Divã
11/07/12 16:30Ainda não li, mas já dá para afirmar que a amiga Vanessa Ruiz fez uma bela entrevista com Massa para a revista “ESPN” deste mês.
Alguns trechos, sobre o acidente de 2009 e o mau rendimento dos últimos tempos:
“Já cansei de pensar nisso. Até porque, eu posso ser o que for, mas não sou estúpido. Não só pensei como fiz 45 mil exames. E depois de todos que eu já tinha feito na época [do acidente], eu cansei de fazer mais coisas para ver se tinha algo que a gente não conseguia enxergar. E não tem. Todos os médicos dizem que não tenho nada, que estou absolutamente igual. Então, não tem um porquê, não tem um motivo”.
“O que influiu mais nesse lado foram os resultados ruins. Eles não ajudaram, ainda mais vindo de um acidente. É um momento mais difícil para a cabeça. Quando eu começar a ter bons resultados, isso vai ajudar também. Fui procurar um psicólogo, fui fazer terapia. Tenho que tentar tudo até o fim, porque eu acredito que as coisas vão mudar, vão voltar ao normal”.
Mais sobre a entrevista, aqui.
Parabéns à Vanessa e à turma da revista. E ao Massa, pela coragem de falar. “Procurar um psicólogo” não é nenhum demérito, como vi gente escrevendo por aí. Pelo contrário, é algo corriqueiro no esporte, no dia-a-dia de tanta gente. Buscar ajuda, em qualquer circunstância, é um mérito. E uma demonstração de luta para querer melhorar.
(Já fiz terapia algumas vezes, e é ótimo.)
Saindo daqui vou passar na banca.
Muito legal ele procurar ajuda. Mais ainda acho que ele deveria sair da Ferrari. Ele não é valorizado lá. Estão acabando com a carreira dele.
Tomara a psicóloga mostre o pontencial que ele tem e ele va mostrar seu talento pra quem mereça.
Boa sorte ao Massa
O Nelson Piquet foi direto na ferida ao afirmar que qq panca séria, tira quase um segundo do piloto. Aconteceu com ele naquela curva/reta onde quase morreu e o outro não escapou. Demora pra recuperar o segundo perdido e, para alguns, não se consegue. Considerando que o 1º piloto da FERRARI é inegavelmente superior, a pressão é maior. Me parece que caiu a ficha e lentamente Felipe vem se encontrando com seus limites. É bom piloto mas dificilmente conseguira ser campeão. Uma pena, diga-se.
Não sei o que o Massa tem, mas que tem gato nessa tumba tem!!
May the force be with you, Massa. Pelo menos que seja a Force India em 2013.
Peraí!!!!! Ainda tem gente tola nesse mundo que acha demérito fazer terapia??? Putz!!!!
Todos queremos que ele volte a vencer, mas na Ferrari, acho difícil. Lá o espanhol manda prender e manda soltar. Não tem segundo piloto. Tem colaboradores e funcionários dele. Além dos chefes, claro.
Reforça a teoria do FS de que o motivo é o “faster than you”. Parabéns!
Concordo com vc Fabio. Gosto muito do Massa e pra falar a verdade vejo as corridas por causa dele também. E se ele foi a psicologo, pois melhor pra ele e quem sabe melhor pra gente como torcedor, quem sabe ele naum leva alguma corrida esse ano. Estarei sempre dando força para nossos brasileiros na F1 e é assim que tem que ser. Abraço!
Bom dia Fabio, legal não ter visto essa semana os blogueiros usando esse espaço para detonar Massa e Bruno, legal tambem a declaração de Massa, mas como sou vitima de um acidente tambem, facil entender que toda vez que batemos de frente com o inesperado, passamos a acreditar que pode acontecer novamente, com isso muda tudo, com certeza o Felipe não desaprendeu, mas jamais vai se colocar em situação de risco, se o carro estiver bem e ele se sentir seguro vai dar tudo certo sim, e estamos vendo isso nas ultimas corridas, outro exemplo deve ser o fato do Bruno não estar conseguindo ser mais rapido que Maldonado nos treinos, não podemos esquecer que é sobrinho do Senna e sabe que machuca, e Maldonado arrisca mais, e estamos vendo se enfiar em confusão toda hora, e da mesma forma acontece com quem já batizou o muro de um circuito oval na Indy, passa a correr longe dele, e para ser rapido precisa estar bem proximo dele sempre, é do ser humano acreditar que nunca vai acontecer com ele, isso da oportunidade de tentar tirar um coelho da cartola.
Fábio,
Considerando o alto nível de cobrança, bons resultados, stress, agenda lotada e tudo mais que envolve o circo, não é de admirar que o Massa tenha procurado terapia. Admirável é que não tenha feito isto antes.
Muito bom, parabéns para a repórter!
Agora, passar na banca? taí uma coisa que eu não via faz tempo.. rsrs
Agora compra-se tudo online para Ipad e Android.. kkk
Na minha opiniao acho que o Felipe este ano está sem sorte.É um bom piloto como os demais.Todos lutam para serem os melhores,mas só alguns saem vencedores.
Olá Fábio, você mais uma vez está coberto de razão. Procurar ajuda é a coisa mais sensata que o ser humano pode fazer. É saber que algo precisa mudar para melhor. Criticar é fácil, palavras custam pouco. Aos que criticam, vão lá e façam no mínimo igual. Parabéns pelo blog e um forte abraço.
Muito legal ele assumir isso publicamente, é óbvio que qualquer ser humano que passe por isso fica marcado (por menos que ele se lembre ou se culpe pelo acidente). Acho que reforça muito o lado emocional de um esporte individual, assim como o tênis se o cara não acreditar em si mesmo 100% do tempo ele não tem resultados, apesar de não gostar deles como pessoas acredito que são os diferenciais do Schumacher e Alonso (apesar que hoje em dia a bola do alemão deve ter baixado bastante).
Só que não acho o Massa um ótimo piloto e por isso acredito que mesmo se recuperando não vá conseguir disputar um título da F1 ele perdeu a chance que teve…..
porém fadou-se a segundaço!
Vai só.
chato não este momento nao acham ….
A realidade do acidente om Felipe Massa é de inteira resposabilidade de Ross Brawm dono da equipe Brawm , onde a mola da suspensão traseira de Rubens Barrichello soltou a mais de 200 km/h atingindo a cabeça de Felipe como se um missil, tão forte foi o impacto frontal que Massa parou no Muro, veja bem um acidente terrivel, onde Massa sobreviveu graças a proteção Divina a sobrevida de Felipe deve-se a equipe medica e a Deus que protegeu a vida dele , seja como for o fato em si traz muita duvida imagine na cabeça de Felipe Massa, ninguem de sã conciencia acho que foi facil sobreviver este trauma terrivel, não é demérito ou superação que não precisa de terapia de psicologas e agente da saúde mntal, superar é uma tarefa dificil, penosa, por tanto a entrevista que Massa concedeu a Vanessa Ruiz é digna de corragem sim fica aqui o meu apoio a este bom piloto Felipe Massa sorte e força …..
Opa!
Não vi nenhum comentário seu sobre o acidente da Marusia com a tal pilota…ficou td mto obscuro…dá uns pitacos aí!
Abraço!
Ah ah ! Achei que você fosse passar no Psiquiatra ! É brincadeira Fábio. Adoro seu blog. Também já fiz terapia e se pudesse continuaria fazendo.
Puxa, esta aí uma decisão sensata. Buscar um Psicologo. Uma vez vi um casal que buscou a terapia pra se resolver. Mas o que buscavam era a separação mesmo, porém sem traumas. Espero que este profissional, ajude e oriente este piloto a abandonar definitivamente a categoria. Sem traumas pra ele, e pra alegria de milhões de brasileiros.
Alonso pode ser muito bom mais perdeu um titulo muito mais nas maos do que o que o Massa perdeu , Massa foi la e fez o dever de casa e ele ficou esperando o Petrov ou alguem sair da prova , entao cada um com um vice campeonato e ponto final, Massa fica tranquilo vc nao deve nada pro Alonso !
Eu queria ver o Massa fazendo outra corrida como a da Hungria em 2008! Só que sem quebra de motor dessa vez… Aliás se aquele motor não quebra e se o pit em Cingapura não fosse aquela lambança… Massa teria sido campeão de 2008 com 17 pontos de vantagem sobre Hamilton!!! mas o se não existe………
Isso só mostra que o cara é competente e quer melhorar, Alonso é um piloto brilhante? sem sombra de dúvida, só que nunca achei essa diferença toda em relação ao Massa, infelizmente para nós brasileiros a Ferrari tradicionalmente foca no 1ºpiloto e o outro fica muito em 2ºplano, vide o “is faster than you” logo no começo do campeonato que acabou com o moral do Massa, aconteceu a mesma coisa com o Rubinho em relação ao Schumacher. Quando a Ferrari focou em Massa, ele não foi campeão por 1 ponto, em parte por erro da própria Ferrari com aquele pit desastrado em Cingapura, continuo achando que um brasileiro só será campeão novamente correndo pela Mclaren ou RedBul, onde a disputa entre os pilotos da equipe é mais aberta.
Fábio, continuou achando que o único problema do Massa é… “Fernando é mais rápido que você. Você confirma que entendeu a mensagem?” Pô… isso derruba qualquer um…
COM TEAM-MATE FRACOS, ALONSO É ASSIM: O SEGUNDO PILOTO ENTRA NA PISTA E VIRA O MELHOR TEMPO DA VIDA DELE NUM CARRO DE F1 – ALONSO VAI LÁ E RESPONDE COM 0.5s MAIS RÁPIDO. COM CERTEZA, O SEGUNDO PILOTO VAI PRECISAR IR MUITO AO TERAPEUTA E AO PSCICÓLOGO PRA VER O QUE ESTÁ ACONTECENDO.
Realmente. Procurar um psicólogo não é nenhum demétrio. E acho que Felipe Massa pensa muito sobre o seu rendimento, analisando seus aspectos negativos e positivos para solucionar o fato.
Minha última esperança em relação ao Massinha Coitadinho era sequela do acidente… Se todos os exames médicos monstram que não houve, então ele é um piloto fraco mesmo! (para a Fórmula 1)
Massa foi Vice-Campeão mundial, foi um piloto top que disputou um título até a última curva, perdendo injustamente. Conseguiu usar um macacão verde e amarelo pilotando pra Ferrari. Mesmo diante de todas as dificuldades, está fazendo de tudo para melhorar. Não se contenta com pouco. Não sei vcs, mas eu me orgulho dele.
Se a pessoa pode procurar um profissional para um problema no coração, p.ex., por que não pode procurar um que lhe ajude nos problemas psicológicos?