Alonso, em dia de Vettel x Button
22/07/12 10:50
Alonso foi muito bem, largou na frente, segurou a pressão, venceu pela terceira vez no ano, abriu mais folga na liderança do campeonato.
Mas os nomes da prova, na opinião deste que vos bloga, foram Vettel e Button.
Vettel, pela manobra que fez na penúltima volta, superando Button e conquistando a segunda posição.
Button, pela postura combativa durante as 67 voltas. Saindo em sexto, ultrapassou Maldonado na largada, deixou Hulkenberg e Schumacher para trás, superou Vettel nos boxes e pressionou Alonso no final.
Resultado que pode mudar. A FIA investiga a ultrapassagem de Vettel sobre Button, por ele ter colocado as rodas fora da pista. Pelo rádio, o inglês protestou.
Espero muito que não mude. Não vi nada demais na manobra. Foi arrojada, foi agressiva, nada além disso. Não teve malandragem, não teve risco à segurança do outro. Se a F-1 capitular para esse mimimi, será uma tristeza.
Sobre a prova, sejamos sinceros: Button x Vettel à parte, não foi das mais emocionantes.
Na largada, Alonso não deu chance para Vettel e disparou na frente. O alemãozinho manteve a segunda posição, seguido pelos compatriotas Schumacher e Hulkenberg.
Para os brasileiros, um início desastroso. Massa e Ricciardo se tocaram, e o brasileiro precisou parar nos boxes para trocar o bico. Bruno deu uma escapada até Frankfurt e também precisou passar pelo pit para reparos.
Com os detritos na pista, outros pilotos tiveram problemas. Grosjean também precisou trocar o bico. E Hamilton teve o pneu traseiro esquerdo furado.
Todos esses aproveitaram a parada para tirar os pneus macios e colocar os médios.
Lá na frente, voo de cruzeiro. Ao final da décima volta, Alonso tinha 1s3 sobre Vettel. Schumacher era o terceiro, seguido por Button, Hulkenberg, Maldonado, Webber, Raikkonen, Pérez e Kobayashi. Massa foi o 19º.Bruno, o 24º.
Na volta seguinte, Button, que havia superado Hulkenberg um pouco antes, ultrapassou Schumacher sem dificuldade.
Na 12ª, Raikkonen abriu os pits entre a turma da ponta. Hulkenberg, Webber e Rosberg pararam logo depois. Maldonado entrou na 14ª. Schumacher, na seguinte.
Na 16ª, com apetite, Schumacher superou Hulkenberg. Raikkonen aproveitou o embalo e também passou.
Líder, Alonso fez seu primeiro pit na 19ª. Button entrou na 20ª. Vettel, na 21ª, enquanto Raikkonen ultrapassava Schumacher na luta pela quarta posição.
Kobayashi entrou na 22ª volta, fechando a primeira janela de pits.
Na 23ª, Alonso tinha 2s1 sobre Vettel, que mantinha 3s5 para Button. Depois vinham Raikkonen, Schumacher, Hulkenberg, Pérez, Webber, Di Resta e Kobayashi.
Na 26ª, adivinhem? Sim, mais boxes. Desta vez, para Massa, que só havia parado lá no comecinho.
Então, enfim, um pouco de emoção de verdade. Na ponta, Vettel começava a apertar Alonso. A diferença despencou para 0s9 na 28ª volta. Na 29ª, caiu para 0s7. Na 30ª, embutiu.
“Alonso e Vettel estão batalhando”, a McLaren alertou Button, pelo rádio. O inglês aproveitou para também pisar fundo.
Foi quando a turma encontrou Hamilton, retardatário, Pelo rádio, o time pediu para ele não atrapalhar Button.
Hamilton fez mais do que isso. Passou Vettel, causando protestos do alemão que, de quebra, passou a sofrer com um problema no Kers.
Alívio para Alonso, que, na 38ª volta, já tinha de novo 2s sobre o alemão.
Na 41ª, Button abriu a janela de pits da turma da frente. Alonso e Vettel responderam e entraram na 42ª.
Pior para Vettel, que perdeu a posição para o inglês na saída dos boxes.
“Podemos vencer a corrida”, disse o engenheiro, para Button.
E, àquela altura, parecia que podiam mesmo. Button partiu para cima de Alonso, chegou a reduzir a folga do espanhol para 0s7, mas em nenhum momento conseguiu uma brecha para tentar a ultrapassagem.
Nas últimas voltas, ainda teve que lidar com a pressão de Vettel. Que, na penúltima volta, colocando rodas na grama e tudo, fez a tão polêmica ultrapassagem.
Na linha de chegada, Alonso tinha 3s7 sobre Vettel. Button cruzou a 3s2 do alemão.
Fechando o top 10, Raikkonen, Kobayashi, Pérez, Schumacher, Webber, Hulkenberg e Rosberg. Massa foi o 12º. Bruno, o 17º.
No Mundial de Pilotos, Alonso agora tem 154 pontos, 34 a mais do que Webber. Vettel tem 118. Essa turma começa a se destacar bem do próximo grupo, quw tem Raikkonen com 95 e Hamilton com 92.
Nos Construtores, Red Bull tem 238 pontos, contra 177 da Ferrari, 157 da McLaren e 156 da Lotus.
Alonso agora tem um carro bom. E, quem diria, um campeonato que começou tão equilibrado, chega à sua primeira metade com um franco favorito ao título.
Quanto ao Massa …
outra “cagada” ?
ou foi impressão minha ?
Fábio,
“Lá na frente, voo de cruzeiro. Ao final da décima volta, Alonso tinha 1s3 sobre Vettel.” Voce poderia esclarecer o que queria dizer com a expressão “voo de cruzeiro” ??? Pois ao que entendo esta expressão esta ligada a algo fácil, confortável e tranquilo o que não tem nada com o cenário de estar com uma Ferrari 1,3s a frente da RedBull do Vetel; nessa condição não há margem para erro e é necessário ter um controle emocional e técnico para fazer TODAS as voltas muito próximas ao limite e sem erros(coisa que poucos conseguem – no caso o Alonso é um deles)
Prezado Fábio, pode não parecer para nós que estávamos no nosso confortável sofá no Domingão de sol mas ganhar esta prova foi muito difícil! A Ferrari melhorou mas não é um carro superior aos outros, o Vetel e Button(segundos colocados) ficaram a corrida inteira no máximo 2,5s atrás, apenas nas últimas voltas houve um refresco. O Alonso passou a prova toda com um carro(próximo) com potencial para ultrapassá-lo se cometesse qualquer erro, não foi espetacular do ponto de vista de arrojo, freadas fortes e ultrapassagens mas esta vitória é daquelas que não é qualquer piloto que consegue.
abraço
Fábio para nosso desprazer, acabaram punindo o alemão.O que estes caras querem fazer da F1?Corrida de altorama tem mais graça!!!Abs!!!
Fabio se você não gosta do Alonso, vai fazer outra coisa enquanto ele estiver na
Formula 1,
Que vergonha para um cara que teria que ser esportista!!!!!!!
Bem vinda ao blog! Deve ser sua primeira vez aqui, né? Porque, pelo jeito, nunca me leu dizendo que considero Alonso o melhor da F-1 atual.
Fábio Seixas: todos esperavam voce rasgando elogios ao Alonso. Decepcionou os blogueiros.
Para voce Fábio Seixas:
20. PILOTAGEM
20.2 – Os pilotos devem usar a pista o tempo inteiro. Para evitar dúvidas, linhas brancas que definem as bordas da pista são consideradas parte do traçado, mas as zebras, não. Será julgado que um piloto deixou a pista caso nenhuma parte do carro fique em contato com a pista.
Caso um carro deixe a pista, o piloto deve retornar. No entanto, isso deverá acontecer somente quando for seguro ou sem que tenha havido o ganho de vantagem. Um piloto não deve sair da pista sem nenhuma razão justificável.
Só completando o Flavio…
Eis uma ultrapassagem do Vettel dentro dos padrões (+ da metade do carro na pista), bem diferente do que ocorreu nesse final de semana:
Monza 2011 – Vettel x Alonso
http://youtu.be/-ombMoblIKg
Se o vídeo não abrir só procurar no YT por “vettel alonso monza”. Lá encontrará uns dois vídeos de 46s.
Alonso teve a corrida toda sob controle! O Vettel e o Button “tentaram ameaçar”… Alonso tri!
O regulamento eh claro. Ultrapassar fora da pista “cortando caminho” eh proibido e punição provavelmente será perda de 20 segundos. A TV suiça e austriaca, logo depois da ultrapassagem e antes da reclamação de button ja tinha mencionado. Seria, no momento, melhor perder 1 posicao q perder umas 5. Tai!
.
E outra, pena q folha permite agora acesso apenas limitado p não assinantes. No meu caso, folha ja perdeu um leitor, e vc Fabio, devido acesso restrito, tb perderá. Pena !
Fabio…vc conhece de F1. O Alonso acerou seu carro com o mínimo de asa para ganhar velocidade em reta. Os idiotas atras nao iriam passa-lo exatamente por isso. No miolo ele perdia cerca de 0,3 segundos e abria em reta mais de 0,7. Nao faça como as bestas quadradas da Globo que nem sequer se ativeram a este mínimo detalhe. Parabens a estratégia do espanhol.
Gostaria de ter visto a mesma corrida que vc viu…..
Em que canal vc colocou ?
Na prova que eu vi hoje a estrela foi o Alonso.
o segundo melhor piloto foi Alonso…..
E o terceiro melhor piloto advinha quem foi ?
Alonso !
Porque essa sua necessidade em nao reconhecer o gênio fantástico que ele e ?
A Ferrari ainda e o carro mais fraco entre as 3 grandes e ele deu uma aula em como controlar os adversários sem cometer NENHUM erro a prova toda !!!!
Isso nao basta pra ele ser o maior destaque ?
putzgrilla !!!
Massa em 10 corridas = 23 pontos…ridículo
Alonso hj 1 corrida = 25 pontos
Massa top 5 = piada…chega de desculpas
Senna = chega de desculpas!
Kimi ainda vai vencer este ano (SPA ou MONZA)
Alonso será TRI este ano!
Fábio. com todo respeito: opinião é opinião, regulamento é regulamento, tem que ser cumprido. Se você é contrário ao que estabelece o regulamento, podemos até entender, mas daí a criticar sua aplicação, acho incoerente. Discordo também do título da sua coluna. Sabemos que você não gosta de Fernando Alonso, infelizmente. Corrida brilhante mais uma vez e disparadamente o melhor piloto em atividade na F1.
O Massa, desde que tomou aquela molada na cuca, ficou cagado…o Senna, sempre com desculpas, é um piloto medíocre…
Só agora reparou? Tá mal hein?
Caro Fabio, foi uma corrida boa — concordo com você. Mas quanto à ultrapassagem de Vettel sobre Button… não. Se Vettel e os outros pilotos foram informados antes da prova que ultrapassar naquele trecho era proibido, ele errou. Aliás, digo mais (como fiz em meu comentário no Blog do Lessa): com aquela ultrapassagem, ele obteve uma vantagem indevida, tal como se tivesse cortado caminho numa chicane. Lamento, mas nessa foi ponto para os comissários.
Abs, Claudio Lessa
Fábio, qual foi o lugar que vc e o Flávio Gomes conheceram em Budapeste? Rsssss….. conta aí pra gente … Abçs
As pontes sobre o Danúbio.
Abs
O Danúbio ao qual vc se refere é um rio ou um “estabelecimento”?
O justo da punição seria a terceira posição, pois a regra diz que quando ocorre a ultrapassagem por fora da pista tem que devolver a posição, por isso o correto é a terceira posição para Vettel… Abs
Fábio existe a possibilidade do Alonso ter vendido sua alma pro diabo em troca de se dar bem dentro e fora das pistas??? É impossível ter tanta sorte assim de graça…
O outro piloto piloto da Ferrari (Massa) vendeu a vitória por alguns anos de Ferrari.
–
–
corrida morna…
–
Pelo que ja mostrou este ano… vou torcer pelo Alonso…
–
Concordo com a punição ao Vettel… se existe faixa pista .. tem que ultrapassar “dentro” da mesma…e nao na área de escape…
–
Sr. Massa fico feliz por comprovar que não merece torcida alguma… continue assim… FIASCO DA FERRARI…
Fábio o Bruno tem que se arrumar nas classificações. Só bastaria ele não ter se acidentado que chegaria nos pontos. Em 10, mas provavelmente melhor que Maldonado. Se emplacar uma qualificação ele passa o Maldonado na classificação. Maldonado é saída de touro chegada de vaca. Ganhou corrida sim, mas é um dia iluminado em 364 normais. Do Felipe deixo pra domingo que vem, mas pelos tempos de volta ele estaria brigando com Kimi em uma qualificação boa.
Eta piloto bão esse Fernando! Pode ser polemico mas na minha humilde opiniao ele é bem melhor, mais tecnico q o Shummy na sua era de recordes. Outra coisa o Vettel forçou a barra e o Button tirou um pouco o carro, alem da area para “alem do deus me livre” (Edgar) usada por ele. Ora, se Maldonado forçou em cima do Hamilton, bateram e foi punido, o Sebá tbm mereceu, seu Fabio! mas continue com sua opiniao!
Ah! tem piloto brasileiro na temporada da F-1? Ate pq ouvimos mais sobre o Razia e o
Nasr que os… quem?!
Té mais
A fórmula 1 perdeu o charme. Até agora ficamos torcendo por um brasileiro que represente bem a garra, a vontade, o empenho que destacou Senna. E não vai ser Massa. O grande piloto consegue se destacar mesmo com o carro não competitivo e Massa nada consegue mesmo estando com a Ferrari e sem o jogo de equipes que JÁ existiu. Alonso está, na verdade, a quilômetros de distância dele. Barrichelo foi campeão de corridas com a Ferrari e os internautas ousam dizer que ele estava ultrapassado. Foi melhor que Maldonado e nem se pode comparar sua performance com o Bruno e Massa. Creio que ainda não estava na hora de Barrichelo sair. É uma pena! Vamos esperar que as coisas melhorem.
Quanto ao Vetel ainda precisa aprender. Com carro bom até Mika Hakkinen e Damon Hill conseguiram ser campeões. Massa nunca foi essas coisas toda e após o acidente piorou. Agora está com uma pequena melhora mas está muito longe de ser um Alonso.
Como o Fábio e Comentarista da globo falou não sei se caberia uma punição já que ele não cortou caminho apenas alongou a curva saindo da pista. Normalmente se perde tempo. Quanto ao Alonso é sem dúvidas o melhor seguido de Hamilton (quando está com a cabeça no lugar).
Fábio, eu achei a ultrapassagem injusta mesmo. Na câmera do helicóptero, dá pra ter a exata noção de que o Vettel não conseguiria ter enfiado o pé e não ultrapassaria o Button. Forte abraço.
Fábio, aos que acharam a ultrapassagem de Vettel irregular, digo que devem assistir automobilismo! Sim, parem de mimimi e assistam corridas de outras categorias. E não estou falando de só StockCar Brasil, mas provas da F3 Européia por exemplo (www.f3euroseries.com). Nesta categoria, na etapa Red Bull Ring Spielberg – Austria – a área de escape virou pista para TODOS, e nem por isso a organização desclassificou 100% dos pilotos.
Frescura, política e excesso de zelo. A sorte da FOM é que o mundial está muito equilibrado porque se depender dos comissários, ficaria muito chato!
os nomes da corrida foram Buton e Vetel??? como assim? a manobra de Vetel na penultima volta foi normal? se tivesse grama la? deveria ter né? onde tem grama, tem kilos de barro que grudam naquela coisa preta e redonda e a fazem patinar, claro claro Alonso foi desimportante na corrida, ja sei vc precisa fazer comentarios pouco obvios , sei la, para dar um ” ar ” de comentarista inteligente que ve ” coisas ” que os leitores não veem muito obrigado viu ? Fabio Seixas, muito obrigado por vc existir rsssssssssss, ja sei, se ofendeu e não vai publicar, hoje estou acertando todas…
Vettel foi punido justamente Fábio, também gosto de ultrapassagens arriscadas, mas desde que haja direitos iguais, se Button quisesse espalhar até a área de escape para defender posição? Foi muito claro que Button teve que frear mais para seguir no traçado, enquanto o alemão já pensando na manobra retomou acelerando por fora da zebra. Se pensarmos que Vettel estivesse correto, Maldonado não deveria ser culpado em muitas de suas manobras que resultaram em acidente, pois caso o inglês espalhasse na curva teríamos um acidente.
Apoio totalmente o Diego, o Vettel aproveitou de uma área pavimentada fora da pista para fazer a ultrapassagem, sem que tenha sido jogado para fora. Se ali fosse de grama duvido que ele fizesse a ultrapassagem.. Sem lembrar que a RBR deveria ter sido punida pelo mapeamento irregular do motor e largado do fim do grid.
Prezado Fabio.
Adoro e respeito muito o seus comentarios e sou um leitor assiduo do seu blog, mas o Vettel ultrapassou o Button colocando as quatro rodas fora do tracado, por muito que a manobra tenha sido limpa, proibir uma manobra assim nao ‘e mimimi, ‘e usar bom senso.
Em quanto ao Bruno, pelo que eu pude ver, ele foi espremido pelo Grosjean, que pelo jeito, se formou na mesma escolinha de pilotagem do Maldonado…
Abs!
O Schumacher fez a melhor volta da corrida isso é interessante, já Alonso caminha em passos largos para o tricampeonato.
Fabio,hoje o dia foi compensado pela vitória do Helinho.Que bela corrida.Quanto ao Vettel foi uma pena ele ser penalizado.É o que eu digo sempre,quando tem um molenga na frente tem que fazer o que ele fez.Não bateu e passou portanto nunca deveria ser penalizado.E viva o melhor do momento Alonso.
sou portugues e a primeira corrida de formula1 que vi foi a primeira vitoria do melhor piloto de sempre da formula1…AYRTON SENNA DA SILVA…. fico triste enquanto fan da f1 a ler tanto brazileiro a defender o Massa e a criticar o ALONSO…bons mesmo foram o EMERSOM o NELSON e o REI SENNA…O resto esqueçam motoristas de taxi nao faltam por ai…e para aqueles que dizem ou escrevem que a formula 1 agora nao presta antigamente e que era o maxino deixo aqui uma dica…na proxima corrida vao curtir uma praia e quando chegarem a casa venham ler os comentarios de quem realmente gosta de f1 indiferente a cor ds carros ou nacionalidade dos pilotos