Estranhices
16/07/12 09:55Duas semanas após o estranho acidente em Duxford, a Marussia divulgou nota nesta segunda-feira com as conclusões de suas investigações internas.
A equipe diz que não sabe ao certo o que ocorreu, mas que está descartada qualquer possibilidade de falha do carro pilotado por Maria de Villota.
“Estamos convencidos de que não houve nenhum problema do carro. O chassi está liberado para o próximo final de semana”, afirma o comunicado.
Ou seja, joga a culpa para a piloto. O que pode ter ocorrido, claro. Mas as consequências seriam outras se não houvesse um caminhão mal posicionado, ao lado da pista. Provavelmente não teria passado de um susto e ela ainda teria os dois olhos.
A Marussia não toca no assunto.
Outras duas investigações estão sendo conduzidas, pelo HSE (Health and Safety Executive, órgão regulador de questões de segurança no Reino Unido) e por uma empresa independente contratada pela Marussia.
Vamos esperar essas conclusões. Por ora, apesar da nota da Marussia, o adjetivo “estranho” ainda continua valendo para classificar o que houve.
E para continuar na esfera do estranho, e a FIA? Não vai se pronunciar nunca?
Falaram para a loira que era um crash test.
Ela levou ao pe da letra.
Ela devia tá pilotando de salto. Minha mulher sempre faz isso…
É isso mesmo, este comunicado da Marussia é digno de punir a equipe!!!!! Um absurdo!!! É uma equipe muito irresponsável e fria… Agora, pra mim, tá mais esquisito ainda este acidente. Poxa, será que ninguém viu pra explicar com detalhes. Creio que Maria, que já testou uma Renault, não iria cometer uma barbeiragem grotesca, não era o inicio dela com carros da F1… Acho que será muito bom ouvir ela falar do acidente!!! Isto é, se ela não for subornada pra não falar a verdade… Depois do Nelsinhogate, qualquer coisa é possível…
Treinos podem ser muito mais perigosos que corrida, afinal de contas, servem para provar coisas novas, e as medidas de seguranca sao, normalmente, nao tao boas quanto em condicoes de corrida, por muito que digam o contrario. Se formos levar em conta que, muitos pilotos de testes nao tem a rodagem ou a experiencia dos pilotos titulares, o risco se multiplica.
Na minha modesta opiniao, o que aconteceu foi uma soma dos fatores expostos acima.
‘E lamentavel que nao haja nenhuma versao oficial explicando o que realmente aconteceu, e que a Marussia se limite a dizer que nao foi um problema do carro deles, ou seja, que isso so serve para aliviar ou tentar tirar parte da culpa deles, pois no momento de pagar uma indenizacao ou perante a midia e o circo da F1, isso vai contar muito.
A prática(segura ou não) de encostar o caminhão para treinos onde não tem box é normal.
O F-1 tem uma série de particularidades que podem ter levado a isso: acelera com um pé e freia com o outro; botões para engatar e deixar em neutro a marcha; aceleração estupidamente rápida(mesmo para quem é experiente em outras categorias); em testes naquela situação de parada do carro é necessário acionar alguns comandos no volante(que é complicado) e que pode ter distraído ela, talvez ficou focada no volante e não calculou a distância para o caminhão. Sobre o Jonh Booth, digamos que não é nada confiável.
Mas todas estas hipóteses não diminuem a estranheza do acidente; se bem que eu já vi cada absurdo hilário em testes particulares; inclusive um piloto brasileiro que ao sair do box bateu no muro em frente ao próprio box!!!
sei q serei criticado por varios pela minha opiniao, mas acho q faltou braço pra ela guiar um carro desses. Querem colocar as mulheres em tudo q é atividade de homem, acontece isso.
A proposito, olhando por este lado, nunca vi mulher pedreiro….porque será heiiin?? F1 é esporte de HOMEM e ponto. Mulher, vá nadar, jogar volei, até futebol, basquete etc.. carro nao combina, a prova tá aí na Maria.
Fábio um absurdo o que fizeram com Jacarepaguá, um autódromo com história no esporte que poderia ainda ter um oval de nível internacional, não poderíamos ter a Indy e a Nascar no Rio? Ao menos se esse fosse um país sério e de gente descente poderia até demolir o autódromo, mas somente depois que o de Deodoro estive inaugurado… E BH que nem autódromo tem ainda? Se……
FICAMOS FELIZES QUE O RESULTADO DE NOSSAS INVESTIGAÇÕES EXCLUAM O CARRO COMO UM FATOR NO ACIDENTE.
JOHN BOOTH chefe da equipe disse isso Bela frase, bela conclusão, bela barreira de pneus( o caminhão da equipe)
Cade o multimilhonario BERNIE ECLESTONE
Suicídio? Fora de cogitação, tinha um caminhão no meio do caminho, e não deveria estar alí, INESPERIÊNCIA, fora de cogitação essa dona tem um curriculum e tanto no automobilismo, fatalidade também está fora. É de reponsabilidade do diretor de prova vistoriar todo o circuito seja prova ou teste, nada pode passar desapercebido. Quanto ao envolvimento da FIA neste teste tem sim porque eles é que teem os fiscais com norral para a devida fiscalização adequada e nacessária para toda a segurança do evento, seja em autódromo,rua ou aeroporto. É mais ou menos assim,um JUÍZ de futebol que só apita jogos estaduais ou municipais, não pode apitar um jogo internacional. Concordo que esta reponsabilidade NÃO SE PODE IMPUTAR À PIPLOTO até porque elá não é amadora. Imfelismente alguns comentários foram feitos sem o menor conhecimento da causa, temos que conhecer pelo menos um pouquinho do que comentamos sob risco de influenciar as outras opiniões. Já montei vários monopostos, já trabalhamos com os nossos sudosos DOJÕES nas forças livre, nas D3(divisão), nos Rllys alguns canpeonatos cariocas, e Brasileiros e por isto não concordo com algumas opiniões que estas sim me parecem muito AMADORAS.
Não sou da área nem expert em engenharia de F1, mas desconfio, com meu desconfiômetro, que estes carros, ao reduzir a velocidade acionando o freio, se não houver redução correta da marcha semi automática, assim que se tira o pé do freio, ele não estando em completa inércia, ele volta a ganhar velocidade podendo o piloto perder seu controle, uma vez que ele não “morre” ou apaga ou passa para neutro. Acredito que em inércia completa o carro nestes casos passa pare neutro. Mera expeculação de um apaixonado por este esporte. Força para ela.
Sei que parece absurdo, mas ninguém aventou a possibilidade de tentativa de suicídio? Talvez eu não tenha entendido direito, e não tenha entendido a distância que o caminhão estava da pista, mas enfim…
suicídio? se quisesse suicídio era so apontar o bico do carro no entre eixo do caminhao e passar lotado esperando uma cabeça decapitada kkk.
ela fez tentativas de frenagem mas a Marussia e suas “estranhices” voltou a acelerar e ela bateu.
ah, valeu, “professor” rsrs.
não tinha ligo sobre as tentativas de frenagem.
ps: suicidar-se num F1 em 2012 deve ser dificílimo, com todo o aparato…
O carro não precisa parar em algum lugar? Este caminhão não estaria por perto dos mecânicos como apoio e a velocidade do F1, neste momento, não era “mais baixa”? Não posso acreditar que foi a plena velocidade a batida e acredito que ela ocorreu com o carro retornando ao “box”. Não sei se é real, mas li que o F1 tem característica arisca no momento de desaceração no retorno aos boxes, que é um problema aos inexperientes.
Abs.
Conheço algumas pessoas envolvidas com o automobilismo com monopostos, assim como carros mais normais. Eles me falaram que a prática de deixar esses tipos de caminhão com esse equipamento de carga na metade do caminho (não à altura máxima, mas não no chão, também) é normal. Era muito comum ou ver pessoas tropeçando no equipamento quando deixado no chão, ou batendo a cabeça quando deixado no alto, então o meio termo serve – acredite ou não – como uma medida de segurança para os mecânicos frenéticos e distraídos. O problema nesse caso é que o caminhão estava parado num lugar altamente inadequado. Concordo também com a noção de que testar em aeroportos, com instalações toscas, é uma coisa perigosa. Só podia dar nisso.
Sobre este assunto preferi aguardar para omitir alguma opinião pois senão seria leviano da minha parte culpar este ou aquele. Uma coisa que me intriga é pq havia um caminhão ali. Qdo um carro está fora da pista a prova é dada com bandeira amarela até a retirada deste ou interrompida se for o caso. Então, havendo um veículo daqueles no trecho onde se fazia testes é uma tremenda irresponsabilidade. Falar depois é fácil mas nós só sabemos que tinha um caminhão qdo a infeliz notícia veio que o carro bateu neste veículo. De bate-pronto já estranhei mas até agora não ouvi nem li falarem nada do pq estar um caminhão ali. Vamos ver como isso se desenrola.
Se os testes em autódromos fossem mais frequentes (mesmo que com alguma limitação), as equipes não precisariam ir a aeroportos fazer esses ridículos “testes”. Não são locais preparados para receber bólidos que não levantam vôo. Ou seja: não fornecem o nível ideal de segurança para carros de F1. Se a Maria de Villota estivesse em um autódromo, mesmo que tivesse batido provavelmente estaria aí com os dois olhos.
Acho que a FIA que tem um olho só (e olhe lá), pois faz vista grossa para essas atrocidades.
A equipe tem o ano inteiro pra se preocupar e tentar não morrer quando o ele chegar, o que dá pra entender a falta de emoção na declaração; até porque F1 hoje é dinheiro, amor a corrida morreu com o Senna.
Infelizmente, ela perdeu o olho, mas assim que bateu me lembrou do acidente da Divina Galica, que acertou a torre de cronometragem em plena reta.
hunnnnnnnnnn, quanto moralismo no ar……(!!!!), vejo um post e alguns comentários extremamente caxias… pra minha surpresa.
Ora, o que teria acontecido ali, que não uma puta duma barbeiragem da piloto de F1 q nunca pilotou um F1….
É td tão claro, evidente, cristalino, mas não, temos que criar polemica, caçar bruxas….
A mulher enfiou o F1 embaixo de um caminhão, e tá viva pq tem sorte, sem mais, é isso.
Outra coisa, caminhões, carros de apoio, reservatórios de combustível, outros pilotos, mecanicos, muros, curiosos, esses “itens” estão sempre à disposição em um autódromo qd um carro de F1 está por perto, sorte desses outros itens que a espanhola barbeira bateu no caminhão!
Procura saber os detalhes primeiro.
O carro estava parando (baixissima velocidade e desengatado) de repente o carro deu uma arrancada rumo ao caminhão.
Não descarto a barbeiragem da piloto. Mas alguma explicação mais técnica deveria ter sido dada. Só ela teve culpa? Caminhão na pista??? Qual é? É tipo F1 Sem Mimimi?? Pelo amor de Deus. Um esporte que se diz tão seguro e severo não pode somente dar uma dessas.
Fábio, quando um acidente desses ocorre, o certo não seria a própria FIA investigar? Por que deixar a cargo da própria equipe é muito conveniente. E mais, trata-se da Marussia, que não é lá essas coisas e concorre com hispania pelo posto de pior do grid.
Abraços
Desengatado? De onde tirou isso?
FABIO, parabéns pelo documentário que vc. fez sobre a copa do mundo. Vi 2 vezes na ESPN, e imagino que sua c abeça estava virada de tantas viagens em pouco tempo e o fusi horário. Abração, Humberto
Valeu, Humberto!
Abs
A nota em inglês usa a palavra “satisfied”. A tradução para “satisfeitos” não retrata bem o conceito em inglês, que ficaria melhor se traduzido para “convencidos”. Em inglês, o nosso “satisfeito” seria “glad”. O teste não foi relizado num autódromo. Porque o envolvimento da FIA? Equipes também fazem ações publicitárias com seus carros de F1 nas ruas. A FIA deve ter envolvimento com isso?
Sobre a tradução, concordo com você. Vou arrumar lá. Sobre a FIA: qualquer teste ou exibição, mesmo em linha reta, é sancionado pela FIA.
Sim, mas o envolvimento da FIA, neste caso, é somente para garantir que nenhuma equipe utilize exibições para testar o carro, o que vai contra o regulamento. A segurança, fora de um autódromo, é exclusividade da equipe.
Quer dizer que é só pegar uma autorização da FIA e sair correndo por aí? Se a FIA permitiu o evento a responsabilidade respinga nela sim, no mínimo por omissão.
“Normal” a equipe dizer que não houve falha mecânica. Poderia estar dando munição para a piloto processar a equipe pela sua precoce aposentadoria. Lamentável.
Pois é Fábio,
apesar de achar que foi um daqueles acontecimentos provocados pelo imponderável, não entendo o porque do caminhão estar naquele local com o equipamento aberto. E agora, essa nota da equipe se arvorando à culpar a piloto. Estranho, muito estranho!
Elson Aquino
“satisfeitos em saber que não houve nenhum problema do carro e que o chassi está liberado para o próximo final de semana”. Ou seja, foda-se se a piloto perdeu um olho. O importante é que aquela merda de carro pode ir para a pista. Pelo visto, essa equipe é realmente uma nanica. Tanto no carro, quanto na sua postura.
É bem por aí…
Abs
Boa…
Perfeito!
Perfeito, retrata bem toda a nossa indignação com essa equipe de merda, a FIA deveria banir esses irresponsáveis que estão tentando jogar a culpa na Maria, pobre Maria….