Quinta, coluna
05/07/12 16:00Maria percorreu os estágios anteriores à F-1, mas, quando chegou lá, caiu no limbo. Nunca tinha pilotado o carro e não corria de nada havia mais de um ano.
O acidente pode ter sido por pane mecânica ou eletrônica. Mas, se tivesse alguma experiência num carro de F-1, Maria poderia ter tentando minimizar as consequências.
Foi com ela, mas poderia ter acontecido com outros. Pilotos de testes na F-1 fazem de tudo, principalmente pirotecnias publicitárias. Só não testam.
Não estão prontos, não estão formados.
Que o olho de Maria faça a FIA rever esses conceitos.
A coluna de hoje fala sobre o triste acidente de Maria de Villota. E faz um elo entre a batida e a má formação dos pilotos hoje em dia.
A íntegra está aqui, para assinantes da Folha e do UOL. Na Folha Digital e na Folha de papel, a coluna orna a pág. D15.
O que tb me assusta muito é o despreparo cada vez maio dos pilotos de aviões….
POXA FÁBIO… UM CAMINHÃO… TEM ALGUMA COISA MUITO MAL EXPLICADA AHE… EU LI UM COMENTÁRIO DO DE LA ROSA FALANDO QUE ELA ESTAVA “DEVAGAR”…. COMO ELA PODERIA ESTAR DEVAGAR SE OS DANOS FORAM SÉRIOS… NENHUM DOS ENVOLVIDOS ESTÃO FALANDO COISA COM COISA…
Mais hora menos hora ia acontecer algo assim devido a falta de qualidade dos novos pilotos. O que tem de piloto sem condições de correr, mais continuam correndo por ter muito dinheiro ou por atrair mídia, não esta escrito. Aqui na Formula Truck tem uma “piloto”de carro de segurança, que é a Talula(sim a Talula do BBB) que antes de ser chamada para ser “piloto” do carro de segurança, nunca tinha nem entrado em carro de competição, e a Ford mesmo que é patrocinadora da categoria falou que ela so foi chamada por causa de Marketing. OU seja atualmente por marketing ou dinheiroi vc pode ceifar a vida de muita gente nas competições.
esses testes são supervisionados pela FIA? não vi imagens… mas… o que um caminhão fazia ali?
Isso foi uma sacanagem.
Acho que devem melhorar a segurança. Por exemplo, se tivesse uma barreira de pneus em torno deste caminhão a piloto com certeza teria sofrido lesões diminutas! Afinal deve-se prever tudo, falha mecânica, falha do piloto e tomar medidas preventivas!
Quinta, 26 Abril 2012
F1: FIA testa santoantônio para proteger o piloto.
http://www.dcomercio.com.br/index.php/dcpower/87077-f1-fia-testa-santoantonio-para-proteger-o-piloto
Não achei o vídeo desse teste, mas pra quem não entendeu esse santoantônio em um F1 ficaria semelhante como nos carros Dragster, como mostra a foto abaixo:
http://1.bp.blogspot.com/_us9OO1W812c/SwGEYiz7w-I/AAAAAAAAB24/jhVTKncAzks/s1600/dragster+toyota.jpg
O grande obstáculo deve ser na parte da estética, desenhar um santoantônio seguro sem deixar o Formula um MUITO FEIO deve ser um drama, mas algo tem que ser feito. A cabeça do piloto é o ponto mais fraco em um monoposto. Esse santoantônio estilo Dragster não evitaria um acidente como de Felipe Massa em 09, mas com certeza salvaria a vida do filho de John Surtees.
Henry Surtees FATAL Formula 2 crash
http://www.youtube.com/watch?v=0eHU5Bqe_4Q
No link abaixo John Surtees desabafa: “Esta morte não vai ser em vão, porque irão acontecer progressos na segurança dos cockpits”
http://continental-circus.blogspot.com.br/2009/08/noticias-john-surtees-fala-sobre-o.html
O teste de 26 Abril 2012 foi feito justamente depois da morte de Henry Surtees!
No caso do acidente de Maria de Villota esse tipo de santoantônio também iria ameniza muito o choque com o caminhão, pra perder um olho é porque o acidente foi gravíssimo, provavelmente o capacete foi esmagado na batida, só temos que lamentar mais uma tragédia no esporte a motor.
Força Maria!!!
Pô Xará, bem que vc podia postar suas colunas na integra aqui no blog, estilo ‘vale a pena ler denovo’ , com uns dias de diferença… A Folha não vai quebrar por causa disso.. (acho).
tambem ja dei essa sugestão ao Seixas,essa semana ele postaria a coluna da semana passada e assim por diante…LIBERA A COLUNA FABIO!!! 🙂
Fabio, depois dos acidentes de Massa e Villota, será que não esta na hora da F1 pensar em cockpit fechado? Sabemos que a possibilidade de incidentes assim são pequenas, mas não seria mais sensato prevenir os pilotos de possíveis incidentes?
Imagine os velhinhos da TV que transmite as corridas???? Os caras ja trocam alhos por bugalhos, imagine com os cockpits fechados….ai a bagunça na cabeça do narrador mor ia pirar de vez, ele ia achar o Senna em todos os carros.
Alguma chance dessa tragédia mudar as regras em relação aos testes Fábio? Triste demais…
Espero que sim. Mais fiscalização de segurança, no mínimo.
Abs
Olha eu lamento a moça pelo acidente uma pena..
Mais quer saber eu vou mandar um sonoro!
VAI CORINTHIASSSSSSSSS
Corinthiano tem sempre uma acéfalorrice a dizer mesmo!!
Não tinha um outro post para comentar isso cara? Na boa… A menina perdeu o olho =(
tsc tsc tsc…
Pessoal. O sujeito é corintiano. Não exijam coerência, respeito e acima de tudo inteligência. Respeitem a inferioridade de alguns seres. kkk
ao Emerson Neves: e eu vou te mandar um sonoro V.T.N.C.!!! tenha um pouco de respeito pelo acidente,imbecil.
Por que sempre tem alguem falando de futebol num site ou blog sobre automobilismo?! E ainda mais numa tragedia como essa?! Brincadeira tem hora e lugar…
O pior é que o acéfalo não sabe nem o nome correto do time que torce… Corinthias?? Não seria Corinthians?
No meu ultimo comentário, tinha falado para Vc voltar a velha forma…
Neste Post Vc realmente está no caminho.
Gostaria de ver a Bia Figueredo pilotando uma F-1, ela pilotaria com muita qualidade.
Ela já tinha experência com carros de f1, havia pilotado pela Renault, atual Lotus, ano passado.
http://fabioseixas.folha.blog.uol.com.br/arch2011-08-14_2011-08-20.html
Bem lembrado. Mas com um carro antigo, e experiência ínfima. Obrigado.
Abs
Mesmo assim, Fábio. Ela deve ter feito essa rotina de teste no simulador um monte de vezes antes de ir pra pista. Eu acho (e quem acha não sabe p… nenhuma) que foi pane do carro mesmo e ela estava muito perto do caminhão para conseguir parar ou desviar antes de bater. Errou quem motou o “pit” perto do caminhão e quem deixou a plataforma meio levantada, bem na altura do capacete do piloto.
Também acho que é muito fácil culpa-la, mas quem foi o incompetente que deixou um caminhão ao lado de onde ela deveria parar o carro. Sabemos que panes e erros podem acontecer a qualquer hora, um carro de F1 não é um fusca. Estes testes ou apresentações, tem que ser feitas em lugares seguros para que nem o piloto ou publico, quando houver, corram algum risco.
Fábio, pelo que vc colheu de informações, existe a possibilidade de haver culpa de terceiros no acidente, por exemplo, pq o caminhão estava no local de testes, ou da equipe em não avaliar tais riscos??
Claro. A Marussia ainda tem muito o que explicar.
Abs
Igor, o caminhão, pelo que sei, era da própria equipe. Eles montaram o pit do lado do caminhão, numa tenda, e o caminhão estava ali como oficina, etc.
E uma homenagem a Pininfarina. Um gênio que deixou-nos. E que deixou um pouco mais pobre a indústria automobilística. Será sempre lembrado, Pininfarina.
a FIA sempre tem esperado alguém pagar um alto preço, pra depois agir… por causa dos custos, proibiram os “testes” na F1, os jovens pilotos tem pago o preço com isso. Talvez seja a “pouca” experiencia da Maria com um F1 que contribuiu para esse desastre, talvez pode num ter sido nada disso, apenas uma fatalidade. Mas convenhamos, porq acabar com a “escola” dos pilotos novatos pra conter os custos… o melhor seria conter os gastos com as festinhas q dão para poucos na F1, e voltar o dinheiro para o que importa verdadeiramente, a vida, o esporte.
Estou profundamente triste com o ocorrido com a Maria, arrasada com tudo isso, espero que, como já está marcado na sua face, não seja marcado no seu coração, acredito que deva ser muito difícil pra ela suportar a perda de um olho, uma visão.
Que Deus dê forças a Ela para enfrentar o por vir!
Sou só eu ou mais alguém achou estranho o fato de ter um caminhão na pista durante o teste?
–
–
estranho o acidente…..bateu a 60km/h . e fez todo esse “estrago”….
–
e o local do mesmo…acidente…com caminhão estacionado a lado da pista….etc..
–
muito tem que ser explicado……antes de culpar a falta de experiencia e/ou habilidade da piloto…
Um acidente a 60 km/h onde o impacto é no chassis do carro de F1 é uma coisa, agora um impacto de 60 km/h na cabeça, com um obstáculo parado, é diferente.
http://formulaoneupdate.wordpress.com/2012/07/03/maria-de-villota-what-do-we-know-so-far/