Webber, vitória e luta pelo título
08/07/12 10:43
Em Silverstone, uma vitória estratégica de Webber.
Alonso, seu grande adversário na prova, apostou em largar com pneus duros e deixar os macios para o último trecho. O australiano fez justamente o oposto, e tinha pneus melhores nas últimas voltas.
Ganhou.
Sua segunda vitória na temporada, a nona da carreira.
Vettel completou o pódio.
A largada aconteceu com pista seca e Alonso, o pole, de pneus duros, confiando em chuva ao longo da prova. Atrás dele, a grande maioria estava com pneus macios, esperando um GP sem água.
Alonso largou dando uma cortada agressiva em Webber e garantindo a dianteira na primeira curva. O australiano e Schumacher mantiveram suas posições. Massa superou Vettel e pulou para quarto. Bruno também fez uma bela largada, saindo de 13º para nono.
Ao fim da primeira volta, o top 10 tinha Alonso, Webber, Schumacher, Massa, Vettel, Maldonado, Raikkonen, Hamilton, Bruno e Pérez.
Começou, então, uma briga boa: Massa tentando atacar Schumacher, mas precisando se defender de Vettel.
Ficou assim por gerações e gerações, até que Vettel entrou nos boxes, na décima volta, abrindo os pits. Instantes depois, sem o bicampeão no cangote, Massa enfim passou Schumacher, numa belíssima manobra.
Alheio a tudo isso, Alonso abria vantagem, mesmo com pneus teoricamente mais lentos que os da concorrência. Na 12ª volta, tinha 4s4 sobre Webber.
Um pouco mais atrás, Maldonado fez lambança com Pérez. O mexicano tentava a ultrapassagem, o venezuelano não tirou o pé na curva, escorregou… Bateram.
Pior para Pérez, que saiu chutando tudo o que via pela frente, irritadíssimo, e, nas entrevistas, chamou o adversário de “estúpido”.
Maldonado, o culpado, continou na corrida _ e a FIA, inexplicavelmente, deixou o veredicto para depois da prova. Ê, la-iá…
Na 13ª volta, Schumacher parou. Na 14ª, Massa e Raikkonen. Webber parou na seguinte. Alonso entrou na 15ª.
Hamilton, que ainda não havia parado, ocupou a liderança provisória. O que valeu um belo duelo com Alonso na 19ª volta: após algumas ameaças, o espanhol ultrapassou, levou o xis, mas não aliviou e deu o troco de novo. Aplausos.
O inglês só entrou na 22ª volta, fechando a janela de pits entre os pilotos de ponta _e quem se saiu melhor nisso tudo foi Vettel, que ganhou as posições de Massa e de Schumacher e pulou para terceiro.
Na 23ª volta, o top 10 tinha Alonso, Webber, Vettel, Massa, Schumacher, Raikkonen, Hamilton, Grosjean, Kobayashi e Hulkenberg. Bruno estava à margem dos pontos, em 11º.
Na 28ª, Hamilton, que era o único lá na frente com pneus macios, parou de novo. Colocou os duros, para ir até o final. Três voltas depois, Vettel entrou. Na 32ª, Webber. Raikkonen e Schumacher entraram na 35ª. Massa foi para os boxes na 36ª e voltou atrás do alemão da Red Bull.
Na 37ª, Alonso tinha 21s1 sobre Webber e entrou nos boxes. Seria suficiente para manter a ponta?
Sim, foi. O espanhol acelerou muito na volta anterior à parada e conseguiu voltar à frente do australiano.
O top 10, ao final da segunda janela de pits, Alonso, Webber, Vettel, Massa, Raikkonen, Grosjean, Hamilton, Schumacher, Hulkenberg e Bruno.
Pelo rádio, a Red Bull dizia para Webber, de pneus duros, que sua chance seria esperar o desgate dos compostos macios de Alonso nas voltas finais. E foi o que aconteceu.
A dez voltas do fim, Webber começou a virar mais rápido que o espanhol. E a diferença foi desaparecendo.
Na 44ª, era de 1s3. Na 45ª, 0s5.
Na 48ª, não deu mais pra Alonso. Webber embutiu e passou, por fora. Venceu ali o GP.
Na linha de chegada, o australiano tinha 3s sobre Alonso. Vettel passou 1s7 atrás do espanhol.
Massa foi o quarto. Completando a zona de pontos, Raikkonen, Grosjean, Schumacher, Hamilton, Bruno e Button.
(Algum alívio para os brasileiros, enfim…)
A segunda vitória de Webber traz consequências para a tabela. Porque ele reduziu de 20 para 13 pontos sua desvantagem em relação a Alonso, ainda o líder: 129 a 116. E aumentou sua folga para o terceiro. Chegou a Silverstone com três pontos em relação a Hamilton. Deixa a Inglaterra com 16 sobre Vettel.
No Mundial de Construtores, a Red Bull tem 216 pontos, contra 152 da Ferrari. A Lotus tem 144 e a McLaren despencou de segunda para quarta, com 142.
Webber na luta pelo título? Por que não?
Chegando à metade da temporada, ele já tem argumentos para cobrar mais atenção da Red Bull. Seria justo.
Concordo realmente com alguns comentários quanto a perca de liderança da Mclaren!E detalhe, quem esta levando no Braço o carro nas corridas é o Hamilton! Ele o button estão com o pior carro há muito tempo…. E pior que o Button não tem um desempenho quando o carro não é bom! Eu já havia comentado ontém que o Hamilton estava descontente desde o Q3. Se tivesse ocorrido chuva o resultado seria outro! Espero que o hamilton consiga vencer todos os obstáculos que esta tendo com a equipe hoje. E quero dar os parabéns para os pilotos brasileiros que foram bem.Mas acredito que poderiamos ter sido melhor com massa. Ele poderia ser mais agressivo por que hoje tinha um carro melhor que muitos na pista!
Mas eu ainda acredito numa recuperação da Mclaren e Hamilton!
Fabio, hoje Massa não teve hoje o asar das corridas anteriores e a equipe fez o papel que deveria ter feito. Sei que ele não é um piloto de primeira linha como Alonso, Vettel e Hamilton (e isso temos que nos conformar) no entanto acho que hoje ele esboçou uma reação. Pelo histórico e conhecimento que você tem da trajetório de Massa, vc acha que ele ainda tem espaço para melhorar/reagir dentro da Ferrari e pelo menos alcançar mais em performance do Alonso, ou ele já está em seu limite ténico como piloto dentro da Ferrari ?
Corrida atípica pq os pilotos não pudera acertar seus carros, entretanto o campeonato parece escapolir entre Alonso, Webber e Vettel.
Não concordo com seu posicionamento a respeito da RBR, acredito q Webber receba atenção parecida sim com a do bicampeão Vettel.
Mesmo com pouco tempo para treinar, o Bruno sempre mostrando coragem e marcando seus pontinhos.
Boa tarde Fábio!
Achei acertada a decisão de deixar o veredicto do acidente entre Maldonado e Perez para depois da prova, afinal o Perez teve que abandonar, e o Maldonado voltou lá atrás. Ou seja, qualquer decisão tomada não teria efeito prático. Abraços!!!
Acho que o massa esta voltando ,se cuida alonso
Voltando, não vejo o que VOLTANDO se até agora não mostrou nem pra que veio..
Fala sério heim…
Não sei se já dá para considerar um retorno à sua maravilhosa forma de 2008… mas com certeza está em uma curva ascendente muito bacana… torço muito por ele.
Voltando para a Sauber? Rrrssss…
Fabio si o Button continuar assim sera que tem vaga para brasucas na Maclaren ? POr que acho dificil essa dupla continuar em 2013, o Bruno com a esperiencia que esta adquerindo seria uma boa opçao para a equipe e tambem seria muito marketing em cima , um Senna na Maclaren , sera que eu to viajando ?
Acho que o Button ainda tem crédito…
Abs
…Alem de contrato
Button é um lord ingles pupilo da inglaterra tem credito sim. Mas como as coisas estão enrroladas porque assim como Massa na Ferrari pode haver uma troca pq não? Massa é um piloto de baixo custo para Ferrari, Peres não mostrou equilibrio , saiu hoje com malagueta no bucho, ruim não sabe correr? Webber vai continuar na Red Bull ainda mais com a vitória de hoje par perfeito com Vettel. Quanto ao Bruno Senna , muitos estão cruxificando um bom piloto , logico no intuito de fazer bem seu papel , pega em algumas manobras mas isto faz parte do esporte , concordo com William Ferreira , Bruno Senna tem muito a dar pelo esporte
e tenho certeza que uma maneira de buscar a tranquilidade de B.Senna é dar uma corrigida nele e levantar o astra do garoto , nas provas tem feito serviço de gente grande e experiente , por isso deixem de malhar e vejam o talento do B.SENNA com mais cuidado! Porque não ele ir para Mac.Laren onde Ayrton Senna fez grandes provas e colocou o nome Mac Laren no top 10 . Sorte ao Bruno Senna…
Bruno, na McLaren?
Só se for por causa de grana, e isso não é problema para a McLaren.
Um Senna (outro) na McLaren?
Só vale se o primeiro nome for Ayrton…
Aliás seria mais conveniente o sobrinho usar Bruno Lalli, pois o tio não merece essa companhia nas estatísticas.
A chance é zero!
A língua portuguesa sofre com os “lullistas”….
Fábio, o que está acontecendo com o Jenson Button desde Mônaco?
Ele não está conseguindo se adaptar aos pneus Pirelli?
a McLarem tem um carro muito traseiro com desgaste de pneus, até o Hamilton( que gosta do carro traseiro) tem sofrido com isso em pistas onde o desgaste é maior. O Button sempre teve dificuldade de guiar o carro traseiro( a maioria dos pilotos gosta de carro dianteiro) e o carro da McLarem é criticamente traseiro; em situações como esta é necessário fazer modificações extremas no acerto que podem corrigir este problema mas que sempre tiram a velocidade do carro, no Canada fizeram uma mudança na suspensão traseira que não resolveu e enquanto o carro estiver desta forma será complicado para ele. Com esta configuração será difícil o Button conseguir melhores desempenhos principalmente em circuitos com asfalto muito abrasivo(alto desgaste de pneus), ou a McLarem muda a geometria da suspensão( o que é complicadíssimo pois mexe com todo o carro) ou as coisas continuarão complicadas para ele
Vitória merecida do Weber; o duro é assistir a corrida usando a tecla MUDO da tv: o narrador da Globo fica histérico e parece que está narrando futebol; ô mala este cara.
Olá Beto, tb faço o mesmo deixo MUDO a tv, MAS ligo o rádio na ” Rádio Bandeirantes 90,9″ onde o Fabio Seixas faz os comentarios junto a uma Equipe nota MIL,..,..
E como diz o Fabio qdo chega na volta 40….. “Quarennnntaaaaaaaa..!!
Ná próxima vez ouça na Rádio e esqueça aquele SABE TUDO DA “BROBO”
Abs.
Ele consegue ser pior que o Galvão… este cara é muito ruim!!!
Fabio, hoje podemos falar que quem fez a diferença foi a equipe e não o piloto?
Podemos. Se bem que o piloto também participa da escolha da estratégia para a corrida…
Abs
Se o Alonso tivesse vencido o Seixas ia falar que a ferrari tem o pior carro e ele ganhou no braço… A ferrari hoje, não tem o carro mais rapido no final da reta mas tem o carro mais estavel em curvas e deu para perceber isso hoje… A mclaren perdeu o rendimento feio, e se nao se ligar vai ficar como 4 força…
Fabio, falando nisso aqueles seus comentarios que o Schumaccher deveria sumir pq o rosberg tava colocando ele no bolso foram parar aonde?
Acho que você está confundindo o blogueiro. Quando eu disse que “Schumacher deveria sumir”?
Abs
MASSA irá assinar com a FERRARI por mais um ano.
Depois disso, VETTEL fará dupla com a ALONSO a partir de 2014.
Dos males o menor. Alonso ganhar essa corrida seria uma injustiça enorme. Segundo lugar já foi, na minha opinião, uma autêntica zebra para esse carro Ferrari. É certo que por causa da chuva nos dias anteriores houve menos borracha acumulada na pista e isso fez aumentar os tempos finais em quase 4s, o que facilitou a vida a Alonso e Webber, mas Alonso ganhar não por favor. A Mclaren deveria pagar o salário do mês de Hamilton em dobro. Era o mínimo para compensar o erro ridículo de estratégia. As mensagens via radio para o piloto durante a corrida foram patéticas. Nem sei porque Hamilton não mandou um palavrão via radio. Deixar o piloto 2s mais lento que a concorrência em várias fases da corrida é o mico do ano. Deprimente. Outra equipe que cometeu um erro ridículo foi a Mercedes GP, principalmente com Rosberg. Um piloto sem talento como Webber estar lutando pelo título é muito estranho. Ou descobriu algum segredo do Red Bull que o bi-campeão Vettel não consegue descobrir, ou os adversários reais estão dando um mole sem precedentes. Acho que é mais a segunda opção. Ross Brawn na Mercedes precisa se aposentar. E Withmarsh precisa de reciclagem. Nada está perdido para Hamilton. Na verdade Vettel não ganhou, nem ganharia, porque a pista não estava para afinações agressivas, e Webber ganhou novamente correndo “devagarinho”, com uma afinação conservadora demais, mas acho difícil isso se repetir em todas as corridas, se bem que já está dando certo tempo demais. Falta muito. Alonso começou a perder a vantagem na tabela, mas pensava que a queda seria maior. A Ferrari não tem carro para esse campeonato. E ainda acho que a Red Bull também não. Agora com velocidade de ponta perto de 330kmh na reta antes de Spitzkehre, o GP da Alemanha pode, finalmente, fazer diferença para a Mclaren e esta voltar a ganhar.
A McLaren tem um ótimo carro, ela prescisa urgente é de um piloto exelente. Bonzinho nao serve.
Concordo plenamente. A Mclaren tem foguete. Faltam pilotos. O Hamilton tomou dois segundos do Alonso no treino e, na corrida, foi verdadeiro saco de pancadas, pois as ultrapassagens do Alonso, Grosjean e Schumacher foram humilhantes demais em cima dele. Ontem, falaram, inclusive, em certeza matemática de sua vitória, porém o Hamilton, hoje, tomou um vareio no quintal de sua casa, onde corre de velotrol desde pequeno. O título já é do Alonso, visto que a vantagem é enorme, aliada à experiência que possui, além da pressão em cima de eventual concorrente, que não poderá errar de forma alguma.
zZZZZZZZzzzzzz… ZZzZzZzZZzZzZz… Dormiu muito e fala muito!!!!
E vc é muito, muito, muito…. bobão!
Fala muito!!!!
“É certo que por causa da chuva nos dias anteriores houve menos borracha acumulada na pista e isso fez aumentar os tempos finais em quase 4s, o que facilitou a vida a Alonso e Webber…” ???????????????????????
“Um piloto sem talento como Webber estar lutando pelo título é muito estranho…”??????????????????
“Ross Brawn na Mercedes precisa se aposentar. E Withmarsh precisa de reciclagem….” Putz!!!!!!!!!!!!!
“Na verdade Vettel não ganhou, nem ganharia, porque a pista não estava para afinações agressivas, e Webber ganhou novamente correndo “devagarinho”, com uma afinação conservadora demais…” AFINAÇÃO AGRESSIVA??? AFINAÇÃO conservadora????? O que é isso??????????????
“Agora com velocidade de ponta perto de 330kmh na reta antes de Spitzkehre, o GP da Alemanha pode, finalmente, fazer diferença para a Mclaren e esta voltar a ganhar….”??????
Não seria o Button completando a zona de pontos?
corrida , na minha opiniao meio morna , confesso que torci para chuva ou saftcar , pra ver todos se juntarem novamente, parabens pro Weber , e tambem para o Razia que amadureceu muito na gp2 e tem tudo pra ser campeao de 2012, pena que os brasileiros quando entram na f1 so pegam em alça de caixao, pela falta de dimdim , abs
O que é saftcar ?
kkkkkkkkk. vc ja assitiu a alguma corrida???
vejo erros de português em materias de grandes colunistas , e nao acho nada demais errar faz parte da vida ,aqui so tem intelectual , desculpa ai gênios !
um erro de grafia… ou uma ignorâcia maga do idioma!…rsrs
*mega
Selço Surdo … compute tb, na sua análize, erro de dijitassão …
Meninos, se deu para entender, entao sigam em frente. Governos mudam grafias e uma palavra inventada por um minitro depois de muitas críticas foi parar no Aurélio. Deixem de picuinhas.
zzzzzZZZZZZzzzzzzZZZZZ
Corrida muito boa, Bicho! E acho que não é só o Button que perdeu rendimento, a McLaren parece estar ficando prá trás…
Acredito que as outras é que evoluiram…
O Bruno fez hoje uma corrida muito boa, boa largada, prova solida e no final, além de segurar o Button, fez uma linda ultrapassagem.
Com relação ao Maldonado, acredito que a FIA ira tirar 10 posições na próxima corrida pela reincidência.
so faltou falar da bela corrida do Bruno , que chegou a 0.43 sgs do lider , e fez uma ultrapassagem muito bonita em cima do alemao, mostrando que tem sangue nos olhos e merece estar no grid, Massa parece que esta voltando , pois è , o Button esta na mesma cituaçao do Massa , e ninguem diz nada , engraçado a critica parece que so vale pros brasileiros abs.
Querido Fábio,
Hulkenberg perdeu posições após ser ultrapassado pelo Bruno Senna no final da corrida. Com isso, quem fechou a zona de pontuação foi o Button.
Veja: http://www.formula1.com/results/season/2012/872/7149/
Abs!
Fábio, o 10º foi o Button, corrige lá. O Hulk deu uma escapada e caiu para 12º. Abs
Já arrumei, valeu.
Abs
Esqueci de comentar, o Massinha também mandou bem hoje, parece que a auto confiança voltou, muito bom o duelo com o Shumi e com o Vettel, parabéns Felipe!!
“FIA, inexplicavelmente, deixou o veredicto para depois da prova. Ê, la-iá…”
Creio que seria inútil puni-lo naquele momento, pois ele não tinha possibilidades de marcar pontos – fazer um drive-through não alteraria nada importante. Punindo após a prova ele receberá um “castigo” mais condizente com seu comportamento.
As punições não são e não devem ser, dadas com base no potencial prejudicial ao piloto…
Alonso jogou sujo na largada e foi para os dois lados da pista. Se o Webber mantivesse a linha, os dois bateriam.
Por muito menos outros pilotos receberam punição neste ano …
tá doido?
Estamos?
Aliás, expressar uma opinião, na sua cabecinha, significa ser doido?
Então conte quantos doidos vieram aqui se expressar, incluindo vc e o o Fábio …
Ótima corrida do Mark, ele já vem merendo mais atenção da Red Bull há muito tempo, quem sabe agora eles acabem reconhecendo que o segundo piloto e tão bom quanto o protegido…..
Assim fica difícil Hamilton continuar na Mclaren em 2013.Uma equipe que despontou na Austrália como a mais rápida e de lá para cá só tem regredido.É ridículo o quanto equipes como Red Bull, Ferrari e Lotus nessa ordem são bem mais rápidas e em várias corridas até a Mercedes é mais rápida que a equipe de Ron Dennis.(Para Lotus chegar só falta piloto.)
E quanto a Maldonado teste psicotécnico para ele já.O cara não é normal toda disputa ele insiste em jogar o carro em cima do adversário.
oque importa é que o Bruno anotou mais 2 pontinhos. 🙂
e para onde foi a chuva cara pálida, no twitter vc e o flavio gomes praticamente garantiram a chuva!
Massa começando uma redenção ?
abs
Luciano
Garantimos chuva? Não mesmo.
Abs
Vale lembrar que o primeiro campeonato conquistado pelo Vettel foi na última corrida e estavam na sua frente pela briga: Webber e Alonso. Abraços!
Seixas, são os pneus que estão matando o ritmo de corrida do Schumacher?
Quando há algum calor no asfalto, sim.
Abs
Se os compostos melhorassem acredito que ele estaria em uma crescente agora… A pole em Mônaco e o terceiro lugar na classificação com chuva mostram que ele voltou à velha forma. Noto também que a Mercedes traciona mal nas curvas embora voe nas retas. Ainda acredito em vitória dele esse ano, talvez em Spa ou Cingapura. E você, Fábio?
Abs.