Pit Stop #235
03/07/12 11:04Hoje é terça-feira. Hoje tem Pit Stop.
E o programa desta semana tem uma tese: Vettel é o piloto que chega mais pressionado a Silverstone. Por vários motivos. Como ele se sairá? Taí uma bela discussão.
Lá vai…
Comentários
Publicidade
Publicidade
Guardadas as devidas proporções, há uma pista anterior no calendário deste ano que pode dar alguma indicação do que pode acontecer neste GP de Silverstone, e essa pista é a de Sepang. O circuito de Sepang tem bastantes semelhanças com Silverstone. Tem algumas curvas rápidas com velocidade proximas de algumas curvas de Silverstone. Genting tem características semelhantes a Woodcote ou Club. A curva logo após a chicane Pangkor tem também características semelhante a Club. O número de curvas que são feitas com o cambio em 2ª é quase o mesmo. As velocidades de ponta nas retas dos circuitos são muito proximas e até as respectivas velocidades médias nos dois circuitos não andam muito longe uma da outra. O ano passado Vettel fez a pole em Sepang com vantagem em relação a Hamilton. Este ano, nem Vettel nem a RB conseguiram fazer bons tempos na Malasia, tendo Webber e Vettel ficado em 4º e 6º respectivamente e com muita dificuldade. A diferença será a temperatura da pista e as curvas Magotts e Beckets. A pole não deve ser difícil para Vettel, mas também não totalmente certa, mas bem provável. Agora a corrida vai ser difícil de levar. O carro deste ano, e mesmo aquele de Valência, não deve ter chance na corrida porque os pneus não devem ajudar o RB. A configuração do carro só conseguiu a pole em Valência por ser agressiva demais, tanto para pneus como para o motor e demais componentes mecânicos, e o carro quebrou. Se não quebrasse, Vettel iria ficar sem pneus antes dos outros. Adrian Newey monitorava a temperatura do carro e já sabia que não ia dar para vencer. A realidade do RB em Valência está mais para o resultado do Webber do que para o Vettel.
Sobre o naftalina: Aquelas Renault deixaram saudades.
Quem esta pressionado são Alonso e Hamilton! O espanhol não vence um mundial a cinco anos, por outro lado Lewis só foi campeão uma vez nas últimas 5 temporadas(pressionadíssima esta a Mclaren, desde 1998 não vence um mundial de construtores, desde 2000 só fez um campeão). Vettel é o piloto do momento, aquele que mais chamou atenção nos últimos anos. Desde que chegou a F1 não jogou nada fora. Lewis que é sempre paparicado já jogou duas boas chances de ser campeão no lixo em 2007/10, fora 2011 onde fez uma péssima temporada sendo apenas quinto no mundial.
O estilo arrojado do inglês agrada mais ao público, mas isso não quer dizer que ele seja o melhor ou mais completo do grid. O inglês percebeu isso depois do fiasco do ano passado, mudou até o estilo de pilotar, hoje tenta ser constante como Alonso e Vettel. Mas no GP da Europa teve uma recaída jogando pontos preciosos fora. Alonso no Canadá estava sem pneus nas últimas 5 voltas, não se apavorou e dx vários rivais passarem, faturou 10 pontos e hoje lidera o mundial com 20 pontos a frente. Essa vantagem pode ser FUNDAMENTAL para a Ferrari melhorar o carro nas próximas semanas, mesmo que Alonso perca a liderança, lá na frente o espanhol pode voltar mais forte, como ocorreu ao final de 2010. Vettel no GP de Cingapura 2010 foi chamado de “covarde” por não atacar o líder Alonso, mas o alemão estava de olho na tabela…cerebral, acabou sendo campeão em um ano bem disputado em termos de pontuação! Em 2010 Vettel não teve molesa pra ser campeão!
Oportunista, na BMW em 07 Vettel pontuou logo na primeira prova, no final do ano agora na “nanica” Toro-Rosso surpreendeu liderando o GP do Japão na chuva, e fazendo uma bela corrida na China. Em 08 ainda na Toro se destacou em várias provas, surpreendeu a todos fazendo pole e vencendo na chuva em Monza. Na RBR em 09 o ainda com pouca experiência tomou o vice-campeonato do “calejado” Barrichello, o alemão conquistou:
4-Poles(Rubens,1)
4-Vitórias(Rubens,2)
3-M.Voltas(Rubens,2)
8-Pódios(Rubens,6)
Em 2010 Vettel bateu QUATRO FORTES concorrentes ao título(três deles já campeões), fora Webber que foi “osso” na equipe o ano todo. Vettel também impediu o tricampeonato de Alonso, o que seria uma DESGRAÇA para a RBR. Muitos critícam que Vettel depende de Newey, mas o projetista só começou a vencer na Toro e RBR depois que teve o alemão fora de série ao volante. Se ter Newey na equipe minimiza os feitos dos pilotos, então as três poles de Senna em 1994 não foram nenhuma maravilha, ainda mais que o brazuka não participou no desenvolvimento daquela Williams. Mesmo caso ocorreu nos tempos de domínio da Mclaren em 88/89. Na Lotus Senna fez muitas poles graças ao espetacular motor de classificação que tinha 100cv a mais que os rivais. Não me lembro do companheiro de Senna(Dumfries) usar esse motor em 86 nas classificações…isso não é favorecimento?
Vettel tem ao lado Newey, mas outros campeões também dependeram de grandes projetistas, ninguém faz nada sozinho na F1:
Clark teve Chapman 63/65
Gran Hill teve Chapman 68
Jackie Stewart teve Derek Gardner 69/71/73
Rindt teve Chapman 70
FITTIPALDI teve Chapman 72
Lauda teve Mauro Forghieri 75/76/77
Andretti teve Chapman 78
PIQUET teve Murray 81/83
Lauda teve Barnard 84
Prost teve Barnard 85/86
PIQUET teve Frank Dernie e P.Head 87
Prost teve Murray-Nichols 89
Mansell teve Newey 92
Prost teve Newey 93
Schumacher teve Brawn e Byrne.
Só pra lembrar, quem desenvolveu aquelas fantásticas Mclarens em 88/89, foram Prost-Murray-Nichols, o brasileiro não teve participação nenhuma no desenvolvimento do carro. Senna nunca conseguiu formar um time partindo de trás até o título, até tentou por 3 anos na Lotus, mas fracassou, pra ser campeão só restava correr com carro de Piquet ou Prost. Na Mclaren Senna pegou uma equipe já toda organizada graças ao francês que liderava o time com mão de ferro desde 1984, esse trabalho dentro da equipe os pachecos dão pouco valor, mas se for observar…esse é o trabalho mais DURO dentro da Formula 1. Chegar em uma equipe já dominando como Senna pegou em 88/89 é ir pelo mais FÁCIL. Tanto que, no momento que a Mclaren caiu de nível técnico em 92/93…o que Senna fez? Deu um chute no traseiro da equipe se transferindo para a Williams que dominava os anos de 92/93.
Vettel pelo menos começou organizando o time e desenvolvendo o carro junto com Newey, da mesma forma que aconteceu com Piquet na Brabham ao lado do “mago” Murray, ou Prost ao lado de Barnard, Murray e Nichols na Mclaren. Formar um time em torno de sí e ser campeão é uma coisa, mudar para uma equipe PRONTA e ser campeão é completamente diferente. Liderar uma equipe em alta é fácil, duro é começar por baixo. Schumacher por exemplo é a terceira vez que tenta na F1, mas esse já provou ser fera na Benetton e Ferrari, missão cumprida! Em todo caso a pole e vitória de Nico, quanto dela tem o trabalho de liderança da dupla, R.Brawn-Schumacher?
Vettel tem apenas 4 temporadas completa na F1(08/09/10/11), mas tirando a vasta experiência de Alonso, pode se dizer que ambos estão no mesmo nível. Ao volante são pilotos completos de estilo: Veloz, arrojado, oportunista, constante e cerebral…ao volante raramente erram! Quando tiver 10 anos de F1, assim como Alonso o alemão vai ser um “monstro” ao volante lá na frente.
Alonso é sem dúvidas o mais completo do grid, mas se não conquistar o tricampeonato…logo vai ser superado! Hoje a mentalidade de um fora de série é conquistar no mínimo com 3 títulos na F1, menos que isso não interessa a Alonso, Lewis e Vettel.
Hamilton meses atrás ainda foi mais longe, se terminar a carreira com apenas um título, será uma grande fustração! Ainda mais ele que no áuge em 2007 comentou públicamente que os recordes de Schumacher podiam ser batidos(por ele), o mesmo só não contava com duas pedras no caminho: Alonso e Vettel.
Lewis é fera mas tem muito que aprender, ele é muito bom pra corridas…dá seus shows, mas pra campeonato ainda esta devendo, ele é muito inconstante! Para Vettel e Alonso é ótimo, bater um piloto como o inglês só valoriza a conquista do título.
Se Vettel esta pressionado, como deve estar a Renault que deixou o mesmo na mão no GP da Europa? Fora Grosjean que fazia uma grande corrida, a Renault assumiu a culpa pela quebra nos dois carros, sendo o “vilão” o alternador. Vettel era para estar tranquilo com 120 pontos no mundial!
Ainda faltam 12 provas, Alonso também vai ter problemas em algumas corridas, vai ser muito difícil pontuar em todas as provas, uma hora o carro deixa na mão!, os motores e câmbios são limitados…
Hamilton valoriza o campeonato, mas ainda esta se moldando como piloto, no momento seu estilo permanece como: Veloz, arrojado, mas muitas vezes…afobado, mentalmente Lewis é sempre uma dúvida(pelo menos fechou a boca, em 2011 parecia mais celebridade que piloto)! Lewis esta quebrando a cabeça pra dosar o arrojo, na briga com Maldonado devia pensar na tabela, perder uma posição naquele momento seria perder apenas 3 pontos. Maldonado não se intimida com nomes como Alonso ou Lewis, ele vai pra cima e é isso que o torcedor quer ver! Pra quem disputa o título pode ser uma grande furada brigar com Maldonado, a não ser na reta final valendo o campeonato.
Lewis em 2011 alternou grandes momento a grandes pixotadas, lembrou muito o Senna em 1989, ou seja em várias corridas só fez besteiras, mas Lewis até 2011 fazia um baita marketing pra se parecer com o falecido, em 2011 conseguiu, mas pela quantidade de erros!
Pra bater pilotos do calibre de Alonso e Vettel, hoje o piloto tem que ser muito mais que arrojado, tem que ser preciso e cerebral!!! Lewis esquece que hoje não tem mais a molesinha dos 5 descartes…jogou corrida fora acima da média por erro ao volante, vai pagar na tabela. Em 89 Senna errou uma barbaridade, mesmo assim faltando duas provas ainda estava na briga pelo título, quem saia perdendo eram pilotos que erravam pouco e com maior regularidade como Piquet e Prost. Algumas vezes os descartes nivelavam os pilotos por baixo, caso das temporadas de 1964 e 1988. Surtees e Senna dependeram dos descartes para serem campeões, foram títulos digamos…bem artificiais! Na pista e nos resultados (que é o que interessa), eles não conseguiram bater G.Hill e Alain Prost…
Uma correção! Vettel era para estar com 110 pontos no mundial! Vencendo na Europa, Alonso não teria 111…
Fábio, concordo com os companheiros. 2010 foi uma zebrassa – principalmente porque a Ferrari fez m e perdeu o título do Alonso. Quanto à possibilidade de vitória da Lotus, concordo – mas não com a possibilidade de vitória do Schumacher. Tem tido ritmo de corridas muito fraco e abandonado várias corridas. Parece mais um desejo seu que uma constatação.
Fábio, na verdade o Vettel venceu o último campeonato com um pé nas costas. O de 2012 foi na última corrida e poucos acreditavam que ele levaria o título, pois chegou à derradeira prova em terceiro e foi campeão graças a uma combinação de resultados de Webber e Alonso. Mas gostaria de falar sobre outra coisa: o Massa.
Como tem brasileiro achincalhando o cara. Que memória de sapo esse povo tem. Mas é fácil dizer que o Massa é ruim e esquecer da largada dele no GP da Hungria de 2008 quando ele superou o Kovalainen e o Hamilton em uma das mais bonitas e arriscadas ultrapassagens que já vi. E só não venceu porque o seu carro quebrou nas últimas voltas, quando ele tinha uma enorme vantagem para o segundo colocado. Como é fácil criticá-lo e esquecer que ele só perdeu o GP de Singapura de 2008 porque o mecânico de sua equipe o liberou enquanto a bomba de combustível ainda estava engatada no carro. Como é fácil criticar o Massa e não lembrar que depois do Senna ele foi o que chegou mais perto de um campeonato. Foi o único piloto nosso que chegou na última corrida do campeonato com chances de ser campeão e perdeu apenas na última curva. Foi o único brasileiro depois de Senna a ficar apenas 1 UM ponto atrás do campeão. É fácil esquecer que em 2009, Felipe Massa fazia um campeonato muito melhor que o de seu companheiro Raikkonen (que é considerado um grande piloto por muitos que criticam Massa) até o acidente da Hungria (a mola na cabeça). Se lembrarem de tudo isso, vão continuar criticando o Felipe Massa? Se continuarem, é por teimosia. É só para não reconhecer que ele foi um grande piloto e que ainda pode voltar a ser.
Me enganei, o campeonato que Vettel venceu na última corrida foi o de 2010. Foi erro de digitação. Mas acho que dá para desconfiar pois o de 2012 não acabou e ainda não tenho poderes de prever o futuro.
Tenho Internet de 2M e mesmo assim não vai…
Este Blog ta pinguela abaixo…
Comentários sem noção, Video ruim…
Fabio, Vc precisa voltar a forma dos velhos tempos.Dá para perceber no numero de comentários que Vc não empolga tanto quanto antes…
Muito ruim este video…
ESSE CARA QUANDO TÁ PRESSIONADO ANDA MUITO; LEMBRA DE 2010??? ACHO QUE SE A MACLAREN MELHORAR UM POUCO SÓ, O HAMILTON VAI DAR TRABALHO
A pole de Vettel em Silverstone é quase certa. Acho que Newey quando desenha os seus carros, principalmente o Red Bull, ele desenha pensando em Copse, Magotts, Beckets e Stowe, portanto me parece que o RB é o favorito para a pole. Agora a diferença é a corrida. Este ano a diferença está no fato de os outros terem evoluido. Há um engano de muita gente em pensar que o campeonato está disputado porque a Red Bull perdeu corridas. É já certo que o RB foi mal concebido, na minha opinião, mas os outros evoluiram, principalmente o motor Mercedes. A Force India tem um chassis magnífico. A Lotus tem um bom chassis. A Mercedes GP é um carro espetacular e acho que a Mclaren tem um carro melhor que o Red Bull, porque optou por uma interpretação mais arrojada do regulamento e conseguiu um carro com fluxos aerodinâmicos “limpos”. Na corrida a RB deve ter dificuldades, mesmo com baixa temperatura e alguma chuva que ainda não se sabe se vai cair. Os motores Mercedes devem fazer a diferença este ano em Silverstone.
fala serio Fabio, esse streaming do Terra e’ muito ruim… o video fica “buffering”….pausando… mesmo em banda larga. Tentei reduzir para 360p e mesmo assim eh problematico. O unico jeito de assistir eh deixar o video armazenar primeiro…mas estamos em 2012.
Em vez de inventar a roda, seria bacana disponibilizar esse video no YouTube.
Eu tento assistir seu show mas nao da.cara
Verdade. Não custaria nada postar junto um link para o vídeo no youtube.
Mas a quem interessa facilitar pro leitor ne?
Semana que vem eu tento novamente no 236
Como assim, Fábio, ganhou os dois últimos campeonatos com um pé nas costas? Em 2010 ele chegou na última etapa em 3º, e só ganhou o título porque o Webber e o Alonso só se preocuparam um como o outro e acabaram indo muito mal.
Fábio, eu não diria que Vettel ganhou 2010 com o pé nas costas.
“Ganhou os dois últimos campeonatos com um pé nas costas” . Não senhor! o primeiro título dele foi bem sofrido. tanto que foi a primeira vez na história da Fórmula 1 que 5 pilotos tinham chance de título nas provas finais do campeonato.
Nao entendo como ainda tem gente que acha que o Vettel ganhou o campeonato de 2010 “com o pe nas costas”. E tao dificil assim de lembrar que ele nao liderou o campeonato em NENHUMA ocasiao a nao ser ao final da ultima etapa? Ah, e chegou a ultima prova praticamente sem chances, nao dependendo so de si. Bem longe de um campeonato facil de ser vencido…
2011 foi uma lavada, mas a verdade e que o Vettel ja se mostrou vencedor em dificuldades tambem, e 2010 foi prova disto.
Fabio, vc perdeu uma grande oportunidade de falar, coisas mas importe deixa o Vettel um pouco de lado. vc não conseguiu falar do Webber, e nem deu destaque para o Alonso.
O fabio tenha dó, o vettel é apenas um bom piloto foi bi campeao parabens, mas pq tinha um bom carro e agora pq nao domina?Bom mesmo é o Alonso que ta tirando leite de pedra do carro dele acredito que nao sera campeão ele esta me parecendo o Senna em 1993 que com o carro inferior conseguiu ser vice, o Alonso esta um degrau acima de todos
Com vitória valendo 25 pontos, a diferença não e tão preocupante (ainda).
Quem sabe Vettel precise aprender que um campeonato não se leva somente sendo o primeiro.
Fábio, tu trabalhas num grande jornal/portal e voce não acha que os videos poderiam receber um “plus” importante, como legendas?
Apesar de não ouvirem o ronco do motor (rs) quem não ouve também gosta de corridas e também gostam de saber dos pitacos.
Pense nisso.
Abração
com um corridão que o Alonso fez esse cara conseguiu dar destarque ao Vettel isso é demais.
não sabe de nada tecnico de F1, só faz polemica.
Não está executando, fabo! Faz um loop aos 07 s
Consegui, Fabio !
o caca teve quinquagesima vitoria, na stock foram 29 se não me engano…
Cara você é muito torcedor!!! que isso! ganhou os dois ultimos campeonato com pé nas costas… será que você não assistiu o campeonato de 2010. Que azar é esse? Cara na boa vc conseguiu