Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Quinta, coluna

Por Fábio Seixas
05/07/12 16:00

Maria percorreu os estágios anteriores à F-1, mas, quando chegou lá, caiu no limbo. Nunca tinha pilotado o carro e não corria de nada havia mais de um ano.
O acidente pode ter sido por pane mecânica ou eletrônica. Mas, se tivesse alguma experiência num carro de F-1, Maria poderia ter tentando minimizar as consequências.
Foi com ela, mas poderia ter acontecido com outros. Pilotos de testes na F-1 fazem de tudo, principalmente pirotecnias publicitárias. Só não testam.
Não estão prontos, não estão formados.
Que o olho de Maria faça a FIA rever esses conceitos.

A coluna de hoje fala sobre o triste acidente de Maria de Villota. E faz um elo entre a batida e a má formação dos pilotos hoje em dia.

A íntegra está aqui, para assinantes da Folha e do UOL. Na Folha Digital e na Folha de papel, a coluna orna a pág. D15.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Antonio José comentou em 07/07/12 at 20:49

    O que tb me assusta muito é o despreparo cada vez maio dos pilotos de aviões….

  2. Bruno Brito comentou em 06/07/12 at 22:31

    POXA FÁBIO… UM CAMINHÃO… TEM ALGUMA COISA MUITO MAL EXPLICADA AHE… EU LI UM COMENTÁRIO DO DE LA ROSA FALANDO QUE ELA ESTAVA “DEVAGAR”…. COMO ELA PODERIA ESTAR DEVAGAR SE OS DANOS FORAM SÉRIOS… NENHUM DOS ENVOLVIDOS ESTÃO FALANDO COISA COM COISA…

  3. Sandro comentou em 06/07/12 at 17:30

    Mais hora menos hora ia acontecer algo assim devido a falta de qualidade dos novos pilotos. O que tem de piloto sem condições de correr, mais continuam correndo por ter muito dinheiro ou por atrair mídia, não esta escrito. Aqui na Formula Truck tem uma “piloto”de carro de segurança, que é a Talula(sim a Talula do BBB) que antes de ser chamada para ser “piloto” do carro de segurança, nunca tinha nem entrado em carro de competição, e a Ford mesmo que é patrocinadora da categoria falou que ela so foi chamada por causa de Marketing. OU seja atualmente por marketing ou dinheiroi vc pode ceifar a vida de muita gente nas competições.

  4. rogerio comentou em 06/07/12 at 13:35

    esses testes são supervisionados pela FIA? não vi imagens… mas… o que um caminhão fazia ali?

  5. Alex Xavier comentou em 06/07/12 at 11:51

    Isso foi uma sacanagem.

  6. David comentou em 06/07/12 at 10:42

    Acho que devem melhorar a segurança. Por exemplo, se tivesse uma barreira de pneus em torno deste caminhão a piloto com certeza teria sofrido lesões diminutas! Afinal deve-se prever tudo, falha mecânica, falha do piloto e tomar medidas preventivas!

  7. Marcelo comentou em 05/07/12 at 22:24

    Quinta, 26 Abril 2012

    F1: FIA testa santoantônio para proteger o piloto.
    http://www.dcomercio.com.br/index.php/dcpower/87077-f1-fia-testa-santoantonio-para-proteger-o-piloto

    Não achei o vídeo desse teste, mas pra quem não entendeu esse santoantônio em um F1 ficaria semelhante como nos carros Dragster, como mostra a foto abaixo:

    http://1.bp.blogspot.com/_us9OO1W812c/SwGEYiz7w-I/AAAAAAAAB24/jhVTKncAzks/s1600/dragster+toyota.jpg

    O grande obstáculo deve ser na parte da estética, desenhar um santoantônio seguro sem deixar o Formula um MUITO FEIO deve ser um drama, mas algo tem que ser feito. A cabeça do piloto é o ponto mais fraco em um monoposto. Esse santoantônio estilo Dragster não evitaria um acidente como de Felipe Massa em 09, mas com certeza salvaria a vida do filho de John Surtees.

    Henry Surtees FATAL Formula 2 crash
    http://www.youtube.com/watch?v=0eHU5Bqe_4Q

    No link abaixo John Surtees desabafa: “Esta morte não vai ser em vão, porque irão acontecer progressos na segurança dos cockpits”
    http://continental-circus.blogspot.com.br/2009/08/noticias-john-surtees-fala-sobre-o.html

    O teste de 26 Abril 2012 foi feito justamente depois da morte de Henry Surtees!

    No caso do acidente de Maria de Villota esse tipo de santoantônio também iria ameniza muito o choque com o caminhão, pra perder um olho é porque o acidente foi gravíssimo, provavelmente o capacete foi esmagado na batida, só temos que lamentar mais uma tragédia no esporte a motor.

    Força Maria!!!

  8. Fabio comentou em 05/07/12 at 20:31

    Pô Xará, bem que vc podia postar suas colunas na integra aqui no blog, estilo ‘vale a pena ler denovo’ , com uns dias de diferença… A Folha não vai quebrar por causa disso.. (acho).

    • ANDRE DE ITU comentou em 06/07/12 at 9:12

      tambem ja dei essa sugestão ao Seixas,essa semana ele postaria a coluna da semana passada e assim por diante…LIBERA A COLUNA FABIO!!! 🙂

  9. Ferraz comentou em 05/07/12 at 19:32

    Fabio, depois dos acidentes de Massa e Villota, será que não esta na hora da F1 pensar em cockpit fechado? Sabemos que a possibilidade de incidentes assim são pequenas, mas não seria mais sensato prevenir os pilotos de possíveis incidentes?

    • SILVA JR comentou em 05/07/12 at 20:08

      Imagine os velhinhos da TV que transmite as corridas???? Os caras ja trocam alhos por bugalhos, imagine com os cockpits fechados….ai a bagunça na cabeça do narrador mor ia pirar de vez, ele ia achar o Senna em todos os carros.

  10. João Magalhães comentou em 05/07/12 at 19:10

    Alguma chance dessa tragédia mudar as regras em relação aos testes Fábio? Triste demais…

    • Fábio Seixas comentou em 05/07/12 at 19:11

      Espero que sim. Mais fiscalização de segurança, no mínimo.
      Abs

  11. Emerson Neves.. comentou em 05/07/12 at 18:24

    Olha eu lamento a moça pelo acidente uma pena..
    Mais quer saber eu vou mandar um sonoro!
    VAI CORINTHIASSSSSSSSS

    • Eduardo Perez comentou em 05/07/12 at 19:02

      Corinthiano tem sempre uma acéfalorrice a dizer mesmo!!

    • João Magalhães comentou em 05/07/12 at 19:09

      Não tinha um outro post para comentar isso cara? Na boa… A menina perdeu o olho =(

    • Ferraz comentou em 05/07/12 at 19:29

      tsc tsc tsc…

    • Paulo comentou em 05/07/12 at 23:07

      Pessoal. O sujeito é corintiano. Não exijam coerência, respeito e acima de tudo inteligência. Respeitem a inferioridade de alguns seres. kkk

    • ANDRE DE ITU comentou em 06/07/12 at 9:15

      ao Emerson Neves: e eu vou te mandar um sonoro V.T.N.C.!!! tenha um pouco de respeito pelo acidente,imbecil.

    • Hirooka comentou em 06/07/12 at 9:42

      Por que sempre tem alguem falando de futebol num site ou blog sobre automobilismo?! E ainda mais numa tragedia como essa?! Brincadeira tem hora e lugar…

    • Filipe comentou em 06/07/12 at 11:24

      O pior é que o acéfalo não sabe nem o nome correto do time que torce… Corinthias?? Não seria Corinthians?

  12. Antonio comentou em 05/07/12 at 18:17

    No meu ultimo comentário, tinha falado para Vc voltar a velha forma…
    Neste Post Vc realmente está no caminho.

  13. ricardo pereira comentou em 05/07/12 at 18:12

    Gostaria de ver a Bia Figueredo pilotando uma F-1, ela pilotaria com muita qualidade.

  14. Luiz felipe comentou em 05/07/12 at 18:09

    Ela já tinha experência com carros de f1, havia pilotado pela Renault, atual Lotus, ano passado.

    http://fabioseixas.folha.blog.uol.com.br/arch2011-08-14_2011-08-20.html

    • Fábio Seixas comentou em 05/07/12 at 18:33

      Bem lembrado. Mas com um carro antigo, e experiência ínfima. Obrigado.
      Abs

      • Pedro Paiva comentou em 05/07/12 at 19:42

        Mesmo assim, Fábio. Ela deve ter feito essa rotina de teste no simulador um monte de vezes antes de ir pra pista. Eu acho (e quem acha não sabe p… nenhuma) que foi pane do carro mesmo e ela estava muito perto do caminhão para conseguir parar ou desviar antes de bater. Errou quem motou o “pit” perto do caminhão e quem deixou a plataforma meio levantada, bem na altura do capacete do piloto.

  15. Gustavo comentou em 05/07/12 at 17:09

    Também acho que é muito fácil culpa-la, mas quem foi o incompetente que deixou um caminhão ao lado de onde ela deveria parar o carro. Sabemos que panes e erros podem acontecer a qualquer hora, um carro de F1 não é um fusca. Estes testes ou apresentações, tem que ser feitas em lugares seguros para que nem o piloto ou publico, quando houver, corram algum risco.

  16. Igor Magrini comentou em 05/07/12 at 17:07

    Fábio, pelo que vc colheu de informações, existe a possibilidade de haver culpa de terceiros no acidente, por exemplo, pq o caminhão estava no local de testes, ou da equipe em não avaliar tais riscos??

    • Fábio Seixas comentou em 05/07/12 at 17:29

      Claro. A Marussia ainda tem muito o que explicar.
      Abs

    • Pedro Paiva comentou em 05/07/12 at 19:44

      Igor, o caminhão, pelo que sei, era da própria equipe. Eles montaram o pit do lado do caminhão, numa tenda, e o caminhão estava ali como oficina, etc.

  17. Racing Fan comentou em 05/07/12 at 17:01

    E uma homenagem a Pininfarina. Um gênio que deixou-nos. E que deixou um pouco mais pobre a indústria automobilística. Será sempre lembrado, Pininfarina.

  18. Monica comentou em 05/07/12 at 16:56

    a FIA sempre tem esperado alguém pagar um alto preço, pra depois agir… por causa dos custos, proibiram os “testes” na F1, os jovens pilotos tem pago o preço com isso. Talvez seja a “pouca” experiencia da Maria com um F1 que contribuiu para esse desastre, talvez pode num ter sido nada disso, apenas uma fatalidade. Mas convenhamos, porq acabar com a “escola” dos pilotos novatos pra conter os custos… o melhor seria conter os gastos com as festinhas q dão para poucos na F1, e voltar o dinheiro para o que importa verdadeiramente, a vida, o esporte.
    Estou profundamente triste com o ocorrido com a Maria, arrasada com tudo isso, espero que, como já está marcado na sua face, não seja marcado no seu coração, acredito que deva ser muito difícil pra ela suportar a perda de um olho, uma visão.
    Que Deus dê forças a Ela para enfrentar o por vir!

  19. Willian Santos comentou em 05/07/12 at 16:49

    Sou só eu ou mais alguém achou estranho o fato de ter um caminhão na pista durante o teste?

  20. Rogatti comentou em 05/07/12 at 16:28

    –
    –
    estranho o acidente…..bateu a 60km/h . e fez todo esse “estrago”….
    –
    e o local do mesmo…acidente…com caminhão estacionado a lado da pista….etc..
    –
    muito tem que ser explicado……antes de culpar a falta de experiencia e/ou habilidade da piloto…

    • William Tejo comentou em 05/07/12 at 16:39

      Um acidente a 60 km/h onde o impacto é no chassis do carro de F1 é uma coisa, agora um impacto de 60 km/h na cabeça, com um obstáculo parado, é diferente.

    • William Tejo comentou em 05/07/12 at 16:44

      http://formulaoneupdate.wordpress.com/2012/07/03/maria-de-villota-what-do-we-know-so-far/

Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).