Pit Stop #237
17/07/12 10:54Na última vez em que correu em Hockenheim, a F-1 ouviu o infame “Fernando is faster than you”. Este é um dos temas do Pit Stop nesta semana.
Lá vai…
Comentários
Publicidade
Publicidade
Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva
Perfil completoNa última vez em que correu em Hockenheim, a F-1 ouviu o infame “Fernando is faster than you”. Este é um dos temas do Pit Stop nesta semana.
Lá vai…
É uma pena que perderei o meu primeiro GP do ano. Mas Com certeza assistirei um VT pela internet. Sobre o Massa, entre o Perez e ele, acredito que vai dar Massa. E é até mais cômodo e vantajoso para ele permanecer no ano que vem na Ferrari. Vantajoso pela falta de opções, claro. Este ano ainda tem muitos GPs pela frente e isso dá uma chance clara de ele se recuperar bem. Até porque não dá para se dizer com convicção que ele está totalmente recuperado. Mas, se no ano que vem, a Ferrari fizer um carro “muito bom” a “ótimo”, isso porque esse ano, nesse momento a equipe está com um carro “bom”. Se recuperando talvez ele consiga uma boa posição na classificação geral. E em 2014 daí é outra história. As coisas mudam, danças das cadeiras surgem, equipes descem outras sobem e até outras emergem… E parabéns ao Luis Razia. Vejo o sol nascendo no horizonte, clereando as perspectivas de que ele poderá ir para a Fórmula 1. Se ele continuar assim, ele terá um vaga garantida. Talento ele tem e até muito mais promissor do que outros pilotos que já entraram na categoria até então. Vejo ele na Fórmula 1 futuramente com certeza. E espero que Lucas Di Grassi “morda” aí uma vaga de piloto de testes em uma equipe boa. É só o que eu enxergo também. Mas se ele conseguir uma vaga numa McLaren por um exemplo fictício, boa chance ele terá de se estabilizar na categoria e de conseguir uma vaga de titular depois.
Como tem gente sem noção nesse mundo, como pode alguém em sã consciência, sugeri que Rubens Barrichello é a solução para alguma coisa na F1, o cara passou 20 anos fazendo o que todo mundo sabe, aí me chega um cidadão aqui no blog e… desisto!!!
As chances de uma nova vitória da Ferrari este ano são mínimas. O carro não é competitivo e só fez duas vitórias em condições muito específicas, se beneficiando muito claramente dos erros dos outros e fatores climáticos. Na última corrida a Ferrari suou, botou a lingua de fora, correu riscos com afinações arrojadas, mas não ganhou. Daqui para a frente vai ser difícil vitória da Ferrari. Em Hockenhein, Massa vai passar por muitas dificuldades já na qualificação, e na corrida vai ser difícil entrar entre os 10 primeiros. E mesmo Alonso não deve fazer uma grande corrida. Daqui para a frente acho que a Ferrari vai cair na tabela de pilotos e na tabela de construtores. O carro não tem velocidade de ponta para Hockenhein este ano.
Fábio,
vi uma reportagem agora há pouco no UOL
http://tazio.uol.com.br/f1/nosso-carro-e-mais-competitivo-que-os-resultados-indicam-avalia-senna
onde o Bruno Senna fala que o carro é bom e competitivo, então pergunto por que cargas d’água ele não chega lá na frente, para mim tá assinando atestado de “incompetência” ou seja ainda não consegue ser um piloto competitivo a ponto de colocar um bom carro lá na frente como o companheiro de equipe (que apesar dos erros grotescos já ganhou uma corrida)
abraços
a Ferrari fez certinho em 2010, e quase levou o título por conta daquela manobra e da genialidade do Alonso. O Massinha é isso aí, 2º piloto meia boca, que tá lá pra dar suporte ao super talentoso campeão espanhol. Quem pensa o contrário é ufanista desconectado da realidade.
Eu tenho minhas dúvidas, mais não seria Rubens Barrichello o cara para levar a equipe Williams de volta para as vitórias. Neste ano a equipe já ganhou 1 corrida e teve em pelo menos mais 2 provas do calendário um ritmo muito forte, que dava plenas condições de chegar entre os três primeiros. O problema é que Bruno ainda não é exatamente um piloto de ponta e Maldonado que anda rápido em classificações não tem consistência e maturidade para terminar corridas. Ross Brawn que o diga, quando a Honda tirou seu time de campo em 2008, ele nãp teve dúvidas em chamar o quase aposentado piloto Brasileiro para voltar a guiar para o time ao invés de contartar o novato Bruno Senna como queriam os Japoneses (ou melhor o sr. Nick Fry). Rubens não é e nunca foi um piloto exepcional como Alonso, Hamilton, Vettel, Schumacher, etc… mais certamente neste ano levaria a equipe a resultados melhores do que a dupla atual.
Com ano de 2011 péssimo e 2012 pior ainda, não vejo o menor motivo para a Ferrari renovar com o Massinha. Como que duas corridas iludem tantas pessoas… Pra mim, se renovarem, vai ser única e exclusivamente por causa da FIAT e aquele papo de que o Brasil é o mercado onde eles mais lucram. Perez sem experiência e o Kubica sem os braços e pernas é melhor que o Felipe “Coitadinho” Massa. Prefiro a volta do Barrichello ou até mesmo o DiGrassi nessa vaga!
Não adianta ficar criticando o Massa se o mesmo não quer tentar ser campeão.Se ele quer ganhar seu dinheiro e o time da ferrari quer ´pagar ele está certo.Vamos sim torcer por alguem que seja um vencedor.
“Fernando is always faster than Massa”
Ainda penso que o melhor para o Massa seria ele pedir para sair da Ferrari ao final do ano e tentar acertar com uma equipe média. Ele não é velho e poderia tentar reconstruir sua trajetória. Trocar de lugar com o Perez seria a melhor solução para ele. Seria o primeiro piloto da Sauber, tendo como companheiro de equipe o Kobayashi e poderia recuperar sua auto-confiança. E em um futuro não tão remoto, caso fizesse um bom recomeço na Sauber, poderia sonhar em tentar um lugar na RBR quando Webber se aposentar ou no lugar de Schumacher para 2014 ou 2015. Mas seria um plano para daqui a dois, três ou até quatro anos. Se ficar na Ferrari até ano que vem, pode ser pior, pois não vai poder correr, vai continuar sofrendo pressão e os brasileiros vão continuar indignados com ele. Deixe que o Perez vá para a Ferrari para vermos do que ele é feito.
Mas para isso teria que “combinar” com o Peter Sauber, o que eu duvido. Lembre-se que a passagem do Felipe pela equipe foi muito ruim, e o próprio Sauber o criticou publicamente.
Também não creio no interesse de equipes como RBR e Mercedes por um piloto claramente em decadência. Ele não é velho, mas também já não é garoto, e daqui 3 ou 4 anos certamente despertará ainda menos interesse.
Infelizmente me parece que o “bonde da história” já passou pelo Felipe.
Alexandre, infelizmente eu não consigo enteder o Fabio Seixas, até porque ele vem errando em seus prognosticos, entendo que o Massa esta fazendo o seu papel em ser otimista, mas a realidade é outra. A verdade é que a Ferrari tem muitas opções para 2013 melhor do que o Massa atualmente, infelizmente o Massa esta com o pior companheiro da F1 quando ele não pode no TALENDO ELE VAI PRA FALCATRUA. Eu como um bom Brasileiro torço pelo sucesso dele, na Ferrari ou não.
Quais são as “muitas opções” que a Ferrari tem? Fiquei curioso.
Abs
se você acompanhar F1 vai saber quais são.
Acho que acompanho. Não vejo “muitas” opções. Sua resposta foi escapista.