Alonso x Vettel, 1ª fila emblemática
21/07/12 10:16Em Hockenheim, primeira fila com Alonso x Vettel.
Duelo pela primeira curva, confronto pela vitória, disputa emblemática, que simboliza o que deve ser a segunda metade de campeonato.
Vai ser curioso acompanhar. Até pelo fator psicológico.
Mais curioso ainda se o domingo for tão agitado quanto o sábado.
O dia em Hockenheim, hoje, foi de muito trabalho.
Pela manhã, com pista seca por 55 minutos, Alonso foi o mais rápido: 1min16s014. Hamilton ficou a 0s077, seguido por Pérez, Raikkonen, Webber, Vettel… Massa foi o oitavo. Bruno, o décimo.
Nos cinco minutos finais, choveu, molhando bastante a pista e deixando todo mundo escaldado para o treino oficial.
E não deu outra: no início da sessão classificatória, o que se viu foi os engenheiros olhando pro céu e os pilotos correndo logo pra pista para garantir tempo. A meteorologia indicava chuva a qualquer momento.
No Q1, não choveu. O primeiro tempo ficou com Raikkonen, 1min15s693, a melhor marca do final de semana. Pérez foi o segundo, a 0s033. Depois vieram Rosberg, Alonso, Maldonado, Hamilton, Massa. Bruno passou em 11º.
Os cortados foram os suspeitos de sempre: Vergne, Kovalainen, Petrov, Pic, Glock, De la Rosa e Karthikeyan.
Ninguém mais superaria o tempo do finlandês. Porque, instantes após o final do Q1, a chuva voltou a dar as caras em Hockenheim.
A chuva foi apertando, apertando… Quem fez tempo no começo, fez; quem não fez, dançou.
Massa e Bruno ficaram neste segundo grupo. O ferrarista, em 14º. O piloto da Williams, em 16º.
Ainda dançaram Ricciardo, Pérez, Kobayashi, Grosjean e Rosberg _estes dois, além de Webber, ainda perderão cinco posições no grid por terem trocado câmbio.
O top 10, Hamilton, Schumacher, Vettel, Alonso, Button, Maldonado, Webber, Hulkenberg, Di Resta e Raikkonen. A marca do inglês dá uma boa dimensão do aguaceiro por lá: 1min37s365.
“Difícil de dizer o que aconteceu. Talvez tenha sido pressão do pneu… A diferença é muito grande entre eu e o Pastor”, disse Bruno, à Globo.
“A pista vinha piorando a cada volta, mas errei na primeira, e perdi totalmente o tempo ali. Foi uma pena, porque o carro estava bom, competitivo. Chuva, se você não fizer tudo perfeito, na hora certa, acontece isso”, afirmou Massa.
(As estatísticas dos dois, no confronto com seus companheiros em grids, não estão lá muito bonitas. Na Ferrari, 10 a 0 para Alonso. Na Williams, 8 a 2 para Maldonado. Que coisa…)
O Q3 já foi com chuva o tempo todo. A ponto de Schumacher, pelo rádio, pedir à equipe para avisar a FIA de que a coisa estava complicada.
Faltando poucos segundos para o cronômetro zerar, Vettel tinha 1min42s342. Mas Alonso e Webber o superaram. O tempo do espanhol, 1min40s621.
Na última tentativa, o alemão até conseguiu melhorar, mas suficiente apenas para bater o companheiro.
A primeira fila, portanto, terá Alonso e Vettel. Na segunda, Schumacher e Hulkenberg. Depois, Maldonado e Button. Na quarta fila, Hamilton e Webber _punido, lembram? Di Resta e Raikkonen fecham o top 10.
É a 22ª pole do Alonso. Ele deixa Hamilton pra trás e se torna o terceiro piloto da atualidade em poles, atrás de Schumacher (68) e Vettel (33).
Para amanhã, a previsão é de tempo seco, o que deixa tudo bem imprevisível. Só o que dá para garantir é uma disputa acirrada Alonso x Vettel na primeira curva. Quem a contornar primeiro torna-se franco favorito.
Certos blogueiros estão com as calças nas mãos por causa do Massa. Ele fora da Ferrari vai diminuir ainda mais o interesse do público.
Vejamos o programa pit stop de um certo blogueiro. Antes só para assinantes, depois aberto para todo mundo. E agora míseros 9 minutos.
Chega a ser divertido ler essas teorias…
Vichi, ave maria! A Bobo ano que vem só vai passar flesh da F1 parecido como a band fazia e vai adotar a Stok como carro chefe neste seguimento esportivo… Ai meu Deus!!!
faltou dizer que o alonso fez o 1º e o 2º melhor tempo… Sobrou.
incrivel,bruno senna agora tem problema de pressão de pneu, ou estaria ‘SOFRENDO PRESSÃO ATÉ DO PNEU’,tipo, “acelera anta,vai q eu aguento,manda ver seu roda presa,pé de breque dos infa”…..Agora o massinha,Deus nos acuda,e sacuda ele…”A chuva ta piorando (ele tambem)pode chover,fazer sol,nevar…aquela “MOLA”ainda faz FALTA DENTRO DA CABEÇA DELE….o “zaca” é um eterno lerdo.DESPERDICIO DE GASOLINA,foi o melhor resumo q fizeram dele este ano.
“Difícil de dizer o que aconteceu. Talvez tenha sido pressão do pneu… A diferença é muito grande entre eu e o Pastor”, disse Bruno, à Globo. Bruno pode dar as desculpas que quiser, mas lá dentro da Williams existe a telemetria que entrega quem foi bem ou mal…F.Williams esta de olho! Bottas deve estar rindo a toa, Mika Salo muito mais! Bruno já corre o risco de ter que deixar Bottas correr em pelo menos um GP esse ano.
O sobrinho só veste o macacão na F1, pra quem tem um BOM CARRO e corre no meio do pelotão…ele é MUITO RUIM, DEUS QUE ME LIVRE, o cara não bota medo em ninguém. Coisa raríssima ver ele brigando com o pelotão da frente! Maldonado bem ou mal é novato comete erros, mas sempre esta alí PERTUBANDO no pelotão da frente, ele sempre esta um passo a frente do sobrinho. Não teve nada de diferença de pressão de pneus, Maldonado fez uma volta voadora e fez seu tempo, já Bruno na primeira tentativa errou ao volante, depois veio a chuva forte e adeus Q3. Caso semelhante deve ter acontecido entre Rosberg e Schumacher. Nico não conseguiu fazer seu tempo quando a pista estava boa, mas o alemão no geral já provou que anda bem.
Na chuva não tem desculpa, as condições se “igualam”, se o piloto tiver BRAÇO e for ESPERTO, ele se destaca. No caso da Williams só um piloto vem se destacando…Maldonado! Bruno ao volante não convence, geralmente só fica com as MIGALHAS…um pontinho aqui, outro alí. Aquele desempenho na Malásia foi um caso isolado, um dia em que as coisas deram tudo certo, pra superar as ADVERSIDADES e mostra que é bom, o sobrinho é MUITO FRACO! Chegar ser GRITANTE a diferença entre Massa X Alonso e Maldonado x Bruno. Eles podem até ir bem Domingo, mas pra mim como piloto, ambos já eram. Massa “nada-nada” e morre na praia, já o Bruno deu falta de “ar” se afogou faz tempo.
Batalha de Grid:
Maldonado 7×3 Bruno
Batalha pelo Q3:
Maldonado 6×0 Bruno
Vitórias:
Maldonado 1×0 Bruno
Poles:
Maldonado 1×0 Bruno
Pódios:
Maldonado 1×0 Bruno
Colocação no Mundial:
10º-Maldonado, 29 pontos
15º-Bruno, 18 pontos
Nem precisa colocar Alonso x Massa…
Ridiculo isso, voce coloca todas as estatisticas possiveis menos a que realmente interessa. Posicao final de corrida…. Ou no seu caso (do jeito que voce gosta) batidas, punicoes, brigas com outros pilotos… Etc
Fica com o Bruno na sua equipe então, eu fico com o Maldonado!
Nao tem como comenta uma resposta pifia como essa. Realmente, faz muito sentido isso. Aah…. Qual a sua equipe mesmo?
Sevc for colocar Alonso x Massa é melhor fecharmos a banca e ir para casa de vez! kkkkkkkkkkkkkkkk
Por que quem contornar a primeira curva primeiro torna-se franco favorito? Está assim tão difícil ultrapassar em Hockenheim, mesmo na era do kers e asa móvel?
É como eu sempre digo, são os mínimos detalhes na F1 que separam os homens dos meninos, infelizmente temos dois meninos brasileiros correndo na F1, pois o do carro vermelho na frente de seu companheiro fez um tempo muito abaixo e ainda pelo que me pareceu na imagem ele atrapalhou o seu companheiro, o segundo (sobrinho), só vive se justificando enquanto o seu companheiro esquizofrênico sempre tá lá na frente, o reserva já deu o recado (estou pronto para entrar), abre o olho sobrinho, se não vc vai acabar correndo de camionetazinha nos EUA… Que aliás são feias pra burro, o troço chato é aquilo de Nascar! Ai meu Deus!!!!! rsrsrrs
esse sistema de classificação é a mais pura VIAD**EM…deveria voltar ao sistema de antes,onde se podia dar quantas voltas quisessem durante o periodo do treino e o que fizesse a melhor volta levava a pole.o que achas Seixas?
Amanhã jogo o resto no Veneco Maldonado. Já deu Cecotto na GP2 que se deu bem com Richelme, ao largarem com slicks enquanto que a tropa apostava em pneus de chuva. Razia fez corrida discreta, mas com o 7° lugar amplio a vantagem com o Valsechi a 12 ptos.
Vou de Razia o ano que vem na Willians ou Sauber.
Será que na largada Alonso vai fazer o mesmo que fez com Webber na Inglaterra??
Só que agora é o Vettel, né? Boa coisa não vai dar!
Se ele tentar aquele X novamente, acho que os dois sobram na largada.
Essa corrida promete. Ou nao.
Eu tenho uma idéia pra melhorar (mais ainda) o campeonato e reduzir custos: Corridas duplas em cada país/circuito.
Poderiam ser em 2 finais de semana seguidos ou uma corrida no sábado e outra no domingo.
Desta foma teríamos, por exemplo, 24 etapas, mas somente em 12 países/circuitos.
Se as corridas fossem em finais de semana duplo, durante a semana, antes dos treinos, as equipes poderiam fazer testes.
Simples.
É triste para nos brasileiros mas; temos que admitir que nossos pilotos não dá a gente nenhuma chance, até mesmo de secar os adversários.
8 x 2 para o Maldonado e 10 posições nesse grid. É só o Maldonado correr certo, a diferença vai aumentar ainda +.
”Duelo pela primeira curva, confronto pela vitória, disputa emblemática, que simboliza o que deve ser a segunda metade de campeonato.”Não sei onde sr Seixas tira tanta certeza assim?Esse”deve ser’ não lhe parece um pouco precipitado,não?
Simplesmente ridícula a atuação do Massa e do Bruno….e depois reclamávamos…do chorão do Barrichello….PS: Quer queiram…ou não….Alonso…é o cara!!!
Pobre Massa. Instável como sempre.
Vai ser briga de cachorro grande na primeira fila,do mais “sempre mais do mesmo”.
como sao trouxas estes brasilerios so eles nao viram a chuva
Massa disse que errou na escolha dos pneus.
Ele errou foi na escolha da profissão!
O Massa assumiu mesmo a postura de segundão e escudeiro e a Globo ainda fica com mimimi querendo fazer dele um grande piloto!
O Massa quase atrapalhou o Alonso na primeira volta no molhado, no Q2…..aí ia ficar bem feio….
Olha. Sem querer avacalhar. Mas só com milagre para este final de semana se virar a favor dos brasileiros. Felipe Massa ficou em uma posição horrível, ressaltando que ele ainda não havia provado totalmente de que tería-se recuperado. Lembrando que Alonso ficou na pole, com chuva e tudo. Bruno, tchau. Só falta rodar na largada e ficar mais para trás. Este final de semana serve só para os amantes da Fórmula 1. E não para os torcedores brasileiros.
Vettel? Hamilton? Que nada! Alonso!
Nada como uma chuva para embaralhar as coisas e privilegiar pilotos, não carros.
Alonso, além de ser o melhor (alguém ainda tem dúvidas?) piloto da atualidade, mostrou que tem a sorte que todo campeão precisa ter. Nota dez para ele. Não precisa de adjetivos para expressar o que ele faz dentro e fora das pistas.
Vettel saiu com cara de poucos amigos. Começou com o banho (literalmente falando) d’água que Webber lhe deu, atrapalhando a volta rápida do alemão. Em seguida, não conseguiu a sua 34ª pole. Ele parecia ter um carro em ótimas condições para isso, mas a Ferrari estava suficientemente bem, pois Alonso baixou ainda mais seu tempo, mesmo com um erro cometido em uma curva, acho que foi no 3º setor.
E Schumacher, hein? O “vovô” parece estar gostando da coisa. Herdou a 3ª posição, tem chances de conseguir outro pódio em casa.
Outro alemão que se deu bem foi Hulkenberg. Aliás, diga-se que dos alemães, apenas Glock não se dá bem, larga em 21º.
Em quinto, ele: Maldonado. O venezuelano é bom, é estabanado, é o que a Fórmula 1 precisa. Se não sair destruindo carros por aí, tem tudo para somar bons pontos.
Em sexto e sétimo, a dupla Button/Hamilton, num treino para esquecer.
Webber não teve um bom treino, largando em oitavo. Isso é ruim, pois deixa o australiano um pouco afastado da briga pela vitória, ou pelo menos de chegar a frente de Vettel. Suas únicas chances são uma chuva ou uma quebra de seus rivais diretos na disputa pelo título. Fora isso, fica complicado pra ele.
O caso de Massa é de muito azar mesmo. Ele vinha bem no Q1, mas um erro pode acabar com qualquer possibilidade, e foi isso que aconteceu com ele. Errou, foi lá pra trás. Não teve chance de melhorar seu tempo e larga em 13º.
Já Bruno Senna precisa parar de procurar explicações para seu desempenho em treinos classificatórios e fazer o certo, na hora certa e no lugar certo.
Bom, como este campeonato está imprevisível, não faço idéia de quem vai vencer a corrida de amanhã, e se a chuva pintar, a imprevisibilidade pode ser ainda maior. Pela lógica, Alonso e Vettel são os principais candidatos à vitória, mas sabe como é, né? Melhor esperar.
Fábio Seixas,
Desconsidere o comentário anterior. De fato, na atualidade, Alonso é o 3º em número de poles, conforme apontado por você.
Fábio Seixas,
Na verdade, Alonso ocupa a 5ª posição em número de poles. Isso porque ele está atrás de Shumacher, Senna, Prost e Vettel.
E o schumi virou o jogo contra o rosberg, só da ele agora
Realmente o Massa é o único da equipes grandes a mostrar rendimento ruim. Como é feio ver os pilotos brasileiros levando uma surra dos seus companheiros de equipe.
“Massa, agora você é o nosso Rubinho”
Faixa para o GP do Brasil!
O problema de Bruno Lalli é ortopédico: lhe falta “braço” ……
Essa foi boa…
kkkk
É difícil o raio cair duas vezes na mesma casa
Alonso é o melhor depois das lendas, Massa voltou ao normal.
É. Já estou acreditando em ti (sobre Massa).
APESAR DE SER UM BOM PILOTO,Ñ CONSIGO VER COMO UM BOM ESPORTISTA.SEMPRE TENTA USAR A “APELAÇÃO”,É MAL HUMORADO TAMBEM.
Ele está se tornando uma delas. Se é que já não é.
Historicamente, quando a Ferrari demora para definir seus pilotos havará troca de pilotos.
Semana do gp da Italia poderemos ter o anuncio de Sergio Perez no lugar do fraco Massa. Ele é o único das equipes grandes que comete erros. Sergio Perez mesmo inexperiente como diz Montezemolo faria muito melhor que o Massa. Concordam?
Sim, eu tbm quero ver Perez lá, mas ainda este ano, oque acho dificil da Ferrari fazer..
Acho que não seria difícil de encontrar um piloto que comete tantos erros como o Massa: Perez, Kobayashi, Kovalein, Maldonado, Hulkenberg, Rosberg, di Resta, são melhores que o Massa. Acho até que a lista poderia incluir nomes como o Petrov, Grosjean e Vergne. E ainda mais: Luiz Razia e o di Grassi representariam melhor nossa bandeira lá. Massa é muito fraco e a diferença é essa: um tá em primeiro, outro em 14! Bruno Senna idem. Os pilotos fracos constantemente cometem erro nos momentos de mais pressão. Ele tinha uma volta pra fazer tempo… estava imediatamente afrente do Alonso e adivinha o que aconteceu? Alonso o ultrapassou em volta lançada! Lastimável!
A princípio pensei exatamente como vc, depois comecei a imaginar que as chances do Massa ficar ainda são grandes, uma vez que, o Alonso não gostaria de ter ao seu lado um piloto com necessidade de ascensão como no caso do Perez, e por isso o papel do Felipe acaba sendo maior. O único problema é se ele não conseguir nem fazer o básico, ai tudo fica mais complicado. Eu preferia ver o Felipe saindo da Ferrari acho que ele já tem grana suficiente pra não precisar ficar passando por constrangimento.
Infelizmente concordo. Eh uma pena ver os brasileiros tao fracos, mas justica deve ser feita, ambos devem ir para equipes melhores. Acho eles bem fraquinhos. Cara, ta tao feio o negocio que ja to com saudades do Rubinho… Fraca safra de pilotos que ja dura umas 2 decadas.
Eduardo vc pode ter certeza que tô com saudade do Rubinho…o problema com ele era o Schumacher querendo ser o melhor acima do bem e do mal e do respeito profissional, e a pura ironia do destino, uma vez que, aquele titulo do Button pra mim é do Rubinho e ponto.
Nunca gostei do Massa, lento, nao é constante, sou Ferrarista deste 81(Gilles e Pironi) e espero a muito tempo ver uma dupla de pilotos sem brasileiros, nunca quis a saida do Kimi, Kimi e Alonso seria uma bela dupla, mas o sonho impossivel seria ver Michael Schumacher pilotando pra gnt de novo junto com Alonso.
DE ACORDO COM O SABE TUDO DA REDE BOBO, GALVÃO, É QUASE IMPOSSÍVEL QUE MASSA NÃO PILOTE PARA A EQUIPE FERRARI F1 EM 2013. FOI O QUE GALVÃO DISSE HOJE; E DISSE AINDA EM TOM IRONICO E ENDEREÇANDO PARA AQUELES QUE SEGUNDO ELE INSISTEM EM DIZER QUE FELIPE NÃO ESTARÁ COM A FERRARI EM 2013. JÁ FOI PUBLICADO NO UOL F1 ONTEM, QUE MASSA PEDIU PRA FICAR NA FERRARI E QUE VAI AJUDAR ALONSO A SER CAMPEÃO.
PORTANTO, LAMENTO POR AQUELES QUE TORCEM POR FELIPE MASSA.
Claro!
Como os 10 primeiros não poderão mexer no acerto dos carros, de 11ª para baixo se amanhã fizer sol, podem aparecer algumas surpresas na corrida, pois tem Perez, Kobayashi, Massa, Grosjean e Rosberg com carros capazes de estarem lá na frente, já o Senna é uma incógnita, pois tem que ver qual é a estratégia dele, em que sempre é diferente do Maldonado e este é quem vem se dando bem, tanto no seco quanto no molhado e para o brasileiro nada dá certo, até quando eles ficam nas mesmas condições e tempo de pista.
Essa aí foi bem lembrado.Com a pista seca é outra corrida (outros pneus , outras estratégias e outros acertos que foram testados nesse fim de semana).Foi assim que deu Weber na corrida passada,mesmo Alonso largando na pole.
Também acho Ricardo!! Se o Perez, Kobayashi, Massa, Grojean, Rosberg e Senna conseguirem melhorar o carro pra pista seca, se isso acontecer amanhã ….. Vai ser daquelas corridas de pegar fogo!!! aquelas só recentemente tem acontecido.
Tomara que o Senna de um Pulo do gato e ultrapasse muita gente!!
RICARDO, ACREDITO QUE BRUNO SENNA VEM SENDO VÍTIMA NÃO SÓ DA SUA POUCA EXPERIÊNCIA NA F1, COMO TAMBÉM DA PÉSSIMA ASSESSORIA QUE TEM PRA NEGOCIAR POR ELE DENTRO E FORA DAS PISTAS. SERÁ QUE AS PESSOAS QUE GEREM A CARREIRA DELE NÃO CONSEGUEM VER QUE BRUNO ESTÁ SENDO QUEIMADO PELA PRÓPRIA EQUIPE QUE ELE LEVOU PATROCÍNIO?