Pílulas do Dia Seguinte
09/07/12 10:38“Nada mal para um segundo piloto.” A célebre frase de Webber após a vitória em Silverstone, dois anos atrás, encaixa perfeitamente na situação atual. O australiano está na luta pelo campeonato não apenas por suas duas vitórias mas também por sua regularidade. Depois de Alonso, é o piloto que pontuou em mais GPs até agora. Só não marcou pontos na Espanha. Sim, Vettel está em terceiro, não pode ser descartado, mas não vem mostrando o mesmo brilho de temporadas passadas. Estou curioso para acompanhar o comportamento da Red Bull nas próximas provas caso essa distância aumente;
“Há muitas especulações sobre a Ferrari, e não podemos controlar o que outras pessoas dizem. Mas Mark quer continuar na equipe no ano que vem e vamos conversar sobre isso nas próximas semanas”, disse Horner. Até pela falta de opções na Toro Rosso, acho que o veterano renova;
Quando corria na World Series, Maldonado correu risco de banimento por suas atitudes na pista. Na GP2, também vivia se metendo em lambanças. Ontem, após ter feito o que fez com Pérez, o venezuelano declarou que não vai mudar seu estilo. Tem a ver, claro, com as punições brandas da FIA. Deixar para julgá-lo após a prova foi um erro. A punição dada foi outro equívoco: € 10 mil e um puxão de orelha. Bandeira preta existe para quê?;
Aliás, vale uma comparação com Bruno. Com os dois pontos em Silverstone, o brasileiro chegou a 18. São 11 a menos que o companheiro. Uma questão importante é que Bruno pontuou em 5 dos 9 GPs até agora. Maldonado, em apenas dois. E 25 de seus 29 pontos são pela vitória em Barcelona. Minha aposta é que Bruno termina o ano à frente do companheiro. E meu diagnóstico é que é injusto dizer que ele está fazendo um mau campeonato;
Massa fez ontem sua melhor prova em muito tempo. Não chegou ao pódio porque a Red Bull foi mais esperta na estratégia e porque Vettel acelerou muito antes daquele primeiro pit. Mas seu campeonato continua bastante ruim;
Comendo pelas beiradas, Raikkonen já é o quinto no campeonato. Taí um pilotaço;
Começa a pintar um cheirinho de crise pelos lados de Woking. Descontente com o desempenho em Silverstone, Hamilton saiu atirando: “Ainda estamos na briga, mas vai ser difícil continuar assim. Não são apenas Ferrari e Red Bull que estão à nossa frente. Um monte de carros está.” Questionado por um repórter se o carro era “defeituoso”, respondeu: “Eu não estou usando essa palavra, mas vou deixar que você a use”;
Na GP2, parabéns para Razia. Prova a prova, o baiano vem consolidando sua condição de grande piloto da categoria nesta temporada. Mais do que o título, o importante ali é que Ecclestone é dono da bagaça e, até para valorizar seu produto, faz questão de ver o campeão correndo na F-1 no ano seguinte. Para registro: após algumas provas ruins, Nasr se recuperou na Inglaterra e vem fazendo um campeonato ok para um piloto estreante;
MotoGP: Stoner não deve ter dormido nesta noite;
Indy: Power vai conseguir a façanha de perder outro campeonato. Vencedor em Toronto, Hunter-Reay merece a liderança.
Eu não vi todas as corridas na minha vida. Mas nunca vi uma bandeira preta.
Apos errar o local do pit em Portugal em 89 Mansell recebeu a bandeira preta.
Senna em 88 no rio apos largar dos boxes com o carro reserva (ele não poderia ter trocado de carro entre a formação do grid e a largada) foi recebido tb com a bandeira preta.
Bruno Senna precisa de consistência em voltas rápidas, isto ele não tem ainda, por culpa dele ou do carro, não sei, mas não tem… Maldonado é mais rápido, mas muito agressivo. Antigamente, ser agressivo nas pistas até era uma vantagem…(Senna, Mansell, Alesi)
Mas agora , com a “abertura de asa” e kers, pilotos não precisam fazer tanta força pra ultrapassar e pilotos como Webber se destacam mais… Acho que este ano a Ferrari não guenta ir bem até o final do ano… Se isto acontecer, Alonso escreve sua história em definitivo na F1 …
Vettel seria o líder do campeonato caso não tivesse o problema do alternador em Valência. Então Fábio, sua afirmação a respeito de Vettel (não vem mostrando o mesmo brilho de temporadas passadas) deve estar equivocada.
Gostei da corrida do Bruno, a do Massa foi boazinha, mas acho que ele ainda está devendo um pouco ( muito ).
Fabio, como vc mesmo disse as punições da FIA são muito brandas, será por isso que estes pilotos ( Maldonado ) fazem essas lambanças nas corridas, jogam seus carros em cima dos outros e não está nem ai? E será se eles colocarem umas punições mais severas os pilotos não irão ficar com medo de ser agressivos?? Diz o que vc pensa sobre isso Fabio. Abraços!
Fabio, os narradores da F1 aqui da França, Jacques Laffite incluso, falaram muito de uma saida imediata do Bruno, cedendo a vaga ao piloto reserva, por maus resultados. Vc sabe deste boato?
Não. E duvido que aconteça agora, se é que vai acontecer.
Abs
Fabio, não tinha como falar do Raikkonen em mais de uma linha, né!!! rsrsrs.
Apesar de ser uma menina com 26 anos de idade e 22 como telespectadora assídua da formula 1 e sem nenhum conhecimento técnico, na minha leiga observação , vejo o Raikkonen como um dos pilotos com mais talento natural que já passou pela formula 1. Não tô dizendo que ele é melhor que Hamilton, Vettel, Alonso, Schumacher, Ayrton Senna,
mas fico impressionada com a discrição, simplicidade e objetividade com que ele resolve as coisas na pista. Será que se ele tivesse uma impulsividade na pista e fora dela assim como os outros pilotos ele também seria reconhecido como um dos Grandes? O que vc acha Fabio? gostaria de ouvir um especialista pra não ficar no achismo! abç.
Em termos de talento, coloco Raikkonen entre os melhores. Mas ele já deixou claro algumas vezes que não curte o ambiente ultraprofissional e chato da F-1.
Abs
Fábio Seixas, vc é parente do saudoso Raul Seixas?
Sou.
Abs
como assim,Fabio? explica isso direito!
OMFG… Como assim? Hua, hua… Agora EU PRECISO saber disso…
Fabio, é sério mesmo?
Serio…conta essa historia….rs….
Fabio,
Na atual F1, eu acho que se o Bruno conseguir melhorar 3 ou 4 posições na classificação, em média, fará uma diferença enorme nas suas corridas. A diferença entre largar em oitavo ou décimo-segundo é muito grande no desenrolar da prova. Primeiro que você fica preso em um pelotão mais lento, muitas vezes andando junto e todo mundo perdendo tempo nas disputas. Segundo que quando você faz o primeiro pit (hoje, muitas vezes, com menos de 15 voltas) cai lá para trás e tem que perder tempo passando Marussias e cia. Por fim, temos que considerar que a Williams é um carro mediano e sofre para ultrapassar uma Force India ou Sauber. Ficar atrás de um desses carros que esteja, por exemplo, com pneus desgastados e em uma estratégia de menos paradas, pode custar em dez voltas quase vinte segundos para quem estiver 3 ou 4 posições à frente.
Nem Maldonado é o fenômeno que alguns querem criar, nem Bruno Senna é um piloto incompetente, como dizem os corneteiros de plantão. O que tem feito diferença é a classificação. E nisso, a hora e meia a menos de treino a sexta-feira está sendo prejudicial a Bruno. Em tempos de treinos particulares proibidos e pneus de performance incerta, este tempo perdido é terrível. Que o digam os próprios projetistas, que estão sofrendo com a falta de tempo de pista que os computadores e túneis de vento não podem substituir plenamente. Nessa hora, o “caminho” do acerto que vem dos engenheiros pode não “casar” com o do piloto. Acho que Massa e Bruno podem estar sofrendo com esta situação. O caso da Mercedes é um bom exemplo. Schumacher já estava sendo reaposentado pela crítica, “levando pau” de Rosberg. Mas algo mudou no carro nas últimas corridas e o velho campeão já está deixando na poeira o companheiro. Ou ele encontrou a forma de acertar e pilotar a Mercedes.
Você concorda, Fábio, que a falta de quilometragem da atual F1 tem dificultado a vida dos pilotos cujos carros não “nasceram” para seu estilo? Ou os pneus é que são o mistério?
Gostaria de comentar algo com todos que expuseram seus comentários:
Todos estão dizendo que a Ferrari errou na estrategia de Alonso mas eu acho que eles fizeram o certo. Webber com tanque cheio andou 14 voltas e tomou em torno de 5 segundos ou mais de Alonso com o pneu duro. Agora vejam Alonso andou acho que 15 voltas com o macio e perdeu 8 segundos (5 que tinha antes da parada e mais 3 após Webber passar).Em resumo com um carro mais leve Alonso não conseguiu segurar webber com o pneu duro.È só olhar o Massa com pneu duro tomando um sufoco no final da prova de Raikkonen. Em minha opinião a Ferrari acertou pois se tivessem saido de macio Webber teria passado Alonso no primeiro stint. E pior até Vettel teria passado. Veja bem é minha opinião a RBR ainda é superior as Ferraris. O que acha Fabio Seixas e comentaristas.
alguma coisa aconteceu com Massa, nao sei se foi dentro da cabeca do Massa ou dentro da equipe, mas alguma coisa aconteceu. E aconteceu uma coisa muito boa.
Forca Massa!!!!
Na GP2 o BR ta muito bem representado, Parabens aos Brazukas.
Na Indy Tony vem mostrando toda velocidade de um campeao. Barrica tb vem anadando bem. O problema é q a equipe nao ajuda muito, os carros gastam muita gasolina e pneus, sao sempre os primeiros a parar. Os 2 merecem uma equipe melhor. Helinho rapido como sempre, vem somando muitos pontos, tem chances de se sagrar campeao, mas p isso vai ter q acelerar um pouquinho mais.
fabio,a maioria das pessoas ainda nao reconheceu o enorme talento do kimi,apenas 1 titulo nao condiz com toda sua velocidade,piloto extremamente tecnico,preciso e habilidoso!!!com certeza ira vencer corridas esse ano,abraço!!
fabio,a maioria das pessoas ainda nao reconheceu o enorme talento do kimi,apenas 1 titulo nao condiz com toda sua velocidade,piloto extremamente tecnico,preciso e habilidoso!!!com certeza ira vencer corridas esse ano,abraço!1
Paulo, realmente Raikkonen é muito talentoso, mas nas condições atuais do esporte, não basta.
Antigamente os esforçados se equiparavam aos talentosos. Hoje o profissionalismo exige dedicação extrema mesmo dos talentosos, e pra ser um vencedor é necessário unir ambas as virtudes.
Torço pelo finlandês, até porque ele trata o “circo” da F1 de uma maneira displicente e isso o faz diferente dos demais. Mas vai ser duro voltar a ser campeão.
Quanto a vencer corridas, anote aí: Spa-Francorchamps.
Abraço
Toda razão!! Kimi é o cara em Spa, em 10 anos de formula 1 tirando os 2 anos de férias ele ganhou 4 vezes e o Schumacher desde 1991 na formula 1 ganhou 6, e o Kimi ainda é o piloto da volta mais rápida da pista. Uma vitória dessa falta pro Alonso. O Talento dele não dá pra discutir, sorry para os que não admitem.
Aposta aceita. Maldonado termina na frente do sobrinho.
Webber é mais piloto do que o Vettel, mesmo sendo preterido em relação ao Vettel. basta ver que é sempre o seu carro que dar problema.
Bruno lembrou o tio naquela ultrapassagem, perícia e agressividade, diferente do Maldonado!! A esperança é a última que morre.
bruno é bruno e Ayrton já foi! Abs…