Webber, vitória e luta pelo título
08/07/12 10:43
Em Silverstone, uma vitória estratégica de Webber.
Alonso, seu grande adversário na prova, apostou em largar com pneus duros e deixar os macios para o último trecho. O australiano fez justamente o oposto, e tinha pneus melhores nas últimas voltas.
Ganhou.
Sua segunda vitória na temporada, a nona da carreira.
Vettel completou o pódio.
A largada aconteceu com pista seca e Alonso, o pole, de pneus duros, confiando em chuva ao longo da prova. Atrás dele, a grande maioria estava com pneus macios, esperando um GP sem água.
Alonso largou dando uma cortada agressiva em Webber e garantindo a dianteira na primeira curva. O australiano e Schumacher mantiveram suas posições. Massa superou Vettel e pulou para quarto. Bruno também fez uma bela largada, saindo de 13º para nono.
Ao fim da primeira volta, o top 10 tinha Alonso, Webber, Schumacher, Massa, Vettel, Maldonado, Raikkonen, Hamilton, Bruno e Pérez.
Começou, então, uma briga boa: Massa tentando atacar Schumacher, mas precisando se defender de Vettel.
Ficou assim por gerações e gerações, até que Vettel entrou nos boxes, na décima volta, abrindo os pits. Instantes depois, sem o bicampeão no cangote, Massa enfim passou Schumacher, numa belíssima manobra.
Alheio a tudo isso, Alonso abria vantagem, mesmo com pneus teoricamente mais lentos que os da concorrência. Na 12ª volta, tinha 4s4 sobre Webber.
Um pouco mais atrás, Maldonado fez lambança com Pérez. O mexicano tentava a ultrapassagem, o venezuelano não tirou o pé na curva, escorregou… Bateram.
Pior para Pérez, que saiu chutando tudo o que via pela frente, irritadíssimo, e, nas entrevistas, chamou o adversário de “estúpido”.
Maldonado, o culpado, continou na corrida _ e a FIA, inexplicavelmente, deixou o veredicto para depois da prova. Ê, la-iá…
Na 13ª volta, Schumacher parou. Na 14ª, Massa e Raikkonen. Webber parou na seguinte. Alonso entrou na 15ª.
Hamilton, que ainda não havia parado, ocupou a liderança provisória. O que valeu um belo duelo com Alonso na 19ª volta: após algumas ameaças, o espanhol ultrapassou, levou o xis, mas não aliviou e deu o troco de novo. Aplausos.
O inglês só entrou na 22ª volta, fechando a janela de pits entre os pilotos de ponta _e quem se saiu melhor nisso tudo foi Vettel, que ganhou as posições de Massa e de Schumacher e pulou para terceiro.
Na 23ª volta, o top 10 tinha Alonso, Webber, Vettel, Massa, Schumacher, Raikkonen, Hamilton, Grosjean, Kobayashi e Hulkenberg. Bruno estava à margem dos pontos, em 11º.
Na 28ª, Hamilton, que era o único lá na frente com pneus macios, parou de novo. Colocou os duros, para ir até o final. Três voltas depois, Vettel entrou. Na 32ª, Webber. Raikkonen e Schumacher entraram na 35ª. Massa foi para os boxes na 36ª e voltou atrás do alemão da Red Bull.
Na 37ª, Alonso tinha 21s1 sobre Webber e entrou nos boxes. Seria suficiente para manter a ponta?
Sim, foi. O espanhol acelerou muito na volta anterior à parada e conseguiu voltar à frente do australiano.
O top 10, ao final da segunda janela de pits, Alonso, Webber, Vettel, Massa, Raikkonen, Grosjean, Hamilton, Schumacher, Hulkenberg e Bruno.
Pelo rádio, a Red Bull dizia para Webber, de pneus duros, que sua chance seria esperar o desgate dos compostos macios de Alonso nas voltas finais. E foi o que aconteceu.
A dez voltas do fim, Webber começou a virar mais rápido que o espanhol. E a diferença foi desaparecendo.
Na 44ª, era de 1s3. Na 45ª, 0s5.
Na 48ª, não deu mais pra Alonso. Webber embutiu e passou, por fora. Venceu ali o GP.
Na linha de chegada, o australiano tinha 3s sobre Alonso. Vettel passou 1s7 atrás do espanhol.
Massa foi o quarto. Completando a zona de pontos, Raikkonen, Grosjean, Schumacher, Hamilton, Bruno e Button.
(Algum alívio para os brasileiros, enfim…)
A segunda vitória de Webber traz consequências para a tabela. Porque ele reduziu de 20 para 13 pontos sua desvantagem em relação a Alonso, ainda o líder: 129 a 116. E aumentou sua folga para o terceiro. Chegou a Silverstone com três pontos em relação a Hamilton. Deixa a Inglaterra com 16 sobre Vettel.
No Mundial de Construtores, a Red Bull tem 216 pontos, contra 152 da Ferrari. A Lotus tem 144 e a McLaren despencou de segunda para quarta, com 142.
Webber na luta pelo título? Por que não?
Chegando à metade da temporada, ele já tem argumentos para cobrar mais atenção da Red Bull. Seria justo.
Sempre falei e repito: A vitória do Maldanado e o 2º lugar do Perez são acidentes de percurso que acontecem uma vez na vida e outra na morte. Os dois mais o Tobayashi são ums destrambelhados….
Em relação a F1 confesso que ando meio de saco cheio dessa politicagem e ainda essa possibilidade de beneficiar a Ferrari.
O legal dessa corrida foi ver a melhora da Red Bull. Torço por qualquer um que possa derrubar a Ferrari e o mala do Alonso. A Maclarem também merece muito.
Quanto ao Massa, considero ele um bom piloto mas de carater no mínimo duvidoso. Para quem não sabe no início da temporada ele não foi bem porque trabalhava no acerto do carro do Alonso. A melhora dele se deu apenas quando o carro do Alonso ja estava acertado e ele pode trabalhar em um acerto melhor para si mesmo. Então o Massa não é o segundo piloto da Ferrari mas sim o piloto de testes do Alonso.
Acho que se o Massa tivesse o mínimo de dignidade ele tinha saído da Ferrari. Mesmo que fosse correr um ano de Rally como o Raikonen fez.
O Massa nunca será mais que um piloto se testes de luxo na Ferrai.A permanencia dele na Ferrai é muito pior para ele. Ele não tem o meu respeito por isso.
Por último a ironia da Ferrari é ser a equipe que briga por 3 pilotos na F1. Para que eu não sei. Imagina 2 pilotos trabalhando pelo Alonso. É dose…..
Aposto em Alonso campeão. O melhor piloto da atualidade já tem um carro competitivo, como prova não o desempenho dele mas o quarto lugar de Massa. Webber não tem estofo para ser campeão. É um eterno segundo piloto, como Berger, Patrese, Barrichello e tantos outros.
Fábio,você tem os tempos de volta do Bruno?Ele foi consistente ou apenas se beneficiou dos abandonos?Pela falta de preparação em categorias anteriores,acredito em uma evolução do Bruno,precisa melhorar na classificação.Hoje a ultrapassagem na última volta foi de gente grande,fez o que tinha que fazer,Button com uma Maclaren não conseguiu.
Abraços,Cesar.
Fábio,você tem os tempos de volta de Bruno? Ele foi consistente ou realmente se beneficiou dos abandonos apenas? Vejo uma certa evolução no Bruno,principalmente na largada,falta melhorar na classificação.A ultrapassagem na última volta foi de gente grande,fez o que tinha que fazer.
Abraços,Cesar.
o alonso é infinitamente melhor do que o massa, só o pessoal da globo nao ve isso, será porque?
Mais uma corrida emocionante,com belas ultrapassagens e duelos,especialmente a de ALONSOxLEWS,foi de encher os olhos,se dando bem,o melhor piloto da atualidade,claro que é o ALONSO.Gostei da vitória do weber…cara muito simples e sem soberba,diferentemente do seu companheiro de equipe,vettel,que mais uma vez terminou mais uma corrida chorando!kkkkkkk
Lewis só perdeu o duelo porque estava com os pneus em frangalhos, ou vocês esqueceram que o cara já tinha feito vinte e tantas voltas com o mesmo jogo de pneus e o “melhor” de todos os tempos com pneus novos e ainda assim levou um xis do mesmo Lewis, mesmo com os compostos nas últimas. Repito, dá o mesmo equipamento para os dois e veremos no que dá. A Ferrari está com um canhão e a prova é que Massa chegou em quarto. A fórmula 1 é tão volúvel quanto os comentários dos ditos entendedores do esporte. Melhor carro, um piloto mediocre se transforma em um ás do volante. A três etapas atrás, todos os jornalistas descartavam Webber, e agora o cara já é visto como, UM DOS CARAS!!
Campeonato dos “Palpiteiros”
Aê galera,
O dono do “blog” deu uma chegada na pontuação…
Vamos reagir!
A) GP da Inglaterra – 27 participantes (26+1[G]*)
Quem acertou o 1º = 20 pontos;
Quem acertou o 2º = 30 pontos;
Quem acertou o 3º = 35 pontos e
Quem acertou os pilotos do pódio = 5 pontos para cada piloto acertado.
No caso de empate no número de pontos, vence quem “palpitou” primeiro.
* SIMBOLIZAÇÃO: [G] = Palpites indicados nos “posts” após o “grid”.
Então vamos lá!
Resultado do GP da Inglaterra:
1) Webber; 2) Alonso e 3) Vettel
Pontuação dos “palpiteiros”:
1º) Mileto Neto – 75 pontos;
2º) Luiz Caco – 60;
3º) Fábio Seixas (Rio de Janeiro/RJ), Paulo – AM (Manaus/AM), Gustavo e Gislene Passos – todos com 45 pontos;
7º) Zé e RealBR(G) – 40;
9º) Émerson Neves (Guarujá/SP) e Antonio Ribeiro – 35;
11º) Marcelo Bombardelli – 30;
12º) Paulo Andriolo – 15;
13º) João Arthur (Curitiba/PR), Matheus, Leonardo (Maringá/PR), Luciano Henrique (Santo André/SP), André de Itu (Itu/SP), Ramiro Marote (Santos/SP) e Marcos – 10;
20º) Pablo, Japa, Celso SP (SP), Bruz, Marciano Souza e Tiago Nunes – 5;
26º) Racing Fan e Hiroshi Tokutomi – 0 (zero).
Curiosidades:
– No GP da Inglaterra em 2011 tivemos 12 palpiteiros. Neste ano foram 26, representando um crescimento de 117% sobre o ano anterior;
– Nos 9 primeiros GP’s de 2011, tivemos um total de 61 palpiteiros participando. Usando o mesmo comparativo, em 2012, atingimos 105 participantes, número 72% maior, eliminando dessa conta o pessoal que palpitou exclusivamente nos “posts” pós grid;
– 3 dos 27 palpiteiros (11%) acertaram o vencedor (Webber) do GP da Inglaterra;
– 5 palpiteiros (18,5%) acertaram o 2º colocado (Alonso);
– 5 palpiteiros (18,5%) acertaram o 3º colocado (Vettel).
B) Classificação Temporada 2012 – 9 GP’s disputados – (média de pontos)
1º) Luciano Henriques (Santo André/SP) – 28;
2º) Matheus e Fábio Seixas (Rio de Janeiro/RJ) – 21;
4º) Bruz – 20;
5º) Paulo Andriolo – 16;
6º) Pietro Pecorari (Brescia/IT) e Ramiro Marote (Santos/SP) – 14;
8º) Arthur Bodstein, Luiz Caco[G] e Mileto Neto – 13;
11º) Pablo, Antonio Ribeiro e Fernando Melotti Constâncio (São Paulo/SP) – 12;
14º) Fabiano, Émerson Neves (Guarujá/SP) e Celso SP (SP) – 11;
17º) Paulo – AM (Manaus/AM) – 10;
18º) Gustavo e João Arthur (Curitiba/PR) – 9;
20º) Fernando Ceará-man e Gislene Passos – 8;
22º) Harry Yamamoto (Curitiba/PR) e André de Itu (Itu/SP) – 7;
24º) Niko Duarte (Porto Alegre/RS) e Tiago Nunes – 6;
26º) Zé – 5;
27º) Luiz Cocozza, Mendes, Juvenal Juvêncio, Dennis (Umuarama/PR), Charles, Racing Fan e Marcelo Bombardelli – 4;
34º) Jorge Nogueira Rebolla, Rafael Fuentes, Felipe Gomes, Rodrigo, Mayara Fernandes, Guilherme Diniz e Murilo Murr – 3;
41º) Alexandre Turcato, Marcos, André (Lisboa), Cairo (Campinas/SP), Roberta Guimarães, Fábio Henrique[G], André Gianini e Leonardo (Maringá/PR) – 2;
49º) Alexandre[G] (Iraí/RS), Elvis Baiense e Pietro – 1
C) OS 10 PRIMEIROS, POR PONTOS ABSOLUTOS:
1º) Luciano Henriques (Santo André/SP) – 250 pontos;
2º) Matheus e Fábio Seixas (Rio de Janeiro/RJ) – 185;
4º) Bruz – 180;
5º) Paulo Andriolo – 145;
6º) Pietro Pecorari (Brescia/IT) e Ramiro Marote (Santos/SP) – 130;
8º) Arthur Bodstein, Luiz Caco[G] e Mileto Neto – 120.
ATENÇÃO:
Na Classificação Geral, seguindo a regra dos 25%, foram descartados todos os palpiteiros que indicaram apenas um palpite nos 9 GP’s até agora disputados.
Abraço a todos e até o GP da Alemanha, no dia 22/7, às 9h00.
Parabens Ramiro, to gostando de ver que os palpiteiros estão em uma disputa acirrada, vamos torcer pela reação do Massinha e que o campeonato continue embolado, seria ótimo a decisão final ficar para o Brasil. Um grande abraço a você e a todos os amigos santistas.
Grande Mário,
Que surpresa agradável ver o seu comentário por aqui.
De fato está bacana o campeonato dos palpiteiros no blog do Fábio Seixas e, apesar do baita fuso horário em relação à China, convido você a participar, pois ainda teremos 1.100 pontos em disputa a partir do GP da Alemanha até o final do campeonato e a chance de ser o campeão está aberta.
Também torço pela reação do Massinha, sobretudo para que ele possa continuar a sentar (hoje em dia é melhor dizer deitar) num carro de ponta na próxima temporada.
Manda um beijo pra Chris.
Apareçam para saborearmos um churrasco.
Um abraço forte pra você e pros meninos.
Seu MASSA foi quarto lugar, mas ainda não escapa da vergonha, pois ele está 106 pontos atrás de ALONSO, e ainda se encontra numa posição medíocre no campeonato.
Esquece o Massa. Ele é só o piloto de testes do Alonso. Nada mais que isso. Esta perdendo tempo na Ferrari.
Você assistiu a corrida ?
Você conhece a Fórmula 1 ?
Então aprende um pouco antes de escrever tanta bobagem.
Massa pode ser que reencontre dias melhores mas, Bruno Senna tem sorte pelo companheiro de equipe que tem e a Williams com pilotos melhores (Barrichello entre eles) poderia estar fazendo um ano de recuperação. apesar que até estão fazendo mesmo um ano de recuperação: de recuperar, ou tentar, peças e carros que ambos pilotos destruiram.
Absurdo que o campeonato se decida pelo equipamento, no caso os pneus. A verdade é que quase sempre foi assim. O que explica alguns “falseados ” da história: Jody Scheckter, Mario Andretti, Keke Rosberg e outros. O que explica ainda alguns injustiçados: Ronnie Peterson, Jacques Villeneuve, Chris Amon e outros. Pilotos que apenas negligenciaram os números, não foram suficientemente “malandros” a ponto de falsear por completo a história de seu esporte (exemplo maior, os 7 campeonatos do engodo Schumacher). No mais, o esporte sempre alimenta seus mitos. Mito é uma inverdade que, com a ajuda do tempo, toma o sobrepeso da verdade. Exemplo? Façam como fiz, ponham lado a lado no computador a pole deste ano em Monaco e uma daquelas “voltas mágicas” de Senna, o mito. Bem, vocês verão que enquanto Webber cruzava a LINHA DE CHEGADA, sENNINHA AINDA DEIXAVA A rASCASSE, OU SEJA UMA PERFORMANCE DE mARÚSSIA! Enfim, em esporte nada se compara ao ´presente, o resto é mito, alimentado pelo jornalismo que disso necessita. E o presente, se justiça e Fia assim quiserem, pertencerá a ALONSO, um dos esportistas que mais deve ter se frustrado em não se ver integralmente reconhecido em sua excepcionalidade.
Não entendi. Você falou bem ou mal de Senna?
Nunca li tanta bobagem num só comentário. Você bateu o recorde, meu caro.
Lelio, vc quer comparar uma RBR de 2012 com os carros que o Senna guiava há 20 anos atrás??? Não dá ne???
Será que vou preferir acreditar em um comentarista de comentarista de blog do que na centena de especialistas que elegeram Senna o melhor de todos os tempos? Vc já dirigiu um formula um de 1992? Pergunte ao Hamilton o que ele pensa, ele já dirigiu.
lelio, concordo em parte com seu comentário mas dizer que os 7 títulos do Schumacher são um engodo, cara, voce falou besteira. Entenda uma coisa, equipamento sempre será um dos componentes do automobilismo. Scheckter e Andretti, apesar de terem sido pilotos acima da média, eram numero 1 em suas equipes. Provavelmente, Peterson seria campeão em 78 mas não acho que Villeneuve teria sido em 79. Scheckter era mais regular (detalhe, sou fã do Villeneuve). Rosberg ganheou em 82 por ter sido mais regular, ainda que tenha tido um carro inferior à Brabham, MacLaren, Ferrari e Renault. E claro, os acidentes com Pironi e Villeneuve “mexeram” com o campeonato. Mas é a vida, não sabemos o que acontecerá no próximo minuto.
Maldonado deve ter substituído o software do simulador da Williams e instalado o Karmagedon. Outro rasgo de gênio do piloto da Williams. Para sorte de Senna que, com um companheiro destes, vai garantindo vaga em 2013. A vitória em Barcelona deve ser a única da carreira do Maldonado na F1. Apesar do resultado desastroso, Hamilton, pelas características das corridas que faltam (e não são poucas), é o favorito ao título. Se Vettel tivesse vencido essa corrida de Silverstone, achava que a RB tinha se encontrado na temporada, mas a vitória de Webber foi sob condições muito específicas de pista, que podem se repetir, mas vai ser difícil. Não fico surpreso se Hamilton ganhar as próximas 3 corridas. Para uma equipe de ponta como a Mclaren já são erros de estratégia a mais. Nas boxes tudo correu bem e os dois pilotos da Mclaren foram os que menos perderam tempo com pit stops. Hamilton errou ao largar com pneus duros. Só ele e Alonso, mas Alonso podia por várias razões. Hamilton não podia ter largado com pneus duros. Com isso a Mclaren fez perder todo o trabalho que tem feito para domar as derrapagens provocadas pelo motor Mercedes. A Ferrari podia porque tem um motor menos potente e sabia dessa vantagem. Não sei se a Mclaren se deixou influenciar pela decisão da Ferrari. Se fez isso, é grave. Saudades de ver Ron Dennis na frente das ações decisivas.
meu amigo , vc quer tampar o sol com a peneira, a Mclaren ta de mau a pior , nao progride, pelo contrário só ta regredindo, a vitória do Lewis no Canadá foi ilusória, muito mais mérito do piloto do q da equipe, com esse carro q ta ai me arrisco a dizer: a Mclaren não ganha mais nenhuma corrida, e Lewis não fica nem entre os 5 primeiros do campeonato!!!!
Ricardo, concordo comvocê que a Mclaren não está bem, mas acredito que são erros demais cometidos nessas ultimas corridas com Lewis, estão se eles pretendem continuar com o Lewis eles vão dar um carro na altura para ele sair na frente e ganhar as proximas… Com o carro ruim ele já tá fazendo milagres imaginem com o carro bom… Mclaren deve aparecer com alguma novidade por ai! Ou alguem vai perder o emprego lá… rsrsrsr
Racing Fan, tenho lido vários de seus comentários e em alguns deles, são muito bons. Agora, sua “cega” torcida pelo inglesinho metidinho é de encher o saco. Mas faz parte, é um direito seu. Agora dizer que ele é o favorito, desculpe, tem uns 5 disputando o título este ano e o Hamilton é um deles. Seja menos torcedor e mais imparcial em seus comentários
Murilo, é fato! Veja o que o cara faz com um carro ruim!! Ele sim pode falar que o carro ruim… E detalhe a Mclaren deve estar com alguma novidade por ai! Imagine com um carro bom o que será que ele faria!?! Agora se o negocio não melhorar cabeças vão rolar lá….
“Com isso a Mclaren fez perder todo o trabalho que tem feito para domar as derrapagens provocadas pelo motor Mercedes. A Ferrari podia porque tem um motor menos potente e sabia dessa vantagem….”?????????????????????????????????????????????????????????????
Gente, a Lotus é um foguete! Só falta piloto ali. Eles precisam de um ótimo piloto. Kimi é apenas bom e o Grosjean é razoável, quase bom. Com um Alonso nesta Lotus, levaria o caneco com 3 corridas de antecedência. Massa finalmente foi muito bem. Senninha foi bem também, pela boa ultrapassagem no Hulkenberg e pela excelente largada. A partir de agora, acho que Alonso, Vettel, Webber e Hamilton devem revezar nas vitórias. Estes 4 disputarão o título a partir do GP da Alemanha. Até !!!
Já eu acho que o que mais falta lá é estrategista. Os dois pilotos estão andando bem, mas a impressão que dá é que a equipe escolhe a dedo a hora de parar: justo quando tem mais tráfego.
Sou também da opinião que o problema da Lotus é estratégico.Tal está impedindo os seua pilotos se equipararem com os da Red Bull, Mac Laren e Ferrari na luta pelo campeonato.Outra equipe que está também pisando na bola é a MacLaren.Lewis podia estar hoje muito a frente dos adversários,basta analisar as circunstâncias das duas vitórias de Alonso nesta temporada.
Tcherno , realmente eu estava analisando todos os Gps que já foram disputados, foram varias falhas da McLaren dessa vez o Lewis já poderia ter assumido a liderança muito tempo.
Eu concordo com você, o Alonso e o Vetel o Hamilton é o cara a ser batido hoje, que pena que ele tá apanhando da propria equipe…rsrsrs
E o Grojean Fábio? Mais uma boa corrida, heim? E com arrojo. Taí a razão porque preferiram ele ao sobrinho. E a LOTUS não quiz nem saber, meteu o pé no Bruno quase que dizendo: – “E não me apareça mais aqui!!!”
Senna só fica na frente do Maldonado quando o venezuelano bate. Como o Alonso não bate, o Massa tá ferrado…
Acabou de sair a punição do maldonado , uma advertência e multa de 10 mil euros.
Uma verdadeira piada!
Um cara que destrói a corrida dos outros recebe uma punição branda dessas é brincadeira.
Reclamando do quê??
O tal do Bruno acabou com a corrida do Schumacher e o alemão é que foi punido!!
Dois pesos e duas medida, não, amigo?
Estratégias por estratégias foi tudo dentro do normal.
E ao contrário do que o Fábio disse, anormal é a Ferrari com o Alonso sair dos boxes com macios novos e ainda sim o Webber(!!!) continuar a diminuir a diferença nas 2-3-4 voltas iniciais do macio.
Prova o quanto esse carro da Ferrari ainda tem que remar se quiser algo.
É, o coitadinho tá carente e precisando de atenção”…
É, o coitadinho tá carente e precisando de atenção”….
Acredito que Hoje na F1 existem 3 grupos de pilotos:
1 grupo – Alonso, Vettel e Hamiltom
2 grupo – Button, Webber, Massa, Shumacher, Rosberg, Raikkonen.
3 grupo o resto.
Acredito sim que Webber se candidata ao titulo o que não siginifica que irá ganhar poi em 2010 ele tinha vencido o GP da Espanha, Monaco e Inglaterra nesta epoca, e no final amarelou e Vettel foi campeão. Não sei dizer se a Ferrari evolui tudo isso ou aprendeu os segredos do pneus. Acredito sim que o novo pacote aerodinamico da RBR tornou o carro rápido e sabendo poupar pneus. Acredito que agora veremos um campeonato melhor ainda pois quem quer ser campeão já não pode ficar esperando ver o que vai acontecer e terá que ser mais ousado, tanto nos treinos como na corrida.
Para quem nao sabe, Webber sofreu um acidente de montain bike faltando 4 ou 5 corridas, onde machucouo ombro. Escondeu o fato inclusive da red bull, o que deixou a equipe mto insatisfeita. Apesar disso a equipe nao pode fazer nada, pois constava em contrato que ele corria de bike. Leiam o link:
http://www.motorpasion.com.br/competicao/mark-webber-explica-em-livro-por-que-perdeu-o-titulo-de-2010-da-formula-1
Culpa dele, mas nao foi amarelamento.
Ja que o amigo pôs sua opiniao aqui, deve ser para ser analisada, e eu nao entendo por que o hamilton está neste primeiro grupo. O cara é bom, mas é muito inconstante. Nao merece estar aí no time do Alonso. está longe.
Já que o amigo pôis sua opiniao aqui! Vou pedir para você esperar a resposta no final do campeonato! Ai quem sabe poderá entender..
Eu incluiria um 4° grupo de um homem só: Maldonado, o destruidor.
Quanto a Maldonado,é muito cedo criticar.Ele é novato,por isso faminto,mas é um piloto rápido e com bom conselho ele tem potencial de campeão.A não ser que resolva a não escutar os outros e vire um outro Kobayashi da F1.
Depois do corridasso que o Senna fez hj e do passadaso que ele deu no Hulk. acho que ele garantiu a presença dele na equipe. Alias O Maldonado, que sera que ele tomou naquela corrida da Espanha, pra ficar tao bom derepente, rss. Pq desde que ganhou aquela prova ele so tem feito bobagem, e o campeão em acidente, e ta merecendo uma corrida de suspenção pra aprender.
não concordo que a corrida do Bruno tenha sido esse corridaço mencionado!! Ele largou muito bem, e realizou uma ótima disputa no final e só!… o ritmo de corrida dele foi fraco, chegou a cair pra 14 colocado e so pontuou por conta dos carros que sairam (maldonado fail!)
É isso aí, a corrida do Senna passou longe de ser boa. Só na largada e no final que foi bem, mas ainda tem que andar muito pra chegar no Maldonado.
Corridão do Senna? Vc viu o videotape de 1988?????
Caro Seixas, realmente acho que faltou comentar com mais esmero as corridas do F. Massa e do B. Senna, visto que o Massa fez uma corrida consistente e quase conseguiu um pódio perdendo só na estratégia de box. No caso do Senna fez corrida de gente grande (lembrando sempre que ele tem menos experiencia que quase todos no grid visto o lapso do período pós morte do tio e do pai) na primeira curva pulou de 13º para 8º, perdendo a 8ª posição em seguida mas manteve o ritmo e ainda traou uma briga muito boa no final com o N. Hulkenberg e o J. Button, sendo inclusive ultrapassado pelo Button e dando um “X” em seguida provocando o erro do Hulkenberg fazendo ele perder varias posições. Muitos falam do Senna mas ele já pontuou em 4 corridas, é consistente nas corridas mesmo indo atras. Justo até mesmo ele admite em ritmo de treino deixa a desejar mas em corrida é muito bom, tanto que já chegou a zona de pontuação 4 vezes, muitos então vão rebater mas o Maldonado venceu uma corrida, sim venceu e depois chegou em 7º e nada mais faz lambança atras de lambança e inclusive perdendo pontos importantes para a equipe foi assim na Austrália, foi assim em Valencia, foi assim em outras corridas em que ele podia ter feio pontos importantes. Verdade seja dita talvez com mais de 70% de chance não tenhamos brasileiros ano que vem na F-1, visto que a vaga do Massa mesmo com bons resultados ate o final do ano a equipe que alguém já visando o fim da era Alonso em 2016, no caso do Senna é porque ele mesmo assinou por apenas um ano sabendo que a sua vaga em 2013 será do V. Bottas finlandês que quer queiram quer não comprou a vaga também com um patrocínio milionário. Se isso será bom ou ruim para o Brasil não sei sei que temos um bom futuro com o L. Razia (líder na GP2) e o F. Nasr (faz grandes corridas em seu 1º ano de GP2).
“Massa fez uma corrida consistente…”
“Senna fez corrida de gente grande…”
Acredito que infelizmente chegamos ao ponto onde temos que nos contentar com pouco, verdade que ficamos muito mal acostumados nos anos de Senna(o tio), Piquet(o pai) e Emerson. Mas creio que semre devemos lembrar e ver tapes das corridas desses caras, aí sim veremos o que é “corrida consistente” e “corrida de gente grande”
A estrategia da Ferrari foi muito boa, Alonso mais uma vez mostrou ser o melhor nos dias atuais. Estrategia diferente e outro/mesmo piloto, ou mesma estrategia com piloto diferente, e o resultado seria pior. A corrida teve bons momentos, uma chuvinha daria mais emoção
Pastor é um piloto que não respeita os outros, é fato. Eu já estava à frente e ele deveria ter me dado espaço suficiente para não bater, mas ele tentou me empurrar por todo o caminho para fora. Eu não entendo o jeito que ele pilota. Este cara nunca aprenderá se os fiscais não fizerem algo, porque ele é um piloto muito perigoso e pode machucar alguém.
Foram palavras do mexicano Sérgio Perez. O Maldonado não tem futuro na F1 enquanto continuar desligando o cérebro quando liga o carro. Ele é no momento uma imitação muito mal feita do Mansell. Esse ano achou uma vitória. Mas tirando ela o que ele mais fez? Fez um oitavo lugar. Em nove corridas e nas outras, se envolveu em acidentes e prejudicou muitos pilotos com suas barbeiragens. Ele é irresponsável, mau caráter e pilota muito menos do que acha que pilota. Enquanto não for se tratar com um psicanalista não adianta fazer bons treinos e bater em todo mundo na corrida. Ou vai ter que participar de alguma categoria de automobilismo onde corre um carro por vez, assim não terá chance de bater nos outros.
É verdade os pontos que Hamilton deixou de marcar nas provas anteriores já estão fazendo falta , eu realmente não entendi a estratégia da mclaren nessa corrida.
Parabéns pra Webber que venceu, Alonso guerreiro e Vettel.
Aleluia finalmente os pits deram certo só falta melhorar o carro e a estratégia.
Vou falar uma coisa: a MacLaren está precisando de um cara como Flávio Biattore.
Tá de brincadeira!!!!!! E ruimmmmm
Fabio quando o Alonso faz a pole voce diz que foi no braco, quando ele fica pra tras do Weber e por causa do pneu… O Massa com menos atencao esta comecando a se aproximar do Xoronso. Vettel e bem melhor que ele. Parem de puxar saco deste babaca espanhol!
Buááá, não gosto do Alonso, ele é feio chato e bobo…
Hoje deu pra ver como o Vettel é melhor…
Maldita inclusão digital.
me diz ai Ricardo, vc é fã do Hamilton? e achava que ele era o máximo?
No mundo invertido, quem sabe!
As Mac Larens estão com o “carburador entupido”. As Lotus andam bem mas carecem de consistencia na pilotagem. A briga parece que vai ser mesmo entre Ferrari e RBR. Mais do que nunca a turma de Maranello vai precisar do Massa para fazer o jogo de equipe. É provavel que ele tenha o contrato renovado bem antes do final da temporada.
bom que os dois brasileiros marcaram pontos na corrida. O que acontece com a Maclaren? Bela corrida do Webber, Alonso é monstro. Maldonado ta exagerando e o Koba quase atropelou a equipe inteira, abre o olho japonês.
Meteram o pau no Massa , porque sempre dava desculpa da não adptação aos pneus,
e agora o campeão mundial Button, a sem esquecer da corrida horrivel que fez o Rosberg, todos deram uma riscada no seu capacete . Na vida nada como um dia atraz do outro.
O Massa é só piloto de testes do Alonso. Nada mais que isso.
ERREI NO MEU PALPITE. SÓ ACERTEI O SEGUNDO LUGAR DE ALONSO. MAS, FICA E FICARÁ IMPOSSÍVEL DE ACERTAR QUALQUER APOSTA EM RELAÇÃO A LEWIS, COM A MCLAREN FAZENDO O QUE VEM FAZENDO COMO EQUIPE. JÁ SURGEM RUMORES SOBRE LEWIS NA LOTUS OU NA WILLIANS. ACREDITO QUE NESSE MOMENTO E NESSE ANO, AS ÚNICAS APOSTAS QUE PODEM SER FEITAS SOBRE LEWIS É QUE 2012 JÁ ERA PRA ELE E, QUE 2013 ELE ESTARÁ EM OUTRA EQUIPE.
Boa corrida… realmente, não da para entender o que acontece na mclaren!!!!! perderão a mão com o um carro bem nascido! Melhor corrida do Massa em anos, mas honestamente, pq a ferrari assim agora o permite fazer um trabalho digno, ja que ta costurado o acordo pra trazer vettel em 2014. Claramente ele estava na frigideira para abrir espaço! Não gostei da corrida do Bruno, apesar da excelente disputa no final da corrida!