Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Programe-se

Por Fábio Seixas
04/07/12 09:55

Chegou a hora de Silverstone

E o mais bacana de Silverstone é… curtir Silverstone: a área de barraquinhas de fish&chips, hambúrguer e cerveja, as lojinhas de artigos ligados ao automobilismo, o parque de diversões, as tendas que vendem livros e vídeos sensacionais sobre F-1, o público no gramado, o clima de esporte a motor à moda antiga.

Tem, também, toda a loucura do público e da imprensa pelos pilotos locais. Se vocês acham que os brasileiros correm pressionados em Interlagos é porque nunca acompanharam os jornais e revistas britânicos em semana de GP.

Pelo menos, agora, eles têm dois em condições de vencer. E correndo por uma equipe da casa, a McLaren. Será?

Segue a programação, no horário de Brasília:

sexta
6h-7h30: 1º treino livre
10h-11h30: 2º treino livre

sábado
6h-7h: 3º treino livre
9h: treino classificatório 

domingo
9h: GP da Inglaterra, 52 voltas

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. kelvin comentou em 05/07/12 at 15:41

    Silverstone, dará Vettel na cabeça

  2. Flavio Costa comentou em 05/07/12 at 13:41

    Silverstone será a redenção do Massa…e não sou humorista!

    • Fernando comentou em 05/07/12 at 16:12

      Humorista não …. palhaço!!!! Quer fazer todo mundo rir!!!

  3. Fernando comentou em 05/07/12 at 12:00

    Em caso de chuva, coloco todas as minhas fichas no sr. Alonso. Caso não, entre os 05 ele chega fácil.

  4. Patrick Thomaz comentou em 05/07/12 at 11:15

    Fábio,
    Você viu o vídeo “do nascimento a Mônaco”?
    Se não viu, dá uma olhada aí:
    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=NVsN83euv5M
    Abç

  5. Antonio comentou em 04/07/12 at 22:17

    E a Indy? Por que Vc não fala de outras categorias?

    Vc vai estar lá ou vai assitir pela Televisão assimi como nós?

  6. Anderson Sartori comentou em 04/07/12 at 21:41

    Alguma menção a morte do Pininfarina, o grande designer do automobilismo? Senti falta aqui no blog….

  7. Mario Rodrigues comentou em 04/07/12 at 20:44

    Esse triste acidente com a Villota me deixou estarrecido. Falha mecânica, ou mesmo erro da pilota, nenhum dos dois absolvem a presença de um caminhão tão próximo.

    É aquela velha história, “fatalidades” acontecem, mas não é preciso facilitá-las. E, neste caso, não precisava ser nenhum gênio para entender que era no mínimo incomoda a presença de um caminhão por ali.

    Triste, repito.

  8. regis comentou em 04/07/12 at 18:26

    lastimavel o acidente da piloto de teste da marussia, ela ja tinha feio o teste em linha reto, estava seguindo em baixa velocidade para area onde a equipe estava e de repetendo o carro acelerou e bateu na traseira do caminhao da equipe e o aquele elevador traseiro caiu em cima dela, aqui la eh ferro puro muito pesado. Está obvio que nao foi culpa dela, com certeza eh uma piloto de altissimo nivel. A questão eh q todo mundo sabe a velocidade q o f1 arranca. Pode ter acontecido um travamento de acelerador, config errado de motor, talvez ela foi passar pra opcao de baixa rotina do motor, e a eletronica travou o acelerador. com certeza comecou como o melhor dia da vida dela…eh foda perder um olho, nao voltar a disputar e ainda mulher tem a questao da aparencia. nao ta na hora de voltar a falar da carlinga?

  9. Murilo Rodrigues comentou em 04/07/12 at 17:37

    Fabio, fiquei imaginando como deve ser essas barraquinhas; deve ser legal demais! Na minha opinião, é a única “atmosfera” remanescente deste que fôra um dos mais fantásticos traçados que o automobilismo já recebeu, com seu formato pentagonal inigualavel. Infelizmente, essas maléficas reformas em circuitos tradicionais “mataram” nao apenas o finado Silverstone, mas muitos outros, fazendo com que fiquem, de certa forma “parecidos”. Antigamente cada circuito tinha suas particularidades, seus segredos. Podem me chamar de saudosista mas quem já viu alguma corrida no traçado original saberá o que quis dizer ( incluindo aí, uma chicane, várias vezes modificada antes da reta de chegada ). Eu não mais me refido a este circuito como Silverstone, melhor chama-lo de Frankeinstone.

  10. Pedro Paiva comentou em 04/07/12 at 16:59

    Moro na Inglaterra e aqui, quando o assunto é F1, faz um mês que o povo só fala no Hamilton, Button e Di Resta (sim, ele também é queridinho). A pressão aqui é grande mas é diferente, porque bastante gente entende o esporte. Não tem uma Golo tocando vinheta Brasil-sil-sil toda hora. Isso nivela um pouca as coisas. Acho que o que pega mais pros caras é a quantidade de compromissos na semana anterior, fica difícil se preparar bem pra corrida.

  11. Vinicius Martinez comentou em 04/07/12 at 15:42

    O QUE UM CAMINHÃO FAZ PARADO EM PISTA IMPROVISADA DE TESTE AERODINAMICO???????, Esta na hora de analizar os prós e contras, esse é o resultado, Maria de Villota perde o olho direito, a proibição de testes em pistas, promovem essas disgraças, equipes grandes e pequenas usam de todos artifícios para tentar atingir seus objetivos, trechos longos de retas para teste aerodinamico e por muitas vezes eventos em ruas como promoção, etc., não seria melhor um dia inteiro de testes, tipo uma terça feira seguinte de onde aconteceu o GP, evitando transportes, passagens etc., e da mesma forma dando oportunidade dos pilotos reservas se atualizarem e familiarizarem com todo equipamento, QUAL PILOTO RESERVA HOJE PODE SUBSTITUIR OUTRO???, vai ter que aprender na pista colocando os outros em risco, com certeza alguma coisa vai mudar, precisa mudar.

  12. Danilo GP comentou em 04/07/12 at 15:41

    Fábio, sobre o acidente da Maria me ocorreram duas coisas:

    1 – o que ela fazia na Marussia, afinal, já que nem substituir o Glock na prova de Valência ela pôde, por nunca ter dirigido o carro(!)?

    2 – aí, depois do papelão, resolvem botar a garota pra andar NUM AEROPORTO e deixam os caminhões à beira da pista.

    agora a mulher perdeu o olho e fica todo mundo com cara de cocô tentando entender o que foi que fizeram de errado!

  13. Leonardo Viana comentou em 04/07/12 at 13:56

    Fabio, esse acidente da piloto espanhola da Marussia foi num treino, certo? Mas pode ter treino?? Venho lendo mtas notícias sobre o acidente e coisas tristes, como a perda do olho direito dela, etc…mas queria saber se esses testes eram autorizados…

    Abraço

    • Fábio Seixas comentou em 04/07/12 at 15:31

      Testes aerodinâmicos, em linha reta, são autorizados. Vou escrever mais sobre o assunto na minha coluna de amanhã, na Folha.
      abs

      • Carlos Biener comentou em 04/07/12 at 16:46

        E preciso pericia para bater em teste, em linha reta… Patroa aqui em casa nao me aguenta mais. Hahaha

      • Leonardo Viana comentou em 04/07/12 at 18:59

        Vou esperar então pra ler…mas estranho ela bater tão forte num carro/caminhão parado (!) em teste aerodinâmicos em linha reta. Enfim, tomara que ela fique bem que tudo seja esclarecido. Abraço

        PS: aquele curso de F1 na Casa do Saber vai acontecer novamente? Gostaria mto de participar.

    • joel belmonte fialho comentou em 04/07/12 at 20:14

      Infelizmente aconteceu um acidente com piloto Maria vilotta , triste fato a ser relatado, grave acidente onde perdeu um olho , seja como for estamos torcendo para que o melhor momento venha a acudir esta mulher , pois um acidente tem graves consequencias e um deles é a perda da visão triste acontecimento, agora tem que saber o porque deram a ela o volante de um bolito de formula 1 , será que ela estava a altura de pilotar ou foi algum jargão em nome da equipe , seja como for é muito ruim uma derrota para a sorte , tenho certeza da irresponsabilidade da equipe ,sem tirar a impericia da esponhola , sorte a piloto e o resto são esporte …….

  14. Marcelo comentou em 04/07/12 at 13:22

    Silverstone é a pista onde o grande Emerson Fittipaldi conquistou a sua última vitória na F1, em 1975. Nas últimas voltas, debaixo de chuva, ele conduziu a Mclaren M23 com perfeição enquanto quase todos os demais pilotos rodavam e batiam pela pista. Grande aula de pilotagem do Emerson!
    Também foi lá que o Jody Scheckter, em 1973, causou um grande acidente no final de 1ª volta na saída da Woodcote (na época não havia chicane) envolvendo vários carros. Vale à pena ver no Youtube essas duas corridas. Naquela época, Silverstone era uma verdadeira pista de corrida de altíssima velocidade.
    Abraço a todos.

    • José Diego comentou em 05/07/12 at 14:39

      Foi em um GP da Inglaterra também que Ayrton Senna ultrapassou na mesma volta quatro pilotos(Prost, Schumacher, Patrese e Johnny Herbert ) na mesma volta. Corrida muito bonita aquela!

  15. Kilder Colvalan comentou em 04/07/12 at 12:39

    Boa Tarde Fábio , voce tá sabendo do acidente que Maria de Villota sofreu? Tem mais informações?

  16. Alemão comentou em 04/07/12 at 12:29

    Essa corrida fica entre Vettel e Hamilton! Button não tem chances este ano, vai comer poeira…mas o Alonso está pilotando muito e o Kimi anda bem em circuitos desafiadores e podem surpreender….mas ainda acho que dá RedBull! Massa…coitado, deve rodar 5x, como em 2008, se chover…já era!!

  17. ANDRE DE ITU comentou em 04/07/12 at 12:05

    :)Da lhe Hamilton!!!:)

  18. Carlos Biener comentou em 04/07/12 at 11:52

    Fabio, nenhum comentario da porrada k a senhorita, piloto de teste, deu na traseira do caminhao?? Hehehe

    • Dani comentou em 05/07/12 at 5:36

      Por que a risadinha? E “senhorita”? Já fez suas piadinhas machistas para os amigos?

  19. Juvencio comentou em 04/07/12 at 11:51

    Uma dúvida paira sobre o GP de Valencia : porque só o alternador do carro de Vethel e Grosjean queimou e dos companheiros de equipe não? Acho que tem coisa aí. Essa conversa foi para despistar!

    • Fabio Henrique comentou em 04/07/12 at 12:53

      Despistar o que, cara pálida?

      • Juvencio comentou em 04/07/12 at 14:43

        Algum trambique fora do regulamento que não deu certo ora bolas!

        • Alberto comentou em 04/07/12 at 16:28

          Falha, agora só existe se for em série….

    • José Diego comentou em 05/07/12 at 14:43

      Apesar de o equipamento ser o mesmo, cada piloto tem a sua forma de pilotar, sendo assim, uns sabem preservar mais o equipamento e outros menos. Sendo assim, não creio que tenha trambique, simplesmente eles não tiveram sorte e seus equipamentos não foram tão resistentes quando os de seus companheiros.

    • José Diego comentou em 05/07/12 at 14:47

      E se os carros de todos que utilizam motores renault fossem quebrar, seria complicado, pois então as Willians, Redbulls e Lotus estariam fora….

  20. Diogo/SP comentou em 04/07/12 at 11:33

    “E o mais bacana de Silverstone é… curtir Silverstone: a área de barraquinhas de fish&chips, hambúrguer e cerveja, as lojinhas de artigos ligados ao automobilismo, o parque de diversões, as tendas que vendem livros e vídeos sensacionais sobre F-1, o público no gramado, o clima de esporte a motor à moda antiga.”

    Ainda bem que o Kassab passa longe de Silverstone. Ele ia mandar proibir todas essas “barraquinhas” …..
    Mas aqui em Interlagos ele não manda proibir os “sanduíches de plástico” a R$15,00 paus né…
    Dá licença meu…

    Abx
    Diogo

  21. Moy comentou em 04/07/12 at 11:07

    Putz! Esse GP de Silverstone só me lembra a música “Aces High” do Iron Maiden.
    Nem me pergunte pq 🙂

    • Marcos comentou em 04/07/12 at 11:39

      Por quê?

      • Moy comentou em 04/07/12 at 13:44

        Pq!

    • geraldo comentou em 04/07/12 at 15:04

      Silverstone, foi uma base aerea inglesa durante a segunda guerra, como “quase” todo mundo sabe; e a musica do Iron, conta um dia na vida de um piloto de caça Ingles, durante a Batalha da Inglaterra. È isso ai Moy rock’n’roll e F1, abraços

      • Moy comentou em 04/07/12 at 17:01

        Salve Salve Geraldo! É exatamente isso!
        Caças ingleses, base aérea, rock’n roll, Automobilismo, Silverstone … Tudo junto e misturado.
        Abração

  22. Danilo GP comentou em 04/07/12 at 11:06

    Silvertone, pista mais pra rápida do que pra travada.
    Aposto uma cervejinha na Lotus!

    • Fabio Henrique comentou em 04/07/12 at 12:54

      Bom eu ia escrever isso, mas vc foi mais rápido. Também aposto na Lotus.

      • Danilo GP comentou em 04/07/12 at 15:27

        Raikkonen precisa melhorar no classificatório.
        Já Grosjean precisa de mais sorte e constância nas corridas.
        Pq carro bom durante as provas os dois têm!

        • Alberto comentou em 04/07/12 at 16:30

          Em Silverstone é necessário um excelente comprometimento entre pressão aerodinâmica e velocidade. Mr Newey é o mestre nisso, RedBull vem forte!

  23. Charlles comentou em 04/07/12 at 11:04

    Não creio que Alonso e Ferrari tenham condições de vencer em Silverstone… só se quebrar alguém que esteja na frente de novo.

    • José Diego comentou em 05/07/12 at 14:49

      Se as Redbulls, Mercedes, Lotus e MacLarens quebrarem talves ela tenha chance….
      Isso se a Willians não surpreender….

  24. PAtrick Mesquita comentou em 04/07/12 at 10:37

    Segurem o Alonso!!!

    • Fabio Henrique comentou em 04/07/12 at 12:55

      Ele está à beira do abismo e quer pular??

Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).