Webber, vitória e luta pelo título
08/07/12 10:43
Em Silverstone, uma vitória estratégica de Webber.
Alonso, seu grande adversário na prova, apostou em largar com pneus duros e deixar os macios para o último trecho. O australiano fez justamente o oposto, e tinha pneus melhores nas últimas voltas.
Ganhou.
Sua segunda vitória na temporada, a nona da carreira.
Vettel completou o pódio.
A largada aconteceu com pista seca e Alonso, o pole, de pneus duros, confiando em chuva ao longo da prova. Atrás dele, a grande maioria estava com pneus macios, esperando um GP sem água.
Alonso largou dando uma cortada agressiva em Webber e garantindo a dianteira na primeira curva. O australiano e Schumacher mantiveram suas posições. Massa superou Vettel e pulou para quarto. Bruno também fez uma bela largada, saindo de 13º para nono.
Ao fim da primeira volta, o top 10 tinha Alonso, Webber, Schumacher, Massa, Vettel, Maldonado, Raikkonen, Hamilton, Bruno e Pérez.
Começou, então, uma briga boa: Massa tentando atacar Schumacher, mas precisando se defender de Vettel.
Ficou assim por gerações e gerações, até que Vettel entrou nos boxes, na décima volta, abrindo os pits. Instantes depois, sem o bicampeão no cangote, Massa enfim passou Schumacher, numa belíssima manobra.
Alheio a tudo isso, Alonso abria vantagem, mesmo com pneus teoricamente mais lentos que os da concorrência. Na 12ª volta, tinha 4s4 sobre Webber.
Um pouco mais atrás, Maldonado fez lambança com Pérez. O mexicano tentava a ultrapassagem, o venezuelano não tirou o pé na curva, escorregou… Bateram.
Pior para Pérez, que saiu chutando tudo o que via pela frente, irritadíssimo, e, nas entrevistas, chamou o adversário de “estúpido”.
Maldonado, o culpado, continou na corrida _ e a FIA, inexplicavelmente, deixou o veredicto para depois da prova. Ê, la-iá…
Na 13ª volta, Schumacher parou. Na 14ª, Massa e Raikkonen. Webber parou na seguinte. Alonso entrou na 15ª.
Hamilton, que ainda não havia parado, ocupou a liderança provisória. O que valeu um belo duelo com Alonso na 19ª volta: após algumas ameaças, o espanhol ultrapassou, levou o xis, mas não aliviou e deu o troco de novo. Aplausos.
O inglês só entrou na 22ª volta, fechando a janela de pits entre os pilotos de ponta _e quem se saiu melhor nisso tudo foi Vettel, que ganhou as posições de Massa e de Schumacher e pulou para terceiro.
Na 23ª volta, o top 10 tinha Alonso, Webber, Vettel, Massa, Schumacher, Raikkonen, Hamilton, Grosjean, Kobayashi e Hulkenberg. Bruno estava à margem dos pontos, em 11º.
Na 28ª, Hamilton, que era o único lá na frente com pneus macios, parou de novo. Colocou os duros, para ir até o final. Três voltas depois, Vettel entrou. Na 32ª, Webber. Raikkonen e Schumacher entraram na 35ª. Massa foi para os boxes na 36ª e voltou atrás do alemão da Red Bull.
Na 37ª, Alonso tinha 21s1 sobre Webber e entrou nos boxes. Seria suficiente para manter a ponta?
Sim, foi. O espanhol acelerou muito na volta anterior à parada e conseguiu voltar à frente do australiano.
O top 10, ao final da segunda janela de pits, Alonso, Webber, Vettel, Massa, Raikkonen, Grosjean, Hamilton, Schumacher, Hulkenberg e Bruno.
Pelo rádio, a Red Bull dizia para Webber, de pneus duros, que sua chance seria esperar o desgate dos compostos macios de Alonso nas voltas finais. E foi o que aconteceu.
A dez voltas do fim, Webber começou a virar mais rápido que o espanhol. E a diferença foi desaparecendo.
Na 44ª, era de 1s3. Na 45ª, 0s5.
Na 48ª, não deu mais pra Alonso. Webber embutiu e passou, por fora. Venceu ali o GP.
Na linha de chegada, o australiano tinha 3s sobre Alonso. Vettel passou 1s7 atrás do espanhol.
Massa foi o quarto. Completando a zona de pontos, Raikkonen, Grosjean, Schumacher, Hamilton, Bruno e Button.
(Algum alívio para os brasileiros, enfim…)
A segunda vitória de Webber traz consequências para a tabela. Porque ele reduziu de 20 para 13 pontos sua desvantagem em relação a Alonso, ainda o líder: 129 a 116. E aumentou sua folga para o terceiro. Chegou a Silverstone com três pontos em relação a Hamilton. Deixa a Inglaterra com 16 sobre Vettel.
No Mundial de Construtores, a Red Bull tem 216 pontos, contra 152 da Ferrari. A Lotus tem 144 e a McLaren despencou de segunda para quarta, com 142.
Webber na luta pelo título? Por que não?
Chegando à metade da temporada, ele já tem argumentos para cobrar mais atenção da Red Bull. Seria justo.
O Maldonado, vem de forma rescidente jogando o carro pra cima dos outros, foi assim com Perez, Hamilton e outros. Lembra Fabio no ano passado que ele jogou o carro pra cima do Hamilton.
Olá Fabio adorei a sua descrição da corrida
Eu também sou fã deste esporte e criei um blog relacionado ao assunto
Será um grande prazer té-lo como o meu leitor
o nome do meu blog é Largando na frente ( que atualmente encontra-se em primeiro no Google )
E também no facebook como: Largando na frente
Espero que goste
Alonso é realmente excepcional,o único a vencer 2 vezes em valência onde só ele acerta a hora do acidente e da entrada do safety car na pista,malandragem ou mutretagem?
até tu Fábio seixas? claro que Alonso voltou na frente não por causa de uma volta excepcional,e sim porque o tempo medido de 25 segundo,conta entrada e sáida do pi,mas o pit corta a pista,será que ninguém viu isso?
Desculpa, mas não entendi nada
Acho que o amigo tá se referindo à lambança que os comentaristas da Rede Globo sempre aprontam na hora de fazer as contas do Pit.
A Vantagem de 21.1s quer dizer: se um carro ficar parado, o outro demora esse tempo para chegar até ele. O que o pessoal se esquece é que a entrada do pit é no início da reta, e a saída no final. Portanto, se os carros demoram 4s pararasgar a reta dos boxes, 17.1s já seriam suficientes para voltar à frente.
eu sempre achei a mesma coisa.
Se o tempo desde a entrada até a saída do pit é de 25 segundos, mas o piloto gastaria, sei lá, 10 segundos para atravessar a mesma distância na pista, então ele perde na realidade apenas 15 segundos com a parada. A “distância” medida durante a parada nos pits é bem enganosa.
O que acontece, na verdade, e que o tempo total da parada leva 25s, nao significa que ele tem que estar 25s a frente do segundo colocado, uma vez que o piloto ( alonso) nao fica 25s parado, ele apenas demora mais do que outro, por exemplo webber gasta ( to chutando) 7s para percorrer aquele mesmo espaco logo basta a diferenca ser de, neste exemplo 18s
kkkkkkkkkkk nem eu
SE FOSSE O HAMILTON, A PUNIÇÃO ERA NA HORA. O CARA(MALDONADO) TÁ BATENDO DEMAIS. o webber tem que acelerarecobrar depois, afinal o carro é omesmo do Vettel
Argumentos ele tem. Só não terá a atenção devida porque é companheiro do atual Bicampeão do mundo. E todos na equipe o adoram. Isso pesa e muito!
Fábio… re Maldonado, seu comentário e a “punição”:
Geralmente, também acho que ‘julgar após a corrida’ é uma lástima, mas, neste caso (ou em outros semelhantes), considerando que Maldonado, depois da melança ficou lá pela rabeira, que punição durante a corrida iria realmente ser sentida por ele?
Agora, a “punição” aplicada não dá para entender…Mereceria ser suspenso por uma corrida, dada a sua “repetitividade”. Talvez aí entrasse um pouco de bom senso naquela cabeça.