Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

A foto

Por Fábio Seixas
23/07/12 17:11

A imagem do final de semana é dica de um leitor que se identificou apenas como Murilo.

A foto veio sem crédito, mas acho que vale a pena publicar assim mesmo. Se alguém souber a origem, me avise aqui, por favor.


 

Em tempo: a Pirelli, claro, sabe fazer pneus. É errado apontar o dedo para a empresa, que está apenas seguindo orientações da FIA. Mas tenho sérias dúvidas sobre a eficácia do marketing na F-1 com imagens desse tipo rodando o mundo.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Andre comentou em 26/07/12 at 15:04

    Aproveitando a deixa, uma pergunta que gostaria de fazer, porque a fia limita os pneus de cada gp, não compensaria pra ela e até para o “show” se ele permitisse vamos dizer que existem 6 tipos de pneus, super macios, macios, medios e duros além dos intermediários e pneus de chuva. Portanto libera 3 jogos de cada tipo e cada um que se vire na melhor estratégia (usando a regra da obrigação de dois compostos diferentes por corrida), não seria melhor do que limitar a dois tipos apenas?

  2. hanle comentou em 25/07/12 at 19:58

    quantas toneladas de restos de pneu eles devem retirar do autódromo ao final da corrida?

  3. Gus comentou em 25/07/12 at 13:26

    Vi a foto no site da F1 creditos para
    © Sutton Images

    http://www.formula1.com/gallery/race/2012/873/general/sunday.html

    abraco!

    • Luciano comentou em 26/07/12 at 12:57

      Interessante, não vi uma foto do Felipe Massa, será que já rola um boicote?

  4. Rafael Favoreto comentou em 25/07/12 at 8:17

    Apesar da pista de pneus, acho que a marca mais falada na Fórmula 1 neste ano e no anterior é a Pirelli. Só por isso, é um retorno muito grande à marca.

    • rodrigo comentou em 27/07/12 at 12:40

      Mas é claro que a marca mais falada na F1 é a Pirelli. Não tem outra. Só a Pirelli fornece pneus para a F1.

  5. renatohk comentou em 24/07/12 at 14:13

    eu até que tentei, mas não consegui entender qual é o ponto do post….
    qual é o problema com os farelos? eram pra ser de outra cor? não eram pra estar ali? eles existem em demasia? qual é o problema oras bolas?
    a F1 vive uma das melhores temporadas de todos os tempos, e nego arruma um jeito de reclamar e tentar fazer intriga até com os farelos de pneu!!!
    e o que que a Sra. Pirelli perde com essa imagem? perde o que? credibilidade? moral? oras, eles estão fazendo um grande trabalho, estão fazendo pneus na especificação do que foi pedido, pneus que gastem, que geram disputas, que premiam a melhor estratégia e o melhor desempenho, estão de parabéns!!!

    • PAtrick Mesquita comentou em 25/07/12 at 9:36

      o fÁBIO VAI DAR UMA DE jOEL (SANTANA) E SE ARROMBA!

  6. Rogerio comentou em 24/07/12 at 13:46

    Lamentável essa imagem. Isso só confirma que os pnes estão sendo feito para atrapalhar a performance dos que pilotam mais agressivamente.

    Virou campeonato de poupar pneu, ao invés de campeonato de velocidade…

    Fico com o Schumi e não abro.

  7. Fabiano Leocadio comentou em 24/07/12 at 12:27

    É normal os pilotos passarem pelos restos de borracha para o carro “ganhar peso” no final da corrida e ao passarem pela balança não correrem o risco de serem desclassificados com o tanque vazio. Faz tempo que não ando de kart, mas ha uns 10 anos vi varias tiras de borracha baterem na minha viseira e que sairam dos pneus do kart da frente.

  8. Américo comentou em 24/07/12 at 11:43

    Houve época em que a F1 desenvolvia tecnologia que era incorporada aos carros de passeio. Essa imagem horrorosa e casos como o da recente tentativa de punição da RBR por conta do mapeamento do motor, tem transformado a categoria em algo que beira à inutilidade. Deixem os engenheiros trabalharem!

  9. Thiago Maia comentou em 24/07/12 at 11:11

    o meu pneu troquei ano passado e comprei Pirelli

  10. Wellington Pereira comentou em 24/07/12 at 10:44

    Na foto é a Ferrari do Alonso, comemorando a vitória. É só ver a imagem do capacete azul dele pelo espelho retrovisor.

  11. Juninho comentou em 24/07/12 at 10:22

    Quando as corridas estão chatas, o povo reclama…
    Quando as corridas estão cheias de ultrapassagens, com pneu acabando e testando ao máximo dos pilotos, o povo também reclama…
    Assim não dá né… Vamos deixar de ser hipócritas e aceitar que a F1 mudou, não é mais a mesma de anos atrás…
    Agora, na minha opinião, mudou e mudou pra melhor… As corridas são um verdadeiro espetáculo, e os pilotos estão sendo testados de verdade, por conta desse grande desgaste de pneus e variações no cenário das corridas…
    Não é a toa que estamos vendo a F1 coroar seu melhor piloto, Alonso, mesmo com ele tendo um carro mediano. (vide desempenho do nosso querido Massa).
    Hoje sim, podemos dizer que a F1 está mais democrática, diferente do que foi na época do Schumi e sua Ferrari, imbatíveis…
    Então, parem de chorar e apreciem as corridas como elas são hoje. Porque daqui 10 anos, se a F1 voltar a ser o marasmo de antes, nós vamos sentir saudades da F1 de hoje.

    • valerio comentou em 24/07/12 at 14:07

      Juninho, você disse tudo e assino em baixo, além do mais os pneus são comuns a todos, o que muda são os carros, os pilotos e as equipes, então me desculpem, deixem os pneus como estão e mudem os carros as equipes e os pilotos e eu não vou trocar a marca de pneus do meu carro por causa disso

  12. Danilo comentou em 24/07/12 at 9:41

    Taí a explicação pra derrocada do Massa!

    • Antonio Carlos Fernandes comentou em 24/07/12 at 11:55

      Taí mais uma desculpa para o indesculpável. A pista fica desse jeito só para o Massa. Os outros 23 correm numa pista anexa… O Alonso, então, corre numa só para ele, já que ele larga na pole, lidera de ponta a ponta e vence. A babaquice é tão grane que o Galvão Bueno, em determinado momento, chegou a dizer que os tempos de Massa eram melhores que os de Alonso na corrida. A pequena diferença é que Alonso estava liderando e Massa era o 14º. Ah, já sei. A Pirelli dá pneus diferentes para o Alonso. Ou para o Massa. Devem ser pneus sabotados porque a fabricante de pneus quer ver os brasileiros fora da Fórmula 1. Isso. Deve ser a Rita… Ah, e só um detalhe. Para ter derrocada, é preciso estar no topo, lugar onde Massa nunca esteve…

      • Danilo comentou em 24/07/12 at 14:27

        Não estou querendo desculpar o indesculpável. Indesculpável é um piloto de F1 com a experiência do Massa não ter adaptado seu estilo de pilotagem a nova configuração de pneus. Ótimo para o Alonso e os demais pilotos que se adaptaram aos novos pneus Farelli, ops, Pirelli.

  13. Carlos comentou em 24/07/12 at 9:31

    Isso aí pra mim não é mais corrida de F1, pode até parecer, mas não é, criaram um verdadeiro circo de ultrapassagens com a asa móvel e o kers, e um festival de inconsistência para os pilotos mais agressivos da categoria por conta desses pneus horríveis, que antes nos brindavam com verdadeiras aulas de pilotagem, a categoria pra mim realmente acabou quando começaram as constantes mudanças de regras e invenção de parafernalhas para impedir o domínio de Schumacher na década de 2000, e hoje virou isso aí, não sei você Fábio, mas não enxergo mais a essência do automobilismo na F1, corridas de turismo e algumas outras andam dando um show à parte e prendendo muito mais a minha atenção. Quanto ao Alonso, ele não é o melhor piloto do grid e nem a Ferrari tem um carro pior do que o das principais concorrentes ao título, ele só se adaptou melhor a essa palhaçada dos pneus e a imprensa anda exagerando um pouco com os méritos do espanhol, mas admito, ele é muito bom, porém está muito longe de ser outro Schumacher na Ferrari como os italianos andam comentando, estão forçando a barra.

  14. RENE FERNANDES comentou em 24/07/12 at 9:14

    Mas Farelli, é Farelli! Em Full HD é lindo ver aqueles pelotes voando….Agora falando sério Fábio, não seria o caso da Pirelli assumir o recolhimento e processamento de seus resíduos??? Seria o marketing da hora…Abs!

    • Paulo Maciel comentou em 24/07/12 at 9:42

      Qualquer um fã da Fórmula Um sabe que os pneus desenvolvidos para as provas são parte do espetáculo e não se deixarão confundir com aqueles desenvolvidos para as ruas.
      Desse modo acredito que é absurdo polemizar sobre o assunto.
      O fato é que as corridas estão emocionantes e os resultados imprevisíveis, como todo fã sempre gostou.
      Quanto ao triste Massa é só aguardar a sua contratação por um equipe de ponta como quer forçar o Galvão.
      Triste Massa.

  15. ricardo pereira comentou em 24/07/12 at 8:30

    Fabio Seixas,todos tem que dançar o rock do Bernie Ecclestone.

  16. Sergio Pereira comentou em 24/07/12 at 8:21

    Quando vi a foto, antes de ler o post, juro que pensei que a ideia fosse a associação da Ferrari (do Massa, óbvio!) aos detritos.

← Comentários anteriores
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).