Alonso, em dia de Vettel x Button
22/07/12 10:50
Alonso foi muito bem, largou na frente, segurou a pressão, venceu pela terceira vez no ano, abriu mais folga na liderança do campeonato.
Mas os nomes da prova, na opinião deste que vos bloga, foram Vettel e Button.
Vettel, pela manobra que fez na penúltima volta, superando Button e conquistando a segunda posição.
Button, pela postura combativa durante as 67 voltas. Saindo em sexto, ultrapassou Maldonado na largada, deixou Hulkenberg e Schumacher para trás, superou Vettel nos boxes e pressionou Alonso no final.
Resultado que pode mudar. A FIA investiga a ultrapassagem de Vettel sobre Button, por ele ter colocado as rodas fora da pista. Pelo rádio, o inglês protestou.
Espero muito que não mude. Não vi nada demais na manobra. Foi arrojada, foi agressiva, nada além disso. Não teve malandragem, não teve risco à segurança do outro. Se a F-1 capitular para esse mimimi, será uma tristeza.
Sobre a prova, sejamos sinceros: Button x Vettel à parte, não foi das mais emocionantes.
Na largada, Alonso não deu chance para Vettel e disparou na frente. O alemãozinho manteve a segunda posição, seguido pelos compatriotas Schumacher e Hulkenberg.
Para os brasileiros, um início desastroso. Massa e Ricciardo se tocaram, e o brasileiro precisou parar nos boxes para trocar o bico. Bruno deu uma escapada até Frankfurt e também precisou passar pelo pit para reparos.
Com os detritos na pista, outros pilotos tiveram problemas. Grosjean também precisou trocar o bico. E Hamilton teve o pneu traseiro esquerdo furado.
Todos esses aproveitaram a parada para tirar os pneus macios e colocar os médios.
Lá na frente, voo de cruzeiro. Ao final da décima volta, Alonso tinha 1s3 sobre Vettel. Schumacher era o terceiro, seguido por Button, Hulkenberg, Maldonado, Webber, Raikkonen, Pérez e Kobayashi. Massa foi o 19º.Bruno, o 24º.
Na volta seguinte, Button, que havia superado Hulkenberg um pouco antes, ultrapassou Schumacher sem dificuldade.
Na 12ª, Raikkonen abriu os pits entre a turma da ponta. Hulkenberg, Webber e Rosberg pararam logo depois. Maldonado entrou na 14ª. Schumacher, na seguinte.
Na 16ª, com apetite, Schumacher superou Hulkenberg. Raikkonen aproveitou o embalo e também passou.
Líder, Alonso fez seu primeiro pit na 19ª. Button entrou na 20ª. Vettel, na 21ª, enquanto Raikkonen ultrapassava Schumacher na luta pela quarta posição.
Kobayashi entrou na 22ª volta, fechando a primeira janela de pits.
Na 23ª, Alonso tinha 2s1 sobre Vettel, que mantinha 3s5 para Button. Depois vinham Raikkonen, Schumacher, Hulkenberg, Pérez, Webber, Di Resta e Kobayashi.
Na 26ª, adivinhem? Sim, mais boxes. Desta vez, para Massa, que só havia parado lá no comecinho.
Então, enfim, um pouco de emoção de verdade. Na ponta, Vettel começava a apertar Alonso. A diferença despencou para 0s9 na 28ª volta. Na 29ª, caiu para 0s7. Na 30ª, embutiu.
“Alonso e Vettel estão batalhando”, a McLaren alertou Button, pelo rádio. O inglês aproveitou para também pisar fundo.
Foi quando a turma encontrou Hamilton, retardatário, Pelo rádio, o time pediu para ele não atrapalhar Button.
Hamilton fez mais do que isso. Passou Vettel, causando protestos do alemão que, de quebra, passou a sofrer com um problema no Kers.
Alívio para Alonso, que, na 38ª volta, já tinha de novo 2s sobre o alemão.
Na 41ª, Button abriu a janela de pits da turma da frente. Alonso e Vettel responderam e entraram na 42ª.
Pior para Vettel, que perdeu a posição para o inglês na saída dos boxes.
“Podemos vencer a corrida”, disse o engenheiro, para Button.
E, àquela altura, parecia que podiam mesmo. Button partiu para cima de Alonso, chegou a reduzir a folga do espanhol para 0s7, mas em nenhum momento conseguiu uma brecha para tentar a ultrapassagem.
Nas últimas voltas, ainda teve que lidar com a pressão de Vettel. Que, na penúltima volta, colocando rodas na grama e tudo, fez a tão polêmica ultrapassagem.
Na linha de chegada, Alonso tinha 3s7 sobre Vettel. Button cruzou a 3s2 do alemão.
Fechando o top 10, Raikkonen, Kobayashi, Pérez, Schumacher, Webber, Hulkenberg e Rosberg. Massa foi o 12º. Bruno, o 17º.
No Mundial de Pilotos, Alonso agora tem 154 pontos, 34 a mais do que Webber. Vettel tem 118. Essa turma começa a se destacar bem do próximo grupo, quw tem Raikkonen com 95 e Hamilton com 92.
Nos Construtores, Red Bull tem 238 pontos, contra 177 da Ferrari, 157 da McLaren e 156 da Lotus.
Alonso agora tem um carro bom. E, quem diria, um campeonato que começou tão equilibrado, chega à sua primeira metade com um franco favorito ao título.
Fábio,
Acabo de saber que a FIA puniu Vettel com 20 segundos, ficando em 5o na corrida. Como já disse, contrariando sua opinião (que eu respeito), acho que merecia uma punição. Só fico em dúvida quanto ao porquê dos 20 segundos. É regimental?
Pensei que voltaria à 3a colocação, já que era a penúltima volta.
De qualquer forma, não podia ficar por isso mesmo.
Abraço
Henry
A ultrapassagem foi por fora da pista, espaço que é destinado a corrida, qualquer ultrapassagem fora desse espaço, como a de hoje, (tem espaço pra furar chicane em quase todos os circuitos da temporada), o piloto infrator que ultrapassou por fora da pista deverá devolver a posição. Se isto não acontecer o piloto infrator deverá ser punido com um drive thru. Como Seb não devolveu, o calculo de tempo de drive thru na alemanha é de 20 segundos, por isso ele foi punido desta maneira. Particularmente achei corretissima a punição. Falta meia temporada ainda e aqueles pilotos incapazes de passar na pista, poderiam no futuro reivindicar algo semelhante. O proprio Seb, reclamou muito, mas muuuuito mais da ultrapassagem do Hamilton sobre ele do que a decisão da FIA. Fiasco da willians hem? Maldonado rodou? Bateu? Nada.. Tava se arrastando mesmo, largou la na frente e chegou somente com Petrov entre ele e Senna. Nessa situação, Senna teve a desculpa de ter batido no começo. Curioso que no primeiro trecho, dava pra ver alonso e vettel logo atras do senna. E nao passaram!!! No final senna quase dez voltas ha menos de um segundo de Petrov, e nao passou?.. Que lixo… E faço coro aos italianos e todo mundo que gosta da ferrari: FORA SEU ORDINARIO, incompetente, Traste, vagabundo, infeliz e desgraçado!
Alonso, além de ser o melhor piloto da F1 na atualidade, é humilde. Afirmou que a vitória se deveu à estratégia da Ferrari. Não foi, deveu-se a ele, pois ele não tem o melhor carro. O resto do pessoal é só acompanhante. Alonso é o melhor, queira o blogueiro ou não.
a melhor manobra q tu achou foi IRREGULAR o Vettel foi punido…
É claro que o mais interessante na prova foi ver o ALONSO. Ele é que está dando graça a este campeonato. Ele tá vencendo no braço. Que venha o Tri!
E complicado para nos torcedores brasileiros amantes de formula 1 assirtir este filme com cena bizarras por parte de nossos unicos representantes na formula 1, massa e seninha virou motivo de chacota internacional, o massa esta conseguindo ser pior que o barrichelo ta dando ate um pouco de saudade dele mas bem pouco viu, o seninha infelizmente não é piloto de formula1 não tem categoria para ser só anda com desculpas parece o cristiano da matta na epooca de formula 1 que só sabia reclamar, mais humildade seninha voce não é o seu tio, e o chatão do Galvão bueno só sabelayto criticar os erros dos outros pilotos enquanto que dos nossos pilotos nada comenta e ainda arruma um monte de desculpas para ambos
Viram a diferença de velocidade da Mclarem pra Ferrari? 318 do Button e 298 pra Alonso.
Ainda acho que a Ferrari vai penar em Monza e SPA (caso não chova).
E FALAVAM DO RUBINHO PÉ DE CHINELO……………….O MASSA LENTA ENTAO É O QUE???BOM,,,,5a0 paulino como ele é..só pode ser pé de pantufa,,,kkkkkkkkk
Fabio. Ainda bem, que os comissários foram justos e como na maioria dos blogueiros acham que o Vetel deveria ser punido! Acabou acontecendo a punição. O Airton Senna, deixou de ser campeão, devido uma ultrapassagem parecida, na epoca soubre o Alam prost, os dois correndo pela equipe M.CLAREM
Mantenho minha opinião. Vettel 1) só perdeu tempo saindo da trajetória e 2) não levou risco a ninguém. Briefing de pilotos não é regulamento. Pior, pra mim, é Button pedir a punição e depois dar tapinhas nas costas do Vettel antes do pódio. Que tipo de esporte é esse? Um esporte que cultua a hipocrisia e a falta de competitividade.
Abs
Já tinha achado seu comentário coerente agora, com essa explicação, mais ainda. É como sempre faz o primeiro-sobrinho, primeiro apanha na pista pra depois culpar os outros, achando que convence alguém (não só o gavião).
respondendo a você fábio, ele nao perdeu tempo, entre 2 alternativas:
1- passar o button por fora da pista
2- ficar espremido sem angulo atras do button
eu garanto que a opçao 1 era a + rapida não a toa que ele passou! portanto ele nao perdeu tempo não e sim se beneficiou.
E ao meu ver nao é levar riscos, e repito, aquele pedaço de asfalto não é “pista” nao ta no script, no desenho do mapa, senao na qualificação todo mundo passava por ali pra aumentar o raio de angulação da curva!! eu garanto que o comprimento do circuito não conta com aquele pedaço de asfalto. abs.
Pela manobra eu também acredito que ele não deveria ser punido: muitos na corrida fizeram uso daquela área sem receber punição semelhante. No entanto, vale lembrar que a Red Bull só não foi desclassificada ou penalizada na corrida porque o regulamento era vago quanto a alteração de mapeamento de motor que eles fizeram. Assim, a FIA resolveu punir por qualquer outro deslize que encontrasse. A RBR ainda ficou no lucro…
Quanto puxa saquismo…
–
–
discordo .. ele pedir a punição .. nao quer dizer q. ele tem q fechar a cara para o rival…sair no tapa.. etc
–
não podemos misturar competição com educação…são situações distintas…
Fábio, F1 não é esporte é entretenimento, não conheço ninguém que pratica F1 amadoramente nem profissionalmente… abs
Fábio, como disse o velho Zagallo uma vez.
Vai ter que engulir as babozeiras que disse…
“Baboseiras”, com S.
Abs
Fábio,
Quando hamilton parou o carro por falta de combustível após a qualificação e foi punido indo para a última posição, colocou em risco alguém ? Ele levou tanta vantagem quem merecesse ir para a última posição ?
Então, regras são regras e devem ser aplicados a todos, inclusivé Ferrari que 99% das vezes não sofre com esse mesmo rigor.
Eu também não concordo com essas regras, mas…fazer o quê?
1. Senna não deixou de ser campeão por causa de Suzuka, pois bateu no GP seguinte, na Austrália, e por isso o título ficaria com Prost de qualquer forma.
2. A punição de Senna na ocasião se deu também porque ele deixou o carro morrer e foi empurrado pelos comissários para pegar no tranco. Como esse motivo era irrefutável, Senna “esqueceu-se” dele e centrou suas lamentações na punição por cortar a chicane.
3. É Ayrton.
4. É Alain
5. É McLaren
Dizer que o Alonso só está na liderança por causa da quebra do Vetel é no mínimo desonesto. A Red Bull é useira e vezeira em fazer adaptações ilegais no carro do Vetel que muitas vezes não dão certo como foi o caso de Valencia.O difusor soprado que deu um campeonato para eles foi proibido! Onde está a coerencia da FIA? Se o bagulho foi proibido é porque está fora do regulamento . e se está fora do regulamento os pontos não deveriam valer! Hoje mesmo ela foi inocentada no problema do Kers onde a FIA disse que o regulamento tinha uma brecha que não permitia punir a equipe!
Pessoal, a justiça venceu o ufanismo. Vettel foi punido. kkk
Não gosto do Alonso, mas queri ver o Vettel fazer com a Ferrari metade do que o Alonso tá fazendo. Ser campão com o melhor carro é muito fácil e até previsível, e foi isso que aconteceu com o vettel no seu bicampeonato.
Do jeito que vão as coisas acho muito dificil termos pilotos brasileiros ano que vem… Tbm acredito que Hamilton não fica na mclaren (principalmente por querer abandonar a corrida e receber ordem para continuar), o melhor seria uma “troca” massa na mclaren e hamilton na ferrari (melhor para o brasileiro, pra ferrari nem tanto)… o jeito é torcer por Luis Razia e Felipe Nasr (nada contra, mas não entendi toda a atenção dada pro Nasr, pois tendo em vista que quem lidera o campeonato é Razia)…
A F1 está muito cheio de frescura. A punição do Vettel é palhaçada. Inventa DRS, Kers e na hora do vamos ver detona as brigas dos pilotos. A punição é desproporcional, mesmo se estivesse errado, deveria ficar em 3.
E quando ele passou o Alonso com as rodas na terra, por esta lógica ele deveria ser punido
Os níveis de desenvolvimento e obsolescência tecnológicos são hoje incríveis e louváveis. No entanto, 9 entre 10 espectadores acompanham a F-1 por seu aspecto de entretenimento esportivo, e aí é inegável a prevalência do talento, o que faz de Alonso o grande nome que hoje não apenas a revitaliza , mas também resgata um pouco do brilho que era usual no passado, quando o piloto fazia a diferença. Deste modo, apesar da notória arrogância e antipatia, não há como deixar de reverenciar o asturiano, que paira sobre a mediocridade que tem caracterizado, há muito tempo, os pilotos da categoria.
[REALBR DIZ P/ JUVÊNCIO:]- ENFIM, ALGUÉM SINCERO E LÚCIDO NA HORA DE AVALIAR O SUPOSTO “FENOMENO” VETTEL, QUE SÓ FEZ O QUE FEZ EM 2011, PORQ TINHA UM FOGUETE NAS MÃOS. FORA ISSO, KD? SÓ ULTRPASSOU O BUTTON PORQ A MANOBRA FOI IRREGULAR E AINDA Q BUTTON NÃO SEJA MELHOR Q ELE, OS PNEUS DO CARRO D BUTTON JÁ ESTAVAM VIRANDO LÍQUIDO.
Peraí… não foi das mais emocionantes??? Várias brigas e ultrapassagens, Sauber X ForceIndia em duelos à parte, Schumi ultrapassando onde não dava!!! Teve muita coisa sim… E dou outros 2 destaques: A maestria de Alonso para segurar Vettel e Button (em especial qdo o espanhol deixava de ultrapassar os retardatários qdo podia p/ poder abrir a asa e defender-se dos ataques), como também a pilotagem de K. Raikkonen, sensacional… aleás na ultrapassagem do Schumi sobre o Hulkemberg ele deu um “pulo” e embarcou junto de forma espetacular… Gostei muito!! (como venho gostando de toda a temporada!!)
Destaque também para Perez e Koba.. Massa que fique preocupado com mais esse bom resultado do mexicano que largou la no fundo do grid pra chegar em 6º.
É um desperdício a Ferrari não colocar Perez na Ferrari. Alonso vencendo acaba tudo em pizza.
Corretíssima a punição a Vettel. Afinal ainda tem gente com coragem na direção da F1. Espero que a partir de agora comecem também a punir a Red Bull em relação a estas alterações duvidosas, que só são verificadas dias depois das corridas como foi o caso dos buracos no assoalho do carro em Mônaco, que beneficiaram o infrator e ninguem tirou os pontos de Webber naquela corrida.
Ah e outra, a batida DO Massa NO Ricciardo foi de principiante pra nao dizer outra coisa, erro basico de calculo de distancia do carro da frente na hora de tirar de lado sinceramente pode voltar pra auto-escola luca baddoer.
E o infeliz bocudo do Galvao ” os 2 se enroscaram” se enroscaram uma @#&#$%#@$ Galvão acha que o povo brasileiro é cego só pode…
Hoje, as coisas ficaram definidas. A disputa do campeonato está limitada ao Alonso e ao Vettel, pois sabemos que Webber não disputará esse título. Todavia, penso que o título já é do espanhol, pois, com a sua reconhecida competência, aliada a alguma sorte, ele não perderá o título de forma alguma, já que tem pontuado em todas as pistas e a diferença de pontos é colossal. Ademais, o fato de a Mclaren ter dado uma melhorada, dando, inclusive, um equipamento decente para o Button, sempre prejudicado dentro da equipe, vai ser bom para o bicudo espanhol, visto que haverá uma divisão de pontos entre os pilotos, o que, inegavelmente, favorecerá ao espanhol.
ESPERO QUE A MCLAREN TENHA ENTENDIDO DE UMA VEZ POR TODAS, QUE A SUAVIDADE DE BUTTON, DEFINTIVAMENTE NÃO FAZ MUITA DIFERENÇA QUANDO SE TEM QUE DUELAR COM CARAS COMO ALONSO E VETTEL. E FICA CADA VEZ MAIS PATÉTICO, A INDEFINIÇÃO DA REDE BOBO E DE SEUS PATÉTICOS COMENTARISTAS DE F1, EM ELEGER O NOVO QUERIDINHO NA F1 PARA O PÚBLICO BRASILEIRO – SIM; PORQUE SE FOR PRA DEPENDER DOS MASSAS DA VIDA, E DO “CAVALHEIRO” E ENCANTADOR DE PNEUS JENSON BUTTON(COMO QUIZ PASSAR HOJE NA TRANSMISSÃO, O GRANDE ESPECIALISTA EM F1 GALVÃO O BOBÃO) A GLOBO VAI FICAR CADA VEZ MAIS PERTO DE UM ZERO NO IBOPE DA F1.
Concordo com voce! Foi ridiculo eles falerem que o hamilton esta rui d cabeça….
o que sera que o lewis hamilton fez para eles…rsrsrs
Pô Fábio ultrapassagem normal? A zebra delimita até onde é pista e até onde o piloto pode ir buscar +`além passando por cima da mesma.
Eu vejo ali como sendo um ponto da pista antiga (creio eu) que deva ser utilizado como uma espécie de “acostamento” ou eventuais escapadas (eu sei que é uma saída de curva), a diferença é que ali tem asfalto da pista antiga e não grama!!!! Se põem publicidades ali, pressupõe-se que é uma área protegida e visível das marcas, não é local pra carro ficar passando por cima!!
Sinceramente se a Fia nao punir, acho que os pilotos devem começar a usar aqueles trechos de asfalto que ficam internos a pista pra reduzir o percurso, (uma vez que aquele trecho de fora também não tá no desenho do circuito), pelo que eu entendi “onde tem asfalto é circuito”. (PSTU Mode)
Fábio;
na tão polêmica ultrapassage, não foi só roda que saiu da pista, mas o carro todo foi lá fora. Imagina se fosse alguns anos atrás com grama ou brita naquela área…
será que não cabe mesmo uma punição neste caso? Afinal, a ultrapassagem não foi na parte destinada à corrida propriamente dita.
É POLÊMICO, porém, e se naquele local fosse britas ou grama, será que conseguiria ultrapassar, sem danos???
Semana do gp da Itália poderemos ter o anúncio de Sergio Perez na Ferrari.
Se Deus quiser chega de passar vergonha!
Inacreditável a queixa de Vettel, dizendo que a ultrapassagem que Hamilton deu nele foi “estúpida”.
Ora, Hamilton o que não pode é um retardatário “atrapalhar”, no sentido de impedir que um piloto de fato disputando as primeiras opções, precise diminuir. É o que normalmente acontece, aliás, já que na enorme maioria das vezes um retardatário tem carro inferior.
Porém, naquele momento, Hamilton não era mais veloz que Vettel…era MUITO mais veloz. Tanto que fez, exatamente naquela volta, a mais rápida da corrida.
É o segundo “xororô” do alemão. Já tá começando a encher o saco.
Concordo contigo, Fábio: A ultrapassagem de Vettel no final foi limpa.
em tempo: Button dritando pneus, deixando a roda dianteira quadrada? Mas Button não é o novo Prost?
em tempo 2: E dá-lhe campanha de Ga;vão & cia dizendo que o ano do Hamilton não está bom, que está com a cabeça confusa, etc…Qualquer oportunidade é válida para criticar o negão.
Ano bom mesmo é o do Button, do Senna, do Massa…rs
em tempo 3: Como entusiasta de Lewis, acho que está na hora de sentar com Ron Denis e entender se a Mc Laren pode dar um carro competitivo, ou não. Nem falo de ficar atrás da Red Bull, mas a Ferrari conseguiu remontar um carro DURANTE a temporada e já tem desempenho melhor. Isso para não falar na Renault.
Fábio, pergunta: Outro dia te questionei sobre o que acharia de uma mudança de Lewis. Sua resposta foi a de que seria um passo atrás.
Queria saber de você, desta vez – já que, concordo contigo, seria um passo atrás -, se não seria inteligente dar esse passo atrás, quem asabe arriscando numa mercedes ou loutus, enquanto abre uma vaga na Red Bull ou Ferrari.
Abs
Cara o Hamilton sempre correu em uma equipe competitiva, achavam que ele era um fenômeno mas só é um Montoya melhorado.
É Galera o negicio do Massa é o seguinte, nao é de se arriscar em nada, fica esperando condiçoes de 100 % na pista para tentar algo, na classificação isto ficou claro pois ele deveria ter se arriscado mas quando nao chuvia tanto, mas tmbm nao resolveria muito nao ele nao tem ritmo de corrida não, ele foi um grande piloto em 2006 2007 2008 pois os carros tinham mas asas e equipamento do que um caça americano assim meu amigo até eu ando bem, piloto bom é o de agora no braço.
Ficou bem claro que a lambança da largada foi do primeiro-sobrinho, pois ele se perdeu e bateu no Grosjean…tanto assim que o Falastão disfarçou, disfarçou e só disse que o Grosjean é bom, veloz, mas se mete em encrenca. Ficou aquele silêncio retumbante pra não falar mal do xodó dele.
O cara simplesmente se perdeu sozinho e voltou e vai ter gente defendendo o infeliz, jogando a culpa no visconde de sabugosa…
Fábio, moro fora do Brasil, e embora atualmente não temos o que comemorar, gosto muito do seu blog e acompanho você quase que diariamente sempre atento aos seus comentários e esclarecimentos sobre a F1. Porém hoje tenho que discordar de você. Usando o beneficio do DRS, que acho foi uma das melhores invenções dos ultimos tempos, o Vettel ultrapassou o Button com as quatro rodas fora da pista, não dando nenhuma chance para o Button se defender, se admitirmos que a manobra foi correta então deveremos também aceitar que um piloto corte caminho ultrapassando por dentro e tirando vantagem do outro piloto que manteve a trajetória de forma correta como o Button fez hoje. Grande abraço diretamente da China, Mario.
Desculpa aí Fabio, mas que alemaõzinho que nada, o cara é pilantrinha isso sim. Se não tomar uma punição vai ficar ruím.
Agora, a Ferrari hein? É brincadeira. Tomou conta. E com o Alonso, sei não, tá cheirando tri campeonato.
Pior é saber que a maioria dos comentários serão direcionados às campanhas irrelevantes dos brasileiros. Algo que não tem a menor importância pra F1 e pro campeonato. É algo que só importa pra Rede Globo e sua legião de pachecos e galvanetes…
Sim, incluindo o teu.
Outro lado da corrida: não houve abandono.
Houve. Hamilton.
Abs