deveria ter devolvido a posição e ponto! Se por um lado o Schumacher fez a manobra que você mencionou em 2003, por outro o Hamilton perdeu a vitória em Spa em 2008 por que passou o Raikkonen cortando uma curva e depois devolvendo “meia posição”… Ah, e falando em Raikkonen, não tem porque desmerecer a Lotus, que tem um ótimo carro esse ano.

  9. ANDRE DE ITU comentou em 23/07/12 at 11:27

    Fabio, o que voce tem a dizer sobre uma corrida(não me lembro qual,acho que foi em 2007) em que o Hamilton passou o Raikkonen pela parte de fora,lhe devolveu a posição e no final da reta passou o Raikkonen novamente e tambem foi punido?

    • ANDRE DE ITU comentou em 23/07/12 at 11:37

      CORRIGINDO: FOI NO GP DA BELGICA DE 2008.

  10. ANDRE DE ITU comentou em 23/07/12 at 11:25

    Fabio,o que voce tem a dizer sobre uma corrida(não me lembro qual,acho que foi em 2007) em que o Hamilton passou o Raikkonen pela parte de fora,lhe devolveu a posição e no final da reta passou o Raikkonen novamente e tambem foi punido?

  11. Milton comentou em 23/07/12 at 11:25

    Fábio, porque não comentar a irregularidade dos carros da RBR, que ao que parece, é uma especialidade dessa equipe. Será que o Barrichelo não daria um chapéu nestes dois pilotos da Willians, pois no ano passado o Maldonado não levou uma?

  12. Flavio Peixes comentou em 23/07/12 at 11:19

    Outro dia esse blogueiro estava rasgando elogios para a F1, pneus, kers e drs. Agora critica, inconsistência desse blogueiro também.

    • Fábio Seixas comentou em 23/07/12 at 11:30

      O que uma coisa tem a ver com outra? A F-1 tem acertos e erros. O que uma coisa invalida a outra?
      Ah, sim: ache um post meu elogiando os pneus, por favor.
      Abs

      • Flavio Peixes comentou em 23/07/12 at 11:44

        As corridas mais bacanas desse ano, foram por causa dos pneus só para te lembrar.

        • Carlos comentou em 23/07/12 at 12:43

          Não fica uma coisa meio artificial? As corridas deveriam ser boas por causa dos pilotos e não por conta dos pneus farinha, na época em que havia pits para abastecimento e pneus de verdade a coisa toda era muito mais interessante e divertida, mesmo com o domínio absoluto do Schumacher.

  13. Rodrigo comentou em 23/07/12 at 11:18

    Se o Schumacher fosse punido em 2003 nao teria ganho o titulo daquele ano.

    Se o Vettel perder o titulo deste ano por causa desses pontos, será uma das maiores injustiças.

    Nao vejo irregularidade na manobra tambem. Acho que o Button nao esperava que o Vettel fizesse isso…

    A F1 esta muito, mas muito chata!

  14. Edouard comentou em 23/07/12 at 11:17

    Ao usar a área de escape para tracionar, o que o piloto faz é aumentar o raio da curva, ganhando velocidade indevidamente. Isso seria tão justo quanto cortar uma chicane para ultrapassar. Se ali fosse grama e mesmo assim ele tivesse passado, não teria sido punido porque a presunção seria a de que tracionar naquele ponto seria prejudicial, e não benéfico. É simples de entender. Um abraço.

  15. jorge comentou em 23/07/12 at 11:16

    tenho uma duvida….hamilton usou o drs para passar Vettel. Ele poderia usar?, pq a regla es para carros que estão um segundo atras e hamilton estava mas de um minuto na reallidade. Achei isso totalmente errado, eu acho que por regulamento tinha que ser bandera azu para hamilton e pronto.
    Nunca um cara que esta primeiro o segundo vai brigar com um doidinho que esta 26!!! gostaria de um comentario seu.

  16. Rodrigo Magalhães comentou em 23/07/12 at 11:15

    Fábio, Tb não concordei com a punição do Vettel, gosto da F1 como antigamente, sem essa frescurada toda. Mas fiquei com uma dúvida. Será que a punição não foi severa demais? Não conheço o regulamento da F1, mas acho que a punição pro Vettel, se é que tinha que ocorrer, deveria ter consistido na perda da posição ganha do Button, como acontece sempre que um piloto passa reto numa chicane, a exemplo daquela colocada na saída do túnel em mônaco. Acho que se não houve injustiça, houve exagero na punição. Abraço

  17. luis alberto muller comentou em 23/07/12 at 11:02

    Fábio achei correta a punição. Afinal ali era
    uma area de escape apenas com asfalto. Se
    fosse de brita ou grama o Vetel não passaria
    concorda ?.

    • Fábio Seixas comentou em 23/07/12 at 11:06

      Concordo. Mas não era.
      Abs

  18. Anderson Antonio Lopes Rodrigues comentou em 23/07/12 at 10:58

    A punição existiu por causa do que houve com Hamilton e Rosberg no Bahrein, e depois desse episódio, os pilotos definiram em briefing que aquilo seria passível de punição.

  19. Carlos comentou em 23/07/12 at 10:56

    KKKKKKK, Massa ajudando o Alonso? putz, essa é a piada do ano! Pilotinho sem vergonha esse Massa, desde quando o espanhol precisa da ajuda desse inútil? Fico revoltado de ler uma coisa dessas, e o cara ainda se acha no direito de culpar outro piloto pela meleca que fez na largada. Quanto ao Vettel punido, concordo com o Fábio, palhaçada, ele só fez o que fez pra não causar problemas ao Button, de qualquer maneira passaria facilmente na volta seguinte, tem dedinho da Ferrari nisso.

  20. Marcelo Plácido comentou em 23/07/12 at 10:55

    Não vi, porque não sou daquela época…. mas se não me engano uma vez, um certo Ayrton, fez ultrapassagem usando a reta dos box.. literalmente pelo box.. acho que foi na frança…. quando tinha GP na frança…..
    se fosse hoje, pelo arrojo claro, teria sido banido…

    • Marconio comentou em 23/07/12 at 11:09

      Que? Passou pelos boxes….wtf vc ta falando cara!!!

      • Ader Gotardo comentou em 23/07/12 at 11:54

        Sim, Marconio, talvez também não seja da sua época, mas existiu um tempo que a velocidade mínima nos boxes não vigorava. O piloto podia sair acelerando como não houvesse amanhã! E não, Marcelo Plácido. O Senna não ultrapassou ninguém, pelo que lembro. Ele liderava a corrida, com muita vantagem e fez uma passagem pelos boxes acelerando como não houvesse amanhã. Com isso ele fez a melhor volta. Quando terminou a corrida, questionado sobre a manobra, alegou que o fizera pra testar se poderia ser mais rápido pelos boxes… Só isso.

        • Ader Gotardo comentou em 23/07/12 at 12:00

          Continuando… Não entendo italiano, mas acho que foi isso:
          http://youtu.be/vt_gIp4bJh0

  21. silvio comentou em 23/07/12 at 10:54

    Bom dia Fábio. Assino embaixo tudo que escreveu. Com 2 restrições apenas, mas de carater pessoal. 1 A equipe RBR e Vettel marcaram toca…pois sabiam que a manobra foi inlegal, mesmo ja havendo atecedentes anteriores. Então era só devolver a posição e recuperala em seguida pois Button não tinha mais pneus. Faltou inteligencia da equipe e do piloto.

    2…Se Alonso depender da ajuda do Massa pra conquistar o titulo igual a que recebeu em 2010…ta frito o Espanhol bom de braço.

  22. Claudio Lessa comentou em 23/07/12 at 10:50

    Caro Fabio,
    Vamos tentar entender a situação de forma diferente: dois carros com potência de sobra entram numa curva claramente demarcada. Sabe-se que para fazer aquela curva dentro dos limites da pista a velocidade máxima é de “x”. Se um dos carros faz a curva numa velocidade superior a “x”, terá que sair fora do trajeto esipulado. Passará o carro que fez a curva dentro do limite estabelecido e cortará caminho, tal qual se estivesse comendo uma chicane. Se não houvesse asfalto naquele trecho (houvesse brita ou um lago, por ex.) e a direção da corrida não tivesse estipulado previamente que passar ali daquela forma era proibido, o destino de Vettel teria sido ainda mais catastrófico. Não vejo, como você, a questão de se cultivar “robozinhos”, mas sim de estabelecer (e manter) regras definidas. O fato de Schumacher ter feito a mesma coisa anos atrás não quer dizer absolutamente nada. As regras estão aí para serem mudadas — e respeitadas. Da próxima vez, se a direção disser que ali pode passar de qualquer jeito (por dentro ou por fora), tudo bem. Mas o que nós não veremos é alguém fazendo a saída de curva em cima da linha branca, mas sim rente à barreira d’água, pois o ganho de velocidade será muito maior.
    Abs, Claudio Lessa
    http://www.claudiolessa.com

    • Fábio Seixas comentou em 23/07/12 at 10:54

      Respeito sua opinião, Lessa, mas mantenho a minha. E o fato de Schumacher ter feito o mesmo e não ter sido punido diz algo, sim. Como escrevi, indica inconsistência. E é isso, aliás, que dá margem à polêmica.
      Abs

      • Ricardo comentou em 23/07/12 at 11:08

        Fábio, li em algum site de F1 que os pilotos discutiram sobre aquela área durante o briefing e foi feito um acordo de que aquela área não poderia ser usada para ultrapassagem, afinal é uma área de escape. Não acredito que o Vettel fez de forma intencional, mas como disse o Cláudio a equipe deveria ter ajudado.
        Abs.

      • Alexandre comentou em 23/07/12 at 11:21

        As opniões de Clausio e Fábio são validas.
        De fato, o esporte evolui, as regras evoluem e devem ser respeitadas. Airton Senna quando fez ultrapassagem pelos boxes, somente o fez pq havia brecha no regulamento. As equipes sempre se aproveitaram dessas brechas para alcançar algum diferencial.
        Mas não podemos perder de vista que a interpretação de várias regras não é exata, ou seja, abre campo de discricionariedade e nessa ocasião pode-se, infelizmente, incorrer em arbitrariedade.
        E quem acha que pode ser arbitrário com quem pode mais? Vai ser arbitrário com o Shumi pra ver no que dá.

    • Herbert comentou em 23/07/12 at 12:26

      Fábio,

      Não é possível o seu raciocínio. A regra que vale pra um vale pra todos!!! Seu raciocínio não condiz com sua história, um esporte com regras frouxas vira vale tudo, batidas pra ganhar campeonato, espertalhões de todas as naturezas e assim é horrível. Está na regra e todos os pilotos sabiam e concordaram, a FIA não podia fazer outra coisa a não ser puni-lo.

      Estou com a mesma sensação do Filipe que comentou em 23/07/12 at 11:29, está fazendo polêmica por fazer. Rsrsrs!

      Abraços

  23. Ricardo Squarizi comentou em 23/07/12 at 10:48

    Lembra da ultrapasagem do Zanardi sobre Vasser em Laguna Seca? Provavelmente ele seria excluido do campeonato se fosse na F1.

    • Fábio Seixas comentou em 23/07/12 at 10:55

      Seria crucificado, coitado. Ótima lembrança. (Mas foi sobre o Herta).
      Abs

  24. Leonardo comentou em 23/07/12 at 10:46

    Fabio, e o Rubinho? o que aconteceu com ele?

    • Fábio Seixas comentou em 23/07/12 at 10:48

      Terminou em 15º.
      Abs

    • Carlos comentou em 23/07/12 at 11:00

      Rubinho e Massa na Stock Car Brasil já!!!
      Bruno Senna no Trof Linea!

  25. Conrado comentou em 23/07/12 at 10:42

    Vendo a corrida, lembrei de uma época em que eu tinha um PS1 e tinha um jogo chamado F1, onde eu saia lá atrás por ser muito ruim e sempre ganhava a corrida pois eu ia cortando caminho enquanto os OTÁRIOS tinham que andar na pista e o espertão aqui, cortava caminho por todos os lados. Já no PS2 e no PS3 isso não é possível, você é punido…maldita evolução dos games e das REGRAS.

  26. Frank Pontes comentou em 23/07/12 at 10:41

    “A FIA quer robozinhos”.
    Poucas palavras que fazem uma bela síntese da política por trás da F1 atual. O esporte já não é prioridade há muito tempo, e o fato de pilotos insistirem em ser arrojados atrapalha os interesses da F1.

  27. Alberto comentou em 23/07/12 at 10:40

    Não to te falando Fábio! A declaração do Domenicali diz bem que não houve “voo de cruzeiro”!

  28. JANE TADEU DA SILVA comentou em 23/07/12 at 10:39

    FABIO SEIXAS vejo tu comentando na RADIO e fico admirado com a sua precisão ao comentar qualquer lance do Automobelismo,por isso que de agora em diante vou fzer meus amigos que gostam da Formula 1 ou outras modalidades sobre Carro de Corridas em ler suas colunas,e agora como o Massa regrediu hem. SÃO PAULO – CAPITAL

  29. carlos comentou em 23/07/12 at 10:35

    Calma lá Fábio. O Alonso atrasou, e muito, o pódio no GP em Valência. Sua comemoração não perdeu em nada para o Rossi ou Castro Neves. Será que ele foi ameaçado de punição?

  30. João Pedro comentou em 23/07/12 at 10:35

    Fabio, a principio eu tambem nao puniria.
    Mas a questao é que todos os pilotos (incluindo o proprio vettel) acordaram antes da corrida que essa manobra nao poderia ser feita.
    Tanto que depois da corrida, todos os demais pilotos foram unanimes em concordar com a punicao.

Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).