Alonso, em dia de Vettel x Button
22/07/12 10:50
Alonso foi muito bem, largou na frente, segurou a pressão, venceu pela terceira vez no ano, abriu mais folga na liderança do campeonato.
Mas os nomes da prova, na opinião deste que vos bloga, foram Vettel e Button.
Vettel, pela manobra que fez na penúltima volta, superando Button e conquistando a segunda posição.
Button, pela postura combativa durante as 67 voltas. Saindo em sexto, ultrapassou Maldonado na largada, deixou Hulkenberg e Schumacher para trás, superou Vettel nos boxes e pressionou Alonso no final.
Resultado que pode mudar. A FIA investiga a ultrapassagem de Vettel sobre Button, por ele ter colocado as rodas fora da pista. Pelo rádio, o inglês protestou.
Espero muito que não mude. Não vi nada demais na manobra. Foi arrojada, foi agressiva, nada além disso. Não teve malandragem, não teve risco à segurança do outro. Se a F-1 capitular para esse mimimi, será uma tristeza.
Sobre a prova, sejamos sinceros: Button x Vettel à parte, não foi das mais emocionantes.
Na largada, Alonso não deu chance para Vettel e disparou na frente. O alemãozinho manteve a segunda posição, seguido pelos compatriotas Schumacher e Hulkenberg.
Para os brasileiros, um início desastroso. Massa e Ricciardo se tocaram, e o brasileiro precisou parar nos boxes para trocar o bico. Bruno deu uma escapada até Frankfurt e também precisou passar pelo pit para reparos.
Com os detritos na pista, outros pilotos tiveram problemas. Grosjean também precisou trocar o bico. E Hamilton teve o pneu traseiro esquerdo furado.
Todos esses aproveitaram a parada para tirar os pneus macios e colocar os médios.
Lá na frente, voo de cruzeiro. Ao final da décima volta, Alonso tinha 1s3 sobre Vettel. Schumacher era o terceiro, seguido por Button, Hulkenberg, Maldonado, Webber, Raikkonen, Pérez e Kobayashi. Massa foi o 19º.Bruno, o 24º.
Na volta seguinte, Button, que havia superado Hulkenberg um pouco antes, ultrapassou Schumacher sem dificuldade.
Na 12ª, Raikkonen abriu os pits entre a turma da ponta. Hulkenberg, Webber e Rosberg pararam logo depois. Maldonado entrou na 14ª. Schumacher, na seguinte.
Na 16ª, com apetite, Schumacher superou Hulkenberg. Raikkonen aproveitou o embalo e também passou.
Líder, Alonso fez seu primeiro pit na 19ª. Button entrou na 20ª. Vettel, na 21ª, enquanto Raikkonen ultrapassava Schumacher na luta pela quarta posição.
Kobayashi entrou na 22ª volta, fechando a primeira janela de pits.
Na 23ª, Alonso tinha 2s1 sobre Vettel, que mantinha 3s5 para Button. Depois vinham Raikkonen, Schumacher, Hulkenberg, Pérez, Webber, Di Resta e Kobayashi.
Na 26ª, adivinhem? Sim, mais boxes. Desta vez, para Massa, que só havia parado lá no comecinho.
Então, enfim, um pouco de emoção de verdade. Na ponta, Vettel começava a apertar Alonso. A diferença despencou para 0s9 na 28ª volta. Na 29ª, caiu para 0s7. Na 30ª, embutiu.
“Alonso e Vettel estão batalhando”, a McLaren alertou Button, pelo rádio. O inglês aproveitou para também pisar fundo.
Foi quando a turma encontrou Hamilton, retardatário, Pelo rádio, o time pediu para ele não atrapalhar Button.
Hamilton fez mais do que isso. Passou Vettel, causando protestos do alemão que, de quebra, passou a sofrer com um problema no Kers.
Alívio para Alonso, que, na 38ª volta, já tinha de novo 2s sobre o alemão.
Na 41ª, Button abriu a janela de pits da turma da frente. Alonso e Vettel responderam e entraram na 42ª.
Pior para Vettel, que perdeu a posição para o inglês na saída dos boxes.
“Podemos vencer a corrida”, disse o engenheiro, para Button.
E, àquela altura, parecia que podiam mesmo. Button partiu para cima de Alonso, chegou a reduzir a folga do espanhol para 0s7, mas em nenhum momento conseguiu uma brecha para tentar a ultrapassagem.
Nas últimas voltas, ainda teve que lidar com a pressão de Vettel. Que, na penúltima volta, colocando rodas na grama e tudo, fez a tão polêmica ultrapassagem.
Na linha de chegada, Alonso tinha 3s7 sobre Vettel. Button cruzou a 3s2 do alemão.
Fechando o top 10, Raikkonen, Kobayashi, Pérez, Schumacher, Webber, Hulkenberg e Rosberg. Massa foi o 12º. Bruno, o 17º.
No Mundial de Pilotos, Alonso agora tem 154 pontos, 34 a mais do que Webber. Vettel tem 118. Essa turma começa a se destacar bem do próximo grupo, quw tem Raikkonen com 95 e Hamilton com 92.
Nos Construtores, Red Bull tem 238 pontos, contra 177 da Ferrari, 157 da McLaren e 156 da Lotus.
Alonso agora tem um carro bom. E, quem diria, um campeonato que começou tão equilibrado, chega à sua primeira metade com um franco favorito ao título.
Sobre a ultrapassagem de Vettel, ficou clara a manobra de livrar uma batida, pois Buton espalhou na curva sem deixar espaço.
Acho que foi uma manobra normal e bonita.
Aliás, este campeonato está bem interessante porque os pilotos estão fazendo diferença, com o equilíbrio dos carros.
Elson Aquino
É, salvo muitas reviravoltas que nem seriam impossíveis, o asturiano é o que caminha de forma mais consistente para esse campeonato.
E mais uma vez o rendimento desses pneus esfarelantes detonam as corridas dos mais agressivos – entenda-se Schumacher.
raikkonen é um senhor piloto. pena a lotus pecar no treino class ainda.
uma pena que é utopia, mas que dupla seria raikkonen e kubica
como diz o ditado: a esperança é a última que se vai – para 2013, torço muito por Raikonnen e Hamilton na Lotus.
Engraçado…o Raikkonen largou em 10o e chegou em 3o e o Fabio Seixas nao comenta a pilotagem segura e de resultados como a do Raikkonen.
Afinal, aquela faixa pintada depois da zebra é pista ou não é pista. O Vettel a usou como se fosse. O Button fez uma manobra para diminuir o espaço de forma que o Vettel tivesse que reduzir a velocidade para ficar atrás dele, ou teria que sair da pista. E aí, fazer uma manobra fora da pista de forma a obter uma vantagem é permitido?
É claro que o Vettel tirou vantagem, ele só fez aquela manobra pois sabia que tinha área de escape, se fosse brita ali ele teria recolhido e ficado atrás do Button…foi malandragem sim!!!
E se Vettel fosse brasileiro, seria recebido com carro dos Bombeiros amanhã. Sua garra e sua ousadia seriam exaltadas. Resgatariam o arrojo de Senna e Piquet. Mas como não é…
E vc fábio estaria tecendo enormes elogios, assim como os demais… Quando não vai bem, metemos o pau, mas quando se da bem, exaltamos…. Abs
Jornalista tem que ser imparcial mesmo. Errou mete o ferro! Acertou aplaudiu. O lado passional do negocio deixa pra nós torcedores.
Bem observado, Opa… essa faixa não é pista..tanto que o Vetel foi penalizado… pior que o Blogueiro F.Seixas achou essa ultrapassagem um máximo!!!!!… perdeu a chance de ficar calado…os diretores da prova entendem bem mais do que ele…
concordo, se nas chicanes nao vale, ali tambem nao.
Acho que revendo a ultrapassagem fica claro que o Vettel passou ” por fora da pista”. Deveria ser punido.
Punido pelo que? Que porra é essa que qualquer coisinha vira punição. Gente Babaca, pilotos de merda!!!
Rafael, náo perca o seu tempo, pois, o Fabio Seixas náo gosta do Fernando Alonso e nem de qualquer piloto espanhol que seja e isso já ficou claro em outras reportagens. Quem sabe se um dia surgir um piloto portugues ou italiano de boa qualidade…
Sobre a ultrapassagem do Vettel sobre Buton, só este que nos bloga achou que foi regular, pois, as regras da F1 sáo clara e qualquer ultrapassagem deve ser sempre feita por dentro da pista a nunca por fora.
E ainda por cima fala de ‘ duelo’.Que deulo?Se Vettel foi por fora da psita e fez a ultrapassagem,onde esaria algo disputado?
Vettel foi merecidamente punido.
Aquela área é para evitar acidentes, não é “parte” da pista para ser usada em ultrapassagens (fica fácil fazer a curva mais aberta enquanto quem se defende usa a pista corretamente, né, espertinho ? ), ele tinha que ter devolvido a posição.E se bobear, até conseguiria passar mesmo assim.
Enfim… justo.
que mimimi,Fabio? Vettel usou a parte de fora da pista para concluir a ultrapassagem…existem ou não existem regras?então a partir de hoje se pode ultrapassar por fora da zebra?PUNIÇÃO NELE!!!
Concordo com vc. Além de ter sido uma ultrapassagem por fora da pista, ainda que arrojada e etc. e tal, parece que havia um acerto entre os pilotos vedando tal manobra.
Depois de tantos anos vendo corridas decididas nos boxes Fábio, confesso que pra mim, mesmo corridas relativamente mornas, estão sendo interessantes e gostosas de se assistir. Falando do Brasileiros, não sou um torcedor “pacheco”, vejo fórmula 1 porque amo esse esporte, não por ter ou não pilotos brasileiros, amo o espetáculo e pra mim pouco importa se quem ganha é um espanhol, alemão..etc…
Dito isso, sejamos francos, Bruno não é um “braço duro”, mas só está na Williams pelo nome que tem e pelo patrocínio da Embratel e da OGX, quanto ao Massa….dizer o quê?? Alonso 154 pontos, massa 23!!
Boa Rafael. Vale lembrar também que o dinheiro do Sr Batista não compra apenas o lugar do Bruno da Silva ( não chamo ele de Senna jamais ), mas vai comprar o lugar do Felipe Nasr. Basta notar as tremendas puxadas de brasa que a Globo dá para o tal Felipe e mal e porcamente falam do Razia que Lidera o campeonado da GP2 no braço. Esse sim é piloto dos bons.
Que São Pedro gostava de Alonso já não tinha dúvida, agora que os pilotos e as equipes se tinham deixado encantar por magia pelo asturiano isso é novidade. Se deixarem que Alonso ganhe corridas ele será campeão. Na verdade é se perderem as suas corridas. Erros de estratégia da RB, Mclaren, RB e Mercedes GP. Incluia aí a Lotus, mas essa acho que não tem pedal para esse campeonato. Imitar a Ferrari nas afinações e estratégia de pneus, com carros tão diferentes em aerodinâmica, motor, etc etc. é meio que ridículo. Preguiça mental dos estratégicos, incluindo aí Adrian Newey, que sem necessidad vê seus carros serem investigados esta semana por mudanças que estão no limite da ilegalidade (coisa já muito comum na RB). Hamilton foi prejudicado indiretamente por Massa já aqueles detritos furaram o pneu, mas também deve ter afetado qualquer peça nos radiadores. Vettel passa de forma ilegal e deveria ser punido para bem da lógica e da coerência com o regulamento, que já teve situação semelhante este ano. Alegar que Button não deixou pista é ridículo, porque o resultado final foi uma ultrapassagem, ou seja, Vettel teve lucro. Vettel arriscou sabendo que joga os comissários contra os deslumbrados com esta temporada e ir contra uma ultrapassagem nas ultimas voltas é quase pecado. RB se perdeu nas atualizações do carro, que cada vez mais se torna um Frankstein que ainda sobrevive por erros dos adversários. Novamente uma falta de borracha na pista faz com que a Ferrari ganhe corrida. Acho que este Ferrari não merece ser a primeira com 3 vitórias e ter Alonso na liderança do campeonato. Nunca imagei que a Ferrari fosse vencer mais alguma prova este ano, ainda mais nesta pista. A evoluçao do Mclaren é evidente e só faltou alguns poucos detalhes. O primeiro pit de Button não foi o mais rápido, mas o segundo foi o mais rapido da corrida. Este terceiro lugar (espero que seja segundo) do Button pode indicar uma virada na temporada a favor da Mclaren. Pode estar demorando, mas não vai falhar. No fim do ano a Mclaren deve ser a campeã em pilotos e marcas. Agora a equipe volta a contar com Button e só por causa da asneira (Massa precisa de pensar o que vai fazer na aposentadoria) dos outros que Hamilton não esteve na disputa pela vitória desta corrida. A temporada de extremamente competitiva começa a ficar ligeiramente injusta com a equipe menos competitiva (entre as 4 primeiras), na minha opinião, ganhando corridas. A Mclaren dá uma ordem a Button para alterar a configuração do motor quando este estava a 0,7s de Alonso, permitindo usar o DRS. Esta decisão causa imediata queda de rendimento. Não dizem que em time que está vencendo não se mexe? Don´t press the red Button, please.
Falou, falou, falou…….
E nao entendí a onde vc quer chegar….!!!!
Impressiona a sua empolgação, mas, respeitosamente, quanta viagem! Não acertou nada até agora. O título já é do Alonso.
Está dificil aguentar tanta surra no Hamilton? Toma um calmante.
Tenho uma pessima noticia para voce: o Hamilton é normalzinho, está longe dos gênios.
ZZZZZZZZZZ zzzzzzzzz
E o Massa….. não ajuda ninguém. Lamentável a atuação dele e do Sena. Na entrevista depois da corrida, Sena, veio com o mesmo mimi. Carro bom, veloz, rápido, mas…. E sempre tem um mas para ele.
O mas é ele mesmo…rsrs
bom em compensação o MaldAnado rss, largou em 5 e terminou em 15 esse sim que nao fez nada
com o massa lenta nao tem manha de domingo,,,é pesadelo de domingo,,,,,eeee massa lenta
Bruno Senna, um lixo como sempre, mas o Massa, o Massinha é um mistério, sinceramente não consigo entender como a Ferrari ainda lhe dá um carro, só pode ser pela postura inofensiva do cara, ele não ameaça em nada o Alonso, engole tudo, fica caladinho, enfim, é um completo zero à esquerda, a diferença dele para o espanhol é absurdamente colossal, estão em mundos completamente diferentes, e já deu pra perceber que a Ferrari não está nem aí mais para os títulos de construtores, afinal de contas, o título de pilotos é muito mais emblemático e é o que fica na cabeça de quem acompanha a F1 apenas por entreterimento.
Concordo 100%
Fabio, o bruno não deu uma escapada.
Se ver o replay verá que o Grojean acerta sua roda dianteira e a fura o obrigando a dar uma volta completa de pneu furado.
Se aconteceu isso mesmo, então o Bruno não teve culpa nenhuma…
Fabio, hoje de manhã não deu para entrar no teu Blog. Sempre redireciona para uma janela de cadastro da Folha. Agora foi possivel entrar porque foi a partir da materia do UOL (igual a como consegui ontem), mas direto já não da pára abrir teu Blog. Não publica isto, é só para tua informação.
Fábio,
Quanto à ultrapassagem de Vettel s/Button na penúltima volta, discordo de sua opinião. Afinal, ele saiu da pista e se fosse uma área de grama ou brita, nunca teria passado. Estou enganado, ou quem ganha posição saindo da pista não está obrigado a devolvê-la.
Estarei errado?
Abraço
Henry
chegamos a metade do campeonato, devido o desempenho do piloto Brasileiro da ferrari a imprensa como um todo dizia que o carro da ferrari era uma carroça e tal eu na primeira prova postei nesse blog que o carro da ferrari não era ruim como diziam e Alonso ia ser tri-campeão todos disseram que estava bêbado veja agora o carro da ferrari melhor carro com piloto acima da mécia dá o que tri-campeonato para Fernado que é quem mais está merecedo por está fazendo melhor trabalho que todos até o momento ainda tem 250 pontos para ser disputado, entretanto Fernando Alonso é hoje o piloto a ser batido e o favorito ao título até porque o carro da ferrari é o melhor carro como eu falei no início do campeonato.
Eu concordo que o carro da ferrari nunca foi o que falavam, era pior que os outros em certa altura sim era, mas nao era tao ruim a ponto de ficar atras de Saubers, o maior problema e que quando o Alonso não fazia um corrida boa, o carro era ruim, pois o 2 carro da ferrari ate aqui nao mostrou a que veio… O massa deveria ir entregar macarrão em interlagos, pois a batata dele já queimou faz tempo.
Vetel deu para o gasto não fez nada demais . Além disso demonstrou mais uma vez que não se acha quando não larga na pole. Button sim foi o nome da corrida. Mostrou que a Mac Laren evoluiu e pode brigar pelas primeiras posições , e só não foi melhor porque ficou sem pneu no final . Pena que Hamilton parece ter entrado em parafuso novamente. Vamos ver se a Red Bull vai passar em branco pela punição pela ultrapassagem irregular sobre Button. Se fosse com a Mac Laren seguramente viria punição. Alonso segue absoluto clap clap!
Voce ter um pneu furado é ter entrado em parafuso? Ter uma equipe fazendo mer!!da é entrar em parafuso!
E detalhe faltou mais braço do button hoje,porque naquele momento que ele trocou os pneus ele tnha o mehor carro e tinha que ter partido pra cima do Aonso , como o Hamilton aproveitou com pneus novos ultrapassou o Vetel, e agiu com cuidados com o alonso não ultrapassou na primeira mais ia ultrapassa-lo ,mas a ferrari agiu certo chamou para parada…Por isso que eu consdero que realmente faltou braço do Button ultrapassar o alonso.Tá faltando detalhes para o Hamilton dar a volta nessa situação com a propria equipe!!!
ENFIM, ALGUÉM SINCERO E LÚCIDO NA HORA DE AVALIAR O SUPOSTO “FENOMENO” VETTEL, QUE SÓ FEZ O QUE FEZ EM 2011, PORQ TINHA UM FOGUETE NAS MÃOS. FORA ISSO, KD? SÓ ULTRPASSOU O BUTTON PORQ A MANOBRA FOI IRREGULAR E AINDA Q BUTTON NÃO SEJA MELHOR Q ELE, OS PNEUS DO CARRO D BUTTON JÁ ESTAVAM VIRANDO LÍQUIDO.
Bate- palmas Alonso, Vettel e Button.
Bruno e Massa UUUUUUUUUUUUUUU
E o Kimmi FS? Saiu em decimo e chegou em terceiro…………….nada a comentar?
FS, Massa e Ricciardo NÃO se tocaram.
Foi o MASSA que ATROPELOU Ricciardo!!!!!
massa lenta é lamentavel………..
Sim..ao tentar jogar o carro pela esquerda
A Ferrari se encontrou, já o Massa, quem diria, fica atras ate de Torro Rosso, e não venham falar que teve uma corrida prejudicada, pois foi ele que prejudicou-se ao bater e destruir sua corrida, enquanto o Alonso tem um carro que visivelmente era o melhor hoje (ele administrava a diferença, quando alguem chegava ele pisava devolta, tava economizando) o Massa vai falar que tinha um carro bom, mas a posição de largada e o toque prejudicaram o fds dele (desculpinha manjada já)
Sobre a ultrapassagem do Vettel, foi um erro grosseiro dele, e sim, ele tirou vantagem sobre o Button.
É só assistir as provas da GP2 que os moleques usaram aquela curva para ultrapassar mas ninguem usou a area de escape. Area de escape ja esta dizendo. É para evitar batidas. Não deve ter vantagem sobre o competidor que ficou na pista.
Por gentileza comente mas tente fazer uma analise imparcial.
Estava acompanhando a transmissão pela rádio Bandeirantes AM e discordo com vocês no tocante à ultrapassagem de Vetel sobre Button. Se no Breafing dos pilotos há uma combinação, ela se torna lei de corrida e código de conduta ética. Naquele ponto, caso fosse permitido passar por fora, Button poderia defender-se, mesmo que no próximo trecho tivesse que ceder a ultrapassagem. O espetáculo não pode ser o critério aqui. Foi lindo, mas foi desleal. Vetel deve ser punido.
Além do asturiano levar a taça de vice-campeão de construtores, a equipe deveria mudar de nome: SCUDERIA ALONSO, afinal, os pontos são praticamente só dele, como bem disse o amigo acima!
Corrida chata, pouca emoção, sabia-se que pela corrida de recuperação de Jenson Button, ele ficaria sem pneus para atacar Alonso no final, tanto que foi ultrapassado por Vettel, que não tinha kers.
Alonso realmente acumulou “gordura” para a 2ª metade do campeonato, mas se o “renascimento” da McLaren se confirmar e se a Red Bull melhorar só um pouco, vai ser duro para o espanhol segurar a liderança, por outro lado, se os adversários dividirem os pontos, Alonso poderá fazer 2º e 3º que ainda estará muito bem!
Acabei de rever o vídeo da ultrapassagem do Vettel. Realmente, foi o carro inteiro que ele colocou fora da pista.
Não foram somente as duas rodas que o Vettel colocou fora da pista. Ele colocou o carro inteiro. Acho que deve ser punido, pois ultrapassou por fora da pista. Aí não vale, né? Abraço.
Um lembrete, o Alonso só tem essa vantagem devido à quebra do Vettel em Valência. Então, menos euforia, bem menos….
Fábio, a regra é clara: não se pode ultrapassar por fora da linha branca que delimita a pista de cada lado. Nem é questão de briefing mas de regulamento! Outra coisa: foi dito que Vettel precisou percorrer uma distância maior ao passar por fora da pista e isto não caracterizaria vantagem. Só que pelas leis da física do nosso universo o movimento angular maior proporciona uma saída de curva muito mais lançada do que alguém que precise fazer a curva fechadinha como fez Button. Se não houver punição contra Vettel será uma clara marmelada. Aliás tivesse sido o Hamilton a cortar por fora os blogs já estariam em polvorosa e a punição já seria dada ali mesmo no pódium. Um abraço.
Se esse povo da FIA não punir severamente o Hamilton, é porque eles tem rabo preso com ele. Onde já se viu retardatário brigar por posição, tem que encostar o carro e deixar todo mundo passar, vamos ver o que acontece né.
Concordo plenamente, mas acho que deve ser aturado. O Hamilton tem sido humilhado nas últimas corridas e já sabe que não tem mais chances no campeonato. Tomou quase quatro segundos do Alonso no treino. Enfim, tá meio mordido. O título já é do Alonso.
Ola Sandro
Desculpa, mas conforme a regra, se um retardatario esta mais rapido, ele pode ultrapassar e tirar a volta. E nesta volta o L.Hamilton fez a volta mais rapida, ou seja, estava realmente mais rapido do que Vettel. Prova disso é q. depois de ultrapassar o Vettel, Hamilton começou a brigar com o Alonso, q. logo entrou nos boxes.
Por isso q. nem esta manobra nem esta sobre investigaçao, pois ele foi totalmente legal. Diferente da ultrapassagem do Vettel sobre o JB. Esta sim foi ilegal.
Saiu o resultado:
Sebastian Vettel handed 20s penalty at F1 German GP for illegal pass on Button. Drops from 2nd to 5th place.
Faio pelo amor Deus ensina esse cara! o que é Formula 1!!!
Sandro, vc esta enganado. Existe sim a regra de que retardatário deve deixar passar mas se ele tinha mais carro, e era o caso, ele pode sim, muito bem recuperar a volta tomada.
Amigo, você nunca viu o que o Jimmy Clark fazia nas pistas na década de 60 quando perdia algumas voltas nos boxes e voltava as corridas atrás de todo o pelotão. O conjunto do Hamilton estava bem melhor do que o do Vettel e tem que passar mesmo, como passou e deu um bye-bye para o alemãozinho chorão.
Vc está querendo ser mais idiota do que já é.
Como diria aquele poeta sertanejo, “disconcordo de você”. Hamilton não atrapalhou ninguém. Se Vettel tivesse mais carro, que passasse e abrisse vantagem sobre o inglês. Isso não aconteceu.
Pra quem poderia imaginar Webber lutando pelo campeonato, essa corrida serviu pra colocar cada um seu lugar.
O australiano chegou atrás de Peres e Koba? Muito pouco pra quem poderia ousar ocupar o lugar do primeiro piloto na disputa geral.
No mais, palpitei errado ao achar que barrichelizado faria merda na 15ª volta…. dessa vez foi na primeira mesmo!
A disputa será mesmo entre Alonso e Vettel. Começou hoje, com a vantagem de 36 ptos para o espanhol.
Só um lembrete, o Alonso só tem essa vantangem pq Vettel quebrou uma corrida que está ganha. Então menos, bem menos….
O amigo esqueceu que no Canada Alonso perdeu nas ultimas voltas 5 posições por erro de estrategia da equipe e na Inglaterra chegou em segundo por problemas de pneu. Vc pode até não gostar dele, mas sem duvida é quem faz a diferença na categoria. Venceu na Malasia com um carro terrível. É o melhor, o mais completo.
Fábio, um comentário: Alonso poderia também levar uma tacinha de vice-campeão de construtores no lugar da Ferrari. Os pontos são praticamente só dele…
Com muitos méritos para Alonso, o carro da Ferrari evoluiu bastante no campeonato. Assim, a falta de méritos – e o que explica a Ferrari não estar na frente entre os construtores – é o desempenho pífio de Massa.