Programe-se
04/07/12 09:55Chegou a hora de Silverstone
E o mais bacana de Silverstone é… curtir Silverstone: a área de barraquinhas de fish&chips, hambúrguer e cerveja, as lojinhas de artigos ligados ao automobilismo, o parque de diversões, as tendas que vendem livros e vídeos sensacionais sobre F-1, o público no gramado, o clima de esporte a motor à moda antiga.
Tem, também, toda a loucura do público e da imprensa pelos pilotos locais. Se vocês acham que os brasileiros correm pressionados em Interlagos é porque nunca acompanharam os jornais e revistas britânicos em semana de GP.
Pelo menos, agora, eles têm dois em condições de vencer. E correndo por uma equipe da casa, a McLaren. Será?
Segue a programação, no horário de Brasília:
sexta
6h-7h30: 1º treino livre
10h-11h30: 2º treino livre
sábado
6h-7h: 3º treino livre
9h: treino classificatório
domingo
9h: GP da Inglaterra, 52 voltas
Silverstone, dará Vettel na cabeça
Silverstone será a redenção do Massa…e não sou humorista!
Humorista não …. palhaço!!!! Quer fazer todo mundo rir!!!
Em caso de chuva, coloco todas as minhas fichas no sr. Alonso. Caso não, entre os 05 ele chega fácil.
Fábio,
Você viu o vídeo “do nascimento a Mônaco”?
Se não viu, dá uma olhada aí:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=NVsN83euv5M
Abç
E a Indy? Por que Vc não fala de outras categorias?
Vc vai estar lá ou vai assitir pela Televisão assimi como nós?
Alguma menção a morte do Pininfarina, o grande designer do automobilismo? Senti falta aqui no blog….
Esse triste acidente com a Villota me deixou estarrecido. Falha mecânica, ou mesmo erro da pilota, nenhum dos dois absolvem a presença de um caminhão tão próximo.
É aquela velha história, “fatalidades” acontecem, mas não é preciso facilitá-las. E, neste caso, não precisava ser nenhum gênio para entender que era no mínimo incomoda a presença de um caminhão por ali.
Triste, repito.
lastimavel o acidente da piloto de teste da marussia, ela ja tinha feio o teste em linha reto, estava seguindo em baixa velocidade para area onde a equipe estava e de repetendo o carro acelerou e bateu na traseira do caminhao da equipe e o aquele elevador traseiro caiu em cima dela, aqui la eh ferro puro muito pesado. Está obvio que nao foi culpa dela, com certeza eh uma piloto de altissimo nivel. A questão eh q todo mundo sabe a velocidade q o f1 arranca. Pode ter acontecido um travamento de acelerador, config errado de motor, talvez ela foi passar pra opcao de baixa rotina do motor, e a eletronica travou o acelerador. com certeza comecou como o melhor dia da vida dela…eh foda perder um olho, nao voltar a disputar e ainda mulher tem a questao da aparencia. nao ta na hora de voltar a falar da carlinga?
Fabio, fiquei imaginando como deve ser essas barraquinhas; deve ser legal demais! Na minha opinião, é a única “atmosfera” remanescente deste que fôra um dos mais fantásticos traçados que o automobilismo já recebeu, com seu formato pentagonal inigualavel. Infelizmente, essas maléficas reformas em circuitos tradicionais “mataram” nao apenas o finado Silverstone, mas muitos outros, fazendo com que fiquem, de certa forma “parecidos”. Antigamente cada circuito tinha suas particularidades, seus segredos. Podem me chamar de saudosista mas quem já viu alguma corrida no traçado original saberá o que quis dizer ( incluindo aí, uma chicane, várias vezes modificada antes da reta de chegada ). Eu não mais me refido a este circuito como Silverstone, melhor chama-lo de Frankeinstone.
Moro na Inglaterra e aqui, quando o assunto é F1, faz um mês que o povo só fala no Hamilton, Button e Di Resta (sim, ele também é queridinho). A pressão aqui é grande mas é diferente, porque bastante gente entende o esporte. Não tem uma Golo tocando vinheta Brasil-sil-sil toda hora. Isso nivela um pouca as coisas. Acho que o que pega mais pros caras é a quantidade de compromissos na semana anterior, fica difícil se preparar bem pra corrida.
O QUE UM CAMINHÃO FAZ PARADO EM PISTA IMPROVISADA DE TESTE AERODINAMICO???????, Esta na hora de analizar os prós e contras, esse é o resultado, Maria de Villota perde o olho direito, a proibição de testes em pistas, promovem essas disgraças, equipes grandes e pequenas usam de todos artifícios para tentar atingir seus objetivos, trechos longos de retas para teste aerodinamico e por muitas vezes eventos em ruas como promoção, etc., não seria melhor um dia inteiro de testes, tipo uma terça feira seguinte de onde aconteceu o GP, evitando transportes, passagens etc., e da mesma forma dando oportunidade dos pilotos reservas se atualizarem e familiarizarem com todo equipamento, QUAL PILOTO RESERVA HOJE PODE SUBSTITUIR OUTRO???, vai ter que aprender na pista colocando os outros em risco, com certeza alguma coisa vai mudar, precisa mudar.
Fábio, sobre o acidente da Maria me ocorreram duas coisas:
1 – o que ela fazia na Marussia, afinal, já que nem substituir o Glock na prova de Valência ela pôde, por nunca ter dirigido o carro(!)?
2 – aí, depois do papelão, resolvem botar a garota pra andar NUM AEROPORTO e deixam os caminhões à beira da pista.
agora a mulher perdeu o olho e fica todo mundo com cara de cocô tentando entender o que foi que fizeram de errado!
Fabio, esse acidente da piloto espanhola da Marussia foi num treino, certo? Mas pode ter treino?? Venho lendo mtas notícias sobre o acidente e coisas tristes, como a perda do olho direito dela, etc…mas queria saber se esses testes eram autorizados…
Abraço
Testes aerodinâmicos, em linha reta, são autorizados. Vou escrever mais sobre o assunto na minha coluna de amanhã, na Folha.
abs
E preciso pericia para bater em teste, em linha reta… Patroa aqui em casa nao me aguenta mais. Hahaha
Vou esperar então pra ler…mas estranho ela bater tão forte num carro/caminhão parado (!) em teste aerodinâmicos em linha reta. Enfim, tomara que ela fique bem que tudo seja esclarecido. Abraço
PS: aquele curso de F1 na Casa do Saber vai acontecer novamente? Gostaria mto de participar.
Infelizmente aconteceu um acidente com piloto Maria vilotta , triste fato a ser relatado, grave acidente onde perdeu um olho , seja como for estamos torcendo para que o melhor momento venha a acudir esta mulher , pois um acidente tem graves consequencias e um deles é a perda da visão triste acontecimento, agora tem que saber o porque deram a ela o volante de um bolito de formula 1 , será que ela estava a altura de pilotar ou foi algum jargão em nome da equipe , seja como for é muito ruim uma derrota para a sorte , tenho certeza da irresponsabilidade da equipe ,sem tirar a impericia da esponhola , sorte a piloto e o resto são esporte …….
Silverstone é a pista onde o grande Emerson Fittipaldi conquistou a sua última vitória na F1, em 1975. Nas últimas voltas, debaixo de chuva, ele conduziu a Mclaren M23 com perfeição enquanto quase todos os demais pilotos rodavam e batiam pela pista. Grande aula de pilotagem do Emerson!
Também foi lá que o Jody Scheckter, em 1973, causou um grande acidente no final de 1ª volta na saída da Woodcote (na época não havia chicane) envolvendo vários carros. Vale à pena ver no Youtube essas duas corridas. Naquela época, Silverstone era uma verdadeira pista de corrida de altíssima velocidade.
Abraço a todos.
Foi em um GP da Inglaterra também que Ayrton Senna ultrapassou na mesma volta quatro pilotos(Prost, Schumacher, Patrese e Johnny Herbert ) na mesma volta. Corrida muito bonita aquela!
Boa Tarde Fábio , voce tá sabendo do acidente que Maria de Villota sofreu? Tem mais informações?
Essa corrida fica entre Vettel e Hamilton! Button não tem chances este ano, vai comer poeira…mas o Alonso está pilotando muito e o Kimi anda bem em circuitos desafiadores e podem surpreender….mas ainda acho que dá RedBull! Massa…coitado, deve rodar 5x, como em 2008, se chover…já era!!
:)Da lhe Hamilton!!!:)
Fabio, nenhum comentario da porrada k a senhorita, piloto de teste, deu na traseira do caminhao?? Hehehe
Por que a risadinha? E “senhorita”? Já fez suas piadinhas machistas para os amigos?
Uma dúvida paira sobre o GP de Valencia : porque só o alternador do carro de Vethel e Grosjean queimou e dos companheiros de equipe não? Acho que tem coisa aí. Essa conversa foi para despistar!
Despistar o que, cara pálida?
Algum trambique fora do regulamento que não deu certo ora bolas!
Falha, agora só existe se for em série….
Apesar de o equipamento ser o mesmo, cada piloto tem a sua forma de pilotar, sendo assim, uns sabem preservar mais o equipamento e outros menos. Sendo assim, não creio que tenha trambique, simplesmente eles não tiveram sorte e seus equipamentos não foram tão resistentes quando os de seus companheiros.
E se os carros de todos que utilizam motores renault fossem quebrar, seria complicado, pois então as Willians, Redbulls e Lotus estariam fora….
“E o mais bacana de Silverstone é… curtir Silverstone: a área de barraquinhas de fish&chips, hambúrguer e cerveja, as lojinhas de artigos ligados ao automobilismo, o parque de diversões, as tendas que vendem livros e vídeos sensacionais sobre F-1, o público no gramado, o clima de esporte a motor à moda antiga.”
Ainda bem que o Kassab passa longe de Silverstone. Ele ia mandar proibir todas essas “barraquinhas” …..
Mas aqui em Interlagos ele não manda proibir os “sanduíches de plástico” a R$15,00 paus né…
Dá licença meu…
Abx
Diogo
Putz! Esse GP de Silverstone só me lembra a música “Aces High” do Iron Maiden.
Nem me pergunte pq 🙂
Por quê?
Pq!
Silverstone, foi uma base aerea inglesa durante a segunda guerra, como “quase” todo mundo sabe; e a musica do Iron, conta um dia na vida de um piloto de caça Ingles, durante a Batalha da Inglaterra. È isso ai Moy rock’n’roll e F1, abraços
Salve Salve Geraldo! É exatamente isso!
Caças ingleses, base aérea, rock’n roll, Automobilismo, Silverstone … Tudo junto e misturado.
Abração
Silvertone, pista mais pra rápida do que pra travada.
Aposto uma cervejinha na Lotus!
Bom eu ia escrever isso, mas vc foi mais rápido. Também aposto na Lotus.
Raikkonen precisa melhorar no classificatório.
Já Grosjean precisa de mais sorte e constância nas corridas.
Pq carro bom durante as provas os dois têm!
Em Silverstone é necessário um excelente comprometimento entre pressão aerodinâmica e velocidade. Mr Newey é o mestre nisso, RedBull vem forte!
Não creio que Alonso e Ferrari tenham condições de vencer em Silverstone… só se quebrar alguém que esteja na frente de novo.
Se as Redbulls, Mercedes, Lotus e MacLarens quebrarem talves ela tenha chance….
Isso se a Willians não surpreender….
Segurem o Alonso!!!
Ele está à beira do abismo e quer pular??