Pílulas do Dia Seguinte
23/07/12 10:22Puniram o Vettel. Levou 20 segundos, caiu de segundo para quinto. Revi algumas vezes a manobra. E recebi, de alguns internautas, a dica abaixo. Em 2003, Schumacher passou Trulli exatamente no mesmo ponto, da mesma forma. Não foi punido. Até onde sei, as duas cenas, ainda que separadas por nove anos, são de um mesmo esporte, a F-1. O que, no mínimo, mostra incoerência e inconsistência da FIA. Mantenho minha opinião: eu não puniria Vettel;
Só mais um toque sobre a polêmica. No fundo, tanto faz pra mim se Vettel foi segundo, quinto ou 18º. O que me interessa no caso é a mensagem que a FIA passa para os pilotos e os efeitos que ela pode ter daqui pra frente. Ao punir o alemão, a entidade diz “comportem-se, sejam robozinhos, não façam graça”. É isso. A FIA quer um esporte sem graça. Todos andando nos trilhos, sem espaço para o arrojo ou a inventividade. F-1 com mimimi, enfim;
Para Domenicali, Alonso não tinha o melhor carro de Hockenheim, o que só aumenta o tamanho de seu feito. “Ele está no seu pico de performance. Está num grande momento e vamos tentar manter este momento pelo máximo de tempo possível. Não temos ainda o melhor carro. Fernando teve que fazer 67 voltas em ritmo de qualifying”;
Massa: “Fernando precisa de mim. Em um campeonato como este, é muito importante ter os dois carros na zona de pontuação”. Aí é que mora o busílis. É essa a maior pressão a que o brasileiro será submetidos nos próximos meses. Eu diria até que é isso que vai definir sua permanência na equipe. Mas Massa terá que melhorar. Muito. Enquanto Alonso tem 154 pontos e lidera o Mundial, o brasileiro soma 23 e é o 14º. Enquanto Alonso acumula seis pódios em dez GPs, Massa não fica entre os três primeiros colocados desde outubro de 2010;
Falando em pressão, a Hungria marca o início da segunda metade do campeonato. E Bruno continua com 18 pontos, só à frente dos pilotos da Toro Rosso e das nanicas. Nada mais que a obrigação, portanto. Para usar um jargão futebolístico, é outro que não conseguiu acumular gordura na primeira fase do Mundial e que vai ter meses de sufoco pela frente;
Para não passar batido: que campeonato vem fazendo o Raikkonen! Não aparece, porque ainda não venceu. Mas pouco a pouco vem subindo na classificação. Em Hockenheim, ganhou mais uma posição na tabela. Superou Hamilton e já é o quarto. Ah, sim: ele estava parado havia dois anos. E pilota uma Lotus;
Na GP2, um bom final de semana para Nasr. Não foi tão bacana para Razia, mas foi ainda pior para seu rival pelo título, Valsecchi. Assim, o baiano segue na liderança da tabela, com 171 pontos, 10 a mais que o italiano;
Na Indy, Castro Neves se colocou definitivamente na luta pelo título. Em Edmonton, conseguiu sua segunda vitória a temporada e subiu para a vice-liderança do campeonato. Tem, agora. 339 pontos, 23 a menos que Hunter-Reay. E importante: está crescendo na hora certa. Faltam quatro etapas para o fim do campeonato;
(Em tempo: se algum piloto da F-1 inventasse de escalar um alambrado após uma vitória não tenho dúvidas de que seria ameaçado de punição por quebra de protocolo, por atrasar o pódio, por prejudicar a transmissão internacional. A FIA quer robozinhos, afinal).
Fábio, terei que discordar de você. Concordo com o seu argumento tanto do mimimi quanto da falta de coerência da FIA com dois pesos e duas medidas. Mas ao longo da corrida o Vettel usou diversas vezes a área de escape sozinho. Ele estava com dificuldades de manter o carro na pista, no entanto, pra ultrapassagem do Button faltou a malícia da leitura de cenário. Ele tinha tempo e pista suficientes pra fazer a ultrapassagem sem a área de escape. Acho que a FIA e suas decisões são fruto de uma gestão, que certo ou errado, mudam conforme determinado cenário temporal. Cabe aos pilotos fazerem essa leitura, que não era difícil, dado o histórico de punições que essa gestão da FIA já distribuiu…
Todos estamos inseridos em um contexto que uma hora é mais sombrio, outra é mais favorável, mas ainda assim produto do momento histórico. A ultrapassagem foi ilegal sim e dentro do cenário pintado nas últimas temporadas pelo comportamento da FIA, foi coerente com as punições que outros pilotos já receberam. Outras fases e outros modismos virão, mas nesse momento, se Vettel quiser o 3º título vai ter que ir além da técnica excelente que tem e usar sua inteligência de forma mais aberta e refinada.
Apenas para constar: em 2003 o Schumacher podia passar por cima do Trulli que não seria punido de jeito nenhum, como tudo que envolveu a Ferrari e a FIA naquele ano. De resto é óbvio que o Vettel levou vantagem e sabia da regra 2 semanas antes ( foi informado pela FIA por carta ), então vamos parar com esse minimi quando se fala do Vettel. É como definiu o Alonso: sem um carro excepcional é só um cara normal ao contrário do próprio Alonso..
Sinceramente, acho sacanagem a punição a Vettel. Se fosse assim, Piquet seria punido na ultrapassagem sobre Senna. Tá certo que depende muito dos fiscais de prova mas… foi uma das mais belas manobras do ano, uma grande demonstração de arrojo de Vettel, provando que não é só bom quando está em primeiro e vem a FIA e… pune o alemão. Sacanagem pura. A partir de agora seria bom que fizessem igual ao GP4 e pintassem um traçado ideal por onde os pilotos devem seguir. Quem sair leva vinte segundos de presente. Uma F1 sem sal. É isso o que querem. Que risco para a segurança teria a manobra de Vettel? Ele saiu da pista? Mas o risco era dele. Se isso merece punição, o Pastor Carmagedoom Maldonado então tinha de ser banido do automobilismo pelas constantes ameaças dele aos outros pilotos.
Massa ajuda Alonso. Já estou vendo: Alonso para no pit, vem o Massa e: vai um pneu pretinho?
O ALONSO É O MELHOR PILOTO, E A FERRARI É AMAIOR MÁFIA….ENTREGUEM A TAÇA LOGO P FERRARI….PQ SÓ O VETTEL PODE GANHAR DO ALONSO, PQ O WEBBER TREME NA CARA DO GOL
SE FOSSE O ALONSO A FERRARI NÃO PERDERIA ESSES PONTOS DE JEITO NENHUM.
por isso detesto a ferrari
Erraram sim, mas erraram ao não punir Schummi anos atrás… pois essa regra é bem clara
Na F1, todos os pilotos são iguais. Mais Shummy é um pouquinho mais igual que o resto… (ironia on)
“Fernando precisa de mim”: a melhor ajuda que o Massa pode dar ao Alonso é sair rapidinho da frente quando for tomar volta.
Palhaçada, depois reclamam que os pilotos não atacam, mas se fazem a ultrapassagem o que acontece? Tomam punição, nos anos 80 os pilotos faziam cada barbaridade na pista e nada acontecia.
Berger diz que manobra de Schumi sobre Rubinho em 2010 era normal no passado.
“Nós pilotávamos mais brutalmente. Três vezes por volta, jogávamos um ao outro contra o muro e sem reclamação. Simplesmente fazia parte”
http://esporte.uol.com.br/f1/ultimas-noticias/2010/08/13/berger-diz-que-manobra-de-schumi-sobre-rubinho-era-normal-no-passado.jhtm
Hoje qualquer coisinha vem choradeira no rádio e punição da FIA, Vettel colocou lado a lado no meio da curva, Button fez a curva normal, o alemão foi para a esquerda na parte suja da pista para evitar um toque de rodas, não tinha mais o que fazer. Existe uma coisa que se chama “malandragem” no esporte, MUITO USADO POR JOGADORES DE FUTEBOL. Se tudo for rigorosamente dentro das regras perde a graça, é a lei do mais esperto no esporte(Oras, Button poderia fazer o mesmo em outra corrida, seria o “troco” em cima de Vettel, seria bacana de ver e o alemão nem iria reclamar, essas polêmicas na pista que dão graça ao esporte), mas hoje em dia qualquer coisinha vem punição. O ponto alto no final da prova era saber se Vettel ia passar ou não, e ele ficou economizando pneus várias volta para dar o bote, a FIA estragou o resultado da prova.
http://globotv.globo.com/rede-globo/formula-1/t/provas/v/vettel-ultrapassa-button-no-gp-da-alemanha-de-formula-1/2052824/
Se na época da ultrapassagem do Schumacher x Trulli não fizeram nada, porque iria mudar agora? Outra disputa polêmica foi entre Massa e Kubica em 2007, ambos sairam da pista várias vezes, e nada de punição. E eu pergunto, porque os ingleses da FIA puniram Vettel? Será que era para favorecer Button que era inglês?
Massa x Kubica no Japão – 2007
http://www.youtube.com/watch?v=I7YujiyyiFI&feature=related
Campeonato começou a ficar sem graça, porque o único que podia buscar Alonso na tabela era justamente Vettel. Webber esta pilotando muito bem, mas pra brigar com um piloto como Alonso no áuge…sem chance! Já Vettel é mais lutador e as chances são maiores, se não fosse a quebra de alternador na EUR o alemão teria hoje 135 pontos, sem essa punição RIDÍCULA estaria com 143 pontos. Ou seja, em termos de piloto Vettel tem condições de bater Alonso(que esta com a bunda virada pra lua, o carro não quebra nem a pau), ele também fez corridas vindo lá de trás e ninguém tirou ele da prova em um acidente.
A RBR que comece a fazer como a Ferrari, focar em apenas em UM PILOTO, senão…adeus temporada! Alonso tem agora a vantagem de ter um carro muito bom pra treino e corrida, esta no áuge ao volante, além de não tem companheiro forte na equipe pra lhe tirar pontos. Pelo contrário, Massa agora mais do que nunca tem que ajudar Alonso. Coisa rara vai ser ver Massa a frente de Alonso pra abrir passagem, ele só larga atrás e fica longe nas corridas, mas se acontecer:
“Felipe, Fernando is faster than you”
E ninguém pode reclamar de jogo de equipe porque isso esta liberado em 2012!!! Já que ele só fica longe do espanhol, então a obrigação de Massa pra garantir vaga na Ferrari em 2013 é tirar pontos de Webber, Vettel e Lewis.
Em termos de tabela, a pior fase de Alonso por incrível que pareça, foi justamente na primeira corrida onde estava 15 pontos do líder do mundial. Mesmo com um carro ruim no começo do ano, Alonso sempre esteve próximo do líder do mundial, a coisa não era tão dramática assim.
O carro de Alonso não começou bem a temporada(primeiras 4 corridas), mas a sorte e o talento do espanhol sempre estiveram por perto, principalmente nas provas da Malásia e Europa, foram 50 pontos que fizeram muita diferença até aqui.
Atualmente Alonso é o piloto que mais liderou o mundial, foram 5 vezes, já é um domínio pra 10 provas. O espanhol a um bom tempo não pode reclamar que não tem carro bom, em termos de confiabilidade é o melhor dos que lutam pelo título. A temporada extremamente equilibrada ajudou muito Alonso a se recuperar, agora que ele tem carro forte…vai ser complicado tirar e diferença na tabela. A péssima temporada de Massa deu a entender que o carro da Ferrari era um lixo, mas não é bem assim, Alonso admitiu que o carro era novo e complexo de desenvolver, mas com a evolução o carro melhorou muuuuito! Quem continua péssimo é Felipe, o carro melhora e ele não? Tem alguma coisa erra é com Felipe que não se “entende” com nenhum carro da Ferrari desde 2010.
1)Austrália
1-Jenson Button,25
2-Sebastian Vettel,18
3-Lewis Hamilton,15
4-Mark Webber,12
5-Fernando Alonso,10(15 pontos atrás do líder)
2)Malásia
1-Fernando Alonso,35(Liderando com 5 pontos a frente)
2-Lewis Hamilton,30
3-Jenson Button,25
4-Mark Webber,24
5-Sergio Pérez,22
3)China
1-Lewis Hamilton,45
2-Jenson Button,43
3-Fernando Alonso,37(8 pontos atrás do líder)
4-Mark Webber,36
5-Sebastian Vettel,28
4)Bahrain
1-Sebastian Vettel,53
2-Lewis Hamilton,49
3-Mark Webber,48
4-Jenson Button,43
5-Fernando Alonso,43(10 pontos atrás do líder)
5)Espanha
1-Sebastian Vettel,61
2-Fernando Alonso,61(Liderando ao lado de Vettel)
3-Lewis Hamilton,53
4-Kimi Raikkonen,49
5-Mark Webber,48
6)Mônaco
1-Fernando Alonso,76(Liderando com 3 pontos a frente)
2-Sebastian Vettel,73
3-Mark Webber,73
4-Lewis Hamilton,63
5-Nico Rosberg,59
7)Canadá
1-Lewis Hamilton,88
2-Fernando Alonso,86(2 pontos atrás do líder)
3-Sebastian Vettel,85
4-Mark Webber,79
5-Nico Rosberg,67
8)Europa
1-Fernando Alonso,111(Liderando com 20 pontos a frente)
2-Mark Webber,91
3-Lewis Hamilton,88
4-Sebastian Vettel,85
5-Nico Rosberg,75
9)Inglaterra
1-Fernando Alonso,129(Liderando com 13 pontos a frente)
2-Mark Webber,116
3-Sebastian Vettel,100
4-Lewis Hamilton,92
5-Kimi Räikkönen,83
10)Alemanha
1-Fernando Alonso,154(Liderando com 34 pontos a frente)
2-Mark Webber,120
3-Sebastian Vettel,110
4-Kimi Räikkönen,98
5-Lewis Hamilton,92
terminou a monografia?
Esse Marcelo é a esposa do Piquet, que vive dando estes discursos chatos. Deve ser um desses velhos chatos saudosistas que vivem dizendo “ah naquela época”, “antes não era assim”, “no meu tempo”. Que coisa mas cansativa este tipo de gente, aposto ainda que se acha muito legal e super informado.
A Ferrari marca bobeira ao não substituir Massa por um piloto que possa tirar pontos dos adversários de Alonso. Pela regularidade e performance no campeonato, o espanhol é o favorito ao título, mas um bom escudeiro me parece providencial quando os adversários têm carros virtualmente melhores. A omissão da Ferrari pode custar caro a Alonso, o melhor piloto da atualidade e que já merece ter mais títulos do que os dois conquistados.
Fábio, respeito sua opinião, mas acredito que você esteja equivocado sobre a punição ao Vettel. A questão é que está na regra e regras são para serem cumpridas, não interessa o quão absurdas possam parecer. Vettel não poderia ultrapassar ali. E não dá para justificar que não o puniria simplesmente porque o Schumacher não foi punido por fazer a mesma ultrapassagem há alguns anos. Um erro não justifica outro.
Exatamente. Os partidários do “alemãozinho” buscam de qualquer maneira mostrar o “erro” dos comissários. Se erraram erraram ao não punir Schumacher naquela ocasião. O próprio Vetel não reclamou da punição. Concorco que existem punições meramente interpretativas, por exemplo Bruno X Koba … acho que foi pura interpretação. Agora essa não. A regra é bem clara. É a mesma coisa que ultrapassar o limite de velocidade nos boxes. Aí só faltam falar que o Ayrton Senna usou os boxes pra fazer volta rápida!
Excelentes comentários! Mas parece que o Fábio Seixas só responde o blog, quando concordamos com ele ou quando o chamamos de Flávio! Digo isso porque, a idéia que foi plantada de que o Vettel teria sido punido injustamente foi totalmente desconstruida com excelentes e sólidos argumentos.
Respondi várias vezes a pessoas que discordam do meu ponto de vista. Acontece que este é um blog democrático: não fico brigando com quem discorda de mim. Da mesma forma como publico meu ponto de vista, abro espaço para que todos publiquem os seus.
Abs
Obrigado! Prestigiamos seu blog, por isso gostamos de um retorno as discurssões…
Caros amigos. Que estória é essa de falar que se fosse um brasileiro no lugar do Vettel todo mundo tava contra a punição. Brasileiro não passa ninguem na formula 1 a muito tempo, nem em treino livre. kkkkkkk
um dos poucos comentaristas da f1 que vejo falando sobre o kimi,o cara passou 2 anos fora e ja esta em quarto,apesar de muito calor na hungria,acredito na vitoria do raikkonen em spa!!!
Fabio Seixas
Acho totalmente inoportuno a vontade de ver Bruno Senna como uma bola da vez
Fabio Seixas disse no seu site, lembrava de um velho ditado, que nesta altura Bruno Senna não acumulou gordura , como se fosse semelhante ao futebol. Tudo bem , se repassarmos alguns entraves, Voltaire Bottas o todo eleito do socio da Williams , que esta treinado no 1º dia dos testes sexta passada desmonchou a traseira do nº 19, que infelizmente Senninha pilota, pois bem consertaram somente nao teve Kers , não houve tempo suficiente, o alinhamento nunca é igual com uma batida, desta vez não deu pra bruno deslanchar, prejudicado foi seu treino , chuveu muito e não pode treinar. Agora Seixas falar que o piloto B,Senna não esta se saindo bem nós já sabemos, vala algo que não sabemos , as vezes parece que é um presagio nagativo, qual seria a razão para tamanha discordância, sou fã da F1 e nunca se ouviu tantas diz que me disse o Senihinha´não Ayrton Senna, o sobrenome pesa , o garoto só quer fazer o seu melhor , sem usar o fantastico nome Senna. Agora está mais do que na hora de apoiar os pilotos brasileiros independente da situação, ninguém quer passar a mão na cabeça de Bruno, tá na hora de rever todos os conceitos, ou quem achar que é facil simplismente ocupem o lugar e começa a andar 300km/h reduzir para 1ookm e vai ver como se sente um piloto de F1 , não adianta criticar , tem sim que fazer o melhor não basta sentar num computador e escrever o que acha , os achistas são muitos e não acrescentam em nada. Pois bem chegou a hora que ver a realidade , é um simples desabafo prestem atençao daqui para frente. abs
bruno senna é um fiasco. Ele é muito ruim. É lamentavel o dinheiro e a fama de um parente levar uma pessoa ‘normal’ ao status de um piloto de f1. Talvez, se meu pai fosse o Eike Batista, eu estaria lá correndo na f1 no lugar dele, provavelmente isso aconteceria. Fora Bruno!
Ah, também sonho com o dia em que as equipes terão à disposição 3 tipos de pneus para a prova: um para pista seca um intermediário seco/molhado e um terceiro para pista molhada. Ah… que dera se um dia fosse assim… (rsss)
Pessoal, chega a ser legal a discussão sobre a punição ou não. Mas o cerne da questão é sim o mimimi que, cada vez mais, reina na F-1. Bom que tenha opiniões a favor e opiniões contra, pois é o diálogo que leva a encontramos a melhor solução. Claro que quero competitividade, segurança, jogo limpo, etc. Mas cá entre nós: eu sonho mesmo é com o dia em que a vitória valerá 10 pontos, seguido de 6-4-3-2-1, que Hockenheim tenha uma longa reta no meio da floresta, assim como Silverstone também seja de altíssima velocidade, sonho com o dia em que o piloto que faça a melhor volta no treino de sábado faça a pole, que a corrida seja ganha na pista, e não na estratégia, que os pneus durem a ponto de ser possível (mas difícil) terminar a prova sem trocar, defendendo posição de quem vem atrás com pneus novos, que não existam Tilkódromos, que as ultrapassagens ocorram na freada, sem precisar de DNS, KERS, etc… enfim… são sonhos que tenho comigo…
Fábio! Depois de todos esses questionamentos, você ainda acha que Vettel não deveria ser punido????
Hein????
Não pode passar por fora da pista !?
E isso aqui o que é ????
http://www.youtube.com/watch?v=yC05YfPIBVc
O Hamilton quase passou do outro lado do guard-rail !!!!
A FIA não quer deixar o Vettel ter a menor possibilidade de ser campeão esse ano.
Nesse vídeo ele não tomou vantagem nenhuma, agora o Vettel tomou vantagem.
Fico admirado como o Fábio Seixas não admite que o Alonso é o cara! No momento o Vettel passa longe como piloto. O Alonso sobra nesse quesito.
Fico admirado como você nunca tenha lido eu escrever que Alonso é o melhor piloto da F-1 atual…