Quinta, coluna
19/07/12 16:157) Jacarepaguá começou a ser desmontado de vez, mas Deodoro ainda é só mato. O que era totalmente previsível em 2007, no primeiro dos erros e trapalhadas e desencontros apontados aqui.
O resultado de tudo isso: o Brasil perdeu um dos melhores circuitos do mundo.
Em 2013, o Rio não terá autódromo. Terá em 2014, a última das promessas? Eu não coloco a mão no fogo.
A coluna de hoje cita sete erros que levaram ao óbvio: o Rio ficou sem autódromo.
A íntegra está aqui, para assinantes da Folha e do UOL. Na Folha Digital e na Folha de papel, é só avançar até a pág. D11.
Automobilismo é um reflexo da nossa politica.
Esta tudo jogado no lixo e o governo nao faz nada…
As pessoas nao fazem e nunca irao fazer..
Fábio,
Sou paranaense e nunca fui ao Rio, mas precisa ser apurado primeiramente, porque a administração escolheu destruir um dos autódromos mais importantes do mundo para fazer ginásios dentro, e depois, porque fazer outro, com que dinheiro e a que circunstãncias? Irão fazer algo melhor do que era o Jacaré? Como fã do automobilismo, acho esta a notícia mais triste dos últimos anos, pior até do que foi a remodelação de Interlagos!
Alguem ai saberia dizer qual seria o investimento necessário para construção de um novo autodromo de nivel internacional?
Fala Fabio, tudo certo? Aqui é seu camarada Vitor, companheiro de caminhadas em Machu Pichu. Quando tiver a fim e tempo, vamos fazer um happy hour aqui no Rio.
Perguntinha relacionada ao seu coment: será que uma alma iluminada pelo menos não pode ter a idéia de fazer um control-c na pista de Jacarepaguá e control-v em Deodoro??? rsrsrsr..
Grande abraço e aparece aí. Vitor.
Fala, Vitor.
O problema é a topografia. A área de Jacarepaguá é totalmente plana. Deodoro tem uns morros…
Abs
Fábio,
hoje no Bom Dia Brasil teve uma matéria falando que onde será o novo circuito é uma área militar, que houve acidente recentemente com minas terrestres, que não está permitida ações militares e civis na área e que será necessário um vasculhamento da área para verificar se existem mais minas não localizadas, sendo que o órgão ambiental falou que só vai liberar a licença após tudo estiver sem perigo algum. E o governo teve a capacidade de responder que não sabia das atividades ali realizadas.
Abraço
è impressionante como se gasta dinheiro aqui na cleptocracia, destroi não só a estrutura arquitetônia , destrói tb a história e um povo sem história é um povo sem identidade, parabéns as empreiteiras que irão rir e engordar como o dinheiro das novas obras. Como uma pista pronta tradicional a Indy e stock car ficam andando nesse autódramos improvisados vergonhosos.
Para que autodromo? Essas coisas só servem se alguém puder levar alguma vantagem, se ninguém e$tiver levando vantagem não $erve…
Quero ver quem vai ser a próxima cidade sede da Olimpiada no brasil…
Fabio….
Falando do novo para o velho,
Cascavel vai receber novamente a Stock Car, esta pode ser considerada a cidade mãe da Formula Truck e ha algum tempo tenho esse link salvo, creio que vale a pena postar ele a titulo de curiosidade em um proximo post seu.
Faz referencia a epoca antes do primeiro asfaltamento da pista e logo de inicio por incrivel que pareça, os “malucos” estão correndo de kombis por lá.
Isso sim é paixão por corrida. Até a história do autodromo é fruto dessa paixão.
http://www.youtube.com/watch?v=MOnQy6PBAYA&list=UUknbtMUSZSHArZk_MMtZg_w
Grato – Carlos-Arapongas/PR
Fâbio: o talento do automobilismo carioca se foi há tanto tempo… Só mesmo “trampolim do diabo”, Circuito da Gávea e Circuito da Barra da Tijuca tinham charme e atraíam público e pilotos do gabarito de Bird Clemente e cia. Tempo do do Estado da Guanabara que abrigava o Distrito Federal, já totalmente esquecido pela grande maioria. E a fila andou, é simplesmente isso o que aconteceu, para mim uma pena, é claro…
O Autódromo Nelson Piquet começou a morrer quando um certo pilotinho, que detestava o Rio, tanto que quando tinha corrida aqui sequer ficava na cidade, resolveu usar da própria influência para incentivar a reforma de Interlagos e levar a corrida para o quintal da sua casa!
O que me mata é que ainda deram o nome desse infeliz para uma avenida próxima do autódromo!!
???
Eu falo do tal do Ayrton Senna, o ídolo fabricado, que ficava em Angra dos Reis, vinha para os treinos de helicóptero e voltava ao final.
Enquanto o resto dos pilotos festejavam o GP do Rio, ele não escondia de ninguém a sua ojeriza pela cidade!
NINGUÉM É OBRIGADO A GOSTA DO RJ SÓ PORQUÊ TEM PRAIA!! EU TAMBÉM ODEIO E TRABALHEI MUITOS ANOS POR LÁ, E VOLTEI PARA SÃO PAULO ANTES DE SER MORTO POR UMA BALA PERDIDA!!!
? Definitivamente, bairrismo é algo que sempre acaba se perdendo em algum ponto entre o ridículo e o lamentável…
Que tal pesquisar um pouquinho o que realmente aconteceu antes de abrir a boca pra falar bobagem e passar vergonha em público?
Ayrton Senna era um pilotinho? De qual esporte vc está falando??
O André de Itu tem toda a razao,só gostamos mesmo de formula1 e zé finiti.
Fábio,o campo de Deodoro, pode estar todo minado, há 1 mês atrás, alguns militares se feriram ao pisar numa mina, já é notícia no O Globo, e no RJ-TV, vi e li várias reportagens hoje sobre esse assunto .
Sr. Fábio, o seu trabalho cobrindo o automobilismo em geral e a F1 em particular é muito bom! Mantenha esse mesmo bom nível, mesmo que para um número ainda reduzido de aficcionados.
Tá certo que a parte legal de Jacarepaguá era mesmo o entorno. Pilotos e mecânicos gostavam muito de lá por causa do calor, das praias, do visual e das mulheres. Mas o traçado era muito sem sal, quase um tilkódromo. Tanto é que as corridas memoráveis que aconteceram por lá foram assim por causa exclusiva da colocação dos brasileiros: Emerson em 78, Piquet em 82/83, Piquet e Senna em 86… nunca houve lá corridas com grandes disputas.
Fabio…Fabio…vamos admitir: nos brasileiros nao damos muita bola para o automobilismo,gostamos unica e exclusivamente de F1.
isso e verdade
Esse episódio só revela que essa história de olimpíadas é, para a maior parte dos envolvidos diretamente, apenas uma oportunidade imobiliária. Especulação imobiliária 10 x Esporte 0. Na verdade a culpa vem de longe. Quem deixou o autódromo ser cercado de condomínios sabia que esse era o caminho mais fácil para convencer politicamente a população a retirar daquela área o autódromo, até com apoio desta mesma população. Dificilmente o autodromo vai ser construido em Deodoro. O custo é elevado e os investimentos nas instalações olimpicas e no transporte público certamente vão tornar o terreno ideal para mais condomínios. Até acho que Deodoro é péssimo para um autódromo. O ideal era mais próximo do nó Avenida Brasil/Rio Santos perto da casa da moeda.
Boa tarde Fabio. Lamentavel,mas é real. Um dos mais belos e desafiantes do mundo,se sucumbiu ante a ingnorancia e ganancia de uns poucos mas eficientes “oportunistas”. Quando o novo Autodromo do do Rio estiver pronto e inaugurado, volto a tocar no assunto.
O desfecho final do Autodromo Nelson Piquet ou Jacarepagua como queiram, tem que servir de exemplo para outras praças do Automobilismo nacional em outras cidades brasileiras. E que a população local dê o berro e so aceite a demolição de um depois de entregue a e inaugurado o novo Autodromo.
E que o exemplo do Rio sirva de aviso para os goianienses cujo governo atual, ja abandonou jogado as traças, nosso belo Autodrmo internacional de goiania…no intuito da cosntrução de outro autodromo em outro local…cujo governo, nem sabe onde fica esse local.
É, o Rio de Janeiro nunca mais vai ter ou nunca mais terá um autódromo tradicional, melhor ou igual ao de Jacarepaguá.
faltou o link… abs
Ops, arrumei. Obrigado.
Abs