Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Metamorfose

Por Fábio Seixas
05/07/12 20:04

Um monte de gente me mandou o vídeo abaixo, um monte de blog já deve ter colocado no ar, mas vale a pena colocar aqui. Porque é bem bacana.

Em 47 segundos, a evolução dos carros de F-1 de 1950 a 2012…


Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Patricia França comentou em 06/07/12 at 13:21

    Aí quem sabe esse video lhe de inspiração para você falar da parte tecnica da F1.

  2. Alex Xavier comentou em 06/07/12 at 11:14

    Legal o vídeo . Tive que assistir mais de uma vez bara visualizar bem, pois até que ele poderia ser um pouco mais devagar. Mas o que eu queria dizer mesmo é, que apesar das diferenças, um fórmula nunca deixou de ser um fórmula.

  3. Celio Ferreira comentou em 06/07/12 at 10:40

    Como o amigo disse acima , mais lento seria melhor.

  4. Paulo Granzieri comentou em 06/07/12 at 8:47

    Para um fã de automobilismo como eu, é impressionante verificar as mudanças de tamanho de chassis e pneu, além da altura e ângulos dos bicos e das asas traseiras. Afora os erros de percalços verificados por meus colegas, achei muito legal.

  5. Eugen comentou em 06/07/12 at 4:26

    Fabio,
    Super interessante e bem feito! Obrigado pela divulgação, vlw mesmo!

  6. guilherme comentou em 06/07/12 at 3:19

    A mim sempre pareceu um mistério que tenha demorado tanto para alguém pensar em colocar uma asa no carro. Será que a ideia de ir mais rápido nas curvas era tão distante frente ao desejo de velocidade nas retas? Ou será que é só muito fácil chamar uma invenção revolucionária de óbvia depois que ela já foi inventada?

    • Alex Xavier comentou em 06/07/12 at 11:22

      Caro Guilherme. Falando das asas e do aerofólio em particular. As primeiras tentativas de coloarem um aerofólio traseiro de fato foi algumas vezes desastroso. Projetistas da época tinham a crença de que quando mais alto o aerofólio for, melhor. Existem carros que tiveram aerofólios altos mas em um projeto em especial, ainda na época dos charutinhos e GP em preto e branco, instalaram um aerofólio de mais ou menos uns 2 metros e meio de altura a partir do carro e seus suportes pareciam dois cabos de vassoura. Lógico que meia volta depois o aerofólio começou a se entortar todo e a se desmanchar. “Um pleno fiasco”. É uma pena que não sei qual vídeo mostra isso para eu te mandar o endereço. Abs.

  7. Filipe comentou em 05/07/12 at 23:11

    Não gostei… tinha que ir mais devagar, pra ver as diferenças…

  8. Mauricio Alves comentou em 05/07/12 at 22:08

    Pela evolução dos carros e muitas outras mais é que eu discordo quando algum site, jornal, revista, organização ou simplesmente a pachecada elege um “melhor piloto de todos os tempos”!
    Esse conceito é impossível, dadas as alterações ocorridas ao longo do tempo. Muito mais coerente seria se falassem sobre o melhor piloto de cada década ou de cada época tecnológica da categoria.

    A viuvada vai querer me crucificar, mas eu não penso com a cabeça do Galvão!

    • Murilo Rodrigues comentou em 06/07/12 at 10:18

      Maurício, eu sempre tive essa mesma opinião : é impossível fazer comparações devido a todas as mudanças seja nos autódromos, seja nos carros, seja na preparação física dos pilotos, etc…

  9. CarlosSP comentou em 05/07/12 at 20:55

    Humm. Nao gostei. Se fosse a evoluçao de uma equipe, mc laren ou ferrari por exemplo ate poderia ser. Os anos 60 esta muito errado. nao acho que os desenhos representem nem de perto a realidade. Anos 80 tambem há muitos desenhos sem hierarquia de tempo.

  10. joel belmonte fialho comentou em 05/07/12 at 20:31

    video montagem muito exelente faz viajar no tunel do tempo apesar de olografico (montagem p/computador ) remete a fantastica evolução das maquinas a motor monoposto F1 , fantastico,apenas espetcular………

    • joao arthur ctba/pr comentou em 05/07/12 at 21:49

      “muito excelente” é sensacional!

      • Marcos comentou em 06/07/12 at 7:40

        “muito excelente” é ‘sensacional'” é muito demais.

        • Flávio comentou em 07/07/12 at 0:16

          Exelente exelente exelente exelente exelente exelente

Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).