Alonso, em dia de Vettel x Button
22/07/12 10:50
Alonso foi muito bem, largou na frente, segurou a pressão, venceu pela terceira vez no ano, abriu mais folga na liderança do campeonato.
Mas os nomes da prova, na opinião deste que vos bloga, foram Vettel e Button.
Vettel, pela manobra que fez na penúltima volta, superando Button e conquistando a segunda posição.
Button, pela postura combativa durante as 67 voltas. Saindo em sexto, ultrapassou Maldonado na largada, deixou Hulkenberg e Schumacher para trás, superou Vettel nos boxes e pressionou Alonso no final.
Resultado que pode mudar. A FIA investiga a ultrapassagem de Vettel sobre Button, por ele ter colocado as rodas fora da pista. Pelo rádio, o inglês protestou.
Espero muito que não mude. Não vi nada demais na manobra. Foi arrojada, foi agressiva, nada além disso. Não teve malandragem, não teve risco à segurança do outro. Se a F-1 capitular para esse mimimi, será uma tristeza.
Sobre a prova, sejamos sinceros: Button x Vettel à parte, não foi das mais emocionantes.
Na largada, Alonso não deu chance para Vettel e disparou na frente. O alemãozinho manteve a segunda posição, seguido pelos compatriotas Schumacher e Hulkenberg.
Para os brasileiros, um início desastroso. Massa e Ricciardo se tocaram, e o brasileiro precisou parar nos boxes para trocar o bico. Bruno deu uma escapada até Frankfurt e também precisou passar pelo pit para reparos.
Com os detritos na pista, outros pilotos tiveram problemas. Grosjean também precisou trocar o bico. E Hamilton teve o pneu traseiro esquerdo furado.
Todos esses aproveitaram a parada para tirar os pneus macios e colocar os médios.
Lá na frente, voo de cruzeiro. Ao final da décima volta, Alonso tinha 1s3 sobre Vettel. Schumacher era o terceiro, seguido por Button, Hulkenberg, Maldonado, Webber, Raikkonen, Pérez e Kobayashi. Massa foi o 19º.Bruno, o 24º.
Na volta seguinte, Button, que havia superado Hulkenberg um pouco antes, ultrapassou Schumacher sem dificuldade.
Na 12ª, Raikkonen abriu os pits entre a turma da ponta. Hulkenberg, Webber e Rosberg pararam logo depois. Maldonado entrou na 14ª. Schumacher, na seguinte.
Na 16ª, com apetite, Schumacher superou Hulkenberg. Raikkonen aproveitou o embalo e também passou.
Líder, Alonso fez seu primeiro pit na 19ª. Button entrou na 20ª. Vettel, na 21ª, enquanto Raikkonen ultrapassava Schumacher na luta pela quarta posição.
Kobayashi entrou na 22ª volta, fechando a primeira janela de pits.
Na 23ª, Alonso tinha 2s1 sobre Vettel, que mantinha 3s5 para Button. Depois vinham Raikkonen, Schumacher, Hulkenberg, Pérez, Webber, Di Resta e Kobayashi.
Na 26ª, adivinhem? Sim, mais boxes. Desta vez, para Massa, que só havia parado lá no comecinho.
Então, enfim, um pouco de emoção de verdade. Na ponta, Vettel começava a apertar Alonso. A diferença despencou para 0s9 na 28ª volta. Na 29ª, caiu para 0s7. Na 30ª, embutiu.
“Alonso e Vettel estão batalhando”, a McLaren alertou Button, pelo rádio. O inglês aproveitou para também pisar fundo.
Foi quando a turma encontrou Hamilton, retardatário, Pelo rádio, o time pediu para ele não atrapalhar Button.
Hamilton fez mais do que isso. Passou Vettel, causando protestos do alemão que, de quebra, passou a sofrer com um problema no Kers.
Alívio para Alonso, que, na 38ª volta, já tinha de novo 2s sobre o alemão.
Na 41ª, Button abriu a janela de pits da turma da frente. Alonso e Vettel responderam e entraram na 42ª.
Pior para Vettel, que perdeu a posição para o inglês na saída dos boxes.
“Podemos vencer a corrida”, disse o engenheiro, para Button.
E, àquela altura, parecia que podiam mesmo. Button partiu para cima de Alonso, chegou a reduzir a folga do espanhol para 0s7, mas em nenhum momento conseguiu uma brecha para tentar a ultrapassagem.
Nas últimas voltas, ainda teve que lidar com a pressão de Vettel. Que, na penúltima volta, colocando rodas na grama e tudo, fez a tão polêmica ultrapassagem.
Na linha de chegada, Alonso tinha 3s7 sobre Vettel. Button cruzou a 3s2 do alemão.
Fechando o top 10, Raikkonen, Kobayashi, Pérez, Schumacher, Webber, Hulkenberg e Rosberg. Massa foi o 12º. Bruno, o 17º.
No Mundial de Pilotos, Alonso agora tem 154 pontos, 34 a mais do que Webber. Vettel tem 118. Essa turma começa a se destacar bem do próximo grupo, quw tem Raikkonen com 95 e Hamilton com 92.
Nos Construtores, Red Bull tem 238 pontos, contra 177 da Ferrari, 157 da McLaren e 156 da Lotus.
Alonso agora tem um carro bom. E, quem diria, um campeonato que começou tão equilibrado, chega à sua primeira metade com um franco favorito ao título.
Punição injusta ao Vettel!!!! claramente a ferrari atuando nos bastidores para dar vantagem ao Alonso. Button, fechou o espaço dele para ultrapassa-lo por fora, e vettel vindo com mais velocidade fez o certo, se o escape ali não fosse asfaltado, seria pela grama!
“Massa e Ricciardo se tocaram”? Não teria sido, Massa bateu no fundo do carro de Ricciardo? Pelo menos, na minha tv foi assim…
A punição é legal apesar de injusta.
Vamos inverter as equipes: Alonso na RBR e Vettel na Ferrari. Quem estaria na frente?
Vettel é bom com carro bom!
o vetell fui bem punido…e o alonso e sem duvida o melhor piloto da formula 1 atual
FERNANDO ALONSO no CÉU e ao lado dos DEUSES GREGOS e FELIPE MASSA no FUNDO do POÇO e no QUINTO dos INFERNOS. O DESTINO está dizendo para o FELIPE MASSA sair da FERRARI LOGO e com URGÊNCIA, isso por que há partir de agora só será VERGONHA atrás de VERGONHA, pois é ele já está 131 pontos atrás de FERNANDO ALONSO, será que na HUNGRIA ele ficará 150 pontos atrás. É FELIPE MASSA á FERRARI para voçê já acabou há muito tempo.
Patética a punição de Vettel…
Vejam a ultrapassagem de Schumacher em cima do Trulli na mesma curva no GP da Alemanha de 2003
http://www.youtube.com/watch?v=7xPJeBzqoBk
corrida muito chata!
À Mclaren faltou ter tido uma boa qualificação. Se os carros de Hamilton e Button tivessem largado entre os quatro primeiros, dificilmente teriam tido concorrência a altura. Button e a Mclaren tiveram pequenos erros de estratégia, mas a verdade é que largar de 7º exigiu à Button que exigisse mais do carro do que o normal. Faltou pneu no fim, mas também errou a equipe ao orientar Button a mudar a configuração de rotações do motor. A Mclaren vinha conseguindo corrigir seu problema principal que era controlar as rotações do motor nas saídas de curvas mais lentas que causavam sobre rotações nas rodas, e a equipe, na hora H da decisão do GP, dá uma ordem estapafúrdia de aumentar a rotação dos motores para tentar alcançar Alonso (We can win this race) e jogou no lixo todo o trabalho que fez. É a partir daí que Vettel ganha terreno porque Button fica mais lento na saída da Spitzkehre, justamente no setor onde Vettel era o mais rápido na qualificação. Não teve lógica nenhuma a decisão da Mclaren, mas esta corrida mostra que, tanto Hamilton como Button, estão na luta pelo título. A corrida teria sido outra se não fosse o furo no pneu de Lewis. Os dois teriam feito uma corrida de equipe mais consistente. A Hungria pode mostrar isso. Alonso vai parar de ganhar corridas (já nem deveria ter vencido esta) porque não tem carro para as proximas pistas, excessão talvez para Hungaroring, mas é boa para todas as equipes. Os retardatários ajudaram Alonso na luta com Button porque permitiram que o espanhol usasse o DRS mais vezes do que tem sido normal nas últimas corridas. Esta corrida foi a que teve o maior número de pilotos que levaram pelo menos uma volta do lider da corrida. 3 levaram 3 voltas e 2 levaram 2 voltas de atraso. O engarrafamento salvou Alonso desta vez. O calor é que não deve ajudar a RB e a Lotus por lá.
depois de muitos podemos rever os TRAPALHOES, alem de Didi e Dede temos Massum da ferrari e o Senacarias willians. AI Galvao vc tb e uma piada.
O apelido do Massa é Zacarias.
CAMPEONATO DOS “PALPITEIROS”
Aê galera,
Fica valendo o resultado após a punição do Vettel.
A) GP da Alemanha – 27 participantes (24+3[G]*)
Quem acertou o 1º = 20 pontos;
Quem acertou o 2º = 30 pontos;
Quem acertou o 3º = 35 pontos e
Quem acertou os pilotos do pódio = 5 pontos para cada piloto acertado.
No caso de empate no número de pontos, vence quem “palpitou” primeiro.
* SIMBOLIZAÇÃO: [G] = Palpites indicados nos “posts” após o “grid”.
Então vamos lá!
Resultado do GP da Alemanha:
1) Alonso; 2) Button e 3) Räikkönen
Pontuação dos “palpiteiros”:
1º) Celso SP (SP) – 65 pontos;
2º) João Arthur (Curitiba/PR) e Antonio Ribeiro – 45;
4º) José Couto e Racing Fan – 35;
6º) Fábio Seixas (Rio de Janeiro/RJ), Gislene Passos, Luciano Henrique (Santo André/SP), Cláudio Donegar e Matheus – todos com 25 pontos;
11º) Mendes, Marcelo Bombardelli, Pablo, Zé e RealBR[G] – 10;
16º) Pietro Pecorari (Brescia/IT), Luiz Caco, Paulo Andriolo, Paulo – AM (Manaus/AM), André de Itu (Itu/SP),
Émerson Neves (Guarujá/SP), Diego, Ramiro Marote (Santos/SP), Cairo (Campinas/SP) e Iguaçuano[G] – 5;
26º) Tiago Nunes e Bruz[G] – 0 (zero).
Curiosidades:
– No GP da Alemanha em 2011 tivemos 13 palpiteiros. Neste ano foram 24, representando um crescimento de 85%
sobre o ano anterior;
– Nos 10 primeiros GP’s de 2011, tivemos um total de 64 palpiteiros participando. Usando o mesmo comparativo, em 2012, atingimos 108 participantes, número 69% maior, eliminando dessa conta o pessoal que palpitou exclusivamente nos “posts” pós grid;
– 6 dos 27 palpiteiros (22%) acertaram o vencedor (Alonso) do GP da Alemanha;
– 2 palpiteiros (0,7%) acertaram o 2º colocado (Button);
– 3 palpiteiros (1,1%) acertaram o 3º colocado (Räikkönen).
B) Classificação Temporada 2012 – 10 GP’s disputados – (média de pontos)
1º) Luciano Henriques (Santo André/SP) – 28;
2º) Fábio Seixas (Rio de Janeiro/RJ) e Matheus – 21;
4º) Bruz – 18;
5º) Celso SP (SP) e Antonio Ribeiro – 16;
7º) Paulo Andriolo – 15;
8º) Pietro Pecorari (Brescia/IT) e Ramiro Marote (Santos/SP) – 14;
10º) Luiz Caco[G] e João Arthur (Curitiba/PR) – 13;
12º) Arthur Bodstein, Mileto Neto e Pablo – 12;
15º) Émerson Neves (Guarujá/SP) e Fernando Melotti Constâncio (São Paulo/SP) – 11;
17º) Fabiano, Gislene Passos e Paulo – AM (Manaus/AM) – 10;
20º) Gustavo – 9;
21º) Tiago Nunes – 8;
22º) Fernando Ceará-man, Racing Fan e André de Itu (Itu/SP) – 7;
25º) Harry Yamamoto (Curitiba/PR) e Zé – 6;
27º) Mendes, RealBR[G], Niko Duarte (Porto Alegre/RS) e Marcelo Bombardelli – 5;
31º) Luiz Cocozza, Juvenal Juvêncio, Dennis (Umuarama/PR), e Charles – 4;
35º) Jorge Nogueira Rebolla, Rafael Fuentes, Felipe Gomes, Rodrigo, Mayara Fernandes, Guilherme Diniz e Murilo Murr – 3;
42º) Alexandre Turcato, Marcos, Cairo (Campinas/SP), André (Lisboa), Roberta Guimarães, Fábio Henrique[G], André Gianini e Leonardo (Maringá/PR) – 2;
50º) Alexandre[G] (Iraí/RS), Elvis Baiense e Pietro – 1;
C) OS 10 PRIMEIROS, POR PONTOS ABSOLUTOS:
1º) Luciano Henriques (Santo André/SP) – 275 pontos;
2º) Fábio Seixas (Rio de Janeiro/RJ) e Matheus – 210;
4º) Bruz – 180;
5º) Celso SP (SP) – 160;
6º) Antonio Ribeiro – 155;
7º) Paulo Andriolo – 150;
8º) Pietro Pecorari (Brescia/IT) e Ramiro Marote (Santos/SP) – 135;
10º) Luiz Caco[G] e João Arthur (Curitiba/PR) – 120.
ATENÇÃO:
Na Classificação Geral, seguindo a regra dos 25%, foram descartados todos os palpiteiros que indicaram apenas um palpite nos 10 GP’s até agora disputados.
Abraço a todos e até o GP da Hungria, no domingo que vem, 29/7, às 9h00.
Fala Fábio…fico vendo algumas matérias, com explicações do Massa e do Bruno…sinceramente….já deu o que tinha que dar…sempre as mesmas coisas, tudo bem que houveram problemas na corrida, mas é sempre o mesmo discurso, imagina se isso acontecer até o fim do ano, misericórdia…enfim, a punição para o Vettel achei coerente, a vitória do Alonso merecida e os pilotos brasileiros lamentáveis…ainda bem que gosto da Fórmula 1, caso contrário nem assistiria mais!!!…abs Fábio.
Galera Bruno Senna era pra no máximo está na GP2, mas com o sobrenome e dinheiro, ganhou uma vaga na F1. Massa tá na ferrari porque a equipe quer agradar o presidente da FIA que é pai do empresário do Massa. Hamilton e Raikkonen são campeões acidentais (campeonatos herdados). Alonso sem sombra de dúvidas é o melhor da atualidade. Rubinho foi muito melhor que Massa e Bruno juntos.
Fábio,
Re seu comentário às 15:14 em resposta às opiniões sobre a punição de
Vettel.
De desculpe. Estou decepcionado, não por você manter sua opinião, mas pela forma de fazê-lo. Sua crítica à Button me pareceu gratúita. O que tem a ver?
Gostaria de ver seus argumentos… parece que não tem melhores para oferecer.
Tinha você em maior estima.
Henry
Eu não achei nada demais na manobra do Vettel como não achei nada de mais a manobra do Hamilton sobre o Kimi na Bélgica. Na época consideraram a manobra do Hamilton ilegal então, por coerência devem achar esta manobra do Vettel tb ilegal. O engraçado é o blogueiro agora não viu nada demais sendo que na época achou a punição do Hamilton justa. 2 pesos 2 medidas não sr. Fábio Seixas?
[Fabio Seixas disse:] Que tipo de esporte é esse? Um esporte que cultua a “hipocrisia e a falta de competitividade”. Abs. – ESSE É O ESPORTE PRATICADO POR AQUELE QUE VC TANTO CULTUOU EM 2011 – FAZER EM 2011 PRATICAMENTE TODAS AS POLES, VENCER O CAMPEONATO COM PRATICAMENTE 4 CORRIDAS DE ANTECEDENCIA COM UM CARRO NO MÍNIMO 2s MAIS RÁPIDO QUE A CONCORRÊNCIA E SER CULTUADO COMO FENÔMENO NO FINAL, SOA PRA VC QUE TIPO DE ESPORTE?
Impressionante esta imagem da corrida:
http://tinypic.com/r/24ky2rq/6
Um rio de macarrão com restos da asa dianteira do Massa.
É. O alemão resolveu fazer da zebra uma extensão da pista. Se tivesse devolvido não seria punido. Favorecimento à Ferrari? Sem dúvida, Alonso foi favorecido, mas não era ele quem estava dirigindo os carros de Vetel e Buton. Sorte? Todo campeão tem sorte. Quando a marmelada é no carro dos outros, ninguém lembra. Quando a Ferrari ganha, o fã clube dos perdedores natos já chia. A RBR já não foi punida por mexerem no mapeamento do motor. Aí o alemãozinho vai e faz o que quer? Certa a FIA! Pau nele! Só porque está em casa faz o que quer? Difícil é aguentar a torcida antiferrarista – anti Alonso, de perdedores recalcados!
Ai vai a ORACAO DE SAO CRISTOVAO:-
“DAI-ME SENHOR, FIRMEZA E VIGILANCIA NO VOLANTE, PARA QUE EU CHEGUE AO MEUS DESTINO SEM ACIDENTES. PROTEGE OS QUE VIAJAM COMIGO. AJUDAI-ME A RESPEITAR A TODOS E A DIRIGIR COM PRUDENCIA. E QUE EU DESCUBRA VOSSA PRESENCA NA NATUREZA (HOCKENHEIM) E EM TUDO O QUE ME RODEIA (FERRARI). AMEM.
Se é pra punir o Vettel porque não puniram o Hamilton que estava uma volta atrás e prejudicou claramente o Vettel.
Além disso o Button “deixou” o Vettel se ferrar do lado e pronto.Tudo é punição, acabou a Fórmula Um do braço!!!
Nao tenho dúvidas que o unico que ganharia este GP estando em qquer um dos três carros da ponta, seria o mesmo que venceu hoje.
dizes muito bem….tambem penso o mesmo
Na boa, a F1 está chata demais.
Se tocar pneus é punido, se passar com meio ou carro inteiro por fora é punido, se chuver tem que parar a corrida.
Não se pode fazer mais nada, F1 tem que ser igual ao Autorama, uim atras do outro.
Esse ano está sendo fantastico, mas essas regras estão estragando tudo.
O que Arnouvx e Villeneuve fizeram, hj seria proibido tb. O que Massa e Kubica fizeram no Japão tb. De pegas sensacionais hj seria apenas uma manobra proibida e punida
Andre Luiz, concordo com você. Outro dia a globo mostrou as maiores ultrapassagens, tinha esse pega do Arnoux e Villeneuve e a do Piquet sobre Senna na Hungria. Hoje são impossíveis de acontecer, infelizmente.
Para torcedor Brasileiro tá chato mesmo. Massa tomando um banho do Alonso.
TORCIDAS À PARTE, NÃO HÁ COMO NEGAR QUE ALONSO É O MELHOR PILOTO DA ATUALIDADE, POIS CONSEGUE MOSTRAR A DIFERENÇA COM QUALQUER CARRO. PILOTO BOM NÃO É O QUE TEM O MELHOR CARRO E VENCE, MAS O QUE MOSTRA COMPETITIVIDADE MESMO COM UM CARRO RUIM.
Vc está corretissimo. O Alonso foi bicampeao com um carro inferior e a Ferrari ainda não é o melhor carro hoje. Ron Denis deve chorar todo grande premio, pois perdeu o ar que tiraria o dominio da RBRs nos dois ultimos anos.
Dia 25 de julho e` dia de Sao Cristovao!! Dia do MOTORISTA!!
Viva Sao Cristovao!!
Viva o Brasil na Formual 1!!
Porem, Sao Cristovao foi decapitado …
Enquanto o Bruno não aprender a se classificar bem no treino, vai ficar exposto ao azar. Não adianta ficar no blá-blá-blá, o fato é que ele ainda é um piloto incompleto e deve treinar muito mais para chegar a algum lugar. Sua diferença para o Maldonado não é azar.
O Massa, apesar de bom piloto (potencialmente falando), é um cara “cagado”. Eu já nem estava prestando muita atenção na corrida, mas ouvi o Galvão dizendo que há equipes de ponta interessadas no Massa. Ouvi certo? Procede?
O Hamilton, em proporções menores, me lembra o jogador Adriano.
O Vettel foi com muita sede e foi punido com justiça.
Alonso já é campeão moral.
Esse negócio de campeão moral não existe!
No fim do ano quem tiver mais pontos leva! Não importa o resto.
Meu pai também tinha entendido isso…mas na verdade estavam falando do Felipe Nasr…o garoto da GP2 que vem fazendo um bom trabalho. Estavam comentando que não pro próximo ano, mas pra 2014; ano que vem colocariam ele numa equipe melhor na GP2, pra disputar o título e, dependendo dos resultados, ai sim poderia pintar numa McLaren ou Lotus.
Faltou cabeça pro Vetel, deveria ter devolvido a ultrapassagem e teria passado o Buton de volta na proxima volta, é por essas e outras que ele ainda não merece ser tri.
Alonso será tricampeao antecipado. Agora só o Massa para nos fazer sentir saudades de Barrichello. Massa na Hispania já.
kkkkkkk, Massa na Hispania é uma boa, pelo menos ele realmente teria um carro pra ajudar nas desculpas ridículas dele, pilotinho sem vergonha viu!
Burro Senna deveria completar a dupla!
concordo com a maioria esmagadora das mensagens sobre a ultrapassagem de Vetttel sobre Button: foi totalmente irregular. O fábio precisa rever seus conceitos.
O Vettel não saiu da pista por opção. O Button espalhou e Vettel não teve alternativa.
É QUE O SEIXAS NÃO CONSEGUE ESCONDER A SUA TORCIDA POR ESSE TAL DE VETEL, QUE É APENAS UM PILOTO COMUM. GANHAR CAMPEONATO POR PURO MERITO DO CARRO ATÉ O DAMON HILL GANHOU, QUERO VER É GANHAR MESMO SEM TER O MELHOR EQUIPAMENTO, ALI NO BRAÇO, COMO FAZ O ALONSO.
Vettel punido. ridículo. é melhor dar o título logo para a Ferrari…
É isso aí.
Santander maior parceiro comercial da FOM.
Santander patrocinador da maioria dos GPs, com seus trofeuzinhos em formato de cocô.
Santander patrocinador do Alonso.
Santander patrocinador da Ferrari.
Não vê quem não quer.
Fernando Alonso – equipe: Ferrari – pontos: 154; Felipe Massa – equipe: Ferrari – pontos: 23. Sinceramente, eu NUNCA vi na história da F1 uma diferença tão gritante entre 2 pilotos de uma MESMA equipe, MESMO motor, etc. É inacreditável a proteção que o Massa tem dentro da F1, pois fosse qualquer outro a demonstrar tamanha incompetência, já teria rodado; ou a Ferrari é uma instituição de caridade, ou o Massa tem as costas quentíssimas para se manter com campanhas ridículas como nos últimos anos, não tem explicação!
Concordo contigo caro Cesar, mas acho que são dois os motivos pra não terem mandando o Massa pastar ainda…1 – Quando chamaram o velho Fisico (Giancarlo Fisichella) pra ocupar a vaga do mesmo Felipe Massa no meio da temporada, viram os resultados desastrosos de colocar um piloto, que apesar de ter alguma qualidade, no meio da temporada em outra equipe. O risco da lambança ser ainda maior deve ser uma ideia apavorante lá pros lados de Maranello, além de que não deve ter muita coisa boa ai no mercado…; 2 – Acho que por ser um piloto da Ferrari, ele deve ter uma P… de uma multa rescisória, do tamanho de um bonde, fora os contratos de imagem, comerciais e etc…provavelmente iriam botar um saco de dinheiro gigante na conta do Massa e eles não querem isso.
Concordo inteiramente. Di Grassi e até Piquetzinho ordinário fariam um trabalho mto melhor com o msm carro. Quem tá gostando disso, obviamente, é o Alonso que não tem concorrência!
Alonso is faster than you. Can you confirm you understand that message?
Mesmo sendo um piloto medíocre, garantiu sua permanencia na Ferrari.
Alonso, em dia de Vettel x Button — Coisa nenhuma !!! O que deveria estar em sua reportagem é: “Alonso em dia de Alonso”, pois, nem Vettel e nem Buton conseguiram alcançá-lo e o primeiro náo conseguiu o 2º lugar, nem mesmo fazendo trapaças.
Sr. Fabio Seixas, de uma olhadinha na reportagem da UOL que acaba de ser publicada falando da puniçáo aplicada ao S. Vettel por sua ultrapassagem irregular, que o Sr. acha táo normal.
http://esporte.uol.com.br/f1/ultimas-noticias/2012/07/22/vettel-e-punido-apos-o-gp-da-alemanha-e-cai-de-segundo-para-quinto.htm
Mantenho minha opinião, como já explicado para outro internauta pouco antes.
Abs
Fábio, concordo contigo que Vettel foi arrojado, isso que dá graça na F1 (eu inclusive sou torcedor do Seb). Mas vendo sob o ponto de vista do Button (que acho um piloto insosso, mas paciência…), todos os pilotos concordaram em correr sob essas regras (até discutíveis, mas corriam sob elas), e ele escolheu o lado de dentro da curva justamente porque sabia que assim Vettel não o passaria. Passando por fora da pista nesse caso, passa a ser injusto.
Em suma, defendo que passar por fora da pista nestas condições não deveria ser ilegal, mas uma vez que todos sabiam da regra, a punição foi correta, não acha?
Fábio, que tal fazer uma enquete sobre as quase 111 opiniões sobre a tão polemica ultrapassagem? Acho que você poderia mudar seu conceito, o Vettel fez uma ultrapassagem ilegal, deveria ter sido orientado pela equipe a devolver a posição e com certeza ultrapassaria o Button na próxima volta.