Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Pílulas do Dia Seguinte

Por Fábio Seixas
09/07/12 10:38

“Nada mal para um segundo piloto.” A célebre frase de Webber após a vitória em Silverstone, dois anos atrás, encaixa perfeitamente na situação atual. O australiano está na luta pelo campeonato não apenas por suas duas vitórias mas também por sua regularidade. Depois de Alonso, é o piloto que pontuou em mais GPs até agora. Só não marcou pontos na Espanha. Sim, Vettel está em terceiro, não pode ser descartado, mas não vem mostrando o mesmo brilho de temporadas passadas. Estou curioso para acompanhar o comportamento da Red Bull nas próximas provas caso essa distância aumente;

“Há muitas especulações sobre a Ferrari, e não podemos controlar o que outras pessoas dizem. Mas Mark quer continuar na equipe no ano que vem e vamos conversar sobre isso nas próximas semanas”, disse Horner. Até pela falta de opções na Toro Rosso, acho que o veterano renova;

Quando corria na World Series, Maldonado correu risco de banimento por suas atitudes na pista. Na GP2, também vivia se metendo em lambanças. Ontem, após ter feito o que fez com Pérez, o venezuelano declarou que não vai mudar seu estilo. Tem a ver, claro, com as punições brandas da FIA. Deixar para julgá-lo após a prova foi um erro. A punição dada foi outro equívoco: € 10 mil e um puxão de orelha. Bandeira preta existe para quê?;

Aliás, vale uma comparação com Bruno. Com os dois pontos em Silverstone, o brasileiro chegou a 18. São 11 a menos que o companheiro. Uma questão importante é que Bruno pontuou em 5 dos 9 GPs até agora. Maldonado, em apenas dois. E 25 de seus 29 pontos são pela vitória em Barcelona. Minha aposta é que Bruno termina o ano à frente do companheiro. E meu diagnóstico é que é injusto dizer que ele está fazendo um mau campeonato;

Massa fez ontem sua melhor prova em muito tempo. Não chegou ao pódio porque a Red Bull foi mais esperta na estratégia e porque Vettel acelerou muito antes daquele primeiro pit. Mas seu campeonato continua bastante ruim;

Comendo pelas beiradas, Raikkonen já é o quinto no campeonato. Taí um pilotaço;

Começa a pintar um cheirinho de crise pelos lados de Woking. Descontente com o desempenho em Silverstone, Hamilton saiu atirando: “Ainda estamos na briga, mas vai ser difícil continuar assim. Não são apenas Ferrari e Red Bull que estão à nossa frente. Um monte de carros está.” Questionado por um repórter se o carro era “defeituoso”, respondeu: “Eu não estou usando essa palavra, mas vou deixar que você a use”;

Na GP2, parabéns para Razia. Prova a prova, o baiano vem consolidando sua condição de grande piloto da categoria nesta temporada. Mais do que o título, o importante ali é que Ecclestone é dono da bagaça e, até para valorizar seu produto, faz questão de ver o campeão correndo na F-1 no ano seguinte. Para registro: após algumas provas ruins, Nasr se recuperou na Inglaterra e vem fazendo um campeonato ok para um piloto estreante;

MotoGP: Stoner não deve ter dormido nesta noite;

Indy: Power vai conseguir a façanha de perder outro campeonato. Vencedor em Toronto, Hunter-Reay merece a liderança.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Bruno M. comentou em 09/07/12 at 16:16

    Tambem acho que o Bruno nao vem fazendo uma temporada ruim. Está claro que ele nao consegue ser tao rapido quando o Maldonado, principalmente nas classificacoes para o grip de largada, mas se nao fosse a vitoria em Barcelona, o Maldonado só teria 4 pontos. Se o Bruno corrigir o desempenho sofrivel nos treinos, pode facilmente obter posicoes melhores na corrida.

  2. Caio Peixes comentou em 09/07/12 at 16:13

    Isso mesmo Fábio Seixas aprendeu a aplaudir quarto e oitavo lugares.

  3. RealBR comentou em 09/07/12 at 14:56

    ACABO DE FOLHAR UM ARTIGO NA AUTOSPORT, NO QUAL O ENGENHEIRO CHEFE DA MCLAREN, DIZ QUE LEWIS NÃO VAI DEIXAR QUE A REGULARIDADE EM PERFORMANCE DO CARRO E DA EQUIPE, INFLUENCIEM QUANDO ELE LEWIS, TIVER QUE DECIDIR DE UMA VEZ POR TODAS SE FICARÁ NA EQUIPE PRA 2013. O QUE EU PENSO DESSA DECLARAÇÃO DO ENGENHEIRO? OU ELE ESTÁ MENTINDO OU O HAMILTON É MASOQUISTA.

    • RealBR comentou em 09/07/12 at 15:00

      SÓ UMA CORREÇÃO: …”NÃO VAI DEIXAR QUE A FALTA DE REGULARIDADE EM PERFORMANCE DO CARRO E DA EQUIPE, INFLUENCIEM…”

  4. Thalisson comentou em 09/07/12 at 14:38

    “Comendo pelas beiradas, Raikkonen já é o quinto no campeonato. Taí um pilotaço;”

    Sinceramente, maior puxação de saco da temporada até agora… Ele é ótimo piloto sim, mas não mostrou isso nessa temporada por enquanto. Nada de excepcional.

    Maldonado tem que tomar punição de bandeira preta, perda de posições para outra corrida para aprender… está muito sem noção… A corrida de quem ele vai estragar no próximo GP?

    Vejam la pessoal: http://www.tudoemtecnologia.com/

    • Rafael Alves comentou em 09/07/12 at 16:04

      Se você considerar que a Lotus não tem um carro vencedor, apenas bom, é um elogio que cabe sim. Estar em 5º com um carro que não venceu ainda é mérito do Raikkonen. Já passou Button no campeonato e está a 9 pontos de passar Hamilton no campeonato. E se a Mclaren continuar com o carro que tem, Hamilton vai perder o 4º lugar sim.

      • Paulo comentou em 09/07/12 at 16:37

        É óbvio que o carro da Lotus é ótimo. Kimi precisa recuperar o ritmo e Grosjean ser mais regular. Pilotos melhores nos carros da Lotus e a mesma já estaria a frente inclusive da Mc Laren, que começou com um ótimo carro e hoje possui um carro que nem bom é…

  5. Alex comentou em 09/07/12 at 14:25

    Realmente, seria legal ver o Webber campeão. Se ele mantiver a regularidade, pode chegar lá. Na boa, não acho que o Bruno termina o campeonato com mais pontos que o Maldonado. O brasileiro também apronta das suas nas corridas e ainda é muito ruinzinho nos treinos de classificação. Sobre Raikonen ser “pilotaço” e estar “comendo pelas beiradas”, não é isso que vejo nas corridas. O finlandês não fez nenhuma prova brilhante desde que retornou. Só ultrapassa quando o carro da frente está com os pneus esfarrapados. Larga mal, depois rema tudo de novo para terminar no mesmo lugar ou no máximo uma posição à frente. Fica fazendo voltas rápidas no finalzinho da prova. Isso é muito pouco.

  6. Marcelo comentou em 09/07/12 at 14:02

    Fábio…

    …não sei se você sabe me responder isso, mas gostaria de saber qual a opinião de Frank Williams sobre o desempenho do Bruno esse ano? Por acaso já houve algum comentário da parte dele sobre o brasileiro?

    • Fábio Seixas comentou em 09/07/12 at 14:22

      Publicamente ele vem apoiando o brasileiro.
      Abs

    • Pedro Coelho comentou em 09/07/12 at 14:42

      Marcelo,
      O que interessa a equipes decadentes como a Williams não é a competência do piloto e sim o tamanho do bolso do patrocinador

  7. Hector comentou em 09/07/12 at 13:28

    Christian Tortora, um frances que comenta a F1 para a tv canadense, cravou durante a transmissao que Silverstone era a ultima corrida do Bruno na Williams. Achei estranho o comentario, mas ele disse que era o assunto mais falado no padock. A informacao procede, Fabio?

    • Fábio Seixas comentou em 09/07/12 at 13:41

      Acho que ele comeu bola…

    • ANDRE DE ITU comentou em 09/07/12 at 14:46

      Hector,Bruno tem contrato ate o fim do ano.

      • Hector comentou em 09/07/12 at 19:14

        Contrato na F1 vale tanto quanto o De la Rosa pilotando uma Hispania… nao vale quase nada… Ne, nao?

    • Carlos comentou em 09/07/12 at 17:50

      Na TV francesa (TF1) o locutor disse exatamente a mesma coisa, que o desempenho do Bruno não estava chegando no minimo aceitável e que o Bottas assumiria já na próxima corrida.

  8. G. Victor comentou em 09/07/12 at 13:00

    Parabéns Fábio pela coluna…sempre com comentarios elucidadores e informações de bastidores. Legal tb a interação com os comentários!

  9. Alexandre/Iraí-RS comentou em 09/07/12 at 12:59

    Gostaria de responder ao Bruno, mas vou colocar outro post pois assim podem me dar a tréplica se eu estiver enganado. Nem sempre ser o mais rápido é ser melhor. Montoya era muito rápido e quantos campeonatos ele ganhou? Mansell era muito rápido e venceu uma única vez e ficou mais conhecido pelas suas trapalhadas. Senna era o mais rápido de todos na suas época, mas não foi o que mais ganhou títulos. Já Prost venceu mais por aliar rapidez e regularidade. A corrida de Mônaco de 1989, por exemplo, Sena perdeu com uma volta de vantagem para o segundo colocado. Bateu. A F1 cansou de provar que a regularidade é melhor que velocidade pura. O seu Maldonado pode ser muito rápido, mas qualificar bem não significa nada. Não dá pontos. Assim como o Fábio, creio que o Bruno termina o campeonato à frente do venezuelano. O Webber aprendeu isso. Antigamente ele só qualificava bem e não terminava provas. Hoje ele é um dos mais regulares do grid. Damon Hill não era um piloto rápido mas era extremamente regular e foi campeão. E era muito mais piloto que o Pastor. Se deu para ele ser repreendido pelos seus companheiros, como o Perez, é por que tem algo errado com o cara. Enquanto continuar desligando o cérebro na hora de pilotar, o Maldonado não tem futuro. Deveria se tratar com um psicanalista. Acho que Freud explica o que se passa com o sr. Pastor Maldonado.

    • Pedro Coelho comentou em 09/07/12 at 14:40

      É interessante como nós brasileiros somos tendenciosos a resultados. Quantas vitórias tem o Webber na Formula 1? É o maior hoje somente porque venceu ontem. Há quantos anos ele corre? COmpare com o perfil de MAssa em numero de vitórias e tempo de formula 1. Só para se ter uma ideia, este mesmo Webber corria e perdia em tomadas para o Pizzonia a ponto de chegar a exigir que o brasileiro fosse tirado da Williams. No grid tem um grande piloto – Alonso. E o que era o maior de todos Schumacher.O restante, Hamilton, Button, Vettel com seus dois titulos, Massa, Rosberg são bons pilotos. O resto tem que provar. O bolivariano Maldonado ganhou uma única corrida, em circunstancias absolutamente anormais e virou grande. Grande quebrador e batedor de carros. O Perez já é o grande idolo. Idolo de que? Talvez se a Formula 1 tivesse menos Perez, Maldonado, Kobayashi e menos escuderias de carrinhos de brinquedo fosse mais interessante. Hoje Formula 1 e Indy estão no mesmo nível de mediocridade. A única diferença é a competência extra pista. Aí sim existe um GENIO da Formula 1 chamado Bernie Eclestone.

    • ANDRE DE ITU comentou em 09/07/12 at 15:04

      Alexandre,o Maldonado me faz lembrar um brinquedo dos anos 80 estilo autorama,era o T.C.R. e tinha um carrinho trapalhão que toda hora fazia lambança…

  10. Eduardo comentou em 09/07/12 at 12:36

    Em relação a F1 confesso que ando meio de saco cheio dessa politicagem e ainda essa possibilidade de beneficiar a Ferrari.
    O legal dessa corrida foi ver a melhora da Red Bull. Torço por qualquer um que possa derrubar a Ferrari e o mala do Alonso. A Maclarem também merece muito.
    Quanto ao Massa, considero ele um bom piloto mas de carater no mínimo duvidoso. Para quem não sabe no início da temporada ele não foi bem porque trabalhava no acerto do carro do Alonso. A melhora dele se deu apenas quando o carro do Alonso ja estava acertado e ele pode trabalhar em um acerto melhor para si mesmo. Então o Massa não é o segundo piloto da Ferrari mas sim o piloto de testes do Alonso.
    Acho que se o Massa tivesse o mínimo de dignidade ele tinha saído da Ferrari. Mesmo que fosse correr um ano de Rally como o Raikkonen fez.
    O Massa nunca será mais que um piloto se testes de luxo na Ferrai.A permanencia dele na Ferrai é muito pior para ele. Ele não tem o meu respeito por isso.
    Por último a ironia da Ferrari é ser a equipe que briga por 3 pilotos na F1. Para que eu não sei. Imagina 2 pilotos trabalhando pelo Alonso. É dose…..
    Duvido que o Mark Webber va querer se se sujeitar a isso. Se ele reclama de ser segundo piloto na Red Bull não vai querer ser piloto de testes do Alonso na Ferrari.
    O Raikkonem sim um piloto de caráter.

    • Laudo comentou em 09/07/12 at 14:32

      Correção: não é que o Massa trabalhava acerto para Alonso, é que ele foi obrigado a usar o acerto do Alonso no seu carro. Quando ele passou a fazer um acerto diferente, as coisas melhoraram. Já quanto ao caráter, acho no mínimo temerário julga-lo à distância. Me parece um ótimo rapaz, e torço por ele.

      • Eduardo comentou em 09/07/12 at 16:38

        Torcer como se ele esta em lugar que limita o talento dele. Ele pode ir até onde o Alonso está e mais nada. Não passa disso. É triste ver um talento acabar assim. Meu ponto é que ele não precisa mais da Ferrari e não sabe ou não tem coragem de saltar fora. Sei la talvez vaidade.

    • cfmorais comentou em 09/07/12 at 15:16

      Teve uma matéria há pouco tempo que estimava quanto cada piloto ganhava. Qual era o salário do Massa? De repente ele acha que alguns milhões de dólares por ano compensam ser piloto de testes ….

      • Eduardo comentou em 09/07/12 at 16:42

        Esse é o ponto. Tem dinheiro sobrando, tem nome. Não precisa se sujeitar a essa humilhação na Ferrari. Lugar para correr não falta por ai para um piloto da categoria do Massa. Ele faz o que quiser eu não tenho nada com isso, essa é apenas a minha opinião.

    • Murilo Rodrigues comentou em 09/07/12 at 15:52

      Coloquem, uma vez por todas, uma coisa em suas cabeças. O cara está lá por ele e não por voces. Parem com isso. Se ele quer ficar na equipe, é problema só dele e de mais ninguem. Eduardo, respeito seu ? Para que? Massa já fez a vida dele, deixe o cara em paz.

      • Eduardo comentou em 09/07/12 at 16:51

        Lógico que minha opinião pouco importa para o Massa. Lógico que ele corre para ele e não para o Brasil. Certíssimo. O que se discute aqui são possibilidades e opiniões.
        A minha opinião é que o Massa ta vacilando em ficar na Ferrari. Acho ele pouco valorizado por la e não é mais um iniciante. Tem talento, grana de sobra e um nome como piloto. Porque se sujeitar a isso? É ele que ta com a faca e o queijo na mão. Ta na hora de dar uma banana pra Ferrari e buscar novos horizontes. Ta agindo como se fosse um trabalhador comum que depende do salário para viver e não tem muita opção de mudança. Mas de novo é só a minha opinião que serve mais para o debate por aqui mesmo. Nada oficial.

    • Super-Téo comentou em 09/07/12 at 15:52

      Meu irmão, GANHANDO o q ele ganha, eu seria piloto de fogão p/ Alonso com a maior tranquilidade!
      Existe UM CONTRATO q o cara tem q seguir e pronto!
      Quem quer estar lá, tem q seguir as ordens ou tá fora!

      • Eduardo comentou em 09/07/12 at 17:00

        Que isso. Dinheiro é importante assim pra gente que tem ele contado. O que o Massa tem de grana ja garante até o bisneto dele.
        O meu ponto é com grana sobrndo, talento e nome na profissão porque ele não manda a Ferrari passear. Essa é a minha opinião?
        Você continuaria no seu trabalho se ele te apagasse em função de um outro profissional e você não tivesse problema nem dinheiro nem de se recolocar no mercado?

  11. Paulo Whittmann comentou em 09/07/12 at 12:25

    Fábio, o que há de verdade sobre o Razia e ser piloto de testes/reserva da McLaren em 2013?

    • Fábio Seixas comentou em 09/07/12 at 12:38

      Não tenho essa informação.
      Abs

    • Bruz comentou em 09/07/12 at 21:00

      O Razia é lider hoje da GP2, se finalizar campeão de seguro vai pra principal. Quem quita se numa Willians ou Sauber…

  12. Jo Lima comentou em 09/07/12 at 12:23

    Massa é um bom piloto – mas a curva fora de sua carreira foi o ALONSO IS FASTER THAN YOU. O que ele deveria ter feito era ir pra outra equipe, mas decidiu ficar. E aí ele errou.

    • Eduardo comentou em 09/07/12 at 12:58

      Concordo plenamente

    • Plauto Mendes comentou em 09/07/12 at 13:55

      Concordo,

    • ANDRE DE ITU comentou em 09/07/12 at 14:24

      Jo Lima,acredito que essa curva começou um pouquinho antes do FASTER THAN YOU.para mim o Alonso mostrou quem manda naquela ultrapassagem na entrada dos boxes.

      • Guilherme comentou em 09/07/12 at 15:56

        Pra mim também foi exatamente nesse dia (GP China 2010)

    • Laudo comentou em 09/07/12 at 14:34

      Pra ser mais específico, foi quando ele recolheu o carro na entrada dos boxes pra não bater o espanhol que o ultrapassou logo na primeira corrida pondo ambos em risco. Se tivesse sido duro ali, talvez tudo fosse diferente na sequência (ou mesmo demitido, eh eh eh)

      • Maicon comentou em 10/07/12 at 2:50

        Concordo… começou com a entrada nos boxes… massa nao quis criar atrito (ao menos publicamente)… mas deveria ter sido HOMEM naquela hora e mantido a linha. Bater seria por culpa do alonso… E se fosse apenas pelo salario, acho que ele ja tinha saido da equipe.

  13. Gilberto Mac-Knight comentou em 09/07/12 at 12:22

    Fábio, por favor, você poderia enumerar as vezes que a Ferrari (só serviço de box) fez presepada com o carro do Felipe Massa e quanto isso custou a ele? Quanto ao seu ídolo Alonso, sabemos que NENHUMA vez! Seja honesto e responda. Obrigado

    • Fábio Seixas comentou em 09/07/12 at 12:39

      A Ferrari já errou com o Alonso nos boxes. E, em tempo, ele não é meu ídolo.

    • Carlos Patrocinio comentou em 09/07/12 at 13:45

      Eita patriotada chata… Sempre procurando uma justificativa pra algo que é bastante simples: Alonso é, simplesmente, muito, ou melhor, MUITO mais piloto do que o Massa.

      Querer transferir a responsabilidade pela diferença entre ambos é algo estúpido.

      Em 2011 o Alonso terminou com 139 pontos a mais do que o Massa (257 a 118). Este ano já tem 106 pontos a mais em 09 corridas. Pior: terminou TODAS as corridas na zona de pontuação, GANHOU duas e terminou no PÓDIO em cinco. O Massa só tem 23 pontos e a melhor posição foi um celebradíssimo 4o lugar. O cara está atrás de uma Sauber (Sergio Perez), de uma Williams (Maldonado) e de uma Force India (DiResta) na classificação geral.

      Os resultados falam por si só. Ou talvez não… Talvez eu esteja errado e seja culpa da Ferrari…

      • Laudo comentou em 09/07/12 at 14:37

        Carlos, o Alonso não é só melhor que o Massa. É melhor que todos os outros pilotos. O mais completo. Melhor que Vettel, Hamilton, Buton, Raikkonen, Weber, etc. É o melhor piloto correndo hoje. O Massa é simplesmente um excelente piloto, e só. Alonso é gênio. Senna teria muita dificuldade contra ele se fosse vivo e no topo de sua performance. Assim como Piquet, Prost, Emerson, etc. Alonso teria condições de brigar com qualquer um destes.

        • Carlos Patrocinio comentou em 11/07/12 at 9:21

          Eu sei Laudo… Concordo contigo… Minha última frase foi ironia mesmo… Rsss…

  14. Bruno comentou em 09/07/12 at 12:19

    Maldonado é muito mais rápido que o Senna, isso é inegável. Acho pouquíssimo provável o brasileiro terminar o campeonato na frente.

    • Giuliano comentou em 09/07/12 at 14:25

      Maldonado até agora se mostrou mais rápido, entretanto, joga as corridas na lata do lixo facilmente, o Bruno não está brilhante, mas bem mais regular como o Fábio escreveu. Mais dois bons resultados do Bruno e duas lambanças do Maldonado o que convenhamos não é difícil de acontecer, e o Bruno passa ele na classificação.

    • Gabriel comentou em 09/07/12 at 15:29

      Maldonado pode mesmo ser muito rápido, mas o que conta no final é cruzar a linha de chegada na frente.

    • Fernando comentou em 09/07/12 at 15:33

      A questão é que Maldonado não termina prova alguma e Senna é constante e está quase sempre pontuando. No dia que Senna acertar a mão em uma corrida passa o Maldonado em pontos.

  15. sandro karam comentou em 09/07/12 at 12:17

    Posso fazer uma pergunta que não tem nada a ver com o post?
    Porque os carros de F1 de hoje não ficam mais parados na hora da largada(após o sinal verde, claro)? Ainda acontece muito na GP2, mas na formula 1 nunca mais vi.

    • Juvenal Juvêncio comentou em 10/07/12 at 9:17

      Eletrônica meu filho, eletrônica, agora não morre mais por que não tem mais embreagem manual…agora é só acelerar e frear, não tem mais graça, aquela história de ficar sem marcha também acabou nunca mais vi, novamente a eletrônica cuidando da caixa de marchas…não tem mais piloto ruim de rampa só aqueles com o pé mais pesado que outros….

  16. Pedro comentou em 09/07/12 at 12:07

    Bem pertinente o comentário sobre o Raikkonen comendo pelas beiradas. Se conseguir vencer uma ou outra das próximas corridas e subir mais ao pódio, estará na briga no final de temporada. Carro a Lotus vem tendo pra isso.

    Daqui a pouco vem Spa e o finlandês é notório por ser extremamente rápido lá(ele e um certo alemão das antigas que ainda corre), aposto alto numa vitória lá.

    E nem é preciso dizer que ele já foi campeão justamente desse jeito, comendo quieto enquanto os outros se degladiavam.

  17. iguaçuano comentou em 09/07/12 at 12:06

    Massa, não sei se permanece, está muito queimado e nenhuma vez se quer consegue chegar na frente do companheiro.
    Senna, não faz um campeonato de todo ruim, mas o seu maior trunfo é o lambão do seu companheiro.
    Razia, seria muito bom em ve-lo numa Sauber, ou equipe similar, para ir para uma nanica vai apenas se queimar, então melhor seria continuar na GP 2, pelo menos lá vai ganhando alguma coisa.
    Abs

  18. Celio Ferreira comentou em 09/07/12 at 12:05

    Fabio precisa fazer um post dos pilotos que
    estão em baixa ( Equipe tambem).Rosberg,
    Button, Maldonado ,Peres, Koba . Toro
    Rosso, Mercedes, e Maclarem.etc……..

  19. Sidney comentou em 09/07/12 at 12:02

    Se Raikonen é um pilotaço, Massa o que é?

    • Bruno comentou em 09/07/12 at 12:18

      Um pilotinho?

      • marcio comentou em 09/07/12 at 12:49

        zé ruela

    • Eduardo comentou em 09/07/12 at 12:38

      O Massa é piloto de testes do Alonso. Nada mais que isso.
      Tem talento mas não tem coragem de largar a Ferrari e se aventurar em caminhos desconhecidos

      • Juvenal Juvêncio comentou em 10/07/12 at 9:19

        já encheu esse papo de piloto de teste.

  20. Antonio M comentou em 09/07/12 at 11:58

    Não acho que pontuar majoritariamente por causa do azar dos outros e principalmente pelas hagadas do companheiro de equipe sem um bom campeonato. Se Bruno tivesse um companheiro melhor, já estaria bem para trás …..

    • Marcos comentou em 09/07/12 at 14:27

      …e se ele não fosse forçado a treinar apenas metade do tempo que o companheiro treina, talvez estaria bem à frente…

  21. Miguel Nonose comentou em 09/07/12 at 11:48

    Analisando os números do Bruno Senna, Eu acho que ele é um bom Piloto mas Sinto que falta algo pra ele. Confiança, apoio da equipe ou quem sabe os treinos de sexta, se bem que quando ele teve os treinos de sexta não teve resultados melhores. Entre as equipes médias (Sauber, Willians e Force I.) de 6 Bruno é o Penúltimo.

    Seixas: Será que tem um escesso de cautela do bruno ao contrario do Maldonado ?? Tem alguma dica do que falta pro Bruno começar a brigar com Di resta e Perez??
    Abraço

  22. Américo comentou em 09/07/12 at 11:33

    Uma vez aqui neste blog, alguém fez um comentário sobre o Barrichello eventualmente receber uma “recomendação” para facilitar a vida do Kanaan. Do jeito que a KV é ruim de estratégia, acho que nem é necessário.

    • Antonio M comentou em 09/07/12 at 12:01

      E além da estratégia, que tanta economia de combustível é essa que precisam fazer e que em quase todas as corridas acabou com as chances de seus pliotos permanecerem em posições bem melhores ?!?!?!?!

  23. Ricardo Mondelo comentou em 09/07/12 at 11:32

    Fabio, o problema de Bruno tem sido mesmo a classificação p/ corrida, Ok? Tem como treinar isso?

  24. Giuliano comentou em 09/07/12 at 11:25

    Acompanho este blog e o do Flávio Gomes e vejo os comentários ácidos contra Felipe e Bruno, a temporada deles realmente não é brilhante, mas estão loge de serem horrorosos como muitos dizem, todos os esforços da Ferrari são concentrados em Alonso, ontem vimos que sem influências externas(quebras, batidas) o carro da Ferrari não suportou a pressão, já Bruno é marcado pela regularidade, o carro da Willians é bom, e ele tá certo, tá indo com calma pra não se envolver em batidas como Maldonado e terminar as corridas, acho que o carro lhe permite ser um pouco mais ousado, mas pra quem começou tarde no automobilismo pela morte do tio e do pai, tá bom demais. O problema é que nós brasileiros nos acostumamos com vitórias e campeontados, e quando as coisas não vão bem, descontamos nos pilotos, pra falar a verdade, até me surpreende que um País do terceiro mundo como o Brasil tenha produzido tantos campeões num esporte caro e para poucos.

  25. massa comentou em 09/07/12 at 11:20

    Fabio, estou contigo e tbem acho que o Bruno vem fazendo um campeonato regular até pela sua inexperiência mas tem potencial para crescer. Já melhorou nas largadas onde vinha sempre se envolvendo em batidas. Agora esse trabalho está por conta do Grosjean, Maldonado, Perez e Koba. Massa não fez mais que a obrigação. Agora o campeonato está separando os homens dos meninos.

  26. Ricardo Alves comentou em 09/07/12 at 11:18

    ô Fábio, põe mais 25 pontos da vitória que o alternador tirou do Vettel (e que seria a segunda do ano) e verás que ainda é, depois de Alonso, o mais candidato ao título.

  27. Luciano Henriques comentou em 09/07/12 at 11:11

    Fábio,

    Terem pegado bem leve com o MaldAnado pode ter sido influência do comissário Nigel Mansel ? pra mim, o mais desastroso da época em que ele pilotava.

    Ele, o leão, sempre pilotava com a faca nos dentes, nunca economizava equipamento.

    abs
    Luciano

  28. marli comentou em 09/07/12 at 11:03

    TEM GENTE FESTEJANDO QUARTO LUGAR

    DO MASSA,BRINCADEIRA

    • Alessandro-Palmeirense comentou em 09/07/12 at 12:00

      Normal… Tem gente que nunca chegará perto de um carro de F1 e se acha melhor do que os que estão lá…

    • Tcherno comentou em 09/07/12 at 12:03

      Eu acho que é pra festejar sim.Ferrari ainda não tem bom carro.A sorte , o nome e a inteligência de Alonso que não nos deixam perceber isso.Alonso consegue a pole depois de escapar de uma situação duvidosa (bandeira amarela).Ganhou outras corridas mais por sorte,…isso não quer dizer que seja um grande piloto,mas vamos analisar friamente…as vitorias de Alonso nesta temporada foram todas circunstancias.

      • Carlos Patrocinio comentou em 09/07/12 at 13:52

        Essa história da Ferrari não ter um bom carro é vendida pela imprensa brasileira (leia-se Globo), pra tentar justificar o fiasco do Massa, e pela própria Ferrari, pra tentar ficar fora da alça de mira das outras equipes. Tem que acabar com esse discurso pronto.

        Concordo que a Ferrari não tenha o MELHOR carro, mas daí a chamar o carro de ruim, é complicado. O problema do carro é a questão da velocidade de reta. Mas ele tem boa tração e é confiável.

        O Alonso terminou todas, repito, TODAS as corridas na zona de pontuação. Ganhou duas e, em mais da metade (cinco) foi pro pódio. Tem influência do talento, mas passa longe de SORTE. Exemplo de sorte e questão circunstancial foi a vitória do Maldonado. O resto não.

        Diria que, se não bom, o carro da Ferrari é consistente. Um piloto no mínimo consistente pontuaria quase sempre. Um piloto fora de série, briga pelo título. O que um piloto, se não ruim, mas ao menos numa longinqua péssima fase (sim, estou sendo ëducado) faria? Acho que só 23 pontos em 09 corridas.

    • pedro comentou em 09/07/12 at 12:41

      sim…um quarto…mas reparou ele que chegou a seis segundos do alonso?

    • Eduardo comentou em 09/07/12 at 12:42

      O problema não é o quarto lugar do Massa mas sim a posição dele na Ferrari como um simples escudeiro do Alonso. Ele é apenas um piloto de teste de luxo que deixam correr quando da tudo certo como ontem. Se não uma capacho apenas.
      Sebendo isso o quarto lugar foi sim um grande resultado como piloto.
      Falta coragem do Massa para quebrar essa situação em que se meteu.

      • marcio comentou em 09/07/12 at 12:52

        mais que escudeiro??se o alonso depender do massa para segurar alguem IMEDIATAMENTE atras dele, tá ferrado,faz qto tempo q massa não chega colado no alonso???

        • Eduardo comentou em 09/07/12 at 14:57

          Mais um piloto de testes mesmo. Trabalha para o acerto do carro do Alonso e mais nada. Não na corrida pois a ferrari só trabalha com um piloto. Se sacrifica o próprio acerto não vai competir de igual para igual nunca.
          Agora eu não torço pelo massa de maneira nenhuma. Acho o papel dele na Ferrari ridículo.

      • Andre Juliano comentou em 09/07/12 at 13:35

        Cara, como vc fala bobagem….

        • Eduardo comentou em 09/07/12 at 15:01

          Essa é só a minha opinião se pensa diferente fale senão guarde a sua hostilidade para si.

  29. João Magalhães comentou em 09/07/12 at 11:02

    Sinceramente, gostaria de ver o Webber campeão. Ele merece, batalha por isso. Tomara que mantenha o Sebastião longe dele, senão o comportamento da equipe pode prejudicar o andamento das coisas.

    Felipe e Bruno foram bem, até que enfim!!

    Sobre Maldonado… O cara é maluco. Frank Williams é experiente o suficiente pra saber que não vale a pena ter um piloto absurdamente rápido mas que joga os bons resultados fora a torto e a direito.

  30. ANDRE DE ITU comentou em 09/07/12 at 10:59

    Fabio,voce acha que mesmo com o caminhão de dinheiro,maldonado pode ser chutado da Williams no fim do ano?

    • Fábio Seixas comentou em 09/07/12 at 11:39

      Se o caminhão continuar lá, não.
      Abs

      • iguaçuano comentou em 09/07/12 at 12:11

        Cadê a Petrobras? a estatal venezuelana é 10 vezes menor que a Petrobras! Vergonha, vergonha…

        • Andre Juliano comentou em 09/07/12 at 13:38

          Amigo, estatal não é para colocar dinheiro nessas coisas, ainda mais num pais como o nosso, com problemas de saúde, educação e segurança. O fato da estatal venezuelana investir na carreira de um piloto, não significa dizer que isso seja o correto. SE Bruno Senna quer ter uma posição melhor na Fórmula 1 através de dinheiro em vez de competência, que procure empresas e empresártios particulares que lhe deem o dinheiro suficiente para tal.

          • ANDRE DE ITU comentou em 09/07/12 at 14:33

            Andre Juliano,se estatal não é para colocar dinheiro “nessas coisas´´,POR QUE RAIOS A PETROBRAS PATROCINA TIME DE FUTEBOL ??????? (INCLUSIVE TIME A.R.G.E.N.T.I.N.O.!!!!!). não seria mais coerente uma empresa que tem seus produtos voltados para automoveis(gasolina,oleo lubrificante,graxa…)patrocinar AUTOMOBILISMO ao inves de futebol?

          • Felipe Gomes comentou em 09/07/12 at 17:03

            Quem foi que deu $$$$ pro neto de Fittipaldi correr nos EUA? Se deram, é porque existe um “buraco” na lei que libera quantias né?

          • iguaçuano comentou em 11/07/12 at 10:52

            amigo se estatal coloca dinheiro no bolso de corrupito! por que não colocar no bolso de pilotos nacionais e que levam o nome do nosso país? Sim, eu ia esquecendo, estatal não foi criada para gerar fundo nem para educação, saúde e muito menos para segurança, isso é gerido atráves dos impostos que pagamos e que se diga de passagem estão entre os mais altos do mundo!

        • Carlos Patrocinio comentou em 09/07/12 at 13:56

          Eita inversão de valores… Concordo com o André Juliano: não cabe à Petrobras ancorar um navio de dinheiro na Williams pra agradar um playboyzinho e realizar o sonho dele de correr na Fórmula 1. A vergonha é da estatal venezuelana.

          • Marcos comentou em 09/07/12 at 14:36

            Não julgue o que você não conhece. Eles nunca tiveram um gênio como o Ayrton Senna, que deixou de herança fantásticas lembranças mas um bando de viúvas azedinhas que fazem pouco caso de todo bom piloto brasileiro que não for gênio como o Senna.
            A presença atual do Maldonado na F1 é importante para a auto-estima dos Venezuelanos e merece sim o patrocínio estatal.

          • ANDRE DE ITU comentou em 09/07/12 at 14:39

            ao Carlos Patrocinio: E PATROCINAR UM TIME DE FUTEBOL ARGENTINO PODE?

          • Bruno comentou em 09/07/12 at 15:11

            É isso aí!

          • Maicon comentou em 10/07/12 at 2:59

            PETROBRAS é uma Empresa de Economia Mista (de capital aberto), ou seja, 51% do Capital é público e o restante de acionistas, muitos sao estrangeiros (com direito a voto!). Agora, alguem acha que é a Dilma quem decide para onde vai os patrocinios da empresa?????

          • Carlos Patrocinio comentou em 11/07/12 at 9:27

            Marcos, parece que quem não conhece a realidade não sou eu. Auto-estima? Como se o objetivo do patrocínio dos venezuelanos no automobilismo fosse aumentar a auto-estima do povo venezuelano (não falo apenas do Maldonado, já que tem um monte de piloto venezuelano na GP2).

            Chavez é “presidente”desde 1999 na Venezuela. Antes disso a Venezuela tinha já tinha uma ditadura disfarçada, com revezamento dos mesmos grupos no poder. De lá pra cá nunca se preocuparam com a auto-estima do povo venezuelano.

            Este patrocínio, na verdade, é uma forma de tentar promover a ditadura petrolífera da Venezuela. Só.

Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).