Alonso, em dia de Vettel x Button
22/07/12 10:50
Alonso foi muito bem, largou na frente, segurou a pressão, venceu pela terceira vez no ano, abriu mais folga na liderança do campeonato.
Mas os nomes da prova, na opinião deste que vos bloga, foram Vettel e Button.
Vettel, pela manobra que fez na penúltima volta, superando Button e conquistando a segunda posição.
Button, pela postura combativa durante as 67 voltas. Saindo em sexto, ultrapassou Maldonado na largada, deixou Hulkenberg e Schumacher para trás, superou Vettel nos boxes e pressionou Alonso no final.
Resultado que pode mudar. A FIA investiga a ultrapassagem de Vettel sobre Button, por ele ter colocado as rodas fora da pista. Pelo rádio, o inglês protestou.
Espero muito que não mude. Não vi nada demais na manobra. Foi arrojada, foi agressiva, nada além disso. Não teve malandragem, não teve risco à segurança do outro. Se a F-1 capitular para esse mimimi, será uma tristeza.
Sobre a prova, sejamos sinceros: Button x Vettel à parte, não foi das mais emocionantes.
Na largada, Alonso não deu chance para Vettel e disparou na frente. O alemãozinho manteve a segunda posição, seguido pelos compatriotas Schumacher e Hulkenberg.
Para os brasileiros, um início desastroso. Massa e Ricciardo se tocaram, e o brasileiro precisou parar nos boxes para trocar o bico. Bruno deu uma escapada até Frankfurt e também precisou passar pelo pit para reparos.
Com os detritos na pista, outros pilotos tiveram problemas. Grosjean também precisou trocar o bico. E Hamilton teve o pneu traseiro esquerdo furado.
Todos esses aproveitaram a parada para tirar os pneus macios e colocar os médios.
Lá na frente, voo de cruzeiro. Ao final da décima volta, Alonso tinha 1s3 sobre Vettel. Schumacher era o terceiro, seguido por Button, Hulkenberg, Maldonado, Webber, Raikkonen, Pérez e Kobayashi. Massa foi o 19º.Bruno, o 24º.
Na volta seguinte, Button, que havia superado Hulkenberg um pouco antes, ultrapassou Schumacher sem dificuldade.
Na 12ª, Raikkonen abriu os pits entre a turma da ponta. Hulkenberg, Webber e Rosberg pararam logo depois. Maldonado entrou na 14ª. Schumacher, na seguinte.
Na 16ª, com apetite, Schumacher superou Hulkenberg. Raikkonen aproveitou o embalo e também passou.
Líder, Alonso fez seu primeiro pit na 19ª. Button entrou na 20ª. Vettel, na 21ª, enquanto Raikkonen ultrapassava Schumacher na luta pela quarta posição.
Kobayashi entrou na 22ª volta, fechando a primeira janela de pits.
Na 23ª, Alonso tinha 2s1 sobre Vettel, que mantinha 3s5 para Button. Depois vinham Raikkonen, Schumacher, Hulkenberg, Pérez, Webber, Di Resta e Kobayashi.
Na 26ª, adivinhem? Sim, mais boxes. Desta vez, para Massa, que só havia parado lá no comecinho.
Então, enfim, um pouco de emoção de verdade. Na ponta, Vettel começava a apertar Alonso. A diferença despencou para 0s9 na 28ª volta. Na 29ª, caiu para 0s7. Na 30ª, embutiu.
“Alonso e Vettel estão batalhando”, a McLaren alertou Button, pelo rádio. O inglês aproveitou para também pisar fundo.
Foi quando a turma encontrou Hamilton, retardatário, Pelo rádio, o time pediu para ele não atrapalhar Button.
Hamilton fez mais do que isso. Passou Vettel, causando protestos do alemão que, de quebra, passou a sofrer com um problema no Kers.
Alívio para Alonso, que, na 38ª volta, já tinha de novo 2s sobre o alemão.
Na 41ª, Button abriu a janela de pits da turma da frente. Alonso e Vettel responderam e entraram na 42ª.
Pior para Vettel, que perdeu a posição para o inglês na saída dos boxes.
“Podemos vencer a corrida”, disse o engenheiro, para Button.
E, àquela altura, parecia que podiam mesmo. Button partiu para cima de Alonso, chegou a reduzir a folga do espanhol para 0s7, mas em nenhum momento conseguiu uma brecha para tentar a ultrapassagem.
Nas últimas voltas, ainda teve que lidar com a pressão de Vettel. Que, na penúltima volta, colocando rodas na grama e tudo, fez a tão polêmica ultrapassagem.
Na linha de chegada, Alonso tinha 3s7 sobre Vettel. Button cruzou a 3s2 do alemão.
Fechando o top 10, Raikkonen, Kobayashi, Pérez, Schumacher, Webber, Hulkenberg e Rosberg. Massa foi o 12º. Bruno, o 17º.
No Mundial de Pilotos, Alonso agora tem 154 pontos, 34 a mais do que Webber. Vettel tem 118. Essa turma começa a se destacar bem do próximo grupo, quw tem Raikkonen com 95 e Hamilton com 92.
Nos Construtores, Red Bull tem 238 pontos, contra 177 da Ferrari, 157 da McLaren e 156 da Lotus.
Alonso agora tem um carro bom. E, quem diria, um campeonato que começou tão equilibrado, chega à sua primeira metade com um franco favorito ao título.
DEIXA DE SER PUXA SACO …CARA TU NÃO ENTENDE NADA DE DISPUTA DE CORRIDAS …SE FOSSE LEGAL O BUTTON PODERIA IR ABRINDO A CURVA E AI??? FALA AI!!!! PRESTA MAIS ATENÇÃO MEU!
SANTANDER = FIA = ALONSO
Ótimo piloto, não nego, mais alguns resultados não são verdadeiros.
nou acho tam equilibrado o inicio. E sim Alonso é o melhor piloto da F-1 atualmente, forom 2 anhos superioridade RedBull com o Mc.laren,,, alonso fico nos primeros postos apesar do ruim do carro-Ferrari., e masa?? cade ele???? Hello felipe,,,, alonso e mais rapido…… sim¡¡¡
Será que vi outra prova?
Que Button fez corrida comparável a do Alonso, tudo bem, mas Vettel?
Ele ultrapassou Button por está com pneus em melhores condições e porque tracionava melhor nas placas de publicidade.
Fora isto, apenas acompanhou o ritmo de Alonso sem ameaçar nada.
Nessas horas é que é bom ser ingles né!
Se o Massa fosse o Hamilton e vice versa tenho certeza que o massa seria o campeão daquele ano! Mas o “se” não conta!
Injusto o Vettel perder essa colocaçãso e os pontos passou o Button com segurança e foi limpo na ultrapssagem …..
Agora o Alojnso está de parabens….
Massa e Bruno,como diria a musica de um velho apresentador de TV,peguem seus banquinhos,e saiam de mansinho…….