Programe-se
18/07/12 10:01Um senhor de cabelos e bigode brancos coloca força nos pedais e de repente freia, derrapando a roda traseira de sua velha bicicleta diante de um contêiner de venda de ingressos.
O local, um trecho de asfalto em meio à floresta. E a demonstração de perícia do veterano ciclista é das manobras mais radicais realizadas ali, agora.
Agora. E nos últimos cinco anos. Porque até 2001 aquela era a reta que sucedia a Ostkurve -em alemão, Curva Oeste. Naquele ponto, pouco antes da chicane batizada em 1995 em homenagem a Ayrton Senna, os carros de F-1 chegavam a alcançar os 345 km/h.
Uma história de 67 anos que está em parte soterrada, em parte coberta de mato, em parte só servindo como apoio para o novo _e insosso_ traçado, riscado pelo badalado arquiteto alemão Hermann Tilke e inaugurado em 2002.
Assim começa reportagem que escrevi em 2006, sobre os trechos de Hockenheim enterrados com a reforma de 2002.
Pois é, lá se vão 10 anos da inauguração do novo traçado, tão sem graça, tão chato, tão bobo, tão sem charme, tão sem nada.
Naquela época, a antiga reta já estava tomada pelo mato. Agora, imagino, deve ter desaparecido completamente. Uma pena.
Mais um pouco do texto:
Trechos que se tornaram lenda. Eram dois arcos, de raio tão reduzido que na prática funcionavam quase como retas velocíssimas, com dois quilômetros cada um.
No seu ponto mais veloz, David Coulthard, ao volante de um McLaren, atingiu 356,5 km/h em 1998, então o recorde da categoria _hoje, é 367 km/h, marca cravada por Juan Pablo Montoya, em Monza, em agosto do ano passado.
Foi no meio da floresta que Jim Clark, um dos maiores mitos do automobilismo, morreu em 1968, numa prova de F-2 _um pneu estourou e ele arrebentou sua Lotus numa árvore.
(A íntegra daquela reportagem, para assinantes da Folha e do UOL, está aqui.)
Para os mais jovens entenderem como era o circuito, um vídeo de 30 anos atrás, com direito a cenas de pugilato aos 2min15s…
Com a destruição do antigo traçado, o maior atrativo de Hockenheim hoje está a 20 km dali: Heidelberg, uma das cidades mais bacanas para ficar na temporada da F-1. Uma centenária das mais vibrantes.
Enfim, segue programação da corrida, no horário de Brasília:
sexta
5h-6h30: 1º treino livre
9h-10h30: 2º treino livre
sábado
6h-7h: 3º treino livre
9h: treino classificatório
domingo
9h: GP da Alemanha, 67 voltas
Meu Deus, nem lembrava o quanto brinquei nessa pista com o jogo Gran Prix da falecida Microprose.
Era minha pista favorita.. duas imensas retas com duas pequenas gicanes para quebrar a velocidade.. redução de 7 para 2 em 50 metros.
Lembro como se fosse hoje. Corria com a Williams praticamente sem asa e ao avistar a placa de 50 pisava no freio “com os dois pés”.
Sensacional!! Que desgraça esse arquiteto do diabo.
Fiquei aqui pensando na festa que seria a asa móvel com essas duas retonas.
Alguma mínima chance de voltarem ao traçado original?
É concordo com você, realmente esse atual circuito de hockenheim ficou muito sem graça, eu tenho até gravado por completo aquela corrida em que o Rubinho venceu pela primeira vez nesse mesmo circuito debaixo de muita chuva, uma belíssima corrida do brasileiro nas retas longas. Aquilo sim foi uma grande corrida de um piloto determinado, pena que não era em todas as corridas, e uma pista fantástica, mas infelizmente existe pessoas com cabeças pequenas, que acham que melhoram, mas estão tirando o brilho da história. É uma pena. Mas ainda bem que eles não mexeram em monza. Vamos ver até quando..
Por favor, passe a incluir nos posts “programe-se” os horários das transmissões ao vivo da gp2 pela sportv! Grato.
Video muito legal, tão quanto a história de Hockeiheim, que viu vitórias épicas como de Schumacher em 95, pra mais de 130mil torcedores…. Mas aqui, alguns admiraram um piloto agredir outro, só podia vir de uma pessoa baixa como o Piquet, invejoso e crítico do Brasil. Eu, se fosse o Salazar cobria o Piquet de pancada…
Piquet se tivesse tido um pouco mais de razão e menos emoção teria ganho mais títulos. Faltou alguma maturidade em momentos críticos e decisivos. Também houve muita conversa de botequim entre ele e Senna que não ajudaram em nada na manutenção da boa imagem dos pilotos brasileiros. A falta de união, ou pelo menos o respeito mútuo atrapalhou o fluxo contínuo de pilotos do Brasil para a F1. Piquet foi um piloto excepcional, mas Senna foi o melhor de todos os tempos até o momento.
Fabio. Maldonado é a versão moderna de Elizeo Salazar?
Tem potencial…
Poxa!!
Épico mesmo!
Feliz de ter visto essa cena, não por ela ser uma briga… mas por ela mostrar “gente” atrás do capacete!
Ele desce do carro rapidinho…hauhauha…deve ter se segurado p´ra não fazer pior!huaha
No passado a F1 era coisa pra macho, apenas homens de verdade estavam nesse meio, rolava até porrada durante a corrida! Hoje em dia a viadagem predomina nessa categoria, não se pode nem mesmo tentar uma ultrapassagem mais ousada que já toma uma multa de 20 mil euros, drive through e mais uma puniçãozinha de perder 10 posições no grid de largada da corrida seguinte. A F1 se tornou uma categoria bastante medrosa e sem sal…
Falou tudo.
Grande abraço.
A viadagem começou com um brasileiro chamado Ayrton Senna da Silva, infelizmente, mas era um viado de talento, e um viado macho.
Eis o link da pista recentemente, Fabio:
http://maps.google.com.br/maps?q=hockenheimring&hl=pt-BR&ll=49.331107,8.578863&spn=0.032722,0.084543&sll=-14.239424,-53.186502&sspn=48.424929,86.572266&hq=hockenheimring&t=h&z=14
Ótimo link. Triste acompanhar o trajeto do antigo circuito – ainda visível, mas já coberto de grama e começando a ser invadido pela floresta. Para quem acompanhou corridas brilhantes ai, como a primeira vitória do Barrichello, ver o lugar ser largado e condenado ao esquecimento é muito triste. Principalmente se considerarmos a pista que ficou no lugar. Hermann Tilke pode ser badalado, mas para amantes da Fórmula 1 seu nome entra para a história de forma negativa. A maioria dos circuitos do arquiteto alemão proporcionam corridas chatas, um tormento de assistir. Tenho o jogo de fórmula 1 para videogame, e sempre que passo pelos trajetos novos perco a vontade de jogar. Muito mais legal desafiar a Eau Rouge, contornar o laranjinha, acelerar alucinadamente por monza e depois segurar o carro na parabólica.
Opa, Fábio,
O recorde de velocidade na F-1 não é do Pizzonia?
Era.
Creio eu que o recorde de velocidade maxima é do Vila Nova (ou Villeneuve): 375 km/h!
Fábio, que fim levou o Sr. Salazar ?? Ficou grogue com as porradas do Piquet e teve certeza que aquilo não era pra ele??
Abs
Ah Piquezão. Esse sim tinha “balls”.
Fico imaginando o Piquet no lugar do Massa:
– Ferrari: Fernando is faster than you, did you understand?
– Piquet: GO TO HELL!!
E a notícia do pedido de falência de Nurburgring heim Fabio?
Tá ai um (péssimo) exemplo de que não só no Brasil um circuito tradicionalíssimo sucumbe nas mãos de burocratas que pouco, ou nada conhecem sobre a história do circuito ou mesmo de automobilismo.
Pra quem não tem idéia do que estou falando:
http://www.youtube.com/watch?v=mvHYc4AZIlc
APOIADO
Heidelberg é de trincar o espírito de tão bonito, principalmente na primavera.
Pista show… Ainda lembro do Show que Barrichello deu ai na sua primeira vitória… largando de 18º…
Piquet x Salazar ao melhor estilo Lango-Lango!!!
Fabio, o recorde de velocidade foi atingido por Ricardo Zonta, nos tempos da Jordan, de 370 km/h em Monza. Pode procurar, pq eu vi isso!!!
Nao nego que o circuito antigo era muito legal e este de hj é muito… normal. Era uma curtiçao a partte ver corridas na Alemanha e hj nao é nada alem do…. normal. No simulador, cheguei a bater 362 km/h. Muitas saudades.
So lembrando uma coisa: Heidelberg é a cidade natal do Nelsinho Piquet!
Ricardo Zonta não, foi Antonio Pizzonia com a Williams, com 369,9 km/h. Link: http://www.motorsm.com/motorsport/auto/f1/default.htm
Ha, gostei do seu comentário sobre esta pista (traçado antigo)nos simuladores, é velocidade pura, e reduzidas fantásticas, uma pena, a f1 não tem oval mas tinha esta pista, agora seria um show, pena, money, money, money, bern(i)e…
sensacional esse video..eu sou um amante de f-1, mas tenho 24 anos e nao pude acompanhar essa epoca gloriosa e de reais disputas de pilotos…hoje em dia é tudo muito mecanico, comercial, certinho se comparado com essa epoca que era muito mais emocionante.
Pra quem quiser saber o que a VERDADEIRA pista, colocar no google, imagens, “autodromo de Hockenheim”
Corridaça de Berger em 1997 !!!
HAHAHAHAHA P**A que PARIU!!! caras como o Piquet fazem falta…Imaginem nos dias de hoje,quantos PÉ DO OUVIDO o Maldonado iria levar????hahahahahahaha
Fabio,mata uma curiosidade? la vai: no Brasil só temos interlagos em condições de receber a F1,quantos autodromos em condições de receber a F1 tem a Alemanha?abs.
flávio.
Sei que o texto foi escrito há alguns anos. Mas Ostkurve não seria Curva Leste?
Flávio, não, Fábio.
Desculpe-me. É o costume de ler vocês dois.
Fábio e vc sabe o porquê da alteração do traçado???quem que não gostava da antiga pista???
O velho argumento da modernização em nome da segurança.
Abs
UMA PISTA SENSACIONAL , AO LADO DE SPA E MONZA. OS CARAS TEM O DOM PRA ACABAR COM ESSAS MARAVILHAS. POR FALAR NISSO , FÁBIO , ME RESPONDA POR FAVOR: PQ NENHUMA ALMA AQUI NÃO TEVE A IDÉIA DE MANTER O TRAÇADO ANTIGO DE INTERLAGOS? E SEGUNDO , APENAS POR CURIOSIDADE , QUAL DESSES VC PREFERE: A ANTIGA HOCKENHEIM , MONZA , SPA , NURBURGRING NORDSCHLEIFE OU SARTHE COM SEUS MAIS DE 13Km?
ABRAÇOZZ!!!
1. Sobre Interlagos, já tiveram a ideia. O problema é fazer;
2. Nurburgring original.
Abs
POXA , SERIA MUITO LEGAL , O TRAÇADO ATUAL É ÓTIMO , MAS O ANTIGO ERA MELHOR AINDA , ERA BACANA VER OS OPALAS NAS MIL MILHAS PERDIDOS LÁ NO MEIO DURANTE A NOITE.
P.S. UM PECADO VER O FIM DE JACAREPAGUÁ.
VLW!!!
Este sim tinha culhão. Não era 1 banana como os Massas, Barrichellos da vida. Viva o tri-campeão NELSÃO PIQUET.
É Fabio, não é só no Brasil (Jacarepaguá) que fazem besteira, mas pelo menos lá construiram outro traçado. Verdade que realmente ficou muito sem graça. Ao menos tem aquele pequeno museu em frente ao autódromo que traz muita história, principalmente, sobre corridas de moto. Agora, sem duvida nenhuma, quem estiver por lá deve conhecer Heidelberg e seus castelos. É uma cidade fantástica. Abraços
Eu era bem novo ainda,quando dessa senna hilaria. Se ja era fã do veloz e aloprado Piquet? Me tornei mais ainda…pois ele pra aparecer não precisava de markenting ao redor de si, não. Ele era o seu proprio markenting. Com relação a pista de Hokenhein antiga em relação ao novo traçado. Sém comentários.
Que saudades de assistir as corridas nesse traçado antigo. Era uma das minhas preferidas no game da F1 por volta de 1995. Agora fico imaginando aquelas retas e as Ferrari com problema de velocidade de reta que enfrentaram no começo do ano… Chegariam uma semana atrás do pessoal.
Se eu entendi direito, no comecinho o comentarista diz algo como: os atores principais são os pilotos e os carros são coadjuvantes. É isso mesmo?
realmentemente eram outros tempos.
Tambay, Laffiti, Arnoux…. quipuxa….
Mas o melhor foi o comentário sobre o Salazar; se este foi o ponto alto da carreira dele, imagina como foi o resto. kkkkkkkk
[]´s
Excelente.
Só estranho uma coisa: reduzir o raio de uma curva faz dela mais lenta, e não mais rápida.
Um abraço.
Você tem razão. Quanto maior o raio, mais uma curva tende a uma reta.
É isso aí, reta é uma curva de raio infinito.
Hahahaha!! Que hilário!
Fábio, sabe quem eram os lutadores? Abs.
Piquet x Salazar. Épico.
Abs